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Livros, Artigos e Outros Textos

A categoria permite o acesso a textos acadêmicos selecionados, de interesse para a área dos Estudos Culturais disponíveis na rede, organizadas por autor. Consulte também a página da categoria Periódicos

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FONTES DE REFERÊNCIA

A

The Alan Guttmacher Institute. Rumo a um Novo Mundo: A vida sexual e reprodutiva de mulheres jovens - Sumário Executivo
http://www.agi-usa.org/pubs/new_world_port.html
Disponível pelo Alan Guttmacher Institute, este artigo foi realizado em parceria com a William H. Gates Foundation com o objetivo de analisar a iniciação sexual em mulheres adolescentes nos países periféricos, comparando-os com os países desenvolvidos. Está baseado em censos e pesquisas, que medem o padrão de comportamento da população, realizados por um programa da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e de dados comparativos de pesquisas governamentais. Entre os principais tópicos, estão: altas taxas de maternidade precoce; baixo uso de métodos contraceptivos; atividade sexual como um risco à saúde das adolescentes. Finaliza, reconhecendo a necessidade dos governos de todos os países - desenvolvidos e em desenvolvimento - de implementar políticas eficazes, atendendo às necessidades particulares de saúde reprodutiva.

ANDERSON, Benedict. Imagining East Timor. Arena Magazine
http://www.lusotopie.sciencespobordeaux.fr/anderson.pdf
Professor de Estudos Internacionais da Universidade de Cornell e autor do livro Nação e Consciência Nacional , neste artigo, escrito em 1992, em inglês, Anderson discute o fracasso da tentativa da Indonésia de absorver o Timor Leste e o nacionalismo dos timorenses no contexto da discussão sobre colonizador e colonizado. Artigo disponibilizado pelo site da revista Lusotopie, ano 2001.
Contato: infolusotopie@sciencespobordeaux.fr

ANTONIO, Irati. Autoria e cultura na pós-modernidade. Ciência da Informação, BrasÍlia, v.27, n.2, 1998.
http://www.ibict.br/cienciadainformacao/viewarticle.php?id=401
A autora é consultora do Scientific Electronic Library Online - SciELO que disponibilizou seu artigo neste site. Trata-se de um estudo sobre a formação e as funções que a autoria desempenha na modernidade e na pós-modernidade. Outros artigos da revista Ciência da Informação podem ser acessados no site do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT.
Contato: ciinf@ibict.br


B

BARBERO, Jésus Martin. La Democracia en la Média
http://commposite.uqam.ca/videaz/docs/jemaes.html
Texto da entrevista concedida por Barbero, em espanhol, e disponibilizado junto a outros textos discutidos durante a conferência virtual: El Derecho a Comunicar y la Comunicación de los Derechos, pela página Right, Derecho, Droit.com. O entrevistado - professor da Universidad del Valle, Colombia - faz um balanço das ações da sociedade civil na área das comunicações e, a partir do caso colombiano, indica algumas pistas do que deveria ser uma estratégia alternativa ao modelo dominante neo-liberal. O autor constata que os meios alternativos, embora tenham contribuído para a democratização da América Latina nos anos 70 e 80, não foram capazes de gerar novas propostas de políticas comunicacionais nos anos 90 e que o terreno está totalmente ocupado pela lógica neo-liberal. Assim, propõe que se apóie as iniciativas do setor comunitário, se tente uma interlocução com o estado e se invista na formação dos jovens, no que chama de uma "segunda alfabetização".
Contato: info@commposite.org

BASSEGIO, Luiz. Fé cristã em movimento. Sem Fronteiras, n.257, jan./fev. 1998.
http://metro.peacelink.it/zumbi/news/semfro/257/sf257p05.html
Entrevista online com Luiz Bassegio feita pela revista Sem Fronteiras sobre o movimento das pastorais sociais da Igreja Católica no Brasil. O sacerdote Bassegio fala a respeito do trabalho em comum realizado por pastorais, movimentos populares e sindicatos com os excluídos: sem terra, mulheres, crianças, migrantes, nômades, operários e presidiários.
Contato: camsp@mandic.com.br

Beyond Racism. Embracing an interdependent Future.
http://www.beyondracism.org/Voices/InTheirOwnVoices.pdf
Publicação não-periódica totalmente digitalizada e disponibilizada pelo site Beyond Racism, da Comparative Human Relations Initiative (CHRI). Contém artigos sobre racismo no Brasil, ação afirmativa, direitos humanos e religião, escritos por norte-americanos, sul-africanos e brasileiros, como Benedita da Silva, Joel Zito de Araújo, José Gregori e Paulo Sérgio Pinheiro.

BOFF, Leonardo. A Função da Universidade na Construção da Soberania Nacional e da Cidadania. Cultura Vozes, vol. 92, n. 2.
http://www.culturavozes.com.br/revistas/0292.html
Neste texto de 1994, publicado na revista Cultura Vozes, Leonardo Boff, professor de Ética da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), escritor, teólogo, um dos mais importantes teóricos da Teologia da Libertação, discute a importância da universidade e do estudo público para a cidadania e para a soberania nacional.
Contato: cultura@culturavozes.com.br

BOOKCHIN, Murray. Ecologia Social
http://www.hipernet.ufsc.br/foruns/autonomia/esocial/murray3.htm
Segundo o autor, não há mais possibilidades de ignorar a questão da ecologia social, já que a sobrevivência das comunidades no Planeta Terra depende da preservação do meio ambiente. A realidade para Bookchin é percebida tal como um cenário catastrófico e as soluções ambientais são encaradas como ineficazes e sem repostas duradouras. Destaca a importância dos movimentos verdes no Terceiro Mundo; analisa as razões para o cataclisma ecológico das sociedades; conceitua o termo natureza e busca possibilidades para uma transformação social. O autor defende também que a destruição dos recursos naturais não é conseqüência apenas do desenvolvimento tecnológico, mas também da economia mercantil e das sociedades de hierarquias e de classes.


C

CADE Jr., Alfred R.Affirmative Action in Higher Education: An Analysis of Practices and Policies. Education Policy Analysis Archives
http://epaa.asu.edu/epaa/v10n22.html
O autor é professor da Faculdade de Educação do Missouri Southern State College e ex-presidente da Missouri Association for Blacks in Higher Education - MABHE . Este artigo, publicado no volume 10 número 22 da Education Policy Analysis, analisa as políticas e as práticas das pessoas que trabalham em programas de ação afirmativa nas universidades, destinados a alunos afro-americanos.
Contato: glass@asu.edu

CAPUTI, Mary American. Overabundance and Cultural Malaise: Melancholia in Julia Kristeva and Walter Benjamin. Theory and Event
http://muse.jhu.edu/journals/theory_&_event/v004/4.3caputi.html
Publicado na revista Theory and Event número 4:3 de 2000, o texto é disponibilizado pelo site do Project Muse que divulga uma série de publicações online. A autora ensina teoria política na California State University, em Long Beach. Este artigo analisa o mal-estar da civilização norte-americana atual, a partir da visão de melancolia encontrada em Julia Kristeva e Walter Benjamin.
Contato: mcaputi@csulb.edu

CARVALHO, Maria Alice Rezende de. Itinerário Suburbano
http://www.artnet.com.br/gramsci/arquiv149.htm
A autora é professora do Iuperj. O texto, publicado no site Gramsci e o Brasil, fala sobre o fim da remoção das favelas no Rio de Janeiro, a partir da década de 70; sobre ricos e pobres ocupando o mesmo território; o conceito de "cidade partida" e, finalmente, a "nova pauta urbana" da cidade, ou seja, a organização e a mobilização da sociedade em diferentes direções como pode se ver na chegada dos shoppings e universidades nos subúrbios do Rio.
Contato: sergio.henriques@artnet.com.br

CASTRO, Hebe Maria de Castro. Em Nome do Pai: Gênero, Família e Etnicidade nos Depoimentos de descendentes de Libertos (Brasil, 1888-1940).
http://136.142.158.105/LASA97/mattosdecastro.pdf
A autora é professora do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense- UFF. Este texto foi apresentado no XX Congresso Internacional da Latin America Studies Association - LASA e trata-se de um estudo sobre a memória do cativeiro a partir de entrevistas de descendentes de escravos, arquivadas no Laboratório de História Oral e Iconografia - LABHOI - do Departamento de História da UFF.

CASTRO, Hebe Maria Mattos de MATTOS, O que comemorar no 13 de Maio
http://jbonline.terra.com.br/destaques/500anos/id4ma3.html
Hebe Maria Mattos de Castro é professora do Departamento de História da UFF e autora de Das cores do silêncio: os significados da liberdade no Sudeste escravagista da Editora Nova Fronteira. Neste artigo, escrito por ocasião da comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil, trata dos negros africanos como personagens da formação da identidade brasileira e da memória da escravidão na história nacional. O texto faz parte da série Brasil 500 anos: de Cabral a Cardoso, disponibilizada pelo Jornal do Brasil online.
Contato: http://jbonline.terra.com.br/

CDCC- Centro de Divulgação Científica e Cultural. Material de Apoio - Textos
http://educar.sc.usp.br/biologia/m_a_txt.html
Coletânea de artigos escritos pela equipe do CDCC da Universidade de São Paulo - CDCC da Universidade de São Paulo - USP, tratando sobre temas variados referentes ao meio ambiente e sua preservação, servindo como base de informações para pesquisadores e professores, além de promover educação ambiental para a população em geral através da Internet. Destaque para as seguintes discussões: biodiversidade, poluição da água, plantas medicinais, impacto ambiental, arborização urbana, solos, entre outras.
Contato: biologia@cdcc.sc.usp.br

CHRISTIE, John R. R. A Tragedy for Cyborgs. Configurations, 1.1, 1993, p. 171-196.
http://muse.jhu.edu/journals/configurations/v001/1.1christie.html
O autor é professor da University of Leeds e seu artigo traça uma análise do "Manifest for Cyborgs" de Donna Haraway. Os direitos autorais da revista estão reservados para The Johns Hopkins University Press e a Society for Literature and Science, em Maryland.
Contato: muse@muse.jhu.edu

COHEN, Jeffrey Jerome. Becoming Inhuman c. 1400. In: COHEN, Jeffrey Jerome, WHEELER, Bonnie (Ed.). Becoming Male in the Middle Ages. New York: Garland Publishing, 1997.
http://www.reptilianagenda.com/other/o112299b.html
Cohen é professor do Departmento de Inglês e do Programa em Ciências Humanas da George Washington University. Neste artigo, analisa a noção de masculinidade medieval e seu paralelo na pós-modernidade a partir da lenda-metáfora de um homem que queria ser um cachorro. O artigo integra um site de arquivo de textos chamado The Reptilia Agenda.
Contato: jjcohen@gwis2.circ.gwu.edu

COHEN, Jeffrey Jerome. Medieval Masculinities: Heroism, Sanctity, and Gender
http://www.georgetown.edu/labyrinth/e-center/interscripta/mm.html
A partir de uma discussão sobre o uso do hipertexto, Cohen, professor do Departamento de Inglês da George Washington University , aborda a questão da masculinidade nos estudos de gênero. Esta versão do ensaio nasceu de uma conferência eletrônica, mediada pelo autor, realizada no final de 1993. É possível, através de links na página, recorrer às intervenções originais dos participantes da conferência. A presente versão de abril de 1995, é uma revisão do texto original (de 1994).
Contato: jjcohen@gwis2.circ.gwu.edu

CONSORTE, Josildeth Gomes. Culturalismo e educação nos anos 50: O desafio da diversidade. Cadernos Cedes, Campinas, v.18, n.43, dez. 1997.
http://www.scielo.br/cgi-bin/fbpe/fbtext?got=last&pid=S0101-3262(97)01804303&usr=fbpe&lng=pt&nrm=abn&seq=-&sss=1&aut=719
Este artigo está disponibilizado no site do Scientific Electronic Library Online - SciELO. A autora analisa as características que o culturalismo assumiu entre nós quando da sua introdução na década de 30 e as transformações operadas nesta área.
Contato: cadernos@cedes.unicamp.br

Convenção sobre os Direitos da Criança
http://www.iec.uminho.pt/cedic/convenc/dircri.htm
O artigo apresenta algumas considerações sobre essa Convenção realizada na cidade de Nova Iorque - EUA, em 1989. Em conformidade com a Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela ONU, a Convenção reconhece os direitos de toda criança de ter disponível ajuda e assistência especial. Dividido em três partes, trata sobre a responsabilidade do Estado na proteção dos direitos da criança; liberdade de expressão; atuação das agências especializadas; entre outras considerações.

COUTO, Márcia Thereza. O Significado da Ação Política Feminina nos Anos 90
http://www.fundaj.gov.br/docs/text/texmulhe.html
O artigo está disponibilizado no site da Fundação Joaquim Nabuco através de download, porém antes pode-se ler um resumo em português e em inglês. Como o próprio resumo diz: "O artigo analisa a questão das pesquisas contemporâneas sobre movimentos populares femininos no Brasil, particularmente no Nordeste". Há outros artigos divididos por área temática.

CROGAN, Patrick. Paul Virilio and the Aporia of Speed Virtual Cultures Conference
http://www.mcs.mq.edu.au/content/VirtualCultures/vc8-abs-crogan.html
O autor explora o trabalho de Virilio enquanto uma resposta crítica às transformações tecnológicas, culturais e políticas na contemporaneidade. Este paper foi apresentado na Virtual Cultures Conference, realizada em Sidney, Austrália, em 1996, pelo Artspace Visual Arts Centre. Crogan é da University of Sydney, na Austrália, e desenvolveu pesquisas na França, ao lado de Derrida e Virilio.
Contato: McKenzie.Wark@mq.edu.au

Cultural Frictions Conference Proceedings
http://www.georgetown.edu/labyrinth/conf/cs95
Essa página foi criada durante o seminário Cultural Frictions e oferece os trabalhos apresentados neste evento, por importantes acadêmicos norte-americanos como Robert Stein, Jeffrey Jerome Cohen e Martin Irvine.
Contato: guweb@gunet.georgetown.edu

Cultural Theory, Cultural Studies
http://www-2.cs.cmu.edu/afs/cs.cmu.edu/user/phoebe/mosaic/cultural-studies.html
Página que arrola textos introdutórios e contemporâneos sobre estudos culturais, antropologia social, estudos de gênero, sociologia e cítica literária. Pertence ao Departamento de Inglês da Carnegie Mellon University e foi elaborada por Phoebe Senger, pesquisadora do Center for Art and Media Technology, cidade de Karlsruhe, na Alemanha.
Contato: gsauer@cmu.edu

CULVERTSON John C. Race. Intelligence and Ideology: A Review Essay of The Bell Curve. Education Policy Analysis Archives
http://olam.ed.asu.edu/epaa/v3n2.html
Publicado no volume 3, número 2 da revista Education Policy Analysis Archives, trata-se de uma análise do livro The Bell Curve: Class Structure and the Future of America de Richard Herrnstein e Charles Murray. O livro em questão considera que há relações entre etnicidade e inteligência. Culbertson parte da questão, "Quais são os méritos científicos das descobertas dos autores do livro?" e examina qual o objetivo ideológico por trás de suas idéias.
Contato: LISTSERV@asu.edu


D

DANNER, Mark. The Truth of El Mozote
http://globetrotter.berkeley.edu/people/Danner/1993/truthelmoz01.html
Jornalista norte-americano, especializado em política estrangeira, Danner publicou este artigo na revista New Yorker, em 1993, tendo sido posteriormente transformado em livro. Conta a história do massacre de El Mozote, pequena cidade de El Salvador, ocorrido em 1992, e analisa porque a morte de civis pelo exército salvadorenho em cruzada anti-comunista foi sempre encoberto pelo governo dos EUA.
Contato: site-mgr@globetrotter.berkeley.edu

DONATH, Judith. Identity and Deception in the Virtual Community
http://judith.www.media.mit.edu/Judith/Identity/IdentityDeception.html
A identidade no ambiente cibernético: ao se liberar do corpo real, ela se torna flutuante no mundo desmembrado da comunicação eletrônica e das relações virtuais. Donath é pesquisadora do MIT Media Lab e tem vários artigos online sobre comunicação, ciberespaço e novas identidades e sujeitos.
Contato: judith@media.mit.edu

DONATH, Judith. The Sociable Web
http://judith.www.media.mit.edu/SocialWeb/SociableWeb.html
Donath é pesquisadora do MIT Media Lab. A autora parte da hipótese de que a rede é um lugar altamente sociável e analisa as estratégias da comunicação no mundo virtual.
Contato: judith@media.mit.edu


E

ERIKSEN, Thomas Hylland. Ethnicity and Nationalism: Anthropological Perspectives. London: Pluto Press, 1993.
http://www.uio.no/~geirthe/Ethnicity.html
O autor é antropólogo social vinculado ao Department and Museum of Anthropology, da University of Oslo. O livro é um guia para estudantes de antropologia. O acesso ao primeiro capítulo traz tópicos como: o que é etnicidade, identidade étnica e ideológica, minorias e nacionalismo.
Contato: t.h.eriksen@ima.uio.no

Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA
http://www.enetec.com.br/jij/estatuto.htm
Aprovado pelo Congresso Nacional através da Lei nº 8.069 em 1990. Aborda sobre a definição jurídica de crianças e adolescentes e faz referências aos seus direitos fundamentais à vida e à saúde, à convivência familiar e comunitária, à cultura, à educação, ao lazer, entre outros. Destaque também para as punições, previstas em lei, das infrações praticadas por e contra os jovens. Outros assuntos enfocados são: programas de adoção; dever da família, da sociedade em geral e do poder público; casos de tutela; determinação da política de atendimento etc.

ESTRELLA, Jorge. Que discuten modernos y posmodernos?Pares cum Paribus, Chile, v.1, n.1, jan. 1996
http://www.uchile.cl/facultades/filosofia/publicaciones/pares/posm.htm
Partindo de um cenário onde a interpretação libertária e de diferenças étnicas do pós-modernismo se defronta com as pretensões totalitárias do modernismo, Estrella levanta discussões em torno da modernidade e da pós-modernidade. O texto está no primeiro número do periódico eletrônico Pares cum paribus, da Facultad de Filosofía y Humanidades da Universidad de Chile.
Contato: oaguiler@abello.dic.uchile.cl


F

FILHO, José Camilo dos Santos. Educação Geral na Universidade.
http://www.prg.unicamp.br/Ed_geral_universidade.html
Professor e Doutor pela Faculdade de Educação da Unicamp, José Camilo apresentou este texto na reunião extraordinária da Comissão Central de Graduação- CCG, realizada em agosto do ano 2000. O objetivo é questionar o conceito de educação geral nas universidades, apresentando diversas teorias defendidas por autores tais como John Stuart Mill, B.Schwartz e J. C. Gray, além de apresentar modelos já em vigor. Passando pela origem e desenvolvimento da educação ocidental, conclui que esta é uma ferramenta essencial para a formação de cidadãos, capaz de integrar os homens à sociedade, tornando-os membros de uma cultura comum. Finalizando, apresenta um resumo de propostas curriculares de educação geral em cursos de graduação.
Contato: dirfe@obelix.unicamp.br


G

GERGEN, Kenneth J. Social Construction and the Transformation of Identity Politics
http://www.swarthmore.edu/SocSci/kgergen1/text8.html
O artigo foi apresentado para a New School for Social Research Symposium em 1995. Kenneth J. Gergen é professor de psicologia do Departamento de Psicologia do Swarthmore College. O texto trata da relação entre identidade política, identidade individual e movimentos sociais (mulheres, afro-americanos, gays etc).
Contato: kgergen1@swarthmore.edu

GOERGEN, Pedro. A universidade em tempos de transformação.
http://www.prg.unicamp.br/Texto_univ_em_temp_trans_Pedro_Goergen.html
Vinculado à Faculdade de Educação- FE da Unicamp, este Professor e Doutor defende e luta pela universidade pública, uma vez que acredita ser uma ferramenta essencial para a construção da nação. Afirma que a universidade brasileira está em crise, mas não considera válido as razões que geralmente são aceitas: por exemplo, falta de recursos materiais e culpa do neoliberalismo. Segundo Goergen, o ensino superior público enfrenta problemas que estão ligados, inclusive, à própria crise do Estado nacional. Conclui que universidades estão passando também por transformações que podem ser explicadas não só pelo deslocamento das suas bases filosóficas (diluindo o universal para acentuar o particular), como também pela predominãncia da ideologia de mercado, introduzindo novas demandas como lucro, performatividade e eficiência.
Contato: goergen@obelix.unicamp.br

GORELIK, Adrián - Imaginarios urbanos e imaginación urbana
http://www.bazaramericano.com/bazar/articulos/imaginarios_gorelik.ASP
Gorelik é historiador e professor da Universidad Nacional de Quilmes, na Argentina, e membro do Conselho Diretor da revista Punto de Vista. Neste artigo, disponibilizado pela página Bazar Americano.com, procura analisar o imaginário urbano para melhor compreensão da vida contemporânea nas cidades, numa perspectiva dos estudos culturais.
Contato: info@bazaramericano.com

GRINBERG, Halina. @ e o corpo próprio: os caminhos virtuais da pulsão (Contribuições à clínica da homossexualidade). In: Jornada os destinos da pulsão: sintoma e sublimação. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Psicanálise, 1997.
http://www.ufrj.br/pacc/pulsao.html
A psicóloga brasileira Halina Grynberg, da Escola Brasileira de Psicanálise, narra neste artigo o processo terapêutico de um homossexual que assume sua identidade não sem antes passar por um processo onde assume uma falsa identidade sexual e projeta algumas fantasias sobre seu corpo em salas virtuais na Internet. É interessante a ánalise do espaço público e anônimo, o espaço virtual, no itinerário da recuperação da auto-imagem desejante do paciente. O artigo está disponibilizado pelo PACC.
Contato: halina@openlink.com.br

GRUEN, Erich S. Cultural Fictions and Cultural Identity. Transactions of American Philological Association, Berkeley, n.123, 1993.
http://ccat.sas.upenn.edu/TAPA/gruen.html
Gruen, da University of California em Berkeley, faz uma análise do crescimento dos estudos multiculturais na academia norte-americana e a posição legada aos Estudos Clássicos após o surgimento da interdisciplinariedade.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo e PRANDI, José Reginaldo. I Censo Étnico-Racial da USP
http://www.usp.br/politicaspublicas/resultados.htm
Resultado do Censo Étnico-Racial realizado, em 2001, pela Comissão de Políticas Públicas para a População Negra - CPPN, da USP. Esta pesquisa foi desenvolvida entre alunos de graduação por meio de questionário auto-aplicado durante o período de matrícula. A questão básica do questionário geral foi: “Qual é a sua cor?”. A partir dos questionários respondidos, os autores consideram que se chegou a uma amostra da população real desta universidade. Os resultados informam sobre: distribuição dos estudantes, segundo a cor, comparando a USP com outras universidades brasileiras, distribuição dos alunos, segundo a cor, por três áreas de conhecimento: Biológicas, Humanas e Exatas e identidade étnica e regional.


H

HALSALL, Paul. Lesbian, Gay, and Bisexual Catholic Handbook.
http://www.fordham.edu/halsall/pwh/
Organizado pelo professor de história Paul Halsall, o manual é dividido em doze capítulos. Trata-se de uma reflexão sobre a homossexualidade na sociedade contemporânea e suas relações com o Cristianismo e a Igreja Católica, especialmente (mas não só) nos Estados Unidos. Fornece documentos, base de dados, bibliografias, informações e discussões sobre o assunto.
Contato: halsall@fordham.edu

HARAWAY, Donna. The Ironic Dream of a Common Language for Women in the Integrated Circuit: Science, Tecnology, and Socialist Feminism in the 1980s or A Socialist Feminist Manifesto for Cyborgs, California, Out. 1993.
http://www.cc.rochester.edu/College/FS/Publications/HarawayCyborg.html
Versão preliminar de A Cyborg Manifesto: Science, Technology, and Socialist-Feminism in the Late Twentieth Century, artigo publicado em versão integral no livro Simians, Cyborgs and Women: The Reinvention of Nature, da mesma autora. Donna Haraway é vinculada à University of California em Santa Cruz. O site possui links para as referências das citações.
Contato: haraway@cats.ucsc.edu

HART, Keith. Money In An Unequal World
http://www.thememorybank.co.uk/
Antropólogo, o autor é pesquisador da Universidade de Aberdeen, na Inglaterra. O foco deste livro é a internet que, para Hart, reúne o potencial para uma nova representação das relações econômicas. Trata-se de uma nova visão de como o dinheiro, o capitalismo e a cultura interagem através da história. Este site disponibiliza o primeiro capítulo e o sumário do livro, além de comentários sobre o texto.
Contato: keith@thememorybank.co.uk

HOLLANDA, Heloisa Buarque de, Cidades, Rio de Janeiro, 1997.
http://www.ufrj.br/pacc/cidades.html
Documento relacionado à área de Ciências Humanas, elaborado em 1993, que parte do embate entre o imaginário político e social do cinema novo e a cultura de consumo dos anos 90 para discorrer sobre o espaço urbano enquanto arena cultural. Abrangendo assuntos tais como produção cultural e as transformações político-sociais, o documento analisa desde os discursos de Jameson às experiências de Aderbal Freire Filho e seu Centro de Demolição e Construção do Espetáculo.
Contato: hollanda@centroin.com.br

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Estudos Culturais na Academia. In: Seminário Trocas Culturais na Era da Globalização, 1996, Rio de Janeiro.
http://www.ufrj.br/pacc/global.html
Anotações feitas para a comunicação da autora, apresentada no Seminário, organizado pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea PACC, realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil - CCBB. A autora aborda a crise dos limites das disciplinas, os efeitos da globalização sobre a atividade acadêmica de ponta, os estudos culturais enquanto agente denunciador da "arbitrariedade das fronteiras disciplinares, a saudabilíssima implosão e revisão que os campos de saber estão sendo impostos a fazer neste momento" e o novo perfil que o intelectual acadêmico esta sendo obrigado a assumir com a ação da Internet.
Contato: hollanda@centroin.com.br


I

INVERNIZZI, Lucia. Las Humanidades y su lugar en la cultura. Pares cum Paribus, n.1, ene. 1996.
http://www.uchile.cl/facultades/filosofia/publicaciones/pares/humani.htm
Professora de literatura hispano-americana e Decano da Facultad de Filosofía de la Universidad de Chile, Invernizzi tem vários títulos publicados. Neste artigo, ela discute o papel hoje menos relevante das ciências humanas na cultura, gerando a necessidade de uma urgente reflexão. O texto integra o primeiro número do periódico eletrônico Pares cum paribus.
Contato: oaguiler@abello.dic.uchile.cl


J

JAMISON, P.K. - Contradictory Spaces: Pleasure and the Seduction of the Cyborg Discourse
http://lydia.bradley.edu:80/las/soc/syl/391/papers/contra_spaces.html
O autor é professor da Indiana University e neste texto, originalmente publicado no Electronic Journal Virtual Culture, trata da sedução do discurso sobre cyborgs e a cada vez mais ampla integração entre os organismos vivos e as máquinas, nos mais variados setores. A partir da questão "Qual é a tensão que está latente ao discurso que considera as máquinas como facilitadoras do prazer?", ele aprofunda a análise sobre o prazer e a sedução encontrados na relação simbiótica entre o homem e a máquina, nos dias de hoje, buscando exemplos em filmes como Blade Runner, Tempos Modernos e Metropolis.
Contato: jamisonp@ucs.indiana.edu

Jornal Avante. Mulheres européias continuam a ser discriminadas - Editorial Internacional
http://www.pcp.pt/avante/1234/3403g2.html
O Jornal Avante trouxe na sua edição, em julho de 1997, uma síntese da reunião organizada pelo Secretariado Europeu da Federação Democrática de Mulheres - FDIM, realizada em Bruxelas no mesmo ano, que teve como principal discussão a discriminação das mulheres na Europa e no mercado de trabalho. A conclusão deste debate foi a de que mesmo existindo uma legislação a favor da igualdade, a discriminação continua. É apresentado também as principais medidas tomadas pelas ONG´s participantes do Encontro a fim de reverter este quadro.
Contato: avante.pcp@mail.telepac.pt


K

KAPLAN, Nancy. E-literacies: Polytexts, Hypertexts, and Other Cultural Formations in the Late Age of Print. Computer-Mediated communication Magazine, Baltimore, v.2, n.3, p.3, mar. 1995.
http://sunsite.unc.edu/cmc/mag/1995/mar/kaplan.html
O que será da literatura diante da "última era da imprensa" - a mediação e reprodução eletrônica dos textos e das idéias? Kaplan discute aqui esta questão, analisando não apenas estes "novos formatos" e suas implicações cognitivas mas também suas origens e efeitos sociais. Versão revista e ampliada da comunicação apresentada na Conferência sobre Literatura realizada na University of London, em 1994, e online via Computer-Mediated Communication Magazine
Contato: nakaplan@ubmail.ubalt.edu

KEEP, Christopher, McLAUGHLIN, Tim, ROBIN. Modernism and the Modern Novel
http://jefferson.village.virginia.edu/elab/hfl0255.html
Os canadenses Keep - pós-doutorando em Inglês na University of Alberta -, McLaughlin - escritor envolvido em explorações eletrônico-literárias - e robin - um micreiro que deu certo (e cuja referência é assim mesmo, em minúsculas e sem sobrenome) - resolveram ir a fundo na exploração do hipertexto e montaram, em 1995 o site com links para ilações e reflexões sobre cultura, literatura e ciberespaço, The Electronic Labyrinth. Em Modernism and Modern Novel, abordam as conformações européia e norte-americana do modernismo, tendo como referências Tristan Shandy, Sterne, Nabokov, Calvino, Eliot e Pound, e discutindo conceitos como escritura, realismo e romance.
Contato: robin.escalation@ACM.org

KROKER, Arthur, KROKER, Marilouise, COOK, David. Panic Enciclopedya: The Definitive Guide to the Postmodern Scene. New York/London/Montreal: St. Martin´s Press; Macmillan and New World Perspectives, 1994.
http://www.freedonia.com/panic/
Versão virtual do livro canadense de mesmo nome, sobre o fim do milênio. Segundo os autores, o pânico é a chave para compreender a cultura pós-moderna. Os verbetes são trabalhados com humor e versam sobre temas diversos. Astronomia e tortura, cyberspace, Elvis, Tocqueville, drogas e TV são alguns dos temas abordados.
Contato: kroker@vax2.concordia.ca


L

LEMOS, André. Estruturas antropológicas do Cyberespaço
http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/lemos/estrcy1.html
André Lemos, professor e pesquisador da Ufba, aborda as teorias que podem ser aplicadas ao Cyberespaço - "um espaço mágico, uma rede de inteligências coletivas" que "não aceita a idéia de árvore, como centralização de sua evolução, sendo um rizoma que vai se comportar como uma entidade complexa (um Cybionte), auto-organizante e quase orgânico". O autor procura mostrar que o Cyberespaço está "preso a estruturas arcaicas, imaginárias e simbólicas, de toda a vida em sociedade". Publicado originalmente em "Textos de Cultura e Comunicação", da Faculdade de Comunicação da Ufba, em 1996.
Contato: lemos@cvn.com.br

LENOIR, Timothy. Registrando a Ciência. Os textos científicos e as materialidades da comunicação.
http://www.ufrj.br/pacc/lenoir.html
Tradução do professor Alfredo Veiga-Neto, da Universidade de Caxias do Sul, para o artigo de Lenoir, da Stanford University, que trata do posicionamento epistemológico dos science studies - segmento dos estudos culturais dedicado à análise do discurso científico como manifestação de cultura. O artigo revela alguns dos pressupostos teóricos e linhas de abordagens dos science studies. O texto foi apresentado por Lenoir em conferência proferida em 1997, em Porto Alegre.
Contato: veigato@portoweb.com.br

LEVIN, Benjamin e RIFFEL, J. Anthony. Dealing with Diversity: Some Propositions. Education Policy Analysis Archives
http://epaa.asu.edu/epaa/vol2.html
Artigo publicado no volume 2, número 2 da revista Education Policy Analysis Archives por Levin e Riffel, da Universidade de Manitoba, no Canadá. Trata do aumento da diversidade da população na América do Norte e o conseqüente surgimento de novos desafios políticos e educacionais. Os autores examinam a política educacional do Canadá frente a questão do bi-linguismo, o multicuturalismo, a situação dos aborígens e o problema da pobreza e constatam que as discussões sobre diversidade são mais esparsas na área da educação do que em outras disciplinas.
Contato: glass@asu.edu

LIMA JR., Jayme Benvenuto, LIM, Marcos Costa, VALENTE, Flávio Luís. Extrema pobreza no Brasil
http://www.gajop.org.br/portugues/index.htm
Reúne artigos de especialistas sobre as causas da miséria no Brasil e o direito da população à alimentação e à moradia, apresenta propostas para solução destes problemas e traz alguns estudos de casos. Este livro-relatório é uma iniciativa da Plataforma Direitos Humanos, Econômicos Sociais e Culturais -DhES, dedicada à luta a favor dos direitos humanos no Brasil.
Contato: gajop@veloxmail.com.br


M

MAIO, Marcos Chor. Against Racism: In Search of an Alliance between Afro-Brazilians and Brazilian
http://www.tau.ac.il/eial/X_2/chormaio.html - texto negro
O autor é pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz. O texto, disponibilizado pela revista, Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, do Instituto de História e Cultura Latino-Americano, da Universidade de Tel-Aviv mostra como, no ano de 1992, as organizações negras e judaicas formaram no Brasil uma aliança pioneira contra o ódio racial e a discriminação, em resposta a acontecimentos violentos baseados no racismo, ocorridos no país.
Contato: raanan@post.tau.ac.il

MARGOLIS, Eric. Class Pictures: Representations of Race, Gender and Ability in a Century of School Photography. Education Policy Analysis Archives
http://olam.ed.asu.edu/epaa/v8n31/
Artigo publicado no volume 8, número 31 da revista Education Policy Analysis Archives. A partir do exame de fotografias de turmas de alunos de uma escola pública norte-americana entre os anos de 1880 até o final da década de 1940, o autor analisa as representações de raça e gênero no contexto destas épocas. O texto mostra que as fotos tiradas sob condições de segregação racial reproduzem imagens de hierarquia e domínio.
Contato: glass@asu.edu

MARIÁTEGUI, José Carlos. Anti-Imperialist Viewpoint. First Latin American Communist Conference, June 1929.
http://csf.colorado.edu/psn/marx/Other/Mariategui/1929-AI.htm
Versão em inglês do discurso de Mariátegui apresentado na I Conferência Comunista Latino-Americana, em 1929, abordando a questão da dominação dos países centrais sob o ponto de vista do colonizado. O peruano José Carlos Mariátegui é considerado um dos mais representativos pensadores e ativistas marxistas latino-americanos, tendo forte participação nas organizações de esquerda nos anos 20. A página integra um site que disponibiliza outros dois textos do autor, também em inglês.
Contato: kcampbel@colorado.edu

MARKOWITZ, Robin. Canonizing the Popular. In: Banality and Fatality. New York: 1991.
http://home.earthlink.net/~rmarkowitz/canon.html
Doutor em sociologia pela City University of New York, o autor discute a noção de cânone a partir de seu uso em pesquisas de estudos culturais: a crítica aos cânones seguida pela substituição dos cânones tradicionais baseados no perfil branco-ocidental-masculino por novos cânones. Ele toma como ponto de partida o conhecido The Popular Arts, de Stuart Hall e Paddy Whannel, para discorrer sobre o uso da categoria especialmente nos estudos sobre a música pop.
Contato: rmarkowitz@earthlink.net

MARQUES, Gisele. Capoeira
http://www.geocities.com/SouthBeach/Jetty/2688/capoeira.html
Escrito por uma praticante de capoeira, este artigo remonta a origem e o desenvolvimento desta arte no Brasil. Destaca o crescimento dos cursos de capoeira nos últimos anos (geralmente, a regional) e a invasão desta nos espaços da classe média alta urbana. Segundo Marques, o estilo de "jogar" que é ensinado em academias, colégios e universidades, está cada vez mais diferente da "brincadeira" praticada pelos escravos africanos (encontrado na capoeira de Angola). Além de apresentar as principais discussões dos Mestres sobre os rumos da capoeira no Brasil, oferece ainda um resumo ilustrado dos instrumentos - berimbau, pandeiro e atabaque - utilizados pelos capoeiristas na roda. Outros dois textos sobre o assunto, escritos por Marques, também estão disponíveis: História da Capoeira Regional e Estilos de Capoeira.
Contato: http://www.geocities.com/SouthBeach/Jetty/2688/contato.html

MARX, Karl. Capital, v. I
http://csf.Colorado.EDU/psn/marx/Archive/1867-C1/
A versão aqui apresentada, na íntegra, é aquela publicada em inglês em 1887 e que contém alterações realizadas por Engels e posteriormente incluídas na edição alemã de 1890 (a edição original do primeiro volume data de 1867).
Contato: kcampbel@colorado.edu

McKILLIP, Jack. Affirmative Action at Work: Performance Audit of Two Minority Graduate Fellowship Programs. Education Policy Analysis Archives
http://epaa.asu.edu/epaa/v9n12/
McKillip é professor de Psicologia da Southern Illinois University at Carbondale. O artigo, publicado no volume 9 número 12 da revista Education Policy Analysis Archives, analisa dois programas de ação-afirmativa criados pelo estado de Illinois, nos Estados Unidos, com o objetivo de aumentar o número de funcionários e professores de populações minoritárias, como os afro-americanos e hispano-americanos, nas instituições de ensino superior daquele estado.
Contato: glass@asu.edu

MENDES, Marina Ceccato. Desenvolvimento Sustentável
http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt2.html
A urbanização e suas consequências negativas - miséria, degradação ambiental e poluição - são as principais questões deste artigo que critica o crescimento acelerado dos principais centros urbanos sem uma política eficaz de desenvolvimento sustentável. Segundo a autora (integrante do Centro de Divulgação Científica e Cultural- CDCC/USP), o crescimento econômico está vinculado à preservação ambiental e na utilização correta dos recursos naturais pelas sociedades. Aponta ainda os seis aspectos prioritários do desenvolvimento sustentável: solidariedade com as gerações futuras, efetivação de programas educativos, entre outros. O texto oferece também links para outros artigos sobre meio ambiente.
Contato: biologia@cdcc.sc.usp.br

MILANÉS, Heriberto Cardoso.
http://saladeprensa.org/art388.htm
Doutor em Ciências da Comunicación Social, Milanés é profesor titular e pesquisador da Cátedra de Periodismo y Comunicación Organizacional da Faculdade de Comunicação da Universidade de Oriente, Santiago de Cuba. Neste artigo, o autor analisa os prós e os contras do jornalismo investigativo, termo surgido nos anos 80 e tão em voga nos dias de hoje. Para isto define quais são as diferenças que existem entre o jornalismo tradicional e o investigativo e sistematiza quais são os principios e os passos para a realização deste tipo de jornalismo.
Contato: albarran@proceso.com.mx

MOLINA, Carlos & QUEZADA, Freddy. Situacion Social en Nicaragua
http://www.geocities.com/Athens/Pantheon/4255/nica.htm
Uma relação de artigos sobre a situação social da Nicarágua, contextualizando no plano internacional. Organizada pelos cientistas sociais Carlos Molina e Freddy Quezada, apresenta múltiplas perspectivas para compôr um quadro do país que se divide entre o antigo e o novo. Alguns dos assuntos relacionados são: identidade nacional; educação; filosofia; política; mídia; movimentos sindicais; instituições; entre outros. Disponibiliza também artigos de autoria do Dr. Alejandro Serrano Caldera.
Contato: imsco@sdnnic.org.ni

MONTEIRO,Marko. Him/Her:discourses of masculinity in a Brazilian magazine, 1969-1972.
http://www.artnet.com.br/~marko/him.html#nota 2
Aborda como a questão da masculinidade tem sido construída nos últimos tempos através da análise dos artigos contidos na revista brasileira Ele Ela durante os seus primeiros anos de circulação (1969-1972). Considerando as discussões teóricas de autores como Michel Foucault, Eni Puccinelli Orland, Malcolm Coulthard e outros, observa as alterações do status lingüistico da masculinidade segundo a variante histórica-social no Brasil, Europa e América do Norte. O artigo está focalizado não só na reconstituição de uma parte da trajetória da revista, como também dos discursos sobre masculinidade, paralelo a emergência de novos movimentos sociais como feminismo e o poder gay.
Contato: markosy@uol.com.br

MORETZSONH, Sylvia . A lógica do jornalismo impresso na era do "tempo real"
http://www.saladeprensa.org/art159.htm
A autora é professora de jornalismo no curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, foi membro da comissão de ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e repórter e redatora do Jornal do Brasil, d´O Globo e d´O Estado de S. Paulo. O artigo, disponibilizado pelo site Sala de prensa.org, fala da contradição intrínseca à promessa histórica da imprensa de oferecer "a verdade em primeira mão". Para a autora, hoje, na era do "tempo real", essa contradição atinge níveis espetaculares, pois o que adianta possuir tecnologia de última geração "se o que interessa não é a qualidade da informação, mas sim chegar mais rápido que o concorrente"? Através da análise de um Manual de Redação e do Projeto Editorial de determinado órgão da imprensa, estuda o que chama de "ideologia da velocidade". Conclui, apontando alguns caminhos que possibilitam sair desta "encruzilhada", na qual encontra-se o atual modelo de jornalismo no Brasil.
Contato: albarran@proceso.com.mx


N

NASCIMENTO, Abdias do e NASCIMENTO, Elisa Larkin. Dança da decepção. Uma leitura das relações raciais no Brasil
http://www.beyondracism.org/danca_decepcao.htm
Senador da República em 1997, Abdias do Nascimento é um dos fundadores do movimento negro no Brasil; Elisa Larkin Nascimento é doutora em psicologia pela USP e pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros - IPEAFRO. Este texto fala das desigualdades raciais do Brasil, em contraste com o progresso econômico e industrial do país, compara esta realidade com a situação nos Estados Unidos e na África do Sul e questiona a chamada "democracia racial". Está disponível na página, Para além do Racismo, vinculada à organização, Iniciativa Comparativa de Relações Humanas - CHRI.
Contato: request@web-connect.net

NOLETO, Marlova Jovchelovitch (coord.). Abrindo espaços: educação e cultura para a paz.
http://www.unesco.org.br/download/Abrindo%20espa%E7os-educa%E7%E3o%20e%20cultura%20para%20a%20paz.pdf
Mestre em Serviço Social, a autora é coordenadora da Área de Desenvolvimento Social e Projetos Transdisciplinares da UNESCO. Neste texto, fala da criação do projeto "Abrindo Espaços" e dá sugestões de atividades culturais que podem ser realizadas em escolas ou outras áreas, junto às comunidades, na busca de uma melhoria das condições de vida, no combate à violência e busca da paz.
Contato: uhbrz@unesco.org.br


O

OKIN, Susan Moller. Is Multiculturalism Bad for Women? Estados Unidos: Princeton University Press, 1999.
http://bostonreview.mit.edu/BR22.5/okin.html
Originalmente publicado no número de outubro/novembro de 1997 do periódico Boston Review, este artigo saiu posteriormente em livro, de mesmo título, organizado por Joshua Cohen e Matthew Howard, Princeton University em 1999. A autora analisa e dá sua opinião sobre o que deve ser feito quando culturas minoritárias são assimilidas pelo pensamento e modo de agir da maioria. A cultura das minorias deve ser preservada? Mesmo quando fere as normas e as leis de sociedades liberais? Estas e outras questões, principalmente no que se refere aos direitos das mulheres, são aprofundadas neste texto e nos outros artigos do livro mencionado.
Contato: bostonreview@mit.edu

OLIVEIRA, Cleide de Fátima Galiza de. ONGs populares: uma proposta de atendimento a jovens excluídos do processo social
http://www.fundaj.gov.br/docs/text/texsocio.html
O texto trata da importância do papel das ONGs na conscientização de jovens de baixa renda no que se refere à sua interferência e transformação da sociedade em que vivem. Está disponibilizado pela Fundação Joaquim Nabuco através de download, mas com acesso ao resumo. Na página você pode ler outros resumos e artigos divididos por área temática.


P

PAZ, Octavio. Picasso: One-on-One with Painting.
http://www.tamu.edu/mocl/picasso/iepi/iepi.html#Nome
Nesse artigo o crítico e poeta mexicano Octávio Paz analisa a obra de Picasso e argumenta ser esta obra uma expressão exata do tempo do pintor, o século XX, apesar do caráter não conformista e da tendência ao movimento de ruptura que caracteriza o artista.
Contato: Oemallen@acs.tamu.edu

PEREIRA, Carlos Alberto Messeder. Que homem é esse? O masculino em questão.
http://www.artnet.com.br/~marko/messeder.htm
O autor é antropólogo, professor da Escola de Comunicação da UFRJ. A partir do breve relato de três casos de exibição do corpo do homem, o autor se questiona que "masculino" é esse, uma vez que este tipo de exposição era, até pouco tempo, característico do "feminino". Este texto foi originalmente publicado no livro organizado por Sócrates Nolasco, A Desconstrução do Masculino pela editora Rocco, 1995, e está disponibilizado pelo site Antropologia - Gênero e Masculinidade que trás outros artigos online.
Contato: markosy@uol.com.br

PFAELZER, Jean, FRIEDENSOHN, Doris e ROSENFELT, Deborah. Intersections: Global Feminisms, American Studies. American Studies International. Vol. XXXVIII, n. 3
http://www.gwu.edu/~asi/articles/38-3-2.pdf
Artigo publicado no número de outubro de 2000 da revista American Studies International, dedicado ao estudo da mulher. Neste artigo, Pfaelzer, da University of Delaware, Friedensohn, da New Jersey City University e Rosenfelt da University of Maryland, analisam como têm sido as relações entre os estudos americanos e a prática e a teoria feministas, nas universidades em todo o mundo. Para isso elas enfocam os trabalhos de mulheres que lecionam em universidades em Portugal, na Grécia, Argentina e Japão, por exemplo. Elas concluem falando da necessidade de ampliar o contato e a troca de idéias entre as pesquisadoras, as instituições e as publicações que tratam dessas questões em diferentes países.
Contato: asi@gwu.edu

PORTELLA, Eduardo. Carlos Fuentes, verso e reverso. Comunicação realizada na Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, junho de 1999.
http://acd.ufrj.br/pacc/eportella.html
Comunicação realizada na entrega ao escritor mexicano Carlos Fuentes do primeiro Prêmio de Latinidade, oferecido pelas Academias Brasileira e Francesa de Letras. A entrega do prêmio integrou a agenda cultural da Cimeira, realizada em junho de 1999, no Rio de Janeiro. O texto destaca as características da obra do autor - como sua preocupação com a história e a presença da temática da morte -, sua trajetória literária e sua importância para a literatura mexicana, assim como sua repercussão internacional.
Contato: pacc@cfch.ufrj.br

POSTER, Mark. CyberDemocracy: Internet and the Public Sphere. 1995
http://www.hnet.uci.edu/mposter/writings/democ.html
Neste artigo de 1995, o historiador Mark Poster, da University of California em Irvine, analisa os elementos envolvidos na discussão sobre o impacto político da Internet - como esfera pública, propriedade intelectual, descentralização, anarquia, determinismo tecnológico, gênero, etnicidade - e a nova agenda suscitada a partir de questões trazidas especificamente pela rede - o significado simbólico da encriptação, das restrições de acesso, da comodificação.

POSTER, Mark. PostModern Virtualities. The Second Media Age, Capítulo 2, Blackwell, 1995
http://www.hnet.uci.edu/mposter/writings/internet.html
O confronto entre as alternativas propostas por uma sociedade pós-moderna com as possibilidades e consequências surgidas a partir do desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação.


R

RESENDE, Beatriz, O Súbito Desaparecimento da Cidade na Ficção Brasileira dos Anos 90. Roma, 1997.
http://www.ufrj.br/pacc/roma.html
Nesta conferência apresentada em Roma, no seminário internacional Città reali e città immaginarie del continente americano, em março de 1997, a autora analisa algumas produções culturais contemporâneas para, através da observação de suas construções sobre a categoria de cidade e utilizando o Rio de Janeiro como exemplo, discorrer sobre modernidade e pós-modernidade, sobre o "real" e o "imaginário" e sobre os conceitos de "ficção" e "não-ficção".
Contato: bresende@ax.ibase.org.br

ROJAS, Rosa (org). Chiapas, and the Women?
http://www.eco.utexas.edu/Homepages/Faculty/Cleaver/begin.html
Versão integral, em língua inglesa, do livro Chiapas, y las mujeres que? publicado em 1994 por Ediciones del Taller Editorial La Correa Feminista, Centro de Investigacion y Capacitacion de la Mujer A.C.. Disponibilizado pelo site Mujeres Zapatistas, o livro fala do papel das mulheres na luta do Exército Zapatista pela Liberação Nacional travada contra o exército mexicano, em 1994, na cidade de Chiapas. A versão original, em espanhol, está disponibilizada temporariamente no site Creatividad Feminista.
Contato: geneve@mail.utexas.edu

ROSENFELS, Paul. Homosexuality: The Psychology of the Creative Process. 1971
http://eserver.org/gender/rosenfels/HPCP.htm
Psiquiatra e cientista social, Rosenfels foi pioneiro na defesa do homossexualismo como opção e estilo de vida. É conhecido também como criador dos fundamentos de uma "ciência da natureza humana". Neste livro, o autor, com base na psicoterapia, analisa a relação entre pai e filho e como esta influencia a escolha sexual do adolescente. Além disso, afirma a importância do homossexualismo diante da tarefa até hoje inacabada de construção da civilização ocidental. O volume faz parte da Paul Rosenfelds Collection, cujo site se encontra no e-server.org, que disponibiliza mais de 31.000 títulos de livros, artigos e outros textos.
Contato: dhannotte@email.msn.com

ROUSE, Joseph. What Are Cultural Studies of Scientific Knowledge? Configurations, 1.1, 1993, p.57-94
http://www.limmat.ch/~koni/texte/1_1rouse.html
O autor é professor do Departamento de Filosofia na Wesleyan University, em Connecticut, EUA. Autor do livro Knowledge and Power: Toward a Political Philosophy of Science (Cornell, 1987), neste artigo, objetiva localizar os estudos culturais como área do conhecimento científico, utilizando-se da história, filosofia, sociologia, antropologia, estudo da mulher e da crítica literária. O artigo foi publicado pela revista Configurations e os direitos são reservados à John Hopkins University Press e à Society for Literature and Science, em Maryland, EUA.
Contato: jrouse@wesleyan.edu


S

SÁBATO, Ernesto. Hibridaje.Proa. S.III, n.20, nov./dez. 1995.
http://lenti.med.umn.edu/~ernesto/Proa/Proa_Sabato.html
Neste pequeno artigo publicado na versão eletrônica da revista argentina Proa (s. III, n.20, nov./dez. 1995), Sábato levanta as características de algumas produções culturais híbridas, tomando como referência o tango argentino.

SÁBATO, Ernesto. Inéditos. La Nación. 07/07/1996.
http://lenti.med.umn.edu/~ernesto/Sabato/sabato_ensayos.html
Pequenas notas reflexivas de Sábato, adiantando seu livro "Ensayos". Vanguarda, estruturalismo e psicologia integram este texto publicado originalmente no jornal argentino "La Nación" (07/07/1996). Integra o site Literatura Argentina Contemporânea.
Contato: ernesto@gene.med.umn.edu

SANT´ANNA, Wania. Novos marcos para as relações étnico/raciais no Brasil: uma responsabilidade coletiva
http://www.fase.org.br/novaabolicionista/novos%20marcos.doc
A autora é historiadora, assessora de gênero da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - FASE, professora da Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro e conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, como representante da Articulação de Mulheres Brasileiras. Este artigo, oferecido pelo site da Rede Nova Abolicionista, considera que o quadro de desigualdade social existente no Brasil constitui um reflexo da desigualdade racial e que é impossível pensar na superação das desigualdades sociais sem estabelecer estratégias de combate ao racismo no país, defendendo para este fim as políticas de ação afirmativa.
Contato: wsantana@fase.org.br

SANTIAGO, Silviano. Crítica cultural, crítica literária: desafios do fim de século. México, 1997.
http://acd.ufrj.br/pacc/lasa.html
Nesta palestra feita, em 1997, numa reunião da Associação de Estudos latino-americanos, no México, Silvano Santiago procura analisar a o começo do "fim do século" no Brasil (que ele identifica nos anos de 1979 a 81), fazendo uma leitura da produção cultural brasileira,dos depoimentos de ex-guerrilheiros que voltaram ao país e do fenômeno das patrulhas ideológicas.
Contato: silviano@ax.ibase.org.br

SANTIAGO, Silviano. Atração do Mundo. Políticas de Globalização e de Identidade na Moderna Cultura Brasileira. Unas Lecture, Berkeley, 1995-1996.
http://www.ufrj.br/pacc/nabuco.html
Escritor, professor de literatura da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio, cedido à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para co-coordenar o Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC), o autor traça neste artigo algumas observações entre o nacional e o cosmopolitismo ao longo da literatura brasileira, remetendo a questão para as singularidades contemporâneas - o ambiente da globalização. Para tanto, parte do livro de memórias Minha formação, de Joaquim Nabuco, publicado em 1900, e passeia pela questão através da obra e das posições explicitadas por José de Alencar, Machado de Assis, Mário de Andrade e os modernistas da Semana de 22 e de ensaístas como Antônio Cândido e o Roberto Schwarz de As idéias fora do lugar.
Contato: silviano@ax.ibase.org.br

SANTOS, Hélio. Políticas públicas para a população negra no Brasil
http://www.ibase.br/paginas/Helio.pdf
O autor é professor da Faculdade de Economia e Administração da PUC de Campinas e coordenador do Grupo de Trabalho Interministerial de Valorização da População Negra. O texto está disponibilizado pelo site do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE . Trata do desenvolvimento ocorrido nas políticas públicas referentes ao segmento da população negra brasileira, no período de 1995 a 1998, levando em conta as iniciativas do governo federal. bem como o que foi realizado pelos estados e municípios.
Contato: ibase@ibase.br

SANTOS, Joel Rufino dos. A inserção do Negro e seus Dilemas. Revista Parcerias Estratégicas.
http://www.mct.gov.br/CEE/revista/Parcerias6/rufino.pdf
O autor é professor da Faculdade de Letras da UFRJ. Neste ensaio, publicado na revista Parcerias Estratégicas, do Ministério de Ciência e Tecnologia, de março de 1999, apresenta o negro como "um lugar social", descartando o conceito de raça, descreve a trajetória histórica do negro brasileiro e examina a "questão do negro" como questão social inserida na "crise brasileira".

SANTOS, Joel Rufino dos. Cidadania e exclusão: a luta das minorias pela representação e participação Política
http://www.camara.gov.br/internet/Camara500/Seminarios/PB_JoelRufinodosSantos.htm
Fala do professor da UFRJ, por ocasião da inauguração da exposição "Câmaras e Poderes - 500 Anos de Brasilidade", no Congresso Nacional em Brasília, na qual trata da luta organizada dos negros no Brasil. O autor questiona o uso do termo afro-brasileiro, defendendo o termo negro e inserindo a discussão no contexto social e cultural do país. Analisa também o artigo 68 da Constituição que permite às comunidades negras rurais reivindicarem junto ao Ministério da Cultura, através da Fundação Cultural Palmares, a titulação das terras que efetivamente ocupam.

O Sentido e a Época. Ensaios sobre Cultura na Era da Globalização
http://www.facom.ufba.br/sentido/home.html
Conjunto de ensaios de autoria de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia - UFBA -, reunidos em torno de três núcleos temáticos da área de comunicação social. São eles: o olho e a máquina, sociabilidade na época da mídia e interpretação e significado.
Contato: mamede@ufba.br

SILVEIRA, Ada Cristina Machado. Representación, identidad, virtualidad. Consideraciones acerca de los más recientes fenómenos de la industria cultural
http://www.eca.usp.br/associa/alaic/Congreso1999/2gt/Ada%20Cristina.doc
A autora é professora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM -, Rio Grande do Sul, Brasil. Este trabalho foi apresentado no VI Congresso da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación - ALAIC, de 1999, no grupo: Comunicação, Identidade e Cultura Urbana e está em espanhol. Faz parte de uma pesquisa que pretende decifrar o trajeto necessário para contestar a questão: Quais são as possibilidades das representações das identidades no contexto da realidade virtual?
Contato: alaic@edu.usp.br

SIMS, RESEANNE. The United States vs. The World: A Theoretical Look at Cultural Imperialism
http://www.utexas.edu/depts/eems/cultimp.387._.html
Sims procura realocar a questão da evidente influência cultural norte-americana sobre o resto do mundo, considerando que o conceito de imperialismo não dá mais conta dos novos parâmetros em que ela ocorre, com a globalização.

SIQUEIRA, Holgonsi Soares Gonçalves. Pós-modernidade, Política e Educação, s.n.t.
http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/index.html
Coletânea de artigos de Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira, professor-assistente do Departamento de Sociologia e Política da Universidade Federal de Santa Maria. Os artigos abordam questões político-econômicas e sócio-culturais da pós-modernidade, como condições histórica, suas relações com o processo educativo do homem contemporâneo, e também com a área educacional formal. Publicados em diferentes veículos de divulgação, os artigos estão disponíveis na íntegra. O site oferece link para para o Programa de Graduação e de Pós-Graduação do referido departamento.
Contato: siqueira@angelfire.com

SMITH, Vance, UEBEL, Michael. Medieval Cultural Studies: What It Is
http://faraday.clas.virginia.edu/~mdu6f/intro.html
Os autores, da University of Virginia, fazem uma introduçào sobre a relação entre estudos medievais e culturais. Esta é uma versão adaptada do artigo "Leaving the Fold: The Practice of Medieval Cultural Studies", que faz parte da coleção "Replications of Culture: Unfolding The Middle Ages".
Contato: http://faraday.clas.virginia.edu/~mdu6f/intro.html

SOARES, Raquel Baraldi Ramos. Impacto Ambiental
http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/impacto.htm
Qualquer alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade é considerada impacto ambiental. Partindo desse pressuposto, Soares (integrante do Centro de Divulgação Científica e Cultural- CDCC/USP) analisa as conseqüências das ações humanas que são prejudiciais ao meio ambiente com o objetivo de apresentar soluções eficazes para o acelerado crescimento urbano sem desenvolvimento sustentável. Sugere que a eficácia dos projetos voltados para a proteção e preservação dos recursos naturais depende da avaliação anterior do local, estudando suas características sócio-econômicas e biogeofísicas. Destaque ainda para a atuação e propostas do Estudo de Impacto Ambiental- EIA e do Relatório de Impacto Ambiental- RIMA. Encontra-se diponível material de apoio referente ao tema em questão.
Contato: raquel@cdcc.sc.usp.br

SONESSON, Göran. The culture of modernism. Arts of transgression/Transgressions of art. Conferência. Lund, 27 a 29 de julho de 1992.
http://www.arthist.lu.se/kultsem/sonesson/cult_mod_1.html
A conferência foi apresentada no Second International Congress of the Nordic Association for Semiotic Studies, na home page do autor existe uma citação de que seria publicada no periódico Semio-Nordica, II:3-, 1994. Göran Sonesson é professor associado de semiótica do Department of Cultural Semiotics na Lund University, Suécia. Trata-se de um paralelo traçado entre o Modernismo e o Pós-modernismo no contexto da semiótica, fazendo referências ao teatro e às artes em geral.
Contato: goran.sonesson@artnew.lu.se

STONE, Sandy. Sex and Death among the Cyborgs. Wired
http://www.hotwired.com/wired/4.05/stone/
Sandy Stone é diretora do ActLab e professora da University of Texas em Austin. Suas investigações giram em torno das fronteiras entre identidade, g^enero e tecnologia. Neste artigo, publicado em 1996 na conhecida cybermagazine Wired, Sandy explora o futuro das relações interpessoais numa era mediada pela eletrônica.
Contato: mulebabyxx@aol.com

SULER, JOHN (ed.). The Psychology of the Cyberspace
http://www1.rider.edu/~suler/psycyber/psycyber.html
Um site que reúne uma série de artigos analíticos sobre o ciberespaço, sob o ponto de vista da psicologia social e cognitiva. Coordenado por Suler, do Departamento de Psicologia da Rider University, em Nova Jersey (EUA), o site foi criado em janeiro de 1996 e desde ent~ao vem crescendo. Ele reúne dezenas de artigos de diversos autores, a maioria inéditos na m´idia impressa. Numa página destinada a este fim (Copyright notice), Suler ensina como montar as citações bibliográficas destes artigos de publicação exclusivamente virtual.
Contato: suler@voicenet.com


T

TimesFax - excerpts from the New York Times
http://nytimesfax.com/
Artigos selecionados do New York Times disponívies em pdf files. O site pertence ao jornal e esclarece sobre copyright e várias questões técnicas. Atualizado diariamente.
Contato: webmaster@nytimesfax.com

TIRADO, Francisco Javier e GALVÉZ, Anna. Comunidades virtuales, ciborgs y redes sociotécnicas: nuevas formas para la interacción social. Revista Digital d´Humanitats
http://www.uoc.edu/humfil/articles/esp/tiradogalvez0302/tiradogalvez0302.html
Tirado e Galvéz são, respectivamente, professor do Departamento de Psicología de la Salud y Psicología Social, da Universidad Autónoma de Barcelona - UAB - e professora da Área de Psicología Social e Cultural y de las Organizaciones de los Estudios de Psicología y Ciencias de la Educación, da Universidad Virtual - UOC. Neste artigo, seu objetivo é mostrar as diferenças e semelhanças entre figuras que surgiram nos últimos anos com a ampliação e as novidades no uso da informática, tais como: os ciborgs, as redes eletrônicas e as comunidades virtuais. Traz versão para impressão, sites relacionados, bibliografia e resumo em inglês.
Contato: ftirado@seneca.uab.es

TOFTS, Darren. ABC of Cspace. Virtual Cultures Conference Sydney, 13 July, 1996.
http://www.mcs.mq.edu.au/content/VirtualCultures/vc7-tofts-paper.html
Darren Tofts é professor de Literatura na University of Technology, em Melbourne, na Austr´alia. Neste paper apresentado na Virtual Cultures Conference, realizada em Sidney, em 1996, ele desenvolve o conceito de Cspace e analisa a categoria de cultura virtual - "uma cultura que n~ao está efetivamente lá, mas que está quase lá".

TRINER, Gail D. Race. With or Without Color? Reconciling Brazilian Historiograpy
http://www.tau.ac.il/eial/X_1/triner.html
Professor da Rutgers University, neste texto o autor trata da diversidade de origens da população brasileira, e sua relação com a construção da identidade nacional e a categorização de "raça". O artigo está disponibilizado pela revista online Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe da Universidade de Tel-Aviv.
Contato: raanan@post.tau.ac.il

TROTSKY, Leon. The Lessons of October
http://csf.Colorado.EDU/psn/marx/Other/Trotsky/Archive/1924-Lessons/
Célebre texto de Trotski analisando o processo revolucionário russo de 1917. A página disponibiliza o texto na íntegra, em tradu´c~ao para o inglês de John. G. Wright. Ela faz parte de um site inteiramente dedicado à obra do revolucionário russo, com boa parte de sua obra disponibilizida on line, em inglês.
Contato: kcampbel@colorado.edu


U

Urry, John. Globalisation and Citizenship
http://www.comp.lancs.ac.uk/sociology/soc056ju.html
Trabalho apresentado pelo autor em uma conferência internacional, realizada em Munique, em junho de 2000. Trata da relação entre meio ambiente e cidadania, na era da globalização. Estes e outros textos são disponibilizados pela homepage do autor, professor do Departamento de Sociologia da Lancaster University, na Inglaterra.
Contato: j.urry@lancaster.ac.uk


V

VALLE, Norma, HIRIART, Berta, AMADO, Ana María. El ABC de un periodismo no sexista
http://www.fempress.cl/ABC/indice.html
Livro disponibilizado pela Red de Comunicación Alternativa de la Mujer - Fempress. As três autoras, jornalistas, pretendem, com este trabalho, colaborar para o exercício de um jornalismo que encare o mundo contemporâneo como um espaço que permita a igualdade entre homens e mulheres. Analisam criticamente o modelo atual e apresentam propostas concretas para um jornalismo não-sexista.

VENTURELLI, Suzete. Arte Computacional: Imagem e Linguagem
http://www.arte.unb.br/museu/ensaio.htm
Coordenadora do Laboratório de Imagem e Som (LIS) da Universidade de Brasília, Venturelli faz neste texto um mapeamento da arte computacional, entremeando uma abordagem tecnológica do meio à sua inserção na esfera artística. O artigo oferece ainda uma bibliografia básica sobre o tema. A autora é professora doutora do Departamento de Artes da UnB.
Contato: suzetev@guarany.unb.br

Violência nas Escolas, Caos na Sociedade
http://www.evirt.com.br/violencia/
EVIRT, Maurício da Silva defende o fim de qualquer manifestação de violência - agressões físicas; depredações de espaços públicos; violência no ambiente familiar, escolar ou social - através de uma educação revolucionária, pautada na psicologia do Dr. Samael Aun Weor. Segundo nota do autor, este quadro de violência precisa ser revertido, contribuindo , entre outras coisas, para o avanço das ciências sociais e para que o homem amplie seu conhecimento do universo psicológico.
Contato: sisisa@ccbeunet.br

VIRILIO, Paul. Speed and Information: CyberSpace Alarm!. Le Monde Diplomatique, 1995.
http://www.ctheory.com/a30-cyberspace_alarm.html
O autor faz uma leitura crítica do fenômeno da imediatez e da instantaneidade em contraposição ao tempo e espaço reais, apontando o que vê como algumas das consequências emergentes do Cyberspace. Publicado originalmente em Le Monde Diplomatique, em 1995, esta versão virtual está na revista eletr^onica CTheory.
Contato: carl@freedonia.com


W

WALDEN, Justine. The Political Aesthetic: Nation and Narrativity on the Starship Enterprise
http://cinemaspace.berkeley.edu/Papers/Walden/walden.toc.html
Um emblemático artigo de estudos culturais. Walden, do Departamento de Filosofia da University of California em Berkeley, parte do pressuposto jamensoniano de que na lógica do capitalismo tardio a política tortuosamente se reconfigura em cultura. Analisando as textualidades políticas contidas na série de TV Star Trek, ela se utiliza deste ícone pop para investigar a relação contemporânea entre política e estética e entre fato e ficção, em si mesmas e entre si. Em Star Trek, Walden vE uma ficção "sobre ficções políticas (nacionalismo-como-ficção e ficção-como-nacional)" que evidencia a dificuldade - ou inadequação - da distinção entre o estritamente político e o estritamente cultural, estético ou ficcional.
Contato: xcohen@garnet.berkeley.edu

WALLAT, Cynthia e STEELE, Carolyn. Facing the Consequences:Identifying the Limitations of How We Categorize People in Research and Policy.Education Policy Analysis Archives
http://epaa.asu.edu/epaa/v7n21.html
Artigo publicado no volume 7, número 21 da revista Education Policy Analysis Archives. As autoras, ambas da Florida State University, analisam como tem sido definidas as categorias de raça, etnicidade e gênero por órgãos do governo norte-americano e por instituições acadêmicas e o que se tem proposto de mais atual nesta área. Apresentam também exemplos de trabalhos nas ciências sociais que demonstram porque é preciso ir além dos fundamentos das categorias pré-estabelecidas.
Contato: glass@asu.edu

WINANT, Howard. In: Race Matters, maio de 1993. Racial Dualism at Century´s End
http://blue.temple.edu:80/~winant/Rmatters.html
Artigo desenvolvido pelo autor a partir de sua palestra na conferência Race Matters, realizada em maio de 1993 na Princeton University. Howard, do Departamento de Sociologia da Temple University, na Filadélfia, faz uma revisão crítica do processo de emancipação da população afroamericana desde a criação dos EUA mas, especialmente, a partir da luta pelos direitos civis. O texto é bastante crítico e tenta apontar novas discuss~oes quanto à questão racial nos EUA. O site pessoal de Howard, que esta página integra, disponibiliza outros trabalhos seus, sempre sobre a questão de raça.
Contato: winant@vm.temple.edu


X

XY: men, masculinities and gender politics
http://www.xyonline.net/
Seleção de mais de 60 artigos publicados na revista XY: Men, Sex, Politics, veiculada entre os anos 1990 e 1998. Os textos abordam temas relativos à identidade masculina e a questões de gênero. Novos artigos são regularmente incluídos no site, que disponibiliza também espaço para comentários dos leitores, aponta links de interesse para o tema e permite busca avançada através do título ou de palavras-chave .
Contato: editor@xyonline.net


Y

YOUNG, Robert M. Science, Ideology and Donna Haraway. Science as Culture, No. 15, 1992.
http://www.shef.ac.uk/uni/academic/N-Q/psysc/staff/rmyoung/papers/paper24.html
O artigo analisa como Donna Haraway aplica conceitos sobre ideologia e ciência em sua obra. Publicado em Science as Culture (no. 15, 1992). É possível acessar o artigo também via download, para economizar tempo de navega´c~ao. Através do site pessoal do autor é possível ver seu currículo e outras publicações online.
Contato: robert@rmy1.demon.co.uk


Z

ZAMBONI, Sílvio. Arte Tecnologia e Releitura: Um referencial teórico
http://www.arte.unb.br/museu/silvio.htm
O real e o virtual, a arte e a eletrônica, a pós-modernidade investigada sob o enfoque das novas tecnologias. Zamboni é doutor em Artes pela Universidade de Brasília.
Contato: zamboni@guarany.unb.br


FONTES DE REFERÊNCIA
Artelatina - Textos
http://acd.ufrj.br/pacc/artelatina/textos.html
O Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e o Museu de Arte Moderna - MAM, realizaram o Encontro ARTELATINA em Novembro de 2000. Neste encontro foi debatida a produção artística na moldura do pensamento teórico latino-americano assim como a viabilidade de intercâmbio e o avanço qualitativo da produção cultural do país. Promoveu a interlocução dos curadores, teóricos e críticos de arte com as lideranças culturais e educacionais do pensamento latino-americano sobre identidades e políticas culturais em processo de globalização e integração regional. Disponibiliza os textos referentes ao encontro dos seguintes autores: Italo Moriconi, Fernando Cocchiarale, Jean Franco, Jesus Martín-Barbero, Mari Carmen Ramírez, Ticio Escobar, Nelson Brissac, Néstor García Canclini, Hugo Achugar e Moacir dos Anjos.
Contato: artelatina@cfch.ufrj.br

BAUDRILLARD, Jean. Baudrillard on the Web
http://www.uta.edu/english/apt/collab/baudweb.html
Reunião de textos sobre e de autoria do filósofo e sociólogo Jean Baudrillard, compilados por Alan Taylor, estudante da University of Texas at Arlington. Excertos de discursos, partes ou textos completos, publicados na imprensa, em inglês ou francês, entrevistas, ensaios sobre o autor e outros textos e sites afins.
Contato: apt6083@utarlg.uta.edu

Bazar Americano.com
http://www.bazaramericano.com/bazar/
O site além de disponibilizar os textos da revista argentina Punto de Vista, traz artigos publicados em outros periódicos, bem como trabalhos apresentados em congressos e seminários, nas áreas de: crítica cultural, estética, literatura, sociologia cultural e política e comunicação. Entre os autores publicados, estão: Jesús Martin Barbero, Beatriz Sarlo, Jorge Monteleone e Václav Havel.
Contato: info@bazaramericano.com

Biblioteca Alternativa - Fórum Social Mundial
http://www.forumsocialmundial.org.br/main.asp?id_menu=13&cd_language=1
Página do site do Fórum Social Mundial, constantemente atualizada. Publica artigos e outros textos apresentados nos fóruns anuais ou que tenham relação com as questões tratadas nestes encontros, ou seja, alternativas para uma globalização solidária, direitos humanos universais, democracia dos sistemas e instituições internacionais, justiça, igualdade e soberania dos povos.
Contato: fsm2003info@uol.com.br

Centro de Colaboraciones Solidarias
http://www.ucm.es/info/solidarios/ccs/inicio.htm
Reunião de artigos, reportagens e informações elaborados por jornalistas, sociólogos, economistas e professores universitários. Estes textos são selecionados em boletins das Nações Unidas e de outras agências internacionais como PNUD, FAO, UNICEF, OMS e dos informativos de ONGs e de centros acadêmicos de ensino e pesquisa. Tem como objetivo informar a sociedade e os profissionais da comunicação sobre temas como solidariedade, justiça social, movimentos pela paz, defesa dos direitos humanos, luta contra a pobreza, racismo, exclusão e proteção do meio ambiente. Os artigos estão divididos por temas e por data de publicação. Traz ainda entrevistas, pensamentos, poemas, contos, lendas e links para sites de interesse. Esta página está vinculada à ONG Solidarios.

Cidadania
http://www.intelecto.net/cidadania.htm
Trata-se de uma seleção de artigos disponibilizada na home page Intelecto - consultoria, estudos e projetos, uma empresa de consultoria criada por profissionais de várias áreas, alguns são professores da UNB. A seleção é dividida pelas seguintes temáticas: terceira idade, mulheres, criança, meio ambiente, reforma agrária, racismo, globalização e educação a distância. Há artigos de Dalmo Dallari, Marta Suplicy, Herbert de Souza (Betinho), Alain Touraine e Marco Aurélio Garcia, entre outros.
Contato: diretoria@intelecto.net

Colección de Libros Electrónicos de la Facultad de Ciencias Sociales
http://rehue.csociales.uchile.cl/rehuehome/facultad/publicaciones/libros/libros.htm
A Facultad de Ciencias Sociales/Universidad de Chile oferece uma coleção de livros eletrônicos em formato pdf, dividida em três séries: Estudios, Literatura Chilena e Los Clásicos. Alguns dos livros também estão disponíveis em HTML, como o Diálogos sobre el Género Masculino en Chile, organizado por Sonia Montecino e María Elena Acuña.
Contato: oaguiler@abello.dic.uchile.cl

Direitos Humanos e Tortura
http://www.torturanuncamais.org.br/mtnm_pub/pub_artigos/pub_art_index.htm
Seleção de artigos, livros e outras publicações disponibilizada pelo site do Movimento Tortura Nunca Mais, originário do Movimento pela Anistia, criado no final dos anos da ditadura militar no Brasil.
Contato: mtnm@torturanuncamais.org.br

Gender, Sex and the Web
http://www.newcastle.edu.au/discipline/sociol-anthrop/staff/kibbymarj/gender.html
Trata-se de uma disponibilização de ensaios e artigos sobre a questão de gênero, compiladas pelo Departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade de Artes e Ciências Sociais da Universidade de Newcastle, Austrália, em sua maioria tratando de questões de sexualidade, da mulher, de comunicação no cyberspaço e realidade virtual. A responsável por esta seleção é a autora Marj Kibby, pesquisadora de Estudos Culturais, nesta Universidade, que é responsável por diversos estudos publicados sobre gênero.
Contato: marj.kibby@newcastle.edu.au

La situación se los derechos humanos de los indígenas en las Américas
http://www.cidh.org/Indigenas/indice.htm
Uma coletânea de artigos do Projeto de Declaração Americana, elaborado pela Organización de los Estados Americanos- OEA e Comisión Interamericana de Derechos Humanos- CIDH, cujo objetivo é a defesa e o reconhecimento dos direitos humanos das comunidadades indígenas latino-americanas. O texto é dividido em quatro temáticas principais, abordando as seguintes questões: antecedentes do sistema interamericano dos direitos indígenas; documentos preparatórios do Projeto; jurisprudência da Comissão e a situação na América Latina.
Contato: cidhoea@oas.org

Libronauta
http://www.libronauta.com/
Disponibiliza livros e artigos, comercializa livros impressos e presta serviços de edição, digitalização, distribuição e venda que podem ser obtidos através do preenchimento do formulário de registro. O site traz ainda um catálogo geral de obras que podem ser encontradas por título ou por tema, uma página de perguntas e respostas mais freqüentes e oferece versão em inglês.
Contato: info@libronauta.com

Nombre Falso - Comunicación y Sociología de la Cultura.
http://www.nombrefalso.com.ar/index.html
Site criado por professores das disciplinas Teoria e Sistemas da Comunicação e Modos da Comunicação Social da Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais, da Universidad Nacional de la Patagonia San Juan Bosco. Seu objetivo é divulgar a produção de alunos e docentes e colocar à disposição de todos, recursos úteis para o estudo e a pesquisa na área da comunicação. Disponibiliza textos apresentados em congressos e seminários, trabalhos ainda não editados em livros, resultados de pesquisa e artigos e capítulos de livros. Há textos de autores consagrados, como: Roland Barthes, Noam Chomsky, Stuart Hall e Jesús Martín-Barbero.
Contato: nombrefalso@interlap.com.ar

The Online Books Page
http://digital.library.upenn.edu/books/
Acesso a mais de 17.000 livros, em língua inglesa, sobre diversos assuntos como antropologia, sociologia, etnicidade, religião, literatura, economia e muito mais. Oferece busca por autor, título e assunto, relação das novas inclusões e de títulos a serem brevemente incorporados, além de uma lista de arquivos online. A página, oferecida pela Universidade da Pensilvânia, apresenta também seus objetivos, os responsáveis e patrocinadores e respostas às perguntas mais freqüentes.
Contato: library@pobox.upenn.edu

The Privatization of Culture Project
http://www.nyu.edu/projects/privculture/confer.htm
Estão incluídos nessa referência, diversos papers on line, apresentados na Conferência que deu início ao The Privatization of Culture Project do New York University´s American Studies Program, em 1998. O objetivo era discutir os apoios para a área cultural, com ênfase na privatização da cultura pública. Os autores reunidos são de áreas disciplinares e países diferentes, como: Michael Gary, Nestor Garcia Canclini, Toby Miller, George Yudice, Vera Zolberg, Francisco Weffort e outros. Também estão disponíveis alguns artigos da American Assembly e que envolvem políticas internacionais sobre o tema.
Contato: priv.culture@nyu.edu

Tablóide digital
http://www.millarch.org/
Quando finalizado, o site disponibilizará 50.000 artigos, publicados entre 1957 e 1992, em 19 periódicos, versando sobre as diversas ramificações artísticas (música, cinema, teatro, literatura, artes plásticas, etc.) com mais de 100.000 personalidades e artistas citados. Para uma segunda etapa, o site incluirá imagens, entrevistas sonoras e correspondências, formando um panorama digital completo de três décadas de vida histórica-cultural. O site oferece link para sua equipe e um sistema de pesquisa nos artigos já disponibilizados.
Contato: postmaster@millarch.org

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization - Information Sources
http://www.unesco.org/unesdi/index.php/eng/texte/tous.html
Textos online disponibilizados pelo site da UNESCO. Estão divididos pelas seguintes áreas: comunicação e informação, cultura, educação; ciências e ciências sociais. Oferece acesso também aos documentos da UNESCO, com versões em inglês, espanhol, francês, russo, árabe e japonês.
Contato: clearing-house@unesco.org

University of Iowa Department of Communication Studies- Links and resources
http://www.uiowa.edu/~commstud/resources/index.html
Página oferecida pelo Departamento de Estudos da Comunicação da Universidade de Iowa. Oferece links para periódicos, textos, ensaios e outros sites nas áreas de estudos culturais, mídia digital, gênero, raça e etnicidade, cinema entre outras.
Contato: Karla-Tonella@uiowa.edu

VILHENA, Luis Rodolfo da Paixão e CAVALCANTI, Ana Maria Bezerra (1963-1997)
http://luisrodolfovilhena.googlepages.com/home
O site, criado em homenagem aos antropólogos cariocas Luis Rodolfo Vilhena e Ana Maria Cavalcanti, disponibiliza o texto completo dos livros O mundo da astrologia: estudo antropológico e Projeto e missão: o movimento folclórico brasileiro, reúne artigos, bem como fotos e currículos dos dois autores. Divulga também resenhas de autoria de Gilberto Velho, Sergio Miceli e Elizabeth Travassos sobre os livros em questão.
Contato: karinakuschnir@gmail.com

Wikisource. Wikipédia
http://pt.wikisource.org/wiki/Wikisource:Sobre
Biblioteca online que disponibiliza gratuitamente livros e textos de domínio público ou que encontram-se disponíveis legalmente para redistribuição. Este projeto é desenvolvido pela Fundação Wikimedia que oferece também as seguintes páginas: Wikipédia - enciclopédia online, escrita por voluntários - e Wikilivros - disseminação de livros escritos de forma colaborativa pelos usuários do site. Traz a relação dos textos por ordem alfabética, que incluem: material didático, atos institucionais, as constituições brasileiras e textos literários. Entre estes, encontram-se trabalhos de autoria de Machado de Assis, Euclides da Cunha, José de Alencar e João Cabral de Melo Neto. Oferece um Portal Comunitário, onde as pessoas podem criar seus próprios artigos.
Contato: board@wikimedia.org

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