HOME

Escritores e Ensaístas - I

FONTES DE REFERÊNCIA
Ian Fleming
http://www.kirjasto.sci.fi/ifleming.htm
Romancista e jornalista inglês (Londres, 28/05/1908 - Kent, 12/08/1964), criador do personagem James Bond, o agente 007, que também ficou famoso no cinema. A página apresenta biografia e bibliografia, com links para Roald Dahl e Ben Hetch, que roteirizaram vários dos livros para o cinema, e de Kinsley Amis e Leslie Charteris, que deram continuidade à série após a morte de Fleming.
Contato: petri.liukkonen@kuusankoski.fi

Outro site:

. http://www.artofjamesbond.com
Site com ilustrações, cartazes e roteiros dos filmes de James Bond, além de capas de livros e histórias em quadrinhos.
Contato: redgrant@artofjamesbond.com


Atuação: Outras Literaturas - I

Idries Shah
http://www.clearlight.com/octagon/shahobit.htm
Escritor e sábio sufi (1924-1996), autor de extensa obra, traduzida em diversas linguas. Foi um dos fundadores do Club of Rome, ONG que reúne cientistas, intelectuais e políticos em torno de questões globais. Viveu no Afeganistão e na Inglaterra, onde fundou a editora Octagon Press e teve entre seus amigos próximos o poeta Robert Graves e a romancista Doris Lessing, que escreveu o seu necrológio. O site inclui artigo de D. Lessing sobre a obra de Idries Shah e dá acesso a uma página inglesa sobre sufismo.
Contato: octagon@schredds.demon.co.uk
Atuação: Outras Literaturas - I

Ignácio de Loyola Brandão
http://www.releituras.com/ilbrandao_bio.asp
Romancista, contista, crítico, roteirista e jornalista. (Araraquara, SP, 31/07/1936). Recebeu prêmios da APCA e Jabuti. A página apresenta biografia, bibliografia e versão online dos textos O Homem cuja orelha cresceu, Obscenidades para uma dona-de-casa e O anônimo - Presença da tragédia.
Contato: releitur@releituras.com
Atuação: Literatura Brasileira - I

Ilka Brunhilde Laurito
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta, cronista, contista, autora de literatura infanto-juvenil e professora (São Paulo, SP, 10/07/1925). Participou de movimentos, como Poesia na Praça. Sua obra é de tendência contemporânea e o primeiro livro, Caminhos, foi publicado em 1948. Recebeu o Prêmio Jabuti em 1987 e 1990. A página apresenta biografia, bibliografia, crítica e referências de sua obra, além de disponibilizar diversos poemas.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Imre Kertész
http://www.nobel.se/literature/laureates/2002/kertesz-bibl.html
Romancista húngaro (Budapeste - 09/11/1929). Foi sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz e atuante intelectual político do leste europeu. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2002. Sua página no site do Prêmio Nobel traz biografia e bibliografia.
Contato: Sekretariat@SvenskaAkademien.se

Outro site:
. http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT413011-1660,00.html
Página da Revista Época sobre sua premiação ao Nobel de Literatura; traz pequena biografia.
Atuação: Outras Literaturas - I

Inglês de Souza
http://www.academia.org.br/cads/28/ingles.htm
Romancista, contista, advogado, professor, jornalista e político (Óbidos, PA, 28/12/1853 - Rio de Janeiro, RJ, 06/09/1918). Membro da Academia Brasileira de Letras, fundou a Cadeira número 28. Foi o introdutor do Naturalismo no Brasil.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - I

Irmãos Grimm
http://www.pitt.edu/~dash/grimm.html
Filólogos, folcloristas e escritores alemães. A Grimm Brothers´ Home Page traz a cronologia da vida dos irmãos Jacob (1785-1863) e Wilhelm Grimm (1786-1859), que ficaram célebres por suas coletâneas de contos de fadas, como Branca de Neve, A Bela Adormecida e O príncipe sapo. A página dá acesso a várias dessas estórias, a textos sobre mitologia e a links externos sobre os dois irmãos. É organizada pelo prof. D.L. Ashliman, da Universidade de Pittsburgh (EUA), estudioso de mitos e folclore.
Contato: ashliman@hotmail.com
Atuação: Outras Literaturas - I

Irmãs Brontë
http://lang.nagoya-u.ac.jp/~matsuoka/Bronte.html
Escritoras inglesas do período vitoriano. The Brontë Sisters Web é uma página criada por Mitsuharu Matsuoka, professor de línguas e cultura da Universidade de Nagoya (Japão) sobre as famosas irmãs Brontë (Charlotte, Emily e Anne. Traz muitos links para textos das três e sobre elas, para o Museu instalado na casa onde viveram, para a Brontë Society e para muitas Brontë Home Pages.
Contato: matsuoka@lang.nagoya-u.ac.jp

Outro site:
. http://www.accd.edu/sac/english/bailey/brontes.htm
A The Brontës´ Page é uma página americana Charlotte, Emily e Anne Brontë. Dá acesso à bibliografia das três, com várias de suas obras online, entre elas Jane Eyre, de Charlotte, Wuthering Heights O morro dos ventos uivantes, de Emily, e Agnes Grey, de Anne. Através da página, criada pelo Departamento de Inglês do San Antonio College, pode-se chegar a Thornton, a pequena cidade onde nasceram, ao livro de Elizabeth Gaskell The Life of Charlotte Brontë e a vários links sobre elas.
Contato: pmcquien@accd.edu


Atuação: Outras Literaturas - I

Isaac Bashevis Singer
http://almaz.com/nobel/literature/1978a.html
Escritor judeu de origem polonesa (1904-1991), emigrou para os EUA em 1935. Prêmio Nobel de Literatura em 1978, publicou contos e romances que misturam a cultura e o humor judaico a uma visão humanística universal. A página, do Nobel Prize Internet Archive, traz sua biografia, o discurso que fez ao receber o Prêmio na Academia Sueca e um índice de seus livros, vários dos quais foram traduzidos para o português.
Contato: nobel@almaz.com
Atuação: Outras Literaturas - I

Isabel Allende
http://www.isabelallende.com/
Página oficial dessa escritora chilena, autora de sucessos como A Casa dos Espíritos. O site se divide em três partes: livros, raízes, com sua biografia e fotos de família, que incluem seu tio, o presidente Salvador Allende (assassinado durante o golpe no Chile, em 1973) e curiosidades, com perguntas e respostas sobre seu trabalho e sua vida.
Contato: kirk@kirkwicks.com
Atuação: Literatura Latino-Americana - I

Italo Calvino
http://www.emory.edu/EDUCATION/mfp/cal.html
Romancista e ensaísta italiano (1923-1985). A página traz trechos online de suas obras, texto autobiográfico, resenhas de seus livros e grande quantidade de links para outros sites a seu respeito.
Contato: mpajare@emory.edu

Outro site:
. http://www.italocalvino.net
Página em italiano sobre o escritor, com vários textos e imagens de seus livros.


Atuação: Outras Literaturas - I

Ivan Angelo
http://www.klickescritores.com.br/ivanangelo_.htm
Romancista, contista e jornalista. (Barbacena, MG, 04/02/1936). Recebeu prêmios, como o Jabuti e da APCA. A página apresenta biografia, bibliografia e versão online da resenha do livro Amor?.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - I

Ivan Junqueira
http://www.academia.org.br/cads/37/junqueira.htm
Poeta, tradutor, crítico literário, ensaísta e jornalista (Rio de Janeiro, RJ, 03/11/1934). Recebeu prêmios da ABL, INL, APCA, entre outros. Tomou posse na Academia Brasileira de Letras em 2000, na cadeira número 37. A página da ABL apresenta sua biografia e bibliografia, incluindo as obras A rainha arcaica (poesia, 1980), Testamento de Pasárgada (antologia crítica da poesia de Manuel Bandeira, 1981), À sombra de Orfeu (ensaios, 1984), Poemas reunidos (1999).

Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - I

Ivana Arruda Leite
http://doidivana.zip.net/
Ivana Arruda Leite nasceu em 1953 e é paulista de Araçatuba. Além de escritora é socióloga. Tem três livros publicados: “Histórias da mulher do fim do século” (1997); “Falo de mulher” (2002); “Confidencial – Anotações secretas de uma adolescente” (2003).


FONTES DE REFERÊNCIA
Itaú Cultural. Literatura
http://www.ici.org.br/literatura/antologia00.htm
O Instituto Itaú Cultural, através de seu Núcleo de Literatura, incentiva a reflexão sobre a literatura brasileira contemporânea. A página disponibiliza sua produção literária e uma Antologia Virtual de poetas com suas biografias e obras, algumas online. Oferece, também, o curso virtual "Brasil / Brasis: Literatura e Pluralidade Cultural".
Contato: instituto@itaucultural.org.br

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.