HOME
 
Arquivos

Relação de sites de arquivos públicos ou privados de caráter histórico, nacional, temático e pessoal, organizados por país. Todas as páginas oferecem acesso online a conteúdos relevantes. Em "Fontes de Referência" encontram-se sites que oferecem relações de instituições que interessam a essa categoria.

ARGENTINA | BRASIL | CANADÁ | CHILE | COLÔMBIA | ESPANHA | ESTADOS UNIDOS | FRANÇA | INGLATERRA | PORTUGAL | VENEZUELA
FONTES DE REFERÊNCIA

ARGENTINA

Archivo General de la Nación de la República Argentina
http://www.archivo.gov.ar/
Este arquivo está sediado em Buenos Aires, foi fundado em 1821 e é considerado um dos mais importantes arquivos da América Latina, tanto pelos seus documentos escritos quanto pelos seus documentos sonoros e visuais. Seus documentos remontam à época colonial e aos estudos da história do século XVI até os nossos dias. O arquivo encontra-se dividido em departamentos: arquivo intermediário, documentos escritos, cinema, audio e vídeo, biblioteca e difusão e documentos fotográficos.
Contato: archivo@mininterior.gov.ar

Archivo Histórico de la Provincia del Chaco "Monseñor Jose Alumni"
http://www.ecomchaco.com.ar/cultura/archivo.htm
O arquivo foi criado em 1954, na província de Chaco, Argentina. Podemos encontrar neste arquivo: biblioteca especializada, hemeroteca, documentos históricos da província, coleções de revistas e links de interesse. O acervo não está disponibilizado.
Contato: archivo.chaco@ecomchaco.com.ar


BRASIL

Arquivo Ana Lagôa - AAL
http://www.arqanalagoa.ufscar.br/index.htm
Arquivo da jornalista Ana Lagôa, repórter setorista da área militar da sucursal de Brasília do Jornal Folha de São Paulo, doado à Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e sob a a guarda do Departamento de Ciências Sociais desta universidade. O acervo é composto de livros, periódicos, separtas, recortes de jornais e revistas, originais (cerca de 6 mil laudas) de matérias publicadas, pronunciamentos militares e de documentos esparsos, registrando a história política do Brasil de 1964 a 1985. O site traz orientações aos usuários, indicando as séries disponíveis à consulta sendo que algumas tem as fichas catalográficas disponibilizadas online.
Contato: aal@power.ufscar.br

Arquivo de História Social "Edgar Rodrigues"
http://www.agrorede.org.br/ceca/edgar/anarkP.html
Este site pretende divulgar a história do movimento libertário no Brasil e no mundo. Reúne informações e documentações sobre a história do movimento operário, particularmente do anarco-sindicalismo e divulga a obra de Edgar Rodrigues, pesquisador da história do movimento operário e do anarquismo em Portugal e no Brasil.
Contato: mai@burn.ucsd.edu

Arquivo do Estado de São Paulo
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/index.htm
O Arquivo do Estado de São Paulo foi criado em 16 de setembro de 1721. Faz parte da Divisão do Departamento Estadual de Museus e Arquivo, da Secretaria de Estado da Cultura, desde 1983. O Arquivo possui uma biblioteca de apoio à pesquisa com mais de 39.000 volumes. Hoje, a Instituição abriga aproximadamente 25.000 metros lineares de documentação textual, do período colonial, imperial e republicano, além dos arquivos do DEOPS-SP, recentemente incorporados, estes materiais estão distribuídos por dois prédios: o Arquivo Permanente e os Fundos Públicos e Privados, o Arquivo Intermediário. Oferece também uma Galeria com fotos e documentos.
Contato: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/contato.htm

Arquivo Edgar Leuenroth - AEL
http://www.ael.ifch.unicamp.br
Sob a guarda desde o ano de 1974 do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - ICHF, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - o acervo do militante sindical e anarquista Edgar Leuenroth abriga extensa documentação sobre a história social e política do Brasil. O acervo do AEL vem incorporando novos fundos e coleções, tornando-se a partir de 1983 um Centro de Pesquisa e Documentação Social. Há links para as exposições e para consulta ao acervo.
Contato: cimelia@obelix.unicamp.br

Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/arquivo/
O Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, órgão da Secretaria Municipal das Culturas, criado em 1567, preserva a história da cidade. O site oferece informações sobre seu acervo, composto de: documentação escrita, acervo Bibliográfico e Hemerográfico, coleções especiais e documentação especial. Inclui uma biblioteca virtual onde é possível baixar os textos publicados pelos selos Biblioteca Carioca e Memória Carioca, além de Catálogos de Exposições e da Revista Cidade Nova.
Contato: arquivog@pcrj.rj.gov.br

Arquivo Histórico Judaico Brasileiro - AHJB
http://utopia.com.br/ahjb/
O Arquivo Histórico Judaico Brasileiro, AHJB, fundado em 1976, vem reunindo importantes acervos documentais que recuperam a história da imigração e da presença judaica no Brasil. Possui em seu acervo: revistas, jornais, fotografias, discos, cartas, documentos pessoais e oficiais e objetos de liturgia religiosa. Tem como objetivo divulgar suas atividades através de publicações, exposições e debates. O site não tem links porque está em construção.
Contato: ahjb@utopia.ansp.br

Arquivo Nacional
http://www.arquivonacional.gov.br/
O Arquivo Nacional, localizado no Rio de Janeiro e em Brasília, foi fundado em 1838 e está subordinado ao Ministério da Justiça. Seu objetivo é receber, organizar, preservar e divulgar o patrimônio documental do País, especialmente os documentos produzidos e acumulados na esfera do Poder Executivo Federal, assim como incentivar a pesquisa histórica e implementar uma política arquivística. Seu acervo possui cerca de 640 fundos/coleções, entre documentos textuais, fotografias, mapas e plantas, discos e fitas audiomagnéticas, filmes e fitas de vídeo, além de uma biblioteca especializada em história e uma coleção de obras raras com cerca de 5.000 peças. A instituição também promove concursos de monografias. O site oferece links para a home page de outros arquivos no Brasil e no exterior e uma galeria virtual.
Contato: diretoriageral@arquivonacional.gov.br

Arquivo Público do Estado do Pará
http://www.arqpep.pa.gov.br/
O Arquivo Público do Estado do Pará é um órgão centenário, detentor do maior acervo documental da região amazônica e um dos maiores e mais importantes arquivos estaduais do país. Possui uma massa documental estimada em cem mil metros lineares, ou aproximadamente quatro milhões de documentos. Encadernados ou avulsos, esses documentos, cobrem o período que vai do século XVII ao XX, formando diversos fundos, dentre os quais se destacam: Poder Executivo: séries Secretaria do Governo de Estado do Grão-Pará, Maranhão e Rio Negro (1649 1823) e Secretaria da Presidência da Província (1824 1889); Poder Legislativo: existem originais da Assembléia Legislativa Provincial (1838 1889) e do Congresso Legislativo (1892 1924); Poder Judiciário: processos findos, provenientes das Varas cíveis da cidade de Belém, séculos XIX e XX, e processos findos, oriundos das comarcas, séculos XIX e XX. A home page oferece links para o setor de iconografia e para as publicações do Arquivo.
Contato: arqpep@prodepa.gov.br

Arquivo Público do Estado do Paraná
http://www.pr.gov.br/celepar/sead/deap/index.html
O Arquivo Público do Paraná foi criado em 7 de abril de 1855. Denominado "Archivo Publico", tinha como finalidade reunir a memória impressa e manuscrita sobre a história e geografia do Paraná. Atualmente , o Arquivo não reúne somente a documentação referente à memória histórica e geográfica do Paraná, mas também as informações diversas referentes aos atos administrativos do Estado. O acervo é constituído de aproximadamente 7000 metros lineares de documentos manuscritos e impressos. A maior parte do acervo pertence aos séculos XIX e XX e constitui-se em importante fonte de conhecimento sobre o desenvolvimento social, econômico, político e administrativo do Estado do Paraná. Destacam-se neste acervo: Relatórios de Presidentes da Província – 1853-1889, Relatórios de Secretários de Estado e outras autoridades – 1892-1958 , Correspondência do Governo , Mensagens de Governo, Documentação sobre terras devolutas no Paraná , Delegacia de Ordem Política e Social - DOPS e Processos Judiciários. O Arquivo possui uma Biblioteca especializada em Arquivologia, História do Paraná e áreas afins e está disponível para pesquisa e oferece também alguns links interessantes.
Contato: deap@pr.gov.br

Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro
http://www.aperj.rj.gov.br/
O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, foi criado em 25 de agosto de 1931 e tem como metas a gestão documental na administração pública, direta e indireta, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, o acesso à informação e a preservação da memória documental fluminense. A documentação situa-se entre a primeira parte do século XVIII até o século XX, constituindo importante fonte de pesquisa sobre a escravidão negra, índios, registros de terra, imigração, naturalização de estrangeiros, relatórios da Presidência da Província, acervo do Instituto Médico Legal e dos extintos organismos da Polícia Política a nível Estadual e Federal. Possui também, documentos pertencentes ao Instituto Penal Milton Dias Moreira, Escola de Música Villa-Lobos, Instituto Cândido Mendes (Ilha Grande).
Contato: ncenet@nce.ufrj.br

Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano
http://www.fisepe.pe.gov.br/apeje/
No Arquivo Público Estadual está guardada a memória do Estado, daí a sua importância para a sociedade e para o estudo da História de Pernambuco. Sua documentação contém importantes indicações para a compreensão da vida administrativa econômica , política , moral e religiosa de Pernambuco ,através das suas diversas fases de capitania, província e estado. O acervo está localizado na Divisão de Hemeroteca, Divisão de Apoio Técnico e Cultural e na Divisão de Arquivos Permanentes e Intermediários. Possui também em seu acervo, documentos públicos, documentos impressos e a Revista do Arquivo Público.
Contato: enildo@fisepe.pe.gov.br

Arquivos Históricos da UNICAMP
http://www.ssac.unicamp.br
Estão disponíveis neste site, informações sobre os acervos dos Fundos e Coleções dos Arquivos Históricos e Centros de Documentação da UNICAMP que estão integrados ao Projeto SUARQH. Disponibiliza documentos sobre os movimentos sociais e de outras áreas da realidade brasileira e latino-americana, material de interesse literário, linguístico e cultural, acervo de fitas de vídeo contendo parte da história audiovisual da UNICAMP, acervo sobre a história de Campinas e região e documentos sobre a história da UNICAMP e documentos reunidos por intelectuais brasileiros.
Contato: cristinams@obelix.unicamp.br

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC. Fundação Getúlio Vargas - FGV
http://www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/
O acervo documental do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil- CPDOC , da Fundação Getúlio Vargas - FGV, é constituído de 121 arquivos privados, 26 coleções fotográficas e 20 bibliográficas recebidas através de doações, reunindo cerca de 1,7 milhão de documentos textuais, fotografias, discos e filmes sobre importantes temas da história contemporânea do Brasil. Este acervo inclui também um significativo conjunto de depoimentos orais com personalidades públicas que participaram de acontecimentos da história mais recente do país e destina uma página ao Programa de História Oral. As informações relativas ao conteúdo dos arquivos e coleções podem ser encontradas no Guia dos Arquivos. Desenvolve pesquisas e projetos especiais sobre temas da história contemporânea brasileira. Sua produção acadêmica arrola quase 800 títulos entre livros, artigos, pre-prints, que integram a base de dados da Produção Intelectual. Publica também a Revista Estudos Históricos, edita três Informativos Eletrônicos e o Guia da Internet para cientistas sociais, historiadores e arquivistas. Além disso, está atualizando o Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro.
Contato: cpdoc@fgv.br

Fundação Arquivo e Memória de Santos
http://www.fundasantos.org.br/principa.html
A Fundação Arquivo e Memória de Santos é resultado de cinco anos de trabalho e experiência da Prefeitura Municipal de Santos em constante intercâmbio com a comunidade e instituições acadêmicas, científicas e culturais. Incorpora os trabalhos de âmbito cultural e educativo que o Centro da Memória vinha desenvolvendo Tem como objetivo reunir, preservar e divulgar o acervo de fotos, plantas, mapas e depoimentos que compõem um amplo espectro da História e da Memória de Santos e sua inserção na História do Brasil.
Contato: sede@fundasantos.org.br


CANADÁ

Archives Gaies du Québec
http://www.agq.qc.ca/
O arquivo oferece vários tipos de materiais para pesquisa, como, livros, manuscritos, discos, fitas de vídeo, sobre a história da comunidade gay e lésbica de Québec, no Canadá. Disponibiliza as exposições e conferências, bibliografias, eventos e diversos links sobre o assunto.
Contato: info@agq.qc.ca

The Canadian Lesbian and Gay Archives
http://www.clga.ca/archives/
Este arquivo foi organizado em 1973 por um grupo de voluntários em Toronto, dispostos a preservar a história das lésbicas e dos gays do Canadá e de outros países. Pode-se encontrar nesta home page, publicações do arquivo, artigos , livros, monografias, periódicos, diretórios , fotografias, ensaios, filmes e vídeos, crônicas , novidades, uma relação de sites relativos ao assunto e muito mais.
Contato: queeries@clga.ca

The Jewish Gay, Lesbian, Bisexual & Transgender Archives
http://www.oneinstitute.org/%7Etwiceblessed/index.shtml
O site contêm coleções de materiais como filmes, vídeos, áudios, eventos, músicas e desenhos, todos sobre gays, lésbicas e bissexuais, judeus, organizadas por Johnny Abush.
Contato: abush@rcf.usc.edu


CHILE

Archivo Nacional, Santiago de Chile
http://www.dibam.renib.cl:80/ISC145
O Arquivo Nacional está localizado no Chile e abriga a documentação do período Colonial e Republicano relativa aos fundos ministeriais, judiciais, governamentais e municipais do país. Possui um total de 20 mil metros lineares de documentação: 250 mil volumes e 70 milhões de documentos, aproximadamente. O acervo constitui-se em: fundos coloniais, fundos republicanos, fundos familiares e pessoais, mas não estão on line.
Contato: egonzale@oris.renib.cl


COLÔMBIA

Archivo General de la Nación de la República de Colombia
http://www.archivogeneral.gov.co/version2/
O arquivo público foi criado em 1989, na Colômbia. É um centro de informação que coleciona e organiza milhares de documentos, que fazem parte da memória histórica do país. O seu acervo documental data do século XVI e está dividido em seções, como, república, mapas e notoriais. Oferece uma biblioteca especializada por título e autor.
Contato: http://www.archivogeneral.gov.co/version2/htm/contactenos.htm


ESPANHA

Archivo General de Andalucía - AGA
http://www.juntadeandalucia.es/cultura/aga/
Este Arquivo criado pela Junta de Andalucia, Espanha, em 23 de dezembro de 1987. É responsável por coletar, organizar e preservar as documentações históricas da região. Disponibiliza os fundos e coleções do arquivo na área administrativa, na área cultural entre outras. Oferece também links para a biblioteca, onde pode-se pesquisar o catálogo automatizado, o boletim de aquisições e o boletim de sumários.
Contato: informacion.aga.ccul@juntadeandalucia.es

Fundación Archivo Manuel de Falla
http://www.servicom.es/archivo-falla/
Este site faz parte do arquivo do compositor espanhol Manuel de Falla, inclui partituras, cartas, inventário de correspondência, livros, fotografias e etc. O arquivo é considerado como um centro de estudos da cultura espanhola e européia do século XX. Possui mais de 23 mil documentos manuscritos e 2.300 fotografias. Oferece várias atividades como: concertos, exposições, conferências publicações entre outras.
Contato: archivo.falla@grx.servicom.es


ESTADOS UNIDOS

American Jewish Archives
http://www.huc.edu/aja/
Este arquivo judaico preserva a herança documentária da vida religiosa, organizacional, econômica, cultural, pessoal e social das famílias judias que vivem nos Estados Unidos. O arquivo está dividido em: judaísmo ocidental, movimento judaico da reforma, história dos judeus em Cincinnati e institucional. As coleções estão em torno de quase 5.000 metros lineares de materiais, como: manuscritos, nearprint (clippings de jornais e revistas), fotografias, vídeos, áudios, microfilmes e materiais genealógicos.
Contato: AJA@huc.edu

American Religion Data Archive - ARDA
http://www.thearda.com/arda.asp?Show=Home
O ARDA coleta e organiza dados de pesquisas quantitativas para uso em estudos sobre religião nos Estados Unidos. Os dados pesquisados referem-se às seguintes categorias: estudos de população, grupos religiosos selecionados, religiosos profissionais e dados sobre outras organizações religiosas por cidades e estados americanos. O Arquivo está localizado na Pensyvania State University
Contato: arda@pop.psu.edu

American Studies and Ethnicity. University of South California - USC
http://www.usc.edu/Library/Ref/Ethnic/amerstudies.html
Projeto de arquivo eletrônico da Information Service Divison da USC sobre estudos americanos em etnicidade. Disponibiliza recursos multimeios, que incluem bibliografias e textos completos versando os vários grupos étnicos que contribuiram para a formação histórica do sul da Califórnia.
Contato: mccann@calvin.usc.edu

Anarchist Archive
http://www.pitzer.edu/~dward/Anarchist_Archives/archivehome.html
A construção deste arquivo começou em 5 de setembro de 1995 e tem como objetivo fornecer os trabalhos coletados dos principais anarquistas , como também , a história e os movimentos sociais praticados por eles. Oferece links para alguns autores anarquistas como: Emma Goldman, Errico Malatesta, William Godwin, Michael Bakunin, Prince Peter Kropotkin, Max Stirner , Murray Bookchin, Pierre-Joseph Proudhon, Noam Chomsky e muitos outros.
Contato: dward@pitzer.edu

Anarchy Archives - An Online Research Center on the History and Theory of Anarchism
http://dwardmac.pitzer.edu/Anarchist_Archives/archivehome.html
O site reúne trabalhos selecionados de anarquistas históricos, de Michael Bakunin a Noam Chomsky, estudos sobre os movimentos anarquistas pelo mundo e diversos outros itens interessantes sobre o tema.
Contato: dward@pitzer.edu

Archives for Research on Women and Gender - ARWG
http://www.lib.utsa.edu/Archives/WomenGender/index.html
Site de uma instituição especializada em organizar e preservar materiais que documentam a vida das mulheres, as relações de gênero e expressões de identidade sexual, no Texas. É mantido pela University of Texas at San Antonio, nos Estados Unidos. Apresenta uma relação de cartas, discursos, relatórios, fotografias, folhetos e outros tipos de materiais para a pesquisa.
Contato: gschaad@utsa.edu

Archives of African American Music and Culture
http://www.indiana.edu/~aaamc/
Faz parte da Universidade de Indiana e tem como objetivo pesquisar a cultura e a música Afro-Americana. Dá suporte à pesquisa, fornecendo acesso a documentos orais, fotografias, manuscritos musicais, gravações de audio e vídeo e a programas educacionais. Tem publicações próprias e coleções especiais.
Contato: afamarch@indiana.edu

Black Archives of Mid-America
http://www.blackarchives.org/
Fundado em 1974 por Horace M.Peterson III, os arquivos estão localizados em Kansas City. O acervo reúne extensa documentação sobre a experiência afro-americana em áreas dos estados do Missouri, Kansas, Iowa e Oklahoma, com coleções representativas das diferentes manifestações culturais afro-americanas em áreas como música, arte, teatro, educação, assuntos técnicos e militares, medicina, esporte, religião e negócios comunitários. As galerias temáticas, as exposições itinerantes e o acesso à base de dados com todo material catalogado estão abertos à consulta online.

Duke Women´s Archives
http://scriptorium.lib.duke.edu/women/article.html
Este Arquivo é parte integrante da coleção especial da Biblioteca da Duke University, nos Estados Unidos. Possui em seu acervo 6.000 manuscritos e 200.000 volumes de livros raros. Oferece links para as coleções, para as recentes aquisições e as coleções digitais, para guias e bibliografias de estudos sobre mulheres, e para uma relação de web sites relacionados ao assunto.
Contato: vld@mail.lib.duke.edu

The Emma Goldman Papers
http://sunsite.Berkeley.EDU/Goldman/
O site faz parte da Berkeley Digital Library SunSITE, nos Estados Unidos. Disponibiliza trechos de livros e outras publicações sobre Emma Goldman, feminista e anarquista americana e sobre sua época. Oferece links referentes ao assunto.
Contato: manager@sunsite.berkeley.edu

Hannah Arendt Papers. Library of Congress
http://memory.loc.gov/ammem/arendthtml/arendthome.html
O Projeto da American Memory da Library of Congress, acaba de tornar acessível na rede os arquivos de Hannah Arendt. Os papers são sobre a vida e as atividades da autora como cientista política e filósofa. O acervo conta com mais de 25 mil itens e cerca de 75 mil imagens digitalizadas. Possui coleções com textos inéditos como: discursos , correspondências, artigos, bibliografias, aulas e manuscritos de livros famosos.
Contato: mss@loc.gov

Introduction to Brazilian Docs.
http://www.crl.edu/content.asp?l1=4&l2=18&l3=33&l4=22
Este arquivo faz parte de um projeto de Imagens de Publicações Oficiais Brasileiras do Latin-American Microform Project (LAMP), do Center for Research Libraries (CRL), patrocinado pela Fundação Andrew W. Mellon para produzir imagens digitais de séries de publicações emitidas pelo Poder Executivo do Governo do Brasil entre 1821 e 1993, e pelos governos das províncias desde o mais antigo disponível para cada província até o fim do Império em 1889. Os documentos compreendem: Mensagens dos Presidentes das Províncias (1830-1930), Mensagens Executivas (1889-1993), Relatórios Ministeriais (1821-1960 e o Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro (1844-1889). Este projeto proporciona acesso aos documentos, facilitando assim a sua utilização por pesquisadores e prestando apoio às pesquisas latino-americanas.
Contato: rawal@crl.edu

Jewish Public Forum Archive - CLAL - The National Jewish Center for Learning and Leadership
http://www.clal.org/jpf_archive.html
Arquivo do Jewish Public Forum, organizado pelo CLAL - The National Jewish Center for Learning and Leadership. Trata-se de um fórum de discussão permanente sobre questões judaicas, que reúne grupos interdisciplinares de acadêmicos, líderes empresariais, agentes culturais e políticos.
Contato: scohen@clal.org

Lenin Internet Archive
http://www.marxists.org/archive/lenin/index.htm
Site em inglês com as Obras Reunidas do líder da Revolução Russa de 1917. Seus escritos encontram-se indexados de acordo com o ano em que surgiram. O primeiro texto, datado de 1895, traz o obituário de Engels e, os últimos, do período de 1921-23, tratam de problemas políticos internos da União Soviética. O site também disponibiliza artigos de Lenin publicados em 1917 nos jornais russos Pravda e no Izvestia. Há ainda um arquivo de imagens indexadas por data cobrindo o período que vai de 1879 a 1923.
Contato: lia@marxists.org

The Leon Trotsky Internet Archive
http://www.marxists.org/archive/trotsky/index.htm
Este site integra o projeto Marxists Internet Archive, de divulgação do marxismo. Disponibiliza os escritos de Trotsky, em vários idiomas, uma galeria de fotos, além de dos textos de Trotsky em outros idiomas. As obras (livros, artigos, manifestos) encontram-se indexadas tanto por data como por assunto.
Contato: tia@marxists.org

Lesbian and Gay Historical Society
http://www-rohan.sdsu.edu/~clgoyne/lghssd/homepage.html
Fundado por Jess Jessop em 1987, nos Estados Unidos. O site organiza e preserva documentos históricos relacionados às lésbicas e aos gays em San Diego. Oferece bibliografias referentes às coleções de livros, gravações, fotografias, vídeos, cartas e periódicos.
Contato: lghssd@aol.com

Margare Mead Film and Video Festival
http://www.usc.edu/dept/elab/mead/aboutmm.html
A coleção faz parte do acervo do American Museum of Natural History e foi organizada em 1977 em Nova York em reconhecimento pelo pioneirismo de Margaret Mead no uso de imagens em movimento, isto é, filme e vídeo, como documentação etnográfica. Mead trabalhou no Departamento de Antropologia do Museu de 1926 até seu falecimento, em 1978. Realizou pesquisas de campo entre 1936 a 1938 entre os balineses, documentando em película clássicos da antropologia cultural. Grande parte dos filmes que são aqui apresentados, foram realizados por artistas independentes mas, de algum modo, envolveram a participação de antropólogos profissionais.
Contato: homerw@usc.edu

The Marx/Engels Internet Archive
http://www.marxists.org/archive/marx/index.htm
Neste site você poderá visitar uma lista cronológica dos trabalhos de Karl Marx e de Frederick Engels disponibilizados na biblioteca de Marx/Engels. Os trabalhos que estão no arquivo podem ser recuperados pelo título ou, se preferir, pelas novidades do site, que possui uma galeria de fotos, um sistema de busca às obras destes autores e links afins. O site traz uma versão do Manifesto Comunista em português.
Contato: andy@marxists.org

Marxist Internet Archive
http://www.marxists.org/
Site de divulgação do marxismo. Inclui links para páginas dos principais teóricos marxistas, como Lenin, Trotsky, Marx/Engels e outros, contendo também a história do marxismo e a enciclopédia do marxismo.
Contato: mia-admins@marxists.org

National Anthropological Archives - NAA
http://www.nmnh.si.edu/naa/
Este Arquivo localizado em Washington, tem como finalidade coletar e preservar os materiais antropológicos, históricos e contemporâneos, que documentam as culturas e a história do mundo. Suas coleções representam os quatro campos da antropologia, etnologia, lingüistica, arqueologia, e antropologia física -- e incluem manuscritos, notas, correspondências, fotografias, mapas, gravações, película e vídeo criado por antropólogos da Smithsonian Institution e por outros pesquisadores da área. Oferece um Guia das Coleções, Exposições on line e as novidades.
Contato: naa@nmnh.si.edu

The Noam Chomsky Archive
http://www.zmag.org/chomsky/index.cfm
Mantido pela ZNet, website da revista Z Magazine, oferece acesso às principais obras de Noam Chomsky, áudio e vídeo de suas conferências, entrevistas, discursos, arquivos de textos com mais de 750 artigos do linguista e cientista político norte-americano e outros autores contemporâneos. Através de um fórum de discussão, é possível participar do debate em torno das idéias defendidas por Chomsky. Há ainda um serviço de busca que permite a recuperação da informação nos arquivos.
Contato: chomskyarchive@yahoo.com

Resources on Antonio Gramsci
http://www.soc.qc.edu/gramsci/index.html
O site oferece uma versão online da bibliografia de Antonio Gramsci, teórico e militante marxista italiano. Além dos escritos de Gramsci, a bibliografia inclui uma introduçào e um apêndice elaborados por Dean Savage, professor do Departamento de Sociologia do Queens College, em Nova Iorque. Outros recursos podem ainda ser consultados, tais como: traduções das obras gramscianas em 27 línguas e edições do boletim da International Gramsci Society, entre outros.
Contato: savage@troll.soc.qc.edu

The Rockefeller Archive Center
http://www.rockefeller.edu/archive.ctr/
Este Arquivo faz parte da Rockefeller University e foi fundado em 1974, para organizar, processar e disponibilizar para pesquisa os papéis da família de Rockefeller e os registros das várias instituições filantrópicas e educacionais fundadas pela família. Incluem também os arquivos da Fundação Commonwealth, da Fundação Culpeper, da Fundação Russell Sage , da Fundação John and Mary Markle, do Conselho de Pesquisas em Ciências Sociais e das coleções de manuscritos. O acervo é composto de fotografias, filmes, nas áreas de educação, artes, ciências sociais, história das mulheres, política, religião entre outras.
Contato: archive@rockvax.rockefeller.edu

Tamiment Institute Library & Robert F. Wagner Labor Archives
http://www.nyu.edu/library/bobst/research/tam/
As duas coleções pertencentes à Bobst Library da New York University, formam um centro de pesquisas sobre a história dos trabalhadores americanos e do movimento anarquista, comunista e socialista nos Estados Unidos desde 1865. Outros movimentos sociais também são enfocados, como as lutas feministas e pelos direitos civis. Ambas as coleções estão abertas ao público e há programas permanentes com exibições, workshops, conferências, leituras públicas, lançamentos de publicações etc. O site fornece uma descrição sumária do material documental e um calendário dos eventos especiais. O catálogo está disponível através do Telnet, cujo login é: bobcat.
Contato: libweb@nyu.edu

Vladimir Lenin Internet Archive
http://www.marxists.org/archive/lenin/
O site oferece um arquivo completo dos trabalhos do líder comunista, Lenin, desde 1890 até 1923, arquivos com imagens , sua biografia e também uma biblioteca composta com as suas obras.
Contato: lia@marxists.org

Web Archive in Visual Anthropology - WAVA
http://nimbus.ocis.temple.edu/~jruby/wava/
O site apresenta o fundo arquivístico do programa de antropologia da comunicação visual da Temple University, na Filadélfia. Trata-se de documentação inédita usada para fins didáticos, disponibilizada para download. WAVA é fruto do trabalho coletivo de nomes como Lindsey Powell, Rebecca Sobel, Kimberly Dukes, Stephanie Tagarawa, Kendall Roark e Jay Ruby.
Contato: ruby@acsworld.net


FRANÇA

@archiveSIC - CCSD
http://archivesic.ccsd.cnrs.fr/
Arquivo aberto para inserção de textos em Ciência da Informação e Comunicação, desenvolvido pelo Centre pour la Communication Scientifique Directe - CCSD - do Centre National pour la Recherche Scientifique - CNRS. O usuário depois de preencher um formulário de registro, pode enviar seu texto, que será disponibilizado depois de analisado por avaliadores distribuídos por área. Os artigos estão relacionados por autor e por área, entre elas: bibliometria, cinema, arte e estética, direito da informação, educação, geopolítica por palavras-chave, meios de comunicação, sociologia da informação. É possível receber a relação de novos documentos por e-mail. O software utilizado para o sistema de auto-arquivamento de documentos está disponível no site GNU EPrints Archive Software .
Contato: coordoSIC@ccsd.cnrs.fr

Banque de Données Socio-Politiques- Bdsp
http://solcidsp.upmf-grenoble.fr/
Sem finalidade lucrativa, o Bdsp disponibiliza dados fatuais e numéricos em ciências políticas e sociais para o ensino e a pesquisa nessas áreas. A responsabilidade pela geração dos dados é do Centre d´Informatisation de Donnés Socio-Politiques - CIDSP, um dos laboratórios do CNRS, em colaboraação com o Institut d´Études Politiques de Grenoble - IEPG e a Université Pierre Mendés France - UPMF, de Grenoble.
Contato: bdsp@cidsp.upmf-grenoble.fr

UNESCO Archives Portal
http://www.unesco.org/webworld/portal_archives/pages/index.shtml
O site é um Portal de Arquivos, mantido pela UNESCO´s Communication, Information, and Informatics Sector (CII), na França. Oferece acessos a links para instituições, organizações, conferências, reuniões, cooperação internacional e arquivos de várias partes do mundo. A pesquisa poderá ser feita por assunto, palavras-chave ou por categoria específica.
Contato: a.plathe@unesco.org


INGLATERRA

American Women´s History
http://www.academicinfo.net/uswomen.html
O arquivo disponibiliza links para bibliografias, artigos, história, documentos, galeria de fotos e filmes, sobre as mulheres na história americana e para a Enciclopédia Britânica.
Contato: madin@academicinfo.net

HADDON Home Page
http://www.rsl.ox.ac.uk/isca/haddon/
Projeto da University of Oxford localizado no Institute of Social and Cultural Anthropology. Trata-se de um catálogo on line com mais de 1500 filmes etnográficos de 1895 a 1945 utilizado para pesquisas antropológicas. Vá a página com maiores informações sobre o projeto e saiba como colaborar fornecendo informações sobre arquivos, museus ou outras instituições que guardem filmes etnográficos. O catálogo está disponível em forma de busca com direito a dicas para montar uma boa estratégia.
Contato: marcus.banks@anthro.ox.ac.uk


PORTUGAL

Arquivo Distrital de Beja
http://www.cidadevirtual.pt/arq-dist-beja/
O Arquivo Distrital de Beja, localizado em Portugal, é considerado como o principal repositório da memória histórica do distrito, presta toda a informação disponível sobre os seus próprios fundos e colecções e sobre os arquivos históricos de entidades públicas e privadas da região, nomeadamente Câmaras Municipais e Misericórdias. O arquivo oferece salas de leitura, salas de exposições e salas de microfilmes. As coleções do arquivo são compostas de documentos de antigos conventos, de câmaras eclesiásticas, de fundos judiciais, notariais, paroquiais, monásticos, de confrarias entre outros. As coleções não estão online.
Contato: arqdist.beja@mail.telepac.pt

Arquivo Distrital de Braga
http://www.adb.uminho.pt/
O Arquivo Distrital de Braga em Portugal, foi criado, em 11 de Agosto de 1917. Foi incorporado em seu acervo, documentos e fundos documentais, do arquivo particular e diplomático do Conde da Barca. Em 1973 , o Arquivo Distrital e a Biblioteca Pública foram integrados na Universidade do Minho, resultando daí incontáveis benefícios para ambos os serviços. O site oferece exposição documental, base de dados, catálogo de publicações e projetos na área de informática.
Contato: adb@uminho.pt

Instituto dos Arquivos Nacionais. Torre do Tombo
http://www.iantt.pt/
O Arquivo Central do Estado português chama-se «Torre do Tombo» porque estava depositado numa das torres do Castelo de Lisboa, Portugal. Possui documentos da coroa e da administração régia até 1755, fundos da Inquisição, alguns documentos dos Jesuítas, a maior parte dos documentos medievais dos mosteiros e ordens religiosas nacionalizadas em 1911, de Ministérios e outros organismos extintos, entre eles o da polícia política portuguesa da época salazarista (PIDE), arquivos de personalidades políticas, como o de Salazar, etc. Possui também uma grande quantidade de documentos relativos ao Oriente, à África e ao Brasil. O seu documento mais antigo data do século IX.
Contato: dc@iantt.pt


VENEZUELA

Archivo Audiovisual de Venezuela
http://www.bnv.bib.ve/archivo.htm
Este Arquivo faz parte da Biblioteca Nacional da Venezuela, e é considerado como centro depositário documental e de referência do patrimônio audiovisual do país. Possui um grupo multidisciplinar de profissionais integrados por: músicos, desenhistas, fotógrafos, comunicadores sociais, geógrafos, bibliotecários, historiadores e conservadores, que centralizam seus esforços em localizar, recuperar, organizar, difundir e oferecer os serviços do acervo bibliográfico venezuelano, aos usuários e investigadores. Disponibiliza as seguintes coleções: cartografia e obras gráficas, cinema e vídeo, fotografias, música e arquivo oral, em diversas áreas do conhecimento.
Contato: daudio@bnv.bib.ve


FONTES DE REFERÊNCIA
Archiefnet
http://www.archiefnet.nl/index.asp?taal=en
Archiefnet é uma instituição holandesa que oferece desde 1995, links para arquivos nacionais, privados, institucionais e organizacionais. Disponibiliza arquivos das cidades e das províncias holandesas. Relaciona uma lista de arquivos nacionais por país e por continente, na língua inglesa e na língua holandesa. Disponibiliza a página da Centraal Bureau voor Genealogie em holandês e em inglês.
Contato: webmaster@archiefnet.nl

Archiespa - Directorio de Archivos de España
http://www.uc3m.es/uc3m/serv/ARC/archiespa/principa.html
O site foi elaborado por David Rodríguez Mateos, com a colaboração do Archivo General de la Universidad Carlos III de Madrid. Oferece um diretório de arquivos europeus e uma lista de arquivos nacionais, autônomos, provinciais e comerciais, municipais, universitários, institucionais e particulares da Espanha, como também, textos e documentos e organismos oficiais e serviços referentes a arquivos.
Contato: archivo@db.uc3m.es

Archival Sites for Women´s Studies
http://home.gwu.edu/~mfpankin/archwss.htm
Desenvolvido pela seção de estudos feministas da Association of College and Research Libraries , esta homepage disponibiliza uma seção de sites de arquivos relacionados a assuntos de interesse das mulheres. Além disso, oferece links para sites, que tratam de temas ligados a cultura, arte, história, religião, educação, lesbianismo, entre outros.
Contato: mfpankin@gwu.edu

Archive in Europa
http://www.uni-marburg.de/archivschule/euroarch.html
O site faz parte da Philipps - Universitaet Marburg, Alemanha. Relaciona vários arquivos da Europa e estão divididos por país.
Contato: Uhde@mailer.uni-marburg.de

Archives in the world
http://www.unesco.org/webworld/archives/index.html
Este site oferece uma lista organizada pela UNESCO de: arquivos, associações profissionais, cooperação internacional, pesquisas na internet, organizações internacionais e universidades de arquivologia em diversos países.
Contato: cii.webmaster@unesco.org

Archives on the Web
http://www-personal.umich.edu/%7Ekjostert/archives.html
Homepage organizada por Karen J. Ostertag, da University of Michigan, nos Estados Unidos. Oferece uma lista de arquivos dos Estados Unidos, inclusive os arquivos do Congresso dos EUA, e do Canadá. Os arquivos estão organizados pelo nível da coleção. As universidades e os arquivos especiais têm as suas próprias categorias. Dentro de cada seção os arquivos estão arranjados alfabeticamente.
Contato: kjostert@umich.edu

Judaica Libraries and Archives on the Web
http://www.amherst.edu/~edstarr/judlibs.html#about
Esta homepage foi criada para servir como fonte de referência e pesquisa nas páginas da Web, dando ênfase especial nas coleções judaicas, encontradas em bibliotecas e arquivos de vários países, especializados neste assunto. O autor espera que os todos os povos e todas as crenças encontrem aqui um recurso útil e rico para que possam aprender mais sobre as coleções judaicas, as instituições culturais que abrigam a cultura, história e a literatura do povo judeu.
Contato: edstarr@clark.net

Repositories of Primary Sources
http://www.uidaho.edu/special-collections/Other.Repositories.html
Esta home page organizada pela University of Idaho, nos Estados Unidos, disponibiliza uma lista com mais de 3.300 websites de arquivos, manuscritos, livros raros, bibliotecas universitárias, museus, fotografias, história e outros tipos de fontes para pesquisa. É dividida por continentes e países: Europa, Oeste dos Estados Unidos e Canadá, Leste dos Estados Unidos e Canadá de A-M e de N-Z, América Latina e Caribe, Ásia e Pacífico, África e ainda, uma lista adicional e um índice por países.
Contato: tabraham@uidaho.edu

WWW.Archivesinfo.Net
http://www.archivesinfo.net/
Este site se originou durante o curso de mestrado em administração de arquivos na University College London, Inglaterra e foi elaborado por Simon Wilson, em janeiro de 1988. Disponibiliza o que há de novidades na área, links úteis, repositório de arquivos na Inglaterra, associações profissionais e listas de discussão, lista de arquivos separados por países, entre outros.
Contato: archivesinfo@archivesinfo.net

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.