HOME
 
Museus e Centros Culturais

Relação de sites de instituições nacionais e estrangeiras cujo acervo e atividades são de interesse para os pesquisadores do campo dos estudos culturais. São privilegiadas as instituições de caráter histórico, antropológico, étnico e que abordam as relações entre cultura e novas tecnologias.

ÁFRICA DO SUL | ARGENTINA | AUSTRÁLIA | BÉLGICA | BOLÍVIA | BRASIL | CANADÁ | CHILE | CHINA | CINGAPURA | COLÔMBIA | COSTA RICA | CUBA | EGITO | EL SALVADOR | EQUADOR | ESPANHA | ESTADOS UNIDOS | FINLÂNDIA | FRANÇA | GUATEMALA | HONDURAS | INGLATERRA | ISRAEL | ITÁLIA | JAPÃO | MÉXICO | PANAMÁ | PERU | PORTUGAL | SUÉCIA | SUIÇA | VANUATU | VENEZUELA
FONTES DE REFERÊNCIA

ÁFRICA DO SUL

Museum of Anthropology and Archaeology
http://www.unisa.ac.za/default.asp?Cmd=ViewContent&ContentID=62
O Museu foi construido em 1957 e é parte integrante do Departamento de Antropologia e Arqueologia da University of South Africa - UNISA. As coleções que abriga reúnem artefatos de povos indígenas da África do Sul (coleção antropológica), fósseis de hominídeos (paleo-antropologia) e artefatos datados da Idade da Pedra, da Idade do Ferro e do período histórico da África do Sul (coleção arqueológica).
Contato: coetzfp@unisa.ac.za


ARGENTINA

Museo de Arte Popular "José Hernández"
http://www.mujose.org.ar/
O museu foi aberto ao público em 1948 e está localizado em Buenos Aires, Argentina. O acervo do museu reúne cerca de 8.000 objetos entre eles estão as coleções de artesanato das comunidades aborígenes e das tradições criolas. Os materiais e as técnicas utilizadas nestes artesanatos são variados, como: couro, fibra vegetal, madeira, prata, mácaras, vidro e porcelana, pedras, tecidos entre outros. Consta também no acervo do museu, fotografias com mais de 2.000 exemplares, uma biblioteca com mais de 13.000 títulos e um arquivo multimídia. Disponibiliza as exposições virtuais e um dicionário para busca. Oferece versão em inglês.
Contato: museohernadez@ciudad.com.ar

Museo de la Patagonia. "Francisco P. Moreno"
http://www.bariloche.com.ar/museo/
Este Museu foi inaugurado pela Administração de Parque Nacionais, da Argentina, em 17 de março de 1940. Reúne uma extensa coleção etnográfica e histórica. Oferece salas de exposições permanentes e temporárias, de ciências naturais, de pré-história, de história aborígene e de história regional. Disponibiliza links para o Parque Nacional Nahuel Huapi, como também sobre a Conquista do Deserto da Patagônia e a História de Bariloche. O site oferece versão em inglês.
Contato: museo@bariloche.com.ar

Museo de la Plata
http://www.fcnym.unlp.edu.ar/abamuse.html
O museu de ciências naturais faz parte da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina. Seu acervo é composto de obras relacionadas à antropologia, ciências naturais, arqueologia, etnografia entre outras. O site traz a história de criação do museu e disponibiliza algumas exposições, biblioteca para pesquisa e as principais coleções científicas.
Contato: museo@isis.unlp.edu.ar

Museo Histórico de Buenos Aires Cornelio Saavedra
http://www.museos.buenosaires.gov.ar/saavedra_historia.htm
O Museu está localizado na chácara que fora de Luis Maria Saavedra, construída por volta de 1870 em estilo típico do desenvolvimento urbano do final do século XIX e início do século XX, nos limites da cidade de Buenos Aires. A história da cidade de Buenos Aires é um das especialidades do Museu, que abriga ainda coleções de moedas, pratarias, iconografia portenha, mobiliário e armas, além de moda masculina e feminina dos séculos XVIII e XIX. O site traz informações sobre sua coleção, publicações e principais atividades.
Contato: gcba@buenosaires.gov.ar

Museo Nacional de Bellas Artes - MNBA
http://www.mnba.org.ar/
O Museu abriga o maior acervo artístico da Argentina e é um dos principais museus da América Latina. Foi criado em junho de 1895 , abrindo-se ao público em dezembro de 1896. A sede do MNBA está localizada no bairro da Recoleta, onde ocupa uma área de 10.000 m2. Em seu acervo encontram-se cerca de 11 mil peças, entre pinturas, esculturas, tapeçaria, gravuras e outros objetos. A obra mais antiga, uma Virgem com menino, data do século XII. A página está organizada de modo que o internauta possa consultar o acervo pelo índice dos artistas como pelo índice das obras.
Contato: info@mnba.org.ar


AUSTRÁLIA

Aboriginal Australia Art and Culture Centre
http://aboriginalart.com.au/
Site sobre a cultura arrernte, da tribo Arrernte do Sul, na Austrália. Traz muitas informações sobre o grupo étnico - sua história, seu idioma (o didgeridoo), sua religião etc. Os arrernte exploram o turismo em sua reserva e possuem um museu permanente sobre sua cultura - cujo acervo, em parte, é disponibilizado pelo site.
Contato: info@aboriginalart.com.au

Australian Museum Online
http://www.austmus.gov.au/
É considerado um dos mais antigos museus da Austrália, foi fundado em 1827. Possui coleções e pesquisas referentes a antropologia, paleontologia, história natural entre outras. Oferece as exposições temporárias e permanentes, como também, links relevantes sobre o assunto.
Contato: peterf@austmus.gov.au

Sydney Jewish Museum
http://www.join.org.au/sydjmus/
O museu judaico de Sydney é dedicado a documentar e a ensinar a história do Holocausto, de modo que estes eventos nunca mais se repitam. Foi oficialmente aberto em 1992 e rapidamente tornou-se parte integrante da vida cultural do país. Possui duas exposições permanentes: Cultura e Continuidade, e o Holocauto. Demonstra as percepções dos visitantes frente ao desafio da democracia, da moralidade, da justiça social e dos direitos humanos que são testemunho da força moral e da resistência do espírito humano. Expõe aos visitantes mensagens e imagens inesquecíveis. Oferece alguns links relativos ao assunto e um índice geral do site.
Contato: sydjmus@tmx.mhs.oz.au


BÉLGICA

Musée en Plein Air du Sart-Tilman
http://www.ulg.ac.be/museepla/
Site do museu ao ar livre em Sart-Tilman , Bélgica. O museu que pertence a Universidade de Liege ,foi inaugurado em 1977. A coleção é muito grande. As numerosas esculturas instaladas no campus são de grande porte . A coleção possui hoje 94 obras estando representados os mais importantes nombres da arte belga.
Contato: webmaster@ulg.ac.be


BOLÍVIA

Museo Nacional de Etnografía y Folklore la Paz
http://www.bcb.gov.bo/8fundacion/index.html
Instituição científica dedicada à preservação, conservacão, pesquisa e difusão do patrimônio etnológico da Bolívia. Promove um trabalho especializado e multidisciplinar voltado para a conservação da identidade de mais de 40 grupos étnicos existentes no páis. Fundado em 1987, o Museu está abrigado no Palacio de los Marqueses de Villaverde, uma construção de 1730. A página encontra-se hospedada no site da Fundação Cultural do Banco Central da Bolívia - FCBCB
Contato: fundcult@ceibo.entelnet.bo


BRASIL

Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
http://www.cultura-e.com.br/rj
A página do CCBB oferece variadas possibilidades de acesso: a partir da história do CCBB, seu cinema e teatro, salas de exposição, museu e arquivo histórico, biblioteca, pontos de lazer e ainda um calendário com a programação do mês atual e do mês seguinte. O Centro fica no Rio de Janeiro.
Contato: https://www2.bancobrasil.com.br/bbscr/responde/br01.pbk

Centro Cultural da Justiça Federal
http://www.visualnet.com.br/supremo/st-cent.htm
A antiga sede do Supremo Tribunal Federal, que fica no Rio de Janeiro, está sofrendo uma restauração e seu centro cultural adotará como tema a justiça. Aguarde sua biblioteca, videoteca, banco de dados e informação, sala de vídeo, exposições, conferências, etc. Verifique as plantas de seus 4 pavimentos.
Contato: jcbo@ax.ibase.org.br

Centro Cultural São Paulo
http://www.prodam.sp.gov.br/ccsp/
O Centro Cultural São Paulo foi inaugurado em 1982 e, de acordo com seu site, é o maior instrumento multidisciplinar da cidade, com uma política de programação cultural diversificada a preços populares. Um dos objetivos do centro, mantido pela Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo, é dar apoio às produções experimentais e fora do circuito comercial. Com 46.500m2 de área construída, distribuídos em 20.000m2 de terreno, a programação do Centro Cultural São Paulo oferece Exposições, Cinema, Dança, Eventos Especiais, Música, Oficinas e Workshops, Palestras e Debates, Projetos Permanentes, Teatro e Vídeo, além de uma programação especial para o público Infantil e o de Terceira Idade. A visitação média do Centro é de 100.000 pessoas por mês.
Contato: ccsp@prodam.pmsp.sp.gov.br

EspaçoData - Museu Nacional da Informática e Telecomunicações
http://www.mnit.org.br/
Localizado em Brasília, o museu só deverá estar plenamente implementado em 2005. Dando prioridade ao Brasil e à América Latina, ele tem como objetivos preservar a memória histórica da informática e das telecomunicações, propiciar o acesso público a produtos desta tecnologia e divulgar o avanço da àrea, através da promoção de feiras, lançamentos e outros eventos. O projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer. Confira alguns depoimentos de personalidades sobre o espaço.
Contato: ecattete@prodasen.senado.gov.br

Fundação Athos Bulcão
http://www.fundathos.org.br/
A Fundação Athos Bulcão é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter cultural/educacional, fundada em 18 de dezembro de 1992. É constituída como centro de pesquisa, de estudos, desenvolvimento, de intercâmbio nacional e internacional, de promoção e de difusão da arte, além de fomentar e desenvolver ações educativas e culturais. Apresenta algumas publicações e as parcerias da Fundação. Disponibiliza o Museu Virtual Athos Bulcão, o Projeto e o Jornal Radcal, os eventos, fóruns e exposições.
Contato: fundathos@fundathos.org.br

Fundação Casa de Rui Barbosa
http://www.casaruibarbosa.gov.br
Além da própria casa onde viveu Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, transformada em museu com grande parte do mobiliário original, a Fundação possui um acervo que inclui o arquivo pessoal de Rui Barbosa, documentação sobre a República Velha, riquíssimo material iconográfico da literatura brasileira, bibliotecas como a do próprio Rui e a de Plínio Doyle e um importante centro de pesquisa sobre a vida e a obra de Rui Barbosa e sobre o seu tempo. O site oferece também informações sobre agenda e serviços.
Contato: fcrb@casaruibarbosa.gov.br

Fundação Casa França - Brasil
http://www.fcfb.rj.gov.br
Foi inaugurada em março de 1990 e está localizada no Rio de Janeiro. Disponibiliza exposições, mostras de vídeos, cinema, música e links de vários museus.
Contato: fcfb@ax.ibase.org.br

Fundação Iberê Camargo
http://www.uol.com.br/iberecamargo/
A Fundação Iberê Camargo, criada em 1995 e localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é uma entidade cultural privada, constituída sem fins lucrativos e que visa a divulgação da obra do artista Iberê Camargo, através da exposição do amplo acervo de sua autoria, em pintura, gravuras e desenhos e com especial atenção aos estudos sobre arte contemporânea em geral, nacional e internacional. Disponibiliza o acervo, o pensamento, textos, vídeos e livros do artista. Oferece links selecionados, entrevistas entre outros.
Contato: iberecamargo@uol.com.br

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
http://www.fundacaooscaramericano.org.br/
A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano foi instituída por Oscar Americano, em março de 1974, em São Paulo. O site coloca à disposição um breve histórico, uma seleção do acervo, além da programação cultural, cursos e demais serviços oferecidos. Para conhecer o acervo você terá duas possibilidades de navegação: definido o período, o próximo passo é escolher entre gravura, escultura, pintura, porcelana, prataria, mobiliário, etc. O acervo é composto de peças e de documentos ligados à história do Brasil.
Contato: info@fundacaooscaramericano.org.br

Grupo de Trabalho de Museus Virtuais
http://www.portinari.org.br/~pp/gtmv/principal/princip.htm
Essa página pertence a um Grupo de Trabalho que estuda a importância da disponibilização dos acervos e coleções de museus na Internet. Acesso aos e-mail de seus participantes, a eventos realizados sobre o assunto e a referências, com informação final (artigos, palestras, etc) de material ultilizado para pesquisa na área.
Contato: gtmv@portinari.org.br

Instituto Cultural Itaú
http://www.ici.org.br
Localizada em São Paulo a entidade, sem fins lucrativos, criada pela Itaú S.A., divulga a cultura brasileira através da informática e outros meios de comunicação. Estão disponíveis no Setor de pintura no Brasil sécs. XIX e XX, os tipos de pintura, as escolas/movimentos, os gêneros, etc. Tudo com a biografia de artistas, dados histórico-críticos, fontes de pesquisa e relação de obras. No setor Memória Fotográfica da Cidade de SP encontram-se escritores, fotógrafos e artistas que fazem parte de nossa história.
Contato: instituto@itaucultural.org.br

Memorial do Imigrante
http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/Inicial.html
O Memorial do Imigrante foi criado em 06 de abril de 1998 com o objetivo de reunir, preservar e expor a documentação, memória e objetos dos que vieram para o Brasil em busca de esperanças, aventuras, fortuna ou simplesmente fugindo de uma situação difícil nas suas pátrias de origem. Ele inclui o Museu da Imigração, existente desde 1993, havendo um compromisso desse com as novas gerações, que desconhecem suas origens e não dão a devida importância às contribuições históricas e culturais dos imigrantes em São Paulo. Possui todos os registros das pessoas que passaram pela antiga Hospedaria de Imigrantes no bairro do Brás. São listas de bordo dos navios, livros de registros de imigrantes patrocinados, cartas de chamada, processos de núcleos colonias, além de documentos pessoais doados por alguns imigrantes e cerca de 8.000 imagens, entre negativos e originais e cerca de 5.500 Certificados e Certidões de Desembarque. O Memorial oferece link para as exposições realizadas , para as temporárias e para os Depoimentos de imigrantes de mais de 60 nacionalidades.
Contato: imigrant@plugnet.com.br

Museu Afro-Brasileiro
http://www.ufba.br/instituicoes/ufba/ceao/museu.html
O Museu Afro-Brasileiro foi inaugurado em 7 de janeiro de 1982, a partir do Programa de Cooperação Cultural entre o Brasil e os países africanos, convênio assinado em 1974 entre os governos federal e estadual, a Prefeitura de Salvador e a Universidade Federal da Bahia. Tem mais de 700 peças de temática diversa com ênfase ao religioso. A maior expressão do museu são os painéis dos Orixás, de Caribé. A maioria dos objetos de madeira e tapeçaria são da África, principalmente da República Popular do Benin, Nigéria, Senegal, Gana, Costa do Marfim, Zaire, Mali , Gâmbia, Togo e Moçambique. As coleções não estão disponibilizadas on line.
Contato: webmaster@ufba.br

Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás
http://www.museu.ufg.br/
Criado em 1969, o museu está localizado na Praça Universitária, no campus da Univesidade Federal de Goiás - UFG, em Goiânia. Seu objetivo é promover a pesquisa interdisciplinar e o conhecimento das culturas da região. Possui um acervo etnográfico e arqueológico considerável, posto a serviço do público, principalmente a alunos e ex-alunos da universidade e de estudantes do ensino fundamental. Mantém exposições temporárias e itinerantes que valorizam a diversidade cultural.

Museu Antropológico Diretor Pestana
http://www.unijui.tche.br/museu/
O Museu foi criado em 1961 por iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. O nome do museu é uma homenagem aos responsáveis pela construção do município, em especial ao engenheiro Augusto Pestana, chefe da Colônia de Terras de Ijuí. O acervo inicial partiu da coleção particular do Doutor Martin Fischer, um dos fundadores e diretor da entidade por nove anos. Hoje o museu está voltado para atividades nas áreas de arqueologia, antropologia e história regional através de curos, palestras e outros eventos culturais. O museu tem seu acervo constituído de documentos textuais e iconográficos ordenados em arquivos, peças arqueológicas sobre o índio missioneiro e imagens que retratam a vida urbana e rural do município desde o início do século.
Contato: museu@unijui.tche.br

Museu Banespa
http://www.banespa.com.br/banespa/cult/museu/museuban.html
O museu foi criado em 30 de julho de 1965, reúne quadros, esculturas, tapetes, documentos históricos, livros, periódicos, revistas, vídeos e outros objetos que acompanharam a evolução do Banco, junto ao desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo. O acervo é formado por obras adquiridas nos últimos 30 anos e material com valor histórico-documental, desde 1909. Foi reunido a partir dos antigos arquivos, depois destinado ao arquivamento, conservação e catalogação de documentos sobre a história do Banco, constituindo-se hoje em um precioso arquivo histórico. Disponibiliza em seu acervo uma galeria de pinturas de vários artistas.
Contato: https://netbanking2.banespa.com.br/email

Museu Bíblico Itinerante
http://www.museudabiblia.com.br/
O Museu localiza-se no Rio de Janeiro, é inédito no mundo, sendo o Brasil o primeiro país a possuí-lo. Sendo itinerante, poderá ser levado a outros estados, países ou outras localidades, com o intuito de difundir e propagar as palavras da Bíblia, numa coletânea de 50 "Passagens Bíblicas", esculpidas em madeira, apresentadas através de exposições artísticas e culturais.
Contato: margarida@museudabiblia.com.br

Museu Casa de Portinari
http://www.casadeportinari.com.br/principal.htm
A visita a este site nos permite vislumbrar a história de Candido Portinari. Apresenta a história de sua família, infância e detalhes de toda sua existência pois, em momento algum de sua vida a sua querida Brodowski foi esquecida, quer seja nos seus quadros, em poesias ou declarações. Portinari, entre outras coisas, também foi poeta, político e desenhista. O Museu possui duas vertentes básicas: Artística e Biográfica. Na parte biográfica do Museu a exposição destina-se aos objetos de uso pessoal do artista, documentos e à história de sua vida. O acervo artístico constitui-se, principalmente, por trabalhos realizados pelo artista em pintura mural, nas técnicas de afresco e têmpera.
Contato: museu@casadeportinari.com.br

Museu da Casa Brasileira
http://www.mcb.sp.gov.br/
O museu foi criado em 1970 e tem como objetivo reunir, catalogar e expor móveis e objetos de residências, considerados de valor histórico ou artístico para o país, especialmente para o Estado de São Paulo. O museu está ligado à cultura brasileira, com vistas à reconstituição dos interiores das casas brasileiras, do passado à atualidade, bem como ao estudo e à pesquisa dos usos e costumes de seus moradores. O Museu desenvolve eventos como exposições, seminários, cursos, premiações, etc, produzidos pela equipe do MCB, Secretaria de Estado da Cultura, da Sociedade Amigos do MCB e pelo Projeto Design Brasileiro.
Contato: mcb@arquitetura.com.br

Museu da Cidade do Recife
http://www.recife.pe.gov.br/pcr/secplanejamento/museu/
Neste site você poderá fazer uma visita ao museu, desvendar sua iconografia - que consta de um acervo fotográfico narrando as transformações urbanas na cidade de Recife - e a história do Forte das Cinco Pontas. Há ainda um calendário histórico dos dias de comemoração da cidade, durante o ano inteiro.
Contato: webmaster@emprel.gov.br

Museu da Imagem e do Som - Ceará
http://www.secrel.com.br/mis/
O Museu da Imagem e do Som do Ceará inaugurado em 1980 objetiva a preservação e a divulgação do acervo iconográfico e sonoro do Estado. Disponibiliza um Acervo da memória visual e auditiva de nossa cultura. E funciona como um banco de referências para a fotografia, a música, a história oral, os livros de pesquisa e a literatura de cordel. Veicula o Bureau de Cinema, Televisão e Vídeo que tem o intuito de atrair para os cenários naturais e histórico-culturais do Estado, produções locais,nacionais e internacionais de cinema e de televisão. Nos anos 1996/1997 desenvolveu um programa de pesquisas mediante convênio da FLACSO (Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais) com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
Contato: mis-ceara@secrel.com.br

Museu da Imagem e do Som - Rio de Janeiro - MIS
http://www.mis.rj.gov.br
O Museu da Imagem e do Som , criado em 1965, é um dos primeiros museus da América do Sul a documentar expressões culturais sem fazer diferenças entre a arte erudita e a arte popular. A página traz um histórico do museu, informações sobre o acervo e uma agenda com eventos. Apresenta uma página na qual é possível ter acesso a arquivos sonoros. Fazem parte dele Elizeth Cardoso, as gravações da Rádio Nacional, Augusto Malta e outras coleções importantes. Apresenta ainda uma página de links.
Contato: mis@mis.rj.gov.br

Museu da Pessoa
http://www.museudapessoa.net/
A idéia é ser um museu virtual de pessoas, ou seja, encontram-se em seu acervo biografias, fotos e depoimentos de pessoas que queiram deixar sua história para a posteridade. A página do acervo oferece links para os relatos recebidos, destacando as novas histórias , enviadas mais recentemente, uma página dedicada aos educadores que desenvolvem projetos de memória em suas escolas e comunidades, e uma relação de exposições dedicadas à memória e a história de lugares e pessoas. Veja quem faz o museu e as fotografias coletadas em seus projetos. O usuário poderá deixar o seu registro em: escreva sua história.
Contato: museu@museudapessoa.net

Museu da República
http://www.uol.com.br/museurepublica/
O Museu da República está localizado no Rio de Janeiro e oferece várias atividades e programações, como: exposições virtuais, cursos, oficinas, serviços oferecidos (cinema, livraria, sala multimídia), além de um centro de referências, arquivos, biblioteca e publicações.
Contato: musrepublica@uol.com.br

Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE
http://www.mae.usp.br/
Este museu está localizado na Universidade de São Paulo - USP e foi criado em 1989 por iniciativa do Reitor José Goldenberg. Seu acervo, com cerca de 120 mil peças, é composto por coleções de Arqueologia do Mediterrâneo e Médio-Oriente; Arqueologia Americana; Etnologia Brasileira e Etnologia Africana. O Museu está estruturado em dois setores: a Divisão Científica e a Divisão de Difusão Cultural, com atribuições específicas. O site oferece links para os cursos ( graduação, pós e especialização), assim como para a revista do museu, suas exposições e outros serviços. O destaque do site fica por conta da Galeria Virtual, uma exposição on line de artefatos indígenas.
Contato: mae@edu.usp.br

Museu do Folclore Edison Carneiro
http://www.123-rio.com/v_engl/rjge-m0n.htm
Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Folclore Edison Carneiro, ligado a Funarte (Fundação Nacional das Artes), desde a década de 50 reúne objetos representativos de vários grupos culturais da sociedade brasileira. A home page não tem muitos links, o acesso se faz apenas ao mapa geral da exposição permanente.
Contato: rio@123-rio.com

Museu do Frevo Levino Ferreira
http://www2.netpe.com.br/users/fred
O Museu do Frevo Levino Ferreira apresenta neste site um pouco do ritmo pernambucano, cuja dança teve origem na perseguição da polícia aos capoeiras. Aqui, além de dados relevantes para o melhor entendimento de sua história, o usuário poderá ouvir alguns dos mais famosos frevos de Capiba, João Santiago e outros mestres da música pernambucana e ainda fazer interessantes descobertas relacionadas ao uso da sombrinha. O Museu, situado na região central do Recife, dispõe de farto material discográfico, iconográfico e partituras musicais, embora este material não esteja disponibilizado no site. O Museu recebe este nome em homenagem à memória do musicista Levino Ferreira da Silva.
Contato: fred@netpe.com.br

Museu do Homem do Nordeste
http://www.fundaj.gov.br/docs/indoc/muhne-p.html
O Museu do Homem do Nordeste, aberto ao público em 1979, representa a reunião dos acervos do antigo Museu do Açúcar, do Museu de Antropologia e do Museu de Arte Popular. O Museu faz parte do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco e sua coleção está organizada em três áreas: Açúcar, onde são abordados aspectos culturais, históricos e tecnológicos da cultura canavieira; Oh de Casa! com uma amostragem de elementos do processo construtivo regional; e Antropologia, no qual o homem regional é representado por conjuntos de objetos referentes à sua etnia e formação cultural. Alguns dos objetos do museu estão disponibilizados em fotos on line.
Contato: maban@fundaj.gov.br

Museu do Índio
http://www.alternex.com.br/~museudoindio/
Órgão da Fundação Nacional do Índio - FUNAI, localizado no Rio de Janeiro, que se dedica ao desenvolvimento do estudo e pesquisa das culturas indígenas. No site você pode encontrar links para exposições, o acervo etnográfico e para a Biblioteca Marechal Rondon. Vale checar a descrição que o serviço Via Rio fez sobre o museu.
Contato: museudoindio@ax.apc.org

Museu do Índio - Universidade Federal de Uberlândia
http://www.guiauberlandia.com.br/indio/
O Museu do Índio foi aberto ao público em outubro de 1987, fruto da organização de coleções etnográficas, inicialmente, doadas por pessoas da comunidade. É um órgão ligado a CDHIS e ao INHIS da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. O acervo é composto por coleções etnográficas, bibliográficas, audio visuais, fotográficas, arquivo de jornais e revistas e coleções didáticas, mas não estão online.
Contato: musindio@ufu.br

Museu do Oratório
http://www.oratorio.com.br/oratorio/BemVindo.htm
Este Museu está situado na antiga casa do Noviciado do Carmo, no magnífico cenário urbano de Ouro Preto. Traz ao público uma amostragem da fé brasileira, e especialmente mineira, inserida no cotidiano dos anos setecentos e oitocentos, numa tentativa de amoldar a beleza estética aos usos e costumes da época da formação de uma sociedade tipicamente religiosa. Oferece exposição dos objetos da fé , que na realidade são uma amostra de caráter antropológico e afetivo, com cenas típicas onde o uso do oratório reflete uma dada mentalidade. As coleções contam com os Oratórios Populares Domésticos, Oratórios Itinerantes ou de Viagens, Oratórios Afro-brasileiros, Oratórios Ermidas, Oratórios Conchas, Oratórios Lapinhas, Oratórios de Convento. O site disponibilza versão em inglês, a versão em espanhol e francês ainda estão sendo construídas.
Contato: sergiosl@gold.com.br

Museu do Telephone
http://www.telemar.com.br/museu/
O Museu do Telephone preserva a história das telecomunicações no Brasil, que nasceu no Rio de Janeiro. O seu acervo conta com mais de 2000 itens entre objetos de comunicação (telefones, centrais telefônicas, coleção de cartões telefônicos, arquivo fotográfico, catálogos, periódicos, revistas e livros) à disposição do público. É uma coleção que vai desde os primeiros telefones manuais aos mais recentes aparelhos. O Museu é hoje, um centro de informação e referência na área de comunicação e espaço cultural com intensa programação de teatro, shows, vídeos e exposições.
Contato: http://www.telemar.com.br/museu/mainframefale.htm

Museu do Trabalho
http://www.museudotrabalho.org/
O Museu do Trabalho foi fundado, em 7 de dezembro de 1982 e está localizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Faz parte de um projeto, cujo propósito é a preservação e restauração da antiga Usina do Gasômetro, então abandonada pela ELETROBRAS. É considerado um espaço cultural alternativo, independente e ativo. O acervo constitui-se de peças isoladas representativas de algumas empresas tradicionais do Rio Grande do Sul. Essas acervos remontam a distintos momentos da história econômica e social do Estado. O setor de artes do museu atende a sala de exposições, as oficinas de gravuras, galeria virtual e o consórcio de gravuras.
Contato: museu@museudotrabalho.org

Museu Dom Bosco
http://www.ucdb.br/museu/
O Museu pertence à Universidade Católica Dom Bosco e abriga um acervo etnográfico de índios: Bororo, Carajá, Xavante, etc; além do acervo zoológico, paleontológico, arqueológico e de minerais. Possui um Centro de Documentacao Indígena onde está disponível toda sua produção bibliográfica. O Museu possui um núcleo de pesquisa arqueológico que colabora na elaboração e execução de seus projetos.
Contato: museudb@unibosco.br

Museu Frei Galvão e Arquivo Memória de Guaratinguetá
http://www.virtualvale.com.br/museufg/
O Museu preserva os valores culturais da cidade de Guaratinguetá e da regiãodo Vale do Paraíba, promovendo exposições audições, lançamento de livros, palestras, concursos e cursos. O Arquivo Museu possui documentos diversos sobre o município. É interessante destacar que o museu publica mensalmente monografias sobre a história e o folclore da região. A página não oferece links para exposições, mas informa sobre seus eventos.
Contato: virtualvale@netdata.com.br

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
http://spzoom.com/mhijb/
A inauguração do Museu foi realizada pelo presidente da República Ernesto Geisel e pelo atual imperador do Japão (na época, príncipe herdeiro) Akihito, em 1978, durante as comemorações do 70º aniversário da imigração japonesa ao Brasil. Localizado no Bairro da Liberdade, onde se concentra a comunidade nikkei de São Paulo. O Museu é uma referência sobre a presença dos imigrantes japoneses no Brasil. Disponibiliza fotos, mapas e exposições.
Contato: mhijb@nethall.com.br

Museu Histórico Nacional - MNH
http://www.visualnet.com.br/mhn/
O Museu foi criado em agosto de 1922 e está localizado no Rio de Janeiro. Reúne um acervo de mais de 250.000 itens. Oferece informações sobre seu acervo, sua biblioteca e arquivo, e sobre os novos projetos que estão sendo desenvolvidos. Disponibiliza uma galeria virtual, exposições permanentes e itinerantes entre outros. Possui versão em inglês.
Contato: aguedes@visualnet.com.br

Museu Imperial
http://www.npoint.com.br/musimp/
O Museu Imperial foi a residência de D. Pedro I em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Sua home page disponibiliza um catálogo de eventos, indicações sobre o acesso ao Museu e o horário de funcionamento, eleição de uma peça do mês acompanhada de um pequeno histórico e informações sobre exposições (sem acesso a visita virtual). A referência sobre os livros especializados e as obras raras pentencentes ao Museu estão on line, através de um eficiente sistema de busca. Para quem se interessa por tratamento de documentação vale dizer que foi utilizado o software Micro Isis e a conversão feita para a Internet pelo software Visual Foxpro.
Contato: musimp@npoint.com.br

Museu Judaico do Rio de Janeiro
http://www.museujudaico.org.br/
O Museu Judaico do Rio de Janeiro foi fundado em 1977. Tem como objetivo principal cultivar e dinamizar a cultura, memória e valores da comunidade judaica desta cidade. Além de preservar e expor seu acervo, realiza exposições, cursos, conferências e eventos, mantendo intercâmbio com entidades congêneres. O museu possui uma biblioteca com um acervo de mais de 300 livros de autores judeus e uma com temas ligados à história judaica. Destaca-se a documentação sobre o Holocausto que reúne livros, vídeos, documentos e fitas com depoimentos de judeus sobreviventes dessa tragédia, que para aqui migraram.
Contato: museujudaico@uol.com.br

Museu Mazzaropi
http://www.museumazzaropi.com.br/
Este museu conta a tragetória do grande ator do cinema brasileiro, Mazzaropi. O site disponibiliza comentários sobre os filmes em que trabalhou e o elenco, as músicas, sucesso e crítica (matérias e estudos publicados sobre o ator), postais e links interessantes.
Contato: museu@museumazzaropi.com.br

Museu Nacional
http://www.ufrj.br/museu/
Localizado na Quinta da Boa Vista - Rio de Janeiro, foi criado por D. João VI em 1818. Objetivo: preservação e difusão da cultura, pesquisa e educação no âmbito das ciências naturais e antropológicas. O material mais importante para a pesquisa em estudos culturais se encontra no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, apesar da página não fornecer informações a seu respeito. Acesso aos projetos educacionais desenvolvidos, ao serviço de museologia e informações sobre sua biblioteca.
Contato: buckup@omega.lncc.br

Museu Net
http://www.museunet.com.br/
O Museu Net surgiu para divulgar e debater o que acontece no mundo dos museus. Além de notícias sobre exposições, leituras, bibliografias, links, cursos, seminários, congressos e curiosidades, você poderá encontrar muito mais.
Contato: veraluci@terra.com.br

Museu Paranaense
http://www.celepar.br/museupr/index.html
Nascido no século XIX, no ano de 1876, através da Sociedade de Aclimação, reúne inicialmente um acervo com artefatos indígenas, moedas, pedras, conchas, insetos, pássaros e outras raridades, tornando-se o primeiro museu do Paraná e o terceiro do Brasil. A partir da década de 30, deixa de ser um simples depositário de objetos do estado e transforma-se em museu de história natural e centro de instrução popular. Atualmente, o Museu Paranaense desenvolve estudos nas áreas de arqueologia, história, etnologia e numismática. O site traz a história das sedes do museu e um link para as exposições permanentes e de curta duração. Inclui ainda em sua página link para o Parque Histórico do Mate, subordinado à Secretaria de Estado e da Cultura do Paraná.
Contato: museupr@pr.gov.br

Museu Paulista
http://www.mp.usp.br
Também conhecido como Museu do Ipiranga é o mais antigo museu da USP, possui um acervo com mobiliários, trajes e untensílios pentencentes a figuras da história brasileira. Armas brancas, peças da Revolução Constitucionalista de 1932 e uma sala com objetos de Santos Dummont, completam as coleções do museu. Abriga uma biblioteca, um Centro de Documentação Histórica e laboratórios de conservação e restauração de peças e documentos.
Contato: http://www.mp.usp.br/

Museu Republicano "Convenção de Itu"
http://www.mp.usp.br/mr/
É um museu histórico, dedicado ao período conhecido como "República Velha" (1889-1930). Oficialmente inaugurado em 18 de abril de 1923 como extensão do Museu Paulista, foi com esse museu incorporado à Universidade de São Paulo em 1963. Situado na cidade de Itu e integrado à sua região, tem funcionado como um veículo universitário no interior do Estado, organizando exposições, cursos, seminários e publicações. O Museu oferece estágios a universitários, presta assessorias a instituições educacionais e culturais e realiza prestação de serviços à comunidade. Disponibiliza fotos do museu e a história do acervo da biblioteca.
Contato: mr@edu.usp.br

Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
http://www.guiafloripa.com.br/mu/mu1.htm#museu
O Museu tem sua origem no Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Sua sede foi inuagurada em maio de 1965 e, em 1993, passou a ser denominado Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, em homenagem ao seu idealizador, fundador e primeiro diretor. O patrimônio cultural do MU reúne os seguintes acervos: arqueológico, acervo etnográfico-indígena, coleção "Professora Elisabeth Pavan Cascaes" e a coleção "Artes populares".
Contato: montardo@cfh.ufsc.br

Museu Villa-Lobos
http://www.ibase.org.br/~mvillalobos/
Criado em 1960 e localizado na rua Sorocaba 200, no Rio de Janeiro, o Museu se dedica à preservação e conservação da obra de Villa-Lobos. Espaço onde são apresentados concursos internacionais, concertos didáticos e pesquisas, além da realização de festivais. É uma bela página para se visitar!
Contato: mvillalobos@ax.ibase.org.br

Museu Virtual para a Arte Computacional
http://www.arte.unb.br/museu/museu.htm
Uma iniciativa do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, o Museu Virtual é um espaço de debates entre artistas, teóricos e cientistas interessados na arte computacional e eletrônica. Possui um Laboratório de Imagem e Som onde são realizadas pesquisas em arte, ciência e tecnologia. A página dispõe ainda de vários ensaios sobre o tema.
Contato: fburgos@guarany.unb.br

Niterói @rtes
http://www.niteroi-artes.gov.br/menu_p.html
Este é um projeto criado pela Prefeitura Municipal de Niterói - RJ, que visa a formação de um banco de dados, mediante o mapeamento desta cidade, referente aos artistas que nasceram ou atuam nesse universo, nas áreas das artes visuais e digitais e da música. Oferece pesquisa sobre os trabalhos dos profissionais destas áreas. Em artes visuais o visitante pode conhecer projetos de desenho industrial, história da arte, gravura, instalação, arte têxtil, multimeios, objetos, entre outros. Disponibiliza também uma galeria virtual, links da área e a versão em inglês e francês.
Contato: http://www.niteroi-artes.gov.br/email.html


CANADÁ

Canadian Museum of Civilization
http://www.civilization.ca/cmc/cmceng/welcmeng.html
O Museu Canadense de Civilização foi inaugurado em 1989 em Ottawa, com o objetivo de promover em todos os canadenses um sentido de sua identidade comum e seu passado, esperando também facilitar a compreensão entre os vários grupos culturais que formam a sociedade canadense. O museu está situado num edifício especialmente desenhado para este fim, com aproximadamente 100.000 metros quadrados, dividido em duas alas principais: a Glacier Wing, para exposições gerais e a Canadian Shield Wing, que abriga as coleções (com mais de 3 milhões e meio de artefatos) assim como os laboratórios de conservação e escritórios. O site oferece também informações gerais e históricas sobre o museu.
Contato: membrs@civilization.ca

Costume Museum of Canada - CMC
http://www.dugaldcostumemuseum.mb.ca/
O museu possui uma coleção com aproximadamente 35.000 artefatos, cobrindo mais ou menos 400 anos, está localizado no Canadá. As renomadas coleções representam a identidade dos canadenses atuais, rurais, urbanos, públicos e privados, através do vestuário. Tem como propósito ser um repositório dedicado a colecionar os trajes femininos, masculinos e infantis. Oferece exposições e serviços.
Contato: info@costumemuseum.com

Musée de la Civilisation. Québec
http://www.mcq.org/mcq/aaindex.html
É um museu temático, inaugurado em 1988, e suas exibições fazem uma ligação entre o passado, presente e futuro, tendo uma visão dinâmica das experiências humanas. O site disponibiliza exibições virtuais como o American Identities e o Museums & Millennium, que foram produzidos em conjunto com outros museus do mundo. Oferece detalhes, em francês, das coleções que compõem o museu e link para o The Séminaire de Québec archives. Exibe versão em francês.
Contato: mcqweb@mcq.org

Museum of Anthropology at British Columbia
http://www.moa.ubc.ca/
O museu tem como missão pesquisar, preservar e apresentar objetos e expressões da criatividade, de modo a promover o entendimento e o respeito pela diversidade cultural da humanidade. O MOA começou a funcionar em 1949 e é fruto de coleções etnográficas reunidas pela Britsh Columbia University desde 1927. O site dá acesso às coleções e exposições do museu.
Contato: jenwebb@interchange.ubc.ca

Royal Ontario Museum - ROM
http://www.rom.on.ca/
O museu foi criado em 1912 e está localizado no Canadá. Oferece ao público em geral, suas pesquisas, coleções e informações sobre a diversidade cultural e natural, a evidência material dos povos e seu ambiente, seus relacionammentos e a importância da preservação e conservação de todo o seu acervo. Possui galerias para exposição, biblioteca e arquivo e publicações. Disponibiliza links para: sala de objetos da civilização egípcia, análise arqueológica na rede, entre outros.
Contato: info@rom.on.ca


CHILE

El Centro Cultural Salvador Allende
http://www.mssa.cl/centro_cultural/index.html
O Centro Cultural Salvador Allende, foi criado pela Fundación Salvador Allende, promove as manifestações artístico-culturais que impulsionaram o desenvolvimento da sociedade chilena. Este Centro contempla as atividades que ajudaram a enriquecer os procesos criativos , tanto dos indivíduos como da coletividade, em vários setores no âmbito cultural. O Centro oferece a comunidade um Taller de Grabados e uma Escuela-Taller de Artes Gráficas.
Contato: mssa@mssa.cl

Museo Antropológico P. Sebastián Englert - MAPSE
http://www.museorapanui.cl
O museu localiza-se na Ilha de Páscoa, Chile. Conserva e estuda a herança patrimonial da Ilha de Páscoa, a etnia originária, a língua e os costumes da sociedade Rapa Nui. As coleções expostas no MAPSE são fomadas por artefatos e materiais recuperados nos vários projetos arqueológicos realizados na Ilha de Páscoa a partir da década de 1960. As coleções correspondem a objetos e artefatos antigos que retratam a vida cotidiana do povo Rapa Nui.
Contato: mapse@entelchile.net

Museo de la Solidaridad Salvador Allende
http://www.mssa.cl/home.html
O Museo de la Solidaridad Salvador Allende e o Centro Cultural Salvador Allende fazem parte da Fundación Salvador Allende, cujas obras são compostas pelas expressões de compromisso que os artistas do mundo tiveram com o povo chileno durante o governo do Presidente Allende, em 1973, para a recuperação da democracia. As coleções possuem diversos estilos, origens e valores estéticos, unidos por um mesmo símbolo, a solidariedade internacional. O acervo é composto por pinturas, gravações, esculturas, desenhos, discursos e fotografias. A pesquisa ao acervo pode ser feita pelo nome do autor, pelo país de origem e pelo título da obra.
Contato: mssa@mssa.cl

Museo Histórico Nacional do Chile
http://www.dibam.renib.cl:80/ISC161
O Museo Histórico Nacional do Chile, foi criado em 1911 com o objetivo de conservar e preservar os objetos materiais do seu passado e mostrar a evolução histórica do país através dos anos. Suas coleções foram formadas, principalmente, por doações de empresas privadas e de órgãos públicos. Possui aproximadamente 70.500 peças de grande valor histórico e artístico, incluíndo materiais arqueológicos, móveis, pinturas, armas, documentos históricos, gravuras, livros, fotografias, vestuário, moedas e medalhas antigas.
Contato: egonzale@oris.renib.cl


CHINA

China the Beautiful
http://www.chinapage.com/china.html
O museu virtual da cultura chinesa inclui pintura, caligrafia, história, filosofia, literatura e poesia. É uma das maiores fontes on line de arte e literatura clássica chinesa. O site disponibiliza links para ferramenta de busca, para a Ópera de Beijing e muito mais.
Contato: advisors@chinapage.org


CINGAPURA

Asian Civilizations Museums
http://www.nhb.gov.sg/ACM/acm.shtml
O museu tem como missão primordial apresentar as culturas das civilizações ancestrais de Cingapura. Dado a natureza multi-cultural da população de Cingapura e da sua posição geográfica, as principais áreas de interesse do museu abrangem o sudeste, o leste, o sul e o oeste do país. As políticas das exposições e das coleções do museu são baseadas nestas regiões.
Contato: Kenson_Kwok@nhb.gov.sg


COLÔMBIA

Museo del Oro
http://www.banrep.gov.co/museo/home.htm
O Museu do Ouro do Banco da República da Colômbia tem por missão preservar e divulgar a coleção de mais 33.600 peças de ourivesaria pré-hispânica deixada pelos povos que habitaram a Colômbia há milhares de anos. Primeiro em seu gênero no mundo, o Museu foi criado em 1939 com a compra pelo Banco da República do poporo Quimbaya, peça arqueológica de grande valor da cultura quimbaya. A sede atual foi construida em 1968 e a partir de 1981 foram inauguradas extensões do museu em diversas partes do país, de acordo com a cultura de cada região. A página traz indicações de livros e artigos sobre arqueologia e antropologia colombianas e oferece uma versão do site em francês.
Contato: wmuseo@banrep.gov.co

Museo Etnográfico Miguel Angel Builes
http://www.educame.gov.co/museos/etnogra/default.htm
Com sede em Mendellin, o museu é fruto do trabalho dos Misioneros de Yarumal que desde 1961 vêm colecionando objetos manufaturados por nativos de várias regiões da Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela e de países africanos. Aberto ao público em setembro de 1972, homenageia com seu nome o fundador dos Misioneros, Miguel Angel Builes, falecido um ano antes da inauguração oficial. O site traz ainda infomações sobre as culturas indígenas representadas no museu.

Museo Nacional de Colombia
http://www.museonacional.gov.co/
O museu foi fundado em 1823, na Colômbia e é considerado o mais antigo do país e da América. Disponibiliza as coleções de arqueologia, de história, de arte e de etnografia. Oferece online as exposições permanentes e as temporárias, as publicações e os programas educacionais.
Contato: info@museonacional.gov.co


COSTA RICA

Museo Histórico Cultural Juan Santamaría
http://www.mhcjs.go.cr/
A função deste museu é manter viva a memória coletiva do povo costariquenho. É considerado como o depositário do patrimônio histórico da nação e centro cultural da comunidade. Este museu contribui na democratização dos serviços culturais, sempre com compromisso comunitário. Estão constituídos por materiais relacionados com o gesto heróico de 1856-1857, tais como: armas, pinturas, retratos, documentos e outros. Assim como os objetos representativos do patrimônio local e da Imprensa de Sibaja, uma das mais antigas que se estabeleceram na cidade de Alajuela. Possui um Boletim Informativo e algumas publicações que tratam sobre o assunto.
Contato: mhcjs@mhcjs.go.cr


CUBA

Museo Casa Natal de José Martí
http://www.cult.cu/patrim/cnpc/museos/marti/index.html
O museu se encontra localizado em Havana, Cuba. Esta instituição está situada na casa onde residiu José Martí, a qual reflete o seu trabalho, como herói nacional da república cubana, como político, escritor, periodista e diplomático em seu país e também na Europa, América e no Caribe. Disponibiliza algumas coleções do museu.
Contato: patrim@ceisic.cult.cu

Museo Ernest Hemingway de Cuba
http://www.cult.cu/patrim/cnpc/museos/Heming/
O museu conserva uma coleção de mais de 22.000 peças, entre elas estão: fotografias, filmes, documentos pessoais, troféus, coleções de armas, de Ernest Hemingway.
Contato: patrim@ceisic.cult.cu

Museo Nacional de Artes Decorativas
http://www.cult.cu/patrim/cnpc/museos/artdeco/index.html
O museu foi inaugurado em 24 de julho de 1964 e está localizado em Havana, Cuba. Possui salas de exposições com mais de 33.000 obras de arte de grande valor artístico e histórico, dos reinados de Luis XV, Luis XVI e Napoleón III e de peças orientais dos séculos XVI ao século XX.
Contato: patrim@ceisic.cult.cu

Museo Napoleónico de La Habana
http://www.cult.cu/patrim/cnpc/museos/napoleon/default.htm
O museu foi fundado em 1961 em Havana, Cuba. Possui mais de 7.300 obras de arte da época do Império Francês. As coleções reúnem pinturas, gravuras, esculturas, móveis, artes decorativas, armas e equipamento militar, objetos históricos, têxtis, medalhas e uma singular biblioteca com livros raros em língua francesa, espanhola, italiana e ingleas. Disponibiliza algumas peças do acervo e a sua história.
Contato: patrim@ceisic.cult.cu


EGITO

The Egyptian Museum
http://www.ehabweb.net/museum.html
Criado pelo governo egípicio em 1835, com o intuito de impedir que as peças encontradas nas escavações (sítios arqueológicos) fossem saqueadas. Com este procedimento as peças foram tratadas, catalogadas e restauradas. O Museu conta com cerca de 120.000 artefatos abertos à visitação pública. O site disponibiliza fotos das seguintes coleções: acessórios e jóias, elementos da arquitetura, móveis, múmias, esculturas, utensílios das tumbas e documentos originais.
Contato: me@ehabweb.net


EL SALVADOR

Museo de la Palabra y la Imagen
http://www.museo.com.sv/
Este Museu é uma iniciativa da sociedade civil, dedicada a investigar, resgatar, preservar e mostrar ao público elementos da cultura e da história de El Salvador. Possui coleções de fotografias, gravações, filmes, vídeos, objetos e publicações. Oferece exposições virtuais e circulantes sobre temas de identidade, cultura e memória histórica. O acervo documental está sendo classificado e digitalizado em CD-Rom.
Contato: santiago@es.com.sv

Museo Digital Arqueológico de El Salvador. Universidad Francisco Gravidia
http://mail.ufg.edu/museo/
Este museu faz parte da Universidad Francisco Gravidia, em El Salvador. Difunde o conhecimento e a história do país através deste museu digitalizado. Oferece pesquisa on line de todos os vestígios antropológicos, peças e documentos arqueológicos encontrados no país. Disponibiliza galeria de fotos, documentos, mapas, sítios arqueológicos, mesoamérica, cronologia e muito mais.
Contato: museo@ufg.edu.sv


EQUADOR

Museo Antropológico, Guayaquil
http://www.webnexus.com/users/vlp/hmpmus.htm
Neste site você poderá acessar o Museu de Guayaquil, no Equador que abriga vários exemplos da arqueologia do país. Há ainda um ensaio fotográfico baseado na etnografia contemporânea do litoral equatoriano. Oferece links com informações relevantes ao patrimônio científico e cultural e também sobre a arte contemporânea e a arqueologia do país.
Contato: mix@telconet.net

Museo de Arte Religioso
http://www.exploringecuador.com/museo/index.htm
O Museu de arte religiosa faz parte do Convento de La Concepción, Riobamba, Equador. O site oferece a história, a cultura e a tradição religiosa da cidade. Possui coleções de escultura, prataria, mobiliário, peças religiosas entre outras e sala de exposições e fotografias. Disponibiliza versão em inglês.
Contato: info@impactovisual.com


ESPANHA

Centre Cultural de Barcelona
http://www.lacaixa.es/fundacio/cas/equips/cultbcn.htm
Monumento histórico-artístico pertencente à Fundación "la Caixa", que promove a arte e a cultura em Barcelona através de exposições antológicas e da organização de manifestações plásticas, músicas, educativas, familiares e multimídia. No site, além de informações sobre seus serviços (sala de exposições, laboratório de artes, auditório, cursos e livraria), veja a mediateca com registros de músicas e documentação sobre Arte Contemporânea - livros, vídeos e revistas - e as atividades promovidas.
Contato: info.fundacio@lacaixa.es

Diputació de València - Centre Cultural la Beneficència
http://www.xarxamuseus.com/prehistoria/index.htm
O site do Centro Cultural hospeda dois museus: Museu de Etnologia e Museu de Pré-História. Oferece exposições permanentes e temporárias. Possui um Centro de Documentação Audiovisual, o qual disponibiliza lista de fontes bibliográficas, fotografias e produções de vídeo. A biblioteca do Museu de Pré-História coloca à disposição do visitante uma lista de mais de 7.500 monografias e mais de 1.000 publicações periódicas.
Contato: afernandez@etnomuseo.drago.net

El Museo del Gayo
http://www.gladiador.simplenet.com/museo/index.html
Este Museu pretende reunir as obras de autores gays de todos os tempos, procurando sempre que possível, mostrar as obras sobre a sensibilidade de seus autores: sob os olhares dos corpos masculinos. A coleção permanente é composta por 500 obras de mais de 170 autores de todo mundo e de todas as épocas. Pode-se fazer uma visita rápida ou se quiser uma visita completa nas salas do museu. Possui ainda um índice de autores por ordem alfabética e por nacionalidade. Conta para isto, com várias salas, divididas em três partes atendendo as técnicas utilizadas, como: pintura, desenho, técnica mista. Dispõe de salas de exposições temporárias, cujas obras estão sempre relacionadas com o tema central deste site. Ele é considerado como o maior Museu Virtual dedicado a Arte Gay existente na Internet. Ainda dispõe de alguns links referentes ao assunto e também das úlimas aquisições do museu. Disponibiliza versão em inglês. Neste site também podemos encontrar a antologia da poesia gay em espanhol e o territóro gay.
Contato: gladiador@geocities.com

Eroticamuseum Barcelona
http://www.eroticamuseum.com
É considerado como o primeiro museu de arte e cultura erótica onde os visitantes podem comtemplar o desenvolvimento erótico através de várias fases artísticas e culturais da humanidade. Possui mais de 800 peças de alto valor histórico, de diversas culturas em sua expressão erótica tanto ritual /religiosa como de caráter lúdico. Apresenta uma galeria de obras eróticas com peças de vários séculos , exposições da arte erótica contemporânea com artistas de renome internacional e alguns links sobre o assunto. O site disponibiliza versão em inglês, alemão e espanhol.
Contato: http://www.eroticamuseum.com/sp-gbook.htm

Museo de América
http://www.mcu.es/nmuseos/america/
Este museu foi criado em 19 de abril de 1941, e as suas obras, se constituem por antigas coleções de arqueologia e de etnografia americana do Museu Arqueológico Nacional. Sua temática abarca um dilatado período que vai da pré-história americana até à atualidade, com especial ênfase na arqueologia pré-colombiana, na etnologia e na arte colonial. Possui exposições permanentes divididas em cinco grandes áreas, que com o enfoque antropológico , pretendem mostrar a completa realidade americana. Essas cinco áreas são: o conhecimento da américa, partindo-se dos mitos, a explicação de como se chegou a esse conhecimento real através dos cronistas, as expedições dos descobrimentos , na área científica e na cartografia.
Contato: mamerica@mail.ddnet.es

Museo de Cádiz
http://www.infocadiz.com/Museos/
O Museu foi criado em 1970, na Espanha. Passou a integrar aos tradicionais museus provinciais de belas artes e de arqueologia cujas origens remontam a 1847 e 1887. Possui 17 salas de exposições permanentes que disponibilizam suas coleções.
Contato: p.sur@infocadiz.com

Museo de Cera de Madrid
http://www.museoceramadrid.com/
Inaugurado em 1972 e localizado no centro de Madrid, o Museo de Cera, oferece a possibilidade de viver inúmeras experiências mediante um passeio entre os personagens mais famosos da história e do mundo contemporâneo. Possui várias salas como: a de arte, ciência e literatura, esporte, história, entre outras.Disponibiliza versão em inglês.
Contato: museoceramadrid@pukkas.com

Museo de Navarra
http://www.cfnavarra.es/cultura/museo/index.html
O Museu é uma instituição de caráter regional pertencente ao governo de Navarra, Espanha. Foi fundado em 1956 e o seu acervo é composto por coleções pré-históricas até os nossos dias. Oferece exposições, mostra de cinema, conferências, biblioteca e atividades didáticas. Disponibiliza versão em inglês, alemão, francês e catalão.
Contato: museo@cfnavarra.es

Museo del Teatro
http://museoteatro.mcu.es/
O Museu faz parte do Instituto Nacional de Artes Cênicas e de Música, do Ministério da Educação, Cultura e Desporto da Espanha. Possui mais de 10.000 obras catalogadas e selecionadas como: arquivo musical, cenografia, maquetes teatrais, figurinos, desenhos, entre outros. Oferece uma relação de museus sobre teatro no âmbito nacional e internacional. Disponibiliza versão em inglês.
Contato: museoteatro@inaem.mcu.es

Museo Etnográfico de Cantabria
http://www.cultura-cantabria.org/cultura/museos/etnogra.htm
Inaugurado em 1966, o Museu encontra-se localizado na região do Valle de Camargo, próxima da cidade de Santander; a sua construção é do final do século XVII, sendo considerada um bem de interesse cultural regional. O objetivo principal do Museu é de preservar e exibir o patrimônio etnográfico das comarcas de Cantabria, cujas peças principais são as coleções de madeira de valor etnográfico. Pode-se consultar, através do site, as atividades mais recentes e ficar sabendo sobre o conteúdo exposto de cada uma das salas do museu.

Museo Nacional de Cerámica y de las Artes Suntuarias "González Martí"
http://www.mcu.es/nmuseos/ceramica/
No que concerne as cerâmicas destacam-se neste Museu as peças medievais de Paterna, o Manises, procedentes em sua maioria da coleção de Valencia e da formada por D. Manuel González Martí, descobridor, em 1907 das ruínas dos artefatos medievais de Paterna. Podemos encontrar sete pavimentos completos do Palácio, formando um grande conjunto de azulejos valencianos dos séculos XVIII-XIX e a coleção de azulejos de D. Francisco Aguar. Outra coleção de grande volume é a de cerâmicas do século XVI ao século XVIII e da recente doação de cerámica oriental. Existem outras coleções heterogêneas como as antigas carroças dos Marqueses de Dos Aguas recentemente doadas pelo marquês de Llaneras, assim como parte do mobiliário original do Palácio (Sala de Baile, de Porcelana, Oriental, e da Virgen) e coleções de objetos familiares. Disponibiliza a história e as coleções do museu.
Contato: Jaume_Coll@bb.idg.es


ESTADOS UNIDOS

Abbe Museum
http://www.abbemuseum.org/
Fundado em 1927, o museu está localizado no Parque Nacional de Acadia, nos Estados Unidos. Tem como objetivo preservar a cultura nativa de Maine. Possui uma coleção de objetos que abarcam cerca de 10.000 anos da história em Maine, incluindo o tempo atual. No site, é possível saber mais sobre a história das populações que habitaram, por milhares de anos, o território de Maine. Oferece informações sobre os projetos de pesquisa arqueológica em que o museu está envolvido e súmula das exposições mais antigas e das mais recentes.
Contato: abbe@midmaine.com

The Alternative Museum
http://www.alternativemuseum.org/
O Museu Alternativo, foi fundado em 1975 e ocupa um espaço importante das artes e da cultura, localizado na cidade de Nova York, Estados Unidos. Tem como objetivo apoiar novos projetos e conceitos culturais em suas exibições, buscando explorar novos caminhos de apresentar a arte contemporânea para todo o mundo. Apresenta regularmente novas exibições, divididas em categorias como: arte digital, arte não-digital e arte na internet. Disponibiliza um arquivo de exibições passadas.
Contato: info@alternativemuseum.org

The American Advertising Museum
http://www.admuseum.org/
Considerado como um importante centro de exposição, pesquisa e ensino, localizado em Oregon, Estados Unidos. O museu abriga coleções de anúncios publicitários da indústria e do comércio. O site oferece link para a relação do acervo mas as coleções não estão disponibilizadas online.
Contato: info@admuseum.org

American Museum of Natural History
http://www.amnh.org/
Esse museu de história natural, situado em Nova York, oferece as exposições permanentes e temporárias, todas relacionadas à ciência. Disponibiliza fotos e textos que facilitam o entendimento da vida animal, calendário de eventos e a história deste museu.
Contato: webmaster@amnh.org

Art Crimes: The Writing on the Wall
http://www.graffiti.org/
Ele é considerado como o Museu do Grafite. Possui mais de 3.000 arquivos de imagens, das 205 cidades e dos 43 países pesquisados. Oferece muitas fotos, imagens e textos sobre o passado, o presente e o futuro desta arte. Disponibiliza eventos e shows, exposições, entrevistas, pesquisas e artigos, revistas, bibliografia, vídeos, livros e vários links sobre a arte do grafite.
Contato: winsom@graffiti.org

The Bead Museum
http://www.thebeadmuseum.com/
A finalidade do The Bead Museum, localizado no Arizona nos Estados Unidos é coletar, preservar, identificar e documentar os ornamentos usados nas culturas antigas, étnicas e contemporâneas, cobrindo todos os períodos do historia. Seus objetivos são educar o público, promover e publicar pesquisas nestas áreas e agir como um repositório permanente de ornamentos, livros e publicações sobre o assunto.
Contato: liese@northlink.com

The Burke Museum of Natural History and Culture
http://www.washington.edu/burkemuseum/
Localizado no campus da University of Washington, em Seatle, The Burke é um museu estadual de história natural e cultural da costa do Pacífico. Seu acervo está dividido em três coleções: Antropologia, Geologia e Zoologia, com mais três milhões de peças. O site traz informações sobre as exposições, tanto as em exibição como as já exibidas.
Contato: recept@u.washington.edu

The C.E. Smith Museum of Anthropology
http://www.isis.csuhayward.edu/cesmith/acesmith.html
Fundado em 1975 na California, o museu recebeu seu nome em homenagem a Clarence E. Smith, professor titular do Departamento de Antropologia da California State University. O Museu abriga hoje coleções etnográficas da África, Ásia e América do Norte e um pequeno acervo vindo da América Latina e América Central. A página permite a visita virtual às coleções digitalizadas.
Contato: gmiller@csuhayward.edu

California African American Museum - CAAM
http://www.caam.ca.gov/
Nas galerias do California African American Museum - CAAM, em Los Angeles estão os tesouros vivos da arte, da história e da cultura dos africanos radicados nos Estados Unidos. O caleidoscópio das exposições de arte e da história foram projetados para realçar o conhecimento e a contribuição que os africano deram à sociedade tanto no passado como no presente.

Chicano Art Images
http://lummi.stanford.edu/Media2/ASD/ASD_Homepage/ChicanoArt.html
Aqui você poderá encontrar uma base de dados visual de imagens produzidas por artistas latino-americanos contemporâneos. Na página há um artigo sobre o projeto iniciado na Universidade de Stanford e que tem o objetivo de divulgar estas produções artísticas.
Contato: yyb@leland.stanford.edu

Department of Anthropology. National Museum of Natural History - NMNH. Smithsonian Institution
http://nmnhwww.si.edu/departments/anthro.html
Departamento de Antropologia do National Museum of Natural History - Smithsonian Institution. Trabalha nos campos da história da humanidade através da arqueologia, biologia e dos estudos culturais. Desenvolve diversos projetos, dentre eles o Human Studies Film Archives centro que coleciona, preserva, documenta e dissemina filmes e vídeos etnográficos e antropológicos; um arquivo nacional antropológico com notas, diários, periódicos e manuscritos; uma biblioteca além de projetos dirigidos a diversos povos.
Contato: webmaster@www.nmnh.si.edu

The Detroit Institute of Arts - DIA
http://www.dia.org/
Este é o quinto maior museu de arte dos Estados Unidos, com aproximadamente 60.0000 trabalhos. Dentro de mais de cem galerias estão as coleções de : pinturas, trabalhos de artes de diversas culturas e de vários os períodos da história, esculturas, cerâmicas, fotografias, artes gráficas e decorativas que revelam o espaço e a profundidade da experiência, da imaginação e da emoção humana. O museu apresenta também filmes e vídeos , eventos e exposições especiais e links para outros sites de arte.
Contato: http://www.dia.org/contact-us/index.html

Dia Center for the Arts
http://www.diacenter.org/
O Dia Center for the Arts é uma organização multi-disciplinar de arte contemporânea localizada na cidade de Nova York. O nome "Dia" foi inspirado pela palavra grega que significa "através". O objetivo do centro é funcionar como um condutor ou instrumento da realização de diferentes projetos alguns com cunho social. O site oferece links para projetos especiais, exposições, publicações,calendário de eventos e outras informações gerais.
Contato: webmaster@diacenter.org.

El Museo Del Barrio
http://www.elmuseo.org/
El Museo Del Barrio, em Nova York, foi fundado em 1969, por um grupo de pais, educadores, artistas e da comunidade ativista, de Porto Rico. Possui uma coleção extremamente variada, com cerca de 8.000 objetos da arte americana, da caribenha, latino americana, como também, da arte pré colombiana. Oferece links para: Exposições, Coleções Permanentes , Calendário de Eventos e para o Departamento de Educação.
Contato: elmuseo@aol.com

The Florida Museum of Hispanic and Latin American Art
http://www.latinoweb.com/museo/
Este Museu foi fundado em setembro de 1991, é considerado, o primeiro e único museu dos Estados Unidos dedicado a preservação, difusão e promoção da arte hispano e latinoamericana que inclue a Espanha e países que não falam o castelhano como o Brasil e Haiti. O museu tem um Departamento de Educação que organiza cursos de belas artes, conferências, música, poesia, literatura e livros. Oferece uma lista de artistas contemporâneos como: ARANGUIZ, Juana (Argentina), DE LA ROSA, Isauro (U.S.A.), GOMEZ, Beatriz (Colombia), LOPEZ, Raida (Cuba), NAPP, Gudrun (Venezuela), RIQUEZES, Sylvia (Venezuela), RUEDA, Barbara (Cuba / USA), TOBON, Pilar (Colombia). Disponibiliza versão em espanhol.
Contato: HispMuseum@aol.com

Guggenheim Museums
http://www.guggenheim.org/
A Fundação Solomon R. Guggenhein foi fundada em 1937, com o objetivo de preservar, colecionar, interpretar e apresentar a cultura visual do século XX. O site oferece links para o Solomon R. Guggenhein Museum, em Nova York, Peggy Guggenhein Collection (Cubismo e Surrealismo), Guggenhein Museum SoHo (Mulitmiíia e trabalhos interativos em artes), Deutsche Guggenhein Berlin, e Guggenhein Museum Bilbao. Foi um dos primeiros Museus do mundo a investir em obras de Web arte.
Contato: sgutterman@guggenheim.org

Hampton University Museum
http://www.hamptonu.edu/museum/
O museu afro-americano está localizado nos Estados Unidos. Reúne uma vasta coleção de objetos incluindo arte africana tradicional, arte nativa americana, havaiana e da Ilha do Pacífico, como tanmbém, objetos relacionados a história da Hampton University. O site oferece informações sobre as coleções, exposições permanentes, os arquivos da Universidade, iniciativas educacionais, calendário de exposições, a publicação International Review of African American Art - IRAAA e encontro com os autores.
Contato: webmaster@hamptonu.edu

Hudson Museum of Anthropology . University of Maine
http://www.umaine.edu/hudsonmuseum/
Vinculado à University of Maine, o museu é especializado na área da antropologia e tem como um dos objetivos possibilitar, ao público em geral, o conhecimento das experiências culturais humanas, através dos diferentes serviços que oferece: exposições; programas educativos e visitas guiadas. As coleções permanentes do museu contam com artefatos de caráter etnográfico e arqueológico, provenientes das culturas da América, África e Oceania. No site, é possível fazer uma consulta direta às exposições virtuais do Hudson Museum.
Contato: brenda_theriault@umit.maine.edu

Iranian Cultural & Information Center
http://tehran.stanford.edu/
Criado por estudantes na universidade de Stanford, este centro virtual oferece informação sobre Iran através de uma lista diversificada de temas como cozinha, história geografia, literatura, cultura e muito mais.
Contato: webmaster@Tehran.Stanford.EDU

Irish Cultural Centre - ICC
http://www.irishculture.org/
O Centro é uma fundação a política sem fins lucrativos fundada em Boston, em 1990. Promove e difunde a herança cultural irlandesa na região da Nova Inglaterra , nos Estados Unidos. O site oferece links, informações sobre festivais da cultura irlandesa , promove eventos sociais e disponibiliza um Chat.
Contato: office@irishculture.org

The Jewish Museum New York
http://www.jewishmuseum.org/
Neste site você encontrará coleções, exposições permanentes e especiais, projetos de artistas contemporâneos e programas que ilustram a continuidade e a diversidade da cultura judaica por mais de 4.000 anos. As exposições permanentes do museu apresentam, dentro de um contexto histórico, as múltiplas identidades judaicas. Para visitantes não judeus, este museu é, e permanece um lugar em que a história e os artefatos da cultura judaica estão reunidos, desmistificando desse modo o Judaismo. Tem como objetivo preservar e interpretar os objetos de arte. Este museu reconhece sua potência em comunicar as idéias, as emoções, os valores e as experiências chaves de uma cultura, e facilitar assim a continuidade de uma pessoa. Este site oferece links importantes, como: The Israel Museum, Jerusalem, The National Foundation for Jewish Culture entre outros.
Contato: http://www.jewishmuseum.org/Pages/Information/infoemail.html

Mathers Museum of World Cultures. Indiana University
http://www.indiana.edu/~mathers/new/index.html
É um dos museus da Universidade de Indiana e se dedica a preservar a herança cultural mundial através de suas coleções, exibições e programas educacionais. Funciona como fonte de pesquisa para estudantes e/ou como fonte de conhecimento informal. O site oferece maiores detalhes sobre a exibição Dancing the Ancestors: Carnival in South America e disponibiliza online a coleção Reading Photographs, que conta a história dos índios americanos através da fotografia.
Contato: mathers@indiana.edu

Maxwell Museum of Anthropology
http://www.unm.edu/%7Emaxwell/
O museu faz parte da University of New Mexico, nos Estados Unidos. Disponibiliza online as coleções arqueológicas, antropológicas, etnográficas, fotos e arquivos.
Contato: maxwell@unm.edu

The Metropolitan Museum of Art
http://www.metmuseum.org/home.asp
Localizado em Nova Iorque, o The Metropolitan Museum of Art possui uma coleção com cerca de 2 milhões em trabalhos de arte desde à pré-história aos dias atuais. O site disponibiliza um mapa com informações sobre suas coleções divididas pelos 3 andares do museu, um calendário com uma lista detalhada de suas exibições de concertos, leituras, filmes além de outras atividades.
Contato: us016046@interramp.com

Milwaukee Public Museum
http://www.mpm.edu
Este museu foi criado em 1882, na cidade de Milwaukee, Estados Unidos. É um museu do homem e de história natural que fornece um ambiente dinâmico e estimulante para o aprendizado. Ele interpreta a herança cultural e natural do mundo através das coleções, que estão em torno de 5.000.000 objetos e espécimes, das pesquisas nas áreas de antropologia , história , entre outras, dos programas educacionais , das exposições e exposições permanentes e oferece também links para outros web sites.
Contato: smedley@mpm1.mpm.edu

MIT Museum
http://web.mit.edu/museum/
Este site faz parte do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos e foi fundado em 1971. O museu possui coleções de arte, arquitetura, desenhos e fotografias que utilizam os avanços da moderna tecnologia. O destaque fica por conta da coleção de holografias, técnica que utiliza interferência e superposição de ondas de radiação a laser registrados em uma chapa fotográfica. Disponibiliza as exposições , as coleções e um índice com todas as informações referentes ao museu.
Contato: janep@mit.edu

Museu Histórico Português
http://www.serve.com/phsc/_index.shtml
Site disponibilizado pela Portuguese Heritage Society of California, que oferece informações sobre o Museu Histórico Português, sua história e exposições. O museu, localizado na cidade californiana de San Jose, foi inaugurado em 1997 e é uma réplica do primeiro império (centro de atividade religiosa e social típica dos Açores) construído no vale de Santa Clara, CA, no início do século.
Contato: joemacport@aol.com

Museum of American Folk Art
http://www.folkartmuseum.org/
Este museu foi fundado em 1961, e está localizado em Nova York. Dedicado a explorar a diversidade da cultura americana como expressão da arte popular e contemporânea. Disponiobiliza as coleções permanente, as exposições e oferece um programa educacional.
Contato: info@folkartmuse.org

Museum of Anthropology - Northern Kentucky University
http://www.nku.edu/~anthro/museum.html
O museu serve como um laboratório de ensino e pesquisa da NKU em antropologia, arqueologia e etnologia. As coleções compreendem tanto a arqueologia do norte de Kentucky e do Vale de Ohio, como a arte contemporânea de nativos americanos e de outros povos e cuulturas. Suas exposições apresentam tópicos diversos, que compreendem jogos, tecnologia de caça, música, bonecas, magia e outros objetos utilizados por diferentes culturas e sociedades. A página traz ainda uma lista dos outros museus que existem na universidade.
Contato: hopgood@nku.edu

Museum of Anthropology - University of Denver
http://www.du.edu/duma/duma.html
Vinculado ao Departamento de Antropologia da Universidade de Denver, no Colorado, EUA, este museu divulga em sua página na Web, as diversas coleções de objetos e documentos arqueológicos e etnográficos coletados a partir da década de 1920. O programa de estudos do museu oferece cursos de graduação e pós-graduação em antropologia, além de um programa especial sobre história da arte. É possível obter informações sobre as galerias, exposições permanentes e eventos.
Contato: anth02@denver.du.edu

Museum of Anthropology. University of Kansas
http://www.ukans.edu/~kuma/
O Museu de Antropologia da Universidade de Kansas foi aberto ao público em 1984. No entanto, as coleções arqueológicas e etnográficas foram sendo acumuladas desde o início do século como resultado das expedições de pesquisadores e alunos da universidade. O Museu edita o Boletim Trimestral Cultures informando sobre eventos, atividades de pesquisa, novas coleções, programas educativos e exposições.
Contato: mmartin@fraser.clas.ukans.edu

Museum of Bad Art - MOBA
http://glyphs.com/moba/
Este museu foi fundado em 1993 e está localizado em Boston, Estados Unidos. Ele pertence a uma instituição privada, dedicada a colecionar, preservar e expor obras de arte de má qualidade. Disponibiliza a Lawlor Gallery, Frances Jackson Gallery, Daly Gallery, Deardorff Gallery e Backroom Gallery e publica The MOBA News. Disponibilizados também em CDRom e em livro. Oferece um fórum de discussão sobre arte, literatura e cinena.
Contato: moba@world.std.com

Museum of Contemporary Ideas
http://toolshed.artschool.utas.edu.au/moci/home.html
Foi inaugurado em 1994, na Cidade de Nova York. A apresentação deste museu é o mais detalhado do mundo, oferece uma incomparável vista através da arte visual, filosofia da ciência, arquitetura, tecnologia , execução artística, arte comtemporânea, religião, dança, realidade virtual, biofísica, ecoturismo, informação tecnológica, que pode ser acessado pelo pesquisador. Possui um grande banco de dados para a pesquisa a nível de pós doutorado e uma galeria internacional de pinturas.
Contato: Peter.Hill@utas.edu.au

The Museum of Latin American Art - MoLAA
http://www.molaa.com/index.htm
Este Museu foi fundado em 1996, por The Robert Gumbiner Foundation , na Califórnia. Possui trabalhos de artistas do México, América Central, Caribe e América do Sul e tem como missão colecionar, expor trabalhos, preservar documentos da arte contemporânea das Américas. Esta fundação dá apoio ao Instituto The Ethnic Art Institute of Micronesia, que preserva e revitaliza as tradições da arte da Micronésia. Disponibiliza links para as coleções permanentes, exposições, eventos especiais e outros links sobre a arte latinoamericana.
Contato: info@molaa.com

The Museum of Modern Art - MoMA
http://www.moma.org/
A home page do Moma, em Nova York, apresenta as exposições temporárias que estão sendo organizadas em artes plásticas, fotografia, escultura arquitetura e design, além de fornecer alguns exemplos de sua coleção permanente. Informações sobre os serviços (livraria, restaurante, horário de funcionamento...) estão disponibilizados, além de uma listagem de suas publicações.
Contato: comments@moma.org

Museum of the City of New York
http://www.mcny.org/
Este Museu foi fundado em 1923, com o objetivo de colecionar e preservar todos os objetos originais da história e da cultura de Nova York. Possui uma das mais importantes coleções fotográficas da América, coleção renomada do teatro americano, coleção de Currier e de Ives, litografias, pinturas e esculturas, trajes e costumes, brinquedos, livros raros, manuscritos, objetos decorativos das artes, e outros que compõem o acervo histórico deste Museu.
Contato: publicaffairs@mcny.org

Museum of Tolerance
http://www.wiesenthal.com/mot/
Este museu, servido de alta tecnologia, está situado em Los Angeles, Califórnia, e suas exibições se focam no racismo nos Estados Unidos e na história do holocausto. O site oferece informações sobre visitação, além de um tour on line.
Contato: http://www.wiesenthal.com/mot/motmbr.html

Museum of Web Art - MOWA
http://www.mowa.org/home.html
Este Museu foi fundado em 1997 por Amy Stone. É dedicado à apresentar a arte, a tecnologia e a cultura na web em todos os seus seguimentos. Disponibiliza trabalhos nas melhores categorias como design gráfico e arte comercial. Possui Galerias divididas por alas: norte(exposições), sul(papel de parede), oeste(ilustração) e leste. Este museu não aspira ser somente um lugar de exposições e de galerias mas sim, de educação e de enriquecimento cultural, onde pessoas de todo o mundo podem trocar idéias.
Contato: http://www.mowa.org/contact.html

National Museum of African Art - NMAfA
http://www.nmafa.si.edu/
National Museum of African Art - NMAfA , do Smithsonian Institution, localizado em Washington, DC, promove e divulga através de exposições, as coleções e as pesquisas específicas sobre a cultura e a arte africana. O Museu possui aproximadamente 7.000 peças de arte.
Contato: NMAfAweb@NMAfA.si.edu

National Museum of American Art - NMAA
http://nmaa-ryder.si.edu/
Home page do National Museum of American Art, localizado em Washington D.C. e parte dos museus do Instituto Smithsonian. O museu possui uma coleção com mais de 37.500 obras de arte representantes dos vários períodos da arte americana, incluindo os períodos colonial, paisagista do século XIX, impressionismo, realismo do século XX e a fotografia contemporânea. O site oferece todo tipo de informação sobre o museu, seu acervo e sua história, além de links para exposições especiais e publicações.
Contato: ebroun@nmaa.si.edu

National Museum of American History - NMAH
http://www.si.edu/nmah/
Este Museu foi inaugurado em 1964 e pertence ao Smithsonian Institution. Tem como objetivo coletar, preservar e interpretar os artefatos históricos ,como uma das principais expressões da criatividade humana. O foco principal deste Museu está na história dos Estados Unidos da América, incluindo suas raízes e conexões com outras culturas. Como fonte para pesquisa, o Museu oferece os objetos históricos coletados por suas divisões curatoriais, como também coleções significativas da literatura americana e do comércio oral dos historiadores, das cópias, das fotografias, dos negócios, e dos desenhos de engenharia. Disponibiliza links para: Exposições Virtuais, Coleções e Pesquisas, Salas de Música , Calendário de Eventos e Novidades.
Contato: webmaster@nmah.si.edu

National Museum of Women in the Arts - NMWA
http://www.nmwa.org/
Este museu está localizado nos Estados Unidos e mostra a participação das mulheres nas artes desde o renascimento até o modernismo. Disponibiliza as coleções permanentes, as exposições, a biblioteca e o centro de pesquisa e publicações sobre o assunto.
Contato: NMWAmem@aol.com

National Museum of Women´s History - NWHM
http://www.nmwh.org/
Fundado em 1996, em Washington, como um Cyber Museum. O site é dedicado as mulheres que contribuiram para a história, cultura e sociedade americana. Oferece as exposições e os eventos.
Contato: info@nwhm.org

New Museum of Contemporary Art
http://www.newmuseum.org/
Fundado em 1977, o New Museum é o primeiro museu de arte contemporânea da cidade de Nova York e um dos mais importante. As exposições e as mostras definem momentos importantes no desenvolvimento da arte contemporânea, as quais refletem a natureza global da arte atual e as atividades culturais do país. Apresenta uma escala surpreendente das instalações, vídeos, pinturas e esculturas em torno do mundo. O Departamento de Educação organiza painéis de discussões, filmes e vídeos, palestras e eventos. A livraria do museu oferece os catálogos, publicações, pequenas lembranças, bem como, trabalhos de arte.
Contato: newmu@newmuseum.org

Peabody Museum of Archaeology and Ethnology. Harvard University
http://www.peabody.harvard.edu/exhibitions.html
Um dos mais antigos museus dedicados à antropologia, localizado na Harvard University, está na rede com sua home page oferecendo links para algumas exposições on line disponibilizando imagens e informações, muitas delas ligadas à etnografia. O site dá acesso a auxílios on line e indica contatos pessoais para se obter informações adicionais sobres suas coleções. Veja também a página sobre os projetos realizados no museu.
Contato: lara@wjh.harvard.edu

Pueblo Cultural Center
http://hanksville.phast.umass.edu/defs/independent/PCC/PCC2.html
É o site do Centro Cultural dos índios Pueblo que habitaram o que é hoje o New Mexico nos Estados Unidos, muitos séculos antes da chegada dos europeus ao oeste. Desenvolveram uma civilização em harmonia com o meio ambiente, diferente e complexa. Tinham uma arte e agricultura bem desenvolvida com um sofisticado sistema de irrigação. Os Pueblo estão representados, atualmente, por dezenove comunidades , entre as quais Acoma Pueblo e o Picuri Pueblo.
Contato: kstrom@hanksville.phast.umass.edu

San Diego Museum of Man
http://www.museumofman.org/
Este Museu foi fundado em 1915 e possui uma das grandes coleções do país em artefatos, arte popular e achados arqueológicos. Estes tesouros encontrados ajudaram a esclarecer a história do passado da humanidade. Disponibiliza links para exposições permanentes, aos mistérios das múmias e a outros links de museus.
Contato: contact@museumofman.org

The Smithsonian Institution
http://www.si.edu/newstart.htm
Localizada em Washington esta instituição possui diversos museus antropológicos ou de áreas afins. A página também está dividida por área temática, com alguns sites selecionados e retirados dos museus e organizações pertencentes ao Smithsonian. Para os antropólogos: Anthropology and Archaeology, o Center for Folklife and Cultural Heritage e Native American History and Culture.
Contato: webmaster@si.edu

The UCLA Fowler Museum of Cultural History
http://www.fmch.ucla.edu/
Este Museu celebra a diversidade das culturas , principalmente nas arte visuais de vários países como a África, Ásia, Oceania e América Latina. A sua coleção compreende aproximadamente cerca de 750 mil objetos, entre esculturas, máscaras, instrumentos, coleções da pré-histórica e da cultura contemporânea. Disponibiliza links para as exposições, dividas em três categorias: presente, passado e futuro.
Contato: infosyst@fmch.ucla.edu

United States Holocaust Memorial Museum
http://www.ushmm.org/
Fundado em 1993 e localizado em Washington, tem como objetivo central educar e manter viva a memória dos acontecimentos do período do Holocausto na história judaica e do mundo. Possui vasta coleção que vai desde desenhos, livros e manuscritos até vídeos, roupas e diários. O site disponibiliza exibições online, trechos de vídeos e de músicas e link para o site de compras e para o Holocaust Learning Center, onde se explicam as terminologias utilizadas na Segunda Grande Guerra.
Contato: www.ushmm.org/museum/contact

Wake Forest University - Museum of Anthropology
http://www.wfu.edu/MOA/
O Museu foi criado em 1963 pelo Departamento de Antropologia da Wake Forest University, em Wiston-Salem, na Carolina do Norte. Localizado no campus da universidade desde 1986, as coleções que abriga propiciam um estímulo à aprendizagem e ao desenvolvimento profissional dos estudantes. A página traz informações sobre as exposições permanentes que consistem de objetos trazidos das Américas, África, Ásia e Oceania.
Contato: moa@wfu.edu

Whitney Museum of American Art
http://www.whitney.org/index.html
Este Museu foi fundado em 1931 e abriga uma das coleções mais importantes da arte americana do século XX. A coleção permanente possui aproximadamente 12.000 trabalhos em pinturas, esculturas, multimídias, desenhos, cópias, fotografias, exposições e em especial a coleção de Gertrude Vanderbilt Whitney. Há coleções de arte dos artistas revolucionários da escola de Aschan, entre eles: John Sloan, George Lucks e Everett Shinn, dos realistas: Edward, John Steuart Curry e dos modernistas , como: Stuart Davis, Charles Demuth, Charles Sheeler, Max Weber , entre outros.
Contato: pressoffice@whitney.org

Woodland Cultural Centre
http://www.woodland-centre.on.ca/
Site do Woodland Cultural Centre, situado na reserva indígena Six Nations Indian Reserve no estado de Ontario, Canadá, para proteger e promover a herança cultural dos primitivos povos indígenas da região de Woodland. Alguns dos programas e serviços que o centro oferece são a Pesquisa de Línguas Aborígenas, uma Biblioteca e um Museu.
Contato: woodmuse@worldchat.com


FINLÂNDIA

Centro Cultural Latinoamericano - CCL
http://www.helsinki.fi/hum/ibero/suomi/centro_cultural/
O Centro Cultural Latinoamericano foi fundado em Helsinki em 1986, por um grupo de finlandeses e latinoamericanos para "colocar a América Latina no mapa da Finlândia" através da difusão, investigação e conferências sobre a literatura, música, arte, fotografia, história e turismo do continente. O site oferece informações sobre o centro e suas atividades em finlandês e espanhol.
Contato: iberoamerikka@helsinki.fi


FRANÇA

Centre Georges Pompidou
http://www.cnac-gp.fr/
Um dos centros de arte e cultura mais populares do mundo, o Georges Pompidou divulga informações e novidades. Podem ser encontrados também neste site, eventos, trabalhos on-line, exibições e documentações do museu, publicações e links para bibliotecas. Disponibiliza versão em inglês.
Contato: info@cnac-gp.fr

Musée d´Art et d´Histoire du Judaïsmo
http://www.mahj.org/
O museu foi inaugurado em 1993 e está localizado na França. Disponibiliza coleções de arte judaica, como: pinturas e esculturas, artes gráficas, sinagogas, objetos das cerimônias familiares, vestuário e adornos, documentos históricos, selos, moedas, livros e manuscritos. Oferece as exposições, história das coleções, novas aquisições, como também, links para museus judaicos em vários países, bibliotecas, comunidades judaicas, genealogia, Israel, Holocauto, páginas pessoais e de interesse geral sobre o assunto.
Contato: info@mahj.org

Musée de l´Homme
http://www.musexpo.com/france/homme/index.html
O museu foi fundado em 1937, por Paul Rivet que foi o seu primeiro diretor. O seu principal objetivo é reunir tudo sobre a evolução dos seres humanos em um único lugar. Faz parte de um projeto de educação popular no qual o conhecimento é uma condição sine qua non para a reflexão e descoberta. Analisa a antropologia biológica, a evolução do homem pré-histórico e o homem como ser social e cultural. Dispopnibiliza versão em inglês e italiano.

Musée de la Publicité
http://www.ucad.fr/pub/
Primeiro museu de publicidade no mundo, localizado na França, foi aberto ao público em 1999. Possui coleções de posters, objetos, filmes comerciais, anúncios publicitários, propagandas e comerciais de rádio, organizados por período histórico. O museu abriga ainda as coleções de cartazes da Bibliothèque de des Arts Décoratifs. Oferece links para: visita virtual, publicidade na imprensa, universo da publicidade, história do cartaz, o cartaz na cidade, marcas, personagens e cartazistas célebres, além de um dicionário de comunicação publicitária, calendário de exposições e escolas de publicidade.
Contato: webmaster@ucad.fr

Musée du Louvre
http://mistral.culture.fr/louvre/
O museu do Louvre pode ser acessado, juntamente com parte de suas coleções. Nesta página você ficará por dentro das publicações programaçcão e informações práticas. Disponibilizam versões em francês,inglês, espanhol e japonês. Aproveite!
Contato: zeitoun@louvre.fr

WebMuseum network
http://sunsite.unc.edu/louvre/
A home page é feita por Nicolas Pioch, professor de ciência da computação na École Nationale Supérieure des Télécommunications, Paris. Oferece biografias e fotos de pinturas de artistas plásticos de fama internacional de todos os tempos, e também resumos dos períodos artísticos (incluindo os períodos do Japão) e seus principais artistas. Em inglês.
Contato: http://www.hipernet.ufsc.br/wm/about/pioch.html


GUATEMALA

Museo Popol Vuh
http://www.popolvuh.ufm.edu.gt/Español/Inicio%20español.htm
O museu está localizado no Campus da Universidad Francisco Marroquín, Guatemala. Reúne uma das maiores coleções de arte pré-hispanica e colonial do país. As coleções são compostas de obras de arte maia, feitas em cerâmica, pedra e outros tipos de materiais. Disponibiliza as exposições e as conferências.
Contato: popolvuh@ufm.edu.gt


HONDURAS

Museo Virtual de Arte de Honduras
http://www.intertel.hn/cultural/museo/
É considerado o primeiro Museu Virtual de Honduras. Oferece links para pintura pré-colombiana, pintura colonial e pós independente. Disponibiliza uma relação de pintores modernos.
Contato: jrfalck@simon.intertel.hn


INGLATERRA

Ashmolean Museum of Art & Archaeology
http://www.ashmol.ox.ac.uk
Site do Ashmolean Museum of Art & Archaeology localizado em Oxford, Reino Unido. O prédio projetado por C.R. Cockerell e terminado de construir em 1845, é o melhor exemplo de arquitetura neo-classica no pais . Providenciando um bom lugar para expor trabalhos de arte, antiquidades e coleções diferentes. A sua coleção abrange desde as primeiras ferramentas do homem feitas faz quinhentos anos até obras de arte do século 20.
Contato: jonathan.moffett@ashmus.ox.ac.uk

British Museum
http://www.british-museum.ac.uk/index.html
O museu britânico foi fundado em 1753, na Inglaterra e contêm coleções antigas e famosas de várias partes do mundo como: do Egito, da Ásia, da Grécia e de Roma, bem como, as coleções pré-históricas, medievais, renascentistas, modernas e orientais. Possui cópias e desenhos, moedas, medalhas e notas de banco. As coleções do museu já ultrapassam a 600.000 objetos de vários tamanhos e formas. As coleções são mantidas para exposições e galerias que funcionam como recurso indispensável aos pesquisadores, profissionais acadêmicos, alunos e turistas.
Contato: educ@british-museum.ac.uk

The Manchester Museum
http://www.mcc.ac.uk/museum/
Este museu é rico por suas coleções, galerias de arte e pelas exposições permanentes e eventos, que são realizados no museu. No total há aproximadamente nove milhão espécimes coletadas entre a fundação do museu em 1821 até o dia atual. As coleções são organizadas em departamentos de Arqueologia (incluindo egiptologia), de botânica, de entomologia, de etnologia, de geologia, de numismática, de zoologia, entre outros e há também as coleções de arcos e flechas, de Ingo Simon colocada sob a confiança do museu.
Contato: Dot.Fenton@man.ac.uk

The National Museum of Science & Industry
http://www.nmsi.ac.uk/
The National Museum of Science & Industry compreende três museus : The Science Museum, The National Railway NRM e The National Museum of Photography, Film & Television. O NMSI possui as mais importantes e grandes coleções que ilustram a história e a prática contemporânea da ciência, tecnologia, medicina e industria.

The Natural History Museum
http://www.nhm.ac.uk/
O Natural History Museum é uma das principais instituições na pesquisa científica e treinamento na diversidade do mundo natural. Tem uma coleção de 68 milhões de especies e também a mundialmente famosa Biblioteca de História Natural. Conta com mais de 350 científicos e estudantes alocados no Museu de História Natural NHM a frente das pesquisas da ciência da terra e da vida. O site do museu, situado em Londres e fundado em 1881, disponibiliza on-line varias galerias como The Life Galleries que veiculiza uma grande variedade de exposições inovadoras do mundo natural. Na Earth Galleries e possível explorar o entendimento do planeta e observar como as Ciências da Terra afetam nosso cotidiano. Situada na ala oeste do museu The Wildlife Garden tem um acre de terra que recria os habitats británicos. É uma exposição permanente de vegetação natural.
Contato: lym@nhm.ac.uk

The Oriental Museum
http://www.dur.ac.uk/oriental.museum/
Este museu foi fundado em 1950 e faz parte da University of Durham. É o único do tipo no Reino Unido, pois reúne em seu acervo coleções de arte e de arqueologia das culturas orientais.
Contato: Oriental.Museum@durham.ac.uk

The Pitt Rivers Museum. University of Oxford
http://units.ox.ac.uk/departments/prm/
É um departamento de ensino ativo da Universidade de Oxford e sua coleção inclui grande número de arquivos fotográficos e sonoros importantes, além de objetos arqueológicos e etnográficos de toda parte do mundo como cestas, máscaras, amuletos, vestimentas e outros. O site disponibiliza uma lista de publicações sobre o assunto e formulário para filiação. Oferece ainda exposições virtuais e descrição das exibições especiais & eventos.
Contato: prm@prm.ox.ac.uk

Victoria and Albert Museum - V&A
http://www.vam.ac.uk/?view=compliant
O V&A em Londres é um dos moires museus de arte decorativa do mundo. Foi fundado em 1852 para auxiliar e incentivar a cultura, arte e o design no país. Ele foi rebatizado em 1899, com o nome de Victoria e Albert Museum, em homenagem à rainha Victoria. O museu possui 145 galerias, incluíndo as coleções nacionais de escultura, mobiliário, moda e têxtil, pinturas, objetos de prata e de vidro, cerâmicas, jóias, livros, cópias impressas e fotografias.
Contato: infodome@vam.ac.uk


ISRAEL

The Israel Bible Museum
http://www.israelbiblemuseum.com/
O museu está localizado na cidade de Safet, em Israel e foi aberto ao público em 1984. Fornece uma excursão virtual através dos trabalhos do artista internacional Phillip Ratner. Oferece 300 cenas visuais da Bíblia que são exibidas ao público em geral, transformando o museu em uma Meca turística para os visitantes judeus e não judeus, interessados na arte, na bíblia, no misticismo e na herança judaica. Disponibiliza as coleções de escultura, as Genesis, Heróis e Heroinas, o Êxodo, Eclesiastes, a Cabala entre outros.
Contato: tikun@mcs.com


ITÁLIA

Museo dell` Immagine Fotografica e delle Arti Visuali
http://141.108.16.217/MIFAV/general.html
O museu pertence à Universitá di Roma Tor Vergata, e em sua home page você poderá acessar uma parte da coleção, mostras, informações e publicações produzidas pelo museu.
Contato: mifav@roma2.infn.it

Museo di Roma
http://www.comune.roma.it/museodiroma/
O Museu está localizado em Roma, no Palazzo Braschi. Possui uma vasta coleção de objetos de arte que datam da Idade Média até a primeira metade de 1900, testemunhos das transformações culturais, artísticas, sociais e históricas do país. Disponibiliza um glossário, bibliografia, eventos, história do museu e do palácio, temas e trablhos.
Contato: braschi1@comune.roma.it


JAPÃO

Kyoto National Museum
http://www.kyohaku.go.jp/
Este museu está localizado em Kioto, Japão, foi fundado por uma instituição nacional para colecionar e preservar os bens culturais do país. Além a expôr estas coleções ao público, o museu apoia atividades relacionadas à pesquisa e à conservação. Disponibiliza as exposições e os eventos, as coleções, links interessantes e um dicionário para crianças. Oferece versão em japonês.
Contato: welcome@kyohaku.go.jp

National Museum of Art, Osaka
http://www.nmao.go.jp/eng/e_index.html
Este museu de arte foi fundado em 1977 e está localizado em Osaka, Japão. O seu principal objetivo é mostrar sem restrições o desenvolvimento da arte japonesa em relação à arte de outros países. As exposições mostram a influência da arte asiática desde os tempos antigos, o relacionamento da arte oriental do século XVI até o século XX e o intercâmbio mundial da arte contemporânea. Disponibiliza as exposições permanentes e temporárias, links interessantes e versão em japonês.
Contato: webinfo@nmao.go.jp

National Museum of Ethnology
http://www.minpaku.ac.jp/htdocs2/english/index.htm
O museu de etnologia é conhecido também pelo nome de Minpaku, foi fundado em 1974 e está localizado no Japão. As funções gerais de Minpaku são: pesquisas antropológicas e etnológicas, coleção e conservação de materiais etnográficos e exposições ao público. Com estas atividades, o museu espera promover uma compreensão geral e a consciência dos povos, das sociedades e das culturas através do mundo. Disponibiliza links para outros sites e versão em japonês.
Contato: www-staff@minpaku.ac.jp

National Museum of Modern Art, Tokyo
http://www3.momat.go.jp/index_e.html
O Museu de Arte Moderna, em Tokyo no Japão, foi inaugurado em 1952. As exposições, a galeria de arte e o centro nacional de filmes foram organizados para o público em geral e para pesquisadores, proporcionando desta forma um centro de estudo e de pesquisa. O site oferece um sistema de busca para as coleções, pelo nome do artista, pelo título do trabalho, pelo ano de produção, entre outros. Disponibiliza versão em japonês.
Contato: webstaff@momat.go.jp


MÉXICO

Centro Cultural Mexplaza
http://mexplaza.com.mx/Centro/
Este centro cultural está localizado em Guadalajara, no México. Disponibiliza pinturas, vídeos, fotografias, postais de artistas mexicanos, museos virtuais e links nacionais e internacionais sobre o assunto.
Contato: centro@mexplaza.com.mx

Centro Cultural Tijuana
http://www.cecut.org.mx/
Site do Centro Cultural de Tijuana, cujo objetivo é difundir suas atividades, a obras dos artistas regionais e as principais expressões artísticas da cultura do noroeste do México. Entre seus serviços estão informações sobre o teatro, a música, a literatura e exposições presentes e passadas, além de informações sobre grupos indígenas da Baixa Califórnia.
Contato: cecut@cecut.org.mx

Centro de la Imagen
http://www.arts-history.mx/museos/ext/cen-imagen.html
El Centro de la Imagen é uma instituição na cidade de México dedicada à apresentação da fotografía e à discussão da linguagem e produção de imagens. El Centro de la Imagen é dedicado à promoção e exposição da fotografía. Sua sede fica na primeira fábrica de fumo da Nueva España no século XVIII , e durante nos primeiros anos da Revolução de 1910, quartel militar. Edita a cada quatro meses Luna Córnea, publicação que serve como espaço de análises e reflexão sobre a fotografía.Hospeda também a Biblioteca del Consejo Mexicano de Fotografía, importante acervo de volúmenes especializados; assim como um espaço de conservação, onde se conserva uma coleção representativa das tendências fotográficas no México.
Contato: cimagen@internet.com.mx

Espacio Critico para las Artes - Curare
http://www.laneta.apc.org/curare/cureng.html
É uma organização, estabelecida na cidade do México, dedicada `a pesquisa e análise da cultura visual mexicana. Um espaço alternativo, com uma publicação Bulletin, e que é formado por artistas. A home page do Curare apresenta algumas obras de seu acervo.
Contato: curare@laneta.apc.org

Museo Nacional de Antropología
http://sunsite.dcaa.unam.mx/antropol/
O Museu de Antropologia da cidade do México coleciona peças do México antigo expostas em diversas salas de exibição divididas por região, época ou cultura, onde podemos obter maiores informações sobre os povos indígenas locais. Conheça um pouco mais sobre a história do Museu.
Contato: museo@internet.com.mx

Museo Nacional de Arquitectura
http://www.cnca.gob.mx/cnca/buena/inba/subbellas/museos/arquitec.html
Criado em janeiro de 1984, o Museu ocupa o quarto andar do Palácio de Belas-Artes, no Centro Histórico da Cidade do México. Sua criação permitiu que fossem localizadas e preservadas diversas plantas arquitetônicas originais, algumas desconhecidas, como as do arquiteto Juan Segura, despertando um grande interesse. O acervo fotográfico reúne registros de prédios notáveis da arquiteura urbana do México de todas as épocas.

Museo Nacional de Historia "Castillo de Chapultepec"
http://www.arts-history.mx/museos/castillo/mnhcastillo.html
Este Museu de grande riqueza histórica e artística, é hoje, um espaço cultural ativo e o símbolo da história nacional mexicana. A temática do Museu aborda a conquista do México e a promulgação da Constituição de 1917. Pode-se observar em cada sala do Museu, objetos de época, destacando os aspectos da organização política, social e econômica, assim como, as diversas manifestações culturais do país. Possui salas para murais, e para programação de eventos e exposições.
Contato: mzavala@spin.com.mx

Museo Nacional de la Revolución
http://www.arts-history.mx/mrevolucion.html
O Museu da Revolução está situado na cidade do México, no subsolo do monumento a Revolução Mexicana. O site do museu oferece um histórico do museu e uma cronologia comentada da revolução que se estendeu durante as primeiras décadas deste século, além de informações sobre exposições itinerantes e eventos paralelos.
Contato: ana@milenio.com.mx


PANAMÁ

Museo de Arte Contemporáneo - MAC
http://www.macpanama.org/
O museu foi fundado em 1983 pelo Instituto Panameño de Arte - PANARTE, localizado no Panamá. O acervo é composto por esculturas, fotografias, pinturas e obras gráficas de artistas nacionais e estrangeiros. Disponibiliza as suas coleções permanentes e as coleções latinoamericanas. Oferece concertos, conferências, calendários de eventos, chats com artistas e cursos.
Contato: info@macpanama.org

Museo del Canal Interoceánico de Panamá
http://www.sinfo.net/pcmuseum/
O Museu Interoceânico do Canal do Panamá é um projeto da Presidência da República que faz parte do Plano de Revitalização do Centro Histórico da Prefeitura do Panamá em colaboração com o Instituto Nacional de Cultura. Todo o projeto foi planejado e executado por um Patronato formado por representantes de entidades oficiais, organizações não-governamentais e delegações diplomáticas dos países envolvidos historicamente na construção do canal. Sua criação tem, entre outras finalidades, promover mostras que ilustrem e aumentem a valorização histórica do trânsito interoceânico e apoiar estudos e projetos relacionados à rota. O site também pode ser consultado em versão em inglês.
Contato: pcmuseum@sinfo.net


PERU

Museo de Arte Popular
http://www.pucp.edu.pe/ira/popular.htm
O museu foi criado em 1979 e reúne coleções das manifestações artísticas populares dos Andes peruanos, em especial peças representativas da tecelagem. Conta hoje com as coleções de Elvira Luza, reunida durante a primeira metade do século XX e a de Gertrude de Solari, antropóloga alemã especialista no estudo dos tecidos do sul andino peruano. Situa-se na sede do Instituto Riva-Agüero, da Pontificia Universidad Católica do Peru. O site oferece informações sobre o museu, seu trabalho, as coleções e a sua projeção sobre a comunidade.
Contato: ira@pucp.edu.pe

Museo de la Inquisición y del Congreso
http://www.congreso.gob.pe/museo.htm
O museu foi inaugurado em 26 de julho de 1968 , como Museo do Congresso e está localizado em Lima, Peru. Em 1969 foi ampliado com as seções correspondentes ao Tribunal da Inquisição, contituindo-se assim em um único museu: o da Inquisição e do Congresso. Analisa a inquisição no Peru e no mundo.
Contato: museo@congreso.gob.pe

Museo Nacional de Arqueología, Antropología e Historia del Perú
http://mnaah.perucultural.org.pe/index2.htm
Este museu foi fundado em 1992 e é especializado em arqueologia, antropologia e história peruana. Tem como missão principal a preservação do patrimônio cultural e histórico do Peru. Oferece uma visita virtual ao museu, as atividades culturais, boletim e trabalhos recentes. Disponibiliza coleções em: metais, antropologia física, têxtil, cerâmica, pedra, material orgânico (madeira), história colonial e republicana e o arquivo histórico.
Contato: gastete@pucp.edu.pe


PORTUGAL

Museu Nacional de Etnologia
http://www.liv-arcoiris.pt/museu_etnologia/MuseuEtnologia.html
O museu abriga uma "coleção de objetos do povo Maconde de Moçambique, recolhida na década de cinquenta por Jorge Dias e Margot Dias, e apresentada ao público em 1959". O site oferece informações sobre o museu numa única página tais como as coleções, as exposições mais recentes (algumas com link), o curso de Antropologia, projetos, serviços (bibliotecas, visitas guiadas e livraria especializada em Etnologia, Etnografia e Museologia).

Museu Virtual da Imprensa
http://www.imultimedia.pt/museuvirtpress/
O Museu Virtual da Imprensa é um projeto da AMI - Associação Museu da Imprensa, Porto, Portugal. Através deste site, pretende-se divulgar a história do setor, mostrar o patrimônio, sugerir itinerários, recolher informação sobre a museologia da imprensa e artes gráficas e dar/receber notícias. Desde as escritas milenares até à edição eletrônica dos nossos dias, passando pela tipografia de Gutenberg, pela litografia, pela fotogravura, pelos jornais livres e amordaçados ao longo dos tempos. Há um mundo a descobrir através da nova realidade virtual. Esse mundo começa neste projeto virtual e poderá acabar em cada um dos vários museus reais da imprensa e artes gráficas espalhados pelos cinco continentes. No tempo de Gutenberg navegava-se pelos oceanos - por "mares nunca dantes navegados", como escrevera o poeta português Luís de Camões, agora navega-se virtualmente por todo o mundo. Este museu pretende ser um ciberespaço de participação global de instituições e pessoas envolvidas, ou simplesmente interessadas, nas coisas da imprensa e das artes gráficas.
Contato: museuimprensa@mail.telepac.pt


SUÉCIA

Nordiska Museet
http://www.nordm.se/index-e.html
O Museu Nacional de História Cultural, em Estocolmo, possui coleções da vida, dos costumes e dos trabalhos suecos desde 1520 até o presente. Oferece exposições permanentes e temporárias, biblioteca, arquivo, publicações e um índice de A a Z de todo o museu.
Contato: nmbook@nordm.se


SUIÇA

Musée d´ethnographie de Neuchâtel - MEN
http://www.ne.ch/neuchatel/men/menu.htm
O MEN foi oficialmente inaugurado em 14 de julho de 1904, mas a história de suas coleções remonta ao século 18, com as primeiras peças vindas do Gabinete de História Natural do general Charles Daniel de Meuron. O Musée d´ethnographie de la Ville de Neuchâtel e o Institut de ethnologie de l´Université trabalham em colaboração - há uma só biblioteca comum às duas instituições - compartilhando interesses comuns. O Museu abriga hoje uma coleção de cerca de 30 mil peças, sendo a metade representada pelas coleções africanas originárias da África oriental e do Sul, Angola dos anos 30 e de povos do Sahara. Conserva também fundos asiáticos, esquimós, da Oceania, instrumentos de música não europeus e peças do Egito antigo. Versões em alemão, italiano e em inglês.


VANUATU

Vanuatu Cultural Centre
http://artalpha.anu.edu.au/web/arc/vks/vks.htm
O Centro Cultural Vanuatu é uma organização que trabalha para gravar e promover as diversas culturas do arquipélago do pacífico de Vanuatu. O funcionamento deste Centro faz parte de uma rede extensiva àqueles que trabalham voluntariamente em torno do país, colhendo e gravando informações para serem incorporadas aos projetos que estão em andamento. Algumas Instituições estão ligadas a este Centro como: National Museum, National Library, entre outros.
Contato: kaljoralsenta@vanuatu.gov.vu


VENEZUELA

Fundacion Museo de Arte Moderno Juan Astorga Anta - MAMJA
http://vereda.saber.ula.ve/mamja/
O museu de arte moderna foi criado em 1969, na Venezuela. Disponibiliza suas coleções, publicações , programações e link para o site Vereda: Venezuela red de arte.
Contato: jmastorga@cantv.net

Museo de Bellas Artes - Caracas - MBA
http://www.museodebellasartes.org/
O MBA é o museu de arte mais antigo da Venezuela. Em suas coleções encontram-se desde peças do Egito antigo até pinturas cubistas do século XX, da antiga arte chinesa e européia à mais recente arte conceitual e multimídia. É um espaço de exibição, pesquisa e difusão das artes visuais universais, cabendo-lhe ainda a guarda do patrimônio artístico venezuelano.
Contato: fmba@reacciun.ve


FONTES DE REFERÊNCIA
Actividad Plástica de Santiago de Chile
http://www.mav.cl/
Actividad Plástica de Santiago de Chile disponibiliza uma listagem de Galerías, Corporaciones, Casas de la Cultura y Museos , informando sobre os diferentes eventos artísticos.
Contato: fmartinez@webhost.cl

Architecture Museums Worldwide - UIA
http://www.uia-architectes.org/texte/france/1ay1.html
O site oferece uma vasta relação de museus e galerias de vários países, especializados em arquitetura e design. Faz parte da homepage do International Union of Architects, na França.
Contato: uia@uia-architectes.org

Artcom Museum Tour
http://www.artcom.com/museums/
Site que disponibiliza links e informações para mais de 1.600 museus e instituições culturais americanas de todos os tipos. A informação está organizada por estado ou cidade, e por ordem alfabética.
Contato: musecomments@artcom.com

Artcyclopedia
http://www.artcyclopedia.com/
O site é considerado como uma ferramenta de busca nas artes em geral. Disponibiliza links para exposições em cartaz, mostras virtuais, museus de arte nos Estados Unidos e em outros países e acervos que incluem obras de vários artistas. Oferece uma base de dados com mais de 7.500 artistas, por nome, título, assunto, nacionalidade e etc.
Contato: jmalyon@artcyclopedia.com

Arte y Cultura en Internet - ARTENET
http://www.artenet-cb.es/
ARTENET é o maior servidor de recursos de arte e cultura espanhol que disponibiliza as diversas actividades e instituições do mundo da arte : galerias, museus, jornais, especialistas em tratamento da imagem, e outros. Oferece diferentes serviços pagos aos seus usuários.
Contato: buzon@artenet-cb.es // gruposombra@hotmail.com

Canberra Museum and Gallery
http://www.arts.act.gov.au/cultural.html
Canberra Gallery e Canberra Museum são dois projetos que funcionam em colaboração um com o outro. Promovem pesquisa sobre as artes visuais, a história social e a identidade social e cultural da cidade de Canberra, na Austrália. A home page possibilita acesso para vários projetos desenvolvidos pela galeria e pelo museu.
Contato: webmaster@www.act.gov.au

Cuba Museum Guide
http://www.cubaweb.cu/museos/m0.html
Neste site você encontrará uma lista enorme de museus de Cuba, com links que informam sobre os acervos, os endereços e muitas outras informações.
Contato: equipo-www@www.uchile.cl // webmaster@cubaweb.cu

The Florence Art Guide
http://www.mega.it/eng/egui/hogui.htm
A página doThe Florence Art Guide disponibiliza informações, em diferentes idiomas, com textos de Gloria Chiarini, sobre os monumentos, a história, os artistas e outros temas de interesse. O mapa de abertura da página permite começar a viajar pelos monumentos e a história de Florença.
Contato: mega@mega.it

Grupo de Trabalho de Museus Virtuais - Links de Interesse
http://www.portinari.org.br/~pp/gtmv/links/links.htm
O GT de Museus Virtuais oferece duas páginas com relações de museus:Museus e Entidades Culturais no Brasil e Museus e Entidades Culturais no Exterior.
Contato: gtmv@portinari.org.br

Guía de Museos. Santa Fe de Bogotá
http://www.cybercol.com/colombia/museos/museosbogota.html
O site oferece um guia de museus de Santa Fé de Bogotá, Colômbia. Apresenta a riqueza estética, histórica e cultural do país, desde a época pré-colombiana até os nossos dias.
Contato: ventas@cybercol.com

Guía de Servicios Culturales. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte
http://www.mcu.es/guia/index.html
O Guia de Serviços é parte integrante da homepage da Secretaría de Estado de Cultura, do Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, da Espanha. Disponibiliza links para vários museus, teatros, galerias, bibliotecas, institutos de dança, música, cinema e artes visuais.
Contato: webmaster@mec.es

Guia dos Museus
http://cesarcordaro.tripod.com/
Esta página é dedicada à divulgação dos sites de museus do Brasil e do mundo. Alguns sites possibilitam visitas às principais obras do museu, outros contêm informações. Disponibiliza fotos de Cuba e de Portugal, história dos museus, links culturais, ferramentas de busca e versão em inglês.
Contato: museumsguide@hotmail.com

Guia dos Museus: África
http://members.tripod.com/~cesarcordaro/africa.htm
O site disponibiliza vários museus da África, alguns possibilitam visitas às principais obras, outros contêm apenas informações.
Contato: museumsguide@hotmail.com

Guide to Canadian Museums & Galleries
http://www.chin.gc.ca/Museums/e_guidemap.html
Completo guia de museus e galerias canadenses, com links para sua home page e um sistema de busca. Os sites estão organizados por províncias e territórios, bastanto clicar sobre um mapa do Canadá para recuperar a relação de museus e galerias da região escolhida.
Contato: service@chin.gc.ca

Instituto Português de Museus - IPM
http://www.ipmuseus.pt
O Instituto Português de Museus, localizado em Lisboa, é um organismo público tutelado pelo Ministério da Cultura desde 1992, gera 28 museus distribuídos pelo território nacional, abrangendo coleções de artes plásticas, artes decorativas, arqueologia e etnografia. No âmbito das suas atribuições, cumpre ao IPM executar uma política museológica concertada nos domínios da conservação, valorização e divulgação do património cultural móvel português. Disponibiliza as exposições, links interessantes referentes ao assunto, pesquisa pelo tipo de arte, notícias e destaques importantes e publicações.
Contato: contactos@ipmuseus.pt

Mundo Latino
http://www.mundolatino.org/cultura/
Neste site você poderá acessar links de museus, artistas plásticos, centros culturais e muito mais. Esta página, denominada Centro de la red mundial hispanohablantes, disponibiliza informações e links em língua hispânica.
Contato: webmaster@mundolatino.org

Museen in Hamburg
http://www.hamburg.de/Behoerden/Museen/
O site fornece uma relação de vários museus localizados em Hamburg, Alemanha.
Contato: pressestellekb@kulturbehoerde.hamburg.de

Musées Juifs
http://www.mahj.org/fr/06_ressources/liens/Musee.htm
O site faz parte do Musée d´Art et d´Histoire du Judaïsmo. Disponibiliza links para museus judaicos em vários países.
Contato: info@mahj.org

Museos - Instituto Nacional de Antropología e Historia - INAH
http://www.inah.gob.mx/museos.html
O Instituto Nacional de Antropología e Historia - INAH, foi fundado em 1939, no México. A missão desse instituto é garantir a pesquisa científica, conservação, proteção e difusão do patrimônio arqueológico, antropológico, histórico e cultural mexicano. Oferece uma lista de museus nacionais, regionais, metropolitanos, locais, centros comunitários e sítios arqueológicos no país.
Contato: difusion.cdifus@inah.gob.mx

Museos del Mundo
http://www.informador.com.mx/Pgvarios/museos/museo1.htm
O site oferece uma lista de museus separados por continentes/países. Disaponibiliza links para: América, Europa, Oceania, Ásia, África e em separados estão a Inglaterra e Estados Unidos. Esta página poderá ser aberta em flash.
Contato: izuloaga@informador.com.mx

Museos en la Web
http://www.artenet-cb.es/museos.html
O site faz parte da homepage ArteNet, que difunde a arte e a cultura. Disponibiliza museus de vários países e traz um pequeno comentário.
Contato: buzon@artenet-cb.es

Museosweb
http://museosweb.com.ar/
O site argentino, reúne museus em várias partes do mundo e em vários idiomas. Disponibiliza aproximadamente 9.000 museus, em mais de 130 países.
Contato: webmaster@museosweb.com.ar

Museu Digital - Links
http://www.museudigital.com.br/links/index.htm
O site faz parte da homepage do Museu Digital. Aqui você vai encontrar uma lista de links que vai levá-lo a grandes museus e galerias de arte de várias partes do mundo.
Contato: http://www.museudigital.com.br/faleconosco/index.htm

Museums Around the World
http://www.comlab.ox.ac.uk/archive/other/museums/world.html
Esta página inclui uma eclética coleção de serviços do WWWeb conetada com museus ao redor do mundo. Biblioteca virtual de museus a VLmp com apoio do The International Council of Museums (ICOM) é dividida por países. Pode-se inclusive fazer busca pelo nome do museu. A página foi criada por J.P.Bowen
Contato: J.P.Bowen@reading.ac.uk

Museums in Egypt
http://www.tourism.egnet.net/culture/museums.htm
O site fornece uma relação de vários museus do Egito, museus internacionais com coleções egípcias e outros.
Contato: tourism@idsc.gov.eg

Museums Online: South Africa
http://www.museums.org.za/
O site oferece uma relação de vários museus da África da Sul. Ele é o centro de partida para quem quer conhecer a cultura sul-africana. Engloba o District Six Museum, Mayibuye Centre, Michaelis Collection, Robben Island Museum, SA Cultural History Museum, SA Museum, SA National Gallery, William Fehr Collection, entre outros. Disponibiliza links para: eventos, arte, cultura, ciências, regiões, educação e para links relacionados ao assunto.
Contato:
sang@museums.org.za

Museus a Visitar
http://www.geocities.com/SunsetStrip/Towers/2364/museus.htm
O site oferece uma pequena listagem de museus em Portugal, com links para uma curta descrição de sua história e acervo. Disponibilizada pelos amigos André e Cesário, criadores do site "Coisas de Portugal".
Contato: a.cesario@mail.telepac.pt

Museus da Ciência
http://www.sbpcnet.org.br/caderno%20de%20endereços/mu-mucie.htm
O site faz parte da homepage Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Disponibiliza uma relação de museus brasileiros e estrangeiros especializados em tecnologia, ciências, história natural, entre outros.
Contato: sbpc@sbpcnet.org.br

Museus da Universidade de São Paulo
http://www.usp.br/geral/cultura/musebli.html
Neste site você poderáencontrar diversos links de museus importantes da universidade, como o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu do Instituto de Estudos Brasileiros, entre outros.
Contato: usponline@usp.br

Museus de Ouro Preto
http://www.em.ufop.br/op/mus_op.htm
O visitante de Ouro Preto, Minas Gerais, além de poder rever o nosso passado histórico retratado em suas ruas, palácios, igrejas e casarios, tem ainda ao seu dispor diversos museus cujos ricos acervos abrangem os mais variados temas. O site oferece um breve resumo do conteúdo dessas casas, as quais, sem dúvida merecem uma visita.
Contato: webem@em.ufop.br

Museus do Estado de São Paulo
http://www.uol.com.br/museus/museusp/index.html
O site disponibiliza uma relação de museus da capital e do interior do Estado de São Paulo. Oferece as novidades, exposições, agenda do mês e galerias e leilões a serem realizadas no Estado.
Contato: museusdesaopaulo@uol.com.br

Museus do Mundo Todo
http://www.hemisferiocultural.com.br/museus.htm
A homepage do Hemisfério Cultural oferece uma relação de museus do Brasil, da França, Espanha, Estados Unidos e de outros países.
Contato: museus@hemisferiocultural.com.br

Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro
http://www.via-rio.com.br/scripts/restaura.pl?id=5
Neste site você vai encontrar uma lista dos museus e centros culturais mais importantes do Rio de Janeiro, todos organizados em home pages com o mesmo padrão Compilação realizada por Muiraquitá Comunicação Global.
Contato: webmaster@muiraquita.com.br

Museus no Brasil e no Mundo
http://www.biblioteca.ufrgs.br/anexo3.htm
Página disponibilizada pela biblioteca da UFRGS que funciona como um guia de museus nacionais e estrangeiros.
Contato: biblioteca@bc.ufrgs.br

Red-ILAM. Instituto Latinoamericano de Museologia
http://www.ilam.org/index.html
A Red del Instituto Latinoamericano de Museología “Red-ILAM", foi constituído em 1997, na Costa Rica. É considerado como uma excelente base de dados de sites de museus e de parques da América Latina, os quais preservam os tesouros naturais e culturais do país. Disponibiliza informações dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Contato: red@ilam.org

Russian Museums
http://www.museum.ru/defengl.htm
O site oferece uma relação de vários museus da Rússia, organizado por especialidade. Disponibiliza sites selecionados, lista de discussão, novidades, exposições e um mapa completo do site.
Contato: webmaster@museum.ru

WebMuseum of Latinamerica
http://museos.web.com.mx/awl1.html
Neste site são encontrados alguns museus e centros culturais do México e também da América Latina. Encontram-se explicões sobre os motivos da criação do museu, seus objetivos e um histórico da conquista e colonização da América Latina. O Webmuseum constrói home pages para museus onde disponibiliza informações sobre suas coleções dando acesso a diversas obras expostas em sua salas. Dentre os museus estão o Museo Franz Mayer, Museo del T.F. Amazonas e Museo de Barquisimeto .
Contato: ice_dragon@acm.org

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.