HOME
 
Homens e Mulheres

Organizações que abordam a questão das identidades feminina e masculina a partir do enfoque de gênero e cuja atuação visa a promoção da cidadania.

AFEGANISTÃO | ARGENTINA | BÉLGICA | BRASIL | CANADÁ | CHILE | COSTA RICA | EQUADOR | ESPANHA | ESTADOS UNIDOS | INGLATERRA | MÉXICO | PANAMÁ | PAQUISTÃO | PORTUGAL | QUÊNIA | SENEGAL | VENEZUELA
FONTES DE REFERÊNCIA

AFEGANISTÃO

Revolutionary Association of the Women of Afghanistan - RAWA
http://www.rawa.org/
Organização político-social de mulheres afegãs, fundada em 1977 no Afeganistão por Meena. O site oferece informações sobre as atividades sociais, os eventos e documentos do Rawa. Há também uma galeria de fotos, clips de cinema, poemas e links afins, além de registros da imprensa, informações sobre as mulheres no Afeganistão e publicações.
Contato: rawa@rawa.org


ARGENTINA

Centro de Encuentros Cultura y Mujer - CECYM
http://www.cecym.org.ar/
Associação civil cuja finalidade é lutar pelo fim da violência contra as mulheres argentinas, além de defender seus direitos civis. A associação trabalha com linhas de ações variadas, promovendo debates, palestras e realizando pesquisas. O site oferece informações sobre seus trabalhos nas áreas de capacitação e comunicação, além de disponibilizar notícias, artigos e publicações.
Contato: cecym@cecym.org.ar

Comite de America Latina y el Caribe para la Defensa de los Derechos de la Mujer - CLADEM
http://www.derechos.org/cladem/
Trata-se de uma rede de mulheres da América Latina e do Caribe, criada em 1985, em defesa dos direitos das mulheres nestes lociais. O CLADEM possui uma coordenação nacional na Argentina e um escritório regional no Peru. O site disponibiliza informações sobre as estratégias da rede, suas publicações e a campanha Declaración de Derechos Humanos desde una Perspectiva de Género. Há sugestões de links.
Contato: cladem@chavin.rcp.net.pe


BÉLGICA

Actions In the Mediterranean - AIM
http://www.aim-network.org/index.cfm
Associação sem fins lucrativos, criada em 1995, por um grupo de mulheres ativistas. Seu objetivo é desenvolver projetos e eventos, em parceria com outras mulheres do Mediterrâneo, que contribuam para a paz, liberdade e democracia na região. O site disponibiliza notícias, publicações, fórum de discussões e links para sites afins.
Contato: simone.susskind@museuro.org

European Women´s Lobby - EWL
http://www.womenlobby.org/index2.htm
Criado em 1990, este grupo é formado por diversas organizações não-governamentais que lutam em prol dos direitos das mulheres. Seu objetivo é promover a igualdade de direitos e oportunidades para homens e mulheres, além de defender os interesses das mulheres que vivem nos países membros da União Européia. O site disponibiliza notícias, campanhas, informações sobre vários países da Europa e links para sites afins, além de uma seção explicando o que os interessados podem fazer para colaborar com o movimento. Oferece versões em inglês e francês.
Contato: ewl@womenlobby.org


BRASIL

Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento - AGENDE
http://www.agende.org.br
A AGENDE é uma organização feminista, com finalidade pública e sem fins lucrativos. Seu objetivo é firmar a perspectiva feminista nas agendas políticas e sociais, assim como na implementação de políticas públicas, buscando fortalecer a cidadania, a democracia e o desenvolvimento com igualdade. Diversas atividades são desenvolvidas em parceria com organizações de mulheres, órgãos governamentais e núcleos de gênero das universidades, em particular com o NEPeM, o NEIM, o Programa Gestão Pública e Cidadania e o CLADEM/Brasil. O site oferece acesso a uma seção de estudos e dados, aos programas desenvolvidos pela instituição e a publicações sobre a mulher. Além disso, há um link para a Campanha CEDAW - Convenção sobre a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Mulher.
Contato: agende@agende.org.br

Articulação de Mulheres Brasileiras - AMB
http://www.articulacaodemulheres.org.br/publique/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/amb/frameset.htm?user=reader
Movimento, criado em 1994, cujo objetivo é ampliar e fortalecer a articulação dos movimentos de mulheres brasileiras, atuando em vários estados do país. O site oferece informações a respeito da Conferência Nacional de Mulheres Brasileiras, notícias, publicações e links para sites afins.
Contato: amb@articulacaodemulheres.org.br

Casa de Cultura da Mulher Negra - CCMN
http://www.casadeculturadamulhernegra.org.br
Instituição fundada em 1990, que tem como objetivo combater todas as formas de violência à mulher. Embora tenha como foco o público negro, diversos serviços são oferecidos a todas as mulheres, como apoio legal a vítimas de violência doméstica e sexual. A CCMN também publica a revista Eparrei, editada semestralmente. O site disponibiliza inúmeras seções, como as que tratam sobre a mulher negra e sobre a questão do gênero na sociedade. Além disso, há uma agenda, na qual diversos eventos são divulgados, e links para sites de outras instituições que tem como foco o trabalho com o gênero feminino e com a raça negra. Há também uma versão em espanhol do site.
Contato: ccmnegra@uol.com.br

Católicas pelo Direito de Decidir - CDD
http://www.catolicasonline.org.br
Organização não-governamental feminista e de caráter ecumênico, a instituição busca promover mudanças de padrões culturais e religiosos da sociedade. Desde sua criação, em 1993, promove os direitos das mulheres, lutando por sua cidadania e pela igualdade nas relações de gênero. Para isso, divulga o pensamento religioso progressista em favor da autonomia das mulheres. O site da instituição é composto por clippings, reportagens, entrevistas, além de uma biblioteca. São também divulgados eventos e as publicações da ONG.
Contato: cddbr@uol.com.br

CEMINA - Comunicação, Educação e Informação em Gênero
http://www.cemina.org.br/
Criado em 1989, no Rio de Janeiro, o Cemina procura utilizar o potencial educativo do rádio para dar voz e vez às mulheres. O site oferece seis entradas: Núcleo de Juventude, Rede de Mulheres no Rádio, Programa Fala Mulher, Estúdio Vênus, Núcleo de Capacitação e Pagu Documentação. A organização produz boletins como o Boletim Pagu, Sintonia Fina e o Sintonia Digital. Estão disponíveis para download os programas de rádio, produzidos no Estúdio Vênus, e os históricos dos encontros da Rede de Mulheres no Rádio.
Contato: cemina@cemina.org.br

Centro das Mulheres do Cabo
http://www.cmcgenero.com.br/
Organização não-governamental, fundada em 1984, com sede no Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco. Desenvolve ações de conscientização das mulheres sobre o seu papel na sociedade, fortalecendo sua luta contra as desigualdades de gênero e pela afirmação da cidadania. Entre os programas, destacam-se os de Gênero e Desenvolvimento Sustentável, Direitos e Cidadania e Saúde Sexual e Reprodutiva. O site disponibiliza notícias, links para sites afins e fotografias.
Contato: cmdocabo@uol.com.br

Centro de Liderança da Mulher- CELIM
http://www.celim.org.br/
Idealizado por Rosiska Darcy de Oliveira, o Celim iniciou suas atividades em 1997, com o apoio do BID. Seu objetivo é capacitar mulheres para o mercado de trabalho, além de estimular a liderança entre elas para que possam participar dos processos de decisão da sociedade brasileira. O site disponibiliza reportagens, notícias, fórum de discussões, links para sites afins, além de prestar uma homenagem a várias atrizes brasileiras.
Contato: idac@ax.apc.org

Centro Feminista de Estudos e Assessoria - CFEMEA
http://www.cfemea.org.br/
Organização feminista não-governamental, criada em 1989, visando a igualdade de direitos entre mulheres e homens. Uma característica da organização é o trabalho junto ao Poder Legislativo, procurando sensibilizar os parlamentares e garantir leis que assegurem a cidadania das mulheres. Promove eventos e edita publicações e periódicos que orientam sobre o uso das leis. O site oferece link para o Guia dos Direitos da Mulher e informação sobre a Articulação de Mulheres Brasileiras, que tem suas publicações e boletins próprios disponibilizados online.
Contato: cfemea@cfemea.org.br

Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação - CEPIA
http://www.cepia.org.br/
Organização não-governamental que atua no Rio de Janeiro desde 1990 desenvolvendo estudos, programas e projetos, contribuindo para o fortalecimento da cidadania de grupos que vêm sendo excluídos de seu excercício. O site disponibiliza links para sites afins, cursos e uma lista de documentários e campanhas desenvolvidos pela organização. Oferece informações sobre suas publicações e possibilita download de alguns textos. Há versão em inglês.
Contato: cepia@ax.apc.org

Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde - CFSS
http://www.mulheres.org.br/
Grupo criado em 1981, com o objetivo de promover a saúde integral e os direitos das mulheres a partir de uma perspectiva feminista. Os serviços oferecidos pelo Coletivo incluem: o Disk-Saúde - (11) 3034-2321 -, onde a mulher pode tirar dúvidas, por telefone, sobre questões de saúde, violência e sexualidade; consultas de saúde e ginecológicas, pré-natal; atendimento psicológico; atendimento e informações para situações de violência doméstica, sexual, racial; disponiblização de acervo de livros, vídeos e material educativo; convênio com prefeituras para treinamento na área de atendimento à violência, anticoncepção e saúde sexual. No site é possível encontrar artigos e links interessantes.
Contato: cfssaude@uol.com.br

Comissão de Cidadania e Reprodução -CCR
http://www.ccr.org.br/
A CCR, fundada em 1991 e instalada desde então no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cebrap -, reúne profissionais das áreas de ciências sociais, médicas, humanas e jurídicas, dedicados a defender o direito à liberdade de homens e mulheres nos campos da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos. Publica o boletim Olhar sobre a Mídia, onde divulga e analisa as notícias sobre saúde reprodutiva e sexualidade veiculadas em grandes jornais do país e Olhar na Web sobre informações veiculadas na rede. O site traz, os objetivos, o histórico e o nome dos integrantes da Comissão.
Contato: http://www.ccr.org.br/html/body_visitantes.html

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher - CEDIM
http://www.cedim.rj.gov.br/
Órgão criado em 1987 que propõe assessorar, fomentar e formular políticas públicas voltadas para a valorização e a promoção da população feminina. O site traz informações sobre o atendimento à mulher, história da vida social da mulher, publicações e atuação do órgão.
Contato: cedim@cedim.rj.gov.br

Criola
http://www.criola.ong.org
Instituição da sociedade civil, fundada em 1992, com a finalidade de desenvolver ações contra o racismo, sexismo e homofobia, visando a defesa de mulheres, adolescentes e crianças negras. O site disponibiliza informações sobre os projetos desenvolvidos pela organização, artigos e links para sites afins.
Contato: criola@ax.apc.org

Davida - Prostituição, Direitos Civis, Saúde
http://www.davida.org.br/
Organização da sociedade civil, fundada no Rio de Janeiro em 1992, por Gabriela Silva Leite. Seu principal objetivo é promover a cidadania das prostitutas, estimulando a criação de associações, lutando contra a discriminação e divulgando os benefícios sociais da categoria. Traz informações sobre legislação, saúde e outros órgãos afins. A instituição possui um Centro de Memória e uma biblioteca constituídos por documentos produzidos e acumulados pelas atividades que promove e apóia. Publica o jornal Beijo da Rua com versão impressa e eletrônica e divulga o trabalho da Daspu, grife de moda, desenvolvida por um grupo de prostitutas.
Contato: davida@davida.org.br

Geledés - Instituto da Mulher Negra
http://www.geledes.com.br/
Fundado em 1988, o Geledés desenvolve inúmeros projetos com ênfase na superação dos preconceitos raciais, especialmente no que se refere às mulheres negras. Entre os vários programas desenvolvidos, há o Núcleo de Educação e o Programa de Comunicação. O site disponibiliza download de algumas publicações da entidade e leitura de textos e artigos.
Contato: geledes@geledes.com.br

Grupo Transas do Corpo
http://www.transasdocorpo.com.br/
Criado em 1987, em Goiânia, a ONG atua sobre as questões de gênero com ênfase na saúde e nos direitos reprodutivos. Segue uma orientação feminista e está voltado para as desigualdades sociais, com um caráter nitidamente político. O site divulga os eventos e as publicações do grupo, além de possibilitar download do boletim Fazendo Gênero. Disponibiliza ainda links para sites afins.
Contato: transas@transasdocorpo.com.br

Instituto Brasileiro de Pesquisa Alternativa - IBPA
http://www.ibpa.org.br/
Ong criada em 1977, cujo objetivo é de promover o desenvolvimento do homem de forma holística, através de palestras, seminários, cursos, consultorias e treinamentos. O Instituto atua em diferentes núcleos como o Núcleo de Estudos da Mulher. Nele, há o Centro de Estudos e Capacitação da Mulher, que dá suporte a pesquisas relativas à mulher; o Programa TV Mulher, que discute a vivência feminina no mundo dos negócios; e outros programas que abordam este assunto.
Contato: ibpa@ibpa.org.br

Maria Mulher
http://mariamulher.rits.org.br/
Criada em 1987, em Porto Alegre, a organização visa combater os preconceitos de raça, gênero e classe. São desenvolvidos programas como SOS Racismo e Atendimento a vítimas de abuso sexual. O grupo também oferece serviços de atendimento psicológico, assessoria jurídica e oficinas de auto-estima. O site traz links para um guia virtual com endereços úteis e uma síntese de dados produzidos pela organização.
Contato: mariamulher@cpovo.net

Marko - Antropologia, Gênero e Masculinidade
http://www.artnet.com.br/~marko/
O primeiro site brasileiro sobre masculinidade, foi criado em 1997 por Marko Monteiro. Seus objetos de estudo são a masculinidade e a mídia brasileira. O site traz artigos do próprio e de outros autores que escreveram sobre os temas, links para referências de pesquisadores e uma galeria de imagens. Dá dicas de eventos e novidades e traz ainda a indicação de links sobre a questão da masculinidade. O site tem versão em inglês.
Contato: markosy@uol.com.br

Mulher.br
http://www.mulher.org.br/
Organização não-governamental fundada em 1988, pelo Grupo Origem, com o objetivo de tornar-se um ponto de encontro para as mulheres na internet. Oferece informações sobre amamentação, educação, além de dar destaque a importantes mulheres brasileiras e falar um pouco sobre a situação das mulheres no Afeganistão.
Contato: denise@aleitamento.org.br

Mulheres Negras- do umbigo para o mundo
http://www.mulheresnegras.org
Através da colaboração de diversos pesquisadores, o site tem como interesse principal proporcionar a integração entre toda a comunidade negra, uma vez que serve como um espaço de intercâmbio de informações e divulgador das diversas formas de expressão dos negros em múltiplas áreas: mídia, arte e moda, religião, educação, saúde, entre outras. É divulgado uma lista dos eventos que estão ocorrendo no Brasil e no mundo e de movimentos que estão voltados para a construção da identidade negra desvinculada de preconceitos e para uma reflexão acerca das diferenças inter-étnicas. Pode-se consultar também no site uma listagem de links afins.
Contato: mulheresnegras@mulheresnegras.org

Núcleo de Estudos e Ações em Saúde Reprodutiva
http://www.geocities.com/CollegePark/Den/4853/index2.htm
O Núcleo tem como preocupação central o estudo da Saúde Reprodutiva e das instituições, com a formação profissional e atendimento da população usuária, promovendo extensão entre universidades, unidades de saúde e sociedade. Criado em 1995, como projeto do Núcleo de Extensão da Faculdade de Serviço Social da UFRJ. Disponibiliza links de referência e de parcerias.
Contato: ludmario@osite.com.br

Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher - NEIM
http://www.ufba.br/~neim/
O Núcleo foi criado em 1983, como um programa da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia - UFBA, propondo-se a realizar e estimular o ensino, a pesquisa e a extensão no campo dos estudos sobre a mulher e relações de gênero. Orientado em algumas linhas de pesquisa, disponibiliza uma lista de publicações e de links sobre o assunto.
Contato: neim@ufba.br

Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre a Mulher e Gênero - NIEM
http://www.ufrgs.br/ifch/nucleos/niem/
Núcleo vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, fundado em 1984, funciona como articulador do segmento feminino junto ao meio acadêmico e a comunidade, contribuindo para a formação de uma consciência crítica sobre as desigualdades de gênero e a importância do papel da mulher na sociedade. O site disponibiliza as áreas de pesquisa e a produção dos pesquisadores, destacando-se os estudos interdisciplinares, as relações de gênero, comportamento político e ensino.
Contato: niem@ifch.ufrgs.br

Papai - Programa de Apoio ao Pai
http://www.ufpe.br/papai/Papai/papai.html
Instituição civil sem fins lucrativos, fundada em 1997, que promove atividades de formação, pesquisa e ação social em torno de questões relativas à saúde e relações de gênero, sexualidade e reprodução, atuando junto a: sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa, instâncias de controle social e órgãos governamentais.
Contato: papai@npd.ufpe.br

Rede Mulher de Educação
http://www.redemulher.org.br/
ONG criada em 1983, de educação popular feminista, que visa facilitar a articulação das mulheres em torno de novas relações mulher/homem na sociedade. Desenvolvem projetos relevantes, com promoção de cursos e publicações de interesse. Disponibilizam bibliografia, e mantém ainda um fórum de debates e espaço de notícias.
Contato: rdmulher@redemulher.org.br

REDOR
http://www.ufba.br/~redor/
Site da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero, criada em 1992, com o objetivo de desenvolver o estudo sobre a mulher nas regiões norte e nordeste brasileiras. Com diversos pesquisadores e muitos Núcleos e Grupos de Estudos associados - vinculados a Instituições de Ensino e Pesquisa das duas regiões, objetivam a diminuição das discrepâncias regionais em relação ao centro-sul, quanto aos estudos de gênero e condição feminina. O grupo promove diversos cursos temáticos e encontros anuais, além de publicações e pesquisas feitas em conjunto com outras entidades.
Contato: redor@ufba.br

Sempreviva Organização Feminista - SOF
http://www.sof.org.br
Organização feminista criada em São Paulo, em 1963, que visa contribuir para uma política feminista articulada ao projeto democrático-popular. Discute questões relacionadas a temas como a saúde da mulher e feminismo. O site disponibiliza notícias, publicações, links para sites afins e um centro de documentação.
Contato: sof@sof.org.br


CANADÁ

Fédération des Femmes du Québec - FFQ
http://www.ffq.qc.ca
Grupo de pressão política, criado em 1966, no Québec, em defesa dos interesses e direitos das mulheres. A FFQ propôs, durante o Forum Mundial de Beijing, uma caminhada virtual das mulheres no ano 2000, tendo como pontos centrais a pobreza e a violência contra as mulheres. Informações sobre a caminhada das mulheres podem ser obtidas por e-mail. A homepage disponibiliza um boletim, que oferece o histórico sobre a caminhada e as últimas informações a respeito.
Contato: femmes@ffq.qc.ca

World March of Women
http://www.ffq.qc.ca/marche2000/index.html
Movimento mundial, criado em 2000,com o objetivo de lutar contra a pobreza e a violência contra a mulher. Participam do movimento mais de 6.000 grupos de 163 países, incluindo o Brasil. O site mostra as ações realizadas pela organização nesses últimos dois anos. Disponibiliza suas reinvindicações, notícias, boletins informativos, comunicados, fotos, vídeos, arquivos com documentos dos anos de 1998 e 1999 e links para sites afins. Além disso, tem uma seção explicando como os interessados podem participar. Oferece versões em espanhol e francês.
Contato: marche2000@ffq.qc.ca


CHILE

Fempress - Red de Comunicación Alternativa de la Mujer
http://www.fempress.cl/
Rede latino-americana de mulheres, criada no Chile. Intervém prioritariamente nos sistemas de comunicação. Produz informativos mensais a serem veiculados pelo rádio, utilizados por muitos programas de rádio latino-americanos. O último número, os números anteriores e os números temáticos da revista Mujer/Fempress, criada em 1981, estão disponíveis na íntegra. O site disponibiliza um mural para divulgações de campanhas, eventos e temas em debates e sugestões de links afins.
Contato: fempress@bellsouth.cl

Movimiento Pro Emancipación de la Mujer Chilena - ­ MEMCH
http://www.memch.cl/
Organização não-governamental, fundada em 1983, durante o período da ditadura militar no Chile. Seus objetivos são lutar pela democracia e pelos direitos das mulheres como cidadãs e contribuir para a integração e o fortalecimento dos movimentos feministas. O movimento realiza cursos de capacitação, atividades e campanhas. Além disso, o site disponibiliza uma galeria de fotos, publicações e endereços de outras entidades.


COSTA RICA

Centro Feminista de Información y Acción - CEFEMINA
http://www.cefemina.or.cr/
Organização criada em 1981, na Costa Rica, tendo como principais objetivos a qualidade de vida e a igualdade de oportunidades para as mulheres. Os resumos dos programas desenvolvidos pelo CEFEMINA estão disponíveis. As publicações, como a Revista Mujer, são listadas incluindo o conteúdo temático, mas não há indicações para assinaturas ou aquisições.
Contato: cefemina@racsa.co.cr

Feminist International Radio Endeavour - FIRE
http://www.fire.or.cr/
Inicialmente, esta rádio era transmitida pela Rádio Paz Internacional no campus da Universidad para la Paz, cujo projeto partiu da iniciativa e do patrocínio de Genevieve Vaughan, presidente da Fundación para una Sociedad Compasiva, sediada em Austin, Texas. A FIRE se tornou uma Associação de Comunicações- AcRIF, sendo patrocinada por diferentes instituições e tendo como objetivo a defesa dos direitos humanos das mulheres via meios de comunicação. No site, é possível escutar algumas conferências e seminários já realizados, além da radiorevista "Está Legal", que fica disponibilizada na rede. O site disponibiliza uma relação de links de outras instituições e notícias recentes sobre o tema feminismo. Exibe versão em inglês.
Contato: fuegocr@sol.racsa.co.cr

Red de Mujeres Afrolatinoamericanas y Afrocaribeñas
http://www.movimientos.org/mujerafro/
Organização, criada em 1992, com o objetivo de levar adiante um movimento de mulheres negras no Caribe e na América Latina, lutando pela melhoria de sua qualidade de vida, além de combater o racismo e a discriminação sofrida por elas. O site disponibiliza os debates e simpósios realizados pela organização, além de eventos e documentos.
Contato: mujerdp@sol.racsa.co.cr


EQUADOR

Asociación de Mujeres Indígenas de Chimborazo - La Minga
http://interconnection.org/minga/index.htm
Organização não-governamental sem fins lucrativos que visa capacitar as mulheres indígenas da província de Chimborazo através de programas que contribuam para a melhoria da sua qualidade de vida. O site disponibiliza informações sobre as atividades desenvolvidas nas áreas de capacitação e trabalho, educação, cultura e meio ambiente.
Contato: lamingaecuador@hotmail.com


ESPANHA

Fundación Mujeres
http://www.fundacionmujeres.es/
Trabalhando desde 1994, esta Fundação, sediada em Madrid na Espanha, tem como princípio lutar pela igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, organizando projetos - próprios ou gestionados por outras organizações- em quatro áreas de atuação: igualdade, formação e emprego, empresas e prevenção da violência. A Fundación Mujeres oferece serviços a instituições sem fins lucrativos e a empresas privadas, além de contar com a parceria de sócios como ONG´s, universidades, sindicatos, organizações empresariais, entre outros.
Contato: mujeres@fundacionmujeres.es

Instituto de la Mujer
http://www.mtas.es/mujer/
Organismo do Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais que visa promover a igualdade entre homens e mulheres, além de estimular a participação da mulher na vida política, econômica, cultural e social da Espanha, desenvolvendo programas e pesquisas. O site disponibiliza documentos, eventos, cursos, publicações, dados estatísticos e um texto sobre mulher, violência e meios de comunicação.
Contato: inmujer@mtas.es


ESTADOS UNIDOS

American Association of University Women - AAUW
http://www.aauw.org/
Esta organização tem como objetivo promover a igualdade, a educação e os direitos humanos para as mulheres, através de programas e pesquisas. O site oferece informações sobre a AAUW Educational Foundation, cuja finalidade é garantir a educação para todas as mulheres. Disponibiliza notícias, comunicados, eventos, links para sites afins e a revista AAUW Outlook.
Contato: info@aauw.org

Feminist Majority Foundation
http://www.feminist.org/default.asp
Criada em 1987 buscando a igualdade política, econômica e social entre homens e mulheres, a Fundação hoje se dedica em grande parte a resgatar os direitos das mulheres do Afeganistão. Estas estão submetidas a várias restrições desde 1996, quando o Taliban, uma milícia fundamentalista islâmica, tomou o poder no Afeganistão. O site traz informações sobre as leis impostas pelo Taliban, a repercussão na imprensa e notícias recentes sobre o fato. Disponibiliza calendário de eventos e outras informações ligadas à mulher como seus direitos reprodutivos e câncer de mama.
Contato: femmaj@feminist.org

Global Fund for Women
http://www.globalfundforwomen.org/
Fundação criada, em 1987, por Anne Firth Murray, que visa dar suporte a outras organizações do mundo todo que lutam pela defesa dos direitos das mulheres. O site disponibiliza notícias, reportagens, publicações e links para sites afins. Além disso, explica o que as organizações interessadas em receber apoio devem fazer.
Contato: proposals@globalfundforwomen.org

International Women´s Tribune Centre - IWTC
http://iwtc.org/
Organização não-governamental, fundada em 1975, que se dedica a ajudar as mulheres de todo o mundo a ter uma participação justa e pacífica na sociedade, fornecendo suporte na área de informação, educação, comunicação e outras. O site disponibiliza os boletins informativos da organização, um guia dos assunto que mais preocupam as mulheres, uma extensa lista de links dividas por esses assuntos e link para a livraria Women, Ink., que é um projeto da organização para a venda de livros com foco em assuntos relacionados a mulher.
Contato: iwtc@iwtc.org

MANA - A National Latina Organization
http://www.hermana.org/
Organização sem fins lucrativos fundada em 1974 nos Estados Unidos. Seu objetivo é proporcionar às mulheres latino-americanas condições para assumirem papéis de liderança, atuarem em atividades comunitárias e para reivindicarem seus direitos. O site disponibiliza publicações, comunicados, calendários com os eventos, links para sites afins e uma seção explicando como os interessados podem colaborar com o movimento. Além disso, realiza uma pesquisa para conhecer um pouco mais os visitantes do site.
Contato: hermana2@aol.com

National Organization for Women - NOW
http://www.now.org/
Organização, fundada em 1966, formada por ativistas feministas que lutam pela igualdade de direitos entre homens e mulheres nos Estados Unidos. A organização atua em várias áreas, entre elas destacam-se: violência contra as mulheres, ativismo na mídia, homossexualismo e família. O site disponibiliza notícias, acontecimentos, campanhas e links para NOW PACS, comitês que têm como principal objetivo apoiar candidatas feministas a cargos para o senado e o parlamento norte-americanos, bem como para os governos estaduais e municipais dos EUA, e para NOW Foundation, afiliada da organização. Além disso, oferece uma seção explicando como os interessados podem contribuir.

Women Watch
http://www.un.org/womenwatch/
Portal criado pela Organização das Nações Unidas - ONU, em 1997, que tem como objetivo ser um espaço de discussão e intercâmbio de informações sobre os direitos das mulheres no mundo. O site disponibiliza informações a respeito do trabalho desenvolvido pela ONU e de outras organizações, além de notícias, conferências e eventos, fórum de discussões, base de dados e links para sites afins. Oferece também uma seção com endereços de organizações para mulheres em vários países.

Women, Ink
http://www.womenink.org/
Site em inglês, do projeto da International Women´s Tribune Centre, focando as perspectivas da mulher no mundo. Sua atuação principal está na promoção de publicações sobre a temática da mulher e seus estudos, com mais de 250 publicações de mais de 70 países. Atualmente as publicações estão nas áreas de Conflitos Armados e Processos de Paz, Tecnologia da Informação, Globalização e Economia, e "Networking". O site disponibiliza bibliografia por categorias, textos e os últimos lançamentos. Possui ainda uma grande relação de links de referência para pesquisa.
Contato: wink@womenink.org


INGLATERRA

GEM Evaluation Methodology for Internet and ICTs
http://www.apcwomen.org/gem/
Projeto desenvolvido pelo Programa de Apoio às Redes de Mulheres da Association for Progressive Communications - APC, rede internacional formada por organizações de mulheres que promovem a igualdade de gênero na formulação, implementação e acesso às tecnologias de informação e comunicação - TICs. O objetivo do projeto é fornecer ferramentas para ajudar a constatar se as TICs estão realmente melhorando a condição das mulheres e as relações de gênero, assim como promovendo mudanças positivas nos níveis individual, institucional, comunitário e social. O site disponibiliza notícias, textos, links para sites afins, além de explicar como se utiliza as ferramentas do GEM. Oferece versão em espanhol e português.
Contato: chat@apcwomen.org


MÉXICO

Casa Amiga - Centro de Crisis A.C.
http://www.casa-amiga.org/
Organização não-governamental fundada em 1999 na cidade de Juárez no México. Seu objetivo é estimular a participação da comunidade na luta pela defesa dos direitos das mulheres, além de oferecer apoio psicológico e médico para as mulheres vítimas de maus tratos. O site oferece informações sobre as atividades e os programas que a organização desenvolve, links para sites afins e dados estátísticos de abusos contra a mulher.
Contato: casaamiga@prodigy.net.mx

Centro de Investigación y Capacitación de la Mujer - CICAM
http://www.creatividadfeminista.org/
Centro cultural feminista que, de uma maneira interdisciplinar, trabalha para a difusão, através de múltiplas linguagens, do que significa ser mulher em uma sociedade dominada por homens. Na biblioteca é possível consultar os índices dos livros disponíveis. O site oferece uma galeria de arte, o programa de TV Canal Mama Metal, sugestões de links e alguns artigos, tudo sempre abordando o universo feminista.
Contato: soporte@creatividadfeminista.org

Colectivo de Hombres por Relaciones Igualitarias - CORIAC
http://www.coriac.org.mx/
Organização criada em 1993 com o objetivo de fortalecer a cooperação e organização entre os homens de modo a contribuir para a igualdade entre homens e mulheres na sociedade, através de atividades de extensão acadêmica e grupos de reflexão. Desenvolve dois programas: Paternidad y Relaciones de Pareja e Hombres y Violencia Doméstica. O site oferece informações sobre livros e vídeos e outros sites, além de disponibilizar um centro de documentação especializado em masculinidade.
Contato: colectivo@coriac.org.mx

Creatividad Feminista
http://www.creatividadfeminista.org/
Site criado em 1997 por mulheres que fazem parte de um grupo de feministas autônomas chamado Las que estamos. Sua finalidade é possibilitar o debate e a troca de idéias e informações entre as mulheres através da Internet. O site disponibiliza textos e artigos sobre feminismo, sexualidade, relações e conflitos entre mulheres, violência doméstica, lesbianismo, desenvolvimento e democracia, genealogia, arte e ciberfeminismo. Além disso, oferece um fórum de discussões, reportagens especiais, glossário, rádio com poesias e músicas e a TV Canal Mama Metal. Há também uma seção sobre ações de mulheres que lutam pela paz.
Contato: soporte@creatividadfeminista.org

Mujeres Zapatistas * Zapatistas Women
http://www.actlab.utexas.edu/~geneve/zapwomen/
O site das mulheres zapatistas é um projeto do Zapnet que é formado por um grupo de intelectuais, historiadores, economistas, escritores, entre outros, interessados em colaborar com o movimento zapatista. A finalidade é promover debates, discussões e compartilhar informações, utilizando a Internet. O site oferece um fórum de discussões, uma seção de dúvidas, textos e links para sites afins. Além disso, disponibiliza, na íntegra, o livro Chiapas, and The Women.
Contato: geneve@mail.utexas.edu


PANAMÁ

Enlace Continental de Mujeres Indígenas
http://enlace.nativeweb.org/espanol.htm
Organização, criada em 1993, por um grupo de mulheres indígenas do Canadá. Seu objetivo é fortalecer a comunicação e o apoio mútuo entre as mulheres indígenas da América do Norte, Central e do Sul, além de promover oficinas de capacitação para elas. O site disponibiliza links para sites afins, informações sobre cursos, eventos e conferências, tais como: La Cuarta Conferencia Mundial sobre la Mujer, realizada na China em 1995 e a Marcha Mundial de Mujeres, iniciada no ano 2000. Oferece também pequenos textos sobre racismo, além da Declaração da ONU sobre direitos indígenas e da OIT y Convenio No. 169, um instrumento jurídico internacional bem atualizado sobre os direitos dos povos indígenas. Há versão em inglês.
Contato: conamuip@sinfo.net


PAQUISTÃO

Humanitarian Assistance for the Women and Children of Afghanistan - HAWCA
http://www.hawca.org/index.htm
Organização não-governamental fundada, em 1999, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das mulheres e crianças que vivem no Afeganistão e nos campos de refugiados no Paquistão. Pretende também estimular a participação das mulheres na reconstrução e no desenvolvimento do país. Desenvolve projetos na área de educação, tais como: cursos de literatura, oficinas de artesanato e atividades em escolas. O site disponibiliza arquivos, notícias, além de falar um puco sobre os planos para o futuro. Oferece versão em espanhol.
Contato: hawca@hawca.org


PORTUGAL

Comissão para a Igualdade e os Direitos das Mulheres - CIDM
http://cidm.madbug.com/
Órgão do governo português cujo principal objetivo é contribuir para que mulheres e homens gozem das mesmas oportunidades, direitos e dignidade na vida familiar, profissional e social. Entre as atividades que desenvolve, destaca-se o Projeto Conciliar é Preciso que visa promover a harmonia e o equilíbrio entre a vida profissional e a esfera familiar e social com vistas ao exercício de uma plena cidadania. O site traz notícias, artigos e divulga uma agenda de eventos. Disponibiliza ainda informações sobre a Biblioteca da instituição.
Contato: cidm@cidm.pt


QUÊNIA

Horn of Africa Regional Womens´ Knowledge Network - HAWKNet
http://www.acwict.or.ke/Hawknet/
Site, criado em 2002, pelo African Centre for Women, Information and Communication Technology - ACWICT. Seu objetivo é estimular a participação das mulheres africanas em discussões sobre desenvolvimento social e o acesso às tecnologias de informação e comunicação - TICs, além de realizar fóruns e eventos com a participação de organizações feministas. O site disponibiliza notícias, boletins, textos, artigos, publicações, comunicados e links para sites afins. Oferece também pequenos textos sobre saúde e gênero.
Contato: information@acwict.or.ke


SENEGAL

Famafrique
http://www.famafrique.org/
O site é parte do projeto Inforoutes au féminin pour l´Afrique francophone, desenvolvido por ENDA-SYNFEV - Synergie Genre et Développement, Environnement et Developpement du Tiers-Monde, Dakar, Sénegal. Oferece informações sobre as mulheres da Africa francofone, avaliações sobre Dakar e Beijing e notícias sobre a condição das mulheres na Africa (mutilações, imigrações, exploração sexual infantil, etc.). Ainda como parte do projeto, há um boletim eletrônico bimensal: La toile d´elles. Inscrições pelo e-mail toiledelles@enda.sn.
Contato: famafrique@enda.sn


VENEZUELA

Amazonas - Mujeres de Venezuela
http://www.amazonasdevenezuela.com/
Associação sem fins lucrativos formada por mulheres venezuelanas. Seu objetivo é lutar pela igualdade social entre as mulheres e defender seus direitos como cidadãs. Pretendem incentivar a integração entre as mulheres, realizando eventos, seminários e produzindo textos informativos. O site disponibiliza informações sobre ciência e saúde, sexualidade, moda e beleza, turismo, literatura, arte, comunidade e educação, entre outros. Além disso, oferece uma seção especial falando sobre mulheres que de alguma forma contribuíram para a defesa dos direitos da mulher.
Contato: amazonas@amazonasdevenezuela.com


FONTES DE REFERÊNCIA
Casa de la Mujer
http://www.chasque.apc.org/chasque/barrio/mujer/index.html
Oferece ao usuário uma relação de artigos, informes, documentos de seminários e sites que exploram a questão dos direitos humanos das mulheres, enfocando diferentes problemáticas deste universo: igualdade entre gêneros, violência doméstica, educação e saúde. Algumas ONG´s nacionais e internacionais de movimentos feministas estão também disponíveis no site.
Contato: webmaster@chasque.apc.org

Femina: Web Search for Women
http://www.femina.com/
Não se trata exatamente de uma biblioteca virtual, mas pode servir como auxiliar. Femina é a ferramenta de busca do conhecido site norte-americano Cybergrrl WebStation, destinado ao público feminino. Ao contrário das ferramentas mais conhecidas (como Yahoo!, Altavista, Cadê etc), Femina utiliza junto com as palavras-chave definidas pelo usuário um filtro que seleciona apenas aqueles sites, que de alguma forma, tenham uma abordagem feminina ou tratem de questões diretamente ligadas à mulher. É possível também buscar os sites através das listagens por categorias - semelhantes às de outras ferramentas do gênero: Arts and humanities, education, society and culture etc. Femina é visivelmente centrada na Internet norte-americana e de países de língua inglesa.
Contato: femina@cybergrrl.com

Feminism and Women´s Studies
http://eserver.org/feminism/
Essa página do English Server, localizado na Universidade de Washington, publica endereços de estudos feministas que se preocupam basicamente com as questões do sexo, gênero, identidade sexual, sexualidade e práticas culturais.
Contato: feminism@eserver.org

Men For Change
http://www.chebucto.ns.ca/CommunitySupport/Men4Change/index.htm
Organização dedicada a promover a igualdade entre os sexos, combatendo o racismo e a violência contra mulheres e homossexuais. O site disponibiliza links para sites que tratam de temas como violência sexual, justiça social e pornografia. Além disso, oferece publicações, informações sobre sites feministas e um espaço de reflexão para os homens com assuntos relacionados à violência, masculinidade e saúde.
Contato: ip-cnrs@chebucto.ns.ca

Women and Gender Studies Web Sites - WSSLINKS
http://libraries.mit.edu/humanities/WomensStudies/wscd.html
Voltada para os estudos femininos, esta biblioteca é organizada em diversas categorias: sites gerais, arquivos, artes, negócio, cultura, educação, saúde, história, lésbicas, música, internacional, cinema, filosofia, política, teologia e ciência & tecnologia. Algumas delas se dividem em subcategorias. Todos os sites são acompanhados por comentários, mas é muito forte a ênfase no movimento feminista norte-americano e na produção cultural dos EUA. A home page apresenta o e-mail das editoras de cada uma das categorias, facilitando o contato pelo usuário.
Contato: mmanoff@mit.edu

Women’s and Gender Studies Database
http://www.uni-koeln.de/phil-fak/englisch/datenbank/e_index.htm
É uma biblioteca virtual contendo uma extensa base de dados especializada no estudo de mulheres e de gênero, organizada pela Universität zu Köln, na Alemanha. Oferece acesso às bases sobre a teoria e crítica literária feminista e o estudo de gênero, focalizando a literatura inglesa e americana. Disponibiliza versão em alemão e links de interesse.
Contato: database.genderinn@uni-koeln.de

Women´s Studies
http://bailiwick.lib.uiowa.edu/wstudies/index.html
Site editado por Karla Tonella da Universidade de Iowa, é organizado em diversas categorias: geral, ativismo, arte, comunicação/mídia, women in development/WID (instituições de ação global centradas na mulher), teoria feminista, história, literatura, música e esportes. A base de dados é bastante extensa e todos os sites relacionados recebem comentários.
Contato: karla-tonella@uiowa.edu

Women´s Studies Information Sources
http://www.york.ac.uk/services/library/subjects/womenint.htm
Home page mantida por Sue Cumberpatch da Universidade de York, Inglaterra. Disponibiliza muitos links para o estudo da mulher em várias bases de dados, jornais eletrônicos, diretórios de pesquisa, sites acadêmicos, organizações e sociedades específicas da área, pesquisas feitas na Europa, África, América e Ásia e centros de estudo. Oferece também pesquisa sobre a história, direitos, desenvolvimento, saúde, trabalho, ciência e tecnologia e humanidades, referentes à mulher.
Contato: sc17@york.ac.uk

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.