HOME

Escritores e Ensaístas - O

Octavio Paz
http://ensayo.rom.uga.edu/filosofos/mexico/paz/introd.htm
Ensaísta, filósofo e poeta mexicano, Octavio Paz (1914-1998) recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1990. A partir do ensaio El laberinto de la soledad (1950) ganhou notoriedade. Grande parte de sua obra apareceu no suplemento cultural "Plural", do jornal Excélsior. A página traz extenso artigo sobre sua vida e obra, em que se destacam El arco y la lira, Los signos en rotación, Los hijos del limo (ensaios), Semillas para un himno, Piedra de sol e La estación violenta. Traz ainda uma seleção de textos de Paz, entre eles Todos Santos, Día de Muertos e Picasso: el cuerpo a cuerpo con la pintura, estudos críticos sobre ele. Faz parte do site Proyecto Ensayo Hispánico, coordenado por José Luis Gómez-Martínez.
Contato: jlgomez@ensayo.rom.uga.edu

Outro Site:
. http://www.tamu.edu/mocl/picasso/iepi/iepi.html#Nome
Picasso: One-on-One with Painting - Octávio Paz analisa a obra de Picasso e argumenta ser esta obra uma expressão exata do tempo do pintor, o século XX, apesar do caráter não conformista e da tendência ao movimento de ruptura que caracteriza o artista.
Contato: Oemallen@acs.tamu.edu.


Atuação: Literatura Latino-Americana - O

Odylo Costa Filho
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta, ensaísta, crítico, jornalista e adido cultural em Lisboa (São Luís, MA, 14/12/1914 - Rio de Janeiro, RJ, 19/08/1979). Pertence à terceira geração do Modernismo. Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1969, ocupando a Cadeira número 15. Com grande atividade jornalística, recebeu o prêmio Ramos da Paz, da ABL (1934). A página apresenta biografia, bibliografia, crítica e referências de sua obra, além de disponibilizar diversos poemas.
Contato instituto@itaucultural.org.br

Outro site:
___. ABL
http://www.academia.org.br/cads/15/odylo.htm
Apresenta dados biográficos e bibliográficos
Contato:academia@academia.org.br

Olavo Bilac
http://www.itaucultural.org.br/exposicoes/trajetoria_luz/antologia_virtual/biografia.cfm?cd_verbete=605
Poeta, jornalista e inspetor de ensino (Rio de Janeiro, RJ, 16/12/1865 - Rio de Janeiro, RJ, 28/12/1918). Um dos maiores nomes da Poesia Parnasiana no Brasil, ao lado de Alberto de Oliveira e Raimundo Correia. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. A página apresenta sua biografia e bibliografia.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Outros sites:
. http://www.academia.org.br/cads/15/Olavo.htm
Biografia, bibliografia e poesias.
Contato: academia@academia.org.br

. http://www.secrel.com.br/jpoesia/bilac.html
Jornal da Poesia - Biografia e obras online.
Contato: jpoesia@secrel.com.br

. http://www.klickescritores.com.br/pag_imortais/fr_olavo.htm
Klick Escritores - Apresenta biografia, bibliografia e os textos Inania Verba, No Cárcere, Olhando a Corrente, Ouvir Estrelas, Nel Mezzo del Camin..., A um Poeta, Língua Portuguesa, As ondas, Os sinos, No meio do caminho, Deixa o olhar do mundo, Fogo-fátuo, Sonata ao crepúsculo, Delírio.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - O

Olga Savary
http://www.klickescritores.com.br/olgasavary_.htm
Poeta, romancista, contista, ensaísta, crítica, tradutora e jornalista (Belém, PA, 21/05/1933). Recebeu diversos prêmios, entre eles da ABL e da APCA. A página apresenta sua biografia, bibliografia e versão online da resenha do livro Repertório Selvagem.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - O

Oliveira Lima
http://www.academia.org.br/cads/39/oliveira.htm
Historiador e diplomata (Recife, PE, 25/11/1867 - Washington, EUA, 24/03/1928). Membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Com vasta obra, foi seguidor de Varnhagen. O site da ABL disponibiliza biografia e bibliografia completas.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - O

Oliver Sachs
http://www.oliversacks.com
Escritor e neurologista inglês (Londres, 1933), radicado nos EUA. Seus livros inspiram-se em casos de pacientes que tratou. Entre os mais conhecidos (e traduzidos no Brasil) estão O homem que confundiu sua mulher com um chapéu (levado ao teatro por Peter Brook), Tempo de despertar, Vendo vozes, Um antropólogo em Marte. Sachs escreve regularmente para a revista The New Yorker e para o The New York Review of Books e é membro honorário da Academia Americana de Artes e Letras.
Contato: ows@ oliversacks.com
Atuação: Outras Literaturas - O

Onestaldo de Pennafort
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta, ensaísta, memorialista, tradutor e bancário (Rio de Janeiro, RJ, 25/06/1902 - Rio de Janeiro, RJ, 18/04/1987). Sua obra fillia-se ao Simbolismo. Publicou o primeiro livro, Escombros Floridos, em 1921 e colaborou em diversos periódicos. Recebeu o Prêmio Machado de Assis, da ABL, em 1955, pelo conjunto de sua obra. A página apresenta biografia, bibliografia, crítica e referências de sua obra.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Orígenes Lessa
http://www.academia.org.br/cads/10/origenes.htm
Romancista, contista, poeta, autor de literatura infantil, biógrafo, tradutor, jornalista e publicitário (Lençóis, SP, 12/07/1903 - 13/07/1986). Foi eleito em 1981 para a cadeira número 10 da Academia Brasileira de Letras. A página da ABL disponibiliza biografia e bibliografia completas, além de versão online dos textos A aranha e Omelete em Bombain.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - O

Oscar Dias Corrêa
http://www.academia.org.br/cads/28/oscar.htm
Ensaísta, crítico, romancista, autor de obras jurídicas, professor, magistrado e político (Itaúna, MG, 01/02/1921). Ocupa a Cadeira número 28 da Academia Brasileira de Letras. A página apresenta sua biografia, bibliografia e versão online dos textos Jeremias Astor e A Tiradentes.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - O

Oscar Wilde
http://65.107.211.206/victorian/decadence/wilde/wildeov.html
Escritor e dramaturgo irlandês de expressão inglesa (1854-1900), Wilde é apresentado no site The Victorian Web por um resumo biográfico e por uma biografia mais completa. O site o coloca relacionado à sua época, indicando suas relações literárias e a questão da homossexualidade no período vitoriano. Traz uma bibliografia com vários textos online.
Contato: george@landow.com

Outros Sites:
. http://www.oscarwilde.com/links.html
Série de links para textos online de Oscar Wilde, incluindo peças, como The Importance of beeing Earnest, romances, como o famoso The Picture of Dorian Gray. A página faz parte do site sobre o filme Wilde, produzido na Inglaterra (1997).

. http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/wilde00.htm
Klick Escritores - Apresenta biografia, bibliografia e os textos Uma água forte, Fantasma de Canterville e A donzela e o fantasma.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Outras Literaturas - O

Osório Duque-Estrada
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia/poesia/index.cfm?fuseaction=Detalhe&CD_Verbete=611
Poeta parnasiano, dramaturgo, ensaísta, crítico literário e professor (Pati do Alferes, RJ, 29/04/1870 - Rio de Janeiro, RJ, 05/02/1927). Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1916, onde ocupou a cadeira 17. Ficou conhecido como o autor da letra do Hino Nacional Brasileiro. A página, da Itaú Cultural, traz dados biográficos e bibliográficos, além de poemas e da letra do Hino.
Contato: instituto@itaucultural.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - O

Osvaldo França Júnior
http://www.letras.ufmg.br/aem/PAGINAACERVO.htm
Romancista e militar (Serro, MG, 21/07/1936 - 10/06/1989). Tornou-se conhecido com seus romances Jorge, um brasileiro e Recordações de amar em Cuba. A página apresenta sua biografia e bibliografia.
Contato: wander@letras.ufmg.br
Atuação: Literatura Brasileira - O

Osvaldo Orico
http://www.academia.org.br/cads/10/osvaldo.htm
Poeta, romancista, contista, biógrafo, ensaísta, historiador, professor e diplomata (Belém, PA, 29/12/1900 - Rio de Janeiro, RJ, 19/02/1981). Eleito em 1937 para a cadeira número 10 da Academia Brasileira de Letras. A página da ABL disponibiliza biografia e bibliografia completa do autor.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - O

Oswald de Andrade
http://www.unicamp.br/~boaventu/page19.htm
Poeta, romancista, dramaturgo, ensaísta, crítico e jornalista. (São Paulo, SP, 11/01/1890 - São Paulo, SP, 22/10/1954). Junto com Mário de Andrade, participou da Semana de Arte Moderna de 1922 e foi um dos principais criadores do Modernismo Brasileiro. Colaborou em revistas como Klaxon e O Pirralho. Sua obra influenciou os principais movimentos artísticos e culturais do século XX no Brasil, como o Concretismo e a Tropicália. O site mantido pela Unicamp apresenta uma detalhada biografia, além de páginas relacionadas à obra do autor.

Outro site:
___.Oswald de Andrade
http://www.nilc.icmsc.sc.usp.br/literatura/oswalddeandrade.htm
O site dispõe de dados biográficos, apresenta características da obra do autor e sua bibliografia.
Contato: boaventu@iel.unicamp.br
Atuação: Literatura brasileira - O

Otto Lara Resende
http://www.academia.org.br/cads/39/otto.htm
Romancista, contista, cronista, jornalista, professor e advogado (São João del Rei, MG, 01/05/1922 - Rio de Janeiro, RJ, 28/12/1992). Ocupou a cadeira número 39 da Academia Brasileira de Letras. Pertenceu ao grupo de intelectuais mineiros da geração de 1945. A página apresenta sua biografia, bibliografia e versão online dos textos Gato gato gato e Três pares de patins.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - O

Otto Maria Carpeaux
http://www2.correioweb.com.br/cw/2001-05-13/mat_38011.htm
Ensaísta, crítico literário e jornalista (Viena, Áustria, 09/03/1900 - Rio de Janeiro, RJ, 03/02/1978). Uma de suas principais obras é a História da Literatura Universal. O artigo, publicado no Correio Braziliense por ocasião do 60º aniversário de sua estréia como articulista do Correio da Manhã, fornece dados biográficos e bibliográficos e é assinado por Ronaldo Conde Aguiar, professor da Universidade de Brasília.
Contato: cedoctxt@correioweb.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - O

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.