HOME

Academias e Associações

Sites de academias literárias, associações e sociedades de caráter acadêmico e científico, dedicados ao estudo e divulgação da literatura e áreas afins. Estão relacionadas também associações profissionais e fundações de apoio e incentivo à criação literária.

A | C | E | F | I | L | N | R | S | W
FONTES DE REFERÊNCIA

A

Academia Araçatubense de Letras - AAL
http://www.secrel.com.br/jpoesia/1aal.html
Criada no ano de 1992 em Araçatuba, SP, com o objetivo de divulgar as obras e publicações dos escritores da região. Na página estão listados os acadêmicos e outros membros da instituição. O site é disponibilizado pelo Jornal de Poesia.
Contato: consa@folhanet.com.br

Academia Barra-Cordense de Letras
http://www.geocities.com/Heartland/Ranch/9109/academia.htm
Fundada em 1992, a academia de letras da cidade Barra do Corda, MA, é também conhecida como Casa Maranhão Sobrinho, em homenagem ao maior poeta da região. Conta com uma grande biblioteca e tem por objetivo a divulgação de obras de seus escritores. Na página pode-se ler as últimas notícias da instituição, bem como a lista de seus membros.

Academia Bauruense de Letras
http://www.abletras.com.br/
Fundada no ano de 1993, em Bauru, SP, tem por objetivo a integração da comunidade aos projetos literários da cidade. A página reúne notícias e artigos, uma seção de antologia, os acadêmicos e um livro de visitas.
Contato: misimoesbr@yahoo.com.br

Academia Brasileira de Letras - ABL
http://www.academia.org.br/
Situada na cidade do Rio de Janeiro, a ABL completou 100 anos de existência em 1997. Seu site oferece um histórico sobre esta tradicional instituição, o nome, biografia e bibliografia do atual presidente, do patrono, fundador e demais ocupantes de suas 40 cadeiras, além de eventos e notícias relativas à literatura brasileira em geral. Apresenta também link para a versão digital online da "Revista Brasileira", que é uma publicação trimestral da ABL, e informes sobre a entidade.
Contato: academia@academia.org.br

Academia Camocinense de Letras - ACL
http://www.literario.com.br/ACL/ACL.Htm
Fundada em 2001 na cidade de Camocim, CE, a academia tem por objetivo reunir e divulgar as obras dos literatos da região. Entre outros imortais, conta com Chico Anysio, acadêmico que ocupa a cadeira 19.
Contato: acl@mcanet.com.br

Academia Cearense de Letras
http://www.secrel.com.br/jpoesia/acl.html
Fundada em 1894, é a mais antiga academia de letras do Brasil. A página traz uma relação com seus membros, um manifesto elaborado por Soares Feitosa (escritor cearense responsável pela criação e manutenção da homepage), os "Estatutos da Padaria Espiritual", e alguns links de literatura. Está disponível na rede pela página do Jornal de Poesia.
Contato: acletras@accvia.com.br

Academia Chilena de la Lengua. Instituto de Chile
http://www.uchile.cl/instituto/lengua
Fundada em 1885, a academia foi o 6º membro da Real Academia Espanhola instalada na América Hispânica. Entre seus ojetivos, explicitados no regulamento, estão "velar pela pureza e esplendor da língua espanhola", bem como contribuir com outras instituições relacionadas a este idioma e literatura. A página mostra ainda uma relação dos acadêmicos da atualidade e algumas publicações de autores dessa língua.
Contato: acchleng@ctcreuna.cl

Academia de Letras de Ponte Nova - ALEPON
http://www.pontenova.com.br/alepon/
Fundada no Estado de Minas Gerais, em 1994, sua história continua sendo construída até os dias de hoje. Para tornarem-se membros, os autores devem ser indicados por algum dos acadêmicos e residirem na cidade de Ponte Nova há, pelo menos, cinco anos.
Contato: alepon@pontenet.com.br

Academia de Letras de Viçosa - ALV
http://www.brasil.terravista.pt/Claridade/3535/secoes/frame.htm
Academia mineira, fundada em 1985, realiza eventos visando tanto a atualização cultural dos idosos, como o incentivo aos jovens para o progresso cultural, intelectual e profissional. O site reúne os acadêmicos e suas obras, além de biografias de célebres escritores brasileiros.
Contato: alv@theoffice.net

Academia de Letras do Noroeste de Minas - ALNM
http://www.ada.com.br/academia/
Fundada em 1996, no Estado de Minas Gerais, a academia surgiu como uma instituição de reconhecimento e valorização dos escritores e da literatura da região. Na página estão listados os acadêmicos e respectivos patronos e um calendário de atividades da instituição.
Contato: webmaster@ada.com.br

Academia de Letras e Artes do Planalto - ALAP
http://www.luziania.com.br/artes/index.asp
Localizada na cidade de Luziânia, GO, a academia surgiu com o intuito de preservar a história da região e difundir sua cultura e tradições, ameaçadas pela criação de Brasília e as demais transformações políticas ocorridas no Brasil nas décadas de 50 e 60.
Contato: alap@solar.com.br

Academia Feminina de Letras e Artes de Jundiaí - AFLAJ
http://www.kyotec.com.br/aflaj/principal.htm
Originada em 1972, esta academia de participação exclusivamente feminina conta, em sua composição, com escritoras, cantoras, pintoras, pianistas e artistas em geral. Estas mulheres vêm, desde sua fundação, se integrando para a superação de obstáculos, como os preconceitos surgidos nos últimos anos devido à crescente participação da mulher no mercado de trabalho.

Academia Gurupiense de Letras
http://www.terravista.pt/PortoSanto/6078/
Localizada em Gurupi, TO, esta academia tem por objetivo incentivar crianças, jovens e adultos da região à criação literária, além da preservação da cultura local. O estatuto, a lista dos acadêmicos e notícias da instituição estão disponíveis online.

Academia Ireceense de Letras e Artes - AILA
http://www.plug.com.br/ali/
Fundada em 1998 na cidade de Irecê, BA, é considerada Utilidade Pública Municipal pela Câmara de Vereadores da região e se baseou no estatuto da Academia de Letras de Feira de Santana para elaborar o seu e começar a montar sua história. A página traz uma lista com os acadêmicos, o jornal publicado pela instituição - Gazeta Acadêmica - e alguns links de literatura.
Contato: aila@plug.com.br

Academia Itanhaense de Letras
http://www.itanhaem.sp.gov.br/academia.htm
Localizada em Itanhaém, SP, sua página traz uma relação com os imortais e correspondentes da academia, bem como links para diversos serviços e instituições da cidade.
Contato: itanhaemsp@uol.com.br

Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal
http://www.geocities.com/Athens/9100/amldf.htm
Fundada em 1985, tem por objetivo prestigiar e difundir a cultura e as letras maçônicas. A instituição, cujos membros são todos maçons, escritores e poetas, organiza encontros, cursos e concursos literários relacionados a essa cultura.
Contato: leonfs@pobox.com

Academia Mexicana de la Lengua
http://www.academia.org.mx/ORIGEN.HTML
Fundada em 1875, esta academia surgiu com a proposta básica de preservar o idioma espanhol no território americano e, para tal, começou promovendo o Primeiro Congresso de Academias de Língua Espanhola. No site estão diponíveis os estatutos, acadêmicos, notícias e os vínculos da instituição com outros órgãos dedicados à língua espanhola.
Contato: acadmex@mail.internet.com.mx

Academia Montesclarense de Letras
http://www.connect.com.br/~academhp/
Fundada em 1966 na cidade de Montes Claros, MG, tem por objetivo divulgar e valorizar as obras dos poetas, cronistas e contistas da região. A página traz uma lista com os acadêmicos, diversos links relacionados à literatura e um livro de visitas.
Contato: arruda@wanderlino.com.br

Academia Norte-Americana de la Lengua Española
http://www.georgetown.edu/academia/
A academia surgiu em 1973 com o objetivo de difundir o idioma espanhol nos Estados Unidos. Sete anos mais tarde, passou a integrar a Associação de Academias de Língua Espanhola, reafirmando sua proposta inicial. As seções, com seus acadêmicos, comissões e as atividades realizadas, podem ser consultadas online.
Contato: academia@academia.esp

Academia Panamericana Maçônica de Letras
http://www.panamaconica.hpg.ig.com.br/
Com a finalidade de difundir a filosofia e literatura maçônicas, a academia organiza eventos, seminários, cursos e concursos literários envolvendo escritores maçônicos. Apresenta no site as cadeiras da instituição e uma seção para os interessados em integrar a academia, seja como sócio ou acadêmico.
Contato: panamaconica.hpg.com.br

Academia Paraibana de Letras
http://www.pbnet.com.br/openline/fsatiro/academia.html
Localizada no Estado da Paraíba, publica uma revista onde são divulgados trabalhos e discursos literários de seus membros. Sua página foi montada por Flávio Sátiro Fernandes e traz obras e poesias do autor, um livro de visitas, uma lista com os acadêmicos da atualidade e um dicionário de autores da região.
Contato: fsatiro@openline.com.br

Academia Paulista de Letras
http://www.academiapaulistadeletras.org.br/
A história conturbada da academia é mostrada na página, que apresenta também seu estatuto e os acadêmicos, bases que a impulsionaram. Disponibiliza ainda seções com os eventos e publicações, além de endereços de outras academias de letras do Brasil.
Contato: acadsp@terra.com.br

Academia Puertorriqueña de la Lengua Española
http://www.acaple.org
Fundada em 1955, a academia surgiu como parte de uma corporação proposta pela Real Academia Espanhola, que visava a revisão científica do idioma espanhol e a construção de grandes dicionários desta língua. Diversos países hispano-americanos foram aos poucos se aliando em benefício do idioma comum e hoje já somam 22 membros. Os acadêmicos e uma seção para consultas lingüísticas estão disponíveis online.
Contato: malaret@coqui.net

Academia Ribeirãopretana de Letras
http://www.netsite.com.br/arl
Fundada em 1947, a academia surgiu a partir da união de escritores e músicos da cidade de Ribeirão Preto em prol da divulgação da literatura na região. A página traz uma seção de eventos, os acadêmicos e um arquivo com notícias publicadas a respeito da instituição.
Contato: arl@netsite.com.br

Academia Sergipana de Letras
http://www.infonet.com.br/asl/
Esta academia foi fundada em 1929, visando o desenvolvimento das letras e o progresso da cultura e artes brasileiras, em particular, as sergipanas. Veio Substituir a Hora Literária, instituição recreativa do Estado do Sergipe. Seus acadêmicos, a agenda e o estatuto podem ser lidos online.
Contato: http://www.infonet.com.br/asl/contatos.htm

Academia Sueca (Svenska Akademien)
http://www.svenskaakademien.se/
Fundada em 1786 pelo rei Gustavo III para promover a língua e a literatura sueca, desde 1901 a Academia Sueca tem a atribuição de outorgar o Prêmio Nobel de Literatura. A página traz a história da instituição, informações sobre outros prêmios que concede, link para o banco de dados da Fundação Nobel sobre os escritores premiados, além de permitir uma visita virtual.
Contato: Sekretariat@SvenskaAkademien.se

Academia Taguatinguense de Letras - ATL
http://ppessoa.zaz.com.br/paginas/poabsbay13100.htm
Localizada na cidade de Taguatinga, DF, foi fundada em 1986 com o objetivo de preservar a literatura brasileira e língua portuguesa e estimular criações literárias. A página traz uma lista com os acadêmicos da atualidade e outras curiosidades da academia, cujo patrono é Castro Alves.
Contato: ac.atl@nutecnet.com.br

Académie Française
http://www.academie-francaise.fr/
Uma das instituições mais antigas da França, foi fundada em 1635 pelo Cardeal Richelieu. Sua missão é definir a língua francesa e elaborar o dicionário que fixa seu uso. No site, sua história, seu estatuto, a lista dos 700 escritores que já ocuparam suas cadeiras e dos 40 que as ocupam hoje. Foi o modelo para a criação da Academia Brasileira de Letras.
Contato: contact@academie-francaise.fr

Académie Universelle des Cultures
http://www.academie-universelle.org/
Criada em 1992 em Paris, por Elie Wiesel, Prêmio Nobel da Paz, l´Académie Universelle des Cultures reúne intelectuais e artistas renomados com o objetivo de defender a democracia e os direitos humanos. O site disponibiliza a Carta de princípios da Academia, baseada na diversidade cultural; a lista dos membros; os eventos realizados e as publicações. Há ainda um manual interativo - Accepter la diversité, elaborado por Furio Colombo, Umberto Eco e Jacques Le Goff. O manual, dirigido aos educadores que pretendem abordar a questão da diversidade humana, é interativo porque só é oferecido o primeiro capítulo, sendo os demais criados a partir das contribuições enviadas para os e-mails myriam.isabelle.ducrocq@worldnet.fr (versão francesa) e vpisanty@tin.it (versão inglesa). O site é em francês, mas possui versões em inglês e espanhol.
Contato: a.u.c.sec.gen@wanadoo.fr

American Comparative Literature Association - ACLA
http://www.acla.org/
Fundada em 1960, é a principal associação norte-americana de ensino que reúne pesquisadores cujo trabalho envolve múltiplas literaturas e culturas, bem como metodologias e questões que ele implica: relações interculturais, multiculturalismo, interações entre a literatura e outras formas de produção, como: artes, ciências, filosofia, cultura material etc. Promove um encontro anual e edita um boletim para os associados.
Contato: info@acla.org

American Literary Translators Association - ALTA
http://www.utdallas.edu/research/cts/alta.htm
Localizada no Centro de Tradução da Universidade de Dallas, Texas, EUA, foi fundada em 1978. Sua página mostra os cursos, publicações, os prêmios que concede anualmente a tradutores norte-americanos. Apresenta links para institutos e outras entidades culturais, com informações de eventos e serviços úteis para traduções literárias.
Contato: ert@utdallas.edu

Anônimos Latinos
http://www.anonimoslatinos.org/
Associação sediada no Brasil que congrega artistas, artesãos e outros profissionais de cultura da América Latina com o objetivo de incrementar o patrimônio cultural do continente. Atualmente tem editado livros e desenvolvido projetos, como a revista cultural LActitud, que divulga seu trabalho e o dos artistas associados, além de publicar artigos sobre arte e literatura. Estão disponíveis ainda links para páginas latino-americanas, como a Rede de Escritoras Brasileiras, a e Universidad San Francisco de Quito.
Contato: latinos@netyet.com.br

Asociación Cultural Nitecuento
http://www.geocities.com/nitecuento/main.html
Fundada em 2002, a Associação tem como objetivo difundir autores novos e a cultura em geral. A página traz seu estatuto, informações de como se tornar sócio e atividades realizadas. Disponibiliza ainda uma revista literária.
Contato: nitecuento@teleline.es

Asociacion de Revistas Culturales de España - ARCE
http://www.arce.es/default.asp
Criada em 1983, é uma associação sem fins lucrativos que agrupa a maioria das revistas editadas na Espanha de assuntos gerais e específicos, literárias e de arte, de filosofía e debate político e ideológico. A homepage disponibiliza notícias sobre vários assuntos de interesse dos estudos culturais e uma relação de revistas associadas.
Contato: arce@infornet.es

Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN
http://www.letras.ufrj.br/abralin/
Fundada em 1969, tem por objetivo promover, desenvolver e divulgar os estudos de lingüística teórica e aplicada no Brasil. Publica um boletim interno para seus sócios e ainda a revista Delta. A ABRALIN ainda não possui um site próprio.
Contato: abralin@acd.ufrj.br

Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC
http://www.ufba.br/~abralic/
Fundada em 1986 por especialistas e estudiosos influenciados pelas idéias de um congresso em Paris que debatia o comparatismo nas diversas línguas, culturas e vertentes metodológicas. Está sediada em Porto Alegre. Sua página traz seções com os congressos realizados por ela, através dos quais procura fortalecer o intercâmbio cultural entre seus associados.
Contato: abralic@ufba.br

Associação de Leitura do Brasil - ALB
http://www.alb.com.br/ALB/index.htm
Criada nos anos 70, a ALB congrega pessoas interessadas no estudo e discussão de questões relativas à leitura sob os aspectos teóricos e práticos. A homepage oferece os seguintes links: o histórico da Associação, suas publicações, eventos e o Em Dia de interesse dos associados. O usuário que quiser associar-se deve imprimir um formulário disponibilizado pelo site e enviá-lo via correio ou fax.
Contato: secretaria.alb@uol.com.br

Associação de Lingüística Aplicada do Brasil - ALAB
http://www.letras.ufmg.br/alab/inicial.htm
Congrega docentes e pesquisadores do Brasil na área de lingüística aplicada, tanto em língua nacional como em língua estrangeira. Foi fundada em 1990, na UFPe, durante a V Reunião da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras - ANPOLL. Oferece links para documentos da própria associação, informações sobre Congressos e de como tornar-se sócio.
Contato: maalab@dedalus.lcc.ufmg.br

Associação de Lingüística e Filologia da América Latina - ALFAL
http://www.alfal.org
Fundada em 1964, a associação se baseou no IX Congresso Internacional de Lingüística ocorrido em Cambridge, na Inglaterra, para elaborar seus objetivos e metas. A página traz informações para lingüistas interessados em se associar, notícias, publicações e congressos organizados pela associação.
Contato: aelizain@fhuce.edu.uy

Associação de Pesquisadores do Manuscrito Literário - APML
http://utopia.com.br/apml/
Foi fundada em 1985, durante o I Encontro Internacional de Pesquisadores de Manuscrito Literário, em São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Desde então, vem acolhendo o trabalho instrumentado pela Crítica Genética, introduzida no Brasil por Philippe Willemart, e promovendo diálogo entre os que a ela se dedicam e os que se ligam à crítica textual, à historiografia, à crítica literária, às diversas artes ou ao trabalho com acervos de escritores e artistas. O site oferece informações sobre sua diretoria, algumas realizações do órgão e um formulário de filiação para os interessados.
Contato: apml@utopia.com.br

Associação Niteroiense de Escritores - ANE
http://www.artecult.com/marilena/ane.html
Fundada em 1982, trata-se de uma entidade cultural sem fins lucrativos. Entre suas atividades oferece o "Prêmio de Poesia Florbela Espanca", que já contou com cinco edições. Na página pode-se ler seu histórico e realizações, assim como seus membros.
Contato: marilenagrib@hotmail.com

Association des Bibliophiles Universels - ABU
http://abu.cnam.fr/INFO/
Fundada em 1993, tem por objetivo a difusão da cultura francesa, através da Internet, por meio de textos em domínio público, bem como a divulgação de pesquisas realizadas por seus associados. A página, hospedada pelo CNAM (Conservatoire National des Arts et Métiers), mostra seu estatuto e os arquivos das obras disponíveis, que vão desde La Chanson de Roland, de autor anônimo, até J´accuse, de Emile Zola, passando por Corneille, Racine, Molière, Voltaire, Diderot, Victor Hugo, Flaubert, Anatole France, Balzac, Stendhal, Julio Verne e outros grandes autores da literatura francesa.
Contato: abu@cnam.fr

Association of Research Libraries - ARL
http://arl.cni.org/index.html
Organização sem fins lucrativos, que compreende as principais bibliotecas de pesquisa na América do Norte. Seu objetivo é moldar e influenciar as forças que afetam o futuro das bibliotecas de pesquisa no processo de comunicação erudita. Contém um diretório comentado de periódicos eletrônicos, boletins informativos e listas de discussão acadêmicas.
Contato: dru@arl.org


C

Câmara Brasileira do Livro - CBL
http://www.cbl.org.br/
Fundada em 1946, a CBL tem sede em São Paulo e conta com mais de 400 associados, entre editores, livreiros e distribuidores. Promove uma série de eventos, como a Bienal Internacional do Livro e o Prêmio Jabuti, em 16 categorias, desde romance até literatura infantil e juvenil, passando por produção gráfica, capa, tradução e ilustração.
Contato: marketing@cbl.org.br

Círculo de Estudos Clássicos de Brasília - CECB
http://www.estudosclassicos.hpg.ig.com.br/index.htm
Associação com objetivo de estudar e divulgar a cultura clássica através de estudos, debates e traduções. A página disponibiliza diversas categorias: tradução, cursos, publicações, estudos, serviços, entre outras.
Contato: estudosclassicos@ieg.com.br < estudosclassicos@ieg.com.br>

Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa - CPLP
http://www.cplp.org/
Organização internacional criada em 17 de Julho de 1996, a CPLP tem sede em Lisboa e é constituída por Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste. Além de promover o entendimento político e diplomático entre os países-membros, tem o objetivo de estimular projetos de difusão da língua portuguesa, especialmente a dinamização do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e a criação de um Fundo Bibliográfico. Na página, informações sobre cada um dos países, noticiário, acesso ao Protocolo modificativo ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, ao Boletim da CPLP e a vários links relacionados à cultura lusófona.
Contato: comunicacao@cplp.org


E

Escritório do Livro
http://www.escritoriodolivro.org.br/index.html
Associação sem fins lucrativos que tem por objetivo promover o livro em seus vários aspectos e manifestações. A página traz: Histórias do livro, Arte do Livro, Ofícios do livro, Livros e Leituras e Bibliografia.
Contato: escritorio@escritoriodolivro.org.br


F

Fundación El Libro
http://www.el-libro.com.ar/la_feria/html/fundacion.html
Entidade civil sem fins lucrativos, congrega vários órgãos argentinos voltados para a promoção do livro e da leitura. Organiza a Feira Internacional de Buenos Aires, concursos literários e concede prêmios. Além de informações sobre a 28ª Feira e a 13ª Feira Infantil e Juvenil, ambas em 2002, a página apresenta calendário de outros eventos culturais.
Contato: prensa@el-libro.com.ar

Fundación Príncipe de Asturias
http://www.fpa.es/esp/
Criada em 1980 na cidade de Oviedo, Espanha, a Fundação, que leva o nome do príncipe herdeiro do trono espanhol, tem por objetivo promover valores humanísticos, científicos e culturais. Para isso, concede prêmios anuais em várias áreas e bolsas de estudo. Também desenvolve atividades na área musical e de artes visuais. O Prêmio Príncipe de Astúrias de Literatura, de cerca de US$ 45 mil, é um dos mais importantes do mundo e já contemplou escritores como Arthur Miller (2002), Doris Lessing (2001), Augusto Monterroso (2000) e Günther Grass (1999).
Contato: prensa@fpa.es


I

International Association for Semiotic Studies / Association Internationale de Semiotique - IASS/AIS
http://www.arthist.lu.se/kultsem/assoc/IASShp1.html
Reúne estudiosos de semiótica em todo o mundo, de diferentes escolas e tradições teóricas, interessados nas peculiaridades semiológicas dos artefatos visuais. A homepage apresenta informações gerais e breve histórico sobre a entidade, além da lista dos membros dos departamentos e comitê executivo. O site oferece ainda informações sobre suas publicações.
Contato: gloria.withalm@hermes.hsak.ac.at

Irish Cultural Centre - ICC
http://www.irishculture.org/
Criado em 1990, em Boston - cidade norte-americana com forte população de irlandeses - o ICC promove e difunde a herança cultural da Irlanda. Seu site oferece informações sobre eventos e outras atividades e apresenta uma página de links sobre literatura, com acesso a biografias e textos de poetas e ficcionistas daquele país.
Contato: office@irishculture.org


L

Latin America Studies Association - LASA
http://lasa.international.pitt.edu
Associação profissional de instituições e pesquisadores integrados ao estudo da América Latina, abrangendo todas as áreas. Sua página apresenta os papers das conferências realizadas - acessíveis apenas aos seus membros - e informações para tornar-se membro. Há links para publicações e estão disponibilizados artigos e anúncios do fórum online .
Contato: lasa@pitt.edu


N

The Nobel Foundation
http://www.nobel.se/nobel/nobel-foundation/index.html
A Fundação Nobel (Nobelstiftelsen), criada em Estocolmo, Suécia, desde 1900 confere anualmente prêmios nas áreas de Literatura, Física, Paz, entre outras. Sua homepage dá acesso à lista dos laureados além de outras informações. A página traz também sua história e de seu criador, Alfred Nobel. O internauta pode fazer uma visita virtual à entidade.
Contato: webmaster@www.nobel.se


R

Real Academia Española
http://www.rae.es/
Fundada em 1713, no reinado de Felipe V, a Real Academia Espanhola tem hoje como objetivo principal "velar para que as alterações na língua não quebrem sua unidade essencial". A página traz a lista e a biografia dos acadêmicos, dá acesso a seus departamentos, às demais academias de língua espanhola e informações sobre os prêmios que concede.
Contato: direccion@rae.es

Red de Escritoras Latinoamericanas - RELAT
http://www.relat.org.pe
O objetivo da Relat é facilitar a comunicação entre as escritoras de língua castelhana, a difusão de suas obras e a promoção da literatura de mulheres em geral, além da defesa dos direitos de livre expressão. Atua em contato com entidades internacionais semelhantes, como o Centro di Documentazione delle Donne e a Women World For Literature. Promove debates e divulga notícias de relevo nesta área. A página apresenta a lista das escritoras participantes e uma série de links para entidades feministas e literárias.
Contato: relat@tsi.com.pe

Rede de Escritoras Brasileiras - REBRA
http://www.geocities.com/~rebra/
Fundada em 1999, a associação foi criada com o objetivo de incentivar a presença feminina na literatura brasileira e obter reconhecimento de suas conquistas ao longo da história literária do país. A página traz uma relação com os serviços prestados, links, eventos e uma seção para mulheres que queiram se associar.
Contato: info@rebra.org


S

Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro
http://www.almadepoeta.com/sindicato.htm
O órgão oficial dos escritores do RJ mostra em sua homepage a diretoria, eventos, concurso literário patrocinado pelo Sindicato e, em breve, a versão eletrônica de seu jornal, a Tribuna do Escritor.
Contato: luizproa@uol.com.br

Sociedad General de Autores y Editores - SGAE
http://www.sgae.es/
Entidade privada, constituída há cerca de cem anos, dedicada à defesa e gestão dos direitos de propiedade intelectual de seus sócios, que vão desde escritores dramáticos e diretores até compositores musicais e coreógrafos. Coloca ao alcance de seus associados informações úteis, contatos profissionais e serviços jurídicos, além de permitir acesso aos arquivos da Associação. Preenchendo um formulário o internauta pode entrar em contato com o grupo.
Contato: lfiscer@sgae.es

Sociedad General de Escritores de México
http://www.sogem.org.mx/
Sociedade constituída em 1976 a fim de proteger os direitos de autores e escritores. Procura estimular a produção intelectual de seus sócios: poetas, narradores, dramaturgos, escritores de cinema, rádio e televisão. No site o internauta tem acesso aos trâmites de filiação à associação e de registro das obras. Em espanhol.
Contato: sogem@infosel.net.mx

Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos - SBEC
http://www.exmachina.com.br/sbec/sbec.htm
Fundada em 1985, esta sociedade reúne instituições, profissionais e estudiosos das culturas da Antigüidade Clássica com o objetivo de desenvolver pesquisas e divulgar o conhecimento nesta área. Na página estão relacionadas as atividades, publicações, uma seção para filiação e os links para as outras homepages da SBEC.
Contato: jorge@humanas.ufpr.br

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM
http://www.intercom.org.br/
Fundada em 1977, a INTERCOM é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, destinada a congregar pesquisadores e profissionais de comunicação numa perspectiva interdisciplinar. A homepage disponibiliza links para o seu boletim, Núcleos de pesquisa e muito mais.
Contato: intercom@edu.usp.br

Sociedade General de Autores de La Argentina - Argentores
http://www.argentores.org.ar/
Associação civil de caráter profissional nascida em 1934 e domiciliada em Buenos Aires. Tem por objetivo a proteção legal, tutela jurídica e administração dos direitos do autor. É responsável pela Biblioteca de Argentores, uma das mais importantes da América do Sul, que disponibiliza material sobre o teatro mundial e documentação sobre o teatro argentino. Administra também a sala de espetáculos Gregorio de Laferrère, onde promove atividades culturais como palestras e seminários. Em espanhol.
Contato: info@argentores.org.ar

Sociedade Portuguesa de Autores - SPA
http://www.spautores.pt/
Cooperativa de responsabilidade limitada, fundada em 1925 para a Gestão do Direito de Autor, nos termos da legislação nacional portuguesa e internacional (Convenção de Berna de 1886 e Convenção Universal de 1952, revistas em 1971). O site disponibiliza boletins informativos mensais, Prêmio Nobel de Literatura, além de diversas sobre direito autoral.
Contato: geral@spautores.pt

Sociedade Portuguesa de Filosofia
http://www.spfil.pt/
Fundada em 1977, é uma instituição de interesse científico sem fins lucrativos, sediada em Lisboa. Seu objetivo é difundir e estimular o estudo da filosofia em Portugal. Disponibiliza links para o Centro para o Ensino da Filosofia, Ciência da Cognição, área de investigação pluridisciplinar, cuja finalidade é o estudo da natureza e mecanismos da mente e da cognição humanas, e para a Enciclopédia de Termos Lógico-Filosóficos.
Contato: antonio.zilhao@mail.doc.fl.ul.pt


W

Writer´s Guild of America
http://www.wga.org/
A página da Liga dos Escritores dos EUA (Writer´s Guild of America) é voltada para quem escreve ou quer escrever roteiros. Apresenta entrevistas com roteiristas, matérias da revista Written by, grande quantidade de conexões para dicionários, enciclopédias e publicações de referência. Inclui ainda seção com dicas sobre como escrever roteiros e um diretório de roteiristas de animação.
Contato: wga@wga.org

The Writers Guild Of Canada
http://www.writersguildofcanada.com
Liga que representa autores de filmes, produções multimídia e programas de rádio e tv no Canadá. Não é necessário ser membro da associação para registrar no site trabalhos como scripts, sinopses, manuscritos de livros, poesia, contos, peças e artigos, mediante pagamento. Escritores iniciantes podem encontrar na página informações e outros serviços. Em inglês.
Contato: info@wgc.ca


FONTES DE REFERÊNCIA
Las Academias. La Asociación de Academias de la Lengua Española
http://www.rae.es/rae/gestores/gespub000002.nsf/voDocPublicados?OpenView&RestrictToCategory=las%20academias
A página, disponibilizada pela Real Academia Espanhola, traz uma lista de academias de letras de língua espanhola sediadas em diversos países da América. Entre elas estão a Academia Argentina de Letras, a Academia Chilena de la Lengua e a Academia Norteamericana de la Lengua Española.
Contato: academia@rae.es

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.