HOME
 
Associações e Sociedades Científicas

Relação de sites de associações brasileiras, estrangeiras e internacionais que congregam pesquisadores do campo dos Estudos Culturais, Comunicação e outras áreas afins, com objetivo de intercâmbio de conhecimento e funções de representações.

A | B | C | E | F | I | L | M | N | O | P | S

A

Académie Universelle des Cultures
http://www.academie-universelle.org/
Criada em 1992, em Paris, por Elie Wiesel, Prêmio Nobel da Paz, l´Académie Universelle des Cultures reúne intelectuais e artistas renomados com o objetivo de defender a democracia e os direitos humanos. O site disponibiliza a Carta de princípios da Academia, baseada na diversidade cultural; a lista dos membros; os eventos realizados e as publicações. Há ainda um manual interativo - Accepter la diversité, elaborado por Furio Colombo, Umberto Eco e Jacques Le Goff. O manual é dirigido aos educadores que pretendem abordar a questão da diversidade humana, é interativo porque só é oferecido o primeiro capítulo, sendo os demais criados a partir das contribuições enviadas para os e-mails myriam.isabelle.ducrocq@worldnet.fr, versão francesa, e vpisanty@tin.it, versão inglesa. O site disponibiliza versões em francês, inglês e espanhol.
Contato: a.u.c.sec.gen@wanadoo.fr

AIJIC - Asociación Internacional de Jóvenes Investigadores en Comunicación
http://www.aijic.com/
Organização cujo principal objetivo é ajudar a pesquisadores iniciantes e aprimorar a formação daqueles interessados em pesquisa na área da Comunicação. Anualmente organiza as Jornadas Internacionais de Jovens Pesquisadores em Comunicação e de forma regular promove ou colabora na realização de outras atividades ou encontros que possam ser de interesse para os associados e potenciais membros da AIJIC e edita a revista Comunica. Traz um formulário para quem quer associar-se à instituição.
Contato: JosepMaria.Blanco@uab.es

American Anthropological Association - AAA
http://www.aaanet.org/
Fundada em 1902, é a maior organização profissional do mundo nessa área de conhecimento e a única que contempla todas as suas disciplinas. Dá suporte à pesquisa e a programas, além de promover encontros e premiações. Tem publicações próprias e programa de educação da Antropologia nas escolas. A homepage disponibiliza formulário para filiação e link para o Anthropology in the News, site que traz links para artigos sobre esse assunto disponíveis em vários jornais eletrônicos na internet.
Contato: lvanolst@aaanet.org

American Comparative Literature Association - ACLA
http://www.acla.org/
Fundada em 1960, é a principal associação norte-americana de ensino que reúne pesquisadores cujo trabalho envolve múltiplas literaturas e culturas bem como metodologias e questões diversas: relações interculturais, multiculturalismo, interações entre a literatura e outras formas de produção, como artes, ciências, filosofia, cultura material etc. Promove um encontro anual e edita um boletim para os associados. O site dispobilizas notícias sobre os encontros realizados nos anos anteriores.
Contato: info@acla.org

American Men´s Studies Association
http://www.mensstudies.org/
Instituição sem fins lucrativos que reúne professores, pesquisadores, terapeutas e quem estiver interessado nas questões referentes ao papel do homem na sociedade atual. O site disponibiliza a história e os objetivos da associação, uma bibliografia anotada, informações para inscrição de novos membros, acesso a uma editora especializada em assuntos masculinos e outros links para sites afins.
Contato: amsadave@aol.com

American Society for Information Science and Technology - ASIS
http://www.asis.org/
Sociedade sem fins lucrativos, fundada na década de 30, organizada para finalidades científicas, literárias, e educacionais e dedicada à criação, organização, disseminação e aplicação do conhecimento a respeito da informação e da sua transferência. Seu site disponibiliza o histórico da instituição, os prêmios oferecidos aos profissionais e colegas, publicações, grupos de interesse, conferências e encontros e um sistema de busca.
Contato: asis@asis.org

American Sociological Association -ASA
http://www.asanet.org
Fundada em 1905, a Associação, sem fins lucrativos, reúne sociólogos, professores e pesquisadores universitários, membros de organizações governamentais e não-governamentais. Seu objetivo é oferecer serviços a seus membros e promover a vitalidade, a visibilidade e a diversidade da sociologia avançada. O usuário vai encontrar no site informações sobre livros e publicações da Associação, anúncio de congressos, endereços e e-mails para contato.
Contato: asanet@asanet.org

American Studies Association
http://www.georgetown.edu/crossroads/asainfo.html
Com mais de 5 mil membros oriundos de várias áreas de conhecimento como Antropologia, Sociologia, Cultura Popular e outras, reúne pessoas que buscam uma abordagem interdisciplinar dos estudos sobre a América. O site disponibiliza detalhes sobre as publicações da entidade, um formulário para filiação, informações sobre o encontro anual e permite ler as newsletters online.
Contato: asastaff@erols.com

Asociación Boliviana de Investigadores de la Comunicación - ABOIC
http://www.red-aboic.org/
Foi criada em La Paz em 1981 e reorganizada durante o I Encuentro Nacional y I Seminario Latinoamericano sobre Investigación de la Comunicación, em 1999. O site divulga o nome de seus membros; uma relação de grupos de pesquisa divididos por temas; eventos; links e publicações de interesse. Disponibiliza ainda um formulário para inscrição.
Contato: aboic@aboic.org

Asociación Internacional de Historia Oral
http://www.ioha.fgv.br/iohacast.htm
A Associação Internacional de História Oral foi criada oficialmente em 1996 como um espaço de integração para historiadores orais de todo o mundo. Visa favorecer a comunicação e cooperação internacionais e um melhor entendimento da natureza e do valor da historia oral. O site divulga o conselho da instituição; um formulário para inscrição; informa sobre os congressos e outros eventos programados; disponibiliza o boletim e oferece links para outras páginas de interesse. Há também uma versão em inglês.
Contato: ahcbhafo@trivium.gh.ub.es

Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación - ALAIC
http://www.eca.usp.br/alaic/
Organismo internacional, atualmente sediado na USP e filiado à IAMCR - International Association for Media and Communication Research. Reúne pesquisadores, associações e instituições dedicados a pesquisas científicas na área da comunicação. O site divulga eventos, publicações, um boletim informativo, grupos de trabalho e oferece acesso direto à revista Pensamento Comunicacional Latino Americano.
Contato: alaic@edu.usp.br

Asociación para el Progreso de las Comunicaciónes - APC.org
http://www.apc.org/
Rede internacional de organizações civis que desenvolvem ou apoiam projetos a favor da paz, dos direitos humanos e da proteção do medio ambiente, através do uso das tecnologias de informação e comunicação, incluindo a internet. O site, com versões em espanhol e inglês, conta a história da criação da APC e de seu papel como pioneira em possibilitar aos movimentos sociais que se beneficiem do potencial da rede eletrônica; oferece capacitação online; define suas áreas de ação; apresenta seus programas; os projetos especiais - entre eles, o Prêmio Betinho de Comunicação APC - e oferece esclarecimentos e formulário que possibilita às organizações a se associarem.

Asociación Universitaria de Estudios de las Mujeres - AUDEM
http://www.audem.com/
Associação criada em 1991 com o principal objetivo de ampliar e desenvolver estudos sobre mulheres, feminismo e questões de gênero. Reúne tanto pesquisadores individualmente como diferentes centros universitários, existentes na Espanha, que se dedicam ao ensino e pesquisa destes temas. O site divulga a história e o estatuto da entidade, a equipe, links para outros sites e fornece um formulário para inscrição de novos membros.
Contato: info@audem.com

Associação Brasileira de Antropologia - ABA
http://www.abant.org.br/
Fundada em 1955, tem como objetivo congregar os especialistas nos setores profissionais do ensino e da pesquisa para promover o desenvolvimento da antropologia. Seus sócios são estudantes de pós-graduação em antropologia ou ciências sociais e professores e pesquisadores em ciências antropológicas. O site oferece links para eventos realizados e premiações conferidas pela entidade. Disponibiliza informativos eletrônicos online.
Contato: aba@abant.org.br

Associação Brasileira de Escolas de Comunicação Social
http://www.eca.usp.br/associa/abecom/
Entidade formada por pessoas jurídicas escolas, cursos e departamentos de comunicação social. Foi criada no ano de 1984, em Brasília. Seu site disponibiliza histórico e estatudo da associação, lista os nomes dos participantes da diretoria e escolas associadas. Para o usuário interessado em filiar-se, basta baixar um arquivo do microsoft word 95 e enviar para o endereço indicado no site.
Contato: abecom@eca.usp.br

Associação Brasileira de História Oral - ABHO
http://historiaoral.vilabol.uol.com.br/Index.htm
Criada em 1994, congrega estudiosos e pesquisadores de diversas áreas interessados na História Oral como metodologia de pesquisa e área de conhecimento. Realiza anualmente um encontro de âmbito nacional. O site traz os nomes dos membros da diretoria e do comitê editorial da revista História Oral.
Contato: verena@fgv.br

Associação Brasileira de Imprensa - ABI
http://www.abi.org.br/
A ABI, com sede no Rio de Janeiro, é uma entidade de utilidade pública que vai comemorar 100 anos em 2008. Além de ser uma referência para os jornalistas, sempre esteve à frente das lutas pelos direitos humanos e pela liberdade de imprensa. O site traz uma biblioteca virtual com acervo especializado em comunicação, uma bolsa de empregos que pode ser usada gratuitamente por profissionais e empresas e um fórum debates, chamado Canal Liberdade. Disponibiliza apostilas e manuais referentes a direitos do cidadão, uma lista com os depoimentos de personalidades ligadas à imprensa brasileira para o Projeto Memória do Jornalismo Brasileiro e links para páginas de interesse.
Contato: diretoria@abi.org.br

Associação Brasileira de Jornalismo Científico - ABJC
Organiza a cada quatro anos o Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico e edita os Cadernos de Jornalismo Científico. A ABJC integra a comissão que escolhe os agraciados com o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, atribuído pelo CNPq. Endereço postal: Rua Isabel Castela, 105, São Paulo/SP, CEP 05445-010. Telefone:(011)813-6026.

Associação Brasileira de Pesquisadores em Arte
Está sediada na Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Endereço postal: R. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, sala 04, São Paulo/SP, CEP 05508-900. Telefone: (011)289-3237. Fax: (011)8154272.

Associação de Leitura do Brasil - ALB
http://www.alb.com.br/
Criada nos anos 70 a ALB congrega pessoas interessadas no estudo e discussão de questões relativas à leitura sob os aspectos teóricos e práticos. A homepage oferece os seguintes links: o histórico da Associação, suas publicações, eventos, núcleos, e o Em Dia com notícias e textos de interesse dos associados. O usuário que quiser associar-se deve imprimir um formulário disponibilizado pelo site e enviá-lo via correio ou fax.
Contato: secretaria.alb@uol.com.br

Associação dos Sociólogos do Brasil - ASB
Fundada em 1977, tem sede em São Paulo. Endereço postal: R. Maria Paula, 54, sala 52, São Paulo/SP, CEP 01319-319. Telefone: (011)359280.

Associação Latino-Americana de Sociologia do Trabalho - ALAST
http://www.ifcs.ufrj.br/alast/
A homepage disponibiliza: modelo do formulário para filiação, estatudo, nomes, telefones e endereços do seu comitê, co-editoras e conselho diretor. Sua sede localiza-se no Largo de São Francisco, 1 sala 418 Rio de Janeiro, CEP: 20051-070 - Brasil.
Contato: alast@ifcs.ufrj.br

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação - ANCIB
http://www.ancib.org.br
A ANCIB é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em junho de 1989 graças ao esforço de alguns Cursos e Programas de Pós-Graduação da área, admitindo sócios institucionais (os Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação) e sócios individuais (professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais egressos dos programas), na área da ciência da informação, como biblioteconomia, arquivologia e museologia. Seu site oferece links afins, para seus programas, sua diretoria, eventos entre outros.

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - ANPOCS
http://www.anpocs.org.br
A Anpocs é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1977, para aglutinar e representar Centros de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação que atuam no campo das ciências sociais: sociologia, antropologia e ciência política. A homepage disponibiza links para suas publicações, informações sobre o encontro anual e agenda de suas atividades.
Contato: anpocs@anpocs.org.br

Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho - APSIOT
http://www.apsiot.pt/
Criada em 1985 é uma Associação de carácter cultural e sem fins lucrativos. Tem sede em Lisboa e tem por objetivo promover o conhecimento científico e técnico para o desenvolvimento da atividade no domínio da sociologia industrial das organizações e do trabalho, e contribuir para o conhecimento, aperfeiçoamento, progresso, divulgação e deontologia da profissão. Seu site oferece links para seus estatutos, atividades desenvolvidas agenda e para a revista Organizações e Trabalho.
Contato: webmaster@apsiot.pt

Associação Portuguesa de Sociologia - APS
http://www.aps.pt/
Constituida em 1985 a APS é uma Associação sem fins lucrativos que tem por objetivo principal o desenvolvimento da Sociologia. As suas principais linhas de ação são o incentivo e divulgação da análise sociológica da realidade portuguesa, a dinamização das seções temáticas e núcleos regionais, a promoção da atividade profissional dos sociólogos e do relacionamento dos sociólogos portugueses com a comunidade científica internacional, a divulgação da Sociologia junto das instituições e da opinião pública, bem como a realização de cursos de formação. Neste site o pesquisador encontrará as seguintes informações: publicações, boletins informativos, prêmios, bolsas e concursos, eventos em agenda, código deontológico entre outras. Aqui o usuário também encontrará links para diversas associações, revistas eletrônicas e páginas pessoais de interesse direto para o campo da Sociologia e das Ciências Sociais.
Contato: aps@ics.ul.pt

Association for Asian Studies
http://www.aasianst.org/
Sediada nos Estados Unidos, é a maior entidade do mundo neste assunto e procura, através de publicações, encontros anuais e seminários, aumentar o entendimento sobre o leste, o sul e o sudeste da Asia. Promove conferências e bolsas de estudo. O site disponibiliza um formulário para filiação.
Contato: jwilson@aasianst.org

Association for Humanist Sociology
http://www.humanistsoc.org/
Fundada em 1976, surgiu da percepção de que a corrente convencional da Sociologia não estava dando importância às questões relativas aos valores humanos. Promove encontros anuais, premiações e mantém um grupo de discussão eletrônico para disseminar a idéia de igualdade, paz e justiça social. A homepage oferece informação sobre a newsletter e o jornal da entidade e disponibiliza online o formulário para filiação.
Contato: heidiallene@yahoo.com

Association for Library and Information Science Education - ALISE
http://www.alise.org/
O site dessa associação oferece o histórico da criação da entidade, lista os nomes dos componentes da diretoria, comitês, concessões, conferencias realizadas e futuras, publicações e links para instituições associadas. Em inglês.
Contato: alise@drohanmgmt.com

The Association for Progressive Communications
http://www.apc.org/english/index.htm
A APC é uma rede internacional de apoio a organizações civis e não-governamentais no uso de tecnologias da informação e comunicação para o desenvolvimento sustentável e a justiça social. Seus membros defendem e promovem um uso estratégico da Internet, criando comunidades virtuais, divulgando campanhas na rede, oferecendo treinamento e disponibilizando ferramentas recursos de modo a capacitar pessoas e entidades para um efetivo intercâmbio de informações. O site traz uma versão em espanhol.
Contato: webeditor@apc.org

Association of Internet Researchers - AOIR
http://aoir.org/
Associação acadêmica dedicada a ampliar e divulgar os estudos interdisciplinares sobre a internet. Promove conferências, formula recomendações éticas e disponibiliza uma extensa lista de links para sites afins, além de um formulário para quem quiser se associar. Traz, ainda, um glossário, lista dos associados e respostas para perguntas freqüentes de acesso exclusivo para os membros.
Contato: webmaster@aoir.org

Association of Universities and Colleges of Canada - AUCC
http://www.aucc.ca/
O site disponibiliza informações sobre programas de cooperação e bolsas de estudos, publicações, programas internacionais e links para instituições universitárias de ensino e pesquisa, no Canadá e no resto do mundo. Oferece versão em inglês e francês.
Contato: ua@aucc.ca


B

Bastidiana
http://perso.club-internet.fr/bastidia/
Associação cujo objetivo é divulgar a obra e o pensamento do sociólogo Roger Bastide, através da publicação da revista, Cahiers d´études bastidiennes, da organização de colóquios e estimulando a reedição de seus livros. Fundada em 1993 por Henri Desroche e presidida por Jean Duvignau, mantém permanente contato e parceria com entidades afins: Association Roger Bastide; Institut Mémoires de l´Édition Contemporaine - IMEC ; Laboratoire d´Analyse Socio-anthropologique du Risque - LASAR - e outros centros universitários em São Paulo e nas cidades de Tours e La Rochelle. O site traz textos e uma bio-bibliografia de Bastide.
Contato: bastidia@club-internet.fr


C

Canadian Anthropology Society
http://socserv2.socsci.mcmaster.ca/~casca/
Organização bilingüe que tem como objetivo promover a antropologia e dar suporte às pesquisas antropológicas no Canadá. Sua homepage oferece informação sobre a publicação da entidade e disponibiliza e-mail para filiação, grupo de discussão eletrônico e boletim eletrônico.
Contato: cooper@mcmaster.ca

Canadian Sociology and Anthropology Association
http://alcor.concordia.ca/~csaa1/
Associação profissional que promove pesquisas, publicações e premiações na área de Sociologia e Antropologia no Canadá. Seus membros são principalmente sociólogos, antropólogos e estudantes interessados na área. Sua homepage disponibiliza formulário para filiação, além de oferecer links para sites afins e uma versão em francês.
Contato: csaa@vax2.concordia.ca

Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - CLACSO
http://www.clacso.org/
É uma rede internacional, não-governamental e sem fins lucrativos, dedicada a promover pesquisa, discussão e difusão acadêmica em diversas áreas das ciências sociais. A sua homepage oferece diversas informações como os debates e temas de interesse da CLACSO, os centros e pesquisadores associados, informações sobre a biblioteca, além de uma sala de leitura onde e possivel ter acesso aos textos sobre as ciências sociais da América Latina e do Caribe. O site esta disponibilizado em português, francês e espanhol.
Contato: clacso@clacso.edu.ar

The Consortium in Latin American Studies - University of North Carolina at Chapel Hill and Duke University
http://www.duke.edu/web/las/duke-unc.html
Consórcio entre o Institute of Latin American Studies e o Duke Center for Latin American Studies. Seu objetivo é ampliar os currículos em ambas as universidades, no que se refere aos estudos latinos, promover pesquisas e oferecer oportunidades de ensino para alunos de todas as disciplinas e ampliar a consciência pública sobre a importância dos estudos da cultura e da tradição latino-americanas. O site traz calendário de eventos, acesso às bibliotecas e informações sobre cursos, pesquisas e publicações.
Contato: ilas@email.unc.edu


E

European Association of Social Anthropologists - EASA
http://easa.uni-miskolc.hu/main.htm
Criada por membros de 14 países europeus, em 1989, e apoiada pela Wenner-Gren Foundation for Anthropological Research, é uma associação profissional aberta a todos os antropólogos sociais que se graduaram na Europa ou trabalham naquele continente. Promove conferências bianuais e edita o jornal acadêmico Social Anthropology: Anthropologie Sociale. Além disso, disponibiliza algumas entrevistas publicadas na Newsletter da entidade.
Contato: lkurti@helka.iif.hu


F

Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - Chile - FLACSO
http://www.flacso.cl/flacso/
Se caracteriza pela regionalidade latino-americana e autonomia dos treze países membros. Promove o ensino e a pesquisa na área das ciências sociais. A homepage da FLACSO, em Santiago do Chile, informa sobre suas fontes de financiamentos, oferece links para as publicações e dá as referências de um base de dados dividido por assuntos como defesa nacional, gênero e segurança na América Latina.
Contato: ppardo@flacso.cl

Federación Latinoamericana de Facultades de Comunicación Social
http://www.felafacs.org/
Organização internacional não-governamental, criada em 1981, que reúne mais de 300 faculdades ou escolas de Comunicação, de 21 países da América Latina. Tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento do ensino e da prática profissional da Comunicação, em suas diferentes áreas, na América Latina. O site traz o estatuto que rege a instituição, a relação dos dirigentes, os requisitos para filiação e mais: relação de associações filiadas, sócios independentes, cursos de pós-graduação ministrados pelas escolas associadas e lista de revistas voltadas para os estudos da comunicação ou áreas afins.
Contato: felafacs@felafacs.org

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
http://www.capes.gov.br/
Criada inicialmente em 1951 como Coordenação e instituída como Fundação em 1992 a Capes tem como objetivo principal de subsidiar o Ministério da Educação - MEC, na formulação das políticas de pós-graduação, coordenando e estimulando - mediante a concessão de bolsas de estudo, auxílios e outros mecanismos - a formação de recursos humanos altamente qualificados para a docência em grau superior, a pesquisa e o atendimento da demanda profissional dos setores públicos e privados. Sua home pagedisponibiliza informações como: o perfil institucional da Fundação, os programas no país e no exterior, documentos, publicações, consultas on line e calendário de eventos
Contato: webmaster@capes.gov.br


I

Inter-Society for the Electronic Arts - ISEA
http://www.isea-web.org/eng/index_eng.html
Organização internacional, fundada na Holanda, em 1990. Visa promover o desenvolvimento das artes eletrônicas, reunindo colaboradores e instituições envolvidos nos aspectos criativos, teóricos e técnicos deste campo tecnológico. Traz equipe, anúncio de simpósios, lista de projetos concluídos e em desenvolvimento, como tornar-se membro, últimas notícias e links para sites afins. Há versões resumidas em português, espanhol e francês.
Contato: info@isea-web.org

Inter-University Program for Latino Research - IUPLR
http://www.nd.edu/~iuplr/
Instituição criada em 1983 com o objetivo de estimular a realização e divulgar estudos e pesquisas acerca da comunidade latino-americana, que vive nos Estados Unidos. Reúne 16 centros de pesquisa vinculados a universidades norte-americanas. O IUPLR oferece programas de treinamento, promove pesquisas e estabelece a colaboração entre pesquisadores, autoridades públicas, defensores comunitários e outros especialistas vinculados a esta comunidade. O site disponibiliza um breve histórico sobre o Instituto, a equipe, dados do Censo de 2000 sobre a pupulação latino-americana nos EUA; divulga o boletim El Noticiero e fornece links de sites afins. Há uma página exclusivamente destinada às crianças.
Contato: iuplr@nd.edu

International Association for Semiotic Studies / Association Internationale de Semiotique - IASS/AIS
http://www.arthist.lu.se/kultsem/assoc/IASShp1.html
Reúne estudiosos de semiótica em todo o mundo, de diferentes escolas e tradições teóricas, interessados nas peculiaridades semiológicas dos artefatos visuais. A homepage apresenta informações gerais e breve histórico sobre a entidade, listas os membros dos departamentos e comitê executivo. O site oferece ainda informações sobre suas publicações.
Contato: gloria.withalm@hermes.hsak.ac.at

International Communication Association Publications -ICA
http://www.icahdq.org/index.html
Associação destinada a profissionais da área de comunicação, reunindo mais de 3.000 membros de 65 países. O site possibilita a inscrição de novos membros, divulga conferências e oferece links para os grupos de estudo divididos por área de interesse. Além disso, disponibiliza um arquivo de notícias, eventos e publicações.
Contato: ica@icahdq.org

International Sociological Association - ISA
http://www.ucm.es/OTROS/isa/
Fundada sob os auspícios da Unesco, a ISA organiza o Congresso Internacional de Sociologia, edita diversas publicações e organiza colóquios regionais e concursos de trabalhos acadêmicos. O site é disponibilizado em inglês, espanhol e francês.
Contato: isa@sis.ucm.es


L

Latin America Studies Association - LASA
http://lasa.international.pitt.edu
Associação profissional de instituições e pesquisadores integrados ao estudo da América Latina e abrange todas as áreas de estudo e pesquisa. Em sua página é possível encontrar os papers das conferências realizadas - acessíveis apenas aos seus membros - e informações sobre como fazer para se tornar membro da LASA. Há links para publicações e estão disponibilizados artigos e anúncios do fórum online .
Contato: lasa@pitt.edu

Latin American Jewish Studies Association - LAJSA
http://lanic.utexas.edu/project/lajsa/
Fundada em 1982, a LAJSA vem promovendo a pesquisa acadêmica sobre a comunidade judaica latino-americana e o seu papel cultural como elemento integrante da etnicidade do continente. A entidade é formada por uma rede de pesquisadores situados nos mais diferentes países, que se comunicam através do diretório LJSA-List e do boletim semestral Latin American Jewish Studies, que inclui informes sobre atividades profissionais, recensões e atualizações bibliográficas. A página traz versões em inglês, espanhol e português.
Contato: jfriedm1@swarthmore.edu


M

Michigan Oral History Association
http://www.h-net.msu.edu/~moha/
Instituição vinculada à Michigan State University, desenvolve seus projetos com apoio da National Endowment for the Humanities e da organização Humanities and Social Sciences Online. Traz a relação de vídeos que compõem o seu acervo, uma pequena bibliografia sobre a metodologia de história oral, a lista dos workshops e apresentações e disponibiliza o site H-Orhalist - um consórcio internacional de professores e pesquisadores interessados em História Oral, ligados pela Internet. Oferece ainda informações sobre a equipe coordenadora, como se associar, o estatuto da associação e links para sites que tratam da história do estado de Michigan.
Contato: gwiskeman@phonetech.com


N

National Association for Chicana and Chicano Studies - NACCS
http://clnet.ucr.edu/research/NACCS/
Associação fundada em 1972, com o objetivo de estimular a realização de pesquisas que visem a atualização e a conscientização política da comunidade mexicana nos EUA. Os pressupostos da NACCS divergem da pesquisa acadêmica que, segundo o pensamento da instituição, oprime e distorce aspectos siginificativos relativos à classe social, raça, gênero e sexualidade desta comunidade. O site disponibiliza os objetivos da instituição, sua estrutura organizacional, seus representantes e publicações.
Contato: blackmer@csus.edu

National Association for Ethnic Studies
http://www.ethnicstudies.org/
Constitui um fórum interdisciplinar para estudantes e ativistas interessados no estudo dos diversos grupos étnicos existentes, nas suas relações entre si e na vida cultural das minorias étnicas. Promove conferência anual, premiações e concurso de pesquisa para estudantes universitários e formandos. A homepage disponibiliza uma lista de discussão eletrônica, informações sobre as publicações da entidade e um formulário para filiação.
Contato: catalyst@u.washington.edu


O

Obercom - Observatório da Comunicação
http://www.obercom.pt/default.asp
Associação privada, sem fins lucrativos, que reúne algumas das principais empresas e instituições públicas do setor da comunicação, em Portugal. Seu objetivo é a produção e difusão de informação, bem como a realização de estudos e pesquisas que contribuam para o melhor conhecimento na área. O site traz informações sobre o Anuário da Comunicação - extensa fonte de referência sobre os meios de comunicação em Portugal - e mais: indicadores de negócios, publicidade, recursos humanos, um boletim mensal, índice e alguns artigos da revista Observatório, projetos desenvolvidos, agenda de eventos e links para sites afins.
Contato: inform@obercom.pt

Oral History Association - OHA. Dickinson College
http://www.dickinson.edu/oha/
A Associação de História Oral, do Dickinson College, foi fundada em 1966, nos Estados Unidos. Tem como objetivo principal divulgar, preservar pesquisas, depoimentos e entrevistas históricas desde 1940. Oferece links para sites afins, papers, congressos e encontros nessa área.
Contato: oha@dickinson.edu


P

Population Association of America - PAA
http://www.popassoc.org/
Fundada em 1931 a PAA é uma organização estabelecida para promover pesquisas para a melhoria dos problemas relacionados às populações humanas. Os membros da PAA incluem demógrafos, profissionais de saúde pública, sociólogos, economistas e indivíduos interessados na pesquisa e educação no campo da demografia. O site oferece links para: o encontro que realiza anualmente e para o Instituto de Pesquisa de População, da Universidade da Pennsylvania. Traz ainda notícias sobre eventos e sites de interesse comum um e informações sobre suas publicações.
Contato: info@popassoc.org


S

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - INTERCOM
http://www.intercom.org.br/
Fundada em 1977 a INTERCOM é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, destinada a congregar pesquisadores e profissionais da comunicação numa perspectiva interdisciplinar. O site traz informações sobre o estatuto, a diretoria, os núcleos de pesquisa, a livraria virtual, os eventos e disponibiliza um boletim eletrônico e um Banco de Papers com trabalhos apresentados nos encontros dos grupos de pesquisa e nos Simpósios Regionais realizados pela instituição e links de interesse da área.
Contato: intercom@edu.usp.br

Sociedade Brasileira de Sociologia - SBS
http://www.sbsociologia.com.br/
Fundada nos anos 50 e reorganizada nos anos 80 a homepage disponiliza informações sobre a diretoria, seus sócios, revistas e livros, congressos, bibliografias e links com os endereços de entidades financiadoras, grupos de pesquisa e outras instituições.
Contato: sbscong@orion.ufrgs.br

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC
http://www.sbpcnet.org.br/
Fundada em 1948, em São Paulo, sua finalidade é lutar pela defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. O site oferece informações sobre os eventos, além de disponibilizar dossiês e documentos de referência para os fóruns de política, educação, ciência e tecnologia, um formulário online de filiação para sócios e as publicações da entidade.
Contato: choje@omega.lncc.br

Sociedade de Estudos da Cultura Negra - SECNEB
http://www.mestredidi.org/secneb.htm
Fundada em 1974, reunindo figuras exponenciais da comunidade negra brasileira, cientistas sociais, intelectuais e artistas. A SECNEB desenvolve programas de pesquisa, documentação e promoção da população negra através de investigação e reflexão dos problemas das comunidades e de sua formação no quadro social brasileiro. Esse site faz parte da home page dedicada à Mestre Didi, líder espiritual da comunidade Nagô no Brasil. Disponibiliza uma livraria virtual com formulário on line para compras e links relacionados a cultura afro-brasileira.
Contato: secneb@mestredidi.org

Society for Caribbean Studies
http://www.scsonline.freeserve.co.uk/carib.htm
Criada em 1977, a maioria de seus membros reside Grã-Bretanha, mas há sócios de outros países da Europa e da América do Norte e um grande número de caribenhos. Seus objetivos são estimular o ensino e a pesquisa sobre o Caribe e promover oportunidades de contato entre pessoas interessadas na região e os caribenhos dispersos por outras regiões. A Sociedade promove uma conferência anual onde se apresentam trabalhos em várias áreas como antropologia, história, cultura, política, religião e literatura. Os temas discutidos podem ser gênero, escravidão, emancipação ou problemas que estejam ocorrendo no Caribe na época do evento. O site conta a história da formação da instituição; apresenta sua equipe, fornece um formulário para inscrição de novos membros; informa sobre a conferência programada; possui um arquivo de fotos e disponibiliza textos de conferências anteriores.
Contato: m.davies@warwick.ac.uk

Society for Economic Anthropology - SEA
http://nautarch.tamu.edu/anth/sea/
Esta associação reúne antropólogos, economistas e outros acadêmicos interessados nas relações entre economia e sociedade. O site oferece informações sobre os encontros anuais da SEA, o índice de suas publicações e uma relação dos papers premiados pela entidade.
Contato: werner@tamu.edu

The Society for Latin American Anthropology - SLAA
http://www.aaanet.org/slaa/slaa1.htm
Tendo como objetivo desenvolver o estudo da antropologia latino americana e constituir um fórum de discussão e de intercâmbio de idéias, foi fundada em 1969 pela American Anthropological Association - AAA. Promove encontros conjuntos com a AAA e tem publicação própria. O site disponibiliza a newsletter online da entidade e formulário para filiação.
Contato: manolo@pcisys.net

Society for Latin American Studies - SLAS
http://www.slas.org.uk/
Fundada em 1964, congrega acadêmicos, diplomatas, jornalistas, pesquisadores de empresas e de organizações não-governamentais interessados nos estudos latino-americanos. Atualmente são mais de 400 membros. Organiza conferências, e publica o Bulletin of Latin American Research. O site divulga ainda informações sobre duas outras publicações de interesse: a Latin American Research Review e o Journal of Latin American Studies, além de fornecer os nomes do comitê responsável pelo perído 2002-2003, links para sites afins.
Contato: wmfl@st-and.ac.uk

Society for Professional Journalists. Improving & Protecting Journalism
http://spj.org
Organização que reúne jornalistas profissionais com o objetivo de manutenção de uma imprensa livre nos Estados Unidos da América. Promove programas que estimulem a divulgação de informações de maneira mais precisa, atualizada e de fácil compreensão possível. O site traz seus objetivos, os nomes da diretoria, notícias recentes de interesse, programas e projetos desenvolvidos, um calendário de eventos e instruções de como tornar-se um novo membro.
Contato: questions@spj.org

The Society of Anthropology of Europe
http://www2.h-net.msu.edu/~sae/
É uma sub-unidade da American Anthropological Association , constitui um fórum de debate sobre a cultura e as sociedades européias e serve de arena para o exame dos fundamentos, relevância e futuro da Antropologia como uma disciplina acadêmica. Promove um concurso de pesquisa para estudantes universitários e formandos, além de oferecer uma lista de discussão online. A homepage disponibiliza formulário para filiação, link para o Journal of the Europeanists e informações sober as publicações da entidade.
Contato: sparman@fullerton.edu

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.