HOME
 
Bibliotecas e Centros de Documentação

Essa categoria reúne sites de bibliotecas e centros de documentação não virtuais, organizados por país. Todas as páginas oferecem serviços de recuperação online.

ÁFRICA DO SUL | ALEMANHA | ARGENTINA | AUSTRÁLIA | BOLÍVIA | BRASIL | CANADÁ | CHILE | CHINA | CINGAPURA | COLÔMBIA | COSTA RICA | CUBA | DINAMARCA | EQUADOR | ESCÓCIA | ESPANHA | ESTADOS UNIDOS | FRANÇA | GALES | GUATEMALA | HOLANDA | INGLATERRA | IRLANDA | ISRAEL | ITÁLIA | JAMAICA | MÉXICO | NICARÁGUA | NOVA ZELÂNDIA | PANAMÁ | PERU | PORTO RICO | PORTUGAL | REINO UNIDO | RÚSSIA | SUÉCIA | TRINIDAD E TOBAGO | TURQUIA | VENEZUELA
FONTES DE REFERÊNCIA

ÁFRICA DO SUL

National Library of South Africa
http://aleph.salib.ac.za/
Foi fundada em primeiro de novembro de 1999 pela junção da The South African Library e a State Library. A criação desta nova Biblioteca Nacional visou evidenciar a revitalização e a transformação da nova democracia instalada no país. O site disponibiliza catálogo online de livros, manuscritos, mapas e outras coleções, permite saber os eventos e exibições que estão na biblioteca e lista grande parte das coleções que esta contém. Oferece link para o Centre for the Book que coordena e promove qualquer atividade relacionada com a leitura no país.
Contato: webmanager@nlsa.ac.za


ALEMANHA

Bibliothek der Friedrich-Ebert-Stiftung/ Library of Friedrich-Ebert Foundation
http://library.fes.de/
Fundada em 1969 em Bonn, na Alemanha, a biblioteca da Fundação Friedrich-Ebert mantém um dos maiores e melhores acervos do país sobre história social, movimentos sindicais, confederações trabalhistas e partidos políticos. No acervo, destaca-se a coleção da Conferação da União Trabalhista da Alemanha - DGB, além da documentação da executiva nacional do Partido Social Democrata - SPD. Todos os catálogos estão disponíveis online na página da Fundação, que oferece ainda o acesso ao acervo através de sua biblioteca digital. Pode ser navegada na versão em inglês.
Contato: ruediger.zimmermann@fes.de

Die Deutsche Bibliothek. The National Library of Germany
http://www.ddb.de/
Foi criada em 1855 para servir como uma biblioteca nacional do Império Germânico e arquiva permanentemente publicações em alemão ou editados na Alemanha. O site permite que se faça um tour fotográfico pelas três bibliotecas que compõem a Biblioteca Nacional: Leipzig, Frankfurt am Main e Berlin. Permite também leitura online de periódicos alemãs da época da Segunda Guerra. Exibe versão em inglês.
Contato: solberg@dbf.ddb.de


ARGENTINA

Biblioteca Joaquín V. González - Facultad de Ciencias Jurídicas e Sociales
http://www.jursoc.unlp.edu.ar/interesgeneral/biblio.htm
Biblioteca de ciências sociais e jurídicas localizada na Facultad de Ciencias Jurídicas e Sociales da Universidad Nacional de la Plata,em Buenos Aires, Argentina.Possui um acervo de milhares de livros, artigos produzidos pela universidade e a assinatura de diversas revistas. A página oferece acesso ao seu catálogo e informações gerais sobre a biblioteca e sua utilização.
Contato: biblio@der.jursoc.unlp.edu.ar

Biblioteca Nacional de la República Argentina
http://www.bibnal.edu.ar/
A Biblioteca Nacional da Argentina está intimamente ligada à história do país. É responsável pela guarda de todo material publicado na Argentina. Promove a cultura nacional através da edição de bibliografias e possui coleções de obras raras, hemeroteca, mapoteca, materiais sonoros e de vídeo. Oferece sistema de consulta bibliográfica on line, livros digitalizados , incunábulos da B.N., Boletim Edupage sobre tecnologia da informação, seção de multimídia, buscas bibliográficas como: o catálogo geral da biblioteca, catálogo nacional unificado, links para outras bilbiotecas e calendário de eventos.
Contato: webmaster@bibnal.edu.ar

Biblioteca Nacional de Maestros
http://www.bnm.me.gov.ar/
Criada em 1870, a Biblioteca Nacional de Maestros, na Argentina, sempre se destacou como um estabelecimento de interesse público. Seu Centro de Documentação está voltado, principalmente, para alunos, professores, pesquisadores e outros profissionais da área de educação. A busca no catálogo de livros poderá ser feita por autor, título ou assunto, como também, o de multimídia e de publicações periódicas.
Contato: sugerenciasbnm@me.gov.ar

Sistema de Bibliotecas y de Información. Universidad de Buenos Aires
http://www.sisbi.uba.ar/
O Sistema de Bibliotecas e de Informação faz parte da Universidad de Buenos Aires e foi criado em 1985. Sua missão é de coordenar os serviços bibliotecários, constituídos pelas 19 bibliotecas do sistema. Possui uma base de dados que oferece o seu catálogo on line para consulta em várias áreas do conhecimento.
Contato: postmaster@sisbi.uba.ar


AUSTRÁLIA

Asian Collections. National Library of Australia.
http://www.nla.gov.au/asian/index.html
A Biblioteca Nacional da Autrália abriga um acervo de mais ou menos meio milhão de volumes, com ênfase nas coleções da Ásia moderna e nas ciências sociais. A prioridade foi coletar material sobre as coleções da Ásia Ocidental e da língua asiática, como a da China, Formosa, Hong Kong, como também, Japão e Coréia, Burma, Brumei, Combódia, Indonésia, Laos, Malásia, Filipinas e Singapura, Tailândia e Vietnam. Há também coleções significativas da língua inglesa que se relacionam com o Sul da Ásia, tais como, Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal, e Sri Lanka. Inclui também coleções sobre a Biblioteca Budista Australiana, Braga (Portugueses na Ásia), Claasz (Sri Lanka), Coedes (Indo-China), Sociedade dos Missionários de Londres (China), Luce (Burma), McLaren-Human (Coreia), Otley Beyer (Filipinas), Sakakibara (Japão), Sang Ye (China), Simon (Ásia do leste) e Harold S. Williams (Japão). Disponibiliza acesso ao catálogo por autor, título e assunto ou por Via Telnet.
Contato: msexton@nla.gov.au

Australiana Collections. National Library of Australia.
http://www.nla.gov.au/collect/auscoll.html
A Biblioteca Nacional da Austrália possui uma vasta coleção de todo material publicado no País. O acervo é composto por coleções de livros, jornais, música, mapas, manuscritos, retratos, materiais especiais tais como, microfichas, microfilmes, disquetes, filmes, vídeos, em grande parte da Autrália. Disponibiliza acesso ao catálogo por autor, título e assunto ou por Via Telnet.
Contato: ddack@nla.gov.au

National Library of Australia
http://www.nla.gov.au/
Fundada em 1901, abriga hoje aproximadamente 6 milhões de itens. Além de catálogo online dividido por jornais, manuscritos, mapas, figuras, história oral & folclore, letras de música e filmes & vídeo, o site disponibiliza também a descrição das coleções que compõem a biblioteca e indexes & bases de dados divididos por assunto e área de conhecimento. Oferece ainda um calendário de eventos, link para jornais online da Austrália, para a biblioteca digital e para o portal das bibliotecas australianas, que inclui exposições online.
Contato: www@nla.gov.au

Social Sciences and Humanities Library. The Library of the Australian National University. The Australian National University
http://anulib.anu.edu.au/clusters/ssh/
Faz parte da biblioteca da Universidade Nacional da Austrália e seu acervo principal contém volumes nas áreas de Sociologia, História, Literatura, Lingüística, Religião, Artes, Educação e Estudos sobre a Mulher na Austrália, Europa e Américas. O site disponibiliza um catálogo coletivo online e detalhes sobre as coleções que compõem a biblioteca.
Contato: library.socialsciences@anu.edu.au


BOLÍVIA

Biblioteca Nacional de Bolivia y El Archivo Nacional
http://www.bcb.gov.bo/8fundacion/1infgeneral/biblioteca.html
A Biblioteca Nacional e o Arquivo Nacional da Bolívia, fundados respectivamente na cidade de Sucre em 1825 e 1883, vinham realizando suas funções separadamente até o ano de 1935, quando tornaram-se uma só instituição. Desde então, passaram a custodiar conjuntamente, sob a mesma direção e no mesmo edifício, o patrimônio bibliográfico e documental do país. Sua dupla condição, de Arquivo e Biblioteca nacionais, é única entre os países íbero-americanos. O site descreve aspectos históricos e administrativos das duas casas, mas não oferece links internos.
Contato: director@abnb.nch.edu.bo


BRASIL

Biblioteca Abraham Lincoln. Centro Cultural Brasil Estados Unidos - CCBEU
http://www.ccbeunet.br/biblioteca
A Biblioteca Abraham Lincoln do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, em São Paulo, de acordo com seu site, tem como objetivo "divulgar as manifestações intelectuais dos dois países, visando aproximar as duas grandes culturas". Seu acervo engloba uma grande variedade de assuntos, entre eles, literatura americana e brasileira, teatro, poesia, ciências sociais, estudos americanos, linguística e jornalismo. O site disponibiliza o acesso a revistas eletrônicas e jornais do Brasil e dos Estados Unidos.
Contato: lincoln@ccbeunet.br

Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho. Senado Federal
http://www.senado.gov.br/bdtextual/bib/home.htm
A história da Biblioteca do Senado Federal inicia-se no século passado. A biblioteca edita anualmente a Bibliografia Brasileira de Direito. Em 1996, lançou a versão cumulativa em CD-ROM, aliando as técnicas de Biblioteconomia às novas tecnologias de Informática. A Biblioteca possui um acervo de aproximadamente 150.000 volumes, incluindo 3.600 títulos de periódicos (revistas e jornais), especializado em Ciências Sociais, com destaque para as áreas de Direito e Ciência Política. Possui ainda mapas, microformas, audiovisuais, jornais nacionais, CD-Roms e outros materiais. Incorporou ao acervo a Biblioteca particular do Senador Luiz Viana Filho. A pesquisa pode ser feita nas bases de dados de livros, de revistas, de obras raras e de jornais.
Contato: ssbib@admass.senado.gov.br

Biblioteca Ana Maria Poppovic - BAMP. Fundação Carlos Chagas
http://www.fcc.org.br/servlets/biblioteca/biblioteca?pr=index.html
A Biblioteca Ana Maria Poppovic (BAMP), pertencente à Fundação Carlos Chagas, reúne cerca de 13.000 títulos de livros, milhares de periódicos e aproximadamente 60.000 unidades de multimeios, nas áreas de educação, mulher, criança (0 a 6 anos) e material pedagógico, entre outros. Encontra-se também na BAMP, à disposição para consultas, a base da REDUC (Red Latino Americana de Informacion y Documentacion en Educacion) composta de resumos analíticos de pesquisas, documentos de política educacional e materiais de orientação didática produzidos em 19 países da América Latina e Caribe. O acervo oferece um sistema de busca on line.
Contato: bamp@fcc.org.br

Biblioteca Anísio Teixeira da Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia - UFBA
http://faced.ufba.br/biblioteca/
A Biblioteca Anísio Teixeira da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, possui em seu acervo livros, folhetos, periódicos, teses e fitas de vídeo, predominando os seguintes assuntos: Educação, Psicologia, Filosofia e Sociologia. No momento, a Biblioteca encontra-se em processo de automação do seu acervo. Oferece pesquisa em Bases de Dados on line e em CD-ROM: BabiUFBA, IBICT, ANPED, SIBI/USP, SABI/UFRS, BN, SIBRADID. Vale a pena conferir o Centro de Referência Anísio Teixeira e o Núcleo de Pesquisa em Comunicação & Educação.
Contato: biedu@ufba.br

Biblioteca Blanche Knopf. Fundação Joaquim Nabuco
http://www.fundaj.gov.br/docs/indoc/bibli/bibli2.html
A Biblioteca Blanche Knopf da Fundação Joaquim Nabuco, situada em Recife, PE, faz parte dos acervos da fundação e constitui-se de "um dos maiores acervos do país na área de ciências sociais". São mais de 78.000 volumes divididos em 14 categorias, entre elas: Biblio (registros bibliográficos em ciências sociais e humanidades), Docpoc (registros bibliográficos sobre estudos e pesquisas, na área de população, relacionados com o Norte e Nordeste do Brasil), Freyre (a produção intelectual de e sobre o escritor Gilberto Freyre) e Nabuco (base de dados contendo resumos da correspondência de Joaquim Nabuco, compreendendo o período de 1865 a 1910). O acervo inclui também parte da biblioteca particular de Joaquim Nabuco. A página oferece um sistema de busca para cada uma das categorias acima.
Contato: maban@fundaj.gov.br

Biblioteca Central Irmão José Otão. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS
http://ultra.pucrs.br/biblioteca
A Biblioteca Central Irmão José Otão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, implantou o Sistema ALEPH que permite a automação do acervo e dos serviços prestados pela Biblioteca Central. Disponibiliza consulta a várias Bases de Dados em CDROM como a ERIC (Educação, abrangendo Ciências Humanas e Sociais, Pedagogia, Sociologia, Cultura, Aprendizagem e Comunicação) ; Periodical Abstracts Research I (Ciências Sociais e Humanas, abrangendo Educação, História, Literatura, Política, Música, Psicologia, Teologia, Sociologia, Filosofia, e Esportes); Psyclit (Psicologia e Ciências do Comportamento, abrangendo Psiquiatria, Medicina, Sociologia, Educação, Administração, Saúde Pública e Antropologia).
Contato: bceref@music.pucrs.br

Biblioteca Central José Dias Macedo. Fundação Edson Queiroz. Universidade de Fortaleza - UNIFOR
http://www.unifor.br/servlets/newstorm.notitia.apresentacao.ServletDeSecao?codigoDaSecao=21&dataDoJornal=atual
A Biblioteca da Unifor foi criada em 1973 atendendo à comunidade universitária e ao público em geral, está localizada no centro do campus, e oferece os melhores recursos e serviços hoje disponíveis para aqueles que buscam a informação. O seu acervo conta com títulos que abrangem as áreas de ciências humanas, tecnológicas, da saúde e administrativas e é composto por livros, anais, folhetos, fitas de vídeo e CD-ROMs.
Contato: bib@unifor.br

Biblioteca Central Julieta Carteado. Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS
http://www.uefs.br/uefs/bib.html
A Biblioteca Central da Universidade Estadual de Feira de Santana possui um acervo geral formado por material convencional (livros, periódicos, folhetos e teses); material não convencional (relatórios, catálogos, publicações oficiais, manuais, guias etc); material especial (discos, atlas, mapas, fitas de vídeo, microfichas, slides e outros), nas áreas de Ciências Humanas, Sociais. Possuicatálogo on line de autor, título, assunto, ano de publicação, e número de chamada.
Contato: bcuefs@uefs.br

Biblioteca Central Prof. Martinho Cardoso da Veiga. Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
http://www.bc.furb.rct-sc.br
A Biblioteca Central "Prof. Martinho Cardoso da Veiga", da Fundação Universidade Regional de Blumenau possui acervo formado por: Obras de Referência (dicionários, enciclopédias, bibliografias, bases de dados, guias, anuários, etc.); livros, periódicos, dissertações, teses, normas técnicas, mapas, fitas de vídeo, fitas cassete, slides, fotografias, artigos de jornais, CD-ROM´s etc. A Biblioteca oferece serviços de levantamento bibliográfico nas várias áreas do conhecimento através das bases de dados, da biblioteca digital e do catálogo online. Oferece links para diversos ramos do conhecimento, separados por área e por categoria, como portal, periódicos online e etc.
Contato: furbbc@furb.rct-sc.br

Biblioteca Central Zila Mamede. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
http://www.bczm.ufrn.br/
A Biblioteca Central Zila Mamede faz parte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Disponibiliza o seu acervo através do catálogo online e a busca pode ser feita pelo índice alfabético (autor, título, assunto, local, editora, ano), pela pesquisa assistida, pela visualização da pesquisa e pela recuperação um registro específico. Oferece a produção científica (dissertações e teses defendidas) na UFRN no período de 1978 a 1999, os eventos, links interessantes e as novas aquisições para o acervo da biblioteca.
Contato: bcdir@bczm.ufrn.br

Biblioteca Central. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR
http://www.biblioteca.pucpr.br/
O acervo da Biblioteca Central da Pontifícia Universidade Católica do Paraná é composto de livros , periódicos, mapas, filmes, teses, folhetos, discos, fitas de vídeo, CD-ROM e outros meios de informação. O controle bibliotecário está informatizado, utilizando-se atualmente Banco de Dados Sybase. Este sistema de informatização denomina-se PERGAMUM e está conectado à Rede Corporativa da Instituição, abrangendo os principais procedimentos da Biblioteca. A Biblioteca Central torna possível, também, a consulta e troca de mensagens entre usuários, por meio da INTERNET. O catálogo está disponibilzado on line com pesquisa de autor, título e assunto.
Contato: neuza@apolo.pucpr.br

Biblioteca Central. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ
http://www.dbd.puc-rio.br/
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO) disponibiliza o acervo de sua Biblioteca Central na Internet. Livros e monografias do período de 1986 até o presente (representando 40% do acervo total), estão on line e organizados num sistema de busca por autor, título ou assunto. As bibliotecas de interesse aos estudos culturais são a do Centro de Ciências Sociais e a do Centro de Teologia de Ciências Humanas.
Contato: biblio@dbd.puc-rio.br

Biblioteca Central. Universidade de Brasília - UnB
http://www.bce.unb.br/
O acervo da Biblioteca Central da UnB possui livros, teses, periódicos, coleção de discos, mapas, fitas magnéticas, partituras, microfichas, microfilmes, diapositivos e bases de dados nacionais e estrangeiras em CD-ROM. Abrangendo várias áreas de estudo, este acervo iniciou-se com a aquisição de coleções particulares como as dos professores Homero Pires, Hildebrando Accioly, Pedro de Almeida Moura, Fernando de Azevedo e Agripino Grieco, entre outros. Dentre suas coleções especiais descatam-se a Coleção de Estudos Clássicos e o arquivo Carlos Lacerda, composto por toda sua documentação pessoal.
Contato: informacoes@bce.unb.br

Biblioteca Central. Universidade Estadual de Londrina - UEL
http://www2.uel.br/bc/
O Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual de Londrina é coordenado pela Biblioteca Central, que é o órgão Suplementar desta Universidade, vinculado academicamente ao Centro de Educação, Comunicação e Artes. A Biblioteca participa da rede BIBLIODATA, mas não possui catálogo on line.
Contato: bcentral@npd.uel.br

Biblioteca Central. Universidade Federal de Goiás - UFG
http://www.bc.ufg.br/bc.html
O acervo da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás é formado por 70.878 volumes distribuídos entre os seguintes áreas: Artes e Música, Biblioteconomia, Relações Públicas, Sociologia, Jornalismo, História, Letras, Educação e etc. O acervo é organizado em coleções de livros, periódicos, teses, fotografias, mapas, fitas de vídeos, e outros materiais multimeios. Inclui as sequintes coleções: Coleção Goiana, Coleção Brasiliana, Coleção Reconquista do Brasil. A Biblioteca Central tem acesso a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), através da qual acessa a Internet. O catálogo não está disponibilizado on line.
Contato: ovidoriad@reitoria.ufg.br

Biblioteca Central. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
http://www.biblioteca.ufrgs.br/1_acer.htm
A Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul faz parte do Sistema de Bibliotecas da UFRGS e seu principal trunfo é a coleção Eichenberg, adquirido pela universidade em 1969 e composto de cerca de 50.000 volumes abrangendo os mais variados assuntos, predominantemente história, literatura, filosofia e arte. Desta mesma coleção se formou o conjunto de obras raras, com cerca de 10.000 volumes, que datam do século XVI até nossos dias. A biblioteca Central oferece acesso, via web,ao SABi, catálogo de todo o acervo das Bibliotecas do Sistema da UFRGS.
Contato: biblioteca@bc.ufrgs.br

Biblioteca Central. Universidade São Marcos
http://200.17.21.162:4500/ALEPH/POR/XXX/por-lib-list
A Universidade de São Marcos, em São Paulo, disponibiliza on line seu catálogo que se compõe de livros, teses e trabalhos de seus alunos em diversas áreas, muitas das quais de interesse para estudos culturais. A organização do site e seu sistema de busca simples e avançado, por assunto, autor ou título, facilita muito a navegação.
Contato: bibli@server.smarcos.br

Biblioteca Comboniana Afro-Brasileira - BCA
http://www.ongba.org.br/org/comboni/home.htm
A Biblioteca é um serviço de documentação e assessoria, criado em 1992 pelos missionários combonianos, em Salvador. O seu acervo reúne mais de 2.000 textos, entre livros e revistas, sobre temas como Igrejas e Afro-Brasileiros. Ela possui ainda um serviço de assessoria às comunidades, sobre temas ligados ao racismo, relações entre a Igreja e as religiões Afro-brasileiras, e negritude. O site oferece links interesantíssimos relacionados à cultura negra e sua história.
Contato: comboni@ongba.org.br

Biblioteca da Abadia São Geraldo
http://www.msg.org.br/cgi-local/wxis.exe/msg/?IsisScript=msg/irdw.xis&lang=br&base=magyar&typf=s
A Biblioteca da Abadia São Geraldo possui um acervo de aproximadamente quarenta mil obras em vários idiomas. Possui a Base de Dados Libris: com obras gerais das várias áreas do conhecimento humano, sendo em maior número as obras de Filosofia e Religião; a Base de Periódicos e acervo "Duplum", nas áreas de Teologia, Religião, Generalidades; a Base Magyar com o acervo de aproximadamente dez mil obras, entre livros e periódicos, em idioma húngaro, registra parte da história e literatura da Hungria.
Contato: bibmsg@csasp.g12.br

Biblioteca da Escola Brasileira de Psicanálise - EPB - Bahia
http://www.ebp.org.br/ebpbahia/bibli.htm
A Biblioteca da Escola Brasileira de Psicanálide da Bahia, desenvolveu o Alexandria, um sofware de acesso ao catálogo de autor e ao catálogo de obras por assunto que estão disponibilizados on line. A Biblioteca é especializada em psicanálise, psicologia, filosofia, educação, sociologia, etc.
Contato: http://www.ebp.org.br/ebpbahia/enderecos.htm

Biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
http://www.fafich.ufmg.br/bib
A Biblioteca da FAFICH foi criada em 1939 e seu acervo conta com mais de 40.000 títulos de livros, 1616 títulos de periódicos e um banco de teses com 782 trabalhos. O acervo de interesse aos estudos culturais é constituido por livros das áreas de ciências humanas e sociais: filosofia, ciência política, psicologia, sociologia, antropologia, história e comunicação social. O site não oferece um sistema de busca.
Contato: bib@fafich.ufmg.br

Biblioteca da Faculdade de Letras. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
http://www.bu.ufmg.br/setoriais/letras.htm#fale
A Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais foi criada em 1983 e pertence ao Sistema de Bibliotecas da UFMG. Possui um acervo especializado em literatura e áreas correlatas. A biblioteca abriga também a Coleção Bibliográfica do Centro de Estudos Portugueses e possui acervos pessoais de renomados escritores mineiros como a poeta Henriqueta Lisboa, Murilo Rubião e Oswaldo França Júnior. A página pertence a home page do Sistema de Bibliotecas da UFMG e disponibiliza apenas seu endereço, corpo técnico e serviços.
Contato: biblio@letras.ufmg.br

Biblioteca da Fundação Casa de Rui Barbosa.
http://www.casaruibarbosa.gov.br/bibl_f.html
A Biblioteca da Fundação Casa de Rui Barbosa abriga cerca de 108.000 livros e folhetos e 3.832 títulos de periódicos, agrupados em três coleções: Rui Barbosa, Plínio Doyle e São Clemente. A Biblioteca já possui alguns títulos em CD-ROM, como, por exemplo, a Legislação Informatizada Saraiva (LIS), a Legislação Federal - Marginália e a Jurisprudência do Tribunal de Justiça (LEX) e o Anuário Estatístico do Brasil (IBGE). A Biblioteca possui serviço de xerox, mas as coleções Rui Barbosa e Plínio Doyle só podem ser fotografadas ou microfilmadas.
Contato: fcrb@casaruibarbosa.gov.br

Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG
http://www.pucminas.br/biblioteca/biblioteca.html
A Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, dispõe de um acervo composto de livros, coleção de obras raras, periódicos, produções técnico-científicas, folhetos, mapas, slides, discos e diferentes tipos de materiais, como fotos, filmes e fitas de áudio. A Biblioteca também mantém o Memorial Guimarães Rosa, com obras, biografias, críticas literárias, poesias e traduções das obras, e sobre as produções literárias do escritor João Guimarães Rosa. Este acervo atende a usuários, que buscam os serviços prestados pela Biblioteca. Os usuários tem acesso on line a Base de Dados.
Contato: bib@pucmg.rmg.br

Biblioteca da Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
http://www.unisinos.br/acervo/biblioteca/index.htm
A Biblioteca da Unisinos tem, em seu acervo, livros, periódicos de divulgação científica ou cultural, mapas, monografias de alunos graduados ou pós-graduados pela Universidade e outras publicações. Neste acervo, fascina, pela sua natureza, o conjunto das obras raras. As pesquisas ao acervo já catalogado podem ser efetivadas através de terminais de computador, com busca por autor, título e assunto e também com a palavra a ser prcurada. Estão ligadas à Biblioteca da Unisinos: Biblioteca do Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cerei); Biblioteca do Instituto Anchietano de Pesquisas, localizado na Antiga Sede; Biblioteca da Sociedade Antônio Vieira e a Biblioteca do Centro de Documentação e Pesquisa (Cedope), com acervo sobre cooperativismo e assuntos afins.
Contato: info@cosmos.unisinos.br

Biblioteca de Babel. Caosmos, a Work in Progress by Caôs
http://www.caosmos.com/
Biblioteca digital de literatura estrangeira. Oferece versões eletrônicas de livros e textos completos, em inglês, francês e ourtros, de Filosofia, Literatura e História das Ciências. Os arquivos estão selecionados e compactados para download e não para visualização. Relaciona as obras completas da biblioteca e links interessantes. Este site é parte integrante da homepage Your Books, My Page.
Contato: caosmos@mail.com

Biblioteca do Colégio Santo Américo
http://www.csasp.g12.br/oColegio/infraestrut/biblioteca/index.htm
A Biblioteca do Colégio Santo Américo caracteriza-se por ser um centro de cultura e uma rede de informação convencional e eletrônica que presta serviços de suporte pedagógico e apoio à pesquisa a todos os seus usuários, em diversa áreas do conhecimento, principalmente, em Ciências Humanas. Através de uma base de dados específica para gerenciamento do acervo, com quatro terminais de consulta do catálogo, e operando o empréstimo automatizado com códigos de barra, busca articular junto à comunidade um projeto interdisciplinar de enriquecimento cultural e disseminação da informação. Conta ainda com 10 terminais multimídia permanentemente ligados à INTERNET e conectados a uma torre de CD-ROM com capacidade para acoplar 7 unidades, auxiliando sobremaneira a pesquisa e o acesso à informação.
Contato: leila@csasp.g12.br

Biblioteca do Museu Nacional - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Museu Nacional
http://acd.ufrj.br/museu/
Administrativamente subordinada ao Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, a biblioteca possui milhares de livros, mapas, monografias, folhetos, microfilmes, teses, in-fólios e bases de dados em CD-ROM. A página traz um breve histórico da biblioteca, informações sobre o acervo,os serviços oferecidos, a administração e catálogos de publicações editadas pelo Museu Nacional.
Contato: mnbib@acd.ufrj.br

Biblioteca dos Direitos da Criança. Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude - ABMP
http://www.abmp.org.br/bib.php
A biblioteca faz parte da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e da Juventude - ABMP. Disponibiliza um banco de dados com busca geral para as fichas dos livros, fichas dos periódicos, resenhas, textos e busca temática na área de legislação, doutrina jurídica, jurisprudência, artigos e publicações interdisciplinares na área do Direito da Criança e do Adolescente.
Contato: abmp@abmp.org.br

Biblioteca Eng. Oto Lopes de Figueiredo. Campus de Passos. Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
http://www2.passos.uemg.br/princ/biblio.html
A Biblioteca do campus de Passos da Universidade do Estado de Minas Gerais, adotou o software CDS/ISIS como o sistema para automatização da rede de informação que disponibiliza o acervo de cada Biblioteca. Não possui catálogo on line.
Contato: biblioteca@passosuemg.br

Biblioteca Karl A. Boedecker. Fundação Getúlio Vargas - FGV/SP
http://www.fgvsp.br/institucional/biblioteca/index.htm
A Biblioteca Karl A.Boedecker da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, oferece um acervo com aproximadamente 60.000 volumes de livros, teses e dissertações, 1.000 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros, 5.000 recortes de jornais, 5.000 publicações seriadas, e outros materiais nas áreas de Administração, Economia e Ciências Sociais. O acervo ainda não está disponível na Internet.
Contato: eboregas@eaesp.fgvsp.br

Biblioteca Latino-Americana. Fundação Memorial da América Latina
http://www.memorial.org.br/paginas/framebiblioteca.html
Situada em São Paulo, mais precisamente na Fundação Memorial da América Latina, a Biblioteca Latino-Americana tem como objetivo primeiro "reunir, preservar e disseminar a expressão cultural relevante de cada um dos países da América Latina". A grande preocupação da biblioteca é promover o intercâmbio entre os diversos países latino-americanos através de novas tecnologias. Além de um bom acervo de livros, periódicos, vídeos e audio-tapes, o site traz links para os jornais diários de cada país latino-americano.
Contato: bla@memorial.org.br

Biblioteca Marina São Paulo de Vasconcellos. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
http://www.ifcs.ufrj.br/bibliot/index.html
A Biblioteca Marina São Paulo de Vasconcellos do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, conta com um acervo de 66000 volumes, sendo a maior biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH, desta Universidade. Suas áreas de maior especialidade são filosofia, história e antropologia. Disponibiliza consulta on line de livros e obras diversas, jornais e revistas.
Contato: webmaster@ifcs.ufrj.br

Biblioteca Michel Debrun
http://www.unicamp.br/cle/bibliote.htm
Criada em 1978 como um órgão do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência - CLE, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. O seu acervo abrange as áreas de lógica, epistemologia e história da ciência. Tem sob sua guarda as coleções Landmarks of Science, de obras científicas dos séculos XVI ao XIX e The Wittgenstein Papers. O catálogo encontra-se disponível on line.
Contato: vicentin@obelix.unicamp.br

Biblioteca Multimídia da Aliança Francesa de São Paulo
http://www.aliancafrancesa.com.br/br/bibliotheque/index.htm
A Aliança Francesa de São Paulo oferece a seus alunos e a todos os interessados uma moderna Biblioteca Multimídia, com equipamentos de áudio e de vídeo, CDRoms, computadores, jornais, revistas e mais de 15 mil títulos em livros em várias áreas do conhecimento. As coleções não estão online. Oferece vários links importantes para pesquisa.
Contato: bibli@aliancafrancesa.com.br

Biblioteca OnLine. Secretaria Municipal de Cultura. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/bibliotecasmunicipais/
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, coloca à disposição dos internautas a Biblioteca Virtual da Rede Municipal de Bibliotecas. Seu objetivo é proporcionar aos interessados o acesso online ao acervo bibliográfico disponível para consulta e empréstimo nas bibliotecas populares municipais. O acervo é composto pelas 21 biblioteca municipais do Rio. São 7.600 títulos de todos os gêneros da literatura. Apresenta os projetos de cada biblioteca como, brinquedotecas, gibitecas, contadores de história e outros.
Contato: bibliotecas@pcrj.rj.gov.br

Biblioteca Pública Municipal "Nina Silva"
http://br.geocities.com/bibnina/
A biblioteca possui aproximadamente 23.000 volumes entre livros, revistas, jornais e biografias. Oferece diversos serviços aos usuários como: leitura livre, leitura especializada sobre a Cidade de Assis, Braille, biblioteca infantil, empréstimo domiciliar, promoção de eventos como exposições, cursos e palestras. Apresenta a sua história, datas comemorativas, sugestões e resumos de livros.
Contato: bibnina@femanet.com.br

Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Sociais - BS/CCS. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO
http://www.dbd.puc-rio.br/localizacao_texto.htm#ccs-ctch
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO - disponibiliza o acervo de sua Biblioteca Central na Internet. Livros e monografias do período de 1986 até o presente (representando 40% do acervo total), estão on line e organizados num sistema de busca por autor, título ou assunto. O setor de Ciências Sociais atende professores e alunos de pós-graduação em sociologia, onde encontram-se jornais do dia e revistas semanais.
Contato: bsccs@dbd.puc-rio.br

Biblioteca Universitária. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
http://www.biblioteca.udesc.br
A Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, é um órgão suplementar, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino e compõe-se de um Núcleo Central e seis Bibliotecas Setoriais funcionando junto a cada Centro de Ensino. O catálogo de autor , título, assunto e palavra-chave está disponibilizado on line, como também, os periódicos e as bases de dados para pesquisa em diversas áreas do conhecimento.
Contato: r4nsp@udesc.br

Biblioteca Universitária. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
http://www.bu.ufsc.br
A Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, é um orgão suplementar vinculado à Vice-Reitoria, e coordena o Sistema de Bibliotecas. Este sistema é composto pela Biblioteca Central e 7 Bibliotecas Setoriais, com uma centralização administrativa e técnica. Para localizar determinado livro o usuário pode consultar os catálogos de autor (pelo último sobrenome), título e assunto, ou então, através de consultas on-line, simplificadas, à base de dados BIBLIUFSC, a qual informa a descrição, a localização e a situação dos exemplares das obras recuperadas. Possui coleções especiais de teses e dissertações ecoleções especiais de audiovisuais, abrangendo gravações de vídeo, slides e fitas cassete. As consultas ao acervo da Biblioteca Setorial do CED são realizadas através do Sistema Gerenciador de Bibliotecas - NEXUM da Biblioteca Central da UFSC, como também o acervo de periódicos.
Contato: bib@bu.ufsc.br

Biblioteca Virtual de Literatura
http://www.biblio.com.br/
Neste site você encontra as obras dos maiores nomes da literatura brasileira em dominio público para leitura imediata. Oferece ao usuário novidades, biografias, romances, poesias, contos e peças teatrais digitalizadas. Utilize o Dicionário para dúvidas durante a leitura.
Contato: biblio@biblio.com.br

Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro. Universidade de São Paulo - USP
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/index.html
A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro é um projeto da Escola do Futuro da USP em parceria com a AT&T Foundation. Através da Internet, estudantes, professores e público em geral têm acesso à Biblioteca Virtual, onde encontrarão um acervo de recursos em texto de literatura e material didático, na língua portuguesa, gráficos, imagens, sons e atividades relacionados ao ensino de primeiro e segundo graus e cursos técnicos do Brasil. Pode- se utilizar a busca por palavras chaves para localizar um determinado assunto.
Contato: bibvirt@futuro.usp.br

Biblioteca. Universidade Estadual do Ceará - UECE
http://www.uece.br/
A Biblioteca da Universidade Estadual do Ceará, possui acervo de livros, folhetos, teses, cliper de jornais, e de periódicos nas áreas de Educação, Filosofia, Letras, História, como também, várias bases de dados em CD-ROM, Serviço de Comutação on line com COMUT e BIREME. Oferece uma base de dados em ciências humanas. Não disponibiliza o catálogo on line.
Contato: bibliot@uece.br

Bibliotecas da Área de Ciências Humanas. Universidade de São Paulo - USP
http://dedalus.usp.br:4500/ALEPH/por/USP/USP/DEDALUS/START
As bibliotecas da área de ciências humanas da USP fazem parte do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo - SIBi/USP, que reúne 38 bibliotecas, junto às unidades universitárias dos diversos "campi" distribuídos pelo estado. Ao todo são 18 bibliotecas, entre elas as bibliotecas da ECA, da FAU e da Faculdade de Educação da USP, e cujo acesso aos registros bibliográficos se faz por um sistema de banco de dados desenvolvido pela própria SIBi/USP, a DEDALUS. Pela Internet o acesso se dá por telnet e através de um login. O site oferece uma página que explica detalhadamente como utilizar o DEDALUS e seu sistema de busca.
Contato: dtsibi@org.usp.br

Centro de Documentação de Música Contemporânea - CDMC. Universidade de Campinas - UNICAMP
http://www.unicamp.br/cdmc/
Este Centro é uma filial brasileira do Centre de Documentation de la Musique Contemporaine - CDMC, da França e foi inagurado em 1989 na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Facilita o contato entre artistas, editores, empresários e produtores. Dinamiza intercâmbios e suscita formas originais de colaboração. Promove o repertório do seu acervo através de concertos, conferências, debates, exposições e estágios. Colabora com entidades que desejem desenvolver um programa de cooperação no campo da música contemporânea.
Contato: cdmusica@unicamp.br

Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro - CDPB. Fundação Clemente Mariani
http://www.e-net.com.br/user/cdpb
O Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro (CDPB) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, ligada à Fundação Clemente Mariani, que tem como objetivo preservar livros e documentos de autores nacionais de obras de filosofia, pensamentos político, sociologia e antropologia. O CDPB dispõe de aproximadamente 13 mil volumes, além de cerca de 100 coleções de periódicos. Além do acervo, o CDPB publica bibliografias relacionadas com suas obras, como a "Bibliografia Filosófica Brasileira".
Contato: cdpb@e-net.com.br

Centro de Documentação Maurício Tragtenberg - CDMT
http://www.nobel.com.br/~cdmt/
Projeto de extensão do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá - UEM, no Paraná, em homenagem a Maurício Stragtenberg por sua contribuição às ciências sociais, como educador e pela sua participação nas lutas sociais dos trabalhadores. A homepage divulga a vida e a obra deste pensador libertário que abraçou a causa dos oprimidos em sua trajetória política-pedagógica. O navegador vai encontrar nesta página links que o levarão a artigos de e sobre o autor, biobibliografia, notícias de eventos e outros tópicos interessantes.
Contato: cdmtragtenberg@bol.com.br

Centro de Informações História do Brasil
http://www.rio.rj.gov.br/multirio/historia/
O site é um banco de dados textual destinado a professores, alunos sobre a História do Brasil. Abrange todos os períodos da história brasileira: Colônia, Império e República. Desenvolvido pela MultiRio, empresa da Prefeitura do Rio de Janeiro, RJ. Disponibiliza os seguintes links: do descobrimento às colonizações, as feitorias e a colonização acidental, ocupação litorânea, expansão pastoril, área vicentina, ocupação do extremo norte, ocupação do litoral meridional, atividade mineradora e da América Portuguesa ao Brasil.
Contato: multirio@rio.rj.gov.br

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC. Fundação Getúlio Vargas - FGV
http://www.cpdoc.fgv.br/comum/htm/
Órgão da Fundação Getúlio Vargas, o CPDOC foi criado em 1973 com o objetivo de constituir um acervo de arquivos privados e de depoimentos orais de homens públicos com atuação no cenário político nacional posterior a 1930, e de desenvolver pesquisas e projetos especiais sobre temas da história contemporânea brasileira. Sua produção acadêmica inclui quase 800 títulos entre livros, artigos, pre-prints, que integram a base de dados Produção Intelectual, publica a revista Estudos Históricos e ministra cursos. Disponibiliza Textos de autoria dos pesquisadores do CPDOC, abordando os mais diversos temas, disponiveis para download.
Contato: adelina@fgv.br

Centro de Referência em Educação Mário Covas - CRE
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/
O Centro de Referência, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, visa ser um referencial pedagógico de excelência na disseminação da informação educacional. Disponibiliza na internet mais de 40 mil itens, nacionais e estrangeiros. O acervo da Biblioteca e da Videoteca está centrado em temas educacionais e complementares. Indica sites sobre temas educacionais, pedagógicos e recursos de ensino.
Contato: biblioteca@see.sp.gov.br

Coleção Aristides Cândido de Mello e Souza. Biblioteca Central. Universidade de Campinas - UNICAMP
http://www.unicamp.br/bc/HPCE102.HTM
Esta é uma das Coleções Especiais da Biblioteca Central da Universidade de Campinas (Unicamp). Foi doada pelo ensaísta e professor de literatura e crítica literária Antonio Cândido, em memória de seu pai. O acervo possui cerca de 3.500 volumes em literatura brasileira, portuguesa e francesa, mas a página não oferece acesso a ele.
Contato: colesp@turing.unicamp.br

Coleção Latino-Americana. Biblioteca Central. Universidade de Campinas - UNICAMP
http://www.unicamp.br/bc/HPCE106.HTM
Uma das Coleções Especiais da Biblioteca Central da Universidade de Campinas (Unicamp), a Latino-Americana possui cerca de 2.500 volumes e, segundo o próprio site é formada por material bibliográfico de/sobre a América Latina, nos assuntos que complementam outras coleções". O site não oferece acesso ao acervo.
Contato: colespte@turing.unicamp.br

Coleção Sérgio Buarque de Holanda. Biblioteca Central. Universidade de Campinas - UNICAMP
http://www.unicamp.br/bc/HPCE109.HTM
Uma das Coleções Especiais da Biblioteca Central da Universidade de Campinas (Unicamp), adquirida em 1983, a partir de parte da biblioteca deste importante intelectual brasileiro. O site não disponibiliza o acervo, que é constituído por aproximadamente 8.500 livros, 250 periódicos, 600 obras raras e 75 rolos de microfilme, nas áreas de história, ciências sociais, literatura e filosofia, além de arquivos de recortes sobre o historiador e sua obra.
Contato: colespte@turing.unicamp.br

Fundação Casa de Rui Barbosa
http://www.casaruibarbosa.gov.br
Além da própria casa onde viveu Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, transformada em museu com grande parte do mobiliário original, a Fundação possui um acervo que inclui o arquivo pessoal de Rui Barbosa, documentação sobre a República Velha, riquíssimo material iconográfico da literatura brasileira, bibliotecas como a do próprio Rui e a de Plínio Doyle e um importante centro de pesquisa sobre a vida e a obra de Rui Barbosa e sobre o seu tempo. O site oferece também informações sobre agenda e serviços.
Contato: fcrb@casaruibarbosa.gov.br

Fundação Oscar Niemeyer
http://www.niemeyer.org.br/
Fundada em 1988 e sediada no Rio de Janeiro e no espaço Niemeyer em Brasília, a Fundação Oscar Niemeyer é um centro de documentação e pesquisa "voltado para a reflexão e difusão da arquitetura, urbanismo, design e artes plásticas, e para a valorização e preservação da memória e do patrimônio arquitetônico moderno do país". O acervo possui mais de 5.000 documentos arquitetônicos, fitas, documentários e entrevistas. O site oferece também informações sobre a agenda de eventos, cursos, concursos e exposições e sobre Oscar Niemeyer. A Fundação preserva também material de Sérgio Bernardes. Antes da disponibilização deste site, o Programa Prossiga criou uma página sobre o acervo da fundação.
Contato: fundacao@niemeyer.org.br

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
http://www.ibge.gov.br/
O endereço do IBGE traz informações estatísticas e geocientíficas atualizadas - sobre a PNAD e o censo demográfico, entre outras, disponibilizando dados complementares às pesquisas de estudos culturais.
Contato: webmaster@cddi.ibge.gov.br

Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística - IBOPE
http://www.ibope.com.br/
Instituto de pesquisa de mercado da América Latina, que tem por objetivo fornecer informações para a tomada de decisões de marketing, propaganda e mídia, nas esferas empresariais, políticas e governamentais. Desenvolve softwares utilizados para a análise do resultado das pesquisas. O trabalho que o Ibope desenvolve contribui com a pesquisa social.
Contato: camontenegro@ibope.com.br

Memorial Iyá Davina
http://www.geocities.com/memorialiyadavina/p01.html
O Memorial foi construído com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Esporte e Lazer do Município de São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Constitui-se num núcleo de documentação, aberto à visitação pública, que abriga acervos como, objetos, fotografias, desenhos, certidões e textos, referente à religião dos orixás e à formação das primeiras comunidades-terreiro de candomblé no Rio de Janeiro.
Contato: ricofrei@uol.com.br

Núcleo de Estudos da População - NEPO. Universidade de Campinas - Unicamp
http://www.unicamp.br/nepo/
O Nepo é uma unidade de pesquisa inter e multidisciplinar na área de Demografia e Estudos de População da Unicamp. Seus objetivos são a produção de conhecimento relevante nas áreas de estudos de população e demografia; implementação e desenvolvimento de pesquisas nas áreas temáticas de importância em população; e colaboração com outras Unidades da Unicamp e/ou de outras instituições de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. O site oferece notícias e eventos, linhas de pesquisa, e outros links.
Contato: nepo@nepo.unicamp.br

Portal da Informação. Universidade Federal do Paraná - UFPR
http://www.portal.ufpr.br/
O Portal da Informação da Universidade Federal do Paraná, Sistema de Bibliotecas, oferece pesquisas nas diversas áreas do conhecimento. Disponibiliza a bases de dados de livros, artigos de periódicos e textos completos sobre o tema pesquisado, o Sistema de Bibliotecas, catálogo de livros e periódicos (acervo parcial) e o Acesso a Documentos, endereços das principais bibliotecas do Brasil e do mundo.
Contato: dbd@bc.ufpr.br

Rede Sirius de Bibliotecas. Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
http://www2.uerj.br/~rsirius/
A Rede Sirius é a rede de bibliotecas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ e seu acervo contém livros, periódicos, teses e projetos. O catálogo pode ser consultado por área de conhecimento, como o da Biblioteca de Ciências Sociais - CCS/A e o da Biblioteca de Educação e Humanidades - CEH/A. Oferece ainda um serviço de compartilhamento entre bibliotecas de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro e link para o boletim informativo Acesso Online.
Contato: sbssp@uerj.br

Sistema de Bibliotecas da Unicamp - SBU
http://www.unicamp.br/bc/
O Sistema de Bibliotecas da UNICAMP é composto pela Biblioteca Central, coordenadora do sistema automatizado, e 19 bibliotecas Seccionais. O sistema possui o banco de dados ACERVUS, que possibilita a consulta dos livros, teses e periódicos existentes nas bibliotecas da universidade.
Contato: dario@obelix.unicamp.br

Sistema de Bibliotecas e Informação - SIBI . UFRJ
http://www.sibi.ufrj.br/
Criado em 1989, o SiBI tem como objetivo principal, a integração entre as bibliotecas e a política educacional e administrativa da UFRJ. O site trás links para a base Minerva, que permite o acesso a todo o acervo das bibliotecas da universidade. Pode-se também acessar os sites de cada biblioteca do Campus do Fundão e da Estudos Culturais, de Economia, de Ciências Sociais, e de Literatura. Há ainda lilnks para as notícias gerais e uma relação de sites afins.
Contato: ddbhome@sibi.ufrj.br

Sistema de Bibliotecas. Faculdade da Cidade
http://www.univercidade.edu/html/institut/bibliotecas/bibliotecas.htm
O Sistema de Bibliotecas da Faculdade da Cidade, no Rio de Janeiro, compreende 5 bibliotecas de faculdade e 4 escolares, com aproximadamente 80.000 volumes de "livros, periódicos, documentos diversos, mapas, folhetos, fitas de vídeo e de áudio, disquetes,CD-Rom, bases de dados, entre outros materiais", constantemente atualizados. Existe um catálogo coletivo na biblioteca de Ipanema, onde funciona a coordenação. O site não oferece acesso ao acervo.
Contato: fatima@univercidade.br

Sistema de Bibliotecas. Universidade Católica de Brasília - UCB
http://www.ucb.br/biblioteca/126.htm
O Sistema de Bibliotecas da Universidade Católica de Brasília é composto pelas Biblioteca Central, Biblioteca Infantil "Cora Coralina" e a Biblioteca de Pós-Graduação. O site não oferece ainda acesso ao banco de dados, mas disponibiliza a quantidade de items que oferece em cada área. Os acervos mais ricos são o de educação e filosofia.
Contato: catsibi@ucb.br

Sistema de Bibliotecas. Universidade do Rio de Janeiro - Uni-Rio
http://pub2.lncc.br:80/unirbibli/index.htm
O Sistema de Bibliotecas da Uni-Rio (UNIBIBLI) foi criado em 1986 com o objetivo de dotar as bibliotecas setoriais da universidade com padrões que atendessem às exigências da Rede Bibliodata/CALCO, coordenada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre as suas bibliotecas de interesse estão a Biblioteca Central (com uma coleção de obras da literatura brasileira e estrangeira, psicologia, legislação, história e teses, uma biblioteca de obras infanto juvenis e ainda uma coleção de obras raras e especiais, onde se destaca a Coleção Shakespeariana), a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas (que atende aos cursos em graduação de arquivologia, biblioteconomia, direito, educação e museologia, e ao curso de mestrado em memória social e documento), e a Biblioteca Setorial do Centro de Letras e Artes (que atende aos cursos de teatro e música do Centro de Letras e Artes). O site apenas oferece informação sobre o acervo, serviços e endereço de cada biblioteca.
Contato: unibibli@omega.lncc.br

Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo - SIBi/USP
http://www.usp.br/sibi/sibi.html
Instituído em 1981, o Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo - SIBi/USP, reúne 39 unidades espalhadas nos seis "campi" da universidade. Neste website, o usuário encontrará informações sobre os serviços oferecidos pelo sistema, sua biblioteca virtual (que inclui o banco de dados bibliográficos Dedalus, entre outros) notícias e publicações. O site traz versão em inglês.
Contato: dtsibi@org.usp.br

Sistemas de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais - SB/UFMG
http://www.bu.ufmg.br
Sob a coordenação técnica da Biblioteca Universitária (BU), o Sistema da Bibliotecas da UFMG é composto de 27 unidades, cobrindo as áreas de conhecimento oferecidas pela universidade, abrangendo a pesquisa, o ensino e extensão. O acervo possui mais de 700 mil exemplares entre livros, teses, periódicos e materiais específicos como audiovisuais, slides, partituras, fotografias e outros documentos arquivísticos. O Sistema compreende também coleções especiais, obras raras e acervos pessoais de alguns escritores mineiros.
Contato: sbufmg@bu.ufmg.br

Sistemas de Bibliotecas. Universidade de São Francisco - USF
http://www.usf.com.br/biblioteca/default.htm
Cada campus da Universidade de São Francisco dispõe de biblioteca própria. Juntas somam 68.824 títulos e 124.327 volumes, distribuídos de acordo com as necessidades específicas de cada campus, além da assinatura de 1.120 periódicos especializados. Todas estão informatizadas e interligadas a redes de informações nacionais e internacionais, vindo ampliar as possiblidades de pesquisa. As Bibliotecas possuem uma videoteca (fitas de vídeo k7) e uma midioteca (CD-ROM). São dezenas de títulos sobre diversos assuntos. Disponibiliza a consulta online do acervo de publicações (livros e obras diversas), por autor, título e assunto; e coleções (jornais e revistas), por título e assunto.
Contato: biblibp@usf.com.br


CANADÁ

Bibliothèque Nationale du Québec
http://www.bnquebec.ca/
A Biblioteca foi fundada em 1967, em Québec, Canadá. Disponibiliza banco de imagens e de sons. O seu acervo é composto de coleções gerais, especiais e privadas, como: livros, coleções de referência, jornais, revistas, publicações governamentais, estampas, cartões postais, música, fotografias entre outros.
Contato: web@biblinat.gouv.qc.ca

National Library of Canada/ Bibliothèque Nationale du Canada
http://www.nlc-bnc.ca/services/ecollect.htm
As coleções da Biblioteca Nacional do Canadá enfatiza principalmente trabalhos em todas as áreas escritos por ou sobre canadenses, ou de interesse para o país, publicados tanto no Canadá quanto no exterior. Algumas das categorias que dividem o acervo são: coleções eletrônicas (que busca catalogar e preservar todo o acervo virtual canadense), judaica, literatura (com os sub-itens infantil e manuscritos), música, jornais, livros raros, etc. Tudo, é claro, em inglês e francês.
Contato: webadmin@nlc-bnc.ca


CHILE

Biblioteca Nacional de Chile
http://www.cervantesvirtual.com/portal/BNC/
Fundada em 1813 e uma das mais antigas bibliotecas da América Latina, é responsável pela guarda de toda produção intelectual do país. As coleções estão organizadas e divididas em seções como: videoteca, periódicos, arquivos de escritores, obras chilenas, obras gerais, música, arquivo de literatura oral e tradições populares e a Sala Medina. O site disponibiliza uma base de dados e acesso ao catálogo geral. Oferece link para a Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes.
Contato: webmaster@cervantesvirtual.com


CHINA

National Library of China
http://www.nlc.gov.cn/english.htm
Sucedeu a Capital Library, fundada em 1909, e a partir de 1987 recebeu o nome de Biblioteca Nacional da China. Sua coleção chega a 22.400.000 volumes, entre livros chineses e estrangeiros, e é considerada a quinta maior biblioteca do mundo. O site informa que já há cerca de 170 mil livros chineses disponibilizados na rede, mas não oferece link. A categoria entitulada Serviços Especiais traz informações sobre os diversos centros que compõem a biblioteca, dentre eles estão o Centro de Crônicas Locais e Genealogias e o Centro de Serviços Audio-Visuais.
Contato: olcc@publicf.nlc.gov.cn


CINGAPURA

National Library Board Singapore
http://www.nlb.gov.sg/
Foi fundada em 1995 e abriga todo o sistema bibliotecário de Cingapura, incluindo a Biblioteca Nacional, fundada em 1960. O site disponibiliza catálogo online, descrição dos eventos e exibições que estão acontecendo nas várias bibliotecas e link para uma newsletter.
Contato: ref@nlb.gov.sg


COLÔMBIA

Biblioteca Central. Pontifícia Universidad Javeriana
http://www.javeriana.edu.co/biblos/bibliote.html
A Biblioteca Central faz parte da Pontifícia Universidad de Javeriana, na Colômbia, ela processa e distribui a informação necessária aos universitários e pesquisadores e coloca à disposição coleções em CD-Rom, como as bases de dados, com textos completos, revistas, livros especializados e obras de referência. Disponibiliza seu catálogos on line, permitindo a consulta por autor, título e assunto, a base de dados, as publicações seriadas eletrônicas , catálogos de outras bibliotecas e conexões por área de interesse.
Contato: biblioteca@javercol.javeriana.edu.co

Biblioteca Central. Universidad de San Buenaventura Cali - USB
http://www.usb.edu.co/biblioteca/biblioteca1.html
A Biblioteca Central da Universidade de San Buenaventura - USB possui um acervo de mais de 120 mil volumes. Sua coleção é formada por teses, revistas, periódicos e livros de todas as áreas de conhecimento e de coleções especiais como a de cartografia e a de livros antigos datados dos séculos XV ao XVIII. O site disponibiliza catálogo online.
Contato: biblioteca@usb.edu.co

Biblioteca Luis Angel Arango
http://www.banrep.gov.co/blaa/home.htm
A Biblioteca faz parte do Banco de la República, situado em Santa Fé de Bogotá, Colômbia. Possui coleções de instrumentos musicais, documentos como: incunábulos, obras raras, publicações seriadas e mapas, numismática, filatelia, coleções permanentes de artes plásticas. O catálogo da biblioteca está disponibilizado on line. Oferece um link para pesquisa infantil como: poesia, contos, dicionários, resenhas entre outros.
Contato: wbiblio@banrep.gov.co

Biblioteca Nacional da Colômbia
http://www.bibliotecanacional.gov.co/
Fundada em 1777, seu primeiro acervo bibliográfico é advindo da coleção dos padres jesuítas fugidos da Espanha. Contém mais de 30 mil volumes de livros raros publicados entre os séculos XV e XVIII e que constituem uma importante fonte de investigação do país. O site disponibiliza catálogo online dos livros e periódicos da biblioteca.
Contato: bnc@mincultura.gov.co

Centro de Bibliotecas e Información. Universidad de Manizales
http://www.umanizales.edu.co/servicios/biblioteca/indexbiblio.html
Este Centro de Bibliotecas e Informação faz parte da Universidad de Manizales, na Colômbia. A consulta bibliográfica é feita através do telnet, com o LOGIN = consu01 e o PASSWORD = Tecle Enter. Possui coleções de periódicos, folhetos, obras gerais , de referência e videoteca.
Contato: ubiblio@fundema.umanizales.edu.co

Sistema de Bibliotecas. Universidad de Los Andes
http://biblioteca.uniandes.edu.co/
O Sistema de Biblioteca da Universidade de Los Andes é formado pela Biblioteca Geral Ramón de Zubiría e mais 8 outras bibliotecas satélites, como a de Linguagem e Estudos Socioculturais. Abriga mais de 200 mil títulos entre monografias, teses, revistas,periódicos, materiais audiovisuais e publicações eletrônicas e possui salas específicas como a de Ciências Sociais e Humanas. O site disponibiliza catálogo coletivo online.
Contato: sisbibli@uniandes.edu.co


COSTA RICA

Sistema de Información Documental de la Universidad Nacional - SIDUNA
http://163.178.143.8/index.htm
O Sistema de InformaÇão Documental faz parte da Universidad Nacional de Costa Rica. Disponibiliza as seguintes bases de dados: Libsys, esta contêm todos os livros da biblioteca e artigos de periódicos, MicroIsis, Foxbase, CD-ROms e Current Contents e links de interesse.
Contato: audiovi@una.ac.cr


CUBA

Biblioteca Nacional de Cuba "José Martí"
http://binanet.lib.cult.cu/
A Biblioteca Nacional de Cuba completará em 2001, um século de existência. Ela é a responsável pela guarda, conservação e difusão de toda memória documental que é editada no país. Informa nesta home page as suas coleções, atividades e projetos que desnvolvem. Oferece links para Cubarte, Binanet Chat para profissionais da informação, outros sites cubanos e diretórios de bibliotecas.
Contato: http://binanet.lib.cult.cu/contactos.htm


DINAMARCA

National Library of Denmark. The Royal Library
http://www.kb.dk/index-en.htm
Foi fundada em 1648 pelo rei Frederik III e hoje abriga um prédio dedicado às ciências sociais e outro à área de humanas, além da biblioteca principal, que contém publicações sobre todos os assuntos. O site disponibiliza catálogo online, manuscritos e iconografias digitalizados, incluindo imagens de Christian Andersen . Oferece detalhes sobre as coleções que compõem a biblioteca, como a Orientalia e Judaica Collection, que contém links para outras páginas sobre o assunto. Oferece ainda calendário de eventos, exibições virtuais e link para a Biblioteca de Pesquisa Eletrônica da Dinamarca. O site também pode ser visualizado em sua língua original.
Contato: kb@kb-dk


EQUADOR

Biblioteca de la Universidad San Francisco de Quito
http://www.usfq.edu.ec/1BIBLIOTECA/library.htm
Esta Biblioteca faz parte da Universidad San Francisco de Quito, no Equador, oferece ao usuário uma moderna e atualizada coleção de materiais de todos os tipos. Possui um índice de publicações periódicas em diversas áreas do conhecimento, coleções especiais, audiovisuais, fotografias, música, mapas, vídeos e etc.As informações podem ser recuperadas por autor, título ou assunto. O catálogo da Biblioteca encontra-se automatizado(Micro CDS/ISIS), possibilitando a rápida e precisa recuperação da informação.
Contato: biblio@mail.usfq.edu.ec

Biblioteca Nacional "Eugenio Espejo"
http://www.cultura.com.ec/bibliotecanac.htm
A Biblioteca Nacional "Eugênio Espejo", no Equador, tem esse nome em homenagem ao primeiro bibliotecário do país. A biblioteca iniciou os seus trabalhos em 1792 com o nome de Biblioteca Pública. Hoje ela faz parte da Casa de Cultura Equatoriana "Benjamín Carrión", que conta com aproximadamente 150.000 volumes e 80.000 títulos. O seu acervo é composto por livros raros, revistas e periódicos em várias áreas do conhecimento. A biblioteca não disponibiliza suas coleções.
Contato: cultura@uio.satnet.net

Fundación Biblioteca Ecuatoriana Aurelio Espinosa Pólit
http://www.cultura.com.ec/bibaespinosa.htm
Esta biblioteca foi fundada em 1929 pelo humanista equatoriano Aurelio Espinosa Pólit S.J. Constitui como centro de investigação mais completo sobre cultura e história do Equador. Possui em seu acervo arquivo de autores e assuntos equatorianos, hemeroteca de revistas e periódicos, arquivo documental, museu de arte, relíquias e objetos históricos nacionais e um herbário do Padre Sodiro. As coleções estão em torno de 300.000 volumes mas não estão online.
Contato: cultura@uio.satnet.net


ESCÓCIA

National Library of Scotland
http://www.nls.uk/
Abriga aproximadamente 8 milhões de volumes. O site disponibiliza catálogo online dividido por categorias, além de detalhes sobre as coleções que compõem a biblioteca. Permite fazer download da newsletter e do jornal publicados pela instituição e oferece link para uma biblioteca digital, que abriga a coleção Experiências da Guerra.
Contato: enquiries@nls.uk


ESPANHA

Biblioteca de Castilla y León
http://www.bcl.jcyl.es/
Esta biblioteca foi criada em 1989 e faz parte do Conselho de Educação e Cultura , na Espanha. Ela é considerada como o principal centro de informação e investigação do conhecimento, da cultura , da história, da língua e dos demais aspectos constitutivos da identidade de Castilla e León. Oferece consulta ao catálogo geral da biblioteca e também a subcatálogos de outras bibliotecas que fazem parte do sistema, como a : Biblioteca de Jorge Guillén, Biblioteca Rosa Chacel, Biblioteca Martín Abril, Biblioteconomía y Documentación, Bibliografía sobre bibliobuses e ao catálogo da Biblioteca Pública de Valladolid. Disponibiliza o catálogo coletivo, bibliografia on line e Castilla y León na internet.
Contato: webmaster@bcl.jcyl.es

Biblioteca de Catalunya - BC
http://www.gencat.es/bc/
A biblioteca da Catalunia foi fundada em 1907, na Espanha. Possui um acervo com uma vasta coleção de livros, periódicos, manuscritos, discos, mapas, entre outros. Disponibiliza o catálogo (por autor, título e assunto), fichas catalográficas (autores e assunto), catálogo de obras raras e de outras bibliotecas da Catalunia. Oferece algumas base de dados , revistas eletrônicas e links para sites afins.
Contato: infbibli@bnc.es

Biblioteca de la Universidad Complutense
http://www.ucm.es/BUCM/
A home page da Biblioteca da Universidade Complutense em Madrid (BUC) oferece acesso a sua base de dados, que inclui as coleções de várias faculdades e centros ligados à universidade, inclusive humanidades e ciência sociais, via telnet (o username é BIBLIOTECA). O sistema de busca é bastante desenvolvido, permitindo pesquisa por autor, título, palavra-chave na matéria e/ou no título, nomes de pessoas, entidades e congressos. O site oferece também links para as páginas de todas as bibliotecas da universidade - cujo acervo estão disponibilizados pela base de dados central da BUC.
Contato: bucweb@buc.ucm.es

Biblioteca del CEACS. Centro de Estudios Avanzados en Ciencias Sociales - CEACS
http://www.march.es/index.asp
Página da Biblioteca do CEACS. O Centro é vinculado ao Instituto Juan March de Estudios e Investigaciones, da Fundación Juan March, em Madri. Seu acervo é composto de mais de 40 mil livros, 550 revistas especializadas, entre outros periódicos, além de bases de dados eletrônicas em CD-Rom relacionadas às disciplinas de Sociologia e Ciência Política. A Biblioteca do CEACS mantém convênios com outras bibliotecas européias e pedidos de cópias podem ser feitos através de e-mail entre bibliotecas.
Contato: info@march.es

Biblioteca Nacional de España
http://www.bne.es/index2.htm
A Biblioteca Nacional da Espanha foi fundada por Felipe V em 1712 como Biblioteca Pública do Palácio. Hoje é o centro depositário do Patrimônio Bibliográfico e Documental da Espanha, reunindo e conservando todas as publicações realizadas no país sobre a cultura escrita espanhola e a hispanoamericana, através do Depósito Legal. Desta forma assegura a recopilação da edição nacional, sua difusão através da Bibliografia Espanhola, consulta e conservação. Possui coleções de livros, manuscritos e documentos, periódicos, fotografias, partituras, mapas, gravações sonoras e etc. Esses diferentes materiais bibliográficos podem ser consultdos em Salas específicas , como : de Leitura, de Manuscritos, Incunábulos e Livros Raros, de Belas Artes e Cartografia, de Periódicos e Impressos, de Música, de Bibliografia e de Catálogos.
Contato: webmaster@bne.es

Biblioteca Pública Herri Liburutegia
http://www.interbook.es/personal/ansoainbib/Biblio.htm
A Biblioteca Pública Herri Liburutegia - Ansoáin foi criada em 1979, e está localizada na Cidade de Divina Pastora, Espanha, com um acervo de mais de 10 mil livros e revistas. Consta com 100 postos de leitura, e pertence a Rede de Bibliotecas do Governo de Navara, através de um convênio. A Biblioteca dispõe mensalmente de Boletins com novidades que informam sobre os últimos livros recebidos. Possui catálogo de autor, título e assunto, os quais podem ser consultados nos seguintes idiomas: castelhano, euskera, catalão e francês, mas não estão disponibilizados on line.
Contato: ansoainbib@interbook.net

Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes
http://cervantesvirtual.com/
Esta biblioteca é um projeto iniciado e desenvolvido pela Universidad de Alicante, na Espanha, com a colaboração do Banco Santander Central Hispano e a Fundación Marcelino Botín. O seu acervo documental foi digitalizado, e conta aproximadamente 30.000 obras, em sua maior parte em castelhano, proporcionando acesso gratuito desse patrimônio cultural a toda comunidade científica e hispanoamericana. As coleções são formadas pelas mais importantes criações da literatura espanhola desde suas origens até o século XIX. Disponibiliza o catálogo de autor e de título de obras hispânicas e o catálogo de obras estrangeiras. Possui um sistema de busca avançada por autor, título, assunto e período. Oferece uma lista com alguns autores em especial como: Miguel de Cervantes; Lope de Vega; Quevedo y Villegas, Francisco de; San Juan de la Cruz; Santa Teresa de Jesús; Sor Juana Inés de la Cruz e links para diversas biblioteca no mundo.
Contato: webmaster@cervantesvirtual.com

Centro de Documentación de las Artes Escénicas de Andalucía
http://www.cica.es/portada
Importante instituição pública que tem o objetivo de desenvolver as artes cênicas em Andaluzia. O Centro realiza uma infinidade de atividades de formação, documentação, pesquisa e criação de espetáculos. O CAT possui ainda uma biblioteca e um centro de documentação que podem ser acessados através da rede.
Contato: cdaea@cica.es

Centro de Información y Documentación Científica - CINDOC
http://www.cindoc.csic.es/
O CINDOC é um órgão do Consejo Superior de Investigaciones Científicas - CSIC, da Espanha, cuja principal linha de atuação é analisar e difundir a informação científica em todas as áreas do conhecimento. Disponibiliza as bases de dados sobre ciências sociais e humanas, biblioteconomia, documentação e política científica. Oferece links para pesquisa e o catálogo de publicações.
Contato: jmares@cindoc.csic.es


ESTADOS UNIDOS

American Folklife Center. The Library of Congress
http://lcweb.loc.gov/folklife/
Incorporado ao Archive of Folk Culture da Biblioteca do Congresso americano, o centro foi criado em 1976 com o objetivo de preservar a cultura popular americana. O centro mantém um serviço de referência aberto ao público, patrocina concertos e outros eventos, edita catálogos sobre suas coleções e incentiva pesquisas etnográficas sobre a cultura americana, disponibilizando ainda no site textos integrais de publicações selecionadas e coleções digitalizadas, entre outros links.
Contato: folklife@loc.gov

American Memory Historical Collections. Library of Congress
http://lcweb2.loc.gov/ammem/
Uma das mais importantes coleções da Library of Congress, USA. Contêm coleções com documentos, filmes e vídeos, fotos, e áudio tapes sobre uma série de assuntos relacionados à história dos Estados Unidos e seu povo. Alguns dos assuntos mais documentados são a guerra civil, o movimento trabalhista e o processo de industrialização, o movimento negro e a depressão de 29, entre muitos outros.
Contato: ndlpedu@loc.gov

Art Slide Library. Collection. Brown University
http://www.brown.edu/Facilities/University_Library/general/libraries/art/Collections.html
Coleção de aproximadamente 240.000 slides de arte e relacionados à arte,inclusive arquitetura e arqueologia, da Art Slide Library para o uso dos professores e alunos da Brown University em seus cursos. A disposição física dos slides é feita através de um sistema de classificação desenvolvida pela própria universidade. Existe também uma coleção de fotografias e de microfichas.
Contato: Slides@brown.edu

Baldwin Library of Historical Children´s Literature. George A. Smathers Libraries. University of Florida
http://www.uflib.ufl.edu/SPEC/baldwin/baldwin.html
A Baldwin Library of Historical Children´s Literature é uma coleção especial da George A. Smathers Libraries da University of Florida. Possui mais de 93 mil volumes publicados desde o início do século XVIII até meados da década de 1970 na Grã Bretanha e nos EUA. Esta enorme coleção de uma literatura publicada essencialmente para crianças oferece um enorme campo para pesquisa: educação, modelo familiar e de gênero, valores cívicos, atitudes raciais, religiosas e morais, estilo literário, design, etc.
Contato: ritmit@nervm.nerdc.ufl.edu

Bibliotheca Alexandria
http://www.bibalex.gov.eg
A Biblioteca de Alexandria é um complexo cultural integrado, com bibliotecas, museus, áreas de exibição, centros educacionais e um centro de conferência. O site disponibiliza eventos, conta a história da Biblioteca de Alexandria da Antigüidade, permite pesquisar os arquivos da biblioteca, possui ferramenta de busca interna e apresenta versão em inglês, árabe e francês.
Contato: secretariat@bibalex.org

Bobst Library at New York University. General and Humanities Reference
http://www.nyu.edu/library/bobst/
O Centro de Referência Geral em Humanidades da Bobst Library at NYU acolhe em seu acervo uma série de indíces, enciclopédias, dicionários, bibliografias, diretórios e manuais especializados em artes, história, literatura, filosofia, religião e outras disciplinas afins. Alguns dos catálogos e bases de dados da biblioteca estão disponíveis no site, permitindo a consulta online.
Contato: libweb@nyu.edu

Boeckmann Center for Iberian and Latin American Studies
http://www.usc.edu/isd/archives/arc/libraries/boeckmann/index.html
Este centro de documentação é especializado em estudos latino americanos e ibéricos. Faz parte da University of Southern California, Estados Unidos. Disponibiliza pesquisas em CdRoms, livros, vídeos, periódicos chicanos com textos online. Oferece links para várias Bases de Dados sobre temas latinoamericanos, como: Hispanic American Periodicals Index - HAPI Online, Handbook of Latin America Studies - HLAS Online, Internet Resources for Latin America - IRLA e Latin America Data Base - LADB.
Contato: brobinso@usc.edu

Chicano Studies Research Center Library
http://www.sscnet.ucla.edu/csrc/library/
Esta biblioteca faz parte da University of California - UCLA e foi fundada em 1969. É considerada como um centro especializado em estudos chicanos e de vital importância para a pesquisa sobre a comunidade mexicana nos Estados Unidos. A sua coleção é composta de monografias, panfletos, clippings, teses, artigos de jornais e mapas, especializados em estudos chicanos. Disponibiliza links para sites latinos, base de dados chicano, base de dados de artigos, textos online, periódico digital, etc.
Contato: Webmaster@csrc.ucla.edu

Demography Library. University_Library. Brown University
http://www.brown.edu/Facilities/University_Library/general/libraries/demo.html
A Demography Library oferece importantes recursos para a pesquisa populacional, com um acervo que se enfoca em migração, ecologia humana, imigração e crescimento populacional, e política populacional. O material que oferece inclui livros, periódicos, relatórios e informação quantitativa que cita fontes para projetos de pesquisa. A biblioteca está filiada a Brown University Library.
Contato: rock@brownvm.brown.edu

Division of Iberian and Latin American Resources and Services - DILARES
http://elibrary.unm.edu/ibero/
A divisão de pesquisa e serviços faz parte da University of New Mexico General Library, nos Estados Unidos. O acervo da biblioteca é especializado em coleções íbero-americanas que cobrem as áreas de ciências sociais, humanas e artes. Oferece para pesquisa: história latinoamericana, história da arte, fotografia e cultura popular. Disponibiliza base de dados, bibliografias, dicionários, catálogo de livros e links afins.
Contato: ccrowley@unm.edu

George A. Smathers Libraries. University of Florida
http://www.uflib.ufl.edu/smathers.html
A biblioteca George A. Smathers da University of Florida engloba todas as bibliotecas da universidade, algumas com interessante acervo na área de estudos culturais. Entre elas estão a biblioteca de Arquitetura e Belas Artes, a de Educação, a Latino Americana, a Price (Judaica) e algumas das coleções especiais. O site oferece informações gerais e links para o home page de cada biblioteca (muitas das quais listadas e comentadas nesta Biblioteca Virtual), além de links para periódicos on line e outras bibliotecas.
Contato: webmaster@www.uflib.ufl.edu

The George and Mary Foster Anthropology Library. University of California Berkeley Library System. University of California, Berkeley
http://www.lib.berkeley.edu/ANTH/
Faz parte do Sistema Bibliotecário da Universidade da Califórnia, Berkeley e seu acervo contém mais de 70 mil volumes incluindo trabalhos acadêmicos nas áreas de antropologia sócio-cultural e física, culturas tradicionais, arqueologia e folclore. O site diponibiliza um catálogo coletivo online e link para uma lista de jornais eletrônicos sobre o assunto e para Leituras Antropológicas, que podem ser ouvidas online.
Contato: scalpest@library.berkeley.edu

J. D. Rockfeller Library. Brown University
http://www.brown.edu/Facilities/University_Library/general/libraries/rock.html
A Biblioteca J.D. Rockefeller, ou the Rock serve como a principal biblioteca de ensino e pesquisa nas áreas de humanidades, ciências sociais e belas artes na Brown University. The Rock tamb´em inclui a Brown Library´s Government Documents collection e a Pembroke Collection of Recent Books, uma seleção de recente livros americanos populares ou de interesse geral nas áreas de ficção e não ficção.
Contato: rock@brown.edu

John Hay Library. Brown University
http://www.brown.edu/Facilities/University_Library/general/libraries/hay.html
Esta biblioteca afiliada a Brown University Library reúne a maioria dos livros raros, coleções especiais e arquivos da biblioteca. Entre o material de interesse para estudos culturais estão a Harris Collection de poesia e teatro americano e a Annmary Brown Memorial Collection de livros do século XV. Os arquivos possui material desde 1763 e contêm cópias das publicações oficiais da universidade e de trabalhos realizados em muitos de seus departamentos.
Contato: hay@brown.edu

Latin American Collection. George A. Smathers Libraries. University of Florida
http://web.uflib.ufl.edu/lac/
A Latin American Collection pertence a George A. Smathers Libraries da University of Florida e é considerada uma das melhores do mundo no assunto. Possui aproximadamente 310 mil volumes, 1300 periódicos e 60 mil microfichas. Em geral, 80% da coleção está em espanhol, português e francês. A coleção engloba uma ampla área de abordagem, incluindo todas as disciplinas e áreas geográficas da América Latina, com uma ênfase especial para o Caribe e o Brasil. A biblioteca está aberta para estudantes, pesquisadores e pessoas da comunidade local.
Contato: ricphil@mail.uflib.ufl.edu

Latin American Collection. Yale University Library. Yale University
http://www.library.yale.edu/latinamerica/
Pertence a biblioteca da Universidade de Yale e oferece grande variedade de materiais de pesquisa na área de estudos latino americanos. Possui aproximadamente 400 mil volumes, incluindo monografias, jornais e documentos governamentais. A coleção se concentra principalmente na área de humanas e ciências sociais em materias vindos da América Central, México, Perú, Chile, Cuba, Argentina e Brasil. O site disponibiliza catálogo coletivo online e bibliografia específica desta coleção.
Contato: cesar.rodriguez@yale.edu

Latin American Library. Howard-Tilton Memorial Library. Tulane University
http://www.tulane.edu/~latinlib/lalhome.html
Esta biblioteca pertence a Howard-Tilton Memorial Library da Tulane University e reúne uma imensa coleção de material arqueológico, antropológico, histórico, arquitetônico, fotográfico, econômico e muitos outros sobre a América Latina. A home page não dá acesso ao catálago, apenas às informações sobre seus acervos, que conta com coleções manuscritas, arquivo fotográfico e livros raros.
Contato: gns@mailhost.tcs.tulane.edu

Latin American Resources. University Libraries of Notre Dame
http://www.nd.edu/~kic/las.html
O site faz parte da University of Notre Dame, nos Estados Unidos. Disponibiliza coleções sobre estudos latinoamericanos, como, periódicos, jornais e textos de vários países. O catálogo está online e a pesquisa pode ser feita por assunto, autor ou título.
Contato: library.kic.1@nd.edu

Library of Congress
http://lcweb.loc.gov/
Site da mais extensa biblioteca do mundo, com mais de 110 milhões de items (livros, periódicos, microfichas, mapas, manuscritos, partituras musicais, fitas, fotos, vídeos, etc) em 470 línguas. A Library of Congress é situada em Washington D.C. e pretende acumular, preservar e disponibilizar para pesquisa todo o conhecimento humano. O site oferece links para a American Memory home page (textos, fotos, manuscritos sobre a história americana), para a extensa bibliografia de estudos latino americanos (HLAS), para as atuais exposições na biblioteca, para todas as bibliotecas públicas estaduais do país (além de muitas outras), e mais.
Contato: lcweb@loc.gov

Library of United States Holocaust Memorial Museum
http://library.ushmm.org/
Fundada em 1993 juntamente com o United States Holocaust Memorial Museum, a biblioteca abriga mais de 30 mil itens em 18 línguas cujos temas estão relacionados ao Holocausto. O site disponibiliza catálogo online, bibliografias, descrição das coleções que compõem a biblioteca e link para outras páginas relacionadas com este assunto.
Contato: library@ushmm.org

Nettie Lee Benson Latin American Collection. University of Texas Libraries. University of Texas, Austin
http://www.lib.utexas.edu/Libs/Benson/
A Coleção Latino-Americana da Biblioteca da Universidade de Austin no Texas, é uma biblioteca dedicada à pesquisa, especializada em material de e sobre a América Latina, e de e sobre as comunidade hispânicas nos EUA. A definição geográfica de América Latina usada pela biblioteca inclui o México, América Centra e do Sul, o Caribe e as áreas dos EUA originalmente pertencentes ao império espanhol ou ao México. A coleção é formada por 675 mil livros, periódicos e panfletos, 2 milhões de páginas de manuscritos, 19.325 mapas, 20 mil microfilmes e outros materias. Possui um acervo extraordinário de livros raros e manuscritos relacionados ao México, o rio da Prata, Brasil, Chile, Peru e América Central.
Contato: blac@lib.utexas.edu

New York Public Library
http://www.nypl.org/
Consiste na quarta maior biblioteca de pesquisa dos Estados Unidos e está situada em três cidades de New York: Bronx, Manhattan e Staten Island. As coleções da biblioteca estão em torno de 52 milhões de títulos, incluíndo livros, periódicos, manuscritos, mapas, microfilmes, vídeos, CD-Roms, fitas de gravador e de áudio, fotografias, pinturas, música e outros materiais catalogados em formatos eletrônicos , em várias áreas do conhecimento. O catálogo está disponibilizado por autor, título, assunto, palavra chave e via telnet. Oferece pesquisas eletrônicas em várias bases de dados e em várias bibliotecas, tais como: Humanities and Social Sciences Library, The New York Public Library for the Performing Arts, Schomburg Center for Research in Black Culture e Science, Industry and Business Library.
Contato: webmaster@nypl.org

Oregon State University Libraries Information Bulletin
http://www.orst.edu/dept/library/bulletins/asia.htm
Essa biblioteca traz uma lista de referências (resumos, dicionários, enciclopédias, bibliografias, dentre outras) sobre multiculturalismo. Segundo seus organizadores essas fontes se encontram na Biblioteca do Congresso norte-americano. A página não traz links para os documentos.
Contato: matylonj@ccmail.orst.edu

Perseus Project
http://www.perseus.tufts.edu/
O Projeto de Perseus, do Department of the Classics, da Tufts University foi estabelecido formalmente em 1987, é considerado como uma Biblioteca Digital. Oferece textos clássicos gregos (em grego e em tradução para o inglês). Inclui Homero, Platão, Ésquilo, Eurípides e Hesíodo. Perseus é na verdade um software para ensino, que inclui texto de dez autores, fotos, busca, atlas, arte e arqueologia, textos e traduções, enciclopédias, ensaios e catálogos, visão histórica, várias ferramentas para o estudo do grego e links relativos ao assunto.
Contato: webmaster@perseus.tufts.edu

Price Library of Judaica. George A. Smathers Libraries. University of Florida
http://web.uflib.ufl.edu/cm/plj/PLJ.html
A biblioteca judaica Price pertence a George A. Smathers Libraries da University of Florida e se define como especialmente rica em material nas áreas sociais, política, intelectual e história comunal, linguística e literatura hebrea e ídiche, Ertez-Yisrael, sionismo, escrituras hebreas, judaísmo e rabinismo. Possui também um enorme acervo de panfletos e periódicos sobre os mais variados assuntos.
Contato: judaica@nervm.nerdc.ufl.edu

Princeton University Library
http://libweb.princeton.edu:2003/
A biblioteca faz parte da Princeton University, localizada nos Estados Unidos. Disponibiliza as coleções por áreas específicas e por departamentos, bases de dados, por assunto, título ou palavra chave, catálogos: principal, especial e de obras raras e também coleções digitalizadas, de jornais, textos e imagens.
Contato: web@library.princeton.edu

Rare Books and Special Collections Reading Room
http://lcweb.loc.gov/rr/rarebook/
Seção online contida na homepage da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos que faz parte da Divisão de Livros Raros e Coleções Especiais. Traz uma lista das Coleções Especiais, que inclui, por exemplo, narrativas de escravos, livros da biblioteca da família imperial russa, panfletos portugueses do século 19, material pertencente à Revolução Francesa e outras coleções de interesse para pesquisadores. Traz também uma relação das coleções digitalizadas. Possui mecanismo de busca.
Contato: lcweb@loc.gov

Special Collections in the Library of Congress: Hispanic Division
http://lcweb.loc.gov/spcoll/cdhisp.html
As coleções especiais da Library of Congress, icluem grupos tematicamente relacionados, organizados por assunto e separados por divisões específicas. Apresentamos em especial, a coleção hispânica, que oferece o arquivo de cultura hispânica (fotografias da arte latinoamenrica e arquitetura), arquivo de fitas gravadas sobre literatura hispânica, a coleção de Luis Double Segreda (publicações pertencentes à Costa Rica) e a de Roswell Randall Hoes (materiais relacionados à guerra hispano-americama), panfletos portugueses (documentos relacionados ao século XIX, em Portugal), coleção de peças espanholas (trabalhos sobre peças dramáticas publicadas na espanha de 1812 até 1930). Disponibiliza também para pesquisa a sala de estudos hispânicos.
Contato: lcweb@loc.gov

University Library. University of Rhode Island
http://www.uri.edu/library/
A biblioteca central da Universidade de Rhode Island foi fundada em 1892 e contém em seu acervo mais de um milhão de volumes que abrigam todas as áreas de conhecimento, incluindo sociologia, antropologia, estudos afro-americanos e coleções especiais. O site disponibiliza catálogo coletivo online.
Contato: andree@uri.edu

University of Houston On Line Catalog
http://info.lib.uh.edu/guides/iii.htm#lcsh.htm
O catálogo on line da Universidade de Houston, Texas, nos Estados Unidos, oferece o acervo das várias bibliotecas da universidade (entre elas a bibliotecas M.D. Anderson, Arquitetura & Arte, Música, e a do campus do centro da cidade). Os itens disponíveis incluem livros, jornais e revistas, documentos governamentais, microfichas e áudio e video tapes. Para acessar o acervo, link UH Library Catalog. A busca pode ser feita por autor, título ou tópico - o tópico cultural studies recupera uma boa quantidade de data.
Contato: gmhoffmann@uh.edu

VAWnet Library
http://www.vawnet.org/
Esta biblioteca faz parte da Penssylvania Coalition Agaisnt Domestic Violence - PCADV e da National Resources Center on Domestic Violence - NSVCR, nos Estados Unidos. Oferece materiais para pesquisa sobre a violência doméstica e abusos sexuais contra mulheres e crianças. Oferece pesquisas neste assunto.
Contato: ndvh@ndvh.org

Virginia Baldwin Orwig Music Library. Brown University
http://www.brown.edu/Facilities/University_Library/general/libraries/orwig.html
Essa biblioteca musical da Brown University oferece livros sobre música, partituras, periódicos, gravações, vídeos e microfilmes. Os livros e as partituras podem circular fora da biblioteca.
Contato: orwig@brown.edu

Walter P. Reuther Library. College of Urban, Labor and Metropolitan Affairs. Wayne State University
http://www.reuther.wayne.edu/reuther.html
Esta biblioteca do College of Urban, Labor and Metropolitan Affairs da Wayne State University (Detroit, Michigan), acumula os arquivos universitários de Trabalho e Questões Urbanas. Os arquivos oferecem mais de 20.000 publicações, além de mais de 250.000 fotografias e mais de 20.000 filmes na coleção de áudio-visual, que documenta o movimento trabalhista americano, com uma ênfase especial à cidade de Detroit.
Contato: mosmith@cms.cc.wayne.edu

West Library. George A. Smathers Libraries. University of Florida
http://www.uflib.ufl.edu/west.html
A West Library pertence a George A. Smathers Libraries da University of Florida e armazena uma vasta coleção de Humanidades e Ciências Sociais e a coleção de Documentos Governamentais.
Contato: libref@nervm.nerdc.ufl.edu

Youngstown Historical Center of Industry and Labor
http://www.ohiohistory.org/places/youngst/
O centro abriga parte do acervo do Ohio Historical Society, organização localizada em Youngstown dedicada a promover estudos históricos e arqueológicos, especialmente em Ohio. O centro divulga material sobre o impacto da indústria do ferro e do aço nas comunidades de Youngstown e arredores. Exposições permanentes reconstróem cenas da vida operária através de fotografias, vídeos, artefatos. O arquivo da entidade guarda manuscritos de trabalhadores, de companhias e organizações sindicais.
Contato: http://www.ohiohistory.org/contact.html


FRANÇA

Bibliothèque Nationale de France
http://www.bnf.fr/
Foi criada em 1368 por Charles V como sua biblioteca pessoal. Seu acervo possui cerca de 10 milhões de volumes, incluindo uma coleção de 200 mil livros raros. O site disponibiliza catálogo online, permite visitar exibições virtuais e oferece link para a Biblioteca Digital, que possui cerca de 100 mil imagens digitalizadas de livros e materiais gráficos do acervo. Exibe versão em inglês que oferece uma exposição digital.
Contato: webmaster@ccfr.bnf.fr


GALES

The National Library of Wales
http://www.llgc.org.uk/
Desde 1911, ela coleciona todo material impresso publicado na Grã-Bretanha e na Irlanda, além de ter em seu acervo uma enorme coleção vinda de Gales e outros países Celtas. O site disponibiliza catálogo online dividido por Materiais Impressos e Materiais não-Impressos, que apresenta grande número de imagens digitalizadas, e exibições virtuais. Oferece ainda detalhes sobre as diversas coleções que compõem a biblioteca, como a de Som e Imagem em Movimento, onde trechos de gravações históricas podem ser vistas e ouvidas.
Contato: holi@llgc.org.uk


GUATEMALA

Biblioteca Nacional de Guatemala "Luis Cardoza y Aragón
http://www.biblionet.edu.gt/
A Biblioteca Nacional da Guatemala, foi fundada em 1876. É o centro depositário do acervo documental tanto nacional como internacional. Tem a responsabilidade de preservar, organizar e difundir todo esse patrimônio bibliográfico. O seu acervo conta aproximadamente com 400.000 volumes de obras, entre as coleções mais importantes estão: as de obras raras, a coleção Valenzuela, coleção Juan Jose Arévalo e a coleção de bibliografia guatemalteca. A biblioteca não disponibiliza on line a sua coleção.
Contato: apalma@biblionet.edu.gt


HOLANDA

National Library of the Netherlands
http://www.kb.nl/index-en.html
Fundada em 1798, seu acervo contém 2 milhões de volumes, sendo que grande parte trata da história cultural holandesa. O site disponibiliza catálogo online dividido por categoria ou disciplina, detalhes sobre as coleções que compõem a biblioteca e exibição digital. Pode também ser visitado em sua língua original.
Contato: info@kb.nl


INGLATERRA

Albert Sloman Library. Essex University
http://libwww.essex.ac.uk
A Albert Sloman Library da Essex University, oferece um rico acervo de coleções em assuntos como Direitos Humanos, Documentos Governamentais Britânicos e uma dos mais completos acervos de estudos latino-americanos da Europa, com mais de 65 000 livros e 1450 periódicos.
Contato: chrisa@essex.ac.uk

The British Columbia Digital Library
http://bcdlib.tc.ca/
A biblioteca digital é patrocinada pela British Columbia Community Networks Association - BCCNA, na Inglaterra. Apresenta seus objetivos, dentre eles a produção e o armazenamento de conteúdo digital. Oferece links relacionados a bibliotecas digitais, como: diretórios, guias, portais e ferramentas de busca, coleções por título, instituição, assunto e livros eletrônicos.
Contato: mattison@victoria.tc.ca

Kate Sharpley Library - KSL
http://www.katesharpleylibrary.net/
Criada em 1981 em Londres, mantida pelo Institute for Anarchist Studies, a Kate Sharpley Library and Documentation Centre compreende um acervo com milhares de panfletos, livros, jornais, periódicos, manuscritos inéditos, monografias, ensaios e etc, em mais de vinte línguas, sobre o movimento anarquista nesse século. A coleção homenageia Kate Sharpley, militante anarquista e pacifista que viveu durante a Primeira Guerra Mundial. A KSL edita um boletim, em inglês, de estudos anarquistas, disponibilizando os textos na íntegra.
Contato: webmaster@katesharpleylibrary.net

Manchester Information & Associated Services - MIMAS
http://www.mimas.ac.uk/
O Departamento de Computação da University of Manchester, na Inglaterrra possui um conjunto de serviços de informação denominado MIMAS , que oferece online as seguintes opções para pesquisa: COPAC: acesso livre para os catálogos unificados de algumas das maiores bibliotecas de pesquisa universitárias no Reino Unido e Irlanda. Os registros são desenvolvidos pelo Consórcio de Bibliotecas de Pesquisa Universitárias, NESLI: Serviço Eletrônico Nacional de Licenciamento, oferecendo periódicos eletrônicos para a comunidade de ensino superior, JSTOR: arquivo digital que dá acesso aos textos completos de periódicos, CrossFire, publicações eletrônicas, ISI Web of Science Service para o Reino Unido: Índice de Citação da Ciência, Índice de Citação de Ciências Sociais e Artes & Índice de Citação de Ciências Humanas e serviços relacionados, entre outras bases de dados.
Contato: info@mimas.ac.uk

Oxford University Libraries on line Catalog
http://www.lib.ox.ac.uk/olis/
A Universidade de Oxford na Inglaterra mantem um extenso e diversificado sistema de bibliotecas, com um rico acervo dividido entre mais de 100 unidades individuais. Estas unidades se dividem em quatro categorias: bibliotecas centrais (Bodleian, Taylor, Ashmolean), bibliotecas de outras faculdades, bibliotecas de departamentos e College libraries (estas últimas são maioria, com apenas um ou dois empregados). A página dá acesso ao acervo geral, via telnet, e também oferece todas as informações para o uso do sistema telnet (OLIS) e para a busca de informações.
Contato: everard.robinson@las.ox.ac.uk


IRLANDA

National Library of Ireland
http://www.nli.ie/
Seu acervo possui livros, manuscritos e materiais ilustrados. O site oferece detalhes sobre as coleções que compõem a biblioteca, exibições online e link para o Arquivo Nacional Fotográfico. Disponibiliza catálogo online dividido por categorias, sendo que as categorias Pinturas e Desenhos e Fotografias têm parte de suas coleções digitalizadas e disponíveis online.
Contato: info@nli.ie


ISRAEL

Jewish National and University Library
http://jnul.huji.ac.il/
Fundada em 1892, serve como três propósitos: ser a Biblioteca Nacional de Israel, a Biblioteca Nacional do Povo Judeu e a Biblioteca Central da Hebrew University. O site disponibiliza catálogo online e detalhes sobre as coleções que compõem a biblioteca, entre as quais se destacam os Arquivos de Albert Einstein.
Contato: reference@savion.huji.ac.il


ITÁLIA

Biblioteca Nazionale Marciana
http://marciana.venezia.sbn.it/
A biblioteca localizada em Veneza, conta com aproximadamente um milhão de volumes, 13.000 manuscritos, 2.883 incunábulos, miniaturas, entre outras raridades. Possui coleções sobre: a cultura gregas, a civilização oriental, a cultura italiana e muito mais. Oferece links para: publicações da biblioteca, catálogo, atividades e eventos, recursos de pesquisa na rede e informativos.
Contato: biblioteca@marciana.venezia.sbn.it

Sistema Bibliotecario di Ateneo - S.B.A.
http://www.sba.unige.it
O Sistema de Bibliotecas da Universidade de Genova (Sistema Bibliotecário de Ateneo - S.B.A.) foi ajustado a fim de racionalizar, melhorar e desenvolver serviços da Biblioteca da Universidade de Genova. O S.B.A. é constituído por 14 Centros de Serviços Bibliotecários (Centri di Servizio Bibliotecario - C.S.B.), que refletem as faculdades e as áreas culturais atuais na Universidade de Genova e coletam o material bibliográfico, organizam serviços para usuários, promovem o relacionamento com outras organizações culturais. Um comitê (Coordinamento por o il Sistema Bibliotecario di Ateneo - C.S.B.A.) elaboram os projetos e coordenam as Bibliotecas. O catálogo on line é controlado no Centro Servizi Informatici e Telematici di Ateneo (C.S.I.T.A.). Possui Catálogos de Consulta Automatizado e Bases de Dados Bibliográficas on line da Universidade. Disponibiliza versão em inglês.
Contato: federica@unige.it


JAMAICA

National Library of Jamaica
http://www.nlj.org.jm/
É originária da antiga West India Reference Library, fundada em 1894. O site disponibiliza umabibliografia sobre Bob Marley, que é uma das coleções que compõem a biblioteca, e oferece link para outras páginas do cantor, onde se pode ouvir algumas de suas músicas, por exemplo. O site oferece também link para uma biblioteca virtual, onde se pode buscar qualquer página produzida na Jamaica e/ou nas Ilhas do Caribe.
Contato: nlj@infochan.com


MÉXICO

Biblioteca Magna Universitária Raúl Rangel Frías. Universidad Autónoma de Nuevo León
http://www.bcms.uanl.mx
A Biblioteca Magna Universitária Raúl Frías da Universidad Autonoma Nuevo León, possui um acervo bibliográfico e eletrônico com aproximadamente 62 mil volumes. Integra seu acervo documental, materiais audiovisuais, computacionais e de telecomunicações. Proporciona serviços especializados em informação e documentação. O site disponibiliza catálogo on line, via telnet, com um sistema de busca por autor, título, assunto e palavra chave.
Contato: cportale@ccr.dsi.uanl.mx

Biblioteca Nacional de Antropologia e Historia
http://www.arts-history.mx/bnah.html
A Biblioteca Nacional de Antroplogia e História foi inaugurada, em 22 de dezembro de 1888, no México. Tem como objetivo principal apoiar a investigação, conservação , restauração e difusão da cultura mexicana. Possui um rico acervo que cobre as áreas de arqueologia, antropologia e história, assim como , lingüística, etnologia, etnohistória e áreas afins. Oferece para pesquisa o seu Arquivo Histórico, Hemeroteca Histórica e Documentos Pictográficos.
Contato: ciejuare@juarez.ciesas.edu.mx

Biblioteca Nacional de México
http://biblional.bibliog.unam.mx/bib01.html
A Biblioteca Nacional do México foi criada em 1833. Possui obras raras e incunábulos, manuscritos, livros, periódicos, mapas, discos e vídeos. O catálogo está disponível Via Telnet. Oferece links para várias bibliotecas do México e para bibliotecas nacionais de outros países.
Contato: villagol@biblional.bibliog.unam.mx

Biblioteca. Universidad de las Americas - Puebla - UDLAP
http://biblio.pue.udlap.mx/
A Biblioteca faz parte da Universidad de las Americas-Puebla e está localizada no México. Possui em seu acervo coleções de jornais, folhetos, bases de dados em diversas áreas do conhecimento, obras raras, hemeroteca, mapoteca, microfilmes, obras gerais e de referência, periódicos e teses. Disponibiliza consulta ao catálogo de livros e revistas, por autor, título e assunto, obras on line, serviços digitalizados e índice para algumas bases de dados.
Contato: alfredo@mail.pue.udlap.mx

Catálogo on line de la Universidad Nacional Autonoma de Mexico - UNAM
http://132.248.67.110:4500/ALEPH/SPA/XXX/spa-lib-list
Catálogo on line do acervo bibliográfico da UNAM, com um sistema de busca por autor, título, tema ou palavra chave. O site não disponibiliza nenhuma informação sobre o acervo, mas uma busca geral indica vasta quantidade de material de interesse para os estudos culturais.
Contato: http://www.unam.mx/rectoria/htm/opinion.html

The Mexican-American War Memorial Homepage
A homepage documenta com textos e ilustrações o conflito entre o México e os Estados Unidos ocorrido entre os anos de 1846-1848. A criação deste site é resultado da colaboração entre o Instituto de Investigaciones Estéticas e o Instituto de Investigaciones Históricas, ambos da Universidade Autónoma de México. Disponibiliza links a fins.
Contato: salinas@servidor.unam.mx


NICARÁGUA

Biblioteca José Coronel Urtecho. Universidad Centroamericana - UCA
http://www.uca.edu.ni/biblioteca/
A Biblioteca faz parte da Universidad Centroamericana, localizada na Nicarágua. A sua coleção está em torno de 45.000 títulos e 86.000 volumes, nas áreas de ciências humanas e sociais, e também na tecnológica. Disponibiliza on line o catálogo de busca por autor, título e assunto. Oferece link para novas aquisições e para sites de interesse.
Contato: mgarcia@ns.uca.edu.ni


NOVA ZELÂNDIA

National Library of New Zealand
http://www.natlib.govt.nz/
Criada em 1965, possui variadas coleções de materiais e abriga a Alexander Turnbull Library, que inclui em seu acervo livros, fotos, cartas, mapas, desenhos, músicas e gravações sonoras que contam a história do país e dos países do Pacífico. O site disponibiliza catálogo online e coleções digitais, incluindo index de jornais antigos e atuais que circulam na Nova Zelândia. Permite saber os eventos e exibições que estão na biblioteca e as coleções que a compõem.
Contato: information@natlib.govt.nz


PANAMÁ

Fundación Biblioteca Nacional de Panamá
http://www.binal.ac.pa/
A Biblioteca Nacional do Panamá integra em seu acervo toda a memória cultural do país. Possui livros, revistas, teses, obras de instituições, artigos científicos e artísticos, partituras musicais, audiovisais, catálogos de exposições, fotografias, projetos arquitetônicos, mapas e outros materiais importantes para a preservação da identidade panamenha. Disponibiliza biografias panamenhas, catálogo online, coleções e eventos da biblioteca.
Contato: infobinal@binal.ac.pa


PERU

Biblioteca Central - Pontificia Universidad Católica del Perú - PUCP
http://caliope.pucp.edu.pe:160/
A Biblioteca Central faz parte da Pontificia Universidad Católica del Perú e possui cerca de 90.000 títulos de livros e revistas distribuídas entre as 8 bibliotecas da PUCP. Disponibiliza o seu catálogo on line e a busca pode ser feita por: palavra ou frase, combinações, autor, título, assunto e publicação periódica.
Contato: udea@pucp.edu.pe

Biblioteca Nacional del Perú
http://www.binape.gob.pe/
A biblioteca foi fundada em 1821, por Don José de San Martín, no Peru. Possui informação em rede permitindo ao usuário o acesso às bases de dados das coleções na própria biblioteca. O acervo é composto de obras de ciência, literatura peruana, humanidades, revistas, e etc. As coleções estão divididas em: coleções de obras raras e coleções particulares. Dispõe de sala de leitura e de referência, sala de materiais especiais, sala de organizações internacionais e publicações oficiais, hemeroteca, mapoteca, sala de música e arquivo da palavra.
Contato: jefatura@binape.gob.pe

Centro de Documentación sobre la Mujer - CENDOC-MUJER
http://ekeko2.rcp.net.pe/cendoc-mujer/
Criado em 1979 por uma organização de mulheres sem fins lucrativos, surgiu para atender duas necessidades básicas da época: despertar a busca da expressão pelas mulheres e estimular as relações sociais entre as mesmas através da divulgação de informações que discutem o universo feminino sob a ótica de temáticas como: violência, sexualidade, saúde, trabalho, identidade, entre outros aspectos. O CENDOC-Mujer trabalha em quatro grandes áreas: político-cultural, bibliográfica, investigação e educação e desenvolvimento industrial. O Centro tem publicações próprias e seu site oferece informações sobre a base de dados Clío, que reúne itens relacionados a história da mulher peruana.
Contato: consultas@cendoc-mujer.org.pe


PORTO RICO

Sistema de Bibliotecas. Universidad de Puerto Rico
http://rrpac.upr.clu.edu:9090/~sisbib/
O Sistema de Bibliotecas faz parte da Universidad de Puerto Rico, promove todos os materiais informativos necessários para a investigação e pesquisa da comunidade acadêmica. Este Sistema está envolvido em programas e projetos de interesse histórico, social e cultural. Atualmente desenvolve o Projeto de Digitalização de Imagens da Coleção de Fotos do Periódico El Mundo. Seus recursos informativos/coleções, ultrapassam a 4 milhões de peças, icluíndo livros, revistas, mapas, periódicos, gravações, partituras musicais, microfilmes, folhetos, vídeos, entre outros. O acesso a esse Sistema pode ser feito através do Catálogo on line, que possibilita acessar os recursos de todas as bibliotecas das unidades acadêmicas desta Universidade.
Contato: afelici@upracd.upr.clu.edu

Sistema de Centros de Acesso a la Información. Unviversidad Interamericana de Puerto Rico
http://cai.inter.edu/
O Centro de Acesso a Informação faz parte da Unviversidad Interamericana de Puerto Rico. Disponibiliza buscas nas Bases Virtuales de Información e no Catálogo Público Unicorn, nas áreas de ciências humanas e sociais.
Contato: webmaster@inter.edu


PORTUGAL

Biblioteca Geral. Universidade Coimbra
http://www.uc.pt/BGUC/
A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra divide-se por dois edifícios, um dos quais, a Biblioteca Joanina, construída no séc. XVIII. Reúne um rico conjunto bibliográfico constituído por obras impressas do séc. XVI aos finais do séc. XVIII. A Biblioteca possui os seguintes acervos: Raros; Manuscritos; Impressos musicais; Colecção de Miscelâneas; Biblioteca do Colégio de São Pedro (séc. XVI a XIX); Livraria do Visconde da Trindade, colecções de Mapas, Estampas, Moedas, Medalhas, Ex-libris. A Base de Dados do Sistema Integrado de Informação Bibliográfica da Universidade de Coimbra (SIIB/UC), cujo catálogo pode ser acessado via telnet e WWW, podem ser consultados on line por autor, título e assunto através do OPAC.
Contato: bguc@cygnus.ci.uc.pt

Biblioteca Nacional de Portugal
http://www.bn.pt/
Situada em Lisboa, o acervo da Biblioteca Nacional teve origem na livraria da Real Mesa Censória e foi sendo acrescentado com sucessivas doações e aquisições. Suas principais coleções são as Monografias, cuja maior seção é a de Literatura, Língua, Manuscritos, Impressos, Arquivos e Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea (com documentos de importantes escritores e políticos portugueses deste século); Cartografia, Iconografia e Música. O site disponibiliza link para a Biblioteca Nacional Digital, oferecendo várias obras digitalizadas para a pesquisa.
Contato: webmaster@bn.pt

Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação - BOCC
http://bocc.ubi.pt/
A Biblioteca On line portuguesa de Comunicação disponibiliza textos de pesquisadores do mundo inteiro, principalmente na área de comunicação. O responsável pela biblioteca é o Professor António Fidalgo, da Universidade da Beira Interior - UBI, Lisboa. Oferece pesquisa por: autor, título, escola, ano e área temática.
Contato: fidalgo@ubi.pt

Centro de Documentação 25 de Abril. Universidade de Coimbra
http://www.ci.uc.pt/cd25a/25ahome.html
Criado no âmbito da Reitoria da Universidade de Coimbra em Dezembro de 1984, o Centro de Documentação 25 de Abril visa recuperar, organizar e pôr à disposição da investigação científica o valioso material documental disperso pelo país e estrangeiro, sobre a transição democrática portuguesa: o 25 de Abril de 1974, os acontecimentos preparatórios e as suas principais consequências. O catálogo da biblioteca está disponível on line, através do Sistema Sirius, como também, o Arquivo Eletrônico da Democracia Portuguesa.
Contato: ucd25A@gemini.ci.uc.pt


REINO UNIDO

The British Library
http://www.bl.uk/
Fundada em 1973, tem importantes volumes vindos da biblioteca do British Museum, que data de 1753. Sua coleção tem mais de 10 milhões de livros e 50 mil jornais e periódicos. O site oferece detalhes sobre as diversas coleções que estão na biblioteca, como a Britânica e a Irlandesa, do Leste Europeu, da Índia e Oriente, do Oeste Europeu (Alemanha, França, Itália, Grécia). Disponibiliza links para a Magna Carta e para The British Library Public Catalogue, onde se tem acesso ao catálogo de livros da biblioteca e se pode fazer pedidos de documentos. Oferece também catálogo online de manuscritos e jornais de toda parte do mundo.
Contato: webeditor@bl.uk

British Library of Political & Economic Science - London School of Economics and Political Science
http://www.blpes.lse.ac.uk/
A Biblioteca foi criada em 1896 com recursos públicos por iniciativa de Sidney Webb. Embora pertença a London School of Economics and Political science - LSE, suas coleções, em razão de sua magnitude, servem à pesquisa científica a nível nacional. Seu acervo monta a mais de um milhão de volumes e cerca de 28 mil periódicos, cobrindo áreas como antropologia, economia, governo, relações internacionais e sociologia, entre outras. A página aceita consultas ao catálogo e o acesso, mediante autorização, à biblioteca eletrônica.
Contato: k.bedwell@lse.ac.uk


RÚSSIA

The National Library of Russia
http://www.nlr.ru:8101/eng/
Fundada em 1796 por Catherine II, abriga mais de 32 milhões de itens, sendo 6 milhões em língua estrangeira. O site disponibiliza catálogo online, descrição das coleções que compõem a biblioteca e oferece exposições online . O site também pode ser visitado em sua língua original.
Contato: english@nlr.ru


SUÉCIA

Centro de Documentación Mapuche, Ñuke Mapu
http://www.soc.uu.se/mapuche/
O centro de documentação é especializado na comunidade indígena do Chile . Ele está "abrigado" no Departamento de Sociologia da Universidad de Uppsala, na Suécia. Oferece materiais de consulta e estudo, linhas de investigação sobre a realidade social, política, cultural e intelectual do povo mapuche. Disponibiliza as comunidades e organizações, publicações, debates, projetos, cultura, índios americanos e links sobre os mapuches.
Contato: jorge.calbucura@soc.uu.se

National Library of Sweden. The Royal Library
http://www.kb.se/ENG/kbstart.htm
A Royal Library, fundada em 1661, só se tornou um departamento de serviço civil independente em 1877. O site disponibiliza catálogo online, base de dados das bibliotecas suecas, descrição das exposições, incluindo exibição digital de algumas delas, e das coleções que compõem a biblioteca. Oferece um tour virtual e pode ser visitado em sua língua original.
Contato: kungl.biblioteket@kb.se


TRINIDAD E TOBAGO

Trinidad and Tobago National Library and Information System Authority
http://www.nalis.gov.tt/
Criada em 1980, a Biblioteca Nacional de Trinidad e Tobago é composta por quatro divisões: Bibliotecas Públicas, Rede de Informação, Recursos Humanos e Herança Nacional. O site disponibiliza catálogo online, bibliografia dividida por assunto e notícias de jornais, que podem ser acessadas pelo nome do jornal, data, repórter ou assunto. Oferece link para página que fala da cultura do país.
Contato: nalis@nalis.gov.tt


TURQUIA

Turkish National Library
http://web.mkutup.gov.tr/index-eng.html
A biblioteca nacional da Turquia foi fundada em 1946. Disponibiliza o seu catálogo Via Telnet, base de dados, bibliografia de artigos de periódicos, bibliotecas turcas e bibliotecas nacionais de vários países. Disponível também no idioma nacional.
Contato: okuyucu@mkutup.gov.tr


VENEZUELA

Biblioteca Nacional de Venezuela
http://www.bnv.bib.ve/
A Biblioteca Nacional da Venezuela foi criada em 1833. Ela é responsável pela preservação e divulgação de todo o acervo documental do país. Possui a seção de livros raros e manuscritos, em torno de 78.141 títulos, 115.160 volumes de raridades e curiosidades e estão disponíveis no Catálogo Automatizado da Biblioteca, disponibiliza também o arquivo audiovisual, com cartografias e obras gerais, cinema e vídeo, fotografias, música e arquivo oral e a Base de Dados com aproximadamente 2,5 milhões de registros disponíveis para consulta.
Contato: http://www.bnv.bib.ve/e-mail.htm


FONTES DE REFERÊNCIA
Academic Libraries & Information Networks in Latin America
http://lanic.utexas.edu/la/region/library/index.html
O site oferece links para várias bibliotecas da América Latina. Produzido pela Universidade do Texas, em Austin. Disponibiliza versão em português e espanhol.
Contato: info@lanic.utexas.edu

Biblioteca. Instituto Brasileiro de Tecnologia Educacional - IBTE
http://www.ibte.net/ibte/menu_esq/Bibliotecas/bibliotecas.htm#
A Biblioteca virtual do Instituto Brasileiro de Tecnologia Educacional - IBTE, localizada no Estado do Ceará, oferece uma lista de bibliotecas brasileiras divididas por estado.
Contato: mailto:ibte@ibte.org.br

Bibliotecas Digitais
http://www.cglobal.pucrs.br/bibdigital/bib/bibli.htm
O site faz parte da homepage do Laboratório de Bibliotecas Digitais, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Disponibiliza uma vasta relação de bibliotecas: nacionais, universitárias, públicas e virtuais.
Contato: omer@cglobal.pucrs.br

Bibliotecas españolas ... por Comunidades Autónomas
http://exlibris.usal.es/bibesp/comun/
O site é um diretório hipertextual de bibliotecas espanholas, organizadas por regiões, foi elaborado por José Antonio Merlo Vega, professor do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Universidad de Salamanca, Espanha.
Contato: merlo@gugu.usal.es

Bibliotecas Nacionales del Mundo. Universidad de El Salvador
http://virtual.ues.edu.sv/ref/
O site faz parte da Biblioteca Virtual da Universidade de El Salvador. Disponibilza uma relação de Bibliotecas Nacionais de vários países.
Contato: carlos@biblio.ues.edu.sv

Bibliotecas no Brasil - UFSC On-Line
http://www.ufsc.br/expl/biblibrasil.html
O site faz parte da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Disponibiliza links para várias bibliotecas brasileiras.
Contato: agecom@agecom.ufsc.br

Bibliotecas no Mundo - UFSC On-Line
http://www.ufsc.br/expl/biblimundo.html
O site faz parte da Universidade Federal de Santa Catarina. Oferece links para bilbiotecas de vários países.
Contato: agecom@agecom.ufsc.br

Biblioteche Italiane. Sistema Bibliotecario del Politecnico di Torino
http://wwwbiblio.polito.it/it/documentazione/biblioit.html
O site faz parte da homepage Sistema Bibliotecario del Politecnico di Torino, na Itália. Disponibiliza uma relação de bibliotecas italianas separadas por regiões e biliotecas internacionais separadas por país.
Contato: Webmaster@wwwbiblio.polito.it

Cadastro de Bibliotecas Brasileiras
http://www.unicamp.br/bc/cadbib.htm
Página da Universidade de Campinas (UNICAMP) que busca oferecer o cadastro de todas as biblitotecas brasileiras. A página está dividida por estados. Sem oferecer links para home pages (que na maioria dos casos não existe), o cadastro oferece o nome das bibliotecas, seu endereço, telefone e e-mail, assim como o nome do diretor/reitor da instituição e do bibliotecário responsável. Muito útil.
Contato: bidsp@turing.unicamp.br

Catalogos de las Bibliotecas Publicas del Estado
http://www.mcu.es/bpe/bpe.html
Este catálogo oferece um índice de bibliotecas públicas e de bases de dados espanholas que estão acessíveis via rede. Este site está hospedado na homepage da Secretaría de Estado de Cultura da Espanha.
Contato: informa.admini@sgt.mcu.es

Diretório das Bibliotecas da UFRJ
http://www.ufrj.br/sibi/html/guia.html
A Universidade Federal do Rio de Janeiro mantêm uma série de bibliotecas. Este Guia apresenta a relação completa de todas elas, divididas pelos centros universitários a que pertencem. Estão disponíveis informações sobre o acervo e sua especialização, assim como o endereço, telefone e o bibliotecário responsável. Para o pesquisador na área de estudos culturais, as bibliotecas mais relevantes são a Central, que além de ter seu próprio acervo atua como fonte de informação e orientação para o usuário, e as bibliotecas dos centros de Filosofia e Ciências Humanas, de Letras e Artes e do Forum de Ciência e Cultura.
Contato: chantal@forum.ufrj.br

Guia de Bibliotecas no Brasil e no Mundo
http://www.biblioteca.ufrgs.br/2_guia.htm
Excelente guia com links para diversas bibliotecas internacionais, mas principalmente brasileiras. A página pertence a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi produzido por Gisele Flores (editor) com a importante colaboração de bolsistas da Escola Técnica. A página também disponibiliza links para alguns centros de pesquisa sobre o Brasil no exterior e um guia para museus.
Contato: biblioteca@bc.ufrgs.br

Guia de Bibliotecas Universitárias Brasileiras na Internet
http://www.geocities.com/Athens/Crete/9883/index.html
O Guia de Bibliotecas Universitárias Brasileiras na Internet, divulga as bibliotecas de ensino superior do país, foi organizado e elaborado por Rodney Zorzo Eloy, da Faculdades Teresa Martin, em São Paulo. Tem como objetivos ser um instrumento de referência e pesquisa, de intercâmbio interbibliotecário divulgando informações e serviços que cada instituição presta aos clientes, colocando à disposição de pesquisadores e da comunidade acadêmica um produto que vai facilitar o acesso às informações para usuários da área a que se destinam. As informações foram coletadas através dos muitos "sites" de bibliotecas e informações adicionais através de correio eletrônico.
Contato: guiabr@altavista.net

Judaica Libraries and Archives on the Web
http://www.amherst.edu/~edstarr/judlibs.html#about
Esta home page foi criada para servir como fonte de referência e pesquisa nas páginas da Web, dando ênfase especial nas coleções judaicas, encotradas em bibliotecas e arquivos de vários países, especializados neste assunto. O autor espera que os todos os povos e todas as crenças encontrem aqui um recurso útil e rico para que possam aprender mais sobre as coleções judaicas, as instituições culturais que abrigam a cultura, história e a literatura do povo judeu.
Contato: edstarr@clark.net

Library & Information Science: Web Accessible National and Major Libraries
http://www.ifla.org/II/natlibs.htm
Este site faz parte da International Federation of Library Associations and Institutions - IFLA. Oferece links para bibliotecas nacionais de várias partes do mundo.
Contato: IFLANET@ifla.org

Library Catalogues on the World Wide Web
http://library.usask.ca/hywebcat/
Criado por Peter Scott e Doug MacDonald da rede de Bibliotecas da Universidade de Saskatchewan, este site oferece uma vasta lista de bibliotecas com catálogos disponíveis na rede, incluindo as que utilizam recursos Z39,50, telnet e outros. As bibliotecas estão disponibilizadas por região geográfica (continentes e países), tipo (forças armadas, universidades, consortia, governamentais, colegiais, medicina, advocacia, públicas, religiosas, especiais e de tipo desconhecido) e também por tipo de recurso utilizado para seu acesso.
Contato: scottp@moondog.usask.ca

Library of Congress Search Catalogs
http://lcweb.loc.gov/z3950/gateway.html#other
Página da Biblioteca do Congresso Americano que oferece acesso gateway não apenas ao catálogo da própria LC (Library of Congress) mas também ao catálogo de centenas de outras bibliotecas nos EUA, Canadá e Grã Bretanha. As bibliotecas se encontram em ordem alfabética, e seus links dão acesso direto ao sistema de busca de seu acervo. A página também oferece informação sobre como conduzir buscas simples e avançadas e ensina tudo sobre o Z39.50 Gateway.
Contato: lcweb@loc.gov

LibWeb - Library Servers via WWW
http://sunsite.berkeley.edu/Libweb/
O site é mantido pela University of California, Berkeley, Estados Unidos. Disponibiliza links para bibliotecas de vários países como: Estados Unidos, Europa, África, Ásia, Austrália, Nova Zelândia e Pacífico, Canadá, México, Caribe, América Central e América do Sul.
Contato: tdowling@ohiolink.edu

National Libraries of the World: an Address List
http://www.ifla.org/VI/2/p2/natlibs.htm
O site faz parte da International Federation of Library Associations and Institutions, na Holanda. Oferece uma lista em ordem alfabética de todas as bibliotecas nacionais.
Contato: IFLA@ifla.org

Public Libraries of Europe
http://dspace.dial.pipex.com/town/square/ac940/eurolib.html
O site relaciona várias bibliotecas públicas da Europa, separadas por país, compilado por Sheila and Robert Harden. Oferece também uma lista de bibliotecas temáticas.
Contato: harden@dial.pipex.com

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.