HOME
 
Direitos Humanos e Qualidade de Vida

Organizações nacionais e internacionais que visam a promoção e a defesa dos direitos humanos através de ações voltadas para o controle da violência e redução das desigualdades de acesso aos recursos de áreas vitais como saúde, habitação e alimentação.

ÁFRICA DO SUL | ARGENTINA | AUSTRÁLIA | BRASIL | CANADÁ | COLÔMBIA | COSTA RICA | DINAMARCA | EQUADOR | ESPANHA | ESTADOS UNIDOS | FRANÇA | GUATEMALA | HOLANDA | HONDURAS | INDIA | INGLATERRA | IRLANDA | MÉXICO | PERU | PORTUGAL | SUÍÇA | URUGUAI | ZIMBÁBUE
FONTES DE REFERÊNCIA

ÁFRICA DO SUL

South African Human Rights Commission - SAHRC
http://www.sahrc.org.za/
Instituição, criada em 1996, que visa promover e defender os direitos humanos na África do Sul, trabalhando em parceria com o governo e a sociedade civil. Realiza pesquisas, estudos junto ao parlamento, além de de investigar casos de violação aos direitos humanos, atuando nas áreas de advocacia, economia e direitos socais e educação. O site disponibiliza documentos, publicações, comunicados, arquivos e links para sites afins.
Contato: nlubelwana@sahrc.org.za


ARGENTINA

Familiares de Desaparecidos y Detenidos por Razones Políticas de Córdoba
http://www.nuncamas.org/investig/articulo/cordoba/index.htm
Associação civil sem fins lucrativos criada em meados da década de 70 na cidade de Córdoba, na Argentina. Seu objetivo é lutar contra a impunidade de todos os responsáveis pelo genocídio que deixou mais de 30.000 desaparecidos durante a ditadura militar argentina. A associação trabalha em conjunto com outras organizações de direitos humanos, tais como: Abuelas de Plaza de Mayo, H.I.J.O.S. e oferece links sobre o assunto.
Contato: familiares@arnet.com.ar

Madres de Plaza de Mayo
http://www.madres.org/
Movimento de mães de desaparecidos políticos na Argentina, que começaram a se reunir na Plaza de Mayo em 1977. O site oferece diversas informações, como as atividades desenvolvidas pelo movimento, novidades, publicações, biblioteca, notícias internacionais e eventos.
Contato:
madres@madres.org


AUSTRÁLIA

The Asia Pacific Forum
http://www.asiapacificforum.net/
Este fórum foi criado em 1996 com o objetivo de estimular o diálogo e a cooperação entre os governos e as ONGs da região do Pacífico que visam promover os direitos humanos. O site oferece informações sobre as atividades desenvolvidas pelo fórum, além de disponibilizar notícias, pequenos textoslinks para sites afins.
Contato: apf@asiapacificforum.net

Australian Human Rights and Equal Opportunity Commission
http://www.hreoc.gov.au/
Comissão formada pelo parlamento australiano, criada em 1986, que atua de forma independente do governo, visando investigar atos de discriminação no que se refere a grupos étnicos, cor, religião ou sexo. Atua nas áreas de justiça social, direitos humanos, deficientes físicos, discriminação racial e sexual. O site disponibiliza notícias, artigos, publicações, links para sites afins, informações para professores, estudantes e trabalhadroes. Há também notícias sobre legislação, além de oferecer informações sobre o Human Rights Explained, um guia sobre direitos humanos.
Contato: webfeedback@humanrights.gov.au


BRASIL

Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida - Comitê Rio
http://www.acaodacidadania.com.br/
Oriunda do movimento pela ética na política e liderada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Comitê Rio foi criado, em 1993, para dar suporte legal às atividades de construção da cidadania no estado. O site disponibiliza informações sobre os projetos, notícias, colunas, links para sites afins e ainda mostra como é possível participar. Oferece também link para o site Click Fome, onde basta dar um clique para doar comida paga por patrocinadores.

Action Aid Brasil
http://www.actionaid.org.br/
Organização internacional, sediada em Londres, que veio para o Brasil, em 1999, com o objetivo de contribuir para a melhoria de vida da população, combatendo a pobreza no país. Desenvolve projetos em comunidades de áreas urbanas e rurais. O site disponibiliza informações sobre as publicações editadas pelas sedes inglesa e brasileira, sobre campanhas voltadas para a educação, o debate sobre os transgênicos e para a luta contra o racismo. Traz uma seção explicando como colaborar com a organização.
Contato: actionaid@actionaid.org.br

Anistia Internacional - Brasil
http://www.br.amnesty.org/
Fundada em 1985, a seção da Anistia Internacional no Brasil conta com a participação de grupos locais de trabalho, membros individuais, simpatizantes e colaboradores. Baseada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, seu objetivo é lutar pela defesa dos direitos humanos no mundo todo, através de campanhas e programas como, por exemplo, contra a tortura em prisões internacionais e contra o comércio de armas. O site traz notícias recentes e disponibiliza alguns textos sobre o tema. Inclui versões em outras línguas, como inglês, espanhol e frances.
Contato: http://www.br.amnesty.org/index_contacts.shtml

Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania - CIVES
http://www.cives.org.br/
Associação sem fins lucrativos cuja finalidade Econtribuir para a interação entre empresários visando o desenvolvimento da cidadania, da democracia e a defesa da justiça social e da ética. Para isso, a entidade criou uma Rede Empresarial onde os empresários inscritos recebem publicações, folhetos e convites, e o DataCIVES, um banco de dados com currú€ulos e portfólios de cada sócio com o objetivo de estimular a realização de negócios entre os empresários. O site disponibiliza informativos, temas em debate e links para sites afins.
Contato: cives@cives.org.br

Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids - ABIA
http://www.abiaids.org.br
Criada em 1986, esta ONG além de reunir dados para prevenção e conscientização sobre a epidemia de HIV/AIDS, tem como objetivo a defesa dos direitos civis das pessoas que vivem com HIV/AIDS. O Centro de documentação e Recursos reúne documentos diversos sobre a epidemia. Oferece agenda de eventos sobre o tema e apresenta informes do andamento de trabalhos desenvolvidos pela organização. Disponibiliza artigos e crônicas sobre direitos humanos.
Contato: abia@abiaids.org.br

Associação Comunitária Monte Azul
http://www.monteazul.org.br/
Associação criada, em 1979, na favela Monte Azul na cidade de São Paulo. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, desenvolvendo projetos sociais nas áreas de educação, cultura e saúde. O site disponibiliza publicações, eventos, links para sites afins, além de uma seção explicando como os interessados podem fazer doações para a entidade.
Contato: http://www.monteazul.org.br/portugues/faleconosco.htm

Biblioteca Virtual de Direitos Humanos - Universidade de São Paulo
http://www.direitoshumanos.usp.br/frameset.html
Criada pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo - USP, a biblioteca virtual conta com: textos sobre os Direitos Humanos, elaborados e aprovados por organismos internacionais e ratificados pelo Governo brasileiro; documentos e leis elaboradas pelo sistema Interamericano de Direitos Humanos e pelo Governo brasileiro; referências e textos bibliográficos; pesquisas e material produzidos pela USP sobre o tema; endereços de organismos e entidades que atuam na defesa e a promoção dos Direitos Humanos no Brasil.
Contato: direitoshumanos@usp.br

CARE Brasil
http://www.care.org.br/
Criada no final de 1999, esta organização faz parte da CARE Internacional, fundada no início dos anos 50. Seu objetivo é lutar por uma sociedade mais justa e sem pobreza, ajudando as comunidades carentes através de programas desenvolvidos em diferentes estados do país. O site disponibiliza artigos e links, e divulga publicações, notícias, vídeos, áudios, além de informar como os interessados podem colaborar com a organização.
Contato: pvaldes@br.care.org

Central de Oportunidades
http://www.centraldeoportunidades.com.br/
Instituição de utilidade pública federal, sem fins lucrativos, criada em 1993, por Hebert de Souza, o Betinho, que tem como objetivo a construção de mecanismos de garantia de direitos e inclusão social, combatendo desigualdades e estimulando a participação cidadã. Atua na área de capacitação de jovens para o trabalho, desenvolve e apóia projetos de reinserção familiar e inclusão social, além de prestar assessoria e consultoria a projetos realizados por outros organismos.
Contato: http://www.centraldeoportunidades.com.br/rubrique3336.html?id_rubrique=5

Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis - CDDH
http://www.geocities.com/Athens/Styx/5502/index2.htm
Organização não-governamental, criada em 1979, que tem como objetivo lutar pela garantia dos direitos humanos. O movimento acredita que promovendo uma educação social e política dos direitos humanos é possível fazer do Brasil um país mais democrático. Atua nas áreas de educação, realizando cursos de capacitação, seminários e produzindo textos e vídeos; na área de habitação, acompanhando grupos carentes e colaborando com o Movimento dos Sem Teto, e na área de meio ambiente. O site fala um pouco sobre a luta pelos direitos humanos no decorrer da história, além de disponibilizar fotos do CDDH.
Contato: cddhpet@terra.com.br

Centro de Estudos de Cultura Contemporânea - CEDEC
http://www.cedec.org.br/
Sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 1976, em São Paulo. Seus principais objetivos são o desenvolvimento de pesquisas sobre a realidade brasileira e a sua consolidação como um espaço de debates sobre as principais questões de ordem teórica e prática da atualidade. Seus principais temas de pesquisa são os direitos humanos, a justiça social, a constituição e a consolidação da cidadania, instituições democráticas, e a análise das políticas públicas de corte social. O site mostra suas linhas de pesquisa, publicações e agenda de eventos.
Contato: cedec@eu.ansp.br

Centro de Estudos de Segurança e Cidadania - CESEC. Universidade Candido Mendes - UCAM
http://www.ucamcesec.com.br
Criado em 2000, o projeto da Universidade Cândido Mendes desenvolve atividades de pesquisa destinadas a subsidiar políticas públicas de enfrentamento da criminalidade com respeito aos direitos humanos. O grupo busca uma convergência entre os debates sobre sistema de justiça criminal e as discussões sobre desigualdades, direitos e democracia no Brasil. Junto com instituições de outros países, o centro fundou a Altus - Global Alliance, organização internacional voltada à segurança e à justiça. No site, é possível conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pela instituição, seus livros e boletins publicados. São disponibilizados também artigos, matérias, entrevistas e estatísticas de segurança.
Contato: cesec@candidomendes.edu.br

Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré - CEASM
http://www.ceasm.org.br/
Associação sem fins lucrativos, criada em 1997, pelos moradores do Complexo da Maré. Seu objetivo é proporcionar uma qualidade de vida melhor para a população, atuando nas áreas de educação, cultura, comunicação e trabalho. Entre os programas desenvolvidos, destaca-se o Projeto Mãe Gentil, Programa de Criança e o Pré-Vestibular. Além disso, o site fala um pouco sobre a história do lugar, desde o surgimento até os dias de hoje. Também merece destaque o Observatório da Maré, que tem como finalidade ser um receptor e difusor de informações sobre o bairro, e o jornal O Cidadadão, que trata de questões sociais, educativas e de movimentos culturais.
Contato: ceasm@infolink.com.br

Centro de Justiça Global
http://www.global.org.br/
Organização, fundada em 1999, que visa promover a justiça social e os direitos humanos no Brasil através de pesquisas e relatórios, além de capacitar as organizações brasileiras para atuar em nível internacional. O site disponibiliza notícias, releases, artigos, ações urgentes, e links para sites afins.
Contato: global@global.org.br

Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos - CLAM. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
http://www.clam.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
O CLAM é o resultado de uma parceria entre o Programa de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IMS - UERJ e o Centro da Mulher Peruana Flora Tristán da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, no Peru. Desenvolve pesquisas, capacita profissionais, contribui para a formulação de políticas públicas referentes às questões de saúde , direito, educação e sexualidade. O site divulga: a lista de parceiros, equipe, disponibiliza uma biblioteca com acervo especializado e seminários. Oferece versão em inglês e espanhol.
Contato: clam@ims.uerj.br

Comissão Pastoral da Terra
http://www.cptnac.com.br/
Criada em 1975, tem como objetivo defender os direitos dos camponeses e trabalhadores rurais do Brasil. Para isso, colabora com as iniciativas das Igrejas cristãs e também assessorando sindicatos, associações de pequenos produtores, movimentos sociais e outras iniciativas populares. O site disponibiliza textos, boletins, notícias, publicações, além de falar um pouco sobre os conflitos no campo e as campanhas desenvolvidas pela comissão.
Contato: cptnac@cultura.com.br

Desarme.org
http://www.desarme.org
Trata-se de um portal na internet desenvolvidos pelo Viva Rio e por outras organizações da sociedade civil com a finalidade de difundir informações a respeito do desarmamento e da segurança. O site disponibiliza notícias, galeria de fotos, glossário, links para sites afins, campanhas e publicações.
Contato: info@desarme.org

DHnet Rede de Direitos Humanos e Cultura
http://www.dhnet.org.br/
Portal criado por um grupo de ativistas de direitos humanos do Centro de Estudos, Pesquisa e Ação Cultural - CENARTE - em Natal, no Rio Grande do Norte. A organização desenvolve estudos, pesquisas e ações educativas nas áreas de direitos humanos, comunicação e cultura. O site disponibiliza seções de denúncia, cibercidadania e memória histórica, além de material multimídia - rádio e tv, fórum de discussões e cursos.
Contato: dhnet@dhnet.org.br

Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - FASE
http://www.fase.org.br
Fundada em 1961, a organização não governamental tem como objetivos construir uma sociedade baseada no desenvolvimento sustentável, melhorar o controle social sobre a coisa pública e elaborar maneiras de exigir o cumprimento de direitos para redução das desigualdades. A entidade conta com articulações e parcerias para desenvolver ações nas áreas de infância e adolescência, meio ambiente, além de atuar na defesa dos negros. No site, é possível conhecer mais sobre as ações da instituição, como o Serviço de Análise e Assessoria a Projetos, criado para fortalecer grupos populares de todo o país. Também há a disponibilização de notícias, do acervo da ONG e informações sobre suas publicações.
Contato: http://www.fase.org.br/fale.asp

Fórum Social Mundial - FSM
http://www.forumsocialmundial.org.br/home.asp
Site do fórum, realizado pela primeira vez em 2001, na cidade de Porto Alegre, com o objetivo promover um debate democrático de idéias e articular ações que visem a construção de um mundo mais solidário. Traz a história da criação destes encontros e disponibiliza a programação do FSM de 2003, notícias, documentos dos fóruns de 2001 e 2002, links para sites afins, artigos, eventos, além de uma agenda com as datas dos fóruns temáticos. Oferece versões em inglês, espanhol e francês.
Contato: fsm2003info@uol.com.br

Fundação FEAC - Federação das Entidades Assistenciais de Campinas
http://www.feac.org.br/
Congrega várias entidades sociais que assistem pessoas de diversas idades e condições, com prioridade para a criança e o adolescente de baixa renda da região de Campinas, através de assessoria técnico científica multidisciplinar às entidades filiadas. Trabalham de modo integrado e solidário, em diversas formas e tipos de projetos, que incluem creches, centros comunitários e abrigos de crianças e adolescentes em situação de risco e pessoas na terceira idade. O site oferece notícias e eventos e edições do Jornal FEAC.
Contato: feac@feac.org.br

Fundação Instituto de Direitos Humanos
http://www.idh.org.br/
Fundação localizada na cidade de Salvador cujo objetivo é contribuir para a difusão dos direitos humanos no Brasil. O site disponibiliza documentos, eventos, artigos, sistema de busca e links para sites afins. Além disso, oferece um formulário de cadastro para os estudantes universitários interessados em colaborar com o movimento.
Contato: fundacao@idh.org.br

Fundação Terra
http://www.fundacaoterra.org.br/
Desde sua fundação, em 1984, tenta melhorar as condições de vida dos moradores da rua do lixo, uma favela na periferia de Arcoverde - Pernambuco. A instituição possui vários projetos como um centro de atendimento a gestantes, creche e escolinha, escola primária e profissional, grupo de formação artesanal de renda, centros de recuperação de drogados e asilos de idosos. O site oferece informações sobre como ajudar a entidade.
Contato: funterra@arconet.com.br

O Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS - GAPA. RP. Ribeirão Preto
http://www.gaparp.org.br/
Entidade fundada em 1989, que desenvolve seus projetos na cidade de Ribeirão Preto e tem uma equipe multidisciplinar feita por voluntários. Por ser um dos programas pioneiros no Brasil, seus projetos são bastante abrangentes. O site divulga artigos, entrevistas e uma relação de lugares onde se pode realizar o teste HIV:. Fornece um atual boletim epidemiológico brasileiro, e os endereços de sites das Ongs de interesse no Brasil.
Contato: contato@gaparp.org.br

Grupo de Apoio à Prevenção à Aids - GAPA. Salvador. Bahia
http://www.gapabahia.org.br/princip.html
Criado em 1988, em Salvador, o Gapa/Ba tem por objetivos: promover estratégias educativas para a prevenção da aids, lutar contra a discriminação das pessoas soropositivas ou com aids, reivindicar uma política de saúde para a aids no Brasil e oferecer serviços de apoio às pessoas vivendo com HIV ou AIDS e seus familiares. O site traz informações básicas sobre aids, divulga os serviços oferecidos e as diversas publicações que podem ser adquiridas online. São incentivadas diversas formas de doações ao grupo, através de apoio financeiro ou trabalho voluntário. Além disso, disponibiliza links para sites afins.
Contato: disqueaids@gapabahia.org.br

Grupo Pela Vidda. Rio de Janeiro
http://www.pelavidda.org.br/
Grupo ativista fundado pelo escritor Herbert Daniel, em 1989, que tem como prioridade a defesa dos direitos das pessoas vivendo com HIV ou aids. A homepage oferece informações sobre as atividades do grupo, seus serviços, a agenda semanal e os projetos desenvolvidos. Algumas publicações estão online, como os últimos números do Boletim Pela Vidda, cartilhas e folhetos. Também estão disponíveis os resumos dos Encontros Nacionais de Pessoas Vivendo com HIV e Aids, organizados anualmente pelos Grupos Pela Vidda do Rio de Janeiro e de Niterói.
Contato: gpvrj@pelavidda.org.br

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE
http://www.ibase.br/
Organização não-governamental, criada em 1980, tendo como um de seus co-fundadores e diretores o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Seu objetivo tem sido a democratização da informação para uma sociedade sem miséria, pobreza, desigualdade ou qualquer outra forma de exclusão social. Ao longo de sua trajetória, o Ibase vem trazendo à tona discussões sobre globalização e democracia, desenvolvimento sustentável, responsabilidade social das empresas, inclusão social e segurança alimentar. A homepage traz informações sobre os programas da instituição, além de disponibilizar online o Jornal da Cidadania, a revista Democracia Viva , artigos, uma biblioteca e links para sites afins.
Contato: ibase@ibase.br

Instituto da Cidadania
http://www.institutocidadania.org.br/
Organização civil sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, formada por voluntários. Seu objetivo é lutar pela construção de um Brasil mais justo e mais humano através da ampliação do acesso à educação e da garantia dos direitos da cidadania. O site disponibiliza comunicados, artigos,opiniões dos filiados, fóruns realizados, e links para sites afins. Além disso, publica a Revista Cidadania.
Contato: inscidad@institutocidadania.org.br

Instituto Sou da Paz
http://www.soudapaz.org.br/default.asp
Associação civil sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo, fundada em 1999. Seu objetivo é desenvolver campanhas e projetos para a diminuição da violência no país e lutar pela defesa dos direitos humanos. Entre as ações, destaca-se a campanha pelo desarmamento. O site disponibiliza notícias, Boletim E-Paz, links para sites afins, artigos, o Jornal Sou da Paz, além de explicar como os interesados podem colaborar com a organização.
Contato: soudapaz@soudapaz.org

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST
http://www.mst.org.br/
Desde o final da década de 70, o MST, além de lutar contra o latifúndio no Brasil, tem mantido seus princípios básicos de atuação: movimento de massas autônomo, sem vinculações político-partidárias ou religiosas. O site é um retrato da sua história e das campanhas empreendidas no Brasil. Disponibiliza informativos com notícias do MST, biblioteca, sites indicados, um fórum de discussões e uma seção multimídia com uma galeria de fotos que retratam a realidade cotidiana dos trabalhadores sem terra. O site pode ainda ser visitado em espanhol, inglês, alemão, francês, italiano e sueco.
Contato: semterra@mst.org.br

Movimento Tortura Nunca Mais - Pernambuco
http://www.torturanuncamais.org.br/
Movimento social de defesa dos direitos humanos,criado em 1986, que tem como finalidade a luta pelo resgate da verdadeira história das mortes e dos desaparecimentos durante a ditadura militar no Brasil. O site disponibiliza um texto sobre o golpe militar de 1964 e alguns depoimentos de pessoas que foram torturadas e de familiares de algumas vítimas. Além disso, oferece uma série de publicações, casos de denúncias, eventos e notícias e links para sites afins.
Contato: mtnm@torturanuncamais.org.br

Novamerica
http://www.novamerica.org.br/
Fundada em 1992 e sediada no Rio de Janeiro, a organização reúne pessoas de diversas áreas e de diferentes países latino-americanos. Atua na área de desenvolvimento social e cultural e visa promover o intercâmbio e a cooperação internacional, especialmente na América Latina. O site traz informações sobre os programas que a organização desenvolve, como os de direitos humanos e educação popular. Há um banco de dados sobre direitos humanos, educação e cidadania, que oferece referências bibliográficas sobre os temas. Estão disponíveis os índices da revista Nova América/Nuevamerica e também outras publicações da organização. Traz uma versão em espanhol.
Contato: novamerica@novamerica.org.br

Portal do Voluntário
http://www.portaldovoluntario.org.br
Lançado em 2000 como comemoração do Ano Internacional do Voluntário da ONU, o portal tem como objetivo estimular a prática do voluntariado para a criação de uma sociedade mais participativa e responsável. Para isso, proporciona oportunidades de trabalho voluntário com vários tipos de públicos, em especial crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência. Há ainda uma seção que trata sobre voluntariado, com entrevistas, artigos, reportagens, entre outras coisas. O site também conta com uma biblioteca, divulga diversos eventos e disponibiliza a tecnologia V2V, que cria uma rede social, reunindo voluntários de acordo com suas necessidades e disposição para agir.

Rede Social de Justiça e Direitos Humanos
http://www.social.org.br/
Formada a partir da experiência de trabalho de organizações não-governamentais e movimentos sociais, a instituição tem como objetivo denunciar violações de direitos humanos ocorridas no Brasil. Entre suas ações, estão campanhas contra a impunidade, observação de julgamentos, publicações e intervenções na mídia, entre outras. O site disponibiliza relatórios anuais sobre a questão dos direitos humanos no Brasil, manifestos, denúncias, além de cartilhas que visam à divulgação de informação sobre diversos assuntos.
Contato: rede@social.org.br

Synergos
http://www.synergos.org/
Organização sem fins lucrativos, com sede em Nova York, que visa combater a pobreza e estimular o desenvolvimento econômico e social na América Latina, Ásia e África, trabalhando em parceria com diversas organizações. O site disponibiliza informações sobre suas publicações, links para sites afins, sistema de busca, além de links para o Global Giving Matters - jornal eletrônico - Global Philanthropy - site que tem como finalidade compartilhar informações sobre organizações sociais e filantrópicas - e para o University for a Night.
Contato: synergos@synergos.org

Viva Favela
http://www.vivafavela.com.br/
Criado em 2001, o portal é uma iniciativa do movimento Viva Rio. Seus objetivos são a inclusão digital, a democratização da informação e a redução da desigualdade social. Para isso, atua em duas frentes: facilita o acesso à internet em comunidades de baixa renda, através das Estações Futuro, e produz conteúdo voltado para a realidade das favelas do Rio de Janeiro. A fim de retratar melhor esse universo, sua equipe é formada por jornalistas profissionais e moradores de favelas capacitados para atuar como repórteres e fotógrafos - os "correspondentes comunitários". O portal é formado pela revista Comunidade Viva e por diversas outras seções, como Favela Tem Memória, EcoPop, Clique seu Direito e Beleza Pura. Além disso, disponibiliza informações sobre educação, lazer, esporte, além de serviços e emprego para as comunidades de baixa renda. Os interessados podem se cadastar para adquirir um e-mail do Viva Rio.
Contato: cristiane@vivario.org.br

Viva Rio
http://www.vivario.org.br/
Organização não-governamental, criada em 1993, que desenvolve campanhas de paz e projetos sociais voltados principalmente para os jovens, atuando em várias favelas do Rio de Janeiro sempre em parceria com entidades locais, investindo na educação e buscando a superação da violência. Coordena diferentes projetos nas áreas de segurança pública e direitos humanos; educação; desenvolvimento comunitário; esportes; e meio-ambiente. O site disponibiliza informações sobre as campanhas e como ajudar a entidade.
Contato: vivario@vivario.org.br

WWW.AIDS.ORG.BR
http://www.aids.org.br/
Este site é uma iniciativa do Grupo Pela Vidda/SP, que visa promover a integração das pessoas vivendo com HIV e Aids, o respeito à sua cidadania e também contribuir para a prevenção e o controle da Aids. Disponibiliza informações sobre o tratamento da doença, notícias, eventos, links para sites afins e um memorial em homenagem às pessoas que lutaram pelos direitos dos soropositivos.
Contato: aids@aids.org.br


CANADÁ

Peoples´ Global Action
http://www.nadir.org/nadir/initiativ/agp/
Movimento iniciado em 1998 cujo objetivo é formar uma coordenação mundial de resistência ao mercado globalizado e ao capitalismo. Sua filosofia organizacional é baseada na descentralização e autonomia, além de apoiar a luta dos movimentos sociais no mundo todo. O site disponibiliza notícias, eventos, reportagens, boletins, além de informações sobre vários temas como, por exemplo, imigração, conflitos e gênero. Oferece versões em inglês, espanhol, português, francês, italiano e russo.
Contato: pga@agp.org

Rights & Democracy - International Centre for Human Rights and Democratic Development
http://www.ichrdd.ca/flash.html
Organização internacional criada em 1988, pelo parlamento canadense, com a finalidade de defender e promover os direitos humanos. Apoia e desenvolve programas e projetos voltados para quatro áreas principais: Desenvolvimento Democrático, Direitos da Mulher, Globalização e Direitos Humanos e Direitos dos Povos Indígenas. Um de seus projetos, o Urgent Action, possibilita à entidade apoiar outras iniciativas, organizar campanhas e arrecadar fundos. A instituição premia a cada ano organizações não-governamentais ou pessoas que se destacam na defesa dos direitos humanos com o John Humphrey Freedom Award. Além disso,o site disponibiliza notícias, publicações e links para sites afins. Oferece uma versão em francês.
Contato: ichrdd@ichrdd.ca


COLÔMBIA

Fundación Las Golondrinas
http://www.elcolombiano.com/proyectos/serieselcolombiano/textos/VocesEsperanza/09golondrinas.htm
Notícia do jornal eletrônico El Colombiano sobre a organização não-governamental, fundada em 1997, que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade do bairro de Llanaditas, na cidade de Medellín, desenvolvendo programas de educação, saúde e nutrição e bem-estar social. Entre os projetos, destaca-se o Centro Educativo Camino de Paz que atende 225 crianças marginalizadas e em situação de risco social. Além disso, oferece uma seção explicando como os interessados podem colaborar com a organização.
Contato: correo@lasgolondrinas.org


COSTA RICA

Instituto Interamericano de Derechos Humanos - IIDH
http://www.iidh.ed.cr/
Instituição internacional autônoma criada, em 1980, na Costa Rica. Seu objetivo é promover e consolidar os direitos humanos atuando em três áreas temáticas: educação em direitos humanos, acesso à justiça e participação política. O site disponibiliza um calendário de atividades, boletim informativo, lista de discussões, notícias, publicações e links para sites afins e para algumas comunidades virtuais. Oferece também uma biblioteca com sistema de busca dividido em três categorias: autores, títulos e assunto. Há também uma versão em inglês.
Contato: instituto@iidh.ed.cr


DINAMARCA

Euro-Mediterranean Human Rights Network - EMHRN
http://www.euromedrights.net/
Criada em 1997, este rede, formada por organizações sediadas na região do Mediterrâneo, tem como objetivo apoiar e promover os direitos humanos nessa área, baseando-se na Declaração de Barcelona. O site disponibiliza notícias, documentos, eventos e links para sites afins. Oferece também informações sobre os Civil Forum, cuja finalidade é promover o debate sobre as recomendações propostas pelos países parceiros do Euro-Mediterranean Partnership.
Contato: msp@euromedrights.net


EQUADOR

Agencia Latinoamericana de Información - ALAI
http://alainet.org/index.phtml.es
Organização não-governamental comprometida com a defesa dos direitos humanos e com a democratização dos meios de comunicação de forma a contribuir com o desenvolvimento social da América Latina. O site disponibiliza notícias, publicações e um sistema de busca dividido por temas, além de uma seção especial voltada para as mulheres. Oferece versões em espanhol, inglês e português.
Contato: info@alainet.org


ESPANHA

Asamblea de Cooperación por la Paz - ACP
http://www.acpp.com/
Organização sem fins lucrativos, criada em 1991, com o objetivo de defender os direitos humanos e a paz, contribuindo para a construção de uma Espanha mais justa, democrática e solidária. Desenvolve campanhas e projetos nas áreas de educação, gênero e imigração. O site disponibiliza notícias, documentos, boletins e links para sites afins.

Asociación para la Cooperación con el Sur - ACSUR
http://www.acsur.org/
Organização não-governamental que trabalha no âmbito da cooperação internacional na defesa dos direitos humanos e para contribuir com a melhoria da qualidade de vida em países da América Central e do Sul como Guatemala, México, Honduras e Peru. O site disponibiliza informações sobre os projetos e as campanhas desenvolvidos pela organização, além de publicações, fórum de discussões e notícias.
Contato: acsur@acsur.org

Ayuda en Acción
http://www.ayudaenaccion.org/
Organização não-governamental fundada, em 1981, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças e famílias nos países da América Latina, África e Ásia através de programas, campanhas e de atividades na área de educação. O site disponibiliza notícias, publicações, eventos e uma seção explicando como os interessados podem colaborar.
Contato: ayudaenaccion@ayudaenaccion.org

Centro de Investigación para la Paz - CIP
http://www.fuhem.es/cip/
Instituto de estudos e divulgação criado em 1985 pela Fundación Hogar del Empleado com o objetivo de analisar os conflitos internacionais, desenvolvendo projetos nas áreas de educação e pesquisa. Disponibiliza textos sobre conflitos em vários países do mundo, publicações e notícias. Oferece também um centro de documentação com artigos, boletins e links de interesse. Seus textos tratam também de economia/sociedade e outros temas da atualidade.
Contato: fuhem@fuhem.es

Fundación Familias Unidas
http://www.familiasunidas.org/
Organização sem fins lucrativos com atuação nos países do terceiro mundo como, por exemplo, Colômbia e Nicarágua. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias mais necessitadas. Desenvolve projetos nas áreas de educação, produção, saúde, meio ambiente, além de promover atividades de formação e capacitação. O site disponibiliza na íntegra as revistas publicadas pela fundação, além de vídeos e cartões postais.
Contato: familiasunidas@familiasunidas.org

Instituto de Estudios Políticos para América Latina y África - Iepala
http://www.iepala.es/
Organização não-governamental reunindo profissionais de diferentes práticas e saberes dedicados a estudar as realidades do chamado Terceiro Mundo e as relações entre países ricos e periféricos em seus diversos aspectos. Suas atividades não se limitam a promover estudos acadêmicos, mas a buscar através de acordos de cooperação, caminhos que levem ao desenvolvimento auto-sustentado, enfatizando a solidariedade e o respeito aos direitos humanos.
Contato: www@eurosur.org

Médicos Sin Fronteras
http://www.msf.es/
Criado na França em 1971 por um grupo de médicos que resolveram atuar contra o genocídio de minorias na guerra da secessão em Biafra - Nigéria. Atua desde 1973 atendendo vítimas de catástrofes naturais ou humanas, trabalhando em países que estão constantemente em guerra, sempre visando proporcionar ajuda sanitária e humanitária de urgência e denunciar a violação dos direitos internacionais. No site é possível conhecer mais sobre a história e a atuação do grupo, que possui núcleos por todo o mundo. Disponibiliza as publicações da entidade como a Revista MSF, bibliografias, memórias anuais de suas atuações e notícias.
Contato: info@msf.es


ESTADOS UNIDOS

AIDS Coalition To Unleash Power/ Philadelphia- ACT UP. Philadelphia
http://www.critpath.org/actup/
ONG, criada em 1988, que se direciona no combate a Aids e crítica a atuação das companhias farmacêuticas. É formada pelas minorias - negros, hispânicos, pessoas infectadas pelo vírus HIV,etc.- que lutam a favor dos seus direitos humanos, atuando como parceira na movimentação contra a epidemia da Aids. Desenvolve o projeto FIGHT AIDS IN SUB-SAHARAN AFRICA!, cujo objetivo é minimizar os males provocados pela epidemia do vírus HIV na Africa e outros projetos que focalizam a atuação da legislação norte- americana correspondente aos direitos humanos dos soro- positivos. O site oferece uma relação dos melhores links indicados pelo ACT UP sobre legislação, ações e tratamentos.
Contato: jdavids@critpath.org

AIDS Coalition to Unleash Power/New York - ACT UP. New York
HTTP://www.actupny.org/
Grupo ativista mais antigo na luta contra a aids, é formado basicamente por pessoas soropositivas. Ganhou grande visibilidade por seu posicionamento direto contra a política governamental americana e pela utilização de recursos de teatro e coreografias nas manifestações de rua. A crítica do grupo se estende às indústrias farmacêuticas, com especial atenção à participação de pessoas soropositivas nos protocolos de novos medicamentos e ao monopólio econômico. A homepage possui uma vasta bibliografia sobre o grupo, disponibiliza documentos, informações sobre tratamentos, além de vários links sobre pesquisas com grupos como mulheres e jovens.
Contato: actupny@panix.com

AMERICAS.ORG
http://americas.org/
Este centro foi fundado em 1983 com o objetivo de promover os direitos humanos e a integração econômica entre os países do continente americano. O site disponibiliza notícias, artigos, sistema de busca, informações sobre publicações e vídeos, eventos, além de tratar de temas ligados ao meio ambiente, imigração e globalização.
Contato: info@americas.org

The Center Carter
http://www.cartercenter.org/
Organização sem fins lucrativos, criada no início dos anos 80, pelo ex-presidente americano Jimmy Carter, associada a Emory University localizada na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos. Seu objetivo é lutar pela defesa dos direitos humanos, pela liberdade e pela democracia, baseada em pesquisas e análises. O site disponibiliza informações sobre eventos e notícias, links para sites afins, além de mostrar as atividades realizadas pela entidade em vários países do mundo. Desenvolve programas nas áreas de educação, saúde e paz. Há também uma seção explicando como os interessados podem contribuir.
Contato: carterweb@emory.edu

Center for Justice and International Law - CEJIL
http://www.cejil.org/
Organização de defesa e promoção dos direitos humanos, criada em 1991, nos países do continente americano. Seu objetivo é promover a implementação das normas internacionais de direitos humanos nos países membros da Organização dos Estados Americanos - OEA, através do uso do sistema interamericano de direitos humanos e outros mecanismos de proteção internacional. O site disponibiliza informações sobre os programas desenvolvidos, reportagens, publicações, documentos, notícias e links para sites afins. Oferece versão em espanhol e português.
Contato: info@cejil.org

CIVICUS - World Alliance for Civic Participation.
http://www.civicus.org/new/default.asp
Aliança internacional, criada em 1993, com mais de 650 membros em 110 países. Seu objetivo é fortalecer a sociedade civil e reforçar a idéia de cidadania, estimulando as pessoas a manifestarem suas opiniões diante dos acontecimentos sociais. Entre os programas desenvolvidos pela organização, destacam-se o Civil Society Watch e o Civil Society Index. O site disponibiliza notícias, eventos, publicações, comunicados, links para sites afins e informações sobre livros. Os interessados em receber o e-CIVICUS, publicação online, podem mandar um e-mail para news@civicus.org. Oferece também uma seção explicando como os interessados podem colaborar com a organização.
Contato: lbertin@civicus.org

Comisión Interamericana de Derechos Humanos - CIDH
http://www.cidh.org/
Este órgão, fundado em 1959, faz parte da Organização dos Estados Americanos (OEA). Seu objetivo é promover a defesa dos direitos humanos e atuar na luta contra suas violações nos países da América. O site disponibiliza publicações, documentos, informativos, discursos dos membros da comissão, links para sites afins, um formulário de queixa e comunicados. Oferece versões em espanhol, inglês, francês e em português.
Contato: cidhoea@oas.org

Derechos Human Rights
http://www.derechos.org/
Organização internacional cujo objetivo é lutar pela defesa dos direitos humanos, realizando campanhas no mundo todo. O site disponibiliza textos que tratam de temas como corrupção, liberdade de expressão e impunidade, links para sites afins e uma lista de canais de comunicação, cuja finalidade é discutir assuntos relacionados a direitos humanos. Há também uma seção especial chamada Derechos Café, onde o internauta pode aprender um pouco mais sobre direitos humanos, além de poder contribuir com o movimento. Oferece versões em inglês e espanhol.
Contato: hr@derechos.org

Foundation for International Community Assistance - FINCA
http://www.villagebanking.org/
Fundação, criada em 1984, que visa ajudar famílias pobres através de pequenos empréstimos, no contexto de um programa chamado Village Banking. A fundação trabalha em países da América, África e do Leste Europeu. O site disponibiliza comunicados, links para sites afins, sistema de busca e uma seção explicando como os interessados podem colaborar.
Contato: finca_office@azdata.net

Free Burma
http://www.ibiblio.org/freeburma/
Esta página foi criado por pessoas que desejam a independência de Burma, país localizado na Ásia que há anos enfrenta graves problemas políticos, econômicos e sociais. O site disponibiliza informações sobre livros e vídeos, fotos, além de relatos, documentos, notícias e links para outras organizações. Oferece também pequenos textos sobre educação, AIDS e drogas.
Contato: freeburma@pobox.com

Global Exchange
http://www.globalexchange.org/
Organização não-governamental a favor dos direitos humanos que, fundada em 1988, visa promover justiça social em vários países do mundo. Desenvolve campanhas no Brasil, Colômbia, Cuba, México e Iraque. Entre os programas desenvolvidos pela organização, desaca-se o Educacion for Action que produz vídeos, livros e panfletos com o objetivo de sensibilizar as pessoas na luta por um mundo melhor. O site disponibiliza notícias, eventos, publicações, comunicados, além de informações sobre outros países. Há também uma seção explicando como os interessados podem colaborar com o movimento.
Contato: mary@globalexchange.org.

Human Rights Brazil - Brazilink
http://www.brazilink.org/hrjustice.asp
Site que divulga projetos e programas governamentais e não-governamentais que tenham relação com o debate a favor dos direitos humanos, da justiça, da cidadania e da legalidade no Brasil. Coordenado por Carlos Eduardo Gaio, do Centro de Justiça Global e da Anistia Internacional, traz notícias e links para outros sites sobre economia, política, educação, política externa, questões de gênero, população indígena e outros temas vinculados aos temas socio-culturais brasileiros.
Contato: brazilink@brazilink.org

Human Rights Watch
http://www.hrw.org/
Organização não-governamental, fundada em 1978, com o objetivo de lutar pela defesa dos direitos humanos dos povos do mundo todo, investigando e denunciando suas violações. O site disponibiliza informações sobre as campanhas e ações desenvolvidas pela organização, além de eventos, publicações e notícias. Oferece também pequenos textos sobre infância, mulheres, refugiados, AIDS e justiça internacional. Os interessados podem fazer doações online, por telefone ou por e-mail. Há versões em inglês, espanhol, francês, português, russo, árabe e chinês.
Contato: hrwnyc@hrw.org

InterAction - American Council for Voluntary International Action
http://www.interaction.org/
Associação, formada por 160 organizações, cujo objetivo é lutar contra a pobreza e exclusão social no mundo, através de missões humanitárias. Entre as campanhas, destaca-se a Global Partnership for Effective Assistance, que visa a auto-suficiência das populações carentes através do estímulo ao desenvolvimento e da assistência humanitária. O site disponibiliza material sobre desenvolvimento, política e legislação, gênero, mídia, além de notícias, comunicados, eventos, links para sites afins e uma biblioteca.
Contato: ia@interaction.org

Latino Issues Forum - LIF
http://www.lif.org/
Organização sem fins lucrativos fundada em 1987 na Califórina. Seu objetivo é trabalhar no desenvolvimento de políticas públicas inovadoras a fim de garantir um futuro mais justo para a comunidade latino-americana que vive na Califórnia. Trabalha nas áreas de direito civil, energia, saúde, desenvolvimento sustentável e tecnologia. O site disponibiliza notícias, publicações, eventos e links para sites afins. Além disso, oferece uma versão em espanhol.
Contato: lifcentral@lif.org

League of United Latin American Citizens - LULAC
http://www.lulac.org/
Organização hispânica sediada nos Estados Unidos cujo objetivo é trabalhar na defesa dos direitos humanos e contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos latino-americanos que vivem nos Estados Unidos. Desenvolve programas relacionados à questão da imigração, do emprego, entre outros. O site disponibiliza notícias, publicações, comunicados, depoimentos, eventos e links para sites afins.
Contato: RickDovalina@LULAC.org

Pan American Health Organization - PAHO
http://www.paho.org/
Agência internacional de saúde pública vinculada à Organização Mundial de Saúde - OMS, cujo objetivo é promover o combate às variadas doenças em toda a América e cuidar da saúde física e mental de sua população. O órgão dá subsídeo à pesquisa e tem uma Fundação Pan Americana de Saúde e Educação. O site disponibiliza trabalhos e bibliografia, além da descrição do quadro de saúde por país e por região geográfica.
Contato: webmaster@paho.org

Project on Ethnic Relations - PER
http://www.per-usa.org/per.html
Organização, fundada em 1991, dedicada a prevenir os conflitos étnicos na Europa Central, oriental, na região dos Bálcãs e na antiga União Soviética através de pesquisas e de programas de educação que busquem o diálogo entre as nações. O site disponibiliza informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela organização sobre os conflitos na Hungria, Eslováquia, Romênia, além de falar sobre o papel da mídia nos conflitos étnicos e oferecer boletins informativos.
Contato: per@per-usa.org

Robert F. Kennedy Memorial
http://www.rfkmemorial.org/
Organização sem fins lucrativos, fundada em 1968, por um grupo de amigos de Robert F. Kennedy, senador norte-americano morto em 1968, que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população mundial. Entre os trabalhos, destaca-se o RFK Center for Human Rights que apoia o Robert F. Kennedy Human Rights Award, cujo objetivo é premiar pessoas que lutam pela defesa dos direitos humanos e contra a sua violação. O site disponibiliza informações sobre os programas desenvolvidos pelo centro, publicações, comunicados, notícias, eventos e uma seção explicando como os interessados podem colaborar com a organização.
Contato: info@rfkmemorial.org

United Nations - UN
http://www.un.org/
O nome Nações Unidas data de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi usado pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas, assinada por 26 países. O site disponibiliza informações sobre seus principais órgãos, como a Assembléia Geral e o Conselho de Segurança; os que tratam dos Direitos Humanos e suas publicações; informações sobre os escritórios de Nova York e Genebra, notícias em diversas mídias; e documentos oficiais. O site é em inglês, com versões em francês, espanhol e em outras línguas. Oferece respostas às perguntas mais freqüentes.
Contato: inquiries@un.org

The World Revolution
http://www.worldrevolution.org/
Este projeto tem como objetivo lutar por um mundo mais justo, pacífico e solidário. O site está dividido em cinco seções: direitos humanos, meio ambiente, etnia e cultura, paz e conflitos, pobreza e desenvolvimento. Disponibiliza notícias, artigos, reportagens, análises sobre os problemas políticos, econômicos e sociais do mundo, fórum de discussão e uma galeria de fotos, além de uma seção explicando como colaborar com o movimento. Oferece também notícias sobre a situação em cada região do planeta: África, Ásia, América Latina, América do Norte, Europa e Oriente Médio.
Contato: info@worldrevolution.org


FRANÇA

Académie Universelle des Cultures
http://www.academie-universelle.org/
Criada em 1992, em Paris, por Elie Wiesel, Prêmio Nobel da Paz, l´Académie Universelle des Cultures reúne intelectuais e artistas renomados com o objetivo de defender a democracia e os direitos humanos. O site disponibiliza a carta de princípios da Academia, baseada na diversidade cultural; a lista dos membros; os eventos realizados e as publicações. Há ainda um manual interativo - Accepter la diversité, elaborado por Furio Colombo, Umberto Eco e Jacques Le Goff. O manual é dirigido aos educadores que pretendem abordar a questão da diversidade humana. O site disponibiliza versões em inglês e espanhol.
Contato: ph.artières@wanadoo.fr

Fédération Internationale des Ligues des Droits de I´Homme - FIDH
http://www.fidh.org/
Organização não-governamental, fundada em 1922, que luta pela implantação da Declaração Universal dos direitos humanos, reunindo 114 organizações em 90 países. O site disponibiliza notícias, arquivos, links para sites afins, informações sobre a África, Ásia, Europa e América, além de textos sobre globalização e direitos humanos e direitos das mulheres. Oferece versões em inglês, espanhol e francês.
Contato: http://www.fidh.org/fidh/lettre.htm


GUATEMALA

Ak´ Tenamit
http://aktenamit.org/index.html
Associação sem fins lucrativos, fundada em 1992, com o objetivo de promover o desenvolvimento sutentável nas comunidades rurais da Guatemala, desenvolvendo programas nas áreas de educação, cultura, gênero, saúde e meio ambiente. O site disponibiliza boletins e reportagens anuais, além de explicar como os interessados podem colaborar.
Contato: info@aktenamit.org


HOLANDA

Internet Centre Anti Racism Europe - I CARE
http://www.icare.to/
Portal criado, em 1999, pela UNITED for Intercultural e Magenta Foundation, com o objetivo de ajudar o trabalho das organizações não-governamentais que lutam contra o racismo e o preconceito na Europa. O site disponibiliza informações sobre países do mundo todo, sistema de busca, base de dados, links para sites afins, eventos e arquivos. Além disso, oferece uma seção com links para sites que falam sobre discriminação racial. Os links estão dividos por países ou assuntos.
Contato: info@icare.to

UNITED for Intercultural Action
http://www.united.non-profit.nl/
Movimento formado por várias organizações não-governamentais com o objetivo de lutar contra o facismo, o racismo, o nacionalismo, além de defender os refugiados e imigrantes da Europa através de campanhas e projetos. O site disponibiliza publicações, notícias, eventos e uma seção explicando como os interessados podem colaborar com o movimento.
Contato: info@unitedagainstracism.org


HONDURAS

Vía Campesina
http://www.viacampesina.org
Criado em 1992, é um movimento internacional que coordena organizações rurais de pequenos e médios agricultores, trabalhadores agrícolas, mulheres rurais e comunidades indígenas na Ásia, África, América e Europa contra a globalização e o modelo neoliberal. O site disponibiliza artigos sobre a disputa de terra em diferentes países, atuação política dos seus membros e documentos da Campanha Global pela Reforma Agrária.
Contato: viacam@gbm.hn


INDIA

Action Aid India
http://www.actionaidindia.org
Organização não-governamental, fundada em 1972, que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população marginalizada e discriminada da India através de ações humanitárias. Entre os programas desenvolvidos pela entidade, destaca-se o Inclusive Education Development cuja finalidade é proporcionar educação para crianças portadoras de alguma deficiência. O site disponibiliza notícias sobre os refugiados do Gujarat, estado onde Gandhi nasceu, publicações, além de explicar como os interessados podem colaborar com o movimento.
Contato: aaindia@actionaidindia.org


INGLATERRA

Action Aid
http://www.actionaid.org
Organização, fundada em 1972, que visa lutar contra a pobreza, construindo um mundo mais justo e solidário. Desenvolve campanhas e pesquisas em países da América Latina, África, Europa e Ásia nas áreas de educação, gênero, conflitos e no combate à fome. O site disponibiliza publicações e notícias, além de explicar como os interessados podem colaborar com a organização.
Contato: mail.jhb@actionaid.org

Amnesty Internacional Online
http://www.amnesty.org/
Fundada em 1961, seu objetivo é lutar pela defesa dos direitos humanos através de campanhas como Stop Torture e International Justice. O movimento conta com a participação de mais de um milhão de pessoas no mundo todo. O site oferece uma biblioteca com diversas reportagens e notícias, links para sites afins e uma página com algumas recomendações que visam a proteção dos direitos humanos. Além disso, disponibiliza uma apresentação em flash com as principais realizações da Anistia Internacional nos seus 40 anos de existência e algumas sugestões de como as pessoas podem contribuir para que os direitos humanos sejam respeitados.
Contato: amnestyis@amnesty.org

The Anne Frank Educational Trust UK - AFETUK
http://www.afet.org.uk/
Entidade educativa sem fins lucrativos fundada, em 1991, na Inglaterra como sendo uma organização irmã da Anne Frank House, em Amsterdã, na Holanda. Seu objetivo é educar as pessoas contra o racismo, ódio e anti-semitismo. Trabalha divulgando textos em várias escolas da Inglaterra, alertando contra o preconceito racial ou qualquer outra forma de discriminação. O site disponibiliza eventos, notícias, além de falar um pouco sobre o projeto Anne Frank: A History For Today , desenvolvido pela Anne Frank House. Há também uma seção explicando como os interessados podem colaborar.
Contato: afet@afet.org.uk

The Burma Campaign Campaign UK - BCUK
http://www.burmacampaign.org.uk/
Organização que visa lutar pela democracia e pela defesa dos direitos humanos da população de Burma, país localizado na Ásia que há anos enfrenta graves problemas políticos, econômicos e sociais. O site oferece informações sobre as campanhas desenvolvidas pela organização, notícias, eventos, reportagens, links para sites afins, além de um pequeno texto sobre os diferentes grupos étnicos que vivem no país.
Contato: info@burmacampaign.org.uk

European Council on Refugees and Exiles - ECRE
http://www.ecre.org/
Organização que visa defender os direitos humanos dos refugiados que procuram asilo na Europa desenvolvendo pesquisa, análises de políticas públicas e promovendo a troca de informações. A organização trabalha em parceria com a European Legal Network on Asylum - ELENA, uma rede de advogados que trabalha em prol dos refugiados na Europa. O site disponibiliza notícias, publicações, comunicados, reportagens e links para sites afins
Contato: ecre@Ecre.org

Healthlink Worldwide
http://www.healthlink.org.uk/
Agência internacional que promove a educação em saúde, focalizando os problemas sobre desenvolvimento. Realiza atividades no mundo todo, além de financiar várias organizações da sociedade civil brasileiras. O site traz links para publicações, um centro de pesquisa com livros, periódicos, jornais, manuais de treinamento e material audiovisual. Oferece também uma base de dados bibliográficos.
Contato: info@healthlink.org.uk

International Alert
http://www.international-alert.org/
Organização não-governamental, fundada em 1985, cujo objetivo é lutar pelo fim dos conflitos sociais no mundo todo, trabalhando em países como a Colômbia, Sri Lanka, na região do Oeste da África e no Cáucaso. O site oferece informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela organização, além de disponibilizar notícias, publicações e links para sites afins.
Contato: firstinitialfamilyname@international-alert.org

Minority Rights Group International - MRG
http://www.minorityrights.org/
Organização internacional sem fins lucrativos cujo objetivo é assegurar os direitos humanos das minorias étnicas, religiosas e indígenas no mundo todo. O site disponibiliza notícias, comunicados, publicações, textos e links para sites afins. Oferece também uma seção onde os interessados podem colaborar, além de oferecer pequenos textos sobre discriminação racial e sobre desenvolvimento social.
Contato:
minority.rights@mrgmail.org

OXFAM International
http://www.oxfam.org/
Confederação formada por doze organizações não-governamentais que trabalham juntas em mais de 80 países. Seus participantes criticam as consequências econômicas da globalização e defendem políticas mais justas para os países do terceiro mundo. Seu objetivo é lutar contra a pobreza e a injustiça social através de programas e campanhas desenvolvidos nas regiões carentes. O site disponibiliza notícias, informações sobre políticas sociais e uma seção explicando como os interessados podem colaborar. Além disso, há links para as homepages da organização em vários lugares do mundo, inclusive para a América. Há versões em francês e espanhol.
Contato: administration@oxfaminternational.org

The Terrence Higgins Trust - THT
http://www.tht.org.uk/
Criado em Londres, em 1982, foi a primeira instituição a lutar contra a epidemia de HIV. Atualmente, dá suporte aos grupos de maior índice de infecção na Inglaterra através de campanhas e programas. O site oferece informações sobre sexo seguro, teste de HIV, dados estatísticos, além de disponibilizar publicações e comunicados.
Contato: info@tht.org.uk


IRLANDA

Concern
http://www.concern.ie/home.htm
Organização não-governamental que surgiu a partir de uma ação de ajuda às vítimas da fome em Biafra. Atualmente, a organização atua em países da África, Ásia e América Latina com o objetivo de lutar contra a pobreza nos países do terceiro mundo. O site disponibiliza estudos de casos relacionados à fome, comércio de armas, AIDS e água, além de notícias, comunicados, reportagens,links para sites afins e a Annual Review de 2001. Há também uma seção explicando como os interessados podem colaborar com o movimento.
Contato: info@concern.ie


MÉXICO

La Neta Derechos Humanos
http://derechoshumanos.laneta.org/
Portal, que conta com o apoio da Fundação Ford. Seu objetivo é apoiar o trabalho de promoção e defesa dos direitos humanos desenvolvido por organizações da sociedade civil. O site disponibiliza ações urgentes, eventos, notícias, sistema de busca, fórum de discussões e publicações.
Contato: derechoshumanos@laneta.apc.org

Sidalac - Iniciativa Regional sobre Sida para América Latina y el Caribe
http://www.sidalac.org.mx/
Iniciativa criada em 1995, tendo como agência executiva a Fundación Mexicana para la Salud, que pretende ser uma fonte de conhecimento sobre o impacto da aids nos diversos setores da sociedade. No site, há informações sobre o Sidalac, a Onusida, inúmeras publicações, congressos e sugestões de sites. Oferece versão em inglês.
Contato: jizazola@funsalud.org.mx


PERU

ALERTANET
http://www.alertanet.org/
Este portal, uma iniciativa do Instituto Internacional de Derecho y Sociedad - IIDS, reúne informações sobre direitos humanos, democracia, justiça social, gênero, povos indígenas e cultura. O site disponibiliza notícias, boletins, eventos, informações sobre publicações, fórum de discussões e links para sites afins.
Contato: editora@alertanet.org


PORTUGAL

Cívis - Associação para o Aprofundamento da Cidadania
http://www.terravista.pt/Bilene/1034/
ONG criada em 1996 que tem como princípio a promoção dos valores da cidadania, democracia , liberdade junto da sociedade, em especial dos mais jovens, e preservação histórica da cultura, através de diversas iniciativas. A entidade produz o boletim "Era da Cidadania". O site disponibiliza novidades e lançamentos de livros na temática da cidadania, links de entidades relevantes e parceiros pelo mundo.
Contato: civis@bigfoot.com


SUÍÇA

Novartis Foundation for Sustainable Development
http://foundation.novartis.com/index.htm
Fundação do Grupo Novartis que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população de países pobres localizados no hemisfério sul. Realiza projetos e programas nas áreas de saúde, dando um enfoque especial para a lepra, e de agricultura, além de trabalhar com políticas sociais. Disponibiliza artigos que falam sobre globalização e ética nos negócios, crescimento populacional e desenvolvimento sustentável. Além disso, colabora com outras organizações e realiza simpósios internacionais.
Contato: novartis.foundation@group.novartis.com

Oficina del Alto Comisionado de las Naciones Unidas para los Derechos Humanos
http://www.ohchr.org/spanish/index.htm
Trata-se de um setor na ONU, intitulado Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos. Seu objetivo é promover os direitos humanos no mundo todo e apoiar organizações que lutam contra a violação dos direitos humanos. O site disponibiliza notícias, divulga eventos, pequenos textos sobre questões relacionadas aos direitos humanos, informações sobre publicações, links para sites afins e uma base de dados. Oferece também a Declaração Universal dos Direitos Humanos em mais de 300 idiomas, inclusive em português. Há versões em inglês e francês.
Contato: tb-petitions@ohchr.org

United Nations High Commissioner for Refugees - UNHCR
http://www.unhcr.org/cgi-bin/texis/vtx/home
Organização fundada em 1951 pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o objetivo de assegurar os direitos e o bem-estar dos refugiados, desenvolvendo ações internacionais para protegê-los. O site disponibiliza notícias, publicações, dados estatísticos, eventos, arquivos, biblioteca e uma galeria de fotos. Além disso, explica como os interessados podem colaborar e permite uma busca de notícias por país.
Contato: http://www.unhcr.org/contact.html

World Organization Against Torture
http://www.omct.org/
Coligação internacional de ONGs criada em 1986 cujo objetivo é lutar contra a tortura, perseguições e crimes políticos e qualquer outra forma de tratamento cruel. O site oferece informações sobre as atividades desenvolvidas pela organização, além de disponibilizar publicações, notícias e um sistema de busca. Há também versões em espanhol e francês.
Contato: omct@omct.org


URUGUAI

Control Ciudadano
http://www.socwatch.org.uy/es/portada.htm
Rede internacional de organizações que lutam pela erradicação da pobreza e sua causas, com o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Desenvolve atividades visando o fortalecimento da sociedade civil e das ONGs. O site disponibiliza notícias, informativos, artigos, documentos e indicadores de desenvolvimento. Além disso, oferece informações separadas por país. Há versão em inglês.
Contato: socwatch@socialwatch.org

La Rel - Región Latinoamericana da UITA
http://www.rel-uita.org/
Portal latino-amercano da UITA - União Internacional dos Trabalhadores da agro-alimentação e hotelaria de todo o mundo. Traz notícias sobre sindicatos, campanhas e artigos sobre questões de saúde, gênero e direitos humanos dos trabalhadores. O site oferece uma agenda, publicações e links sobre assuntos afins.
Contato: uita@rel-uita.org


ZIMBÁBUE

Kubatana NGO Network Alliance Project
http://www.kubatana.net/
Este portal, criado por ativistas civis de Zimbábue, tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos direitos humanos e da educação através do uso da internet. Oferece uma lista com organizações que atuam em diversas áreas, tais como: cidadania, cultura, infância e adolescência, educação e gênero. O site disponibiliza notícias, arquivos, links para sites afins e um sistema de busca.
Contato: nnap@kubatana.org.zw


FONTES DE REFERÊNCIA
Movimento Nacional de Direitos Humanos - MNDH
http://www.mndh.org.br/
Organização da sociedade civil, criada em 1982 com o objetivo de promover e articular ações em prol dos direitos humanos no Brasil. Sua estrutura compreende uma coordenação nacional e secretarias regionais. O site traz notícias e oferece a agenda do movimento, documentos, publicações, o Boletim do Banco de Dados sobre homicídios e uma central de denúncias. Há sugestões de links divididos por assunto dentro desta área.
Contato: mndh@mndh.org.br

ONG Chile - El Portal de las ONG´s
http://www.ong.cl/
Organização chilena sem fins lucrativos que busca articular as organizações não-governamentais através do o uso da Internet. O site disponibiliza uma relação de ONG´s que atuam em diversas áreas, como por exemplo: solidariedade, mulheres, educação e cultura, centros de estudo, infância e adolescência. Além disso, oferece artigos, links para sites afins e notícias.
Contato: info@ong.cl

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.