HOME
 
Grupos Nacionais

Grupos que se organizam como frentes, movimentos ou redes, inclusive eletrônicas, em defesa de um território e/ou da autonomia política, econômica e cultural de populações unidas pelo sentimento de nacionalidade.

ALEMANHA | ARGENTINA | BÉLGICA | BRASIL | CHILE | COLÔMBIA | ESPANHA | ESTADOS UNIDOS | HOLANDA | INGLATERRA | ISRAEL | MÉXICO | PALESTINA | PERU | REPÚBLICA ISLÂMICA DO IRAN | SUÉCIA
FONTES DE REFERÊNCIA

ALEMANHA

European Centre for Minority Issues - ECMI
http://www.ecmi.de/doc/index.html
Centro europeu fundado em 1996 pelos governos da Alemanha e da Dinamarca com o objetivo de estudar aspectos sociais e políticos das minorias européias e sua relação com os grupos majoritários naquele continente. Proporciona informação e documentação, além de oferecer serviços de consultoria para governos europeus, organizações e indivíduos interessados no asssunto. O site disponibiliza publicações, eventos, biblioteca, links para sites afins, além de informações sobre os projetos desenvolvidos pelo centro.
Contato: info@ecmi.de


ARGENTINA

Corriente Nacional Patria Libre
http://www.patrialibre.org.ar/
Organização política de esquerda criada em 1987 na Argentina. Seu objetivo é lutar por uma nova sociedade livre da influência dos países que procuram interferir na política econômica e social da América Latina. Defendem um governo nacionalista, democrático e com justiça social. O site oferece informações sobre a Agrupación Juvenil Venceremos, um movimento formado por jovens simpatizantes da política desta organização, além de falar a respeito dos congressos realizados por ela. Disponibiliza na íntegra a Revista En Marcha, uma seção de arquivo com vários textos, documentos e comunicados, além de links para sites afins.
Contato: cpl@onenet.com.ar


BÉLGICA

Europe of Nations - EDN
http://www.eusceptic.org/welcome.html
O EUsceptic.org congrega organizações e ativistas contrários à União Européia. O site traz links para várias outras instituições, movimentos populares e órgãos do parlamento europeu que questionam a união dos países europeus.
Contato: eucritic@inform-bbs.dk


BRASIL

Associação de Estudantes Africanos em Santa Catarina - AEA-SC
http://www.cfh.ufsc.br/~aeawww/
Criada em 1996, é constituída por jovens africanos que estudam em Santa Catarina. Tem como objetivo defender os interesses dos seus associados perante o sistema de ensino brasileiro e demais autoridades constituídas; promover a recepção e a integração no contexto social de africanos recém chegados e oferecer atividades voltadas para o aperfeiçoamento científico, cultural, ético e moral dos seus participantes. O site disponibiliza uma relação de outros movimentos negros em Florianópolis e atas das reuniões da Associação.
Contato: aeawww@cfh.ufsc.br

Clamor por Timor - América unida por Timor
http://www.caferomano.org/timor/index.html
Interessado nas questões políticas do Timor Leste, este grupo realiza diferentes atividades voltadas para a defesa dos direitos humanos nesta região. Com uma história marcada por invasões territoriais de países vizinhos, o Timor Leste esteve envolvido em várias guerras para reconquistar suas terras, sendo que através da ajuda internacional, o país caminha, enfim, para a construção de uma nação timorense. Está disponível no site uma relação de links de interesse.

Novamérica
http://www.novamerica.org.br/
Seu foco de atuação é a América Latina, integrando profissionais de diferentes áreas e países com o objetivo de promover maior intercâmbio entre eles num processo de (re)construção da democracia através das próprias raízes históricas e culturais de seus países. São promovidas diversas atividades: intercâmbio bibliográfico entre profissionais, alunos e instituições; publicações de estudos, pesquisas e da Revista Novamérica; apoio a projetos sociais em zonas urbanas e rurais e promoção de eventos. Possui um banco de dados que serve como referência para alunos de graduação e pós-graduação, professores, profissionais de variadas áreas e instituições que buscam aprofundar o tema dos direitos humanos, educação e cidadania.
Contato: novamerica@ax.apc.org

SOS Tibet - Ação Virtual
http://www.dharmanet.com.br/sostibet/
A história do Tibet tem sido marcada por invasões e ditaduras impostas por Governos vizinhos. Entidades têm sido criadas com o intuito de defender os direitos humanos do Tibet e para renegociar a ocupação deste território: em 1994, duas organizações - International Campaign for Tibet e o U.S. Tibet Committee- se uniram para a criação do movimento estudantil Students for a Free Tibet- (SFT), reunindo representantes de diversos colégios e universidades. O movimento SOS Tibet-Ação Virtual objetiva divulgar, no Brasil, informações da situação do Governo tibetano, promovendo uma mobilização contra todos os tipos de opressão que ocorrem neste país. O site oferece um panorama dos filmes, religião, organização política do Tibet, relação de livros, entre outros.
Contato: tibet@dharmanet.com.br


CHILE

Movimiento de Izquierda Revolucionaria - MIR
http://members.tripod.com/~chilemir/
Movimento chileno que remonta aos anos 60, tendo como um de seus expoentes o revolucionário chileno Miguel Enríquez. Define-se como um movimento radical em defesa dos pobres e dos marginalizados. O site traz inúmeros documentos, artigos e informes, procurando relacionar a memória do movimento à sua atualidade. São sugeridos links para partidos e movimentos revolucionários, organizações de direitos humanos, revistas e homepages.
Contato: arielramir@geocities.com


COLÔMBIA

Ejercito de Liberación National - ELN
http://www.web.net/eln/
Movimento revolucionário cujo objetivo é construir um governo democrático, nacionalista e solidário contando com a participação da população colombiana na luta contra o imperialismo norte-americano. O site disponibiliza textos sobre o processo de paz, direitos humanos, drogas e corrupção, além de apresentar artigos sobre os recursos naturais da Colômbia. Oferece também notícias, comunicados, publicações e uma seção cultural.
Contato: eln@web.net

Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia - FARC-EP
http://www.farc-ep.org/
Guerrilha de esquerda nascida em 1964 com o objetivo de lutar pela formação de um governo nacional, pluralista, patriótico e democrático. Para eles, a solução do conflito deve ser resolvida com a participação do povo colombiano e não apenas entre o governo e os guerrilheiros. O site disponibiliza artigos, comunicados, entrevistas, documentos, diálogos, leis e outros textos. Além disso, oferece informações sobre o Movimento Bolivariano, sobre as mulheres que participam do movimento e sobre assuntos relacionados às universidades públicas. Há também links para a Casa Verde, uma seção especial voltada para temas culturais, para as revistas Resistencia Nacional e Resistencia Internacional e para a Radio Resistencia. O site tem versões em espanhol, inglês, italiano, português, alemão e russo.
Contato: elbarcino@laneta.apc.org


ESPANHA

Top Level Domain for Catalonia
http://www.domini-ct.org/
O site é em catalão, mas não se assuste: para quem fala português e tem alguma noção de espanhol e francês, é uma língua razoavelmente compreensível. A Catalunha obteve várias conquistas para seu reconhecimento como nação nos anos seguintes ao fim da ditadura franquista, embora não tenha obtido autonomia política da Espanha. Este site mostra como a identidade catalã resiste: ele centraliza a campanha para que os domínios da região na Internet sejam identificados por "ct" (Catalunha), e não "es" (Espanha). Afirma o site: Al món dels àtoms, seguirem sent espanyols mentre la Constitució ens ho ordeni, però al món dels bits, podem optar per ser súbdits virtuals del nostre propi país ("No mundo dos átomos, continuaremos sendo espanhóis enquanto a Constituição assim nos determinar, mas no mundo dos bits, podemos optar por sermos súditos virtuais de nosso próprio país").
Contato: info@domini-ct.org


ESTADOS UNIDOS

Africa Action
http://www.africaaction.org/
Organização não-governamental fundada a partir da fusão de três outras organizações: American Committee on Africa, Africa Fund e Africa Policy Information Center. Seu objetivo é trabalhar desenvolvendo programas em prol da melhoria econômica, política e social dos países da África. O site disponibiliza publicações, documentos, notícias e links para sites afins.
Contato: africaaction@igc.org

Free Burma
http://www.ibiblio.org/freeburma/
Esta página foi criado por pessoas que desejam a independência de Burma, país localizado na Ásia que há anos enfrenta graves problemas políticos, econômicos e sociais. O site disponibiliza informações sobre livros e vídeos, fotos, além de relatos, documentos, notícias e links para outras organizações. Oferece também pequenos textos sobre educação, AIDS e drogas.
Contato: freeburma@pobox.com

India Development Service - IDS
http://www.he.net/~ids/
"Oportunidade, não caridade!" é o slogan da organização, que objetiva a igualdade e a sustentabilidade em suas práticas, que dão suporte para o desenvolvimento social e econômico da Índia, em projetos de geração de renda, meio ambiente, educação, arte e pesquisa. São muitos os projetos em curso, atendendo pontos geopolíticos estratégicos do país, inclusive coim ação de suporte para projetos locais de outras organizações, contando também com o trabalho de estudantes de todo o mundo, e com um programa de microcrédito para iniciativas regionais. No site encontramos uma galeria de fotos e apresentação dos diversos projetos e seminários da instituição. E tem também agenda de eventos e links de instituições de referência.
Contato: president@idsusa.org

Tibet Online
http://www.tibet.org
Site do movimento de libertação do Tibet, que se articula através da Internet. O Tibet está há 45 anos anexado ao território da China. Segundo os ativistas, a colonização chinesa vem tentando extinguir a secular civilização tibetana e o rico ecossistema da região. Além dos dados sobre aquela cultura e sua história, o site oferece ainda documentos e notícias sobre o movimento de libertação, links para revistas e artigos, informações legais, listas de e-mails do The Tibetan Centre for Human Rights and Democracy e outras que apoiam a comunidade tibetana, informações multimídia - filmes, livros, CD Rom e fotos sobre o Tibet, informações sobre a situação das mulheres tibenas etc. As buscas podem ser feitas por continente ou por ordem alfabética. Há informações em várias línguas, inclusive em português.
Contato: admin@tibet.org

Zapatista Net of Autonomy and Liberation - Zapnet
http://www.actlab.utexas.edu/~zapatistas
Site dedicado ao movimento zapatista, o Zapnet é mantido pelo Advanced Communication Technologies Laboratory - ACTLab-, da University of Texas, em Austin. Além de informações sobre a província mexicana de Chiapas e o EZLN, traz diversos links sobre a ação zapatista, publicações, arquivos, organizações, homepages construídas em solidariedade ao movimento zapatista e referentes às questões como neoliberalismo, mulheres zapatistas, NAFTA, filmes realizados sobre o movimento e um projeto multimídia.
Contato: zapnet@actlab.utexas.edu


HOLANDA

Unrepresented Nations and Peoples Organisation - UNPO
http://www.unpo.org/
O objetivo desta Instituição, criada em 1991, é dar assistência às minorias- nações ocupadas, comunidades indígenas, entre outras- para melhor representá-las diante da sociedade, defendendo os seus direitos humanos e econômicos e pela preservação das suas identidades culturais. As publicações da UNPO analisam a conjuntura atual dos países em zonas de conflito, destacando as missões realizadas nestes, como Hawai e Zanzibar, cuja situação de opressão é real. No site, o usuário pode ter acesso a uma lista dos membros, obtendo informações da geografia, das populações, idioma e aspectos históricos, políticos e econômicos de cada região. Uma relação de links e reportagens sobre a atuação da UNPO estão também disponíveis na página.
Contato: unponl@unpo.org


INGLATERRA

Abantu for Development
http://www.abantu.org/
Organização não-governamental, fundada em 1991, que visa estimular a participação das pessoas na luta pela melhoria da qualidade de vida do povo africano, pricipalmente das mulheres africanas através de programas de capacitação de membros de organizações que trabalhem com essa população. O site disponibiliza informações sobre suas publicações e os programas desenvolvidos pela organização, sistema de busca e um fórum de discussão.
Contato: directorate@abantu.org

Africa Reparations Movement - ARM
http://www.arm.arc.co.uk/
Criado em 1993, este Movimento foi resultado de uma Declaração, Abuja Proclamation, emitida na segunda edição da Conference on Reparations que foi realizada no mesmo ano em Abuja, Nigéria. O ARM pretende reparar erros passados cometidos na África por países que estiveram envolvidos na colonização deste continente e tem como objetivos: reiterar a contribuição das populações africanas para a história e civilização mundial, restaurar a dignidade e o respeito próprio do povo africano, transmitir aos jovens a importância de se preservar a história das culturas africanas, recuperar tesouros africanos que estão extraviados, entre outros. O site oferece uma relação de textos e informações do ARM, além de uma listagem de links afins.
Contato: http://www.arm.arc.co.uk/contacts.html

Celtic League
http://www.manxman.co.im/cleague/index.html
A Liga Celta é composta por seis nações européias sem autonomia política: Bretanha, Cornuália, Escócia, Gales, Irlanda e Manx. A organização objetiva, através de meios não violentos, contribuir com as lutas destas nações para assegurar ou obter sua liberdade econômica, social, cultural e política. Pode-se encontrar informações sobre a instituição, sobre a questão celta e notícias sobre o assunto e as seis nações. O site remete ainda para o Congresso Celta, organização com fins semelhantes, mas voltada especialmente para as questões linguísticas e culturais. Há ainda um newsgroup Celta.
Contato: B.Moffatt@advsys.co.im


ISRAEL

Peace Now
http://www.peacenow.org.il/English.asp
Movimento voluntário, fundado em 1978, em Israel, que tem como objetivo lutar pelo fim dos conflitos no Oriente Médio. Seus integrantes acreditam que a segurança, a dignidade e um futuro promissor para o povo de Israel só pode ser alcançado através da paz. O site disponibiliza informações, reportagens, comunicados, notícias, links para sites afins e uma seção onde os interessados podem se inscrever para colaborar na luta pelo fim dos conflitos entre israelenses e palestinos. Além disso, fala um pouco sobre as atividades promovidas pelo movimento e oferece versão em hebraico.
Contato: info@peacenow.org.il


MÉXICO

Frente Zapatista de Liberación Nacional - FZLN
http://spin.com.mx/~floresu/FZLN/
Dois anos depois da insurreição em Chiapas, o Exército Zapatista - EZLN - divulgou a Cuarta Declaración de la Selva Lacandona, incentivando os mais diversos grupos da sociedade a participarem da formação da FZLN. A Frente Zapatista de Libertação Nacional tem por objetivos a luta pela terra, a democracia, a justiça, a busca de soluções de problemas coletivos sem partidos e sem o governo e por uma nova Constituição Mexicana. O site traz informações detalhadas sobre o movimento: notícias, ações e arquivos.
Contato: floresu@spin.com.mx


PALESTINA

Alternative Information Center - AIC
http://www.alternativenews.org/
Organização palestina-israelense que visa difundir informações e análises políticas sobre o conflito entre Israel e Palestina, de modo a contribuir para a construção do processo de paz entre eles. O site disponibiliza notícias, reportagens, documentos, links para sites afins e uma galeria de fotos.
Contato: aic@alt-info.org

Palestinian Center for Human Rights
http://www.pchrgaza.org/index.htm
Organização não-governamental, criada em 1995, cujo objetivo é lutar pela paz e pela democracia na região do Oriente Médio e garantir os direitos humanos dos palestinos. O site oferece notícias, reportagens, comunicados, informações sobre a situação dos direitos humanos nos territórios palestinos, além de disponibilizar estudos ligados ao tema e uma biblioteca com documentos publicados por organizações não-governamentais e pelas Nações Unidas. Há uma seção explicando como os interesados podem ajudar, fotos dos conflitos e links para sites afins.
Contato: pchr@pchrgaza.org

Shaml - Palestinian Diaspora & Refugee Centre
http://www.shaml.org/
Organização não-governamental, criada em 1994, por um grupo de acadêmicos e ativistas dos direitos humanos com o objetivo de ajudar os refugiados palestinos. A organização desenvolve projetos e pesquisas voltados para a população palestina, como o Return Migration, que analisa o fenômeno internacional da migração numa perspectiva mais ampla e não restrita às motivações econômicas, e o Jenin Camp Projects, um trabalho realizado, em 2002, com jovens que vivem na região de Jenin. Além disso, o site disponibiliza notícias, agenda, base de dados, fotos, links para sites afins, documentos e publicações.
Contato: info@shaml.org


PERU

Committee to Support the Revolution in Peru - CSRP
http://www.csrp.org/
Comitê de apoio ao partido comunista do Peru (PCP) mais conhecido como Sendero Luminoso. Seu objetivo é mostrar ao povo o verdadeiro significado da revolução. O site disponibiliza informações sobre a revolução pretendida por eles, além de materiais, incluindo documentos e notícias. Além disso, fala um pouco a respeito da campanha que luta pela defesa da vida do Dr. Abimael Guzmán, preso político e líder do PCP. Há também um espaço dedicado à arte, que mostra algumas pinturas feitas por prisioneiros da guerrilha e por simpatizantes do partido. O site oferece versões em inglês e espanhol.
Contato: iec_cie@hotmail.com

Movimiento Revolucionario Túpac Amaru - MRTA
http://www.nadir.org/nadir/initiativ/mrta/
O MRTA foi criado nos anos 1970, no Peru. Trata-se de um movimento revolucionário integrado por homens e mulheres - trabalhadores, camponeses, estudantes, igrejas, intelectuais progressistas e militares progressistas. O site traz inúmeros documentos sobre o movimento. As declarações da direção nacional e da representação internacional, a situação dos direitos humanos no Peru, declarações de solidariedade internacional, notícias sobre os presos políticos e artigos. O MRTA publica o periódico Voz Rebelde, disponível online. O site tem versões em vários idiomas.
Contato: voz_rebelde@cl-hh.comlink.de


REPÚBLICA ISLÂMICA DO IRAN

Association of Iranian Political Prisoners in Exile
http://www.geocities.com/CapitolHill/1884/aipp.html
Fundada em 1994 como uma organização política democrática para impedir ações desumanas nas prisões, como as torturas e execuções praticadas pelo governo ditatorial da Era Islâmica da República do Iran. O site traz denúncias contra a violação dos direitos humanos e pede apoio à Anistia Internacional para a liberação de presos políticos. São denunciadas a tortura e execução de presos políticos. Está disponível cópia da carta enviada à seção de Direitos Humanos das Nações Unidas e manifestações de protesto.
Contato: soman@geocities.com


SUÉCIA

International Comparative Studies of Ethnocultural Youth - ICSEY.
http://www.ceifo.su.se/icsey/intro.html
Projeto vinculado ao instituto de pesquisa sueco Centre for Research in International Migration and Ethnic Relations - CEIFO - da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Estocolmo. Reúne pesquisadores de diversas disciplinas interessados em estudar os aspectos psicológicos e sócio-culturais referentes à adaptação e à integração de jovens imigrantes ou de filhos de imigrantes em países da Europa e da América do Norte. O site apresenta a fundamentação teórica, as hipóteses, o método e o desenvolvimento do pojeto. Traz também uma lista de publicações relacionadas e o endereço postal e eletrônico dos colaboradores.
Contato: berryj@psyc.queensu.ca


FONTES DE REFERÊNCIA
Anti-Racist Action - ARA
http://www.web.apc.org/~ara/Links/indexlin.html
Biblioteca virtual do escritório de Toronto (Canadá) da Ação Anti-Racista, e que oferece links para vários sites anti-fascistas. Aproximadamente um terço dos sites listados são os de outros escritórios da ARA, e os outros dois terços representam sites de esforços anti-racistas e anti-fascistas, especialmente na Europa e America do Norte.
Contato: ara@web.net

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.