HOME
 
Populações Indígenas

Organizações de defesa da cultura e dos direitos econômicos e políticos das populações indígenas e nativas.

BRASIL | CANADÁ | CHILE | COSTA RICA | EQUADOR | ESTADOS UNIDOS | GUATEMALA | HOLANDA | MÉXICO | PANAMÁ | PORTO RICO | SUÍÇA
FONTES DE REFERÊNCIA

BRASIL

Área Indígena
http://www.areaindigena.hpg.ig.com.br/
Este site vai mostrar um pouco dos índios do sul do Brasil, ou o que ainda restou deles. No Rio Grande do Sul existem cerca de 9700 índios (4100 kaingangues e 1000 guaranis). Disponibiliza informações sobre várias tribos, além de falar sobre o início da civilização indígena, seus idiomas, a expectativa de vida dos índios e a situação atual deles. Além disso, oferece também informações sobre as personalidades que contribuíram com a defesa dos direitos dessa população, o relato das lendas mais importantes, reportagens especias, denúncias investigadas e links para sites afins.
Contato: alexia_fiori@hotmail.com

Cartilha da Cidadania
http://www.peacelink.it/zumbi/na_luta/ddhh/cartilha/home.html
Desenvolvida pela Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa- Bahia, divulga informações sobre os direitos humanos a toda a sociedade civil. Um dos enfoques desta Cartilha é a questão das populações indígenas que têm os seus direitos garantidos pela Constituição Federal, assegurando a estes povos o acesso à terra, saúde, educação na língua nativa e portugesa e preservação das suas culturas como povos diferenciados.

Centro de Trabalho Indigenista - CTI
http://www.trabalhoindigenista.org.br/
Organização não-governamental formada por antropólogos comprometidos com o futuro dos povos indígenas. Desenvolve projetos e programas com as comunidades, repassando recursos e fornecendo assessoria técnica. O site disponibiliza notícias, galeria de fotos e links para sites afins.
Contato: mail@trabalhoindigenista.org.br

Comissão Pró-Índio de São Paulo
http://www.cpisp.org.br
Organização não-governamental fundada em 1978 que tem como foco o trabalho junto aos povos indígenas e às comunidades remanescentes de quilombos a fim de garantir seus direitos territoriais, culturais e políticos. A instituição teve papel importante nas conquistas obtidas pelos índios na Constituição de 1988, além de participar na primeira titulação de terra de quilombo no Brasil, em 1995. No site, é possível conhecer um pouco mais sobre os quilombolas e sobre os programas de trabalho da ONG. Através dos relatórios públicos disponibilizados, são divulgadas também as intervenções feitas pela Comissão e os resultados dessas medidas. Há ainda uma seção sobre as publicações da instituição.
Contato: cpisp@cpisp.org.br

Comissão Pró-Yanomami - CCPY
http://www.uol.com.br/yanomami/index_fl.htm
Criada em 1978 na cidade de São Paulo- Brasil, essa Organização, partiu da proposta de lançar uma campanha nacional e internacional em favor da criação de um parque indígena que resultou, em 1992, na demarcação da Terra Indígena Yanomami ao norte do Brasil. Regida por um Estatuto, esta ONG trabalha na defesa dos direitos humanos e melhoria da qualidade de vida dos yanomami em parceria com outras instituições. Sua atuação envolve diferentes práticas: elaboração de projetos nas áreas de educação e assistência sanitária; conscientização ambiental; defesa do território indígena e contra as invasões dos garimpeiros nesta região. O site é especializado na divulgação da história e cultura deste povo para a sociedade em geral, disponibilizando artigos escritos por intelectuais; relatos dos próprios indígenas; galeria de fotos (bem ilustrado no layout do site) e um boletim informativo na Internet da CCPY, nas versões inglês e português, com os acontecimentos mais recentes da vida do povo yanomami .
Contato: cl.andujar@uol.com.br

Conselho Indigenista Missionário - CIMI
http://www.cimi.org.br/
Criado em 1972, ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, o Cimi assume uma dimensão política na defesa dos povos indígenas. O site disponibiliza um informe semanal, com versão em inglês, notas sobre os 500 anos, um breve histórico sobre o movimento indígena, questões jurídicas sobre as terras indígenas, educação escolar indígena, saúde, projetos em tramitação no Congresso Nacional etc. País afora traz informações sobre diversos grupos indígenas no Brasil, a partir das regionais do Cimi. As publicações são listadas e indicados locais onde podem ser encontradas à venda ou para doações. O jornal Porantim é a publicação oficial da entidade. Está disponível o índice do último número e as assinaturas devem ser feitas pelo correio.
Contato: cimi@embratel.net.br

FUNASA - Saúde Indígena
http://www.funasa.gov.br/ind/ind00.htm
É um órgão executivo do Ministério da Saúde que disponibiliza um programa de Subsistema de Atenção à Saúde Indígena em articulação com o Sistema Único de Saúde - SUS. Criado em 1999, atende as demandas indígenas de políticas de saúde, dando um tratamento adequado e diferenciado à essas populações, direito este reconhecido pela Constituição Brasileira e na verdade ausente na prática. A atuação é feita através dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas - DSEI, espalhados por diversos Estados brasileiros. Sua organização interna é composta por casas de saúde e pólos-base, dispostos hierarquicamente e com equipes multidisciplinares. A FUNASA conta ainda com um Sistema de Informações de Atenção à Saúde Indígena - SIASI que tem como meta diminuir os índices de mortalidade entre os índios brasileiros, identificando as suas principais doenças.
Contato: http://www.funasa.gov.br/form01.htm

Fundação Nacional do Índio - FUNAI
http://www.funai.gov.br/
Vinculada ao Governo Federal, tem sua atuação direcionada pelas deliberações da Constituição Federal de 1988. Com sede em Brasília, esta Instituição, pelo menos em teoria, tem a responsabilidade de defender os interesses das comunidades indígenas: promover a educação; demarcar e assegurar as terras por elas ocupadas; defendê-las de ações predatórias; entre outras ações. O site disponibiliza informações sobre a história e política indigenista no Brasil, além de falar um pouco a respeito dos principais personagens que de alguma forma contribuíram para o enriquecmento da cultura indígena ou que lutaram pela garantia de seus direitos. Entre os projetos desenvolvidos pela Fundação, está o PPTAL - Projeto Integrado de Proteção às Populações e Terras Indígenas da Amazônia Legal, disponibilizado em duas versões: português e inglês. O site oferece ainda links para sites afins, notícias, artigos e um boletim de serviços da FUNAI.
Contato: infocgae@funai.gov.br

INDI
http://indi.w3.to/
Site do Instituto de Desenvolvimento dos Povos Indígenas, criada em 1995, no estado de Tocantins, com o objetivo de desenvolver projetos na área. Desde 1996, o projeto Seleção Brasileira Indígena de Futebol, participou de vários amistosos contra clubes campeões, e ganharam. Além deste, os projetos Aldeia Brasil e Dança de Teatro Indígena estão em andamento. Atualmente o grupo busca parcerias e patrocínios para seus projetos. Pelo site dá para saber as últimas notícias do que está sendo desenvolvido.
Contato: indi@mailbr.com.br

Índios on line
http://www.indiosonline.org.br/
Portal que oferece recursos de informação e comunicação voltadas para sete nações indígenas. Trata-se de uma iniciativa da ONG Thydêwá, criada em 2002 e localizada na cidade de Salvador. Seu objetivo é resgatar e preservar os valores das culturas indígenas, estimulando que os próprios índios se conectem a internet em suas aldeias, realizando uma aliança de estudo e trabalho em beneficio de suas comunidades. Disponibiliza um blog onde os visitantes do site podem inserir seus comentários e divulga os sete Pontos de Cultura, onde é possível o acesso à rede.
Contato: arcodigital@terra.com.br

Instituto de Desenvolvimento das Tradições Indígenas - IDETI
http://www.ideti.org.br/
Organização criada, em 1999, na cidade de São Paulo, que partiu do interesse de jovens indígenas em trabalhar na preservação cultural das diversas tribos espalhadas pelo país, promovendo várias atividades: palestras, oficinas, cursos e outros eventos. A comunidade Xavante é a principal referência do site que oferece, ainda, observações gerais das populações indígenas brasileiras, além de um informativo sobre o significado dos ritos de passagem, contribuindo para a formação da identidade cultural destes povos.
Contato: ideti@ideti.org.br

The Kamayura - Urubu Kaapor Website
http://www.cosmo.com.br/provedor/unesco/
A condição índigena vista segundo os próprios índios é a proposta deste site que, por outro lado, tem a intenção de criticar o abandono das populações nativas pela nação brasileira. Navegar nesta homepage é tal como fazer um trabalho de escavação no universo dos Kamayura e dos Urubu-Kaapor, resgatando seus mitos, suas tradições, suas artes. Ou em outras palavras, o que restou destes mitos, tradições, artes. As informações disponíveis envolveram anos de estudos do antropólogo Etienne Samain que trabalhou na construção deste site em parceria com Silvia Lunazzi e Nadia Karasawa.
Contato: silvialu@correionet.com.br

Operação Amazônia Nativa - OPAN
http://www.alternex.com.br/~opan/
Entidade indigenista fundada em 1969, em Cuiabá. O site oferece links para os projetos desenvolvidos, em geral destinados às diversas populações indígenas da região, como: Tapauá, Zuruaha, Canamari etc. A OPAN oferece anualmente um curso de formação de novos indigenistas, abordando antropologia, lingüística e política indigenista, entre outros.
Contato: opan@alternex.com.br

Organização dos Povos Indígenas de Tarauacá e Jordão - OPITARJ
http://www.amazonlink.org/OPITARJ/port/
Organização indígena fundada em 1994, no município de Tarauacá, no Acre. A OPITARJ é composta de quatro tribos -Kaxinawá, Asheninka, Katuquina e Yawanawá - com aproximadamente 3.500 índios. Atua na defesa dos povos indígenas e desenvolve trabalhos nas áreas de saúde, auto-demarcação, política indigenista e preservação da cultura tradicional. No site estão pontuados os projetos desenvolvidos pela organização.
Contato: opitarj@amazonlink.org

Paraná Indígena
http://www.pr.gov.br/prindigena/
Kaingang, Guarani e Xetá são algumas das comunidades indígenas, habitantes do Estado do Paraná, que têm uma história marcada por conflitos com as populações não-indígenas por razão de ocupação territorial. Outras questões além desta são também metas desta Instituição que trabalha em parceria com diversas Secretarias do Estado do Paraná: da Cultura, da Saúde, entre outras; a fim de preservar a diversidade cultural e melhorar a qualidade de vida dos povos indígenas que vivem nessa região, assegurados pelo Estado na Constituição de 1988. O site ofereçe outros endereços interessantes com mais informações sobre questões indígenas.
Contato: administ@pr.gov.br


CANADÁ

Settlers In Support of Indigenous Sovereignty - SISIS
http://kafka.uvic.ca/~vipirg/SISIS/SISmain.html
Hospedado na página da University of Victoria, Vancouver, Canadá, o site do SISIS traz informações sobre colonialismo e resistência indígena, agenda internacional, discriminação e tortura das crianças indígenas nas escolas, resistência da população indígena, documentos sobre nações indígenas em defesa da soberania, como por exemplo o Lil´wat Peoples Movement/Lil´wat. Nation e documentos legais oficiais, como os arquivos de Bruce Clark, um advogado que ficou conhecido por apoiar as nações indígenas das Américas, entre outros.
Contato: SISIS@envirolink.org

Treaty 7 Tribal Council
http://www.treaty7.org/
Assinado em 1877, o Estatuto do Treaty Seven representou o reconhecimento, pelas autoridades da Grã Bretanha e da Irlanda, dos direitos das comunidades indígenas (Siksika, Piikani, Kainaiwa, Tsuu T´ina e Stoney) localizadas na Confederação de Blackfoot- Canadá. De forma a colocar estas deliberações na prática, o Conselho tem atuado com o objetivo de desenvolvever diferentes projetos nas áreas da saúde, educação, desenvolvimento econômico e social., tendo recebido vários prêmios pela qualidade do seu trabalho. Este site é um grande portal da temática indígena, oferecendo ao usuário diferentes recursos: relação de organizações, eventos e links afins.
Contato: scrazybull@treaty7.org


CHILE

Programa Derechos Indígenas
http://www.derechosindigenas.cl/
Programa desenvolvido pelo Instituto de Estudos Indígenas da Universidad de la Frontera de Temuco, no Chile. Seu objetivo é contribuir para a promoção e o respeito aos direitos dos povos indígenas, além de estimular o diálogo entre essas populações, a sociedade e o governo chileno. O site disponibiliza as atividades e os eventos realizados pelo instituto, além de artigos, documentos, textos, links para sites afins e informação sobre a Rede de Direitos Indígenas.
Contato: derechoi@ufro.cl


COSTA RICA

Centro de Pueblos Indígenas y Tribales – PIT
http://www.itpcentre.org/
Este centro tem por objetivo compartilhar informações e conhecimento de modo a contribuir para a construção de um futuro mais justo e melhor para as comunidades indígenas.O site divide-se em quatro áreas: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Valores e Culturas Tradicionais, Documentos e Reportagens e Povos Indígenas e Espiritualidade. Há também um observatório que fala sobre conflitos envolvendo povos indígenas. Além disso, disponibiliza uma lista com suas principais publicações, notícias, eventos e links para outros sites. Oferece versões em inglês e espanhol.
Contato: ipinfo@ecouncil.ac.cr


EQUADOR

Asociación de Mujeres Indígenas de Chimborazo - La Minga
http://interconnection.org/minga/index.htm
Organização não-governamental sem fins lucrativos que visa capacitar as mulheres indígenas da província de Chimborazo através de programas que contribuam para a melhoria da sua qualidade de vida. O site disponibiliza informações sobre as atividades desenvolvidas nas áreas de capacitação e trabalho, educação, cultura e meio ambiente.
Contato: lamingaecuador@hotmail.com

Centro Cultural ABYA-YALA
http://www.abyayala.org/main_cc.php
Instituição privada sem fins lucrativos que trabalha no âmbito indígena latinoamericano desde 1975, e foi aprovada oficialmente através de acordo ministerial em 1986, na cidade de Quito, no Equador. O termo ABYA-YALA, é usado pela tribo dos Cuna (Panamá), para designar o continente americano na sua totalidade, e significa "terra em plena maturidade". O Museu Amazônico, traz exposições de fauna, arqueologia, galeria fotográfica, navegação e pesca, e mais. O site traz ainda um pouco de história, um rico acervo editorial, e links de interesse.
Contato: enlace@abyayala.org


ESTADOS UNIDOS

Aymaranet
http://www.aymaranet.org/
Portal criado em homenagem aos Aymaras, povo indígena que, juntamente com os incas e os quíchuas, são a base da formação étnica da população boliviana. O site disponibiliza notícias, arquivos, informações sobre políticos, acadêmicos e artistas Aymaras, além de links para organizações ligadas aos direitos dos índios, à cultura indígena, às mulheres e ao meio ambiente.
Contato: aymaranet@aol.com

The Center for World Indigenous Studies
http://www.cwis.org/cwisinfo.html
Organização sem fins lucrativos, fundada em 1984, cujo objetivo é possibilitar a propagação das idéias e da cultura de várias nações indígenas pelo mundo. Desenvolve trabalhos nas áreas de política nacional e internacional, educação e pesquisa. O site disponibiliza publicações e documentos sobre direitos humanos, política social e econômica e o jornal online Fourth World Journal .
Contato: chair@cwis.org

Cultural Survival
http://www.cs.org
Organização não-governamental, fundada em 1972, em Cambridge, nos Estados Unidos. Seu objetivo é lutar pela garantia dos direitos humanos e pela autonomia cultural dos povos indígenas e de outras minorias étnicas. Desenvolve um programa educacional que tem como finalidade difundir informações sobre os valores indígenas para que as pessoas aprendam a respeitar as diferentes culturas que existem no mundo. Além disso, a organização trabalha em uma série de projetos especias em vários países do mundo. Entre eles, destacam-se: Black Mesa Project , no Arizona, Estados Unidos, e o Xavante Education Fund , no Brasil. O site oferece publicações,artigos, eventos, fórum de discussões e links para sites afins.
Contato: csinc@cs.org

Indian Law Resource Center
http://www.indianlaw.org/
Centro de recursos jurídicos sem fins lucrativos que visa defender os direitos da população indígena no continente americano. A organização possui escritórios em Montana e Washington, D.C. onde desenvolve programas e projetos que beneficiem os povos indígenas. O site disponibiliza artigos, comunicados, publicações e links para sites afins.
Contato: mt@indianlaw.org

Native American Political Issues - NAPI
http://www.geocities.com/CapitolHill/9118/
Criado por Laura Brooks, integrante da Tribo Passamaquoddy, este site oferece uma coletânea de artigos que abordam os conflitos entre as populações indígenas e o Governo dos Estados Unidos. Brooks também faz parte da Native American Law Students Association- NALSA, vinculada à University of Maine School of Law , instituição que visa melhorar as políticas referentes aos direitos indígenas. O reconhecimento da diversidade cultural dos povos indígenas é uma outra meta deste site que apresenta também algumas pesquisas sobre os povos Wabanaki, habitantes da região de Dawnland - Maine, enfocando várias temáticas: história; religião; arte; entre outros. O usuário confere ainda uma relação de livros afins.
Contato: lbrook51@geocities.com.

Pueblo Cultural Center
http://www.indianpueblo.org/ipcc/
É o site do Centro Cultural dos índios Pueblo que habitaram o que é hoje o Novo México nos Estados Unidos, muitos séculos antes da chegada dos europeus ao oeste. Desenvolveram uma civilização em harmonia com o meio ambiente, diferente e complexa. Tinham uma arte e agricultura bem desenvolvida com um sofisticado sistema de irrigação. Os Pueblo estão representados, atualmente, por dezenove comunidades , entre as quais Acoma Pueblo e o Picuri Pueblo.
Contato: info@indianpueblo.com

South and Meso American Indian Rights Center - SAIIC
http://saiic.nativeweb.org/
Organismo que apoia a organização dos povos indígenas latino-americanos, buscando assegurar que seus esforços, no sentido de auto-determinação e respeito, sejam ouvidos nos EUA e no mundo. O SAIIC produz e distribui material educativo na forma de audio-visuais e impressos, difundindo a perspectiva indígena em questões como a justiça social, o meio-ambiente e questões internacionais. Com versão também em espanhol, o site disponibiliza alguns textos sobre o assunto, como documentos oficiais, artigos tirados da imprensa, trabalhos apresentados em congressos e a publicação bi-anual, Abya Yala.
Contato: indian@igc.org

Suquamish Tribe
http://www.suquamish.nsn.us/
É formada por descendentes de populações indígenas que habitavam a zona portuária de Puget Sound, localizada em Washington- EUA. Através do Point Elliott Treaty, em 1855, conseguiram o direito exclusivo da região de Port Madison, área localizada entre Puget Sound e Seattle. Durante estas negociações, a participação do Chefe Seattle foi fundamental para a conquista deste direito e, posteriormente, sua personalidade foi reconhecida nacionalmente. Desde a ocupação deste território, os membros da Tribo têm desenvolvido diversas atividades, viabilizando a realização de pesquisas que estão focalizadas nas suas principais demandas - saúde, oportunidades de educação e emprego, entre outras - e importantes para a preservação desta cultura indígena.
Contato: tjackson@suquamish.nsn.us

Tebtebba - Indigenous Peoples´ International Centre for Policy Research and Education
http://www.tebtebba.org/
Organização indígena, criada em 1996, com o o objetivo de promover e defender os direitos dos povos indígenas, desenvolvendo campanhas, pesquisas e programas que estimulem o governo e a sociedade civil a apoiar as causas indígenas. O site disponibiliza notícias, artigos, além de informações sobre suas publicações.
Contato: tebtebba@skyinet.net


GUATEMALA

Association Mayalán
http://www.mayalan.org/english/mayalan_eng.html
Associação sem fins lucrativos, criada em 1982, que visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades maias, desenvolvendo programas e projetos nas áreas de educação e economia. Disponibiliza links para sites afins, além de explicar como os interessados podem colaborar. Oferece versão em inglês.
Contato: Mayalan2002@yahoo.com


HOLANDA

Unrepresented Nations and Peoples Organisation- UNPO
http://www.unpo.org/
O objetivo desta Instituição, criada em 1991, é dar assistência às minorias- nações ocupadas, comunidades indígenas, entre outras- para melhor representá-las diante da sociedade, defendendo os seus direitos humanos e econômicos e pela preservação das suas identidades culturais. As publicações da UNPO analisam a conjuntura atual dos países em zonas de conflito, destacando as missões realizadas nestes, como Hawai e Zanzibar, cuja situação de opressão é real. No site, o usuário pode ter acesso a uma lista dos membros, obtendo informações da geografia, das populações, idioma e aspectos históricos, políticos e econômicos de cada região. Uma relação de links e reportagens sobre a atuação da UNPO estão também disponíveis na página.
Contato: unponl@unpo.org


MÉXICO

Centro de Medios Independientes - Chiapas
http://chiapas.indymedia.org/
Organização independente, que conta com a participação de jornalistas e voluntários, cujo objetivo é difundir a luta das comunidades indígenas de Chiapas para o resto do mundo. O centro se propõe a ser um espaço alternativo de comunicação, onde todos possam manifestar suas opiniões. O site disponibiliza artigos, vídeos, imagens e audios, além de notícias e links para sites afins.
Contato: info@chiapas.indymedia.org

Frente Indígena Oaxaqueño Binacional - FIOB
http://www.laneta.apc.org/fiob/
Trata-se de uma coalizão de organizações, comunidades e indivíduos de origem indígena de várias regiões mexicanas e do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Seus objetivos são defender os direitos humanos dos povos indígenas e manter a integridade cultural, social e linguística deles. O site disponibiliza publicações e meios de comunicação sobre o tema e informações sobre o movimento indígena no México. A FIOB criou o Centro Binacional para el Desarrollo Indígena Oaxaqueño, registrado no México e nos Estados Unidos, com fins educacionais e visando promover o desenvolvimento dos povos indígenas.
Contato: fiob@laneta.apc.org

Indiginación
http://www.indignacion.org/indignacion.htm
Organização que, desde 1991, realiza trabalhos voltados para a defesa e promoção dos direitos dos povos indígenas, na região de Yucatan, além de apoiar outros grupos. O site disponibiliza textos sobre política, gênero, trabalho e AIDS. Oferece também publicações e eventos.
Contato: derechoshumanos@indignacion.org

Red Contra la Extrema Pobreza - RECEPAC
http://www.oneworld.org/recepac/index.html
Rede composta por organizações sociais e grupos de apoio mexicanos, criada em 1992, visando estabelecer relações econômicas entre as comunidades indígenas e camponesas. A RECEPAC é uma das 12 redes da Osing - Organizaciones sociales indígenas y no gubernamentales - que integram o Projeto BaAsolay, junto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Instituto Nacional de Solidariedade, um esforço entre organismos internacionais, governamentais e sociedade civil. A RECEPAC está presente nas regiões de Oaxaca, Guerrero, Chiapas e Hidalgo. O site tem versão em inglês.
Contato: recepac@laneta.apc.org

Red de Información para Organizaciones Indigenas
http://www.laneta.apc.org/rci/
Rede criada em 1996, composta por várias organizações indígenas visando promover o uso de meios de informação e comunicação como a Internet. O site apresenta os instrumentos das ações da rede: boletins da FIOB, eventos, notícias, artigos e uma seção especial de literatura indígena. Também estão disponíveis listas de links das organizações que participam da rede, das demais entidades que atuam na área e de outras homepages de interesse. As informações para as organizações são agrupadas pelas temáticas dos direitos humanos, mercados nacional e internacional, imprensa nacional, entre outros. O site disponibiliza versões em inglês e espanhol.
Contato: sepradi@laneta.apc.org

Unión de Cooperativas de Chiapas
http://www.oneworld.org/recepac/chiapas/cholon.htm
Criada em 1992, com o objetivo de melhorar a qualidade e o nível de vida dos 1.200 ´indígenas maias´ que habitam a região montanhosa do norte do estado de Chiapas. A Unión se baseia nos princípios de sustentabilidade e conservação dos recursos naturais e a partir deles vem investindo num sistema de produção de café orgânico. Mantém relações de parceria com a Coordinadora Nacional de Organizaciones Cafetaleras e com a Red de organizaciones contra la extrema pobreza.
Contato: coopschis@laneta.apc.org


PANAMÁ

Enlace Continental de Mujeres Indígenas
http://enlace.nativeweb.org/espanol.htm
Organização, criada em 1993, por um grupo de mulheres indígenas do Canadá. Seu objetivo é fortalecer a comunicação e o apoio mútuo entre as mulheres indígenas da América do Norte, Central e do Sul, além de promover oficinas de capacitação para elas. O site disponibiliza links para sites afins, informações sobre cursos, eventos e conferências, tais como: La Cuarta Conferencia Mundial sobre la Mujer, realizada na China em 1995 e a Marcha Mundial de Mujeres, iniciada no ano 2000. Oferece também pequenos textos sobre racismo, além da Declaração da ONU sobre direitos indígenas e da OIT y Convenio No. 169, um instrumento jurídico internacional bem atualizado sobre os direitos dos povos indígenas. Há versão em inglês.
Contato: conamuip@sinfo.net


PORTO RICO

La Nación Tribal Taino de Jatibonicu
http://www.taino-tribe.org/jatiboni-s.html
O site, disponibilizado também na versão em inglês, tem uma dupla função. A primeira é a de prestar uma homenagem ao Cacique Orocobix, Chefe Principal da tribo de Jatibonicu e seu povo Taino, habitantes da Ilha Borikén (ou Porto Rico). E a outra é promover e divulgar a história e cultura destas populações, sem perder de vista o tom crítico com relação aos processos de violência e aculturação impostos pelos colonizadores europeus. Com o objetivo de reverter este quadro de extermínio, destacaram-se várias lideranças indígenas, entre eles, o Cacique Pedro Guanikeyu Torres. Além das atuações individuais, outras organizações também têm lutado pelos direitos indígenas e pela preservação cultural em parceria com o Governo Tribal Taino: Fundacion Historica De Jatibonicu´ Inc. e The Jatibonicu Taino Tribal Museum em Porto Rico.
Contato: Public-Relations@Taino-Tribe.Org


SUÍÇA

Comité Exterior de Apoyo al Consejo Indio de Sud América - CEA-CISA
http://www.puebloindio.org/ceacisa.htm
Trabalha em parceria com outras instituições, baseado nas resoluções tomadas no Primeiro Congresso de Movimentos Indígenas, realizado em 1980 na cidade de Ollantaytambo- Perú. Sua atuação está direcionada para a reconstrução das nações indígenas da América do Sul e para a preservação dos seus direitos humanos. O site, que está disponível em espanhol, permite ao usuário o acesso a diversas informações, contidas na mídia e na Internet, com relação as diferentes manifestações culturais das populações andinas, entrelaçando com os povos indígenas sul-americanos. Vinculado às Nações Unidas, apresenta também documentos da ONU e uma relação de atividades promovidas pela mesma.
Contato: ceacisa@datacomm.ch


FONTES DE REFERÊNCIA
Native American Sites
http://www.nativeculture.com/lisamitten/indians.html
Através da iniciativa de Lisa Mitten - bibliotecária pela University of Pittsburgh e editora da publicação CHOICE Magazine, esta home page tem sido mantida com o objetivo de oferecer informações sobre indigenismo a partir da reunião de sites afins, abordando tópicos bem diversificados: história das nações indígenas americanas; educação; mídia; organizações nativas e eventos culturais. Além dos assuntos mais tradicionais que estão sempre em questão quando se fala em povos indígenas, Lisa reúne também alguns sites que colocam novas discussões à tona como, por exemplo, a presença dos indígenas no militarismo e negócios indígenas.
Contato: mitten@nativeculture.zzn.com

Native Web
http://www.nativeweb.org/
Organização sem fins lucrativos cujo objetivo é fazer uso da internet para difundir informações sobre povos indígenas e organizações relacionados ao movimento indígena. O site disponibiliza uma lista de base de dados, informações sobre livros, eventos e links para outros sites.
Contato: support@everyone.net.

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.