HOME
 
Grupos Urbanos

São grupos ou movimentos (tribos) que se organizam para divulgação e discussão de identidades de estilos, entretenimento, sexualidade, etc, como formações culturais emergentes.

BRASIL | ESTADOS UNIDOS | HOLANDA | INGLATERRRA
FONTES DE REFERÊNCIA

BRASIL

Abadá - Capoeira
http://www.abadacapoeira.com.br/
Entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo a difusão da cultura brasileira através da capoeira, tanto no Brasil como no exterior. O site conta como surgiu a idéia de criar o grupo ABADÁ, fala um pouco sobre a história da capoeira no Brasil, em especial no Rio de Janeiro. Disponibiliza algumas ilustrações, fotos do IIº Jogos Mundiais da ABADÁ-Capoeira, letras de músicas de capoeira, o calendário de batizados no ano de 2002, notícias e textos sobre saúde.
Contato: mestrecamisa@highway.com.br

Anarco Punk Page
http://www.anarco-punk.8k.com/index.html
Site brasileiro de tendência anarco-punk que protesta contra o governo, contra as desigualdades sociais,contra o caos e contra o racismo. Fala sobre o movimento anarquista, o punk,o movimento anti-nazismo, bandas punks e mostra alguns gifs animados.
Contato: newton@tenisdemesa.zzn.com

Companhia de Artes do Baque Bolado
http://www.baquebolado.com/
Criada em 1996, na cidade de São Paulo, esta trupe de artistas tem como objetivo estimular a criatividade urbana a partir da diversidade da cultura brasileira. Desenvolve espetáculos e oficinas com crianças através do Projeto Baquerê. O site disponibiliza informações sobre os shows e workshops.
Contato: baquebolado@yahoo.com.br

CUFA - Central Única das Favelas
http://www.cufa.com.br/
Organização formada por jovens do movimento hip hop, presidentes de Associações de Moradores, lideranças comunitárias, sambistas, artistas e trabalhadores em geral de comunidades do Rio de Janeiro. Seus principais objetivos são: desenvolver e promover atividades com as comunidades carentes, nos campos da educação e cultura; capacitar os jovens dessas comunidades com cursos de: djs, grafitti, dança, canto, operador de audiovisual; difundir a cultura hip hop. O site traz também notícias e artigos sobre rap, moda e colunas assinadas, além de uma agenda cultural e uma página sobre o projeto audiovisual da entidade.
Contato: bartirahutuz@terra.com.br

Grupo Dança de Rua do Brasil
http://www.dancaderua.com.br/
Este grupo foi criado em 1991 com o objetivo de divulgar a dança de rua no Brasil, fazendo com que ela seja respeitada e reconhecida. O site fala um pouco sobre a história da dança de rua, do hip hop, do rap e do grafite. Além disso, disponibiliza uma galeria de fotos, depoimentos, entrevistas, notícias e um fórum de discussões.
Contato: cirino@dancaderua.com.br

Nós do Morro
http://www.nosdomorro.com.br/home.html
Movimento cultural criado em 1986 com o objetivo de formar atores e técnicos e levar o teatro a comunidade carente do morro doVidigal, no Rio de Janeiro. O site oferece informações sobre os eventos culturais realizados pelo movimento, sobre o elenco, além de disponibilizar um informativo mensal do grupo.
Contato: contato@nosdomorro.com.br

Olhares do Morro
http://www.olharesdomorro.org/
Trata-se de um pólo de criação fotográfica, desenvolvido no morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, com o objetivo de capacitar os moradores, para a criação de um acervo de imagens. O site disponibiliza imagens da favela, produzidas pelos moradores e mais: agenda de eventos, espaço de cadastro para eventuais colaboradores e parceiros e o nome da equipe.
Contato: vincent@olharesdomorro.org

Projeto Morrinho
http://www.clandesign.com.br/morrinho/mor_barcelona.html
Jovens moradores da comunidade Vila Pereira da Silva, no Rio de Janeiro, criaram, em 2001, uma maquete reproduzindo a favela onde vivem. Logo a brincadeira ganhou diversos colaboradores e começou a chamar a atenção, tornando-se um projeto de cunho social que visa o treinamento profissional e a geração de renda a partir de atividades ligadas a confecção e documentação da maquete. O grupo que coordena o projeto participou do Fórum Barcelona 2004 como uma das práticas bem sucedidas que acontecem em diferentes partes do mundo, contribuindo para o aumento da qualidade de vida de pessoas ou comunidades. .

Real Hip Hop
http://www.realhiphop.com.br/
Criado em 2000, este site pretende difundir a cultura do Hip Hop através da Internet. O portal oferece informações sobre os principais grupos do cenário underground, além de disponibilizar datas de shows, agenda, entrevistas, as novidades nacionais e internacionais e links para sites afins. Oferece também um link para a TV Hip Hop, além de chat, fórum e notícias sobre bandas.
Contato: realhiphop@realhiphop.com.br


ESTADOS UNIDOS

Art Crimes: The Writing on the Wall
http://www.artcrimes.com/
Primeiro site de grafite na internet que tem como objetivo divulgar trabalhos desse tipo de arte, realizados nos Estados Unidos, na Europa e em outros países do mundo. Disponibiliza desenhos feitos em trens e uma seção de arquivos com desenhos produzidos à mão e no computador. Além disso, mostra fotos de um mural pintado em outubro de 2001, na cidade de São Paulo, por brasileiros e alemães. Também oferece artigos e entrevistas, notícias sobre shows e eventos e links para sites afins.
Contato: winsom@graffiti.org


HOLANDA

Spunk Press
http://www.spunk.org/
A Spunk Press se apresenta como "um projeto editorial anarquista independente", cujo objetivo é reunir e sistematizar materiais anarquistas e alternativos em formato eletrônico para disponibilização pública: fanzines, panfletos, livros, artigos, entrevistas, cartazes. Seu corpo editorial tem membros na Inglattera, nos EUA, na Suécia e na Holanda, que se comunicam e se reúnem via cyberspace. O site disponibiliza o acervo já reunido, além de trazer artigos escritos por seus organizadores.
Contato: jack@cwi.nl


INGLATERRRA

Clubbers Unite
http://164.11.100.25/unite.htm
Site em inglês. O grupo está sediado em Saint Louis, onde pretende reunir a comunidade clubber pelo mundo, promovendo debates virtuais pelo chat. A páginas contém informações sobre a cultura, os ícones e a história do movimento, trazendo material musical e artigos dos ícones artísticos mais cotados. Traz ainda os acontecimentos, festas, festivais e locais de encontro mais badalados. Os textos são bem apresentados e ricos em fotos e imagens. Há informações relevantes, como a forma que o Departamento de Polícia de Saint Louis tem se programado para enfrentar a violência nos clubes e festas clubber, assim como a violência nas ruas. Um outro estilo visitado neste site é o movimento lounge, principalmente na característica musical e de comportamento. Várias referências de grupos correlatos e até alguns parceiros são disponibilizados através de links, de vários países diferentes.
Contato: matt@eightball.demon.co.uk


FONTES DE REFERÊNCIA
Border Crossings
http://www.uiowa.edu/~commstud/resources/bordercrossings/
Instigante site da University of Iowa, que disponibiliza sites (em sua maioria norte-americanos) que tratam de gênero, sexualidade, pós-colonialismo, cyberspaço, globalização, multiculturalismo. Seguindo a metáfora da ultrapassagem da fronteira, que dá título ao site, ele é dividido em seis categorias: cyborgs, gênero, lesbigay, diáspora, la frontera e border incidents, além de indicações de sites semelhantes ou afins (others borders). Os sites não são comentados e a recuperação dos dados pode ser difícil, já que o uso da metáfora é constante e não acompanhado de qualquer indicativo de como deve ser interpretado em cada um dos contextos.
Contato: Karla-Tonella@uiowa.edu

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.