HOME

Escritores e Ensaístas - W - X - Y - Z

W.H. Auden
http://www.audensociety.org/
Poeta inglês (1907-1973). Os poemas de Wystan Hugh Auden atraíram atenção quando publicados em 1930 na revista Criterion, editada por T.S. Elliot, que anteriormente os rejeitara. A página traz livros, poemas, críticas, links, etc.

Outros sites:
. http://www.bbc.co.uk/bbcfour/voices/profilepages/audenw1.shtml
Da página Voices from the Archive, da BBC Online, três trechos gravados de entrevistas de Auden acompanhadas de perfil biográfico.

. http://www.nytimes.com/1954/10/31/books/tolkien-fellowship.html
Resenha escrita por Auden para The New York Times Book Review (1954) sobre The Fellowship of the Rings de J.R.R. Tolkien.

. http://bank.rug.ac.be/ll/week5.html
A página da Universidade de Gand, na Bélgica, traz texto e áudio do poema Song IX, de Auden, que é recitado por um personagem no filme Quatro casamentos e um funeral.
Contato: stef.slembrouck@rug.ac.be.


Atuação: Outras Literaturas - W - X - Y - Z

Walmir Ayala
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta, romancista, dramaturgo, antologista, crítico, ensaísta, contista, autor de literatura infantil e juvenil. (Porto Alegre, RS, 04/01/1933 - Rio de Janeiro, RJ, 28/08/1991). Colaborou em diversos periódicos, tendo participado da coordenação da revista Cultura e do Dicionário Brasileiro de Artistas Plásticas, ambos do MEC. Sua poesia vincula-se à terceira geração do Modernismo. A página apresenta biografia, bibliografia, crítica e referências de sua obra, além de disponibilizar alguns poemas.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Walt Whitman
http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/walt00.htm
Escritor norte-americano (1819-1892), considerado o "poeta da democracia". Em 1855, publicou Leaves of Grass, sua obra mais famosa. A página apresenta biografia, bibliografia e, traduzidos para o português, os poemas A uma prostituta comum, Desdobrado das dobras, Eu canto o corpo elétrico, Uma mulher espera por mim, Folhas das folhas de relva, A um historiador e Enquanto eu lia o livro.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Outras Literaturas - W - X - Y - Z

Walter Benjamin
http://www.wbenjamin.org/walterbenjamin.html
Filósofo e ensaísta alemão de origem judaica (15/07/1892-26/09/1940). O site apresenta dados biográficos, bibliografia, mais de 175 links sobre sua obra, sobre a Escola de Frankfurt, Herbert Marcuse, etc. Oferece também textos de Benjamin digitalizados (traduzidos para o inglês), artigos sobre ele, e acesso à The Pansophist Bibliothek e a suas centenas de textos online, especialmente sobre filosofia.
Contato: bakchos@cronos.net.


Atuação: Outras Literaturas - W - X - Y - Z

Waly Salomão
http://www.tvebrasil.com.br/links/memoria/waly_salomao/default.htm
Poeta, letrista, ensaísta, produtor e agitador cultural (Jequié, Bahia, 03/09/1943 - Rio de Janeiro, RJ, 05/05/2003). Membro atuante da segunda geração do tropicalismo, fez poesia inovadora, com fortes influências do Tropicalismo, do Concretismo, movimento hippie e da poesia marginal da virada dos anos 60/70. Sua obra Algaravias, câmara de ecos ganhou o prêmio Alphonsus de Guimaraens da Biblioteca Nacional (1996) e o Jabuti (1997). Em janeiro de 2003 assumiu a Secretaria de Livros e Leitura, do Ministério da Cultura. O site traz biografia, bibliografia completa, artigos, letras de músicas e poemas online, entrevistas em vídeos e entrevistas escritas.
Atuação: Literatura Brasileira - W - X - Y - Z

William Blake
http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/ing_escrit/wblake_bio.htm
Primeiro dos grandes poetas românticos ingleses (28/11/1757-12/08/1827). A página apresenta biografia, bibliografia e os textos Canções da experiência - O preço da experiência, A voz do demônio, Canção Louca, A mosca, Canções da inocência, A imagem divina, O matrimônio do céu e do inferno, O torrão e o seixo e O jardim do amor.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br

Outros sites:
. http://www.tate.org.uk/britain/exhibitions/blakeinteractive/
A obra de Blake como gravador e ilustrador é ressaltada nesta página da Tate Gallery, de Londres, que também oferece visita virtual à capital inglesa na época do poeta.
Contato: sarah.greenberg@tate.org.uk.


Atuação: Outras Literaturas - W - X - Y - Z

William Butler Yeats
http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/irl_escrit/butler_bio.htm
Poeta, dramaturgo e prosador irlandês (Dublin, 13/06/1835 - 18/01/1939). "Embora seus trabalhos preliminares tenham sido intrinsecamente ligados às tradições e a seu simbolismo, Yeats envolveu-se profundamente com o meio político de sua época, e seus trabalhos posteriores são mais centrados em temas inerentes ao nacionalismo irlandês." Em 1923, foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura. O site apresenta biografia, bibliografia e os textos As vozes eternas, A canção do delirante Aengus, O escolhido da fada, Versos escritos com desânimo e vários de seus poemas. Contato: mauris@klickescritores.com.br.

Outros sites:

. http://www.geocities.com/Athens/5379/yeats_index.html
Muitos poemas de Yeats nesta página, que vem crescendo desde sua criação em 1998. Contato: johnf@edsug.com.

. http://www.bartleby.com/65/ye/Yeats-Wi.html
Dados biográficos do poeta na Columbia Encyclopedia, que destaca seu papel no movimento conhecido como Renascimento literário irlandês. Contato: webmaster@bartleby-inc.com.


Atuação: Outras Literaturas - W - X - Y - Z

William Faulkner
http://www.uhb.fr/faulkner/
Romancista e contista norte-ameriano (New Albany, Miss., 25/09/1897 - Oxford, Miss., 06/07/1962). Entre outros prêmios, recebeu o Nobel de Literatura em 1949. A página, da William Faulkner Foundation, criada na Universidade de Rennes (França) tem versão em francês. Apresenta suas publicações, sites relativos, um forum, etc.
Contato: Fondation Faulkner@uhb.fr.

Outros sites:

. http://www.mcsr.olemiss.edu/~egjbp/faulkner/faulkner.html
Página da Universidade do Mississippi. Além de dados sobre sua vida e obra, mostra aspectos do Sul dos EUA, cenário de quase todos os romances do escritor. Traz também informações sobre o colóquio anual sobre Faulkner. Contato: egjbp@olemiss.edu.

. http://www.nobel.se/literature/laureates/1949/
O discurso de Faulkner ao receber o Nobel de Literatura em 1949 pode ser lido na página da Fundação Nobel, que também dá acesso a biografia, discurso de recepção na Academia Sueca e a outros recursos na Internet. Contato: webmaster@www.nobel.se.


Atuação: Outras Literaturas - W - X - Y - Z

William S. Burroughs
http://www.euro.net/mark-space/WilliamSBurroughs.html
Escritor e poeta americano (1914-1997). Disponibilizada pelo site do Postmodern Authors que traz biografia, bibliografia completa e links afins deste que foi um dos mais representativos integrantes da geração beat, autor de Queer, entre outros. Alguns dos textos estão disponíveis online. Em inglês
Contato: hwt@anachron.demon.co.uk
Atuação: Outras Literaturas - W - X - Y - Z

William Shakespeare
http://the-tech.mit.edu/Shakespeare/works.html
Poeta e dramaturgo inglês (1564-1616). O site disponibiliza sua obra completa, separada de acordo com o gênero: comédia, tragédia, drama histórico e poesia. A página foi criada por Jeremy Hylton, colaborador do jornal eletrônico The Tech, publicado pelos alunos do Massachusetts Institute of Technology/MIT.
Contato: jeremy@alum.mit.edu

Outros sites:
. http://www.allshakespeare.com/
O site All Shakespeare apresenta seções especiais com as peças de Shakespeare, entre elas Othello, Romeu e Julieta, Hamlet e Rei Lear, e seus sonetos mais conhecidos. É possível encontrar algumas de suas citações mais famosas, sua biografia e imagens. O site conta com mecanismo de busca. Os interessados podem participar da mailing list da página com discussões sobre a obra de Shakespeare.
Contato: help@allstudyguides.com

. http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/shakespeare00.htm
Klick Escritores - Apresenta biografia, bibliografia e trechos dos textos Conto de inverno, Rei Lear, Hamlet, Otelo, A tempestade e Sonetos traduzidos para o português.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br

. http://daphne.palomar.edu/Shakespeare/
O site Mr. William Shakespeare and the Internet traz a biografia detalhada do escritor, uma seção relacionando os acontecimentos de sua vida ao contexto da época, um quiz e links para outras páginas que contam sua estória.
Contato: tgray@palomar.edu

. http://www.bartleby.com/people/Shakespe.html"
A biblioteca virtual Bartleby.com dá acesso gratuito à edição Oxford da obra de Shakespeare, com 1.350 páginas (37 peças, 154 sonetos, versos avulsos, bibliografia etc). Inclui textos sobre o poeta, como Hamlet and His Problems, famoso ensaio de T.S. Eliot, e Tales from Shakespeare (Contos de Shakespeare), adaptação de 20 peças do poeta inglês para o público jovem, que os irmãos Charles e Mary Lamb escreveram em 1807.
Contato: press@bartleby.com


Atuação: Outras Literaturas - W - X - Y - Z

Wislawa Szymborska
http://www.nobel.se/literature/laureates/1996/index.html
Poeta e ensaísta polonesa (Kornik, 02/07/1923). Conquistou o prêmio Goethe em 1991 e o Nobel em 1996. Sua página no site oficial do Prêmio Nobel traz biografia, bibliografia, poemas e outros links.
Contato: Sekretariat@SvenskaAkademien.se.
Atuação: Outras Literaturas - W - X - Y - Z

Xavier Marques
http://www.academia.org.br/cads/28/xavier.htm
Romancista, poeta, ensaísta, jornalista e político (Itaparica, BA, 03/12/1861 - Salvador, BA, 30/10/1942). Eleito em 1919 para a Cadeira número 28 da Academia Brasileira de Letras. A página da ABL traz biografia e bibliografia completas.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - W - X - Y - Z

Yasushi Inoué
http://www.kirjasto.sci.fi/inoue.htm
Romancista, contista, poeta e ensaísta japonês (1907-1991). Sua temática vai do Japão moderno à antiga China. Seu primeiro romance de sucesso foi Ryoju (O fusil de caça, 1949). Outro romance do escritor traduzido em vários países foi Honkakubo Ibun (O mestre do chá, 1981), cuja versão cinematográfica conquistou o Leão de Prata do Festival de Veneza (1989).
Contato: petri.liukkonen@kuusankoski.fi

Outro site:
. http://us.imdb.com/Name?Inoue,+Yasushi#f1950
Relação e resumos de filmes feitos nas décadas de 1950, 1960 e 1980 com roteiros de Y. Inoué, entre os quais Sengoku burai (Espada de aluguel, 1952), dirigido por Akira Kurosawa
Contato: help@imdb.com


Atuação: Outras Literaturas - W - X - Y - Z

Yukio Mishima
http://www.vill.yamanakako.yamanashi.jp/bungaku/mishima/index-e.html
Escritor, poeta, ensaísta e dramaturgo (Tokyo, 14/01/1925 - 25/11/1970). Seu nome verdadeiro era Hiraoka Kimitake. Grande admirador das tradições milenares da cultura japonesa, foi considerado o mais importante novelista japonês do século XX. A página apresenta biografia, bibliografia, informações sobre o museu e link para a página em japonês.
Contato: ybm@olive.ocn.ne.jp.

Outros sites:
. http://impact.civil.columbia.edu/~fawaz/mishima.html
Página americana sobre o escritor japonês. Apresenta biografia, bibliografia, fotos e links.
Contato: fawaz@civil.columbia.edu.

. http://www.companhiadasletras.com.br./
Companhia das Letras - Apresenta uma breve biografia e traz informações sobre o livro Cores Proibidas, lançado pela editora.
Contato:companhia@companhiadasletras.com.br
Atuação: Outras Literaturas - W - X - Y - Z

Zalina Rolim
http://www.itaucultural.org.br/exposicoes/trajetoria_luz/antologia_virtual/biografia.cfm?cd_verbete=676
Poeta, tradutora e professora (Itapetininga, SP, 20/07/1869 - São Paulo, SP, 23/06/1961). A página apresenta biografia e bibliografia, além de versão online dos textos Croquis e Cuidados Maternais.

Contato: instituto@itaucultural.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - W - X - Y - Z

Zélia Gattai
http://www.ig.com.br/home/igler/artigos/0,3089,417,00.html
Memorialista, romancista, autora de literatura infantil e fotógrafa (São Paulo, SP, 02/07/1916). Eleita para a vaga de Jorge Amado, na Academia Brasileira de Letras. A página traz dados biográficos, sinopse de Anarquistas Graças a Deus, seu livro mais conhecido, e detalhes sobre sua eleição para a ABL.
Contato: ricardobesen@ig.com

Outro site:
. http://sites.uol.com.br/medei/penazul/geral/entrevis/gattai.htm
Entrevista onde a escritora fala sobre sua vida, seu casamento e seus livros à revista literária eletrônica Pena Azul.
Contato: paginapronta@uol.com.br.


Atuação: Literatura Brasileira - W - X - Y - Z

Ziraldo
http://www.ziraldo.com.br/
Dramaturgo, poeta, autor de literatura infantil, jornalista, humorista, chargista e artista plástico (Caratinga, MG, 24/10/1932). Lançou nos anos 60 a revista em quadrinhos A Turma do Pererê. Fez parte do grupo que fundou O Pasquim, em 1969, ano em que publicou seu primeiro livro infantil FLICTS. A partir de 1979 concentrou-se na produção de obras para crianças, lançando O Menino Maluquinho, fenômeno editorial que já foi adaptado para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema. Também publicou quadrinhos para adultos (The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto). O site traz biografia, galeria de fotos e acesso a vários momentos de sua obra.
Contato: http://www.educacional.com.br/ziraldo/papofurado/papo_mail.asp
Atuação: Literatura Brasileira - W - X - Y - Z

Zuenir Ventura
http://portalliteral.terra.com.br/zuenir_ventura/
Ensaísta, cronista, roteirista, jornalista e professor (Além Paraíba, MG, 01/06/1931). Recebeu prêmios, como o Jabuti (1994). A página apresenta biografia, bibliografia, além de disponibilizar textos de reportagens, crônicas e artigos.

Zulmira Ribeiro Tavares
http://www.klickescritores.com.br/zulmira_.htm
Romancista, contista, poeta, tradutora e pesquisadora (São Paulo, SP, 1930). A página apresenta sua biografia e bibliografia, além de versão online da resenha do livro Cortejo em Abril.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - W - X - Y - Z

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.