HOME

Criação Online

Sites que mostram a literatura que tem como suporte a própria Internet. Poemas e outros textos apresentados através de recursos multimídia, arte computacional e outras formas de expressões virtuais.

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | R | S | T | U | V | W | Z
FONTES DE REFERÊNCIA

A

Absurdistische Liga
http://www.swb.de/personal/abs/index.html
Site alemão dedicado à poesia visual, em formato de revista. O segundo número traz dois trabalhos do artista Spencer Selby e um trabalho em parceria de R.Goldstein e Z.Schmidt.
Contato: r.golchert@abs.swb.de

Ada Web
http://adaweb.walkerart.org/home.shtml
Site criado em 1995 com o objetivo de hospedar trabalhos diversos de literatura e arte eletrônica, como happy days, onde o leitor poderá participar escrevendo uma história; parthenia, trabalho de poesia eletrônica sobre mulheres que sofrem violência em casa e mutandas/on translations, uma série de trabalhos que exploram a tradução e interpretação da linguagem e semiótica.
Contato: andrea@adaweb.com

The Adventures of Josie True
http://www.josietrue.com/
Narrativa eletrônica infanto-juvenil baseada em jogos para garotas. A heroína da história é uma chinesa/americana chamada Josie True que vive diversas aventuras, conhecendo personagens e lugares históricos. Mary Flanagan, autora da narrativa, utiliza-se de recursos de animação, como o programa Macromedia Flash.
Contato: mary@maryflanagan.com

Alex Soares
http://www.malettacity.hpg.com.br/
Site que narra uma aventura em Maletta City, cidade criada pelo designer gráfico Alex Soares. Apresenta uma nova forma de narrativa, na qual o leitor tem que encontrar links escondidos, misturando textos e imagens. A página traz mais informações sobre o artista, estudante da UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Alt - X Network
http://www.altx.com/home.html
Site que apresenta livros eletrônicos, disponíveis na página gratuitamente. Oferece também obras sobre o assunto, que podem ser compradas no site. A página traz ainda uma galeria online e a história da arte na Internet.
Contato: x@altx.com

ambroise.barras
http://www.infolipo.org/ambroise/
Site do professor Ambroise Barras, da Faculdade de Letras da Université de Genève, na Suiça. A página apresenta alguns de seus trabalhos desenvolvidos na área de literatura eletrônica: mythe don juan butor mouvement; oneZeroONE; InOuI; fond/forme; copyright; apesanteur; magneticpoetry, entre outros. Site em francês.
Contato: ambroise.barras@lettres.unige.ch

The Amniotic Meander
http://www.heelstone.com/amniotic/
Poesia eletrônica produzida pela artista, escritora e editora Jennifer Ley. Esse trabalho foi criado para uma resolução de tela de 1024x768, embora possa também ser visualizado em 600x800. Seu tema é a gravidez.
Contato: jley@heelstone.com

Angela Lago
http://www.angela-lago.com.br/
Poeta e educadora, a mineira Ângela Lago mostra sua página com poesia eletrônica para crianças e adultos, com versão em espanhol e inglês. No índice, artigos que interessam a pais, professores e pesquisadores, links que incluem uma página com provérbios e expressões populares brasileiras e sua entrevista ao site literário Doce de Letra.
Contato: angelago@ez-bh.com.br

Art and Leisure
http://artandleisure.com/index2.html
Site dedicado as artes virtuais, entre elas poesia e novela virtual. Com curadoria de John-Robert Howell, a página disponibiliza trabalhos diversos, de artistas variados como: Fischerspooner, Ishmael e Daniel Johnston. Disponibiliza busca por trabalhos e por artistas.
Contato: Hello@artandleisure.com

The Art In Motion Festival
http://www.usc.edu/dept/matrix/aim/aimIV/sitemap.htm
Criado em 1999 pelos artistas multimídia Janet Owen e Jim Keller, o Festival apresenta trabalhos que tenham como ferramenta a tecnologia, a computação e a Internet. A página apresenta alguns trabalhos que fizeram parte do Festival: 360 degrees.org; autoicon; Manezh Square; PHON:E:ME; Site_Traffic v.1.0 e muito mais.
Contato: aim@usc.edu

Arth: The Gate
http://www.arth.net/DossierArthGate/ArthGate.html-ssi
Site que traz o trabalho de David Mimran, poeta francês que vive nos Estados Unidos. Na página estão obras em prosa, poesia, poesia visual e videopoesia, que misturam imagens, textos e animações. Traz também seção com maiores informações sobre o autor, na qual ele explica as suas criações. Disponibiliza versão em francês.
Contato: davidmimran@arth.net


B

BBC - Arts & Poetry
http://www.bbc.co.uk/arts/poetry/ondisplay/index.shtml
Site da BBC dedicado à poesia visual. A página apresenta os trabalhos Gone Fishing, de Paul Seymour e Noya Miller; Shaking the Spiders Out, de Mary Ann Sullivan; Today is Lemonade, de Ingrid Ankerson; A Poppy, de Peter Howard; Flight Comes Easily, de Khan Wong e A Study in Shades de Robert Kendall. Traz ainda eventos e notícias a respeito do assunto.
Contato: arts.news@bbc.co.uk

BeeHive Hypertext
http://beehive.temporalimage.com/bee_core/index.html
Revista digital que disponibiliza artigos sobre poesia, literatura e artes em geral. Possui um arquivo com edições anteriores, onde podem ser encontrados poemas eletrônicos, como: Oscillation, Repetition e Dynamism, ambos do artista Christy Sanford. Há também a coleção de poesias Cocktail Nation, de Eric Lammerman. Site em inglês.
Contato: beehive@percepticon.com

Bit nik
http://www.lsi.usp.br/bitnik/index.html
Projeto de Mauro Cavalletti, com outros autores e artistas colaboradores. Apresenta trabalhos, experiências e produção literária de Tania Fraga, Grupo Fractarte e Mauro Cavalletti. Inclui algumas experiências em arte digital, textos teóricos e links para outras propostas consideradas de referência pelos autores.
Contato: cavallet@usp.br

Blast 5drama: Crossroads
http://users.rcn.com/xaf/drama.html
Crossroads é uma ficção com hipertextos produzidos pela artista Marlena Corcoran. A cada palavra linkada o internauta terá acesso a fotos, imagens digitais e sons, que servem como ilustração para a trama. A página é disponibilizada pela Blast5, que possibilita o acesso à criação a qualquer interessado em criar sua ficção eletrônica.
Contato: Openvoice@aol.com

Brinquedos de Palavra
http://www.terravista.pt/IlhadoMel/3503/
Página que traz os trabalhos desenvolvidos pelos integrantes da oficina "O Livro para Criança". Apresenta textos, poesias, animações e obras interativas realizadas por autores diversos durante a oficina, coordenada pela escritora Angela Lago e promovida pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Para melhor visualização do site é necessário ter instalado o programa "Shockwave Flash". Conta com uma seção de links.
Contato: licia@net.em.com.br

Budetlie
http://www.pucsp.br/~cos-puc/budetlie/index1.htm
Projeto do curso de pós-graduação em comunicação e semiótica da PUC-SP, coordenado por Renato Cohen e Lucio Agra, que consiste num espetáculo e numa homepage sobre experimentos sobre o futurismo e o construtivismo. O site disponibiliza textos teóricos sobre o assunto, como Arte/tecnologia/utopia, que fala da influência do estruturalismo na elaboração dos softwares e hardawares. No texto "Vanguarda e novas tecnologias" traz um link para o poeta russo, Velimir Khlébnikov, um dos expoentes da poética transmental.
Contato: rcohen@exatas.pucsp.br


C

Calcutta Triptych
http://members.aol.com/mtic/calcutta/index.html
Ficção eletrônica produzida pelo escritor Jeff Brooks. O internauta poderá optar por: Calcutta, Washington; Calcutta, Oregon e Calcutta, Ohio, dividido em sub-tópicos: passado, pessoas e problema. A página traz ainda informações sobre esse trabalho e sobre o autor.
Contato: jbrooks@thedomaingroup.com

Clear Eyd Fox Quickn Brown Hoax
http://epc.buffalo.edu/authors/glazier/greps/poetics/
Poema eletrônico de autoria do artista Loss Pequeño Glazier, que foi criado a partir da frase Clear Eyd Fox Quickn Brown Hoax. Utilizou-se da linguagem de programação "Unix C Shell" e a parte do design foi feita com linguagem html.
Contato: glazier@acsu.buffalo.edu

Click Poetry
http://home.ptd.net/~clkpoet/
Site criado exclusivamente para disponibilizar trabalhos na área de literatura eletrônica pelo artista e escritor David Knoebel. A página apresenta introdução de como funciona o site; Words in Space, um poema em 3D; Words, poema em superfície plana, com animações em flash; e The Click Poems, sua experiência mais avançada na área de poesia eletrônica.
Contato: clkpoet@ptdprolog.net

Clip-Poemas de Augusto de Campos
http://www.uol.com.br/augustodecampos/clippoemas.htm
Criações de Augusto de Campos para visualização online. Faz parte da página oficial do poeta paulista, que apresenta sua biografia e bibliografia, além de outros poemas, também com efeitos visuais.

CoLecionando
http://www.reverb.com.br/colecionando/
Página de Habacuque Nakazato Lima, que lança na Internet o que ele chama de um "álbum com minidéias". Poeta que nunca lançou livro impresso, apresenta obras que usam recursos de animação. O site traz também poesias de outros autores e uma seção de links.
Contato: habacuque@maybees.com

Covers for Poets
http://www.heelstone.com/meridian/kimball4.html
Compilação de capas de livro produzida pelo artista e poeta Jack Kimball, que mistura poesia, webdesign e artes plásticas. A página apresenta oito trabalhos do artista, onde está disponível também Gigaplex, que é melhor visualizado em computadores com rápida velocidade.
Contato: towardfaux@hotmail.com

CTHEORY
http://www.ctheory.com/
Editada no Canadá por Arthur e Marilouise Kroker, a revista disponibiliza textos e ensaios sobre cultura tecnológica, comunicação virtual, política e arte eletrônica. Pode ser recebida também por e-mail. Site em inglês.
Contato: ctheory@vax2.concordia.ca

Cyber&Poesia
http://www.ciberpoesia.com.br/index2.htm
Site de poesia eletrônica criado pelos professores Ana Cláudia Gruszynski e Sérgio Capparelli, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além de trazer vários poemas, a página possibilita que qualquer um faça o seu poema digital através do Projeto "Zoom na Poesia". Traz ainda um texto de um aluno de mestrado sobre o Poesia Visual, hipertexto e ciberpoesia.
Contato: ppgcom@vortex.ufrgs.br

Cyberpoetry
http://www.gu.edu.au/ppages/K_Zervos/
Site que traz poesias com animações e textos em movimento, com obras de autoria de Komninos Zervos e outros ciberpoetas. A página apresenta muitos trabalhos desse autor, que requerem novos métodos de leitura e que não podem ser publicados nos meios tradicionais impressos, como: beer e Komminos
Contato: s271502@student.uq.edu.au


D

Deluxe Rubber Chicken
http://wings.buffalo.edu/epc/ezines/deluxe/
Revista americana que apresenta trabalhos de literatura eletrônica. Na edição número sete há dois poemas eletrônicos de Stephanie Hawkins: Tax poem 1 e Tax Poem 2. Na número cinco, um trabalho de Michael Basinski: Spim / Spem / Spum / Spom / A Poem, entre outros.
Contato: petersm@acsu.buffalo.edu

Design Diary-Yara
http://pages.udesc.br/~c2yrga/yara/
Site da professora e artista visual Yara Guasque. A página traz sua biografia, um projeto de poema multi-mídia Mar como morte, mini-projetos, textos e muito mais. Site em inglês, com alguns textos em português.
Contato: araujoya@msu.edu

desvirtual.com
http://www.desvirtual.com/
Site criado pela professora Giselle Beiguelman, do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Trata-se de um estúdio de criação digital onde Giselle trabalha web arte e cultura digital. A página apresenta seus principais feitos nessa área: egoscópio; Leste o Leste?; poétrica; WopArt; o livro depois do livro, entre outros. Traz ainda suas principais exposições e festivais.
Contato: virtual@desvirtual.com

The Dreamlife of Letters
http://epc.buffalo.edu/ezines/lume/moment2/stefans/dreamlife_index.html
Poesia eletrônica elaborada pelo artista Brian Kim Stefans. O trabalho tem duração de 11 minutos e mistura animação, webdesign e poesia. A página traz uma introdução sobre ele e em seguida é exibido o poema. No site há ainda um índice, caso o internauta queira ir direto a um determinado trecho.
Contato: bstefans@earthlink.net

the data][h!][bleeding texts
http://netwurkerz.de/mez/datableed/complete/index.htm
Trabalho de literatura hipertextual, criado pela artista multimídia australiana Mary-Anne Breeze, conhecida pelo pseudônimo Mez. Apresenta uma prosa não linear e no início da navegação a artista convida o internauta a digitar seu apelido, que irá aparecer em vários versos do poema. O site traz ainda um link para uma coletânea de críticas e estudos sobre a obra de Mez.


E

e-poets.net
http://www.e-poets.net/
Site criado por jovens poetas de Chicago (EUA), que contém poesia para ser ouvida e lida, e que passou a incluir colaborações de poetas europeus e africanos. A página, produzida por Kurt Heintz, é dividida em categorias como videoteca, educação, entre outras. Abriga o jornal literário eletrônico BeeHive e disponibiliza links para páginas de artistas e mecanismo de busca para biografias.
Contato: kheintz@e-poets.net

Eastgate Systems
http://www.eastgate.com/
Site americano, de caráter comercial, dedicado à literatura eletrônica. A página apresenta ferramentas para se construir um texto com recursos eletrônicos, como o storyspace; ficções eletrônicas, como My Name Is Captain, Captain, de Judd Morrissey & Lori Talley; ensaios e textos críticos, como Hypertext, Nietzsche, and Dynamic Systems; poesias, como True North, de Stephanie Strickland; e novidades em geral.
Contato: info@eastgate.com

Electronic Book Review
http://www.electronicbookreview.com
Site voltado para cultura cibernética, com publicação de livros e textos eletrônicos. Há também artigos disponíveis na página que tratam de temas ligados ao mundo digital, poéticas eletrônicas, poemas sonoros e muitos outros.
Contato: ebr@uic.edu

Electronic Literature Directory
http://directory.wordcircuits.com/
Site que funciona como um banco de dados de literatura eletrônica. A página disponibiliza busca por poesia, ficção, drama, não-ficção. Os trabalhos estão divididos por categorias, ordem alfabética, autores e editores.
Contato: directory@eliterature.org

Electronic Poetry Center
http://wings.buffalo.edu/epc/authors/
Site produzido pela Universidade de Búfalo, Nova York, que tem como objetivo colocar à disposição diversos trabalhos de poesia eletrônica, além de facilitar o acesso a vários recursos para elaboração desse tipo de trabalho. A página funciona como um banco de dados de autores e poesias, e a busca pode ser feita por autores, periódicos, editores e poesia eletrônica.
Contato: epc@acsu.buffalo.edu

Encounters & Allusions
http://trace.ntu.ac.uk/studio/radams/travelopen.html
Criado pelo artista e escritor Randy Adams, o site apresenta seu trabalho online, uma mistura de fotografia, web-design e textos, onde ele explora relacionamentos, memórias e paisagens. Encounters & Allusions trata também do universo dos cartões de viagem. No mapa, em cada ponto colorido que for acessado, aparece um cartão com seu respectivo poema.
Contato: runran@island.net

Estúdio de Poesia Experimental
http://www.pucsp.br/~cos-puc/epe/
Site do EPE, fundado em 1996 , com o objetivo de estudar as novas tendências através do hipertexto: visual, sonora, poesia por computação gráfica, videopoesia e poesia na rede. Traz alguns links e apresenta versão em inglês. Disponível através da página da PUC de São Paulo.
Contato: phmenez@pucsp.br

Experimedia
http://www.experimedia.vic.gov.au/
Site que traz, além de mais informações sobre o projeto, uma página dedicada aos poetas que se dedicam ao meio cybernético. Disponibiliza um zine, indica sites de poetas e outros recursos.
Contato: indrak@slv.vic.gov.au


F

Faces, poemas de Radamés Manosso
http://sites.uol.com.br/radamesp/index.htm
Página que apresenta poesias (inéditas em papel) do curitibano Radamés Manosso. Estão divididas em: Máquina do tempo, Caminho para Roma, Cacto e pedras, Bicho urbano e Sopa de letras. Conta com uma lista de links de poesia.
Contato: radamesp@uol.com.br

Ferreira Gullar - E-poemas
http://portalliteral.terra.com.br/ferreira_gullar/epoemas/index.shtml?epoemas
Página abrigada no Portal Literal que apresenta as poesias eletrônicas do escritor: O formigueiro, Girassol, Vermelho e Mar azul. A página disponibiliza ainda sua biografia e bibliografia, desenhos e colagens e trechos de textos.
Contato: portalliteral@conspira.com.br

Frame Work
http://www.uiowa.edu/~iareview/tirweb/hypermedia/robert_kendall/index.html
Poema eletrônico desenvolvido pelo escritor e artista multimídia Robert Kendall. Para acessá-lo é necessário utilizar um browser que leia JavaScript. A página apresenta vários textos simultâneamente. Antes de iniciar a leitura do poema, deve-se ler as instruções, para melhor visualizá-lo.
Contato: kendall@wordcircuits.com


G

Galeria de Arte Digital
http://digitalart.poa.zaz.com.br/index2.htm
Site do artista gaúcho Paulo Renato Rodrigues, que se dedica ao trabalho com arte digital. Apresenta uma galeria virtual e traz uma seção de links para páginas que abordam o tema da arte eletrônica. Conta com uma versão em inglês.
Contato: paulor@zaz.com.br

Girl Birth Water Death
http://ezone.org/ez/e2/articles/conway/jump1.html
Novela interativa, eletrônica, criada pela escritora Martha Conway. A página disponibiliza esse trabalho e muitos outros, como: Under the hoop, 8 minutes e Drugs. Traz ainda uma breve biografia da autora.
Contato: conway@aimnet.com


H

How are you?
http://www.fraclr.org/hay/pindex.htm
Página de Olga Kisseleva, que desenvolveu um trabalho a partir das respostas à pergunta: "Como está você?". Ela compilou os resultados, colhidos em todo o mundo, e construiu links que interligam as respostas. A artista juntou a esse hypertexto fragmentos de memórias e notícias, formando um mosaico textual. A página mistura fragmentos em inglês e francês.
Contato: howaryou@caramail.com

Hypergraphia
http://www.hypergraphia.com/
Site de poesia virtual que apresenta trabalhos de hipertexto, entre eles o Autoretrato, que traz um poema de 400 linhas com vários hiperlinks e a novela Girando Bajo. Conta ainda com links de outros artista e programas a serem instalados.
Contato: diego@hypergraphia.com

La Hora Chunga
http://www.unav.es/digilab/proyectosenl/0001/final/lahorachunga/index.htm
Projeto final de Virginia Martínez Sanz, aluna do curso de Escritura no lineal, da Faculdad de Comunicación, Universidad de Navarra, Espanha. O trabalho consiste numa colagem eletrônica de textos, citações, fotografias e hiperlinks.
Contato: mlsantos@unav.es


I

Imaginero
http://www.geocities.com/imaginero/index.html
Site que funciona como um coletor de idéias novas no mundo digital, experimentos com música, poesia e arte eletrônica. A página apresenta trabalhos diversos, como Solidão de um pássaro sem asas, do poeta brasileiro Jorge Luiz Antonio; Let us pray, de Jenny Logan; e Winterland, de Dave Coulter.
Contato: imaginero@yahoo.com

Intermínims
http://www.llibreweb.com/interminims/
Poema hipertextual produzido pelo artista espanhol Ramon Dachs, em parceria com Josep-Àngel Borràs. Consiste numa compilação de versos, disponíveis por ordem alfabética. Em cada um deles há um link que o levará a outro verso, formando assim uma poesia interativa. O autor dispôs ainda uma opção de leitura seqüencial da poesia.
Contato: ramon.dachs@bibl.upf.es

The Iowa Review Web
http://www.uiowa.edu/~iareview/mainpages/tirwebhome.htm
Site de literatura eletrônica do Departamento de Inglês, da Univesidade de Iowa, EUA. No ar desde 1999, a página vem dando espaço a novos artistas e escritores. Apresenta os trabalhos: Crowds and Power, de Jody Zellen e BCC, de Motomichi Nakamura.
Contato: ingrid@poemsthatgo.com


J

Janan Platt´s Birdhouse Visit
http://www.birdhouse.org/words/janan/
Site com obras virtuais nas quais são trabalhados poemas com imagens em movimento. Traz ainda pequena biografia sobre a artista. Está dividido em categorias como: Circular, Breaths, blue jay, Practice , Mamie Carlton´s Iowa Yard, The Woman with Lawn Ornaments, Moon, Wheel e Cheese Crackers.
Contato: janan@sonic.net

Jim Rosenberg
http://www.well.com/user/jer/
Site do artista e poeta americano Jim Rosenberg, que trabalha com poesia eletrônica e interativa. A página traz sua biografia; poesias, com destaque para seus trabalhos interativos e poemas diagramas. O site apresenta ainda seus projetos mais recentes e bibliografia sobre o assunto.
Contato: jr@amanue.com

Joel Weishaus
http://www.unm.edu/~reality/index.html
Site do artista e poeta Joel Weishaus, organizado pela Universidade do Novo México. A página traz seus trabalhos mais conhecidos na área de literatura eletrônica: Reality Dreams, sua auto-biografia; The Deeds And Sufferings Of Light, trabalho exibido no Albuquerque Museum; Snapshots of a Zoography, uma poesia hipertextual; Threading the Petrified Glyph; entre outros.
Contato: weishaus@pdx.edu

JOGLARS
http://cla.umn.edu/joglars/multidex.php
Site da Universidade de Minessota que apresenta trabalhos de poesia e prosa eletrônica: pleasureTEXTpossession; Literature Nation with Hyperpoesy; Semetrix; Eros/ion e Erosive missive, todos produzidos por Maria Damon e Miekal And. Traz ainda colaborações dos artistas Elizabeth James e Sheila Murphy.
Contato: memexikon@mwt.net

Judy Malloy - Collected Internet Works
http://www.well.com/user/jmalloy/party.html
Site da escritora Judy Malloy, especializada em ficção eletrônica e artes voltada para a Internet. A página traz sua biografia e suas principais obras, como The Roar of Destiny Emanated From the Refrigerator, Loveone, A Party at Silver Beach e Uncle Roger. O site disponibiliza ainda trabalhos em conjunto com outros escritores, como My name is Scibe; YOU e Bad Information.
Contato: jmalloy@mail.well.com

Juliet Martin
http://www.julietmartin.com/cgi/work.cgi
Site da artista e escritora Juliet Martin, que apresenta suas principais obras na área de literatura e poesia eletrônica, como Hyperbody, This time of your life, Please stay on the line, Instant Future, Answers e Drowning girls are sexy.
Contato: girl@julietmartin.com

Jumping to Occlusions
http://epc.buffalo.edu/authors/glazier/essays/occlusions/
Manifesto escrito pelo artista e poeta Loss Pequeño Glazier, onde ele defende a inovação poética digital. O artigo é ilustrado com trabalhos seus e efeitos de sonorização.
Contato: glazier@acsu.buffalo.edu


K

KAC WEB
http://www.ekac.org/
Página do artista Eduardo Kac, criador da holopoesia, que é uma linguagem verbal/visual que explora as flutuações formais, semânticas e perceptuais da palavra/imagem no espaço-tempo holográfico. O site apresenta trabalhos do artista e estudos teóricos sobre o assunto. A página traz ainda a série Erratun, trabalho com imagens digitais com formais verbais dissolvidas.
Contato: ekac@artic.edu


L

LagoAlgo
http://lagoalgo.cjb.net/
Projeto do poeta e professor Jorge Luiz Antonio e da artista visual Regina Célia Pinto. O trabalho consiste em combinar palavras, imagens, palavras-imagens, feito a dois ou em grupo. A página traz ainda informações sobre o projeto e seus autores.
Contato: jlantonio@uol.com.br

Le Livre des Morts
http://www.e-critures.org/paysage/index.html
Livro eletrônico com textos de Xavier Malbreil e arte de Gérard Dalmon. Para visualizá-lo é necessário instalar o programa Macromedia Shockwave Player, disponível na página. O livro é dividido em sumário, prelúdio, assombro, queda, animais, desolação, reconstrução, abstração e renascimento. Site em francês.
Contato: xavier.malbreil@0m1.com

A Leer - Antilogia Laborintica
http://www.refazenda.com.br/aleer/
Site que traz o trabalho de André Vallias, designer gráfico e produtor multimídia. O artista foi um dos pioneiros a trabalhar com poemas "diagramáticos" e interativos. Organizou em 1992 uma das primeiras mostras internacionais de poesia feita em computador.
Contato: vallias@ibm.net

Lifedesigns2
http://members.tripod.com/~trbell/lifedesigns/index.html
Site do artista e psicólogo Thomas Bell, que faz uso de técnicas de terapia, web design e poesia eletrônica. A página disponibiliza alguns de seus trabalhos, como Crash, But, Doctor e Scar. Traz ainda textos críticos e publicações sobre o assunto.
Contato: trbell@home.com

Linguaviagem
http://sites.uol.com.br/manoelmar/linguaviagem/poesia.html
A página apresenta a obra do poeta Manoel Neves. Além deste artista, o site traz outros poetas que também trabalham com poesia eletrônica, como: Dina Maria, Austrinha e André Ogando.
Contato: manoelmar@uol.com.br

O Livro depois do Livro
http://www.desvirtual.com/giselle/
A página criada por Giselle Beiguelman é um projeto de pesquisa sobre o impacto da Internet na literatura e nas formas de leitura. O site gira em torno de uma estante, cujas prateleiras acomodam sites de cyberliteratura e web arte. A página está disponível em português e inglês.
Contato: giselle@desvirtual.com

Lucernario
http://perso.wanadoo.es/lucernario/
A página traz poemas-imagens que são apresentadas em três categorias: Halo, Lumbre e Vidrio. O site traz trabalhos como: Campos de las naciones, Mandala e Mercúrio e ainda disponibiliza links diversos ligados à literatura.
Contato: lucernario@msn.com

Lume
http://epc.buffalo.edu/ezines/lume/
Revista americana dedicada à literatura eletrônica, editado por Michael Kelleher. A página apresenta os trabalhos: Nepabunna, The Dreamlife of Letters, Sailing, 1999/1969, Meaning Effect, entre outros.
Contato: sondheim@panix.com


M

M.D. Coverley
http://califia.hispeed.com/
Portal do artista e escritor M.D. Coverly, que traz seus principais trabalhos de poesia e ficção eletrônica. A página traz informações sobre sua obra mais importante, Califia, uma novela eletrônica interativa, disponível somente em CD-ROM. Traz ainda Tumblers Splash, uma brincadeira com os verbos irregulares.
Contato: luesebr1@ix.netcom.com

Macacos
http://www.geocities.com/Vienna/Choir/3006/
Página do projeto "Macacos", que organiza, através de associação livre de idéias, um texto de alta criatividade, já que não existe nenhuma regra a ser seguida. Trata-se de uma obra coletiva e forma uma "representação escrita e espontânea do inconsciente coletivo". A intenção é criar um texto impessoal, de forma global. Qualquer pessoa pode participar, bastando enviar um e-mail.
Contato: pardaillan@bigfoot.com

Malay Poet
http://www.geocities.com/malaypoet/
Site desenvolvido por Nazura Rahime, artista multi-mídia e web designer. A página apresenta alguns de seus trabalhos com poesia eletrônica: Sang Siput e Dream. Traz ainda um texto que fala de poesia digital, escrito pela própria artista.
Contato: fish_chinoz@yahoo.com

Mariposas-Libro
http://www.findelmundo.com.ar/mariplib/introeng.htm
Projeto de literatura eletrônica da artista argentina Belén Gache, autora de outros projetos literário-eletrônicos, como Mujeres vampiro invaden Colonia del Sacramento e El idioma de los pájaros. Mariposas-Libro consiste numa coleção de trechos literários que tenham como tema as borboletas. Por se tratar de uma coleção, a página aceita colaborações.
Contato: bgache@findelmundo.com.ar

Mark Amerika - How to be a Internet Artist
http://filmtext.newmediacentre.com/
Site criado pelo grupo de artistas e designers Mark Amerika, John Vega, Chad Mossholder, Greg Malcolm e Jeff Williams. A página apresenta a obra Film Text, uma narrativa digital, uma "instalação museu" , um livro eletrônico de arte conceitual, e Film Text 2.0, onde deverá ser acessado: Ambient Game Space e Authorized for all levels. Disponibiliza ainda uma restrospectiva com trabalhos como Grammatron, Amerika Online e Alt-X.
Contato: amerika@altx.com

Meio Tom Poesia Visual
http://www.meiotom.art.br/VISU.htm
Disponibilizado pela revista Meio Tom Poesia & Prosa, o site traz algumas montagens que levam à reflexão e diversas interpretações de uma mesma imagem. A imaginação é a palavra-chave para se tentar entender os recursos visuais utilizados.
Contato: meiotom@uol.com.br

Michael Atavar
http://www.atavar.com/atavar/
Site que traz os trabalhos do artista multimídia. Apresenta obras visuais divididas em: thethingasitis, four stars, intimancy e duolc. Suas poesias são construídas com diversos artfícios eletrônicos e usa links para efeito de leitura, no qual uma página leva à outra.

Michael Basinski
http://wings.buffalo.edu/epc/authors/basinski/
A página apresenta seu trabalho, mais especificamente no campo da poesia eletrônica. Michael Basinski foi assistente curador da Poetry/Rare Books Collection. O site traz suas principais obras: Spim / Spem / Spum / Spom / A Poem, Deluxe Rubber Chicken, Najeoselijutihgljiva e Idyll II .
Contato: basinski@acsu.buffalo.edu

The Minotaur Project
http://www.home.earthlink.net/~theminotaurproject/
Trata-se de uma compilação de poesias, retiradas de uma novela eletrônica baseada nos mitos de Minotauro e Perséfone. O projeto é divido em cantos: Canto I - Cartesian Chant of making, Canto II - Cyclops me with my only eyes, Canto III - The Initial Diagnosis e Canto IV - In this maze we make trade. Para que seja visualizado de forma correta deve-se ter instalado o programa Flash.
Contato: theminotaurproject@earthlink.net

Miragem
http://www.miragem.art.br
Página do artista gráfico paulistano João Baptista da Costa Aguiar. O autor faz experimentos com a arte eletrônica, divulgando poesias de Carlos Vogt e João Moura Jr., textos de Rodrigo Naves e ensaios fotográficos de Bob Wolfenson, Paulo Gil e Iury Bueno. Há também o site onde apresenta seu trabalho de desenho gráfico convencional.
Contato: jbstudio@uol.com.br

Mouseover
http://epc.buffalo.edu/authors/glazier/ebr/mouseover.html
Trabalho de literatura eletrônica do poeta Loss Pequeño Glazier, que consiste na exploração interativa através do movimento do mouse por cima da figura e do texto. Além de recursos visuais e eletrônicos, o poeta faz uso de recursos sonoros.
Contato: glazier@acsu.buffalo.edu

My Body
http://www.altx.com/thebody/
Site da escritora e artista americana Shelley Jackson. Trata-se de uma compilação de textos que tem como tema principal o corpo humano. A primeira página mostra o desenho do corpo de uma mulher, com hiperlinks em cima de cada membro e órgão. Cada um deles dá acesso a uma história.
Contato: shelleyj@well.com


N

O nada
http://www.onada.cjb.net/
Página criada por Ricardo Esteves Gomes que apresenta seus poemas concebidos para o meio eletrônico. Além do poema-título, outros estão reunidos em Sentido Oculto.
Contato: ricardogomes@hotmail.com

Negra Trindade
http://pages.udesc.br/~c2yrga/index.html
O site apresenta textos e poesias eletrônicas, tendo a linguagem como principal tema. Traz ainda teses e pesquisas na área de Intermídia e Mídia do Conhecimento.
Contato: c2yrga@pobox.udesc.br


O

Our Digital Lascaux
http://www.heelstone.com/lascaux/
Site concebido e organizado pela artista e poeta Jennifer Ley. Este projeto consiste numa narrativa eletrônica com a participação de artistas, como Tom Bell, James Allan e Alan Sondheim. A página traz ilustrações que devem ser clicadas para que o trabalho seja visualizado.
Contato: jley@heelstone.com

OVOSITE
http://hypermedia.univ-paris8.fr/ovosite/accueil.htm
Site criado pelos estudantes do Departamento de Hipermídia, da Université Paris8 - Saint Denis-Vincennes, que tem como principal objetivo promover o encontro entre a literatura e a informática. A página disponibiliza trabalhos diversos, como Aquarêve, Correspondances, Les récits voisins, entre outros. Site em francês.
Contato: lucdall@free.fr


P

Parangolady
http://www.parangolady.hpg.ig.com.br
O site apresenta um painel da poesia eletrônica catarinense. Capitaneado pelo multimídia Alexandre Venera, que define seu projeto como "culturalmente promíscuo", envolve poesia, música, video, fotografia, etc. Há ainda um link para o "Prolegômenos", de Nira Silveira, trazendo um estudo sobre a poesia experimental.
Contato: parangolady@ig.com.br

Passage
http://www.quattro.com.br/passage/
Revista virtual que trata de literatura e arte eletrônica, sem qualquer compromisso com periodicidade, tempo, frequência ou assunto. A página traz textos sobre: arte, comportamento e poesia/prosas. Traz ainda: entrevistas,e busca online.
Contato: passenger@quattro.com.br

Poema em Movimento
http://audiovisuais.tripod.com/
Poesia audiovisual de autoria de Eliane Stoducto. O site apresenta trabalhos da autora feitos na Internet e que misturam sons, palavras, imagens e movimentos. Seus poemas estão disponíveis em uma página separada.
Contato: cristal@rionet.com.br

Poems that Go
http://www.poemsthatgo.com
Trabalhos em poesia que se utilizam de diversos recursos das artes eletrônicas. A página traz exemplos de poemas que emitem sons e se movimetam. O site apresenta uma introdução ao tema e textos sobre esse novo estilo de criação, além de contar com uma página de links. Para melhor visualização dos trabalhos é necessário ter instalados os programas "Shockwave Flash" ou "Quicktime". Os interessados podem enviar seus trabalhos para análise.
Contato: megan@poemsthatgo.com

Poesia Intersignos - Do impresso ao sonoro e ao digital
http://www.pucsp.br/pos/cos/epe/mostra/
Site oficial da exposição. Com curadoria de Philadelpho Menezes, tem como objetivo explorar as possibilidades do impresso na fusão palavra/imagem. A página apresenta a lista dos participantes e seus respectivos trabalhos, como Rotina/Retina, de Ana Aly e Cacófatos Visuais 1 e 5, de Philadelpho Menezes. Traz ainda a ficha técnica e um texto explicando o objetivo do trabalho.
Contato: secret.comfil@pucsp.br

Poesia Virtual
http://sites.uol.com.br/radamesv/
Página do autor curitibano Radamés Manosso que apresenta poesias virtuais que misturam imagens e textos na forma de cartões postais. Traz também um ensaio sobre a arte e as mídias de suporte, e oferece uma página com links. Para melhor visualização do site, é necessário ter instalado o programa "Shockwave Flash".
Contato: radamesv@uol.com.br

Poetic Dialogues 1.0
http://turbulence.org/Works/yucef/
Yucef Merhi, poeta e artista digital venezuelano radicado em Nova York, é o autor deste site, que apresenta suas poesias, instalações, currículo e exposições de que participou, inclusive no Brasil.
Contato: cibernetic@cibernetic.com

Pop Box: Visual Poetry
http://users.sti.com.br/efres/visual.htm
Página que traz vários exemplos de poesia visual do poeta brasileiro Elson Fróes e do russo Andrey Rastrigini. As obras estão disponível através da página Pop Box.
Contato: efres@sti.com.br

PROGRAMMATOLOGY
http://www.shadoof.net/in/
Site que apresenta o projeto do poeta John Cayley: Indra´s Net ou Hologography - uma máquina de poesia modulada. A página disponibiliza uma introdução sobre o assunto, instalação do programa e publicações. Traz ainda um catálogo com seus trabalhos.
Contato: cayley@shadoof.net


R

Recycled
http://www.desvirtual.com/recycled
Página da ciberpoeta brasileira Giselle Beiguelman, que desenvolve projetos literários para a rede desde 1998. O conteúdo do site é sempre reorganizado, ou seja, um mesmo índice nunca levará a uma mesma página. Apresenta diversos trabalhos: Brasil, The Question, What you see is what you get e Digital Grafic.

Relatos del Asombro
http://www.iua.upf.es/~berenguer/relatos/principal.html
Site criado pelo professor Xavier Berenguer da Universidad Pompeu Fabra, e co-diretor do Projeto Master en Artes Digitales. A página apresenta nove contos ilustrados: Bórax, que conta a viagem de dois amigos através do vale da morte; Juegos, aventuras em um parque de diversões; Rita, um programa de TV em que o virtual e o real se misturam; entre outros.
Contato: xberenguer@nostranau.net

Roberto Bertoncini
http://www.muranet.com.br/robertoncini/
Página que traz os poemas visuais do artista, diversos deles expostos na galeria virtual. Suas obras misturam textos com imagens sempre coloridas. Este site traz ainda uma seção com crítica sobre sua produção e disponibiliza versão em inglês e italiano.
Contato: berto@muranet.com.br


S

Scanner Abuse
http://www.birdhouse.org/etc/abuse.html
Site com trabalhos realizados a partir da manipulação de imagens por scanners. Traz obras divididas nas seguintes categorias: Larry Auerbach, Bibliotheque Bajazzo, Bob Anderson , Spraxloid , Paul Kremer (Speared Peanut) e Scot Hacker. Está disponível através da página do The Birdhouse Arts Collective.
Contato: laarree@interport.net

Sígnica
http://signica.vilabol.uol.com.br/
Site criado no final de 2000 pelos alunos do Instituto de Artes da UNESP. Disponibiliza os trabalhos realizados na disciplina "Poética e criação de textos", como o soneto Son?!o, de Josenildo Marques e a narrativa ficcional Anamonos, com participação de Arnaldo Antunes.
Contato: midiato@hotmail.com

The Snow White Syndrome
http://www.usc.edu/dept/finearts/snowwhite/
Conto eletrônico baseado na história infantil Branca de Neve e os sete anões, produzido pela artista inglesa Janet Owen, que leciona na School of Fine Arts, da University of Southern, Califórnia. A primeira página traz a Branca de Neve e para entrar no site clica-se em cima de sua boca, como se a estivesse beijando. A partir daí o internauta navega pelo conto, acrescentando personagens e mudando o rumo da história.
Contato: janet_owen@hotmail.com

Som da Poesia
http://pagina.de/somdapoesia
Site que traz trabalhos de diversos autores, declamados no formato RealAudio. É atualizado a cada dois meses e as edições anteriores ficam guardadas em arquivo. Apresenta uma lista de links e para ter acesso aos arquivos sonoros é preciso ter instalado o programa "RealPlayer".
Contato: carlos@seabra.com

Spong Classic
http://www.birdhouse.org/images/scot/spong/
Página interativa na qual vão surgindo novos elementos a partir dos cliques do mouse. O usuário é quem faz as escolhas e a obra vai sendo construída de forma aleatória. Mistura frases com texturas diferentes e formas em movimento. Trabalho de autoria de Scot Hacker.
Contato: shacker@birdhouse.org

Stranded in the jungle
http://www.dhalgren.com/Stranded/index.html
Texto eletrônico criado pelo escritor e professor da universidade de Washington Steven Shaviro. O trabalho tem duas colunas de palavras: clicando na coluna esquerda o internauta poderá ler os textos do artista e na coluna direita irá direcionar para seu site ou o assunto em questão.
Contato: shaviro@dhalgren.com

Strings
http://www.vispo.com/guests/DanWaber/index.html
Poesia virtual criada pelo artista americano Dan Waber, que faz uso de recursos do programa de animação Flash, e tem como principal tema os relacionamentos. O trabalho é dividido em oito tópicos: argument, arguemnt2, flirt, flirt2, haha, youandme, arms e poidog.
Contato: waber@iquest.net

Stuart Moulthrop
http://iat.ubalt.edu/moulthrop/
Site do artista multimídia e professor da Information Arts and Technologies, da University of Baltimore. A página disponibiliza seus principais trabalhos na área de literatura eletrônica: Reagan Library, que trata da exploração do espaço, tempo e memória; Hegirascope; Hypertext ´96 Trip Report, considerado o antecessor do blog; The Color of Television, produzido em parceria com o designer Sean Cohen; entre outros. A página traz ainda ensaios, cursos e links.
Contato: samoulthrop@ubmail.ubalt.edu

A Study in Shades
http://www.cortlandreview.com/features/00/04/kendall/index.htm
Trabalho desenvolvido pelo escritor e artista Robert Kendall, autor da novela eletrônica Clues. A Study in Shades é uma poesia interativa, eletrônica, que se utiliza de elementos da literatura e multimídia, e cujo tema é a correria do dia-a-dia e a solidão.
Contato: kendall@wordcircuits.com

Sunshine69
http://www.sunshine69.com/69_Start.html
Novela interativa eletrônica produzida pelo grupo Sunshine Gang. Acessando a página, o internauta poderá interagir com a história, mudando o seu curso, através dos seguintes recursos: Track, onde se escolhe a trilha sonora; Suits, as roupas dos personagens e Map, a rota a ser feita; além de muitas outras opções.
Contato: Rabyd@brownvm.brown.edu

Superbad
http://www.superbad.com/
Site que compila diversos trabalhos em arte dirigida diretamente para a rede. Cada página apresenta diversos links diferentes e que não possuem uma linearidade. Os visitantes navegam no site de maneira completamente aleatória. As obras misturam cores, fotografias, textos, desenhos, movimentos etc.

The Surrealist Poetry Generator
http://www.birdhouse.org/words/komninos/generator.html
Site que funciona como uma máquina de fabricar poemas. Através de um programa, as palavras se misturam na tela, e a partir do comando do usuário, criam-se novas poesias. Está dividido em quatro seções principais: Exquisite Corpse, Haiku, Pullaround e Yin/Yang. Os trabalhos são de autoria de Komninos.
Contato: s271502@student.uq.edu.au


T

The Idéias - Criatividade no Cyberespaço
http://www.theideias.com.br/
Página que traz uma seção dedicada à chamada "Poesia Concreta". Apresenta poesias visuais de autoria de Roberto Lopes Júnior, que fazem parte do projeto "chovias [precipitações numa infovia]" . O site apresenta versão em inglês.
Contato: theideias@netserv.com.br

T.A.P.I.N. - Poesie Sonore Contemporaine
http://membres.lycos.fr/tapin/
Site dedicado à poesia sonora, concreta e visual, com colaborações de cyber-artistas e poetas contemporâneos. A página apresenta a coleção do grupo, por ordem alfabética, entre eles, a artista Lucien Suel. Traz também várias coleções do grupo Boxon, com destaque para a obra Poesie Cinetiq.
Contato: jdabrigeon@aol.com

Tactical Media in Perspective
http://mediafilter.org/
Site americano que se utiliza de literatura eletrônica para desenvolver trabalhos de conotação política. A página traz um texto com hiperlinks onde o internauta poderá clicar e descobrir outro texto e até mesmo outros trabalhos de literatura e periódicos eletrônicos.
Contato: feedback@MediaFilter.org

Talan Memmott
http://memmott.org/talan/
Site do escritor e artista hipermidia Talan Memmott, que dirige e edita o jornal online BeeHive. A página apresenta seus principais trabalhos: Lexia to Perplexia e The Berth of V.Ness. Traz ainda entrevistas, críticas e análises de suas obras e participações em conferências e congressos.
Contato: talan@memmott.org

Textorama
http://brock.p.tripod.com/
Site que faz algumas experiências com hipertextos, que misturam textos com links e programação Java script. A página disponibiliza os links de maneira aleatória, fazendo o usuário ter a sensação de estar perdido. Tem como objetivo proporcionar uma experiência sem começo, meio ou fim. Inclui página com instruções de uso e outra sobre seu criador.
Contato: textorama@hotmail.com

These Wave of Girls
http://www.yorku.ca/caitlin/waves/
Novela eletrônica produzida por Caitlin Fisher, vencedora do prêmio Eletronic Literature Award - 2001. O menu apresenta os principais tópicas da história. Clicando nos hiperlinks o leitor irá conhecendo o restante da trama. A página possui som.
Contato: caitlin@yorku.ca

Tipoemas y Anipoemas
http://members.tripod.com/amuribe/
Trabalhos em poesia visual da artista argentina Ana María Uribe. O site está dividido em duas categorias: Anipoemas (poesia animada) e Tipoemas (usando letras e outros símbolos). Suas obras são experimentos que trabalham textos e movimentos. Versão em inglês.
Contato: anamariauribe@hotmail.com

trAce Online Writing Centre
http://trace.ntu.ac.uk/
Site inglês que tem como objetivo congregar o maior número de escritores de todo o mundo, no espaço virtual, utilizando-se de ferramentas de animação e web design. A página apresenta trabalhos, como Twelve Blue, de Michel Joice e Lexia to Perplexia, de Talan Memmott. Traz ainda uma entrevista com Mark Tribe, um artigo sobre novas tecnologias e cursos.
Contato: trace@ntu.ac.uk

Trajectoires
http://www.trajectoires.com/
Site realizado pelo artista Jean Pierre Balpe. Trata-se de um romance policial interativo que utiliza recursos da Internet, web design, artes e literatura. A página disponibiliza uma área de identificação, que possibilita a participação do internauta nos rumos da história. Site em francês.
Contato: trajectoires@trajectoires.com

Tristessa
http://www.quattro.com.br/tristessa/
Livro de ficção interativa, elaborado e concebido pelo artista brasileiro The Passenger, à frente do grupo Quattro Digital Media. A página traz o prefácio do site, que é divido em cinco tópicos: Vida, Vultos, Ensaio, Matéria e Insight.
Contato: passenger@quattro.com.br


U

Ubu Web
http://www.ubu.com/
Site que apresenta obras visuais e em poesia sonora. Oferece trabalhos de artistas do mundo inteiro que usam a multimídia para realizar obras virtuais. Em Papers traz um papel de parede em constante movimento com cores que se alternam. Inclui poemas de Augusto de Campos e de muitos outros poetas.
Contato: editor@ubu.com

Unhelmeted
http://www.heelstone.com/meridian/caney/index.html
Site que apresenta o trabalho da escritora e acadêmica Diane Caney. Unhelmeted é uma série de poemas eletrônicos em torno da figura lendária australiana Nolan´s Kelly. O site traz o mapa com a ordem das poesias e um breve histórico da escritora.
Contato: diane.caney@overthere.com.au


V

VGA - Virtual Genetic Architecture
http://www.satmundi.com/vga/index.html
Projeto que mistura arquitetura e poesia, de autoria da dupla Fábio Prata e Ricardo Barreto. A concepção do site é de uma arquitetura que remova suas próprias referências, misturando-se com o texto, a semântica, a poesia, as letras e palavras. Site em inglês.

Vispo Langu(im)age
http://www.vispo.com/
Site de artes que têm como suporte as novas mídias. Criada em 1995 por Jim Andrews, essa página se dedica ao estudo de "novas linguagens, novas mentes". Conta com vários trabalhos do artista em poesia visual, áudio e arte digital. Apresenta um mecanismo de busca e em What´s New traz as novidades do site. Destacam-se Seattle Drift, Enigma n e Pornomorph Profiles. Traz também ensaios sobre o assunto e uma seção de links.
Contato: jim@vispo.com

Viz Études - Visual & Kinetic Works
http://epc.buffalo.edu/authors/glazier/viz/
Obras cinéticas e visuais desenvolvidas pelo poeta Loss Pequeño Glazier. O trabalho consiste numa série de performances que apresentam uma leitura visual através de projeção de texto cinético. O autor utiliza-se de linguagem "Javascript", explorando ao máximo o espaço da poesia eletrônica.
Contato: glazier@acsu.buffalo.edu

Vortice Argentina
http://www.vorticeargentina.com.ar/
Criado em janeiro de 1996, o Projeto argentino de poesia visual disponibiliza em sua página diversos trabalhos de artistas brasileiros, como Sérgio de Almeida, Avelino de Araújo e Joaquim Branco. O site oferece ainda um arquivo com os principais projetos de poesia virtual e artigos e ensaios sobre o assunto.
Contato: blast@vorticeargentina.com.ar


W

w a r n e l l . c o m
http://warnell.com/index.htm
Site dedicado à literatura eletrônica. A página traz trabalhos diversos, como all about me, de Ted Warnell´s; a Room without Walls, um projeto de vários artistas e escritores; e Art & Science. Traz ainda um zine eletrônico, Z I N E n new media, que trata de literatura visual experimental.
Contato: t@warnell.com

Watermusic: Poetry
http://www.watermusic.org/
Jornal interativo de poesia eletrônica, criado pela poeta e estudante de literatura inglesa Lynn Longmade. A página traz informação e publica esse novo tipo de arte. Há ainda um espaço onde o internauta pode criar sua própria poesia e colocá-la online. Site em inglês.
Contato: editor@watermusic.org

Wawrwt
http://wawrwt.iar.unicamp.br/poemas/indexpoemes.htm
O projeto tem como objetivo realizar trabalhos artísticos na Web, refletindo sobre poéticas tecnológicas. O site traz também textos teóricos sobre o assunto.
Contato: gttoprado@uol.com.br

Weave
http://members.tripod.com/~trbell/weave/weave.htm
Página criada pelo psicólogo e escritor Thomas Bell, criador da "terapia da escrita", que desenvolve trabalhos na área de poesia, web poesia e crítica literária. Traz uma apresentação do seu principal trabalho, e muitos outros, como: frag124 e Cliche.
Contato: trbell@home.com

Webartery
http://www.webartery.com/
Página criada por um grupo que realiza projetos que envolvem arte eletrônica. O site divide-se em Eletronic Poetry Center, Valentine Files e Defib:Interviews. Seu principal serviço é uma lista de discussão, que enfoca a arte na Internet e seus recursos. Apresenta uma sala de bate-papo.
Contato: jim@vispo.com

White-Faced Bromeliads on 20 Hectares
http://epc.buffalo.edu/authors/glazier/java/costa1/00.html
Poema eletrônico que busca explorar variantes de leituras através de uma renovação automática dos poemas. Cada vez que o poema for acessado, virá em ordem diferente, podendo chegar a 512 versões. Projeto de autoria do poeta Loss Pequeño Glazier.
Contato: glazier@at ak-soo

Wonderfully Absurd Temple
http://www.sinologic.com/webart/
Página chinesa que traz vários exemplos de web art de autoria de Dajuin Yao e Jerlian Tsao. Faz uma apresentação inicial e conta com um menu no qual relaciona os trabalhos expostos virtualmente. Traz também textos de apresentação das obras, que em sua maioria usam aspectos da cultura chinesa, como o alfabeto. Para melhor visualização da página é preciso ter instalado o programa Shockwave Flash.
Contato: wat@sinologic.com

Word Circuits
http://www.wordcircuits.com/
Site dirigido pelo artista Robert Kendall, com o objetivo de criar um espaço para a poesia e ficção eletrônica. A página disponibiliza uma galeria virtual, que apresenta diversos trabalhos, como The Dancing Rhinoceri of Bangladesh, About time e Childhood in Richmond. Traz também um informativo com todas as novidades que acontecem no meio literário eletrônico.
Contato: at kendall@wordcircuits.com


Z

Zero
http://www.terravista.pt/IlhadoMel/3355/zero.htm
Site que traz um "experimento em hipertexto". Construído basicamente em preto-e-branco, apresenta poesias com links internos entre os textos.


FONTES DE REFERÊNCIA
Birdhouse Artists
http://www.birdhouse.org/images/
Site que disponibiliza online obras de muitos artistas que trabalham com arte digital. Ao lado dos autores, está a descrição de seus trabalhos, que vão de criações em HTML a colagens digitais. Está disponível através da página The Birdhouse.
Contato: submissions@birdhouse.org

Birdhouse Spong
http://www.birdhouse.org/spong/
Site que traz trabalhos realizados estritamente para a rede. A página The Birdhouse dedica esse espaço às obras descritas como "experiências que não podem ser reproduzidas em um livro numa mesa de café". São construções em arquivos HTML e para sua melhor visualização é preciso ter instaladas as versões mais recentes de programas browser.
Contato: submissions@birdhouse.org

Estudis Literaris i Tecnologies Digitals
http://www.uoc.edu/in3/hermeneia/antologia.htm
Site espanhol que tem como principal objetivo difundir a aplicação do desenvolvimento tecnológico na área dos estudos literários. A página apresenta uma antologia de trabalhos de literatura eletrônica de várias nacionalidades. O banco de dados está organizado por ordem alfabética.
Contato: hermeneia@uoc.edu

Riding the Meridian
http://www.heelstone.com/meridian/
Site americano que traz um grande número de artistas e trabalhos ligados à literatura eletrônica. No primeiro tópico, The Works, a página traz uma lista de "web escritores", como Randy Adams, Michael Basinski e Tom Bell. Apresenta também debates sobre o assunto no tópico Dialogue e uma lista de trabalhos na parte de links recomendados.
Contato: jley@heelstone.com

Sound Poetry
http://www.epm.net.co/VIIfestivalpoesia/html/sound.html
Página que traz um grande número de links para poesias sonoras. Os sites possibilitam aos usuários ouvirem vozes de poetas do século XX nas mais diversas línguas. Disponível através da página do Festival Internacional de Poesia em Medellín.
Contato: prometeo@epm.net.co

Visual Poetry
http://www.epm.net.co/VIIfestivalpoesia/html/visualeng.html
Página que traz um grande número de links para sites sobre poesias visuais, que abordam as novas formas de expresão poética. Disponível através da página do Festival Internacional de Poesia em Medellín.
Contato: prometeo@epm.net.co

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.