HOME
 
Gays e Lésbicas

São sites de grupos organizados de gays e lésbicas. Estão incluídos também alguns sites que se referem a travestis, transexuais e trabalhadores do sexo, desde que sejam grupos organizados que desenvolvam projetos de pesquisa ou de intervenção.

ARGENTINA | BRASIL | COSTA RICA | ESPANHA | ESTADOS UNIDOS | FRANÇA | INTERNACIONAL | PORTUGAL | REINO UNIDO
FONTES DE REFERÊNCIA

ARGENTINA

Sociedad de Integración Gay Lésbica Argentina - SIGLA
http://www.sigla.org.ar/
Organização que visa defender os direitos civis de gays e lésbicas, promovendo sua integração na sociedade argentina e lutando contra a discriminação sexual. O site oferece informações sobre as atividades desenvolvidas pela organização, projetos, cursos, AIDS e links para sites afins. Disponibiliza também um centro de documentação e a revista Espejo.
Contato: info@sigla.org.ar


BRASIL

Armário X
http://www.armariox.com.br/
Este site é resultado do projeto "Saindo do Armário" e tem como objetivo fornecer, através da Internet, informações que facilitem a auto-aceitação do homossexual, além de esclarecer ao internauta a questão da homossexualidade. O site disponibiliza informações sobre sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis, religião, leis, depoimentos, artigos, entrevistas, colunas, vídeos, áudios e links para sites afins. Oferece também um guia de orientação homossexual para os pais e amigos.
Contato: armariox@armariox.com.br

Centro de Estudos e Pesquisas em Comportamento e Sexualidade - CEPCoS
http://sites.uol.com.br/cepcos/
ONG composta de profissionais de diversas áreas do conhecimento com objetivos de estudar o comportamento e a sexualidade. Mantém um Seminário de Educação Continuada, promove diversas palestras e cursos, além de formar variados grupos de apoio, como o de pais de homossexuais e o de gays, lésbicas, bissexuais e tramsgêneros. Em conjunto com o Instituto Paulista de Sexualidade, publica a revista "Terapia Sexual - Clínica, Pesquisa e Aspectos Psicossociais", que visa promover o debate sobre questões técnicas envolvendo o diagnóstico e tratamento de problemas sexuais.
Contato: cepcos@uol.com.br

Direitos Humanos - Transexuais
http://www.geocities.com/WestHollywood/5435/
É um site de defesa dos direitos humanos dos transexuais masculinos e femininos no Brasil e de divulgação de seus problemas e questões. O site disponibiliza as leis brasileiras e internacionais que orientam estas questões, as formas terapêuticas de abordagem e as discussões de mundança de sexo na natureza. Oferece também serviços, como endereços para informações e ajuda, links de referência, bibliografia comentada, dicas de filmes sobre o assunto, informações sobre quem são os intersexuais, sobre intersexualidade e discussão sobre as teorias transexuais. Alguns textos estão disponíveis também em inglês.

GayBrasil.com
http://www.gaybrazil.com.br/
Antiga revista eletrônica, cresceu e se tornou um portal completo com dicas e informações para a comunidade gay e lésbica. O site traz os acontecimentos, agitos e dicas de sexualidade. Disponibiliza também uma página reservada exclusivamente para a divulgação da temática lésbica, denominada Umas & Outras.
Contato: clickgay@gaybrazil.com

GLS Planet
http://www.glsplanet.com.br/
Portal voltado para os interesses do público GLS, tem sua atualização diária, com notícias, entrevistas, temas especiais, artigos, informações sobre direitos e ativismo, chat e resumo de filmes sobre o assunto. O site também oferece serviços, como dicas de saúde e aconselhamento para homens e mulheres.
Contato: glsplanet@glsplanet.com.br

Grupo Arco-Íris de Conscientização Homossexual - GAI
http://www.arco-iris.org.br/
ONG fundada em 1993, no Rio de Janeiro, cujo objetivo é trabalhar para a conscientização da sociedade em geral no que diz respeito aos direitos dos homossexuais. Está voltada também para a melhoria da qualidade de vida dos GLS, desenvolvendo projetos tais como oficinas para expressão e exercício da cidadania; Rio Buddy, que presta assistência voluntária a pessoas vivendo com AIDS; e Disque Denúncia Homossexual - DDH, que é um serviço pioneiro na América do Sul e funciona na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Subsecretaria de Pesquisa e Cidadania. Considerado como serviço de utilidade pública nacional, busca sempre cumprir seu papel de divulgar informação, oferecendo, entre outros serviços, cartilhas sobre sexualidade e agenda de seus eventos.
Contato: arco-iris@arco-iris.org.br

Grupo Gay da Bahia - GGB
http://www.ggb.org.br/
Fundado em 1980, em Salvador, é o grupo gay mais antigo do Brasil. É membro de diversas associações, entre elas estão a International Gay and Lesbian Human Rights Commission - IGLHRC e a Secretaria de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis - ABGLT. Um dos pontos de destaque na sua atuação tem sido a denúncia contra os assassinatos de homossexuais. O site disponibiliza inúmeras informações sob os mais variados aspectos, como legislações, denúncias contra as violações dos direitos humanos de gays e lésbicas, projetos sociais, movimentos gays e AIDS. As publicações do grupo são divulgadas, mas não estão disponíveis online.
Contato: ggb@ggb.org.br

Mix Brasil
http://www2.uol.com.br/mixbrasil/
Organização criada em 1993 com o objetivo de estabelecer um fórum de discussões para o grupo GLS. Inicialmente sua função era realizar o Festival Mix Brasil de cinema e vídeo, hoje, cria espaço para troca de informações e é referência da mais importante página GLS brasileira na Internet. O site aborda uma variedade de aspectos sobre o assunto, que vão desde entrevistas com personalidades gays e uma central de notícias até cartilhas elucidativas, disponibilização de projetos e leis sobre a homoinclusão e calendário de eventos. Oferece ainda uma lista de endereços de outras associações e aconselhamento com psicanalista.
Contato: mixbrasil@uol.com.br


COSTA RICA

Centro de Investigación y Promoción para América Central de Derechos Humanos - CIPAC
http://www.cipacdh.org/index.html
Organização não-governamental sem fins lucrativos, criada em 1999, que visa defender os direitos dos gays, lésbicas, bissexuais e transexuais através de projetos e pesquisas sobre direitos humanos, saúde e discriminação sexual. O site disponibiliza fotos, serviços e links para sites afins.
Contato: cipacdh@racsa.co.cr


ESPANHA

Casal Lambda - Centro Asociativo de gais y lesbianas
http://www.lambdaweb.org/primer6.htm
Fundada em 1976, é uma ONG que luta pelos direitos de gays e lésbicas na Espanha, sendo um importante centro para suas atividades. Possue um Centro de Informação e Documentação dirigido a profissionais e pesquisadores, além de contar com serviços de acolhida, assessoramento psicológico e jurídico. O site disponibiliza a Revista Lambda, editada pela entidade com o objetivo de romper os esteriótipos existentes.
Contato: info@lambdaweb.org

Coordinadora Gai Lesbiana
http://www.cogailes.org/
Fundada em 1896 e membro da International Lesbian and Gay Association - ILGA, esta entidade é uma federação de várias associações e comissões que trabalham pelos direitos de gays e lésbicas na luta contra a Aids, prestando solidariedade aos afetados pelo vírus. É constituída pelas associações Stop Sida, Gais Positius, Grup Jove , Associació Cristiana de Gais i Lesbianes e Sinvergüenza. O site disponibiliza informações e serviços e agenda de atividades.
Contato: e-ros@cogailes.org

Federación Estatal de Lesbianas y Gays - FELG
http://www.felgt.org/
Federação, criada em 1992, composta por 24 organizações de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais da Espanha, que visa defender os direitos civis destes grupos. O site disponibiliza informações sobre as campanhas e atividades desenvolvidas pela instituição, fórum de discussão, textos, documentos e links para sites afins.

GuiaGay.com
http://www.guiagay.com/
Este portal funciona como um guia cultural para toda a Europa e América Latina, com referência à temática gay e lésbica. Produzido na Espanha, possui entrada para todas as cidades deste país que tenha referências ao universo homossexual. As notícias editadas pelo site podem ser comentadas por seus usários, que também oferecem chat e fórum de debates, dicas de saúde, moda e entretenimento. O grupo produz uma revista cultural com a mesma temática chamada Naciongay.com, que tem um corpo editorial atualizando diariamente as notícias, entrevistas e reportagens. Mantém um acervo de assuntos culturais relevantes, um espaço onde os colunistas podem emitir sua opinião e links de entidades de ativismo gay.
Contato: webmaster@guiagay.com


ESTADOS UNIDOS

!OutProud!
http://www.outproud.org/
Coalizão nacional de jovens gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros, sediada em San Rafael, na Califórnia. Tem por objetivo oferecer informações, inclusive legais, e apoio para jovens de ambos os sexos, desenvolvendo uma nova geração de ativistas na defesa dos direitos civis. O site está voltado para o público jovem, mas incentiva a informação dos pais e dos educadores. Oferece uma base de dados, além de referências sobre arquivos e materiais informativos. Disponibiliza também uma seção especial para transgêneros.
Contato: info@outproud.org

Dade Human Rights Foundation - DHRF
http://www.dhrf.com/
Estabelecido em Miami, desde 1994, a entidade tem como missão o avanço da educação e da consciência pública com respeito aos assuntos GLS, dando suporte a essa comunidade. Tem como meta o desenvolvimento da filantropia e ênfase na auto-estima, com diminuição das diferenças étnicas e culturais. Possuem um programa de doações e capacitação de recursos, para desenvolver projetos seus de outras iniciativas, e ainda capacitação de voluntariado. No site, são disponibilizados endereços de organizações de informação, ajuda ou suporte para o grupo e os usários, dos assuntos mais abrangentes; e uma agenda coletando todos os eventos que estão em pauta para a comunidade. Oferece também informações sobre alguns eventos como o Builder´s Circle.
Contato: manager@dhrf.com

Gay Men´s Health Crisis - GMHC
http://www.gmhc.org/
Primeira organização americana de luta contra a aids, o GMHC foi criado em 1981, em Nova York, consolidando um modelo de cuidados, educação e apoio juridico. O site traz uma cronologia sobre a epidemia da aids, informações sobre drogas, sexo e HIV, a experiência com a soropositividade no que se refere aos tratamentos e aos recursos legais, além das ações realizadas pelo grupo. Também estão disponíveis os Press Releases e as perguntas mais frequentes sobre o tema.
Contato: hotline@gmhc.org

Gay.com
http://www.gay.com/index.html
Falando abertamente e ativamente sobre o comportamento homossexual para o público em geral, essa rede informativa, com sites também na França, Itália, América Latina, Brasil e Reino Unido, consegue conectar globalmente a comunidade gay no mundo. Direcionada também para bissexuais, transgêneros, ativistas, lésbicas e jovens gays, aborda diversos temas como artes & entretenimento, família, relacionamento e Aids.
Contato: informacion@gay.com

The Human Rights Campaign
http://www.hrc.org/
A maior organização política dos EUA dedicada a defesa da igualdade de direitos humanos para a população gay e lésbica, atuando desde 1980. Trabalham como lobistas junto ao governo federal na defesa das questões homossexuais e referentes à Aids. Suas frentes são principalmente quanto à discriminação no trabalho, aos crimes de ódio, nas políticas públicas de saúde e contra a legislação discriminatória promovida pelos extremistas anti-gay. Muitos destes trabalhos tiveram resultados bastante concretos, tendo tembém outras campanhas em curso. Administram um Centro de Ação online, cujo objetivo é democratizar o acesso ao grupo e aos congressistas, para apresentação dos planos e denúncias. Dois outros projetos associados ao grupo são: Familynet, que tem como função assessorar a família GLBT; e Worknet, que funciona como um guia de orientação sobre direitos para a mesma população. O site disponibiliza notícias, eventos e links de referência.
Contato: hrc@hrc.org

Lesbian.com
http://www.lesbian.com/
Central de informações e serviços para a comunidade lésbica, criada em 1998, com o objetivo de promover a justiça social e econômica. Este portal abrange os mais variados temas que interessam a população lésbica, como ativismo, saúde, negócios, família e sexualidade. O site disponibiliza também notícias, com links para os principais acontecimentos do universo homossexual.
Contato: info@lesbian.com

Long Island Gay and Lesbian Youth - LIGALY
http://www.ligaly.com/
Organização sem fins lucrativos, criada em 1993, cujo objetivo é prestar serviços para gays, lésbicas e bissexuais nos subúrbios de Nassau e Suffolk Counties de Long Island, Nova York, pensando a juventude como uma população de risco para as análises de saúde e de ciências sociais, com evidências estatísticas, nos casos de suicídio, abuso de alcool e drogas, fuga de casa e abandono escolar. Nestas frentes a entidade tem efetuado seus serviços, com atividades educacionais, sociais, e recreacionais. O grupo orienta ainda um projeto de pesquisa, objetivando orientar profissionais de saúde; colabora diretamente em outros programas sociais e de saúde da costa da baía; promove equipe de voluntariado, além de disponibilizar links para as diversas outras entidades e parceiros de interesse temático.
Contato: ligaly1@aol.com

The National Latina/o Lesbian, Gay Bisexual & Transgender Organization - LLEGO
http://www.llego.org/
Esta organização busca representar a comunidade de gays, lésbicas, bissexuais e transgênero (LGBT) latina/os, para derrubar barreiras sociais, políticas e de saúde dentro da orientação sexual e de etnia, nos EUA, com facilitação de acesso aos serviços de saúde, educação, políticas públicas e cultura, com o combate da homofobia e o sexismo. O site mostra os programas desenvolvidos pela entidade, além de disponibilizar publicações, eventos, notícias e links para sites afins. Oferece versões em inglês e espanhol.
Contato: MOQ@llego.org

National Lesbian and Gay Journalists - NLGJ
http://www.nlgja.org/
Através da iniciativa de alguns jornalistas, foi criada, em 1990 na cidade de Washington- EUA, esta organização profissional com a missão de promover políticas de não-discriminação, trabalhar na construção de uma identidade GLS mais respeitável pela mídia e capacitar os jornalistas homossexuais, colocando-os em igualdade com os demais profissionais da área. Atua em parceria com outras instituições dos Estados Unidos, Canadá e Alemanha, mantendo-os sempre informados sobre as questões legislativas de interesse da comunidade gay através da homepage e publicações. Suas principais atividades são: realização de programas voltados para maior visibilidade das questões homossexuais; projetos educacionais; publicações e eventos. Para saber mais sobre organizações jornalísticas, mídia e a repercussão do trabalho da NLGJ, é só conferir os links e notícias que estão disponíveis no site.
Contato: info@nlgja.org

PlanetOut
http://www.planetout.com/
Iniciado em 1995 e sediado em São Francisco/Califórnia, este portal tem a fama de ser o mais visitado e mais conhecido como referência para o público GLS. Veiculado em mais de 160 países (sempre na versão em inglês), tem parcerias da distribuição com AOL, Netscape, ICQ, Yahoo!, NBCi´s, Snap.com, Lycos, RealNetworks, Compuserve e outras. O que mais fortalece seu acesso, é a promoção dos encontros entre pares por todo mundo, fornecendo segurança aos usuários com sua política de privacidade, e transformando essa comunidade em uma das maiores do mundo dentro da internet. Oferece índice detalhado, original e relevante incluindo a notícia, o entertenimento, cursos, o dinheiro e as carreiras, web radio, cinema em linha, shopping, personalidades, comunidades, fóruns, chats, colunas de aconselhamento por profissionais tais como Betty DeGeneres, etc. A disponibilização para uso de seus serviços depende de assinatura, mas é possível acessar o noticiário, e vários outros diretórios.
Contato: rosanne@planetout.com

Queer Cultural Center- QCC
http://www.queerculturalcenter.org/
Desde 1993 que este Centro, localizado em São Francisco-EUA, trabalha na sua missão de conceder suporte para a divulgação dos trabalhos de artistas homossexuais e bissexuais em todo o mundo, explorando a questão das suas identidades. Os projetos abrangem diversas variáveis artísticas: texto, vídeo, som, fotografia, entre outros. No site, o visitante pode conferir informações das exposições fotográficas que foram apresentadas no QCC, além de ter acesso a uma lista de links afins.
Contato: rlemcke@sirius.com

Rainbow Guide.com
http://www.rainbowguide.com/
O subtítulo deste site é "-The Gay & Lesbian Informational News Guide on the Internet". É um canal de notícias que diz respeito aos homossexuais, destacando as principais matérias sobre o assunto presentes na mídia. Funciona também como um guia de serviços para a comunidade gay dos Estados Unidos, disponibilizando informações bem variadas: seção de negócios que traz uma relação com profissionais das áreas jurídica e financeira; saúde que oferece uma lista de centros médicos e profissionais em diversas especialidades: psicoterapia, inseminação artificial, doenças infecciosas, entre outras; além das dicas de entretenimento.
Contato: webmaster@rainbowguide.zzn.com

Seattle Lesbian and Gay Chorus
http://www.slgc.org/
Na América do Norte, a formação de corais é antes de tudo um ato político. Formado em 1990, na cidade de Seatle, este coral já consagrado que atua com mais de 85 vozes, é formado exclusivamente dentro de uma visibilidade gay e lésbica, tendo como motriz a valorização da auto-celebração, humor e educação musical de transformação para uma experiência positiva de auto-conhecimento, bastante trabalhado em seus períodos preparatórios de apresentações e gravações. Conduzido pelo diretor artístico John M. Kelleher, , o grupo, criado em 1990, continua a se expandir e, em 1996, lançou seu primeiro cd, Chronicle of the Way-Showers. Todos estes corais costumam se apresentar no GALA (Gay and Lesbian Choruses of America) Festival em Muncie, Indiana.
Contato: roise@qwest.net

St. Louis Gender Foundation - StLGF
http://www.transgender.org/tg/stlgf/
Grupo formado por gays, lésbicas, transexuais e amdóginos, criado em 1984, que visa apoiar seus membros através de reuniões e atividades que visem o esclarecimento e a informação sobre assuntos de interesse, como cuidados médicos e legais, além de promover o intercâmbio com outras instituições similares norte-americanas. O site disponibiliza artigos, informações sobre publicações e pequenos textos.
Contato: stlgftg@netscape.com


FRANÇA

Association pour la Reconnaissance des Droits des Personnes Homosexuelles et Transsexuelles à l´Immigration et au Séjour - ARDHIS
http://ardhis.free.fr/
Criada em 1998, na França, esta organização considera que devido à orientação sexual, fonte de discriminação, muitas pessoas têm dificuldades em adquirir o direito à residência em solo francês. O site fala um pouco sobre as dificuldades dos casais de gays com nacionalidades diferentes e os casos de pessoas soropositivas na regularização de sua situação como estrangeiros. Disponibiliza notícias, eventos e leis importantes.
Contato: ardhis@writeme.com


INTERNACIONAL

International Gay and Lesbian Human Rights Commission - IGLHRC
http://www.iglhrc.org/
Site disponibilizado em inglês, francês e espanhol, a IGLHRC visa avançar na defesa dos direitos humanos de gays e lésbicas submetidos a discriminação ou abuso por orientação sexual, identidade de gênero, ou status de HIV. Estes abusos incluem assassinatos, prisão, tratamento psiquiátrico forçado, tortura, apreensão de bens, negação dos direitos de imprensa, associação, de pedido de asilo, de limitações de imigração, casamento forçado, negação de direitos parentais, e por aí vai. É uma organização não Governamental, com representantes em todos os continentes, atuando com diversas frentes de serviços e projetos, com representantes nos mais diversos países, aliado ao trabalho de voluntários, com resultados bastante concretos, com programas de "asilum", acesso a tratamentos, publicações. Ainda é possível acessar um release de notícias e eventos de interesse. A GLHRC concede três prêmios que honram os indivíduos e/ou as organizações que fizeram contribuições significativas para fortalecer os direitos humanas das minorias sexuais no mundo. Estas concessões são em honra de Felipa de Souza, uma mulher brasileira condenada pela inquisição portuguesa por ter relacionamentos sexuais com outras mulheres, em 1591.
Contato: iglhrc@iglhrc.org

The International Lesbian and Gay Association - ILGA
http://www.ilga.org/
A mais importante entidade de luta por direitos humanos de gays, lésbicas, bisexuais e transgêneros, fundado em 1978, tem mais de 350 organizações filiadas, com cerca de 80 países representados, com escala de pequenos grupos a cidades inteiras como membros. Sua lista de atividades é bastante extensa, com atuações nas mais diversas atividades de defesa de direitos, saúde, melhoria sociais e políticas. No site é possível ter acesso a todos os trabalhos realizados, por país de atuação; inteirar-se dos principais acontecimentos e notícias de interesse GLBT no mundo. Com escritórios executivos em várias partes do mundo, e sede de honra em Bruxelas, seu grande lema é a eliminação da discriminação por orientação sexual.
Contato: ilga1-web@ilga.org


PORTUGAL

Associação Ilga Portugal
http://www.ilga-portugal.oninet.pt/
Associação fundada, em 1995, em Lisboa, com intuito de proporcionar apoio social a todos os que querem assumir a sua homossexualidade de uma forma saudável e positiva, com informações seguras. O site disponibiliza notícias, boletim informativo, documentos, projetos, fotos, textos e links para sites afins. Além disso, oferece dois guias de informações: GBLT & Lei e GBLT & Saúde.
Contato: ilga-portugal@ilga.org

Canal #Lesbicas
http://planeta.clix.pt/lesbicas-irc/
A proposta deste site é favorecer um ponto de encontro, eliminando as condições pronográficas, banidas como regra, aqui. Uma forma de luta para vencer preconceitos, e eliminar diferenças, usando da comunicação eletrônica como instrumento de conscientização pessoal. Uma relação de links de entidades ligadas à causa lésbica, está disponibilizada no site, que traz ainda textos e poesias.
Contato: lesbicas-irc@clix.pt

Grupo de Mulheres da Associação Ilga Portugal
http://www.geocities.com/WestHollywood/Stonewall/9915/
O Grupo de Mulheres é um grupo de interesse da Associação ILGA PORTUGAL. Surgiu em Maio de 1998, pela iniciativa de diversas associadas, que sentiram necessidade de criar dentro desta Associação um espaço próprio dirigido para as necessidades das lésbicas, pensando em apoiar a quebra do isolamento e da marginalidade, promovendo a conscientização e a valorização de uma cultura lésbica. O site disponibiliza notícias e publicações, estatísticas, dicas de cultura, como lançamentos de livros, filmes e fatos da história. Promovem um fórum de debates e mensagens no site, disponibilizam ficha de inscrição do grupo e relacionam links de assuntos de interesse e de entidades congêneres. Além disso, o grupo promove uma série de atividades.
Contato: gmulheres@yahoo.com

Opus Gay
http://www.opusgayassociation.com/
Organização cívica de carácter social criada, em 1997, para promover a solidariedade entre os gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros de Portugal. A organização apóia a criação de outras organizações no resto do país, especialmente nas cidades do Porto, Coimbra e Évora. Pensam numa cultura gay sem as idéias herdadas do passado (patriarcalismo, machismo, ignorância, preconceito, homofobia, individualismo), colaborando com aqueles que se fragilizaram por razões da sua orientação sexual e os que vivem nas regiões rurais onde é difícil assumir-se sem cair na exclusão social, através da intervenção social e política e orientações nas área de trabalho e saúde. O site disponibiliza notícias e links para sites afins.
Contato: opus@opusgayassociation.com

Portugal Gay
http://www.portugalgay.com/
Partiu da iniciativa de um jovem estudante gay, crítico das abordagens preconceituosas referentes ao homossexualismo em Portugal. Desde 1996, desenvolve seu projeto de explorar este universo na Internet de forma interativa e esclarecedora, abordando os mais variados assuntos - mídia, direitos humanos, lazer, literatura, doenças sexualmente transmissíveis- DST, entre outros - que falam sobre e para bissexuais, homossexuais, lésbicas e transgêneros. Além de ser uma intensa fonte de referência, funciona também como uma central de apoio ao destacar velhas temáticas como o problema, da condição GLS, de ser aceito pela família, amigos e sociedade. Disponível em cinco idiomas - português, inglês, espanhol, francês e alemão - o site é um grande espaço que está aberto a todo e qualquer tipo de opinião sobre o homossexualismo.
Contato: info@PortugalGay.pt


REINO UNIDO

Amnesty International Lesbian, Gay, Bisexual & Transgender Network
http://www.ai-lgbt.org/
Site criado pela Anistia Internacional, organização que luta contra a violação dos direitos humanos no mundo. Seu objetivo é defender os direitos civis dos gays, lésbicas, bissexuais e transexuais através de campanhas, debates e eventos. O site disponibiliza notícias, vídeos e reportagens e links para sites afins, além de uma seção explicando como os interessados podem colaborar com o movimento.
Contato: webmaster@ai-lgbt.org

Network of Sex Work Projects
http://www.walnet.org/nswp/
Rede mundial que reúne organizações de "trabalhadores do sexo" - denominação utilizada ao invés de prostituição - criada em 1991, com sede em Londres. Há uma publicação sobre a redefinição da prostituição como trabalho sexual na agenda internacional, disponível na íntegra. A rede dos trabalhadores do sexo (mulheres, homens ou travestis) atua em questões legais, sócio-culturais, de saúde e de cidadania, com especial ênfase nos países em desenvolvimento. O site disponibiliza um guia de sexo seguro voltado para este público, além de informações sobre os trabalhadores do sexo, HIV e Direitos Humanos debatidas durante a 12th International AIDS Conference, realizada em Genebra, em 1998, e um manifesto apresentado na First National Conference of Sex Workers in India, em 1997. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail da coordenação em Londres ou através da representação da rede no Brasil: phlongo@centroin.com.br.
Contato: sexworknet@gn.apc.org

Stonewall
http://www.stonewall.org.uk/stonewall/
Organização que luta pela defesa dos direitos civis dos gays, lésbicas e bissexuais da Inglaterra, através de pesquisa, campanhas e programas em parceira com organizações não-governamentais e órgãos do governo. O site disponibiliza notícias, comunicados e textos que tratam de temas variados como, por exemplo, sexualidade e imigração. Além disso, disponibiliza uma seção explicando como os interessados podem contribuir com a entidade.
Contato: info@stonewall.org.uk


FONTES DE REFERÊNCIA
Gay, Lesbian, and Bisexual Studies
http://www.library.ucsb.edu/subj/gay.html
Este site é de autoria de Gerardo A. Colmenar e faz parte da University of California, Santa Barbara Library, nos Estados Unidos. Disponibiliza estudos e pesquisas sobre gays, lésbicas e bisexuais, em jornais, arquivos e bibliotecas, organizações, bibliografias, entre outros.
Contato: colmenar@library.ucsb.edu

Homosexual.com
http://www.homosexual.com/index.html
É um guia sobre homossexualismo que não se limita a oferecer dicas de entretenimento, disponibilizando também informações culturais, de saúde, adoção e juventude gay. O site disponibiliza links gays referentes à ONGs, projetos e instituições jurídicas e informações disponíveis sobre a Aids/HIV, com uma lista de grupos, periódicos e centros de estudo. Para saber mais sobre as principais discussões referentes à homossexualidade, é só ficar atento às principais publicações especializadas dos Estados Unidos e do Canadá.
Contato: diana@2cool.com

Lesbian Photographers and Women Who Photographed Lesbians
http://www-lib.usc.edu/~retter/photmain.html
Esta site (disponível somente em inglês) é dedicado ao registro e preservação de nomes e trabalhos de fotógrafos e das mulheres lésbicas que fotografaram lésbicas. Este trabalho está baseado na pesquisa de T Corinne, transformado em livro, com links para diversos fotógrafos e acervos, contendo bibliografia. No site também "Lesbian History Project", uma abordagem sobre o "silêncio lésbico de 24 séculos", com links para artigos, bibliografia, jornais, textos pesquisados sobre a história do movimento lésbico.

Lesbian.org
http://www.lesbian.org/
O objetivo é a promoção da visibilidade lésbica na internet, apresentando links de organizações políticas e de ativismo ( como "The Lesbian Avengers" de San Francisco, ou "Lesbian Mothers Support Society", etc); também para arte e cultura ( como o "Sappho Project", ou "Love Makes A Family"); e outros links de interesse mais genérico dentro do tema do lesbianismo, com bibliografia e listas de discussão.

Rainbow Query
http://www.rainbowquery.com/
Trata-se de um site de busca de temática GLS, com diretórios de pesquisa para arte e entretenimento; comunidade,com listas de clubes, grupos e associações; família;saúde; negócios; viagens; mídia; etc. Também separadores de categorias para busca: gay; lésbica; bisexual; transgênero e jovem. A página traz ainda notícias atualizadas veiculadas nos principais meios de comunicação, de interesse da categoria.
Contato: info@atlinet.com

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.