HOME

Escritores e Ensaístas - G

Gabriel García Márquez
http://www.nobel.se/literature/laureates/1982/marquez-bio.html
Romancista colombiano (1928). A pagina oficial da Fundação Nobel, que lhe conferiu o prêmio em Literatura em 1982, apresenta sua biografia, o discurso de agradecimento ao prêmio, o texto divulgado na ocasião pela Academia Sueca.
Contato: kristina.fallenius@nobel.se

Outros sites:
. http://www.almaz.com/nobel/literature/1982a.html
Bibliografia, artigos e muitos links sobre o escritor na página que pertence ao site The Nobel Prize Internet Archive.
Contato: ona@almaz.com.

. http://www.proseworld.com/marquez.html
Página feita nos EUA com versão em espanhol sobre o realismo mágico em Márquez, sua vida e seus livros, como Cem anos de Solidão, Amor em Tempo de Cólera, Crônica de uma Morte anunciada.
Contato: coralc_86@yahoo.com.

. http://www.TheModernWord.com/gabo/index.html
Macondo - Muito informativo, traz biografia bem desenvolvida e muitos links para artigos e resenhas, além de fotos do escritor e de capas de seus livros, etc.
Contato: quail@libyrinth.com.


Atuação: Literatura Latino-Americana - G

Gabriel Nascente
http://www.palavrarte.com/Equipe/equipe_gnascente.htm
Poeta, romancista, ensaísta e jornalista (Goiânia, GO, 23/01/1950). A página apresenta uma detalhada biografia, comentários do próprio sobre sua antolgia, A Torre de Babel, críticas de escritores como Carlos Drummond de Andrade, Thiago de Melo e Nelson Werneck Sodré e algumas de suas poesias.
Atuação: Literatura Brasileira - G

Gabriela Mistral
http://www.utopia.com.br/poesialatina/
Poetisa chilena (1889-1957) e primeira escritora latino-americana a receber o Prêmio Nobel de Literatura (1945). A página é do site Poesia Latina, que reúne biografias e poemas de autores de língua espanhola.
Contato: tpina@terra.com.br

Outros sites:
. http://www.uchile.cl/actividades_culturales/premios_nobel/mistral/
Página organizada pela Universidade do Chile com dados sobre vida e obra de Gabriela Mistral, bibliografia, os poemas Tala, Los sonetos de la muerte e Otros poemas.
Contato: www.master@www.uchile.cl.

. http://www.geocities.com/gabymistral/s.html
Discurso de G. Mistral ao receber o Nobel de Literatura em 1945. A página, em inglês, traz também dados biográficos e poemas.
Contato: asciitext@yahoogroups.com.

. http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/gabriela00.htm
Klick Escritores - Apresenta biografia e bibliografia da escritora.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Literatura Latino-Americana - G

Gao Xingjian
http://www.nobel.se/literature/laureates/2000/gao-bibl.html
Romancista, teatrólogo e ensaísta chinês (Ganzhou, 04/01/1940). Desde 1988 mora na França. Suas peças inspiram-se em parte em Artaud, Brecht e Beckett. Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura (2000). Também pinta em nanquim e, além de já ter exibido seus trabalhos em exposições internacionais, é autor das capas de seus livros.
Contato: Sekretariat@SvenskaAkademien.se
Atuação: Outras Literaturas - G

Garcilaso de la Vega, el Inca
http://www.analitica.com/va/hispanica/iconos/1019605.asp
Cronista e historiador peruano (Cuzco, 12/04/1539-Córdoba, Espanha, 24/04/1616), filho de um nobre espanhol e de uma princesa inca. Sua obra faz uma crítica à colonização espanhola e lança as bases para uma literatura latino-americana. No site, dados biográficos, um ensaio crítico de Andrea Imaginario Bingre, e trecho dos Comentarios reales, de Garcilaso.
Contato: editoranalitica@analitica.com
Atuação: Literatura Latino-Americana - G

Geir Campos
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta, dramaturgo, contista, ensaísta, tradutor e professor (São José do Calçado, ES, 28/02/1924 - Niterói, RJ, 08/05/1999). Pertence à terceira geração do Movimento Modernista. Colaborou em diversos periódicos e, em 1951, fundou com Thiago de Mello as Edições Hipocampo. Produziu e apresentou os programas Poesia Viva e Caminhos da Poesia, ambos do rádio MEC. A página apresenta biografia, bibliografia, crítica e referências de sua obra, além de disponibilizar alguns poemas.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Genolino Amado
http://www.academia.org.br/cads/32/genolino.htm
Cronista, ensaísta, dramaturgo, jornalista e professor (Itaporanga, SE, 03/08/1902 - Rio de Janeiro, RJ, 04/03/1989). Membro da Academia Brasileira de Letras, foi eleito em 1973 para a Cadeira número 32. Publicou durante mais de dez anos a série "Microcosmo" no Jornal do Comércio. A página da ABL traz biografia e bibliografia completa do autor.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - G

George Orwell
http://www.k-1.com/Orwell/
Escritor, jornalista e poeta inglês (1903-1950). Militou no Partido Socialista. Autor do célebre e profético 1984, cujo cenário é um mundo onde tudo é controlado, Animal Farm, Down and Out in Paris and London e outras obras, muitas levadas ao cinema. A página inclui ensaios escritos por ele e textos críticos sobre o autor.
Contato: info@k-1.com

Outro site:
. http://orwell.ru
Página com biografia, bibliografia, com várias obras que podem ser lidas em versão online (em inglês).
Contato: dag@orwell.ru.


Atuação: Outras Literaturas - G

George Trakl
http://www.seix-barral.es/fichaautor.asp?autor=105
Poeta austríaco (Salzburgo, 03/02/1887 - Cracóvia, 03/11/1914). Uma crise nervosa decorrente de sua participação na I Guerra Mundial levou-o ao suicídio aos 27 anos. Sua obra é pequena, mas de alta qualidade. Também escreveu peças teatrais. A página é da editora espanhola Seix-Barral, que publicou seu livro Cantos de Morte.
Contato: correo@deovolente.es
Atuação: Outras Literaturas - G

Georges Bataille
http://www.popsubculture.com/pop/bio_project/georges_bataille.html
Escritor francês ligado ao existencialismo (1897-1962) cuja obra é composta por uma ficção erotizada e por reflexões teóricas, abordando política, filosofia, religião. A página apresenta dados biográficos, bibliografia e links específicos.
Atuação: Outras Literaturas - G

Georges Simenon
http://www.ciadosmisterios.com.br/simenon.htm
Escritor belga de expressão francesa (Liège, 13/02/1903-Lausanne, Suíça, 04/09/1989), famoso sobretudo pelos livros protagonizados pelo inspetor Maigret. A página, em português, fornece dados biográficos e bibliográficos do autor.

Outros sites:
. http://www.trussel.com/f_maig.htm
O Inspetor Maigret, principal herói de Simenon, merece um fórum e uma biografia nesta página que traz também muitos links.
Contato: steve@trussel.com.

. http://www.ulg.ac.be/libnet/simenon.htm
O Centro de Estudos Georges Simenon e o Fundo Simenon da Universidade de Liège, na Bélgica, produziram este site (em francês) bastante completo sobre o autor incluindo até os filmes feitos a partir de sua obra.
Contato: mailinfo@ulg.ac.be

. http://dftuz.unizar.es/alex/gmarquez/gmarquez.html
A página é a compilação do prólogo escrito por Gabriel García Márquez às obras completas de Simenon publicadas na Espanha pela Ed. Tusquets.
Contato: rivero@sol.unizar.es.


Atuação: Outras Literaturas - G

Geraldo França de Lima
http://www.academia.org.br/cads/31/geraldo.htm
Romancista, contista, poeta, advogado e professor (Araguari, MG, 24/04/1914). Foi eleito para a cadeira número 31 da Academia Brasileira de Letras em 1989. A página apresenta sua biografia e bibliografia, além de versão online dos textos O reencontro e Fried auf immer der welt.

Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - G

Germán Uribe
http://www.geocities.com/Athens/Forum/8886/index.html
Página pessoal do escritor colombiano, com biografia, seus artigos para o semanário eletrônico La Revista, seu livro Todos los cuentos con que cuento, e outros escritos, inclusive uma página sobre Sartre.
Contato: guribe2@tutopia.com
Atuação: Literatura Latino-Americana - G

Getúlio Vargas
http://www.academia.org.br/cads/37/getulio.htm
Político, ex-presidente da República (São Borja, RS, 19/04/1882 - Rio de Janeiro, RJ, 24/08/1954). Em 1941 um grupo de acadêmicos patrocinou a sua admissão na Academia Brasileira de Letras, porém o eleito só tomou posse em 29/12/1943. Sua obra literária compreende apenas alguns discursos políticos, reunidos em A Nova Política do Brasil. O site da ABL apresenta sua biografia.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - G

Giacomo Leopardi
http://www.littlebluelight.com/leopardimain.html
Poeta italiano (1798-1837), considerado o segundo maior da Itália, depois de Dante Alighieri. Talento precoce, escreveu poemas e obras filológicas e filosóficas ainda adolescente. A página, em inglês, traz curta biografia e links para outros sites, inclusive italianos, como o Progetto Leopardi.
Contato: webmaster@littlebluelight.com

Outros sites:
. http://www.geocities.com/lericordanze
Obras poéticas, ensaios e outras, no original, online.

. http://www.leopardi.it/leopardi/news.nsf/start?readform
Leopardi.it traz biografia, bibliografia, estudos sobre o escritor. Link para página sobre Recanati, sua cidade natal.
Contato: info@leopardi.it.

. As http://www.fausernet.novara.it/fauser/biblio/index041.htm
Operette morali As (Pequenas obras morais), em versão digitalizada, incluindo Elogio degli uccelli (Elogio dos pássaros).
Contato: bonghi@mail.fausernet.novara.it.


Atuação: Outras Literaturas - G

Gianfrancesco Guarnieri
http://www.geocities.com/Broadway/8793/
Dramaturgo e ator (Milão, Itália, 06/08/1934). Este site, desenvolvido por Vanya Sant´Anna e Cacau Guarnieri, destaca sua peça Eles não usam Black-tie, adaptada para o cinema sob a direção de Leon Hirszman. A página oferece fotos e informações biográficas sobre Guarnieri, além de uma listagem de seus projetos atuais.
Contato: cecco@mandic.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - G

Gilberto Freyre
http://www.releituras.com/gilbertofreyre_bio.asp
Ensaísta, sociólogo e professor (Recife, PE, 15/03/1900 - Recife, PE, 18/07/1987). Sua primeira e mais importante obra é Casa-Grande e Senzala (1933). A página apresenta sua biografia, bibliografia e versão online dos textos Bahia e Bunda - Paixa Nacional.
Contato: releitur@releituras.com

Outro site:
. http://www.uol.com.br/cienciahoje/perfis/freyre/freyre1.htm
Perfil de Gilberto Freyre publicado na revista Ciência Hoje on-line, com dados biográficos e fotos.
Contato: choje@omega.lncc.br.


Atuação: Literatura Brasileira - G

Gilberto Mendonça Teles
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta, ensaísta, crítico literário e professor (Bela Vista de Goiás, GO, 20/06/1931). Pertence à terceira geração do Modernismo. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Machado de Assis, da ABL, em 1989, pelo conjunto de sua obra. A página apresenta biografia, crítica e referências de sua obra, além de disponibilizar vários poemas.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Gilka Machado
http://www.itaucultural.org.br/exposicoes/trajetoria_luz/antologia_virtual/biografia.cfm?cd_verbete=484
Poeta (Rio de Janeiro, RJ, 12/03/1893 - Rio de Janeiro, RJ, 17/12/1980). Pertencente ao Simbolismo, recebeu em 1979 o Prêmio Machado de Assis, da ABL. A página apresenta sua biografia e bibliografia, além de versão online dos poemas Particularidades... e Verão.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Outro site:
. http://www.secrel.com.br/jpoesia/gm.html
Jornal da Poesia - Resumo biográfico e os textos Saudade, Fecundação, Esboço, Reflexão, O Retrato Fiel e Chuva de Cinzas.
Contato: jpoesia@secrel.com.br.


Atuação: Literatura Brasileira - G

Giovanni Boccaccio
http://www.fardopalha.com/Romancistas/Bocacio1.htm
Escritor florentino (século XIV). O site traz sua biografia e trechos de suas obras, inclusive Decamerão, seu trabalho mais conhecido.
Contato: fardopalha@geocities.com

Outros sites:
. http://www.brown.edu/Departments/Italian_Studies/dweb/dweb.shtml
Decameron - Além da obra principal, traz um guia de estudos sobre a sociedade medieval diante da literatura.
Contato: Massimo_Riva@brown.edu

. http://www.courses.fas.harvard.edu/~chaucer/special/authors/boccaccio
The Geoffrey Chauccer Page - Traz diversas informações e análises sobre a obra do escritor.
Contato: ldb@wjh.harvard.edu


Atuação: Outras Literaturas - G

Godofredo de Oliveira Neto
http://acd.ufrj.br/letras/n4.htm
Romancista, autor de literatura infanto-juvenil, ensaísta e professor da UFRJ (Blumenau, SC, 22/05/1951). Membro da Academia Européia de Ciências, Letras e Artes e autor das obras: Marcelino Nanmbrá - O Manumisso, Faina de Jurema, O Bruxo do Contestado, Pedaço de Santo, Oleg e os Clones.
Atuação: Literatura Brasileira - G

Gonçalves de Magalhães
http://www.academia.org.br/cads/9/domingos.htm
Poeta, dramaturgo, médico e diplomata (Domingos José de G. de M., Visconde de Araguaia, Rio de Janeiro, RJ, 13/08/1811 - Roma, Itália, 10/06/1882). Considerado o primeiro romântico histórico brasileiro, é o patrono da Cadeira número 9 da Academia Brasileira de Letras. A página da ABL disponibiliza sua biografia e bibliografia, além de versão online do texto Invocação à saudade.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - G

Gonçalves Dias
http://www.gd.g12.br/gdias/
Poeta, dramaturgo, tradutor, etnógrafo e professor (Caxias, MA, 10/08/1823 - Baixio dos Atins, MA, 03/11/1864). Foi um representante do Romantismo que, junto com José de Alencar, imprimiu à literatura brasileira um caráter nacional. Patrono da cadeira número 15 da Academia Brasileira de Letras. Esta página foi realizada pelo Colégio Gonçalves Dias, RJ, com versão em espanhol e em inglês. Apresenta biografia e bibliografia do autor, incluindo peças teatrais e um dicionário da língua tupi, além de versão online de poesias, como Canção do Exílio e I-Juca Pirama.
Contato: ascom@gd.g12.br

Outros sites:
. http://www.itaucultural.org.br/exposicoes/trajetoria_luz/antologia_virtual/biografia.cfm?cd_verbete=489
Itaú Cultural - Biografia, bibliografia e os textos O Canto do Piaga, A Tempestade, Leito de Folhas Verdes.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

. http://www.academia.org.br/cads/15/gdias.htm
ABL - Biografia, bibliografia e alguns textos como a canção do exílio.
Contato: academia@academia.org.br

. http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/gdias.html
Universidade Federal de Santa Catarina - Obra completa I-Juca Pirama.
Contato: alckmar@cce.ufsc.br

. http://www.klickescritores.com.br/pag_imortais/fr_goncalves.htm
Klick Escritores - Apresenta biografia, bibliografia.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - G

Gonzalo de Berceo
http://www.geocities.com/urunuela1/berceo/berceo1.htm
Clérigo e poeta (Espanha, 1198 - 1268). A página apresenta sua biografia, bibliografia, documentação histórica, poemas em homenagem ao poeta, entre outros. Disponibiliza ainda sua obra completa: Martyrio de Sant Laurençio, Loores de Nuestra Sennora, Milagros de Nuestra Sennora, Del Sacrificio de la misa, Duelo que fizo la Virgen María el día de la pasión de su fijo Jesu Christo, Vida del glorioso confesor Santo Domingo de Silos, Signos que aparecerán antes del Juicio, Vida de Santa Oria Virgen, Estoria del Sennor Sant Millan e Himnos. Textos em espanhol.
Contato: benito_somalo@vallenajerilla.com
Atuação: Outras Literaturas - G

Graça Aranha
http://www.academia.org.br/cima1.htm
Romancista, ensaísta, magistrado e diplomata (São Luís, MA, 21/06/1868 - Rio de Janeiro, RJ, 26/01/1931). Fundador da cadeira número 38 da Academia Brasileira de Letras. Considerado um dos chefes do movimento renovador da literatura brasileira. A página apresenta sua biografia, bibliografia e versão online dos textos Sacrifício do cavalo, Nabuco e Machado, A emoção estética na arte moderna.

Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - G

Graciliano Ramos
http://www.graciliano.com.br/
Romancista e jornalista (Quebrangulo, AL, 27/10/1892 - Rio de Janeiro, RJ, 20/03/1953). Sua página oficial apresenta um "auto-retrato" (dados biográficos do escritor por ele próprio aos 56 anos), uma linha do tempo que contextualiza sua vida e sua obra no panorama brasileiro e mundial, bibliografia e uma série de links importantes. Entre estes, sites sobre os filmes extraídos de seus romances Vidas Secas e São Bernardo, e das suas Memórias do Cárcere.
Contato: ramos@graciliano.com.br

Outros sites:
. http://www.vidaslusofonas.pt/graciliano_ramos.htm
No portal português Vidas Lusófonas, o também escritor brasileiro Hélio Pólvora apresenta a biografia de Graciliano, com citações e fotos do escritor alagoano, autor de Vidas Secas, São Bernardo, Angústia, entre outras obras.
Contato: np33wk@mail.telepac.pt

. http://www.citi.pt/cultura/literatura/romance/graciliano_ramos
Página sobre Graciliano, com bibliografia, prêmios e resumo de Vidas Secas.
Contato: citi@mail.telepac.pt.

. http://www.klickescritores.com.br/pag_imortais/fr_graciliano.htm
Klick Escritores - Apresenta biografia, bibliografia.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - G

Graham Greene
http://members.tripod.com/~greeneland/
Autor inglês (1904-1991) cujos romances, caracterizados pela intensidade e ação dramática, foram, quase todos, levados ao cinema. Entre eles, O Terceiro Homem, Os Comediantes, O Americano Tranqüilo, Nosso homem em Havana etc. Seus contos manifestam igualmente suas preocupações éticas e religiosas. No site, biografia, depoimentos sobre sua obra por escritores como Orwell e Evelyn Waugh, resumos dos livros.
Contato: greenesite@hotmail.com
Atuação: Outras Literaturas - G

Gregório de Matos e Guerra
http://www.ufba.br/gmg/
Poeta lírico, satírico e religioso (Salvador, BA, 1623 - Recife, PE, 1696). Importante figura do Barroco literário brasileiro. Patrono da Cadeira número 16 da Academia Brasileira de Letras. Esta página foi realizada na Universidade Federal da Bahia, com versão em inglês e em espanhol. Apresenta dados biográficos, cronologia e bibliografia básica, além de versão online dos poemas Descreve a Ilha de Itaparica, Contemplando as cousas do mundo, entre outros trabalhos.
Contato: webmast@ufba.br

Outro site:
. http://www.klickescritores.com.br/pag_imortais/fr_gregorio.htm
Klick Escritores - Apresenta biografia, bibliografia.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - G

Guilherme de Almeida
http://www.itaucultural.org.br/exposicoes/trajetoria_luz/antologia_virtual/biografia.cfm?cd_verbete=493
Poeta, tradutor, ensaísta, jornalista e advogado (Campinas, SP, 24/07/1890 - São Paulo, SP, 11/07/1969). Eleito "Príncipe dos Poetas Brasileiros". Participou da Semana de Arte Moderna em 1922. Primeiro modernista a entrar para a Academia Brasileira de Letras. A página apresenta sua biografia e bibliografia.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Outros sites:
. http://www.academia.org.br/cads/15/guilherm.htm
ABL - Biografia, bibliografia e parte do Livro de horas de Soror Dolorosa.
Contato: academia@academia.org.br

. http://www.uol.com.br/museusp/guilherme/principa.htm
Casa Guilherme de Almeida - Acervo, fotografias e cronologia.
Contato: casaguialmeida@uol.com.br

. http://www.secrel.com.br/jpoesia/gu.html
Jornal da Poesia - Obras online.
Contato: jpoesia@secrel.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - G

Guilhermo Cabrera Infante
http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/cub_escrit/cabrera_bio.htm
Diplomata, jornalista, crítico, contista e romancista cubano (1929 - 2005). Seu livro mais célebre é Três Tristes Tigres, romance de grande modernidade e criação verbal. Apresenta biografia e bibliografia e o texto La breve vida infeliz de Reynaldo Arenas.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Latino-Americana - G

Guillermo Morón
http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/ven_escrit/guilhermo_bio.htm
Historiador, jornalista, pedagogo e escritor venezuelano (1926), inicia-se no jornalismo aos 14 anos, quando exerce a direção do semanário El Amigo del Hogar. Mais tarde, chega a ser assíduo colaborador de todos os jornais venezuelanos. Apresenta biografia, bibliografia e o texto Semblanza Del General Páez.

Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Latino-Americana - G

Guimarães Rosa
http://www.academia.org.br/cads/2/guimarae.htm
Romancista, contista, médico e diplomata (João G. R., Cordisburgo, MG, 27/06/1908 - Rio de Janeiro, RJ, 19/11/1967). Eleito em 1963 para ocupar a Cadeira número 2 da Academia Brasileira de Letras, morreu três dias após sua posse. A página oficial da ABL apresenta dados biobibliográficos, além de versão online do texto Grande Sertão: Veredas.
Contato: academia@academia.org.br

Outros sites:
. http://www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura/guimaraesrosa/index.htm
Página produzida pelo projeto Alô Escola, da TV-Cultura, com base em programa transmitido pela emissora sobre o escritor mineiro. Traz dados biográficos, fotos, trechos de suas obras e bibliografia.
Contato: webmaster@tvcultura.com.br

.
http://www.klickescritores.com.br/pag_imortais/fr_rosa.htm
Klick Escritores - Apresenta biografia, bibliografia.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - G

Günter Grass
http://www.nobel.se/literature/laureates/1999/index.html
Romancista, contista, poeta e ensaísta alemão (Dantzig, 1927), cuja obra reflete seu engajamento com o socialismo, com o movimento pela paz e com a ecologia. Recebeu vários prêmios internacionais de literatura, inclusive o Nobel (1999). Sua página no site do Prêmio Nobel traz biografia e bibliografia.
Contato: Sekretariat@SvenskaAkademien.se
Atuação: Outras Literaturas - G

Gustave Flaubert
http://perso.wanadoo.fr/jb.guinot/pages/accueil.html
Considerado um dos maiores escritores franceses (1821-1880) é conhecido hoje principalmente por seu romance Madame Bovary. A página mostra a cronologia de sua vida, seus amores, seus amigos. Entre outras curiosidades, o enterro de Flaubert descrito por Zola e Edmond de Goncourt. Leia versão online de algumas obras (com texto integral ou extratos),
Contato: jb.guinot@wanadoo.fr

Outros sites:
. http://pages.globetrotter.net/pcbcr/flaubert.html#oe
Informações e links sobre sua obra, inclusive artigo sobre Madame Bovary, escrito por Baudelaire em 1857, e acusação do Ministério Público francês contra o romance, por "atentado aos bons costumes".
Contato: pcbcr@microtec.net.

. http://www.multimania.com/gustaveflaubert/pagedegarde.htm
Dictionaire des Idées Reçues (Dicionário das Idéias Feitas), que Flaubert deixou inacabado e que deveria ter sido incorporado à sua última obra, Bouvard et Pécuchet, história de uma dupla de ignorantes pretensiosos. A página apresenta também biografia, obras, manuscritos, teses sobre o escritor, acesso à Revue Flaubert e ao Site Flaubert da Universidade de Rouen, sua cidade natal.
Contato: gustaveflaubert@multimania.com.

. http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/gustave00.htm
Klick Escritores - Apresenta biografia, bibliografia e os textos A lenda de S. Julião Ospedeiro e Uma Alma Simples.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Outras Literaturas - G

Gustavo Barroso
http://www.academia.org.br/cads/19/gustavo.htm
Romancista, contista, cronista, ensaísta, folclorista, historiador, jornalista, advogado, professor e político (Fortaleza, CE, 29/12/1888 - Rio de Janeiro, RJ, 03/12/1959. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1923, ocupando a Cadeira número 19. A página da ABL disponibiliza seus dados biográficos e bibliográficos.
Atuação: Literatura Brasileira - G

Gustavo Bernardo
http://www.klickescritores.com.br/gustavob_.htm
Poeta, romancista, autor de literatura infanto-juvenil, ensaísta, autor de obras didáticas e professor de Letras da UERJ (G. B. Krause). A página apresenta biografia, bibliografia e versão online da resenha do livro Lúcia.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - G

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.