HOME
 
Negros

Organizações e movimentos sociais voltados para o combate à discriminação racial contra os negros que atuam e/ou na defesa de seus direitos e na divulgação de sua produção cultural.

BRASIL | CANADÁ | CHILE | COSTA RICA | ESTADOS UNIDOS | INGLATERRA
FONTES DE REFERÊNCIA

BRASIL

africaraiz.org
http://www.africaraiz.org
Este site tem como objetivo divulgar as organizações que trabalham com temas relacionados à cultura africana de modo a contribuir para o fim da exclusão social dos negros no Brasil e no mundo. O site disponibiliza links de organizações e redes semelhantes, além de informar sobre projetos, eventos e conferências internacionais.
Contato: nigerokanarede@aol.com

Além do Racismo
http://www.beyondracism.org/
Este site, criado pela Iniciativa Comparativa de Relações Humanas - CHRI, surgiu a partir da colaboração entre instituições e indivíduos do Brasil, Estados Unidos e África do Sul. Seu objetivo é lutar contra a desigualdade e a discriminação através do intercâmbio de informações, idéias e estratégias. O site disponibiliza notícias, publicações, downloads e links para sites afins.
Contato: feedback@beyondracism.org

Candomblé - Um pedaço da África no Brasil
http://www.candomble.com/
A proposta é apresentar o candomblé no Brasil (palavra de origem quicongo-angolana que significa "orar") ao público em geral, mas sem os mitos e preconceitos atribuídos pelos meios de comunicação e pelo senso comum. Além de ser contada a história e influências culturais desta prática, outros artigos também estão disponíveis, relacionados a questão religiosa no Brasil. O universo do candomblé (seus personagens e rituais) pode ser explorado pelo usuário através de diferentes recursos: novidades; ritmos e cantigas; fotos e vídeos das festas de Ogún e Yemanjá. Disponível em duas versões: português e inglês.
Contato: webmaster@candomble.com

Casa de Cultura da Mulher Negra - CCMN
http://www.casadeculturadamulhernegra.org.br
Instituição fundada em 1990, que tem como objetivo combater todas as formas de violência à mulher. Embora tenha como foco o público negro, diversos serviços são oferecidos a todas as mulheres, como apoio legal a vítimas de violência doméstica e sexual. A CCMN também publica a revista Eparrei, editada semestralmente. O site disponibiliza inúmeras seções, como as que tratam sobre a mulher negra e sobre a questão do gênero na sociedade. Além disso, há uma agenda, na qual diversos eventos são divulgados, e links para sites de outras instituições que tem como foco o trabalho com o gênero feminino e com a raça negra. Há também uma versão em espanhol do site.
Contato: ccmnegra@uol.com.br

Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro - CIDAN
http://www.cidan.org.br/
Fundado, em 1984, este centro tem recebido apoio de organizações como o Ministério da Cultura - Minc, o Fundo de Amparo ao Trabalhador- FAT, Fundação Cultural Palmares- FCP, Fundação Ford e Artplan. O objetivo principal é inserir e promover jovens negros no cenário artístico nacional através das atividades que promove: cursos, divulgação de cadastro fotogáfico, entre outras. O site oferece uma busca com os associados do Centro e uma galeria dos artistas negros de maior projeção na cena brasileira.
Contato: diretoria@cidan.org.br

Centro de Articulação de Populações Marginalizadas - CEAP
http://www.alternex.com.br/~ceap/
Organização criada no Rio de Janeiro, em 1989, a partir da reflexão de militantes do movimento negro. Atua contra a discriminação racial e na defesa dos direitos humanos. O site oferece links para diversas atividades e projetos realizados pela instituição, entre eles: centro de documentação, programa jurídico, pesquisas, campanhas. Estão disponíveis seis cadernos do projeto Guia dos direitos dos brasileiros afrodescendentes.

Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT
http://www.ceert.org.br
ONG criada em 1990 com o objetivo de intervir no campo das relações raciais e de gênero, buscando igualdade de oportunidade e o pleno exercício da cidadania. Desenvolve também projetos e pesquisas próprios ou vinculados às principais universidades do país. O site oferece informações sobre as publicações e os projetos da entidade, além de disponibilizar um fórum de discussões.
Contato: ceert@ceert.org.br

Comissão Permanente de Políticas Públicas para a População Negra - CPPPN
http://www.usp.br/politicaspublicas/
Comissão ligada ao Gabinete do Reitor da Universidade de São Paulo - USP -, cujo objetivo é: estimular o ingresso de negros como alunos e professores da universidade, promover condições para o bom desempenho escolar dos alunos negros e incentivar a familiarização da comunidade universitária com a história e a vida da população negra. O site apresenta a equipe e o resultado do censo étnico realizado na USP.
Contato: cpn@usp.br

Criola
http://www.criola.ong.org
Instituição da sociedade civil, fundada em 1992, com a finalidade de desenvolver ações contra o racismo, sexismo e homofobia, visando a defesa de mulheres, adolescentes e crianças negras. O site disponibiliza informações sobre os projetos desenvolvidos pela organização, artigos e links para sites afins.
Contato: criola@ax.apc.org

Educafro - Educação e Cidadania de Afrodescedentes e Carentes
http://membro.intermega.com.br/educafro/
A idéia de cursos pré-vestibulares para jovens negros de baixa renda surgiu na Bahia e foi concretizada na cidade de São João de Meriti- RJ com a implantação do primeiro núcleo em 1993. Quatro anos mais tarde, este Projeto chegou à cidade de São Paulo a partir da organização de um núcleo piloto localizado no Quilombo Central. Com o sucesso deste, outros núcleos surgiram, formando o Projeto Educafro que recebe o apoio da Igreja Católica e tem como objetivo proporcionar o ingresso dos jovens negros nas universidades públicas, além de promover aulas de cidadania entre os mesmos. O site oferece ao usuário mais informações através das edições do Informativo Nacional de São Paulo; agenda das reuniões e relação de links.
Contato: educafro@intermega.com.br

Fala Preta!
http://www.falapreta.org.br
Fundada em 1997, a ONG tem como missão promover o desenvolvimento humano sustentável, buscando a eliminação de todas as formas de discriminação e violência, especialmente a étnico-racial e a de gênero. Para isso, procura defender a cidadania da população negra, através de medidas que possibilitem uma boa qualidade de vida e o acesso à educação. Destacam-se no site as publicações da instituição e seus projetos, além de artigos e notícias que têm como tema a população negra.
Contato: falapreta@falapreta.org.br

Fundação Cultural Palmares - FCP
http://www.palmares.gov.br/
A Fundação promove, patrocina e apóia todas as iniciativas que têm por objetivo a integração econômica, política e cultural do negro no contexto social do país. Promove ainda pesquisas e estudos permanentes sobre os aspectos de interação da cultura africana, com ênfase na sua própria atuação no desenvolvimento nacional e nos reflexos das relações com outras etnias. O site disponibiliza um formulário para apresentação de projetos, agenda e links para sites afins. Além disso, fala um pouco sobre as comunidades remanescentes de quilombos, legislação e sobre o acervo da Fundação.
Contato:
palmares@palmares.gov.br

Grupo Cultural Afroreggae
http://www.afroreggae.org.br/
Criado no Rio de Janeiro, em 1993, o grupo visa o resgate da cidadania dos jovens moradores das favelas e vem atuando em Vigário Geral e no Morro do Cantagalo. Através das produções artísticas são captados recursos para os programas sociais. Com o programa de comunicação são desenvolvidos projetos que divulgam a cultura afro-brasileira e suas diversas formas de expressão. O grupo atua ainda no campo da saúde, informando sobre cuidados básicos e prevenção de doenças.
Contato: afroreggae@ax.apc.org

Grupo Cultural Olodum
http://www.uol.com.br/olodum/
Organização não-governamental fundada em 1979 com o objetivo de combater a discriminação racial, estimulando a auto-estima dos afro-brasileiros. Sua repercussão pública deve-se em grande parte à promoção de formas de oportunidades de trabalho ligadas a ações culturais. Entre os projetos desenvolvidos pela organização, destaca-se a Escola Criativa, cuja finalidade é estimular a prática da democracia e da cidadania entre as pessoas. O site traz informações sobre as empresas voltadas para a geração de renda (desde parte da renda da Banda até a loja Planeta Olodum), sobre o Bando de Teatro Olodum e sobre o Departamento de Cultura Olodum.
Contato: casaolodum@uol.com.br

Maria Mulher
http://mariamulher.rits.org.br/
Criada em 1987, em Porto Alegre, a organização visa combater os preconceitos de raça, gênero e classe. São desenvolvidos programas como SOS Racismo e Atendimento a vítimas de abuso sexual. O grupo também oferece serviços de atendimento psicológico, assessoria jurídica e oficinas de auto-estima. O site traz links para um guia virtual com endereços úteis e uma síntese de dados produzidos pela organização.
Contato: mariamulher@cpovo.net

Mulheres Negras- do umbigo para o mundo
http://www.mulheresnegras.org/entrevis.html
Através da colaboração de diversos pesquisadores, o site tem como interesse principal proporcionar a integração entre toda a comunidade negra, uma vez que serve como um espaço de intercâmbio de informações e divulgador das diversas formas de expressão dos negros em múltiplas áreas: mídia, arte e moda, religião, educação, entre outras. É divulgado uma lista dos eventos que estão ocorrendo no Brasil e no mundo e de movimentos que estão voltados para a construção da identidade negra desvinculada de preconceitos e para uma reflexão acerca das diferenças inter-étnicas. Pode-se consultar também no site uma listagem de links afins.
Contato: mulheresnegras@mulheresnegras.org

Mundo Negro - O Portal da Comunidade Negra do Brasil
http://www.mundonegro.com.br/
A discriminação racial ainda é um fato real e que assola a comunidade negra. Esta é uma das questões, entre outras, que o site enfoca, abordando este cotidiano, marcado pelo preconceito, presente na sociedade brasileira e em outros países, além de enfatizar o trabalho de organizações nacionais a favor de uma política contra o racismo. Enfoca também a música e a cultura black, mostrando que o universo negro não está reduzido a discussões raciais, mas também ligado a produções artísticas. O site disponibiliza um fórum de discussões, chat, agenda, notícias e links para outros sites.
Contato: webmaster@mundonegro.com.br

Núcleo Cultural Força Ativa - NCFA
http://www.geocities.com/Athens/Cyprus/3465/
Formado por jovens negros da periferia de São Paulo, contando com a participação de mulheres e de pessoas de outros segmentos sociais. Estão organizados desde 1989 para trabalhar a consciência afrodescente e reivindicar seus direitos como cidadãos, por melhores condições de vida com igualdade de oportunidades para todos. Luta esta que vem sendo travada com ferramentas que compõem o universo cotidiano destes rapazes: o RAP (Revolução Através das Palavras), o grafite e outros seguimentos do HIP HOP. Projetos e eventos diversos têm sido organizados com o objetivo de promover um enriquecimento cultural, intelectual e humano de forma a pensar sobre as problemáticas da sociedade, buscando solucioná-las. O site oferece alguns textos de integrantes deste Núcleo e fotos de algumas atividades promovidas.
Contato: edibritto@ig.com.br

Pierre Verger Fatumbi
http://www.unicamp.br/~everaldo/bahia/verger/verger.html
Desde sua chegada ao Brasil, em 1946, Pierre Verger esteve sempre desenvolvendo trabalhos etnológicos sobre a ligação entre a África e a Bahia, tendo recebido por isso títulos importantes e tão diferentes entre si como o de Doutor em Etnologia pela Universidade de Paris e o de Babalaô pelo Candomblé. Um pouco do resultado de tantos anos de estudo pode ser conferido neste site que oferece ao usuário algumas fotos que retratam a Bahia em suas múltiplas formas: das filhas de santo de Obaluayê ao tradicional grupo dos filhos de Ghandi. Para saber mais informações sobre Pierre Verger, vale conferir as homepages do Gilberto Gil e da UFBA.
Contato: everaldo@cesar.unicamp.br

Programa Políticas da Cor na Educação Brasileira
http://www.politicasdacor.net/
Este programa foi desenvolvido pela Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - com o objetivo de promover pesquisas sobre a discriminação racial no Brasil e sobre o desenvolvimento de ações orientadas para o combate ao racismo no país. O site disponibiliza eventos, links para sites afins e uma biblioteca virtual, além de informações sobre o Concurso Nacional Cor no Ensino Superior.
Contato: info@politicasdacor.net

Quilombhoje
http://www.quilombhoje.com.br/
Instituição sem fins lucrativos que tem o objetivo de dar visibilidade a textos e autores afro-brasileiros, além de fomentar pesquisas e diagnósticos sobre cultura afro. Apresenta o histórico da instituição, informações sobre a publicação Cadernos Negros; livros publicados, calendário afro; cadastro de usuários para receber convites e informes e ainda fornece dados para adquirir os seus livros. Disponibiliza poesias; ficções e ensaios.
Contato: quilombhoje@ig.com.br

Racismo Não
http://br.geocities.com/racismo_nao/
Criado em 1999, o objetivo deste site é denunciar as práticas de racismo na sociedade brasileira que são consideradas criminosas segundo a legislação. O site disponibiliza informações sobre eventos, campanhas, ações, além de uma galeria de fotos, um espaço para denúncias e informações sobre a cultura africana.
Contato: racismo_nao@yahoo.com

Rede Nova Abolicionista
http://www.fase.org.br/novaabolicionista/index2.htm
Site destinado a divulgação de campanhas, projetos e pesquisas desenvolvidos pelas organizações do movimento negro e difusão de notícias ligadas à questão racial e seu impacto na política e na sociedade brasileira. Disponibiliza alguns artigos e um fórum de discussão. Oferece também uma seção para cadastro de novas organizações.
Contato: wsantana@fase.org.br

Sociedade de Estudos da Cultura Negra - SECNEB
http://www.mestredidi.org/secneb.htm
Fundada em 1974, esta associação desenvolve programas de pesquisa, documentação e promoção da população negra através de investigação e reflexão dos problemas das comunidades e de sua formação no quadro social brasileiro. Esse site faz parte da home page dedicada à Mestre Didi, líder espiritual da comunidade Nagô no Brasil. Disponibiliza uma livraria virtual com formulário on line para compras e links relacionados a cultura afro-brasileira.
Contato: secneb@mestredidi.org

Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil - SECNEB
http://www.mestredidi.org/
Criada em 1974, em Salvador, a sociedade reúne figuras expressivas da comunidade negra brasileira, cientistas sociais, intelectuais e artistas. O SECNEB promove a cultura negra e desenvolve programas de pesquisa e documentação, que são listados mas não estão disponíveis online. Há uma livraria virtual onde podem ser adquiridos o livro e o CD Rom Ancestralidade Africana no Brasil, de Juana Elbein dos Santos, entre outros. Há sugestões de links afins.
Contato: secneb@mestredidi.org

União de Cultura Negra em Santa Catarina - UNIAFRO
http://www.uniafro.hpg.ig.com.br/
Entidade civil sem fins lucrativos que visa elaborar e apoiar políticas públicas voltadas para a população negra de Santa Catarina, além de resgatar a religião, o folclore e a cultura africana. O site disponibiliza informações sobre projetos, textos, informativos, biografias e links para sites afins, além de abrir um espaço para a luta contra o racismo.
Contato: uniafro@ieg.com.br


CANADÁ

Anti Racist Action - ARA. Toronto
http://www.web.apc.org/~ara/
Fundado em Toronto em 1992, o ARA atua contra o fascismo e a supremacia branca, mas também se pronuncia contra todo tipo de racismo, sexismo, homofobia e anti-semitismo. O movimento se prolonga numa rede norte-americana com uma versão na web: ARANET. O site inclui notícias anti-racistas, dados sobre as atividades neo-nazistas em Toronto, links para sites afins e para o boletim da organização.
Contato: ara@web.net


CHILE

Fundación Oro Negro
http://usuarios.lycos.es/oronegro/
Fundação, criada em 2001, com o objetivo de resgatar e difundir as raízes culturais dos afro-descendentes chilenos, além de capacitar e facilitar a participação deles nas áreas de educação, esportes, arte e saúde, realizando cursos e oficinas culturais. O site disponibiliza notícias, depoimentos, galeria de fotos, além de um breve histórico sobre as raízes negras no Chile.
Contato: oronegrochile@hotmail.com


COSTA RICA

Red de Mujeres Afrolatinoamericanas y Afrocaribeñas
http://www.movimientos.org/mujerafro/
Organização, criada em 1992, com o objetivo de levar adiante um movimento de mulheres negras no Caribe e na América Latina, lutando pela melhoria de sua qualidade de vida, além de combater o racismo e a discriminação sofrida por elas. O site disponibiliza os debates e simpósios realizados pela organização, além de eventos e documentos.
Contato: mujerdp@sol.racsa.co.cr


ESTADOS UNIDOS

Africa Action
http://www.africaaction.org/
Organização não-governamental fundada a partir da fusão de três outras organizações: American Committee on Africa, Africa Fund e Africa Policy Information Center. Seu objetivo é trabalhar desenvolvendo programas em prol da melhoria econômica, política e social dos países da África. O site disponibiliza publicações, documentos, notícias e links para sites afins.
Contato: africaaction@igc.org

Black Voices.Com
http://www.blackvoices.com/
Criado em 1995, partiu da iniciativa do jornalista Barry Cooper de criar um portal capaz de atender a comunidade afro-americana. No início, era abrigado pela America Online, mas em pouco tempo passou a ser muito visitado e tornou-se um site independente. O grande sucesso de público e o reconhecimento pela mídia foram importantes para conquistar uma importante parceria com a General Motors Corporation em 1999. O objetivo deste site é atender a comunidade negra americana e seus interesses, disponibilizando informações sobre os mais variados assuntos: canal de notícias; eventos, política; comércio; entretenimento; homossexualidade; negócios; entre outros. Disponível também na versão impressa.
Contato: http://www.blackvoices.com/cgi-bin/checkthisout.pl

National Association for the Advancement of Colored People - NACCP
http://www.naacp.org/index.shtml
Organização sem fins lucrativos, fundada em 1909, cujo objetivo é proteger e defender os direitos civis dos afro-americanos através da implementação de programas sociais, educacionais e econômicos. O site oferece eventos, links para sites afins, sistema de busca, além de disponibilizar a revista Crisis. Há também uma seção explicando como os interessados podem colaborar.
Contato: actso@naacpnet.org


INGLATERRA

Abantu for Development
http://www.abantu.org/
Organização não-governamental, fundada em 1991, que visa estimular a participação das pessoas na luta pela melhoria da qualidade de vida do povo africano, pricipalmente das mulheres africanas através de programas de capacitação de membros de organizações que trabalhem com essa população. O site disponibiliza informações sobre suas publicações e os programas desenvolvidos pela organização, sistema de busca e um fórum de discussão.
Contato: directorate@abantu.org

Black Information Link - BLINK
http://www.blink.org.uk/
Site criado pela organização The 1990 Trust que visa lutar contra a discriminação racial e defender os direitos das comunidades africanas, asiáticas e caribenhas que vivem na Inglaterra. A homepage disponibiliza artigos sobre temas variados, tais como: educação, direitos humanos, imigração e infância, além de eventos, campanhas, publicações, reportagens e links para sites afins.
Contato: blink1990@blink.org.uk

Commission for Racial Equality - CRE
http://www.cre.gov.uk/
Organização não-governamental que luta contra a discriminação e a favor da igualdade racial, seja qual for a raça, nacionalidade, cor ou origem étnica do indivíduo, realizando campanhas e difundindo informações. O site disponibiliza notícias, publicações, links para sites afins e um sistema de busca.
Contato: info@cre.gov.uk


FONTES DE REFERÊNCIA
EverythingBlack.com
http://www.everythingblack.com
É o lugar para quem quer achar alguma coisa ou alguém referente a comunidade negra na Internet. Funciona como um verdadeiro radar, oferecendo ao usuário links sobre os mais variados assuntos: artes; negócios; educação; entretenimento; história e cultura; organizações; entre outros.
Contato: everythingblack@hotmail.com

The Universal Black Pages
http://www.ubp.com/
Organizada pela Associação de Graduados Negros do Georgia Institute of Technology, este site traz links (não comentados) para os mais variados sites sobre a questão negra, organizados em 14 categorias temáticas (eventos, diáspora, negócios, história, arte, música, educação, entretenimento etc). O site estimula a inclusão de novos links, originário de qualquer país e sobre qualquer assunto relacionado à herança negra, através de um formulário on line. Isso explica a extraordinária diversidade dos enfoques abarcados por este site.
Contato: bgsa@www.gatech.edu

Web Zumbi
http://www.peacelink.it/zumbi/home.html
Criado em 1995, este projeto objetiva reunir diversas ONGs na Internet, através do apoio da Rede Bahia, dando enfoque a temáticas variadas como ecologia, direitos humanos, consciência negra e infância. O site oferece uma relação de ONGs da Bahia pelos direitos humanos e sociais, links da cultura axé afro-america, assim como uma lista de jornais e revistas afins.
Contato: webmaster@ongba.org.br

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.