HOME

Escritores e Ensaístas - A

FONTES DE REFERÊNCIA
A.S. Byatt
http://www.asbyatt.com/
Romancista e ensaísta inglesa. Seu romance Possession ganhou versão cinematográfica em 2002. Conquistou o maior prêmio literário inglês. Seu site oficial traz biografia, agenda, bibliografia completa. A página apresenta ainda, trechos de artigos e ensaios do autor: The Shadow of the Sun, Angels & Insects e Babel Tower, além de textos completos do autor: Choices: On the Writing of Possession e Fairy Stories: The Djinn in the Nightingale´s Eye.
Atuação: Outras Literaturas - A

Abgar Renault
http://www.academia.org.br/cads/12/abgar.htm
Poeta, ensaísta, tradutor, educador e político (Barbacena, MG, 15/04/1901 - Rio de Janeiro, RJ, 31/12/1995). Membro da Academia Brasileira de Letras - cadeira 12. Participou do Movimento Modernista de Minas Gerais. O site da ABL disponibiliza sua biografia e bibliografia, além dos textos completos do autor: Sonetos, Chão Morto, Sofotulafai e Desintegração.

Outros sites:
___.Jornal de Poesia
http://www.secrel.com.br/jpoesia/arenault.html
O site disponibiliza uma biobibliografia e textos completos das poesias: Antologia Poética, Alegoria, Branca Noite de Luar e Sub Specie Aeternitatis e Encantamento; Soneto do Impossível, Humildade, A Intangível Beleza, A que amostraes nos olhos & no rosto, Co a estulticia do Amor desavisado, Em vam apuro a minha fortitude, Essa vossa serena fermosura, Gran segurança eu hei de que a alegria, Na rua feia e Felicidade; Poemeto Matinal, Balada da irremediável tristeza, Balada Quase Metafísica, Desintegração, Poemeto Rural, Noite, Fim e Como Quem Pede uma Esmola.

___.Site do Centro de Estudos Literários da UFMG
http://www.letras.ufmg.br/cel/abgar.htm
Site do Centro de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG. Apresenta uma breve biografia do autor.


Atuação: Literatura Brasileira - A

Adélia Prado
http://www.releituras.com/aprado_bio.asp
Romancista, poeta, contista, cronista e professora (Divinópolis, MG, 13/12/1935). Recebeu o Prêmio Jabuti (1978).O site apresenta textos completos da autora inspirados na vida cotidiana, como Cantiga dos pastores, Corridinho, Dona Doida, Manuscritos de Felipa XIV, Moça na sua cama, Sem enfeite nenhum, Para o Zé, Casamento, Dolores, Os Componentes da banda, Manuscritos de Felipa XXXV, Cacos para um vitral, No presépio, Rodando, De afrodisíacos, O Desbunde, O Senhor é meu pastor, que são reproduzidos nesta página, fazendo parte do Projeto Releituras, idealizado por Arnaldo Nogueira Jr.
Contato: releitur@releituras.com
Atuação: Literatura Brasileira - A

Adelmar Tavares
http://www.academia.org.br/cads/11/adelmar.htm
Poeta, ensaísta, jornalista, professor, advogado, jurista e magistrado (Recife, PE, 16/02/1888 - Rio de Janeiro, RJ, 20/06/1963). Eleito em 1926 para a Cadeira número 11 da Academia Brasileira de Letras. A página da ABL apresenta textos completos, como A vida tem dois caminhos, Serenidade, Amor, A cidade de Recife, Mistério, Trovas, Vela branca, A que amei, e Ciranda. Ainda disponibiliza biografia e bibliografia do acadêmico.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Ademir Assunção
http://www.zonabranca.hpg.ig.com.br/index.htm
Poeta, romancista, ensaísta e jornalista (Araraquara, SP, 02/06/1961). A página apresenta poemas e trechos de seus quatro livros publicados até o final de 2001, biografia, entrevistas, crítica e fotos. Traz versão online de trechos dos livros: Lsd Nô, A Máquina Peluda, Cinemitologias e Zona Branca.
Contato: zonabranca@uol.com.br

Outro site:
. http://www.klickescritores.com.br/ademir_.htm
Klick Escritores - Apresenta biografia, bibliografia e resenha por Boris Schnaiderman
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Adolfo Bioy Casares
http://www.literatura.org/Bioy/Bioy_Casares.html
Romancista e ensaísta argentino (Buenos Aires, 15/09/1914 - Buenos Aires, 12/03/1999). É considerado um dos maiores autores de ficção latino-americanos. Amigo e colaborador de Jorge Luis Borges, recebeu a Legion d"Honneur francesa (1981) e o Prêmio Cervantes (1990). Um dos seus romances mais conhecidos é Diário de la guerra del cerdo, levado ao cinema por Leopoldo Torre-Nilson. A página apresenta dados biográficos, bibliografia, entrevista, e um artigo escrito pelo autor. Também é possível encontrar alguns trechos de seus livros online como: capítulos I, II e III do livro De un mondo a otro; e textos completos como os contos: En memoria de Paulina do livro La trama celeste, Nóumeno do livro Historias desaforadas, Cartas a Silvina do livro En viaje, e El caso de los viejitos voladores, publicado no jornal La nación.
Contato: ecarletti@giga.com.ar

Outro site:
___.Klick Escritores
http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/bioy00.htm
Apresenta biografia e bibliografia do escritor. E ainda possui textos completos como: Las aventuras del capitán Morris e Elogio del seudónimo.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Literatura Latino-Americana - A

Adolfo Caminha
http://www.literatura.2x.com.br/acaminha.htm
Romancista, contista, crítico literário e jornalista (Aracati, CE, 29/05/1867 - Rio de Janeiro, RJ, 01/01/1897). Membro da Padaria Espiritual e uma das figuras mais expressivas do naturalismo no Brasil. Autor dos romances A Normalista, de 1893 e Bom Crioulo, de 1895. O site apresenta uma breve biografia.

Outro site:
___. E-books Brasil
http://www.ebooksbrasil.com/eLibris/normalista
O site disponibiliza textos completos do romance A Normalista e Bom Crioulo.
Atuação: Literatura Brasileira - A

Adonias Filho
http://www.academia.org.br/cads/21/adonias.htm
Romancista, contista e jornalista (Itajuipe, BA, 27/11/1915 - Ilhéus, BA, 02/08/1990). Foi diretor da Biblioteca Nacional e presidente da Associação Brasileira de Imprensa. Ocupou a cadeira 21 da Academia Brasileira de Letras. O site traz sua biografia e textos completos ou seja, alguns textos escolhidos pela Academia, tais como Do outono e do silêncio, Pequenas constatações, D. Pedro I, e Literaturazinha.
Atuação: Literatura Brasileira - A

Adriana Lisboa
http://www.klickescritores.com.br/adriana_.htm
Romancista, música e professora (Rio de Janeiro, RJ, 25/04/1970). Além de dados biográficos, a página apresenta resenha de seu livro Sinfonia em Branco. Traz a versão online de Caligrafia, que faz parte da coletânea Manual de Cartografia, ainda inédita.
Contato: novosautores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Adriano Espínola
http://www.terravista.pt/mussulo/1701/adriano_espínola.htm
Poeta, ensaísta e professor (Fortaleza, CE, 01/03/1952). É editor-adjunto da Revista Poesia Sempre, da Fundação Biblioteca Nacional/DNL e recebeu o Prêmio FBN (1985). A página apresenta sua biografia e bibliografia.
Atuação: Literatura Brasileira - A

Affonso Ávila
http://virtualbooks.terra.com.br/osmelhoresautores/biografias/Affonso_avila.htm
Poeta, ensaísta, pesquisador e jornalista (Afonso Celso Ávila, Belo Horizonte, MG, 19/01/1928). Marcou em seus escritos muitos dos acontecimentos literários no Brasil nas últimas décadas, como o desenvolvimento da poesia concreta nos anos 60. A página traz breve biografia e algumas de suas obras mais conhecidas, como as poesias O Açude e Sonetos de Descoberta, de 1953 e Carta do Solo, de 1961, e os ensaios Resíduos Seiscentistas em Minas, de 1967 e O Poeta e a Consciência Crítica, de 1969.
Atuação: Literatura Brasileira - A

Affonso Romano de Sant´Anna
http://www.releituras.com/arsant_bio.asp
Poeta, ensaísta, crítico literário, cronista e professor (Belo Horizonte, MG, 27/03/1937). Lançou a revista Poesia Sempre (DNL-FBN) e recebeu prêmios, como o Jabuti (1976). A página, do portal Releituras traz sua biografia e bibliografia, além de textos do escritor. Disponibiliza versão online de Antes que elas cresçam, A mulher madura, Assombros, entre outros.
Contato: releitur@releituras.com
Atuação: Literatura Brasileira - A

Afonso Arinos
http://www.academia.org.br/cads/40/afonso.htm
Romancista, contista, ensaísta, dramaturgo, jornalista e professor (A. A. de Melo Franco, Paracatu, MG, 01/05/1868 - Barcelona, Espanha, 19/02/1916). Expressivo nome na ficção regionalista brasileira, com técnica do realismo. Membro da Academia Brasileira de Letras - cadeira nº 40. O site da ABL traz sua biografia e bibliografia.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Afonso Celso
http://www.academia.org.br/cads/36/afonso.htm
Poeta, romancista, ensaísta, advogado, jornalista e professor (A. C. de Assis Figueiredo Júnior, Ouro Preto, MG, 31/03/1860 - Rio de Janeiro, RJ, 11/07/1938). Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, na Cadeira nº 36. O site da ABL disponibiliza sua biografia e bibliografia.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Afonso d´Escragnolle Taunay
http://www.academia.org.br/cads/1/afonso.htm
Romancista, historiador, ensaísta, biógrafo, tradutor, lexicógrafo e professor (Florianópolis, SC, 11/07/1876 - São Paulo, SP, 20/03/1958). Membro da Academia Brasileira de Letras, sucedendo a Luís Murat, fundador da Cadeira número 1. O site disponibiliza sua biografia e bibliografia, além da versão online do texto O Tietê, instrumento de penetração do Brasil Sul Ocidental, do livro História das bandeiras paulistas.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Afrânio Coutinho
http://www.academia.org.br/cads/33/afranio.htm
Crítico literário, ensaísta e professor (Salvador, BA, 15/03/1911 - Rio de Janeiro, RJ, 05/08/2000). Membro da Academia Brasileira de Letras - cadeira 33. Divulgou os critérios de análise estético-literária formulados pelo new criticism anglo-americano. Coordenou as obras A literatura no Brasil e a Enciclopédia de Literatura Brasileira. A página apresenta sua biografia e bibliografia, além da versão online do texto Definição e Caracteres da literatura brasileira, do livro Introdução à Literatura no Brasil.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Afrânio Peixoto
http://www.academia.org.br/cads/7/afranio.htm
Romancista, ensaísta, crítico e historiador literário, professor, político e médico legista (Lençóis, BA, 17/12/1876 - Rio de Janeiro, RJ, 12/01/1947). Membro da Academia Brasileira de Letras - cadeira 7. O site da ABL traz sua biografia e bibliografia, além da versão online dos textos Barro Branco, do livro A Esfinge e Sorriso da Sociedade, do livro Apud Homero Senna.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira

Agatha Christie
http://www.geocities.com/Athens/7836/
Escritora inglesa (Torquay, condado de Devonshire, Inglaterra, 15/09/1890 - Inglaterra, 12/01/1976) de romances policiais. A página, brasileira, apresenta biografia, obras, com sinopses e links.
Contato: glauco@agathachristie.com.br
Atuação: Outras Literaturas - A

Alain Robbe-Grillet
http://www.halfaya.org/robbegrillet/
Romancista francês (Brest, 18/08/1922). O site dá informações gerais sobre o escritor e bibliografia, filmes e ensaios, além de referências às obras sobre ele. Apresenta ainda uma listagem de obras de sua mulher, Catherine Robbe-Grillet (que usa o pseudônimo de Jean de Berg).
Contato: jleo@us.oracle.com.

Outro site:
. http://www.geocities.com/CapitolHill/3836/laby.html
In the Labirynth é a versão em inglês de artigo de Tania Guerra, psicóloga, escritora e comentarista de artes cênicas, sobre Dans le labyrinthe, romance de Robbe-Grillet, e as perspectivas do nouveau roman. Tania Guerra é colaboradora de "A Ponte", jornal cultural online produzido em Pernambuco.
Contato: taguchi@nb.com.br.


Atuação: Outras Literaturas - A

Albert Camus
http://sites.uol.com.br/filosofocamus/site.htm
Contista, novelista, romancista, dramaturgo, ensaísta, jornalista e filósofo (Mandovi, Argélia, 07/12/1913-Yonne, França, 04/07/1960), contemporâneo de Sartre e, como este, existencialista. Recebeu o Prêmio Nobel em 1957. A página apresenta biografia, vários textos, como O Mito de Sísifo, artigos críticos e fotos, inclusive de sua visita ao Brasil em 1949, de quando recebeu o Prêmio Nobel, em 1957, e do acidente de carro que o matou, em 1960. Há também link para site em inglês, com a bibliografia do autor, cuja obra mais conhecida é o romance A Peste, ambientado na Argélia.
Contato: jorgelrg@uol.com.br
Atuação: Outras Literaturas - A

Alberto da Costa e Silva
http://www.academia.org.br/cads/9/cesilva.htm
Poeta, ensaísta, historiador, memorialista, professor e diplomata (São Paulo, SP, 12/05/1931). Recebeu prêmios, como o Jabuti (1997 e 2000). Membro da Academia Brasileira de Letras, Cadeira 9. O site da ABL disponibiliza sua biografia e bibliografia.
Contato: academia@academia.org.br

Outro site:
. http://www.secrel.com.br/jpoesia/acosta.html
Disponibilizado pelo Jornal de Poesia.
Contato: costaesilva@openlink.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - A

Alberto de Oliveira
http://www.academia.org.br/cads/8/alberto.htm
Poeta, professor e farmacêutico (Saquarema, RJ, 28/04/1857 - Niterói, RJ, 19/01/1937). Foi eleito "Príncipe dos Poetas Brasileiros" em 1924 por concurso da revista Fon-Fon. Forma, com Olavo Bilac e Raimundo Correa, a tríade fundamental do Parnasianismo Brasileiro. A página apresenta biografia e bibliografia do autor, além de versão online dos poemas O ídolo, Vaso grego, Vaso chinês, A janela e o sol, aspiração, Solidão Estrelada, O pior dos males, Cheiro de Espádua, Soneto, Vestígios Divinos, Dentro do sonho, A casa da rua Abílio e A alma dos vinte anos.
Contato: academia@academia.org.br

Outro site:
http://www.itaucultural.org.br/exposicoes/trajetoria_luz/antologia_virtual/biografia.cfm?cd_verbete=375
. Itaú Cultural - Biografia e bibliografia. Leia versão online dos poemas: Afrodite, Beija-Flores, Alma em Flor, Flor de Cavema.
Contato: instituto@itaucultural.org.br


Atuação: Literatura Brasileira - A

Alberto Dines
http://www.vidaslusofonas.pt/albertodines.htm
Romancista, contista, ensaísta e jornalista. (Rio de Janeiro, RJ, 1932). A página é do site Vidas Lusófonas, no qual Dines colabora com a biografia de Winston Churchill.
Contato: np33wk@mail.telepac.pt

Outro site:
www.http://www.observatoriodaimprensa.com.br/
. Versão eletrônica do periódico criado por Alberto Dines, em que são discutidos temas relevantes para a imprensa e para a sociedade em geral.
Contato: obsimp@ig.com.br.


Atuação: Literatura Brasileira - A

Alberto Mussa
http://www.klickescritores.com.br/amussa_.htm
Romancista, contista, lexicógrafo e professor (Rio de Janeiro, RJ, 28/06/1961). Recebeu prêmio BN (1997). A página apresenta bibliografia e versão online da resenha do livro O Trono da Rainha Jinga.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Alberto Pucheu
http://sites.uol.com.br/albertopucheu/
Poeta, ensaísta e professor (Rio de Janeiro, RJ, 15/02/1966). Seu site apresenta dados biográficos, entrevistas e crítica sobre o autor. Disponibiliza versão online dos textos: A Vida é Assim (2001), Ecometria do Silêncio (1999), A Fronteira Desguarnecida (1997), Escritos da Freqüentação (1995) e Na Cidade Aberta (1993).
Contato: albertopucheu@uol.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Alberto Ruy Sánchez
http://www.angelfire.com/ar2/libros/CV.html
Romancista, ensaísta e poeta mexicano. (Cidade do México, 07/12/1951). É também editor da revista Artes de México. O romance Los nombres del aire obteve, em 1987, o prêmio Xavier Villaurrutia, um dos mais prestigiados do país. A página traz biografia, informações sobre a obra, entrevistas e antologia.
Contato: ars@internet.com.mx
Atuação: Literatura Latino-Americana

Alceu Amoroso Lima
http://www.academia.org.br/cads/40/alceu.htm
Crítico e historiador literário, ensaísta, jornalista e professor (Petrópolis, RJ, 11/12/1893 - Rio de Janeiro, RJ, 14/08/1983). Membro da Academia Brasileira de Letras - cadeira 40. Adotou o pseudônimo de Tristão de Ataíde. Engajou-se, em 1922, no movimento modernista. A página apresenta sua biografia, além da versão online dos textos Machado de Assis, o crítico, Torturas, Elites e massas e A liberdade religiosa.

Outros sites:
http://www.academus.pro.br/filosofo/alceuamoroso/
. Site da Galeria de Filósofos. Disponibiliza biografia, genealogia, cronologia de fatos sobre a vida do autor e sua bibliografia.

http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/biografias/ev_bio_alceuamorosolima.htm
. Site do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contempoânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas. Disponibiliza biografia do escritor.


Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Alceu Wamasy
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta e jornalista (Uruguaiana, RS, 14/02/1895 - Santana do Livramento, RS, 13/09/1923). Expressivo nome do Simbolismo no sul do país, sua poesia sofreu influência de Cruz e Souza. Foi proprietário do jornal O Republicano e colaborou em diversos periódicos. A página apresenta biografia, bibliografia, crítica e referências de sua obra, além de disponibilizar alguns poemas seus.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Alcides Villaça
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta, ensaísta e professor (Atibaia, SP, 28/11/1946). Seu primeiro livro de poesias, O Tempo e Outros Remorsos, foi publicado em 1975. Colabora em diversos periódicos, como a Folha de São Paulo e Cadernos de Literatura Brasileira. A página apresenta biografia, bibliografia, crítica e referências de sua obra, além de disponibilizar poemas.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Aldous Huxley
http://somaweb.org/
Romancista e poeta inglês (Godalming, Surrey, 26/07/1894 - Los Angeles, EUA, 22/11/1963). A página apresenta sua vida, seu pensamento, seus livros - incluindo Brave new world (Admirável mundo novo) -, e também muitos links comentados para sites sobre Huxley. Alguns textos online, como o do livro The Doors of Perception.
Contato: somawebtalk@yahoo.com
Atuação: Outras Literaturas - A

Aleilton Fonseca
http://www.klickescritores.com.br/aleilton_.htm
Poeta, contista, crítico literário, ensaísta, editor, pesquisador e professor (Firmino Alves, BA, 21/07/1959). A página apresenta sua biografia e bibliografia e disponibiliza versão online da resenha do livro Jaú dos Bois.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Alejo Carpentier
http://www.geocities.com/macondomorel/carpentier.html
Romancista cubano (Havana, Cuba, 26/12/1904 - Paris, França, 1980), cuja obra se enquadra no realismo mágico, que também caracteriza autores latino-americanos como Cortázar, García Márquez, entre outros. Seu livro mais conhecido é El reino de este mundo. Viveu na França e na Venezuela, regressando a seu país após a vitória da Revolução Cubana. Recebeu o Prêmio Cervantes em 1977. A página, além de biografia, traz um trecho do livro El arpa y la sombra.
Contato: emaqueira@velocom.com.ar

Outros sites:
. http://www.exodusltd.com/estantes/latinoamericana/carpentier/carpentier.html
Página com a bibliografia de Alejo Carpentier e resumos de cada um de seus livros, vários deles traduzidos no Brasil. Traz também biografia sucinta e trechos de sua obra.
Contato: libros@exodusltd.com.

. http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/carpentier00.htm
Klick Escritores - Apresenta biografia e bibliografia do escritor.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Literatura Latino-Americana - A

Aleksandr Solzjenitsyn
http://www.nobel.se/literature/laureates/1970/index.html
Romancista russo, formado em física e matemática (Kislovodsk,11/12/1918). Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1970, depois de ter publicado na clandestinidade livros como Um dia na vida de Ivan Denisovich e A casa de Matriona. Esteve preso em campos de concentração soviéticos como dissidente do partido comunista da antiga URSS. O site apresenta uma breve autobiografia, o texto que escreveu para a cerimônia de premiação na Academia Sueca, e links sobre ele, como a biografia produzida na Universidade de São Petersburgo, e uma página da BBC.
Contato: webmaster@www.nobel.se
Atuação: Outras Literaturas - A

Alexander Pushkin
http://it.stlawu.edu/~rkreuzer/ltrn101/pushkin.htm
Poeta, romancista, contista e teatrólogo russo (Moscou, 26/05/1799 - 29/01/1837). Aleksandr Sergeevich Pushkin é o mais amado entre os poetas russos. O site apresenta biografia, bibliografia e uma grande coleção de links para poemas, contos, e para o romance em versos Eugene Onegin, considerado sua obra-prima. Traz também uma relação dos filmes inspirados em suas obras.
Contato: rkreuzer@stlawu.edu

Outro site:
. http://www.bibliotecasvirtuales.com/biblioteca/pushkin/
Página em espanhol com dados biográficos, que dá acesso ao texto digitalizado do romance A Dama ded Espadas e a dois contos de Pushkin.
Contato: eventos@bibliotecasvirtuales.com


Atuação: Outras Literaturas - A

Alexandre Dumas
http://www.cadytech.com/dumas/
Romancista francês (24/07/1802 - 1870). Página com versões em francês e inglês sobre o escritor, cujos romances históricos e folhetins inspiraram (e ainda inspiram) o cinema e a televisão. O site traz a biografia, sua obra, em que se destacam Os três mosqueteiros, O Conde de Monte Cristo, A Rainha Margot. O site traz ainda uma galeria de arte, com fotos do escritor e de seus personagens.
Contato: patrick@dejacquelot.com
Atuação: Outras Literaturas - A

Alexandre Faria
http://usuarios.uninet.com.br/~agfaria/indice.htm
Poeta e ensaísta (Rio de Janeiro, RJ, 1970), a página de Alexandre Faria apresenta trechos de seu livro Literatura de Subtração e alguns de seus poemas e artigos. Traz uma versão online do ensaio Do flâneur ao "zapeur", em que aborda autores como Italo Calvino, João do Rio e João Gilberto Noll.
Contato: alsfaria@unisys.com.br
Atuação: Literatura Brasileira

Alexandre Marino
http://www.abordo.com.br/marino/
Poeta, contista, cronista e jornalista (Passos, MG, 05/07/1956). Sua página apresenta dados biográficos e profissionais, crônicas e reportagens. Também poesias de outros autores, reflexões sobre jornalismo e acesso à editora Varanda, de Brasília. Traz versão online das poesias Cenas e cenários, Nosso herói e As cinco estações, do livro O delírio dos Búzios, entre outras.
Contato: marino@abordo.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Alexei Bueno
http://www.terra.com.br/virtualbooks/entrevistas/alexei/alexei_bio.htm
Poeta, ensaísta, crítico literário, tradutor e editor (A. B. Finato, Rio de Janeiro, RJ, 26/04/1963). Recebeu prêmios APCA, FBN e UBE. A página, da Virtual Books, traz dados biográficos e alguns poemas, como o Transmutação.
Contato: vbooks02@zaz.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Alfredo Bosi
http://www1.folha.uol.com.br/folha/almanaque/bosi.htm
Crítico, ensaísta e professor (São Paulo, SP, 1936). Membro da Academia Brasileira de Letras, ocupa a cadeira número 12. A página apresenta sua biografia e bibliografia, além de disponibilizar seus textos, como O Nacional, Artigo indefinido, A Interpretação da Obra Literária e O Exílio na Pele.
Contato: almanaque@folhasp.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Alice Ruiz
http://www.itaucultural.org.br/exposicoes/trajetoria_luz/antologia_virtual/biografia.cfm?cd_verbete=381
Poeta, autora de literatura infantil, compositora, letrista de MPB e publicitária (Curitiba, PR, 22/01/1946). A página traz versão online dos textos Boca da Noite e Projesombras.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Outro site:
. http://www.secrel.com.br/jpoesia/aruiz.html
Jornal da Poesia - Leia versão online da poesia Haicai.
Contato: jpoesia@secrel.com.br.


Atuação: Literatura Brasileira

Allen Ginsberg
http://www.litkicks.com/BeatPages/page.jsp?what=AllenGinsberg
Poeta norte-americano (03/06/1926 - 05/04/1997). Ícone do movimento beatnik iniciado nos anos 50, viveu a juventude entre drogas psicodélicas e poesia, mas conquistou celebridade nos anos 60. Aderiu ao movimento punk e ao budismo. A página traz biografia, links para escritores que o influenciaram, como William Blake e Walt Whitman, e outros que cruzaram a sua vida, como William Carlos Williams e Jack Kerouac. Oferece também trechos de seus poemas comentados (Howl, Sunflower Sutra e Kaddish) e alguns links interessantes sobre ele.
Contato: brooklyn@litkicks.com
Atuação: Outras Literaturas - A

Almudena Grandes
http://www.littworld.com/spanish/2002/escritores/f1almudenagrandes.html
Novelista e contista (Madrid, Espanha, 1960). Sua primeira novela Las edades de Lulú alcançou grande sucesso e teve sua versão cinematográfica filmada pelo cineasta Bigas Luna. A página apresenta sua biografia e bibliografia.
Contato: mundoliterato@littworld.com

Outros sites:
. http://www.generacionxxi.com/grandes.htm
O site traz uma entrevista com a autora.
Contato: manuscritos@manuscritos.com.

. http://www.exodusltd.com/estantes/comentarios/aires_dificiles/aires_dificiles.html
Apresenta sinopse de todos os livros da escritora.
Contato: libros@exodusltd.com.


Atuação: Outras Literaturas - A

Alphonsus de Guimaraens
http://www.itaucultural.org.br/exposicoes/trajetoria_luz/antologia_virtual/biografia.cfm?cd_verbete=382
Poeta, advogado e jornalista (Ouro Preto, MG, 24/07/1870 - Mariana, MG, 15/07/1921). Considerado um dos grandes nomes do Simbolismo. A página traz biografia, bibliografia, crítica sobre sua obra e versão online dos textos A Cláudio Manuel da Costa, A Catedral, O Lago de Tai-Hu, Soneto de Ofélia , VIII [Ai dos que vivem, se não fora o sono!], XXIV [Deus é a luz celestial que os astros unge e veste].
Contato: instituto@itaucultural.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Alphonsus de Guimaraens Filho
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta, jornalista e jurista (Mariana, MG, 03/06/1918). Pertence à terceira geração do Modernismo. Recebeu diversos prêmios, como o da Fundação Graça Aranha e o Olavo Bilac, da ABL, estes pelo livro de poesia Lume, de 1940. A página apresenta biografia, bibliografia, crítica e referências sobre sua obra, além de disponibilizar poemas.
Contato: instituto@itaucultural.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Aluízio Azevedo
http://www.academia.org.br/cads/4/aluisio.htm
Romancista, dramaturgo, jornalista e diplomata (São Luis, MA, 14/04/1857 - Buenos Aires, Argentina, 21/01/1913). Principal figura do Naturalismo no Brasil. Fundador da Cadeira número 4 da Academia Brasileira de Letras. A página traz biografia, bibliografia e versão online do texto Incêndio no cortiço.
Contato: academia@academia.org.br

Outro site:
. http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/aluizio.html
O site do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC apresenta suas obras. Leia versão online das obras O Cortiço, A Mortalha de Alzira e O Mulato.
Contato: alckmar@cce.ufsc.br.


Atuação: Literatura Brasileira - A

Álvares de Azevedo
http://www.academia.org.br/cads/2/alvares.htm
Poeta, contista e ensaísta (São Paulo, SP, 02/09/1831 - Rio de Janeiro, RJ, 25/04/1852). Um dos principais nomes da segunda geração do Romantismo brasileiro. Patrono da Cadeira número 2 da Academia Brasileira de Letras. A página apresenta biografia, bibliografia e textos, como a versão online de No mar, Soneto, No túmulo de meu amigo João Batista da Silva Pereira Júnior, Namoro a cavalo, Se eu morresse amanhã.
Contato: academia@academia.org.br

Outros sites:
.http://www.itaucultural.org.br/exposicoes/trajetoria_luz/antologia_virtual/biografia.cfm?cd_verbete=385
Itaú Cultural.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

. http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/alvares.html
Leia versão online de Macário.
Contato: alckmar@cce.ufsc.br

. http://www.secrel.com.br/jpoesia/avz.html
Jornal da Poesia - Obras.
Contato: jpoesia@secrel.com.br

. http://www.klickescritores.com.br/pag_imortais/menu_alvares.htm
Klick Escritores - Apresenta biografia, bibliografia. Leia versão online dos textos Meu Anjo, Lembrança de morrer, C..., Adeus, meus sonhos!, Se eu morresse amanhã, Amor, Puff, O livro da Fra. Gondicário.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - A

Alvaro Caldas
http://sites.uol.com.br/medei/penazul/entrev.htm
Romancista, contista, memorialista, jornalista e professor. (Goiânia, GO, 26/10/1940). A página apresenta uma entrevista do autor publicada no site literário PenAzul e traz dados biográficos, trechos de seus livros e resenhas. Contato: medei@uol.com.br.

Outro site:
. http://sites.uol.com.br/medei/penazul/abreu.htm
O escritor gaúcho Caio Fernando Abreu comenta Balé da Utopia, romance de estréia de Alvaro Caldas que se passa nos anos da ditadura militar no Brasil.


Atuação: Literatura Brasileira - A

Álvaro Moreira
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta, cronista, romancista, dramaturgo, jornalista e radialista (Porto Alegre, RS, 23/11/1888 - Rio de Janeiro, RJ, 12/09/1964). Membro da Academia Brasileira de Letras, Cadeira 21, eleito em 1959, pertencia à segunda geração do Modernismo. Iniciou-se no jornalismo em 1908 e em 1927 fundou, com Eugênia Brandão, o "Teatro de Brinquedo" e em 1937 a Companhia de Arte Dramática Álvaro Moreira. A página apresenta biografia, bibliografia, crítica e referências de suas obras.
Contato: instituto@itaucultural.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Ana Cristina Cesar
http://www.tanto.com.br/Anacristina.htm
Poeta, ensaísta, crítica e tradutora (Rio de Janeiro, RJ, 02/06/1952 - Rio de Janeiro, RJ, 29/10/1983). Escreveu para revistas e jornais alternativos, e lançou seus primeiros livros em edições independentes: Cenas de Abril e Correspondência Completa. A página apresenta algumas de suas obras, como Toda Mulher, Fisionomia e Flores do Mais.

Outros sites:
. http://www.lumiarte.com/luardeoutono/accabertura.html
Site da Editora Ática, onde estão disponíveis as obras Luvas de Pelica, A Teus Pés e ACC e os Gatos

. http://www.releituras.com/anacesar_menu.asp
No site o internauta pode ler um breve comentário sobre a vida da poetisa e o poema Tu Queres Sono: Despede-te dos Ruídos.
Atuação: Literatura Brasileira - A

Ana Elisa Ribeiro
http://www.estantedelivros.blogger.com.br/
Ana Elisa Ribeiro nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em agosto de 1975. Graduou-se em Letras/Português e fez mestrado em Lingüística. É também editora e revisora. Publicou dois livros: Poesinha (Poesia Orbital, 1997) e Perversa (Ciência do Acidente, 2002).

Ana Maria Machado
http://www.anamariamachado.com/
Romancista, autora de literatura infanto-juvenil, ensaísta, teatróloga, jornalista e professora (Rio de Janeiro, RJ, 24/12/1941). Eleita membro da Academia Brasileira de Letras em 2003. Recebeu, entre outros, o prêmio Jabuti e Machado de Assis (ABL). A página apresenta biografia, bibliografia, caderno de notas com outras informações e fotos.


Outro site:
. http://www.academia.org.br/2000/evento62.htm
Entrevista da autora ao jornal O Globo, reproduzida na página da Academia Brasileira de Letras, quando recebeu o Prêmio Machado de Assis.


Atuação: Literatura Brasileira - A

Ana Miranda
http://www.anamirandaliteratura.hpg.ig.com.br/index.htm
Romancista, poeta, contista, ensaísta, crítica e roteirista (Fortaleza, CE, 1951). Consagrou-se com o seu primeiro romance Boca do Inferno (1989) de grande repercussão no Brasil e no exterior, tendo recebido o prêmio Jabuti em 1990. A página apresenta biografia e bibliografia e disponibiliza também versão em inglês.
Contato: r.colasanti@adelphia.net
Atuação: Literatura brasileira - A

Ana Teresa Jardim
http://www.klickescritores.com.br/anatereza_.htm
Romancista, contista, poeta e professora (Rio de Janeiro, RJ, 24/03/1956). A página apresenta sua biografia e bibliografia, além da versão online da resenha do livro A Cidade em Fuga.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira

Anais Nin
http://stinfwww.informatik.uni-leipzig.de/~beckmann/nin.html
Poeta, novelista e romancista francesa, naturalizada norte-americana (1903-1977). Viveu e trabalhou entre Paris, Nova York e Los Angeles. Foi precursora do feminismo nas décadas de 1920-30. A página produzida na Alemanha, em inglês, traz biografia, em que se destaca sua ligação com Henry Miller, além de dados sobre seus livros e diário, fotos e indicações de vários livros e links sobre a escritora.
Contato: anais_nin@gmx.net
Atuação: Outras Literaturas - A

Andrés Eloy Blanco
http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/ven_escrit/endres_bio.htm
Poeta venezuelano (1897-1955), estreou em 1918 com El Huerto de la Epopeya (drama em verso). No mesmo ano, é preso por participar de manifestações estudantis. Em 1937, funda o Partido Democrático Nacional e é eleito deputado. A página apresenta biografia, bibliografia e os textos Las parrandas de Don Fernando, El Río De Las Siete Estrellas, Invocación Al Dios De Las Aguas, La Òrbita Del Agua, La Parima Y Las Fuentes, Casiquiare e Fabula Del Morrocoy Y El Venado.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Latino-Americana - A

Angela Dutra de Menezes
http://www.klickescritores.com.br/angdutra_.htm
Romancista e jornalista (Rio de Janeiro, RJ, 1949), antes conhecida como Angela Abreu. A página apresenta sua bibliografia e a versão online da resenha do livro O Avesso do Retrato.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Angela Lago
http://www.angela-lago.com.br
Autora de literatura infantil (Belo Horizonte, MG, 1945). A página apresenta uma breve biografia e suas principais obras: Uni Duni e Tê, De Morte! e Sua alteza a Divinha. Traz também seus livros de imagem e um cyber-espaço para crianças.
Contato: angelago@ez-bh.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Anibal Beça
http://portalamazonia.globo.com/anibal/
Poeta, compositor e jornalista (Manaus, AM, 13/09/1946). Vencedor do 6º Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira (categoria poesia). O site apresenta sua biografia, poemas, haicais, artigos e crônicas, além de músicas que compôs, cantadas por ele mesmo. Traz ainda artigo sobre literatura amazonense e links, entre outros, para bibliotecas, suplementos e revistas literárias.
Contato: anibal@argo.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Aníbal Machado
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Romancista, contista, ensaísta, cronista, poeta, dramaturgo e promotor público (Sabará, MG, 09/12/1894 - Rio de Janeiro, RJ, 20/01/1964). Colaborou no Diário de Minas e era ligado ao grupo modernista do Estado, ao lado de Carlos Drummond de Andrade, João Alphonsus e Emílio Moura. Recebeu em 1959 o prêmio Cláudio de Sousa, da ABL, pela sua peça teatral O Piano. A página apresenta dados biobibliográficos, crítica e referências de sua obra.
Contato: instituto@itaucultural.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Anna Maria Martins
http://www.klickescritores.com.br/anna_.htm
Romancista, contista e tradutora (São Paulo, SP, 28/11/1924). Recebeu o prêmio Jabuti, Afonso Arinos (ABL) e do INL. A página, do site Klickescritores, disponibiliza biografia e bibliografia da escritora, além da versão online da resenha do livro Retrato sem legenda.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Anthony Burgess
http://beifaust.tripod.com/AnthonyBurgess.htm
Romancista e ensaísta inglês (Manchester, 1917 - Londres, 26/11/1993). Formado em literatura e filologia, serviu o exército britânico durante a Segunda Guerra e depois foi professor na Universidade de Birmingham. Entre 1954-59 trabalhou na Malásia, onde escreveu seus primeiros romances, publicados em 1972 com o título A Malayan Trilogy. Conquistou notoriedade com A Clockwork Orange (Laranja Mecânica), de 1962, mais tarde levado ao cinema por Stanley Kubrick. A página apresenta extensa bibliografia e links.

Outro site:
. http://www.epdlp.com/burgess.html
Em espanhol, com dados biográficos e trecho de Laranja Mecânica, a página dá acesso a uma entrevista em vídeo de Burgess.
Contato: salva@epdlp.com


Atuação: Outras Literaturas - A

Antoine de Saint-Exupéry
http://www.saint-exupery.org/
Romancista e aviador francês (Lyon, 29/06/1900-1944) celebrizado pelo livro O Pequeno Príncipe (ilustrado por ele). O site narra sua vida, suas invenções e sua obra literária, onde se destacam os romances Terra dos Homens, Vôo noturno e Piloto de Guerra, traduzidos no Brasil.
Contato: e.lionnet@saint-exupery.org

Outro site:
. http://www.chez.com/deji/se_esp/se01_esp.htm
Página feita na Espanha em homenagem ao escritor. Apresenta biografia e bibliografia, fotos, além de documentos e cartas, seus desenhos para O Pequeno Príncipe e vários links. Traz relatos sobre seu desaparecimento em missão aérea, na II Guerra Mundial.
Contato: roland@arrakis.es


Contato: http://www.saint-exupery.org/home/credits-avertissement.htm
Atuação: Outras Literaturas - A

Anton Tchekhov
http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/urs_escrit/anton_bio.htm
Romancista, dramaturgo, contista, novelista e médico russo (Taganrog, Ucrânia, 29/01/1860 - Badenweiler, 15/07/1904). A página apresenta sua biografia, bibliografia e os contos A Aposta, A Condecoração, A Noiva e Um Caso Médico.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Outras Literaturas - A

Antonin Artaud
http://quattro.com.br/passage/artaud.htm
Poeta, dramaturgo, ensaísta, roteirista e ator francês (Marselha, 04/09/1896 - Ivry, 04/03/1948) que participou do Movimento Surrealista e é considerado o pai do teatro moderno.
Contato: passenger@quattro.com.br

Outros sites:
. http://www.cs.dartmouth.edu/~stavros/Artaud/artaud.html
Página em inglês com dados biográficos, fotos e dois textos em francês.
Contato: stavros@cs.dartmouth.edu .

. http://www.antoninartaud.org/
Página em francês com vários links para sites sobre o escritor.
Contato: hubert@worldnet.fr.

. http://slate.msn.com/?id=2904
Comentário sobre a exposição de desenhos de Artaud no MoMa de NY (1996-97), com reproduções de alguns desses trabalhos e mais links.


Atuação: Outras Literaturas - A

Antônio Austregésilo
http://www.academia.org.br/cads/30/antonio.htm
Ensaísta, professor e médico, (Recife, PE, 21/04/1876 - Rio de Janeiro, RJ, 23/12/1960). Eleito em 29 de agosto de 1914 para a Cadeira número 30 da Academia Brasileira de Letras. Sua obra foi predominantemente voltada para o Simbolismo. A página apresenta sua biografia e bibliografia.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Latino-americana

Antônio Bivar
http://www.klickescritores.com.br/bivar_.htm
Dramaturgo, romancista, ensaísta, tradutor e jornalista (São Paulo, SP, 1939). A página apresenta biografia e bibliografia, além de versão online da resenha do livro Chicabum.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Antonio Callado
http://www.academia.org.br/cads/8/antonio.htm
Romancista, contista, dramaturgo, biógrafo e jornalista (Niterói, RJ, 26/01/1917 - Rio de Janeiro, RJ, 28/01/1997). Eleito em 1994 para a Cadeira número 8 da Academia Brasileira de Letras. O site da ABL traz sua biografia e bibliografia, além de versão online dos textos O beato Salviano, A volta de Deus significa também a volta do diabo e Prisão Azul.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Antonio Candido
http://acd.ufrj.br/pacc/literaria/candido.html
Ensaísta, crítico literário, cronista e professor (Rio de Janeiro, RJ, 24/07/1918). Entre suas obras destaca-se a Formação da Literatura Brasileira (Momentos Decisivos), de 1959. O site Crítica Literária Brasileira, organizado pelo programa de pós-graduação em Letras da UERJ, apresenta biografia, bibliografia do autor, bibliografia sobre o autor, artigos e entrevistas.
Contato: jccr@stanford.edu
Atuação: Literatura Brasileira

Antonio Carlos Viana
http://www.klickescritores.com.br/acviana_.htm
Contista, tradutor e professor (Aracaju, SE, 05/06/1944). A página apresenta biografia e bibliografia , além de versão online da resenha do livro O Meio do Mundo.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Antônio Carlos Villaça
http://www.secrel.com.br/jpoesia/1aseffrin05.html
Ensaísta, crítico, memorialista, biógrafo, historiador e jornalista (Rio de Janeiro, RJ, 31/08/1928). Recebeu os prêmios Jabuti, Fernando Chinaglia, Luísa Cláudio de Sousa. A página, uma entrevista para o Jornal da Poesia, disponibiliza dados biobibliográficos.
Contato: andreseffrin@openlink.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Antônio Cícero
http://www.uol.com.br/antoniocicero/index1.html
Poeta, ensaísta, filósofo e letrista de música popular (Rio de Janeiro, RJ, 06/10/1945). A página oferece links para sua biografia, entrevistas e projetos. Disponibiliza também versão online do poema Guardar.
Contato: acicero@uol.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Antônio de Alcântara Machado
http://www.geocities.com/Hollywood/Chateau/6887/framedocument/biografias/machado.html
Contista, cronista, crítico literário e teatral, ensaísta e jornalista (São Paulo, SP, 25/05/1901 - Rio de Janeiro, RJ, 14/04/1935). Participou do movimento Modernista. A página traz dados biobibliográficos e disponibiliza um trecho: Brás, Bexiga e Barra Funda (Gaetaninho).
Contato: henriqueefabiohp@zipmail.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - A

Antonio Fernando de Franceschi
http://www.itaucultural.org.br/exposicoes/trajetoria_luz/antologia_virtual/biografia.cfm?cd_verbete=391
Poeta, crítico, jornalista e economista (Pirassununga, SP, 1942). Recebeu o prêmio Jabuti (1986 e 1987), APCA (1987) e Cassiano Ricardo (1989). Faz parte da geração dos chamados poetas "Novíssimos". A página apresenta sua biografia, além de versão online dos poemas Garça e Palavra.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Outro site:
. http://www.angelfire.com/on/ago/antfranc.html
"Garganta da Serpente" - A página apresenta o poema Circo Máximo.
Contato: serpente@gargantadaserpente.com.


Atuação: Literatura Brasileira - A

Antonio Gramsci
http://www.artnet.com.br/gramsci/
Militante e teórico marxista italiano (Ales, Cagliari, Sardênia, 1891 - 1937). O site oferece longa lista bibliográfica de e sobre Gramsci, links afins e possibilidade de consulta online de colaboradores.
Contato: artnet@artnet.com.br

Outros sites:
. http://www.soc.qc.edu/gramsci/intro/engbio.html
Pequena biografia de Gramsci, em inglês e em italiano. É parte de uma página de recursos sobre o teórico italiano criada pelo Departamento de Sociologia do Queen´s College(EUA).
Contato: andy@troll.soc.qc.edu.

http://www.artnet.com.br/gramsci/textos.htm
Gramsci e o Brasil é uma coletânea de textos online de autores brasileiros sobre o filósofo italiano e temas correlatos. Assinam os artigos, entre outros, Alfredo Bosi, Carlos Nelson Coutinho, Marisa Midore Deaecto, Leandro Konder, Rubem Barboza Filho.


Atuação: Outras Literaturas - A

Antonio Houaiss
http://www.academia.org.br/cads/17/antonio.htm
Filólogo, lexicógrafo, ensaísta e diplomata (Rio de Janeiro, RJ, 15/10/1915 - id. 07/03/1999). Eleito em 1971 para a Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira 17, presidiu-a em 1996. Foi ministro da Educação (1993) e membro da delegação brasileira no Encontro para a Unificação Ortográfica da Língua Portuguesa. A página apresenta biografia, bibliografia e disponibiliza o texto língua portuguesa.
Contato: academia@academia.org.br.

Outro site:
. http://www.uol.com.br/cienciahoje/perfis/houaiss/houaiss1.htm
Perfil de Houaiss publicado na revista Ciência Hoje on-line, com destaque para sua atividade como diplomata e como lexicógrafo, e para o Dicionário Houaiss.
Contato: choje@omega.lncc.br.


Atuação: Literatura Brasileira - A

Antônio Maria
http://www.releituras.com/antoniomaria_bio.asp
Cronista, compositor, locutor esportivo e produtor de rádio (Recife, PE, 17/03/1921 - Rio de Janeiro, RJ, 15/10/1964). Durante mais de 15 anos escreveu crônicas diárias em jornais. A página apresenta sua biografia, bibliografia e versão online do texto Romance dos pequenos anúncios, do livro Com vocês, Antonio Maria.
Contato: releitur@releituras.com
Atuação: Literatura Brasileira - A

Antonio Olinto
http://www.academia.org.br/cads/8/arocha.htm
Romancista, ensaísta, crítico literário, poeta, professor e adido cultural (Ubá, MG, 10/05/1919). A página apresenta sua biografia e bibliografia, além de versão online dos textos A viagem, Século XVI e Soneto de Natal.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Antonio Tabucchi
http://www.bibliomonde.com/pages/fiche-auteur.php3?id_auteur=539
Romancista italiano (Pisa, 23/09/1943). Especialista em literatura portuguesa, traduziu Fernando Pessoa e escreveu tese sobre Surrealismo em Portugal. Além de sua biografia, a página apresenta bibliografia, entrevista e artigos online do escritor.
Contato: info@bibliomonde.com.br
Atuação: Outras Literaturas - A

Antônio Torres
http://www.antoniotorres.com.br/
Romancista, contista, cronista e jornalista (Sátiro Dias, BA, 13/09/1940). A página apresenta sua biografia, obras, resenhas, fotos, noticiário na imprensa brasileira e estrangeira - inclusive uma entrevista. Traz também versão online dos contos El dia de San Nunca, em espanhol e Nego de Roseno l´avait dit, em francês.

Outros sites:
. http://www.klickescritores.com.br/atorres_.htm
Biografia sucinta e resenha no portal literário online Klick Escritores.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br.

. http://www.aeroplanoeditora.com.br/aerograma/hbh_antonio_torres.html
Em entrevista a Heloisa Buarque de Hollanda, o escritor fala à revista eletrônica Aerograma, publicada pela editora Aeroplano, sobre a reedição de Um cão uivando para a lua.
Contato: divulgacao@aeroplanoeditora.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - A

Antonio Vieira
http://www.geocities.com/Athens/Atrium/2466/home.html
Poeta e grande orador (Lisboa, Portugal, 06/02/1608 - Salvador, BA, 18/07/1697). Escreveu cartas e sermões com o objetivo de catequisar indígenas brasileiros. O site disponibiliza bibliografia, biografia, vários links sobre o assunto, incluindo sites sobre os jesuítas e a Companhia, , pesquisas e textos online.

Outro site:
. http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/abertura.html
Universidade Federal de Santa Catarina - Bibliografia.
Contato: alckmar@cce.ufsc.br


Contato: lfslima@geocities.com
Atuação: Literatura Brasileira - A

Antônio Virgílio de Andrade
http://geocities.yahoo.com.br/virgiliodeandrade/
Romancista, contista, cronista, poeta, ensaísta e autor de literatura infanto-juvenil (Sertânia, PE, 1955). A página traz um breve histórico e seus textos completos: Caçada ao Pirá-brasília, O príncipe que caiu do céu, Água rasa no riacho fundo, Rastilho de prosa, Fractals e Oinotna, o último ermitão.
Contato:
notivaga@notivaga.com.

Outro site:
___.Notívaga
http://www.notivaga.com/mpa_recentes.asp?autor=Antonio%20Virgilio%20de%20Andrade
Traz sua bibliografia.
Contato:
notivaga@notivaga.com.


Contato: avandrade@bol.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Araújo Porto Alegre
http://www.academia.org.br/cads/32/araujo.htm
Poeta, crítico, historiador, dramaturgo, professor, artista plástico, jornalista e diplomata (São José do Rio Pardo, RS, 02/11/1806 - Lisboa, Portugal, 29/12/1879). Patrono da Cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras, suas principais poesias foram reunidas na obra Brasilianas (1863). Fez parte do primeiro grupo romântico brasileiro, cuja poesia é marcada por forte nacionalismo. Pseudônimo: Tibúrcio do Amarante. A página apresenta sua biografia, bibliografia e disponibiliza textos, como seus poemas Triunfo, Fala de Boadbil, Fernando e Isabel, Fuga de Boadbil e Alhambra.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Ariano Suassuna
http://www.academia.org.br/cads/32/ariano.htm
Dramaturgo, romancista, poeta, professor e advogado (João Pessoa, PB, 16/06/1927). Um dos fundadores do Teatro Popular do Nordeste. Em 1989 foi eleito para a Cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras - ABL - , cuja página traz sua biografia e principais obras. Disponibiliza também versão online dos textos III Quadro, O gênio máximo da humanidade e A filosofia do Penetral. O primeiro, retirado do livro O auto da compadecida e os dois últimos do Romance d´A Pedra do Reino.
Contato: academia@academia.org.br

Outros sites:
. http://www.secrel.com.br/jpoesia/ari.html
Jornal da Poesia - Poemas e textos de Ariano Suassuna, além de uma entrevista do escritor a Geneton Moraes Neto para o suplemento Prosa e Verso do jornal O Globo (1996).
Contato: jpoesia@secrel.com.br.

. http://liesa.globo.com/por/03-carnaval02/enredos/imperio/imperio_principal.htm
No carnaval carioca de 2002, a Escola de Samba Império Serrano homenageou Ariano Suassuna com seu enredo, baseado no romance A Pedra do Reino.


Atuação: Literatura Brasileira - A

Ariel Dorfman
http://www.ensayo.rom.uga.edu/filosofos/chile/dorfman/
Autor chileno, foi professor de literatura ibero-americana nas universidades do Chile, Amsterdam, Maryland e Sorbonne. Conquistou notoriedade com seu livro Para leer al Pato Donald (1971), em colaboração com Armand Mattelart, no qual analisa os personagens da história em quadrinhos para mostrar os caminhos do imperialismo cultural. A página, em espanhol, disponibiliza artigo sobre sua obra, além da bibliografia, em que se destacam também Ensayos quemados en Chile: inocencia y neocolonialismo (1974), Reader´s nuestro que estás en la tierra: ensayos sobre el imperialismo cultural (1980), Cuentos para militares (La batalla de los colores y otros cuentos (1986).
Contato: jlgomez@ensayo.rom.uga.edu
Atuação: Literatura Latino-Americana - A

Armando Freitas Filho
http://www.memorial.org.br/paginas/poetas/armando_freitas_filho/abertura.htm
Poeta (Rio de Janeiro, RJ, 18/02/1940). A página, incluída na seção Poetas na Biblioteca, do site do Memorial da América Latina, traz depoimento, entrevista, bibliografia e antologia, onde disponibiliza diversos poemas.
Contato: csocial@memorial.org.br

Outro site:
. http://www.secrel.com.br/jpoesia/affilho.html
Poemas de Armando Freitas Filho incluídos na antologia Vozes Poéticas da Lusofonia, organizada pelo Instituto Camões e apresentada pela página Jornal da Poesia, de Fortaleza, Ceará.
Contato: jpoesia@secrel.com.br.


Atuação: Literatura brasileira - A

Armindo Trevisan
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta, ensaísta e professor (Santa Maria, RS, 06/10/1933). Colaborador de diversos periódicos, publicou seu primeiro livro de poesia, A Surpresa do Ser, em 1967. A página apresenta biografia, bibliografia, crítica e referências de sua obra, além de disponibilizar vários poemas.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Arnaldo Antunes
http://www.uol.com.br/arnaldoantunes/findex_4.html
Poeta e compositor (São Paulo, SP, 1960). Recebeu o prêmio Jabuti (1992). A página apresenta sua biografia e bibliografia.
Contato: atendimento@agenciaprodutora.com.br

Outros sites:
. http://www.secrel.com.br/jpoesia/aantu.html
O Jornal de Poesia traz os poemas O Buraco do Espelho, Os Peitos, As Coisas, O Que Foi, Cultura e Vozes Poéticas da Lusofonia.
Contato: jpoesia@secrel.com.br.

. http://www.itaucultural.org.br
Biografia, bibliografia e o texto Imagem.
Contato: instituto@itaucultural.org.br


Atuação: Literatura Brasileira - A

Arnaldo Jabor
http://www.secrel.com.br/jpoesia/ajab.html
Cronista, cineasta e jornalista. (Rio de Janeiro, RJ, 1940). Tem atuado como comentarista em programas de TV. A página disponibiliza versão online do texto Feliz Ano Novo e do artigo sobre Manoel de Barros.
Contato: jpoesia@secrel.com.br

Outro site:
. http://www.revistacult.com.br/
Entrevista em ocasião do lançamento da sua terceira coletânea de crônicas, Sanduíches de realidade, com textos publicados semanalmente nos jornais Folha de S.Paulo, O Globo e Zero Hora, entre outros.
Contato: cult@lemos.com.br


Atuação: Literatura Brasileira

Arnaldo Niskier
http://www.academia.org.br/cads/18/niskier.htm
Jornalista, professor, educador, ensaísta, orador e administrador (Rio de Janeiro, RJ, 06/11/1935). Membro da Academia Brasileira de Letras - ABL, cuja página oferece sua biografia e bibliografia. Disponibiliza também versão online dos textos Machado de Assis e os Judeus e Uma visão crítica da Educação brasileira

Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Arthur Rimbaud
http://www.starnews2001.com.br/rimbaud.html
Site brasileiro do poeta francês (Charleville, 1854 - Marselha, 1891), autor de Marine, primeiro poema em verso-livre de que se tem notícia na história da literatura moderna. A página disponibiliza sua biografia, cronologia, poemas (traduzidos) e livros.
Contato: anapaulalaux@hotmail.com

Outros sites:
. http://www.imaginet.fr/rimbaud/index.html
Rimbaud Web - Site francês que traz a obra do autor e documentários sobre o mesmo. Disponibiliza ainda o zine Rimbaud Zine direcionado a um público mais jovem.
Contato: rimbaud@imaginet.fr

. http://www.poetes.com/rimbaud
Site francês realizado pelo professor Jacques Lamaire que disponibiliza informações sobre a obra de Rimbaud.
Contato: gelem@videotron.ca

. http://www.levity.com/corduroy/rimbaud.htm
Página em inglês que traz a biografia, trabalhos e links para outros sites.
Contato: corduroy@earthlink.net


Atuação: Outras Literaturas - A

Artur Azevedo
http://www.academia.org.br/cads/29/artur.htm
Dramaturgo, contista, poeta e jornalista (São Luis, MA, 07/07/1855 - Rio de Janeiro, RJ, 22/10/1908). Figurou, ao lado do irmão Aluísio de Azevedo, no grupo fundador da Academia Brasileira de Letras com a cadeira número 29. A página apresenta sua biografia e bibliografia e disponibiliza versão online dos textos O viúvo, Plebiscito e Uma aposta.
Contato: academia@academia.org.br.


Atuação: Literatura Brasileira - A

Artur de Oliveira
http://www.academia.org.br/cads/3/artur.htm
Cronista e professor (Porto Alegre, RS, 11/08/1851 - Rio de Janeiro, RJ, 21/08/1882). Patrono da Cadeira número 3 da Academia Brasileira de Letras, é considerado como um dos responsáveis pela introdução do Parnasianismo no Brasil. A página apresenta sua biografia e bibliografia, além de versão online de seu texto Tese de Concurso.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira

Artur do Amaral Gurgel
http://www.terravista.pt/Meco/3810/index.htm
Poeta, professor e pesquisador (Rio de Janeiro, RJ,15/03/1957). Sua poesia caracteriza-se pela introspecção e regionalismo e ao mesmo tempo, não por acaso, por uma linguagem universal. O site disponibiliza sua biografia e versão online de alguns de seus poemas.
Contato: communicat@uol.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Arturo Uslar Pietri
http://www.klickescritores.com.br/pag_mundo/ven_escrit/arturo_bio.htm
Ensaísta, romancista, contista, poeta, teatrólogo, jornalista e político venezuelano (Caracas, 16/05/1906-26/02/2001). Com Alejo Carpentier e Miguel Angel Astúrias iniciou a corrente literária conhecida como "realismo mágico". Considerado um dos mais eminentes pensadores ibero-americanos da atualidade foi indicado para o Prêmio Nobel de Literatura de 1993. A página apresenta biografia, bibliografia e os textos Los cacharros de la civilización e Las lanzas coloradas.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Latino-Americana - A

Ascenso Ferreira
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta (Palmares, PE, 09/05/1895 - Recife, PE, 05/05/1965). Sua obra filia-se à primeira geração do Modernismo e dá ênfase ao folclore nordestino. Colaborou em diversos periódicos e seu primeiro livro de poesias, Catimbó, foi lançado em 1927. A página apresenta biografia, bibliografia, crítica e referência de sua obra, além de disponibilizar textos, como os poemas A Carvalhada, A Pega do Boi, Filosofia, Minha Escola e Toré.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Assis Chateaubriand
http://www.academia.org.br/cads/37/assis.htm
Jornalista, ensaísta e embaixador (Umbuzeiro, PB, 05/10/1892 - São Paulo, SP, 04/04/1968). Membro da Academia Brasileira de Letras eleito em 1954 para cadeira nº 37. A maior parte da obra do diretor dos Diários Associados encontra-se dispersa em seus artigos para a imprensa. Em livros, contribuiu com os seguintes trabalhos: Em defesa de Oliveira Lima; Terra desumana; Um professor de energia - Pedro Lessa e Alemanha (impressões de viagem). O site da ABL traz sua biografia completa.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Augusto de Campos
http://www.uol.com.br/augustodecampos/home.htm
Poeta, ensaísta, tradutor e crítico literário e de música (São Paulo, SP, 14/02/1931). Fez parte do movimento da Poesia Concreta nos anos 50 e 60. A página apresenta biografia, obras, poemas, poemas animados e sons. Disponibiliza também versão online do texto Poesia Concreta, um manifesto.

Outro site:
. http://www.itaucultural.org.br/exposicoes/trajetoria_luz/antologia_virtual/biografia.cfm?cd_verbete=401
Este site disponibiliza biografia, bibliografia e o texto O Tygre.
Contato: instituto@itaucultural.org.br.


Atuação: Literatura Brasileira - A

Augusto dos Anjos
http://www.itaucultural.org.br/exposicoes/trajetoria_luz/antologia_virtual/biografia.cfm?cd_verbete=402
Poeta, professor e advogado (Engenho do Pau d´Arco, PB, 20/04/1884 - Leopoldina, MG, 12/11/1914). Fez parte do Simbolismo. A página traz sua biografia e bibliografia, e contém versão online do texto Vandalismo.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Outros sites:
. http://www.secrel.com.br/jpoesia/augus.html
Jornal de Poesia traz as Obras Completas do autor.
Contato: jpoesia@secrel.com.br

. http://www.klickescritores.com.br/pag_imortais/fr_augusto.htm
Klick Escritores - Apresenta biografia, bibliografia.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br


Atuação: Literatura Brasileira - A

Augusto Frederico Schmidt
http://www.itaucultural.org.br/exposicoes/trajetoria_luz/antologia_virtual/biografia.cfm?cd_verbete=403
Poeta, editor e diplomata (Rio de Janeiro, RJ, 18/04/1906 - Rio de Janeiro, RJ, 08/02/1965). Pertenceu à segunda geração do Modernismo. A página oferece dados biobibliográficos e disponibiliza versão online do texto Apocalipse.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Outro site:
. http://www.secrel.com.br/jpoesia/afs.html
Apresenta os poemas Retrato do Desconhecido, Quando Eu Morrer, O Grande Momento, Elegia, Noiva, Quando e Poema.
Contato: jpoesia@secrel.com.br.


Atuação: Literatura Brasileira - A

Augusto Massi
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta, ensaísta, editor, tradutor, professor e jornalista (São Paulo, SP, 08/06/1959). Publicou seu primeiro livro de poesias, Negativo, em 1991. Recebeu o Prêmio Jabuti em 1984 e 1989. A página apresenta biografia, cronologia e crítica de sua obra, além de disponibilizar alguns poemas.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Augusto Meyer
http://www.academia.org.br/cads/13/augusto.htm
Poeta, ensaísta, memorialista, jornalista e professor (Porto Alegre, RS, 24/01/1902 - Rio de Janeiro, RJ, 10/07/1970). Faz parte do Modernismo gaúcho, tendo introduzido uma feição regionalista na poesia. A página da ABL apresenta sua biografia e bibliografia, além de versão online do texto Do leitor e uma coletânea de poesias. Acesso também a painéis de exposição em sua homenagem.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Augusto Monterroso
http://www.satiria.com/libros/recuerdo_monterroso.htm
Contista e ensaísta guatemalteco (Tegucigalpa, Honduras, 1921 - Cidade do México, 07/02/2003), considerado o mestre do conto breve. São características de sua obra o tom irônico e o paradoxo. Conquistou prêmios como o Juan Rulfo, maior distinção literária do México, país onde vivia desde 1944. A página traz também reportagem sobre sua morte.
Contato: publicidad@satiria.com

Outros sites:

. http://www.rnw.nl/informarn/html/cul001027_monterroso.html
Entrevista de Monterroso à Rádio Nederland (Holanda), no ano 2000. Ele fala sobre sua obra e sobre a arte do conto. Versão em português.
Contato: listserv@rnw.nl

. http://www.bibliotecasvirtuales.com/biblioteca/Narrativa/Monterroso/index.asp
Narrativas de Monterroso online, inclusive O dinossauro, considerado o mais breve conto da literatura universal.
Contato: mailto:NidiaCobiella@BibliotecasVirtuales.com

. http://www.patriagrande.net/guatemala/augusto.monterroso
Seis contos de Monterroso no portal mexicano Pátria Grande, que permite ouvir a voz do escritor (Real Audio) e mostra artigo seu sobre jornalismo e literatura.
Contato: hvelarde@spin.com.mx


Atuação: Literatura Latino-Americana - A

Aurélio Buarque de Holanda Ferreira
http://www.academia.org.br/cads/30/aurelio.htm
Crítico, ensaísta, contista, tradutor, filólogo e lexicógrafo (Passo de Camarajibe, AL, 02/05/1910 - Rio de Janeio, RJ, 28/02/1989). Ocupou a cadeira número 30 da Academia Brasileira de Letras. Em 1975 lançou o Novo Dicionário da Língua Portuguesa. A página apresenta sua biografia e bibliografia, além de versão online dos textos O chapéu de meu pai, Os cavalinhos correndo..., Um verbete do "Novo Dicionário" e O mesmo verbete no "minidicionário".

Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Austregésilo de Athayde
http://www.academia.org.br/cads/8/austrege.htm
Professor, jornalista, cronista, ensaísta e orador (Caruaru, PE, 25/09/1898 - Rio de Janeiro, RJ, 13/09/1993). Foi eleito em 1951 para a Cadeira número 8 da Academia Brasileira de Letras, da qual foi presidente por 35 anos. A página da ABL traz sua biografia e bibliografia completa, além de versão online dos textos Adeus a Assis Chateaubriand, Mestre João Ribeiro e Encantação do Fogo.
Contato: academia@academia.org.br
Atuação: Literatura Brasileira - A

Auta de Sousa
http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=224
Poeta (Macaíba, RN, 13/09/1876 - Natal, RN, 07/02/1901). Sua poesia está vinculada à terceira geração do Romantismo, embora tenha sido também considerada como simbolista. A única obra, Horto, foi publicada em 1900. A página apresenta biografia, bibliografia, crítica e referências de sua obra, além de disponibilizar alguns poemas.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Autran Dourado
http://www.klickescritores.com.br/altran_.htm
Romancista, contista e ensaísta (Patos, MG, 18/01/1926). Entre outros, recebeu o prêmio Fernando Chinaglia, UBE e Luís de Camões (2000). A página , disponibilizada pelo site Klickescritores, apresenta sua biografia e bibliografia, além da versão online da resenha A serviço del Rei.
Contato: klickescritores@klicknet.com.br
Atuação: Literatura Brasileira - A


FONTES DE REFERÊNCIA
Academia Brasileira de Letras - ABL
http://www.academia.org.br/
Situada na cidade do Rio de Janeiro, a ABL completou 100 anos de existência em 1997. Seu site oferece um histórico sobre esta tradicional instituição, o nome, biografia e bibliografia do atual presidente, do patrono, fundador e demais ocupantes de suas 40 cadeiras, além de eventos e notícias relativas à literatura brasileira em geral. Apresenta também link para a versão digital online da Revista Brasileira, publicação trimestral da ABL e informes sobre a entidade.
Contato: academia@academia.org.br

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.