HOME
 
Sistemas de Comunicação

Organizações que trabalham com recursos da tecnologia da comunicação para promoção da democratização da informação e/ou sua utilização para fins políticos e educacionais.

ÁFRICA DO SUL | BRASIL | CANADÁ | CHILE | COLÔMBIA | COSTA RICA | EQUADOR | ESPANHA | ESTADOS UNIDOS | FRANÇA | INGLATERRA | MÉXICO | PERU | ZIMBÁBUE

ÁFRICA DO SUL

Africa ICT Policy Monitor
http://africa.rights.apc.org/
Este projeto é uma iniciativa da Association for Progressive Communications - APC, rede internacional de organizações civis que desenvolvem ou apoiam projetos a favor da paz, dos direitos humanos e da proteção do meio ambiente, através do uso das tecnologias de informação e comunicação, incluindo a internet. Promove campanhas e programas em vários países africanos. O site disponibiliza notícias, artigos, estatísticas e links para sites afins.
Contato: africa.rights@apc.org

Association for Progressive Communications - APC
http://www.apc.org
Rede internacional, criada em 1990, que reúne organizações que trabalham pela paz e pela defesa dos direitos humanos na África, Europa e América Latina. Oferece apoio a organizações, estimulando o uso das tecnologias de informação e comunicação, incluindo a internet. O site disponibiliza materiais de capacitação para ajudar o trabalho das ONGs, além de notícias e arquivos e comunicados. Oferece versões em inglês e espanhol.
Contato: webeditor@apc.org


BRASIL

Agência de Notícias das Favelas
http://www.anf.org.br/
Projeto criado pela Casa da Cidadania que tem como objetivo manter as pessoas informadas sobre tudo o que acontece nas favelas do Rio de Janeiro. O site disponibiliza artigos, notícias, colunas com temas variados, chat, links para sites afins e um fórum de discussões. Oferece também uma seção onde os interessados podem se cadastar.
Contato: direcao@anf.org.br

Agência Internacional pela Paz - IPAZ
http://www.ipaz.org/
Agência de notícias sem fins lucrativos, a IPAZ foi fundada por profissionais de comunicação preocupados com a violência no mundo. Através da democratização da informação e da divulgação de histórias bem sucedidas, a agência busca incentivar ações que sustentem uma cultura de paz. Para isso, procura trabalhar estimulando o contato entre a sociedade civil, a universidade e os meios de comunicação. O site disponibiliza um arquivo de notícias, pesquisas, artigos e entrevistas, além de fotos, vídeos e uma agenda com o calendário de eventos.
Contato: http://www.ipaz.org/telas/contato.htm

AjudaBrasil
http://www.ajudabrasil.org/6.372.html
Portal criado com o apoio do iG, Globo.com, MSN, Terra, Yahoo e iBest, que tem como objetivo facilitar o encontro entre os cidadãos dispostos a ajudar e as entidades que precisam de apoio, usando a Internet como principal meio. Os usuários podem obter informações sobre as principais entidades atuantes no país e colaborar, fazendo doações em dinheiro, bens diversos ou tornando-se um voluntário. O site disponibiliza notícias sobre a organização, além de uma seção onde os interessados em receber informações sobre as atividades desenvolvidas podem se cadastrar.
Contato: http://www.ajudabrasil.org/faleconosco.html

Ar Livre - Agência de Notícias
http://www.arlivre.ufba.br/
Agência de notícias da Bahia sem fins lucrativos cuja finalidade é contribuir para que a imprensa, o rádio e demais meios de comunicação sejam livres, desvinculados dos interesses políticos da classe dominante da Bahia. A ARLIVRE, institucionalmente, é um projeto das rádios livres comunitárias e dos movimentos sociais, associados à ABRAÇO-Ba, Associação Baiana de Radiodifusão Comunitária, criada em 1999. Além de cuidar da produção e distribuição de notícias, a agência, através da Criarte, produz programas musicas, teatrais e literários, além de SPOTs e vinhetas das emissoras e das campanhas educativas de iniciativa das redes de movimentos sociais.
Contato: arlivre@ufba.br

Associação Brasileira de Vídeo Popular - ABVP
http://www.acaoeducativa.org.br/base.php?t=nger_0096&y=base&x=lnger_0001&z=03
Esta associação atuou como apoio à organização daqueles que trabalham com vídeo popular e independente no Brasil, com atuação nas áreas de capacitação, informação e distribuição. Seu acervo está sendo organizado pelos ex-integrantes da ABVP, em parceria com os projetos Cinema e Vídeo Brasileiro nas Escolas, e Vídeo Cultura e Trabalho, da organização não governamental Ação Educativa.
Contato: coletivoabvp@yahoo.com.br

Associação do Canal Comunitário de Porto Alegre
http://www.canalcomunitario.com.br/
Criada em 1996, visa reunir e representar as entidades não governamentais voltadas para questões comunitárias. Seu objetivo é coordenar a estruturação da programação do Canal Comunitário de Porto Alegre com a finalidade de ser um espaço de democracia onde todos possam expor suas idéias e abordar temas de interesse da comunidade. O site oferece links para outros canais com o mesmo propósito e sites com assuntos relacionados à comunicação. Além disso, disponibiliza alguns documentos, um panorama sobre a legislação de canais comunitários no Brasil e outros informativos.
Contato: info@canalcomunitario.com.br

Associação Imagem Comunitária
http://www.aic.org.br/
Organização não-governamental, localizada na cidade de Belo Horizonte, que atua nas áreas de comunicação comunitária e educação midiática, desenvolvendo programas de rádio e vídeo, além de oficinas. O site disponibiliza notícias, links para sites afins, textos, além de uma cartilha que ensina a fazer vídeos.
Contato: aic@aic.org.br

Associação Mundial de Rádios Comunitárias - AMARC Brasil
http://brasil.amarc.org/
A AMARC não-governamental internacional que visa coordenar, promover e cooperar as rádios comunitárias de todo o mundo. O site da AMARC Brasil, conta a sua história, traz suas linhas de ação, ou seja, os programas que desenvolve e fornece informações sobre a AMARC mundial, a da América latina e Caribe e a específica do Uruguai ,
Contato: amarc_brasil@amarc.org

Auçuba
http://www.aucuba.org.br/
Auçuba é uma palavra indígena que significa "grande bom sentimento". Esta ONG tem a finalidade de dar a acesso a jovens à informação, tecnologia e ao saber voltado para a comunicação. O site traz o nome da equipe que atua na organização e um clipping, com notícias sobre a criança e o adolescente em jornais de Pernambuco.
Contato: aucuba@aucuba.org.br

Caminhos & Parcerias
http://www.tvcultura.com.br/caminhos/
Este é o site do programa televisivo da TV Cultura de São Paulo, que recebeu o VII Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, como melhor programa jornalístico. A equipe de reportagem do Núcleo de Documentário vai atrás dos projetos e comunidades que se unem em torno de um trabalho, de educação, saúde, produção de renda e geração de empregos e conseguem com a ajuda de empresas, universidades, prefeituras, governo federal, visualizar novas perspectivas, mostrando um Brasil real, que não tem água, que não tem livro, da periferia, da mata atlântica, dos analfabetos... O site tem quatro núcleos: TERRA - os lugares por onde a equipe passou, dados sobre as cidades, população, localização e mapas; SEMENTES - As Ongs, fundações e instituições que passaram pelo programa e suas atividades; RAIZES - as manifestações folclóricas das pessoas que mostraram a cultura das diferentes regiões do país; FRUTOS - Todos os episódios apresentados, adaptados para a internet.
Contato: caminhos@tvcultura.com.br

CEMINA - Comunicação, Educação e Informação em Gênero
http://www.cemina.org.br/
Criado em 1989, no Rio de Janeiro, o Cemina procura utilizar o potencial educativo do rádio. A Instituição tem como objetivo unir o rádio às mulheres, dando voz e vez a elas através de seus projetos. O site oferece cinco entradas: Núcleo de juventude; Rede de mulheres no rádio; Núcleo Fala Mulher; Estúdio Vênus; e, Pagu Documentação. A organização produz um boletim chamado Sintonia Digital com notícias de interesse das mulheres. Além disso, oferece links para sites afins e disponibiliza versão em flash em português e inglês.
Contato: cemina@redeh.org.br

Centro de Criação de Imagem Popular - CECIP
http://www.cecip.com.br/
Criado em 1986, no Rio de Janeiro, o CECIP procura levantar questões referentes à saúde, aos direitos humanos, à cultura e ao meio ambiente. Trabalha principalmente com vídeo, mas também publica materiais educativos. Um de seus principais projetos é a TV Maxambomba, na Baixada Fluminense, que produz e exibe nas praças públicas programas mensais sobre a realidade local. O site está disponível somente em inglês.
Contato: cecip.ong@com.br

Centro de Mídia Independente - CMI
http://brasil.indymedia.org/
Organização independente que conta com a colaboração de jornalistas e voluntários. Seu objetivo é lutar pela democratização dos meios de comunicação, tornando-se um espaço onde qualquer um que esteja interessado possa publicar textos e entrevistas. O site também disponibiliza notícias, publicações, além de vídeos e rádios.
Contato: contato@midiaindependente.org

Coletivo Digital
http://www.coletivodigital.org.br/
Organização não-governamental, criada em 2004, com o objetivo de desenvolver e apoiar projetos voltados para a Inclusão Digital e a aplicação de Software Livre. Colabora com iniciativas de capacitação em informática e de promoção do acesso a computadores em rede. O site divulga os projetos que estão desenvolvendo, as parcerias com outras instituições e traz notícias relacionadas às questões nas quais atua.
Contato: wdsanches@coletivodigital.org.br

Comitê para a Democratização da Informática - CDI
http://www.cdi.org.br/
Organização sem fins lucrativos, fundada em 1995, no Rio de Janeiro. Seu objetivo é possibilitar o acesso e uso da informática, especialmente para comunidades de baixa renda,estimular a doação de computadores, realizar sua manutenção e encaminhá-los às comunidades populares organizadas. Além disso, coordena e auxilia a atuação de voluntários, capacitando instrutores na área de informática, e mobilizando a criação de Núcleos de Informática, Educação e Cidadania. A Rede CDI é formada por CDIs Regionais e Internacionais, cujas atividades são acompanhadas e coordenadas pelo CDI Matriz, localizado no Rio de Janeiro. O site divulga o histórico da instituição, sua missão, os prêmios que recebeu, o nome dos membros da equipe e traz notícias e um boletim informativo, chamado Inclusão Digital e Cidadania. Divulga como pode se dar a participação de organizações e indivíduos na organização.
Contato: http://www.cdi.org.br/cdi/opencms/site/regionais/matriz/fale_conosco/index.jsp

Criar Brasil
http://www.criarbrasil.org.br/
Organização não-governamental, fundada em 1994, na cidade do Rio de Janeiro, que visa utilizar o rádio para a democratização da informação de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. O site disponibiliza informações sobre a produção de programas e spots com depoimentos de artistas e atletas sobre a importância da saúde, educação e cultura, informação sobre pesquisas e projetos, publicações sobre temas afins e seus parceiros de trabalho.
Contato: http://www.criarbrasil.org.br/falecomocriar.htm

Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
http://www.fndc.org.br/
Rede criada formalmente em 1995. Agrega diversas entidades da sociedade civil com o objetivo de democratizar a comunicação e defender o controle público sobre os sistemas de comunicação. É formada por entidades nacionais e dezenas de outras de âmbito regional, reunidas em comitês locais. O site traz vários detalhes sobre a rede e disponibiliza seu histórico, a lista de entidades participantes, a legislação relacionada aos meios de comunicação no Brasil e no mundo, e uma relação de links para sites afins.
Contato: imprensa@fndc.org.br

Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura - INDECS
http://www.indecs.org.br/
Fundada oficialmente em 1993, a organização reúne profissionais com experiências na imprensa alternativa, atuando nas áreas de comunicação e cultura. São priorizados: a ação institucional; os estudos em comunicação e cultura; a assessoria e a capacitação; e os projetos em comunicação e cultura. Na Livraria do INDECS há uma seleção bibliográfica especializada. Estão disponíveis links afins, do Brasil e do exterior, várias listas de discussão e o informativo Boletim Prometheus. O site traz ainda referências sobre fontes de financiamento.
Contato: indecs@indecs.org.br

Instituto Gutenberg - Centro de Estudos da Imprensa
http://www.igutenberg.org/
Criado por jornalistas, em 1994, o Instituto tem por objetivo ser um crítico independente da imprensa. O site traz informações atualizadas sobre a mídia impressa e comentários sobre coberturas jornalísticas. Há um banco de dados com informações desde cinema até manuais de redação, tendo sempre o jornalismo como tema central. Estão disponíveis na íntegra as edições de 1 a 25
Contato: igutenberg@igutenberg.org

Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social
http://www.intervozes.org.br/
Associação civil que tem como objetivos atuar para transformar a comunicação em um bem público e ampliar a participação da sociedade civil nos debates e decisões pertinentes à coletividade. O site disponibiliza links para sites afins, notícias que abordem a questão da democratização da informação, além de legislação, bibliografia e artigos sobre o assunto. Há também um calendário de eventos.
Contato: intervozes@intervozes.org.br

Oboré
http://www.obore.com
Organização não-governamental criada em 1978 por um grupo de jornalistas e artistas originários da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. Desenvolve projetos de comunicação voltados para as rádios comunitárias com o objetivo de lutar contra a exclusão social, o anafalbetismo e a pobreza. Além disso, o site disponibiliza informações sobre os cursos realizados pela organização, artigos especiais, documentos e pequenos textos.
Contato: obore@obore.com

Observatório da Imprensa
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/
Idealizado pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo - LABJOR, da Unicamp, o Observatório da Imprensa funciona como um fórum permanente mediador entre a mídia e o usuário, avaliando o desempenho da mídia brasileira. O objetivo é estabelecer um debate ideológico longe dos conceitos de massificação e consumo dos meios de comunicação, a exemplo do "Media-Watching", ou "Media-Criticism" de outros países, principalmente EUA, onde surgiu a idéia. O site disponibiliza endereços das principais publicações do mundo com versão Web, com guias sobre as imprensas brasileira, internacional e latina. O site funciona como um periódico quinzenal, com edições nos dias 5 e 20 de cada mês, com acessibilidade garantida para edições anteriores, trazendo polêmicas em torno da produção jornalística e televisiva. O primeiro número online foi de abril de 1996. Os interessados em participar do programa ao vivo, veiculado pela TV Educativa podem se dirigir ao site, ou pelo e-mail obstv@tvebrasil.com.br. Uma novidade no site é o Laboratório Online de Jornalismo Científico, com programa de pós-graduação e especialização na área.
Contato: obsimp@ig.com.br

Observatório de Favelas
http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatorio/index2.asp
Trata-se de uma organização que reúne professores universitários, estudantes e representantes de organizações comunitárias com o objetivo de apoiar e promover projetos e atividades voltadas prioritariamente para jovens universitários e pré-universitários residentes nas favelas e em outros espaços populares do Rio de Janeiro. Atua em três vertentes: no campo da comunicação, com o objetivo de modificar a imagem da favela e dos seus moradores, predominante na mídia; no campo pedagógico, investindo na formação dos jovens estudantes, para que se tornem pesquisadores identificados com seu território de origem; e no campo socio-político, estimulando a organização desses estudantes. O site traz uma relação dos projetos que desenvolve e apóia, notícias recentes e uma agência virtual de fotografias. Há também as seções Produções, com artigos e comunicações, Galeria, com destaques de eventos e Publicações, com uma relação de livros e DVDs à venda no Observatório.
Contato: contato@observatoriodefavelas.org.br

Ocara
http://www.longoalcance.com.br/ocara/
Rede de ONGs e associações populares do nordeste cujo objetivo é estimular o uso da Internet e dos recursos multimídia. No site é possível encontrar informações sobre serviços, além de temas como educação, infância e comunicação.
Contato: infogeral@ocara.org.br

OpenFuture
http://www.openfuture.org/
Organização não-governamental sem fins lucrativos cujo objetivo é, através da Internet, possilitar o debate e a troca de idéias em torno de temas como ecologia, exclusão social, ética, tecnologia e futuro. O site disponibiliza informações sobre cultura, notícias e um fórum de discussões.
Contato: info@openfuture.org

Overmundo
http://www.overmundo.com.br/
Site cultural colaborativo, criado em março de 2006, pelo antropólogo Hermano Vianna, pelo advogado especializado em direitos autorais Ronaldo Lemos, por José Marcelo Zacchi e Alexandre Yossef. Seu objetivo é que pessoas de todo o Brasil possam publicar textos, imagens e músicas de autoria própria e também notícias que retratem a produção cultural da sua cidade ou da sua região, divulgando, principalmente, o que não encontra espaço na mídia convencional. Para participar, basta preencher um formulário de registro. No Overmundo, os próprios internautas decidem o que será incluído e o que será destaque. Todo arquivo fica 48 horas na fila de edição, onde estará sujeito à avaliação e receberá as sugestões dos outros usuários. A publicação está vinculada a esta aprovação.

Projeto sampa.org
http://www.sampa.org.br/
O objetivo deste projeto é contribuir para o desenvolvimento da cidadania e da democracia e lutar contra a exclusão social, na cidade de São Paulo, através de uma rede pública de comunicação e informação. O site disponibiliza notícias, textos sobre inclusão digital, internet, reportagens e links para sites afins.
Contato: ademir.castellari@sampa.org

Rádio Fala Mulher
http://www.radiofalamulher.com/
A rádio on-line é uma expansão de um projeto criado pelo CEMINA há 12 anos atrás. A transmissão é feita 24 horas por dia com o objetivo de promover o debate de temas relacionados às mulheres através da rádio. O site disponibiliza arquivos sonoros sobre assuntos polêmicos, jovens, cidadania,cultura, saúde, comportamento, campanhas, direitos das mulheres e poder local.
Contato: falamulher@cemina.org.br

Rádio Livre.org
http://www.radiolivre.org/
Trata-se de uma rede de rádios livres onde as pessoas podem trocar experiências e efetuar parcerias. O site oferece informações sobre rádios comunitárias, trazendo uma relação de rádios no ar, orientações para facilitar a comunicação entre projetos radiofônicos e tutoriais sobre questões afins, legislação e links para rádios na internet.

Radio Web DHnet
http://www.dhnet.org.br/radio/
A DHnet - Rede de Telemática Direitos Humanos e Cultura é o primeiro provedor de informações dedicadas aos direitos humanos brasileira. Esta rádio vem para fechar um de seus projetos de multimídia, trazendo quatro programas: Audionotícias; Direitos Humanos; Memória Histórica; Música e Poesia. Os arquivos estão em dois formatos, RealAudio e MP3, disponibilizados para download. Outro projeto importante é a Web TV DHnet, trazendo a mesma linha editorial da rádio.
Contato: dhnet@dhnet.org.br

Rede Brasil de Comunicação Cidadã - RBC
http://www.rbc.org.br/
Organização criada em 2001, que reúne rádios e tvs comunitárias, ongs, grupos de arte e cultura, faculdades e escolas. Seu objetivo é construir uma sociedade mais justa e mais democrática através dos meios de comunicação. O site disponibiliza textos e artigos sobre rádio comunitária e educativa, cidadania, educação, legislação, teorias da comunicação e organizações em rede. Além disso, oferece notícias sobre eventos, publicações, links para sites afins e um sistema de busca.
Contato: rbc@rbc.org.br

SaferNet Brasil
http://www.denunciar.org.br/twiki/bin/view/SaferNet/WebHome
Organização não governamental, criada com o objetivo de promover o uso seguro das Tecnologias da Informação e Comunicação. Através da Central Nacional de Denúncias, operada em parceria com o Ministério Público Federal, oferece um serviço de recebimento de denúncias anônimas sobre violação dos Direitos Humanos na Internet.O site traz uma lista denominada "O que denunciar", divulga projetos de lei relacionados à proteção dos direitos humanos na rede eletrônica e esclarece como funciona a Central de Denúncias. Disponibiliza a cartilha "Diálogo Virtual", criação dos alunos do Hackerteen - instituição que "profissionaliza hackers para o bem" - e da equipe da SaferNet com orientações para o uso correto e seguro da Internet.
Contato: contato@safernet.org.br

TV ROC - O Cabo da Rocinha
http://www.tvroc.com.br/principal.htm
Criada em 1997, a TV ROC tem como objetivo fazer com que a tv a cabo chegue a todos os moradores da Rocinha, favela localizada na cidade do Rio de Janeiro. O site fala um pouco sobre os serviços oferecidos por esta emissora, sobre seus projetos, além de disponibilizar um guia com os principais órgãos, instituiçoes e serviços comerciais da Rocinha. O site ainda está em construção.
Contato: tvroc@bridge.com.br

Vircio.org
http://www.vircio.org/
É um site desenvolvido para os "dependentes" de IRC (chat) e internautas em geral. Sem fins lucrativos, visa o esclarecimento para os que sofrem da "febre do IRC" e a união dos internautas. Dos estimados 10,6 milhões de internautas, cerca de 60% demonstram diferença de com portamento após conhecer a internet, 28% reduzem o tempo em outras atividades, 12% passam a dormir menos, e 10% saem menos de casa. Estas e outra informações estão neste site, além de diversos artigos de especialistas e internautas sobre o tema. Repleto de propostas interessantes, propõe dicas para mudança comportamentos adquiridos pela navegação compulsiva. Os depoimentos e o fórum de discussões valem uma visita.
Contato: you@vircio.org

Viva Favela
www.vivafavela.com.br
Criado em 2001, o portal é uma iniciativa do movimento Viva Rio. Seus objetivos são a inclusão digital, a democratização da informação e a redução da desigualdade social. Para isso, atua em duas frentes: facilita o acesso à internet em comunidades de baixa renda, através das Estações Futuro, e produz conteúdo voltado para a realidade das favelas do Rio de Janeiro. A fim de retratar melhor esse universo, sua equipe é formada por jornalistas profissionais e moradores de favelas capacitados para atuar como repórteres e fotógrafos - os "correspondentes comunitários". O portal é formado pela revista Comunidade Viva e por diversas outras seções, como Favela Tem Memória, EcoPop, Clique seu Direito e Beleza Pura. Além disso, disponibiliza informações sobre educação, lazer, esporte, além de serviços e emprego para as comunidades de baixa renda. Os interessados podem se cadastar para adquirir um e-mail do Viva Rio.
Contato: cristiane@vivario.org.br

Web TV - UFRJ - Coordenadoria de Comunicação da UFRJ
http://www.webtv.ufrj.br/
Canal de divulgação de notícias, de debates e das pesquisas acadêmicas desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, produzido pela Divisão de Audiovisuais e Multimídias da Coordenadoria de Comunicação, com o apoio do Núcleo de Computação Eletrônica - NCE. Veicula vídeos de interesse acadêmico e traz links para as seguintes páginas: Imagem UFRJ, que divulga algumas fotos do acervo de imagens da instituição, Olhar Virtual, Olhar Vital, publicações eletrônicas e Jornal da UFRJ.
Contato: producao@reitoria.ufrj.br

Web Zumbi
http://www.peacelink.it/zumbi/home.html
Criado em 1995, este projeto objetiva reunir diversas ONGs na Internet, através do apoio da Rede Bahia, dando enfoque a temáticas variadas como ecologia, direitos humanos, consciência negra e infância. O site oferece uma relação de ONGs da Bahia pelos direitos humanos e sociais, links da cultura axé afro-america, assim como uma lista de jornais e revistas afins.
Contato: webmaster@ongba.org.br


CANADÁ

Association Mondiale des Radiodiffuseurs Communautaires - AMARC
http://www.amarc.org/
Organização, criada em 1983,em Montreal, no Canadá, com a finalidade de unir rádios comunitárias através de uma ação participativa. O movimento já conta com instalações na África, " América Latina e Caribe e Europa. Baseada nos princípios da Declaração de Milão, que confirma o direito à comunicação como sendo um direito humano universal, a AMARC realiza várias atividades: MOEBIUS (promovendo o fortalecimento das rádios comunitárias e da sociedade civil na região); projetos solidários; Rede Internacional de Mulheres (RIM); InteRadio; entre outros. O site disponibiliza aos usuários uma relação das atividades e está disponível em três idiomas: inglês, francês e espanhol.
Contato: amarc@amarc.org


CHILE

Fempress - Red de Comunicación Alternativa de la Mujer
http://www.fempress.cl/
Rede latino-americana de mulheres, criada no Chile. Intervém prioritariamente nos sistemas de comunicação. Produz informativos mensais a serem veiculados pelo rádio, utilizados por 430 programas de rádio latino-americanos. Os interessados em transmitir o programa podem solicitá-lo através do formulário online. O último número da revista Mujer/Fempress, criada em 1981, está disponível na íntegra, as assinaturas anuais custam US$55,00 para a América Latina. Os números temáticos também estão disponíveis. O site oferece uma base de dados. Há um espaço para opiniões dos usuários e um mural para divulgações de campanhas e eventos. Também podem ser encontradas sugestões de links afins.
Contato: fempress@reuna.cl


COLÔMBIA

Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano - FNPI
http://www.fnpi.org/
Fundação sem fins lucrativos criada em 1994 por iniciativa do escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez. Sua finalidade é tornar-se um centro internacional para o desenvolvimento profissional de jornalistas, possibilitar discussões e a troca de informações entre os latino-americanos. A Fundação também enfatiza a importância da ética na profissão de jornalismo. O site oferece informações sobre os programas e projetos desenvolvidos pela instituição e uma página onde os interessados podem se inscrever. Além disso, disponibiliza uma biblioteca com textos, relatos, notícias e uma seção de arquivos. Há, também, links para outros sites e um serviço personalizado de consulta sobre temas relacionados à ética no jornalismo e à cultura. O FNPI desenvolve programas, em parceria com o BID(Banco Interamericano de Desenvolvimento) e com o INDES(Instituto Interamericano para Desenvolvimento Social), visando a formação de jornalistas na América Latina e no Caribe.
Contato: webmaster@fnpi.org

La Iniciativa de Comunicacion
http://www.comminit.com/la/
Criado por iniciativa da fundação Imaginario, esta página tem por objetivo proporcionar a troca de informações entre os países da América Latina nas áreas de educação, saúde, cultura, direitos humanos e qualidade de vida. O site disponibiliza boletim eletrônico, notícias, informações sobre organizações e projetos que utilizam a comunicação orientada para diversos fins, entrevistas, novas tendências da comunicação, artigos, textos, linhas de pensamento, cursos de capacitação, eventos e links para sites afins.
Contato: atrujillo@comminit.com


COSTA RICA

Feminist Interactive Radio Endeavor - FIRE
http://www.fire.or.cr/
Inicialmente, esta rádio era transmitida pela Rádio Paz Internacional no campus da Universidad para la Paz, cujo projeto partiu da iniciativa e do patrocínio de Genevieve Vaughan, presidente da Fundación para una Sociedad Compasiva, sediada em Austin, Texas. Em 1998, sete anos depois da sua primeira transmissão, Katerina Anfossi Gómez e María Suárez Toroa transformam a RIF (ou FIRE, em inglês) em uma Associação de Comunicações- AcRIF; autônoma e legal, patrocinada por diferentes instituições, tendo como objetivo a defesa dos direitos humanos das mulheres via meios de comunicação. Uma das atrações da RIF, a radiorevista "Está Legal", encontra-se disponível no site; o visitante pode ler informações sobre programas anteriores, assim como escutar alguns trechos de cada um. Além disso, o usuário pode conferir uma relação de links de outras instituições recomendados pela AcRIF e notícias recentes sobre o tema feminismo.
Contato: fuegocr@sol.racsa.co.cr


EQUADOR

Asociación Latinoamericana de Educación Radiofónica - ALER
http://www.aler.org.ec/
Associação criada em 1972 com o objetivo de fortalecer a rádio popular e contribuir para a democratização dos meios de comunicação na América Latina e no Caribe. O site disponibiliza informações sobre seus trabalhos, notícias, publicações e serviços.
Contato: aler@aler.org

Infodesarrollo.org
http://www.infodesarrollo.org/
Portal criado pela Ecuanex, rede sem fins lucrativos que luta pela democratização da informação e do conhecimento através da internet. O objetivo do site é ajudar organizações não-governamentais. Oferece links para sites de direitos humanos, arte e cultura, educação, gênero e infância e juventude. Disponibiliza também notícias, artigos, documentos, projetos, boletins e links para sites afins.
Contato: portal@ecuanex.net.ec

Púlsar
http://www.web.net/amarc/pulsar.html#pulsar
Em espanhol. Sediada no Equador, é uma agência de notícias destinada a rádios comunitárias independentes da América Latina e do Caribe, mas que também envia seus informativos diários, gratuitamente, para membros da comunidade acadêmica. Mantida pela Asociación Mundial de Radios Comunitárias - AMARC e pelo Centro de Educación Popular - CEDEP. Maiores informações sobre o serviço podem ser obtidas no site da agência. Para assinar, contacte Púlsar pelo e-mail abaixo.
Contato: pulsar@pulsar.org.ec


ESPANHA

Asociación de Internautas
http://www.internautas.org/
Criada em 1998, em Madri, a Associação defende os direitos dos usuários da Internet visando um serviço comum e assessorar os poderes públicos sobre o tema. Visa, especialmente, que se estabeleça uma tarifa telefônica única para o uso da Internet. O informativo Notícias mantém os interessados atualizados sobre a discussão. Humor gráfico traz charges com ênfase na pressão política pela tarifa única. É possível receber orientação jurídica sobre temas ligados às comunicações telefônicas ou telemáticas, em Defensor del Internauta. Para associar-se é preciso pagar uma cota anual antes de preencher o formulário online. Somente sócios têm acesso à Zona privada, ao Foro Socios e às Listas de Correo.
Contato: asociacion@internautas.org

Canal Solidario
http://www.canalsolidario.org/web/index.asp
Este portal é um projeto da Fundación Chandra, organização sem fins lucrativos criada em 1999. O objetivo do portal é difundir notícias e publicações que podem ajudar a promover a solidariedade entre as populações menos favorecidas. Além disso, site disponibiliza agenda, fórum, chat, entrevistas e links para sites afins.
Contato: canalsolidario@fchandra.com

Fundación Chandra
http://fchandra.com/
Organização privada sem fins lucrativos criada em 1999. Seu objetivo é fazer uso da Internet em benefício das ONG´s que trabalham visando a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Para isso desenvolve dois projetos: o Canal Solidario, um portal cuja finalidade é difundir temas que podem ajudar a promover a solidariedade entre as populações menos favorecidas, e o Donagratis, espaço destinado a captar fundos para as ONG´s.
Contato: canalsolidario@fchandra.com

Red EuroSur
http://www.eurosur.org/
"Sistema Integrado de Información y Comunicación al Servicio del Tercer Mundo", eis o subtítulo deste site, que traz como objetivo a divulgação de informações de organizações, redes e movimentos sociais que trabalham com o desenvolvimento sustentável, a cooperação, a igualdade entre gêneros, o meio ambiente e os direitos humanos. Poucas informações sobre sua formação e administração são acessíveis, priorizando seus serviços, que trabalham a comunicação, como recurso estratégico para o desenvolvimento. Dentre os diretórios disponíveis, destaca-se a Comunidade Internacional de Informações - como espaço de intercâmbio e apoio mútuo; o SERVINFO - com uma temática mais global de incentivo e cooperação; a Geografia de Informação na Internet - direcionando organizações mundiais disponíveis na Web, ligados ao trabalho de informação e comunicação; e as Novidades de Informação - disponibilizando artigos e sites de relevância para o desenvolvimento dos povos, vinculados ao trabalho do Red EuroSur. Também nas páginas, links para entidades globais de interesse e parcerias, e entrada para o Guia del Mundo, um projeto do IEPALA, que traz a análise dos principais temas do mundo atual sobre desenvolvimento, com a história, a sociedade, a política e o meio ambiente de cada país. Somente acessível na versão em espanhol.
Contato: eurosur@eurosur.org

Sala de Prensa
http://www.saladeprensa.org/
Projeto independente sem fins lucrativos criado em 1997 por jornalistas de países da América Latina e da Europa. Seu objetivo é estimular a liberdade de expressão da imprensa e o direito à informação mediante a promoção da ética, da pesquisa e do uso das novas tecnologias, incluindo a Internet. O site disponibiliza artigos sobre jornalismo investigativo, ética, direito à informação, comunicação, política, economia, entre outros. Além disso, oferece links para bibliotecas e instituições acadêmicas.
Contato: albarran@proceso.com.mx


ESTADOS UNIDOS

Benton Foundation
http://www.benton.org/
Em atividade desde 1981, com sede em Washington DC, a Fundação faz parte do legado do senador e editor americano William Benton(1900-1973), que se destacou por sua atuação em defesa dos direitos civis nos Estados Unidos. Propõem-se a representar o interesse público nos novos meios de comunicação digitais, oferecendo suporte e treinamento para organizações civis e grupos comunitários no uso da Internet como uma ferramenta na solução de problemas sociais. O site traz informações sobre os programas que apóia e oferece recursos que permitem, por exemplo, consultar suas publicações atavés de uma biblioteca virtual e como tornar-se membro de uma lista de discussão.
Contato: benton@benton.org

The Center for Public Integrity
http://www.publicintegrity.org/
Fundado em 1990, tem como finalidade manter o público americano informado sobre os acontecimentos políticos, econômicos, sociais e a atuação do Estado. Jornalismo investigativo que tem compromisso com a verdade, com a democracia e com a ética.O site oferece algumas publicações e estudos investigativos, notícias, base de dados, links para outros sites e um código de ética para profissionais de jornalismo. Entre os estudos disponíveis, destaca-se o projeto The 50 States que tem como objetivo fornecer aos norte-americanos informações para que eles saibam quando os políticos eleitos por eles colocam seus interesses privados à frente do interesse público.
Contato: storekeeper@publicintegrity.org

Electronic Frontier Foundation - EFF
http://www.eff.org/
Organização, fundada em 1990, na Califórnia, que tem como objetivo lutar pela difusão do uso da internet e das novas tecnologias, contribuindo para a democracia da informação e para a liberdade de expressão. Entre as campanhas realizadas, destacam-se: Free Speech Online e Audiovisual Freedom. O site disponibiliza ações, notícias, eventos, comunicados e alguns casos jurídicos.
Contato: eff@eff.org

Essential Information
http://www.essential.org/EI.html
O objetivo fundamental da organização é apoiar e disseminar informações negligenciadas pela grande mídia e pelos poderes públicos, para movimentos sociais organizados nos EUA (onde está sediada) e nos países em desenvolvimento. Prioriza a coleta e a publicação de dados sobre a exploração de mão-de-obra e a degradação do meio ambiente por parte de empresas multinacionais, especialmente nos países periféricos. Edita mensalmente o jornal Multinacional Monitor, disponível online. O site fala um pouco das ações da organização, além de oferecer links para sites afins.
Contato: El@Essential.ORG

Fairness & Accuracy In Reporting - FAIR
http://www.fair.org/
Grupo americano organizado a nível nacional, desde 1986, que apresenta uma visão crítica sobre a mídia e a censura. Desenvolve atividades em defesa do interesse público, lutando contra a indução nas coberturas jornalísticas, a supremacia do enfoque governamental e/ou corporativo e o desrespeito com os interesses de trabalhadores e grupos sociais minoritários. Estão disponíveis os melhores artigos da publicação Extra! e a coluna semanal de Norman Solomon: Media Beat.
Contato: fair@fair.org

Freedom Forum
http://www.freedomforum.org/
Fundação sem fins lucrativos criada em 1991 com o objetivo de defender a liberdade de expressão e também a liberdade para todas as pessoas. A instituição patrocina duas afiliadas independentes: o Newseum e o First Amendment Center. O site disponibiliza notícias, publicações, informações sobre os programas e links para sites afins.
Contato: news@freedomforum.org

Independent Media Center
http://www.indymedia.org/
Organização independente, criada em 1999, que conta com a colaboração de jornalistas, voluntários e ativistas da mídia. Seu objetivo é lutar pela democratização dos meios de comunicação, tornando-se um espaço onde qualquer um que esteja interessado possa publicar textos e entrevistas. O site disponibiliza notícias ligadas a movimentos sociais e oferece uma seção de arquivos com matérias antigas e links separados por categorias como, por exemplo, arte, música, grupos ativistas, entre outros. Existem centros de mídias independentes pelo mundo todo, inclusive no Brasil.
Contato: general@indymedia.org

Sociedad Interamericana de Prensa - SIP
http://www.sipiapa.org/
Organização sem fins lucrativos, criada em 1943 e dedicada a defender a liberdade de expressão em todas as Américas. O site divulga notícias de destaque, como ameaças e violações ao direito de informação e prêmios recebidos por jornalistas. Além disso, apresenta as comissões de trabalho sobre liberdade de impressa e outros comitês dedicados ao estudo de diversas questões; projetos; informações sobre a biblioteca; oferece acesso aos sites de mais de 1.400 jornais, nas Américas do Norte e do Sul e apresenta o Instituto de Imprensa - centro de informação e assistência técnica - e a publicação Hora de Cierre. Traz versões em português, espanhol e inglês.
Contato: info@sipiapa.org


FRANÇA

Internénettes
http://www.internenettes.fr/
Criada em 1997, na França, a associação reúne mulheres que se ocupam da comunicação eletrônica, seja qual for sua profissão (webmasters, engenheiras, pesquisadoras, advogadas etc). Suscita debates sobre o lugar das mulheres nas diversas formas de comunicação, promove enquetes e oferece links que vão desde sugestões de trabalho, geração de renda, informações gerais sobre a internet e criação intelectual e artística, até bebidas e culinária (de receitas a sugestões de restaurantes), baseados no prazer e no humor. O site divulga a revista trimestral Lunes.
Contato: echamont@club-internet.fr

Reporters sans frontières
http://www.rsf.org/
Organização internacional que visa defender jornalistas e profissionais dos meios de comunicação, lutando contra a censura e denunciando as violações à liberdade de imprensa no mundo todo. O site taz informações sobre acontecimentos na África, Ásia, Europa, Oriente-Médio e América, além de notícias e uma seção explicando como os interessados podem se associar à organização. Oferece versões em inglês, francês e espanhol.
Contato: rsf@rsf.org


INGLATERRA

GEM Evaluation Methodology for Internet and ICTs
http://www.apcwomen.org/gem/
Projeto desenvolvido pelo Programa de Apoio às Redes de Mulheres da Association for Progressive Communications - APC, rede internacional formada por organizações de mulheres que promovem a igualdade de gênero na formulação, implementação e acesso às tecnologias de informação e comunicação - TICs. O objetivo do projeto é fornecer ferramentas para ajudar a constatar se as TICs estão realmente melhorando a condição das mulheres e as relações de gênero, assim como promovendo mudanças positivas nos níveis individual, institucional, comunitário e social. O site disponibiliza notícias, textos, links para sites afins, além de explicar como se utiliza as ferramentas do GEM. Oferece versão em espanhol e português.
Contato: chat@apcwomen.org


MÉXICO

Centro de Medios Independientes - Chiapas
http://chiapas.indymedia.org/
Organização independente, que conta com a participação de jornalistas e voluntários, cujo objetivo é difundir a luta das comunidades indígenas de Chiapas para o resto do mundo. O centro se propõe a ser um espaço alternativo de comunicação, onde todos possam manifestar suas opiniões. O site disponibiliza artigos, vídeos, imagens e audios, além de notícias e links para sites afins.
Contato: info@chiapas.indymedia.org

La Neta
http://www.laneta.apc.org/
Criada em 1991, no México, como um serviço de comunicação eletrônica, La Neta é membro da Asociación para el Progreso de las Comunicaciones. Tem por objetivo fortalecer os vínculos e o trabalho das organizações civis e daqueles que atuam nas mesmas. O site traz inúmeras informações sobre os serviços oferecidos, como conferências eletrônicas e elaboração de homepages. Há ainda a divulgação de atividades para as organizações da sociedade civil, publicações e projetos, entre outros. A organização também funciona como um provedor de acesso à Internet.
Contato: soporte@laneta.apc.org


PERU

Ventana de la Sociedad Civil
http://www.ventanacivil.org.pe/pls/webdb/vcultima.home_00
Sistema de informação a serviço de organizações e pessoas interessadas em colaborar com a promoção do desenvolvimento social no Peru. Através do sistema, as instituições podem difundir informações sobre seus projetos possibilitando uma troca de experiências e iniciativas com a sociedade civil. O site disponibiliza informações sobre instituições que apoiam financeiramente projetos sociais, eventos, concursos, fórum de discussão e links para sites afins.
Contato: ventanacivil@pucp.edu.pe


ZIMBÁBUE

Kubatana - The NGO Network Alliance Project
http://www.kubatana.net/
Este portal, criado por ativistas civis de Zimbábue, tem como objetivo contribuir para o fortalecimento dos direitos humanos e da educação através do uso da internet. Oferece uma lista com organizações que atuam em diversas áreas, tais como: cidadania, cultura, infância e adolescência, educação e gênero. O site disponibiliza notícias, arquivos, links para sites afins e um sistema de busca.
Contato: nnap@kubatana.org.zw

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.