HOME

Escritores e Ensaístas - B

B. Lopes
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta parnasiano (Boa Esperança, Rio Bonito, RJ, 19/01/1859 - Rio de Janeiro, RJ, 18/09/1016). Nome literário de Bernardino da Costa Lopes. Colaborou nos periódicos cariocas Tribuna Popular e Novidades e seu primeiro livro foi Cromos, publicado em 1881. A página apresenta biografia, bibliografia, crítica e referências de suas obras, além de textos, como os poemas A Condessa; Asas Úmidas; Mameluca; Toda e XXVIII (O casebre esburacado).
Contato: instituto@itaucultural.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - B

Balzac
http://www.estadao.com.br/ext/frances/balzac.htm
Romancista francês (Tours, 16/05/1799 - Paris, 18/08/1850). Na comemoração dos 200 anos de nascimento de Honoré de Balzac, o site francês do jornal O Estado de São Paulo dedicou uma página inteira ao autor, com dados biográficos. A página apresenta uma série de resenhas sobre o livro A comédia humana,
Contato: francais@estado.com.br

Outros sites:
___. France diplomatie
http://www.france.diplomatie.fr/culture/france/biblio/foire_aux_textes/index.html
A página apresenta textos completos do autor: Ferragus, Chef des Dévorants, Eugénie Grandet, Jésus-Christ en Flandre, La maison du chat-qui-pelote, La recherche de l´absolu, Le chef d´oeuvre inconnu, Le colonel Chabert, Les chouans, Melmoth réconcilié, Sarrasine, Traité des excitants modernes, Une passion dans le désert.Em francês.
Contato:adpfpublications@adpf.asso.fr.

___. Klick Escritores
http://www.klickescritores.com.br
Apresenta biografia, bibliografia e os textos completos O xale de selim e O elixir da longa vida.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Outras Literaturas - B

Barão de Itararé (Apparício Torelly)
http://www.releituras.com/itarare_bio.asp
Humorista, poeta e jornalista (Rio Grande, RS, 29/01/1895 - Rio de Janeiro, RJ, 26/11/1971). A página apresenta sua biografia e bibliografria, além dos textos completos: Propaganda realista, Como entrou no céu o primeiro advogado,Conselho médico (retirados do livro:Máximas e mínimas do Barão de Itararé e O lobisomem (extraído do livro Almanaque 1955-primeiro semestre.
Contato: releitur@releituras.com
Atuação: Literatura Brasileira - B

Barbosa Lima Sobrinho
http://www.academia.org.br/cads/6/barbosa.htm
Ensaísta, advogado, jornalista, historiador e professor (Alexandre José B. L. S., Recife, PE, 22/01/1897 - Rio de Janeiro, RJ, 16/07/2000). Eleito em 1937 para a Cadeira número 6 da Academia Brasileira de Letras, cujo site disponibiliza sua biografia e bibliografia completa, além dos textos completos: O Jornalismo no movimento abolicionista e A língua portuguesa e a unidade do Brasil.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - B

Basílio da Gama
http://www.academia.org.br/cads/4/basilio.htm
Poeta ( São José do Rio das Mortes, depois São João del Rei, hoje Tiradentes, MG, 22/07/1740 - Lisboa, Portugal, 31/07/1795). É o patrono da Cadeira número 4 da Academia Brasileira de Letras. Participou da chamada Escola Mineira. A página da ABL traz biografia e bibliografia, além dos textos completos: À nau serpente, A uma senhora, A resignação, Ao Marquês de Pombal e Uruguai.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - B

Beatriz Resende
http://www.ufrj.br/pacc/beatriz.html
Ensaísta, professora da UNIRIO, pesquisadora do PACC - Programa Avançado de Cultura Contemporânea e editora da Z Revista Eletrônica (Rio de Janeiro, RJ, 20/05/1948). A página apresenta currículo, informações de outras atividades e alguns de seus ensaios. Traz também o texto completo O Súbito Desaparecimento da Cidade na Ficção Brasileira dos Anos 90.
Contato: bresende@centroin.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - B

Beatriz Sarlo
http://www.literatura.org/Sarlo/Sarlo.html
Crítica, pesquisadora e professora (Buenos Aires, Argentina, 1942). Escreveu sobre literatura popular, história do jornalismo e dos meios de comunicação e papel dos intelectuais. Desde 1978 dirige a revista Punto de Vista. O site apresenta seus dados biográficos, bibliografia, os textos completos: Tríptico revolucionario, La amble espiritualidad, El Centro comercial e trechos de livros da autora: Público e Capítulo I: Abundancia y Pobreza.Em espanhol.
Contato: ernesto@literatura.org
Atuação: Literatura Latino-Americana - B

Benjamin Costallat
http://veja.abril.uol.com.br/080999/p_150.html
Romancista, contista, cronista, crítico, jornalista e musicista. (Rio de Janeiro, RJ, 26/05/1897 - 27/02/1961). A página apresenta um texto de Carlos Graieb sobre a literatura brasileira no início do século. Traz também texto de uma pesquisa de Andréa Portolomeos sobre a narrativa moderna e as influências de Costallat.
Atuação: Literatura Brasileira - B

Bernard Shaw
http://www.imagi-nation.com/moonstruck/clsc18.html
Dramaturgo irlandês (Dublin, 26/07/1856-1950). Recebeu o Nobel de Literatura em 1925. Foi escritor extremamente produtivo, caracterizando-se pelo inconformismo e humor cáustico. Desenvolveu também intensa atividade política. A página, além de breve biografia, traz informações sobre suas peças, outros trabalhos e estudos biográficos. Traz também o texto completo de: How to Write a Popular Play (Como escrever uma peça de sucesso), de 1909.Em inglês.
Contato: newdrama@aol.com

Outros sites:
___.Shaw Reference Archive.
http://csf.colorado.edu/mirrors/marxists.org/reference/archive/shaw/index.htm
O site oferece textos completos: socialism and superior brains: A Reply to Mr. Mallock ,The Perfect Wagnerite: A Commentary on the Niblung´s Ring,An Unsocial Socialist ,Women in the Labor Market,Church, School, and Press,Socialism and Liberty,The Population Question,Socialism and Children,Socialism and Marriage,The Lysenko Muddle e Mrs. Warren´s Profession e dá informações sobre sua participação na Fabian Society, que se tornou o Partido Trabalhista inglês.Em inglês.
Contato: reference@marxists.org.

___. Pigmalião
http://www.bartleby.com/138/
Texto completo de Pigmalião uma das peças mais conhecidas de Shaw, cujos personagens centrais são THenry Higgins, professor de fonética, e Eliza Doolittle, uma pobre florista de rua, a quem ele ensina a falar corretamente.
Contato: webmaster@bartleby.com.

___. My fair lady
http://www.filmsite.org/myfa.html
Página sobre o musical My fair lady, de 1964, estrelado por Audrey Hepburn e Rex Harrison. Traz o roteiro e as letras das músicas.
Contato: chrissmith@doubleclick.net

___.Klick Escritores
http://www.klickescritores.com.br
Apresenta biografia, bibliografia e o texto completo Uma visita ao campo.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Outras Literaturas - B

Bernardo Élis
http://www.academia.org.br/cads/1/bernardo.htm
Romancista, contista, advogado e professor (Corumbá, GO, 15/11/1915 - Corumbá, GO, 30/11/1997). Membro da Academia Brasileira de Letras, é um dos representantes do Modernismo em Goiás. Recebeu o prêmio Jabuti em 1968. A página traz sua biografia e bibliografia, além dos textos completos: Primeira chuva, O descobrimento, O coronel Pedro Melo e Pelo sim, pelo não.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - B

Bernardo Ajzenberg
http://www.klickescritores.com.br/bernardoaj_.htm
Romancista, contista, tradutor e jornalista (São Paulo, SP, 21/01/1959). A página apresenta sua biografia e bibliografia, uma resenha do seu livro Variações Goldman e os textos completos: Um debate delicado e Casamento imperfeito ,do jornal Folha de São Paulo.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - B

Bernardo Carvalho
http://www.klickescritores.com.br/bernardoc_.htm
Romancista, contista e jornalista (Rio de Janeiro, RJ, 1960). Recebeu o Prêmio Machado de Assis (categoria "narrativa"), da FBN, em 2002. A página apresenta sua biografia e bibliografia, além de uma resenha do livro As Iniciais.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br

Outro site:

___.Nove noites
http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT395456-1655,00.html
Trecho do livro Nove Noites, publicado pela revista Época.
Contato: epocacultura@edglobo.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - B

Bernardo Guimarães
http://www.academia.org.br/cads/5/bernardo.htm
Romancista, poeta, magistrado, jornalista e professor (Ouro Preto, MG, 15/08/1825 - Ouro Preto, MG, 10/03/1884). Pertenceu à segunda geração do Romantismo brasileiro. A página da ABL disponibiliza sua biografia e bibliografia, além dos textos completos: Hino à Aurora e O destino de Isaura.
Contato: academia@academia.org.br

Outros sites:
___. Itaú Cultural virtual
http://www.itaucultural.org.br
O site traz biografia, bibliografia e o texto completo: A Orgia dos Duendes.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

___. Vida e obra de Bernardo Guimarães
http://www.geocities.com/Athens/Olympus/3583/bernardo.htm
O site traz biografia, cartas do autor para amigos,textos completos:A Escrava Isaura,O Ermitão de Muquém (para download),O garimpeiro e O seminarista (livros), os polêmicosO Elixir do Pajé e A Origem do Mênstruo(poesias)e outros inúmeros poemas.
Contato: Livro de Visitas

___.Klick Escritores
http://www.klickescritores.com.br
Apresenta biografia, bibliografia e trecho e textos completos: A Escrava Isaura,No meu aniversário,À sepultura de um escravo,À uma estrela,Uma filha do campo ,Uma filha do campo ,A origem do mênstruo .
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - B

Bertolt Brecht
http://www.cwru.edu/204000/artsci/modlang/german380/brecht.html
Dramaturgo alemão (Augsburg,1898 - Berlim, 1956). Considerado um dos mais importantes do século vinte. Site organizado e mantido pelo professor Peter Yang da Case Western Reserve University, em Cleveland, EUA. Traz biografia detalhada, bibliografia e farta listagem de links. Em alemão.
Contato: pjy2@po.cwru.edu

Outros sites:
. http://acd.ufrj.br/pacc/brecht/brecht.html
Bertolt Brecht: 100 Anos Homepage da bibliografia de e sobre o dramaturgo alemão, organizada pelo Instituto Goethe de São Paulo, o Arquivo Multimeios do Centro Cultural São Paulo, e a Biblioteca Jenny Klabin Segall do Museu Lasar Segall, e disponibilizado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC. Além das bibliografias, o site oferece uma listagem de periódicos temáticos e documentação sobre a montagem de peças no Brasil.
Contato: pacc@cfch.ufrj.br

. http://mitpress.mit.edu/journals/DRAM/43-4/contents.html
The Drama Review - Revista on-line sobre teatro. A edição aqui "lincada" é dedicada a Brecht.
Contato: mcleod@mit.edu

. http://polyglot.lss.wisc.edu/german/brecht/main.html
A homepage da International Brecht Society, sediada em Nova York, divulga estudos sobre o dramaturgo, produções de suas peças, festivais de teatro, mostra a cronologia de sua vida, uma farta lista de links, além de página sobre o Berliner Ensemble, que ele fundou em 1949 com sua mulher, Helene Weigel, em Berlim.
Contato: mdsilber@facstaff.wisc.edu.

. http://www.german.hpg.ig.com.br/brecht.htm
A página traz biografia, opção para ler integralmente seus poemas e relação completa de suas peças teatrais.
Contato: malaloca@yahoo.com


Atuação: Outras Literaturas - B

Bosco Brasil
http://www.novasdiretrizes.com.br/
Dramaturgo e autor de TV. A página apresenta a premiada peça Novas Diretrizes em Tempos de Paz, que lhe rendeu o Prêmio SHELL de Melhor Autor, em 2002. Veja também o texto do autor Ainda Há Remédio e a crítica da peça Abelardo e Berilo, por Dirceu Alves Jr.
Contato: novasdiretrizes@novasdiretrizes.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - B

Braulio Tavares
http://www.klickescritores.com.br/braulio_.htm
Dramaturgo, ensaísta, poeta, romancista e contista (Campina Grande, PB, 02/09/1950). A página apresenta sua biografia e bibliografia, além de versão online da resenha da obra A Espinha Dorsal da Memória.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - B

Bruno Tolentino
http://www.secrel.com.br/jpoesia/btolentino.html
Poeta, crítico literário e professor (Rio de Janeiro, RJ, 1940). Morou no exterior grande parte de sua vida, lecionando nas Universidades de Oxford, Essex e Bristol e trabalhando com o grande poeta inglês W.H. Auden. A página apresenta suas poesias, críticas e uma polêmica entrevista à revista Veja.
Contato: jpoesia@secrel.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - B

Byron
http://www.englishhistory.net/byron.html
Poeta romântico (Londres, Inglaterra, 22/01/1788 - Missolonghi, Grécia, 19/04/1824), também conhecido como Lord Byron. O site traz cronologia detalhada de sua vida, edição online de sua obra poética, bibliografia e uma galeria de quadros que o representam. Inclui também links, entre os quais sobre sua filha, Ada Byron Lovelace, que se dedicou à matemática e trabalhou em colaboração com Charles Babbage, um dos precursores do computador.
Contato: marilee@englishhistory.net

Outro Site:
. http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/byron00.htm
Klick Escritores -Apresenta biografia, bibliografia e os textos Versos Inscritos numa Taça Feita de um Crânio, Sol dos insones, Trevas, Estâncias para música e O Oceano.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Outras Literaturas - B

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.