HOME
 
Bibliotecas Virtuais

Estão listados, nessa categoria, sites que reúnem e organizam informações disponibilizadas na rede, selecionadas a partir de critérios disciplinares e/ou temáticos.

AMÉRICA LATINA | CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS | COMUNICAÇÃO | DIREITOS HUMANOS | ESTUDOS CULTURAIS | GÊNERO | MOVIMENTOS NACIONALISTAS | POLÍTICA INTERNACIONAL | RAÇA E ETNICIDADE | REFERÊNCIAS HISTÓRICAS | RELIGIÃO
FONTES DE REFERÊNCIA

AMÉRICA LATINA

Internet Resources for Latin America
http://lib.nmsu.edu/subject/bord/laguia/
O site foi construído e é mantido por Molly E. Molloy, que lhe deu um tom bastante autoral. Está sediada na New Mexico State University Library. Sem pretender esgotar o universo de fontes sobre a América Latina existente na internet, visa oferecer aos pesquisadores interessados no estudo dessa região, um guia de acesso a informações diversificadas. Seus links incluem desde bancos de dados até bibliotecas, textos e noticiários contendo comentários que explicitam os critérios utilizados na seleção. Permite busca em espanhol.
Contato: mmolloy@lib.nmsu.edu

Latin American Links
http://www.ozemail.com.au/~ecuapita/latam.html
Limitada aos países de língua hispânica. Os links se apresentam classificados por país e raramente são acompanhados de comentários. Dá especial atenção a periódicos eletrônicos e versões eletrônicas de veículos de comunicação. Oferece versão em espanhol.
Contato: ecuapita@ozemail.com.au

Latin American Network Information Center - LANIC
http://lanic.utexas.edu/
Produzido pela Universidade do Texas, em Austin, esse site reúne uma grande diversidade de links do maior interesse para os estudiosos da América Latina. O acesso ao acervo pode ser feito por países a partir de categorias temáticas que incluem desde áreas de produção de conhecimento como economia, educação, internet e computação e ciências sociais, até veículos de comunicação, livrarias, instituições governamentais, desenvolvimento auto-sustentável e lazer. Uma categoria que se destaca é Society e Culture, que reúne links relativos a grupos étnicos, imigração, trabalho, religião, gênero e organizações não-governamentais.
Contato: info@lanic.utexas.edu

Servicio Estudiantil de Información en Antropología y Arqueología Latinoamericana - Seiaal
http://www.colciencias.gov.co/seiaal/index.htm
Página criada por um grupo de estudantes de antropologia da Universidade Nacional da Colômbia. Oferece uma relação de estudantes e pesquisadores com os respectivos endereços eletrônicos e/ou homepage; artigos de antropologia e arqueologia e suas referências bibliográficas; e páginas e instituições ao redor do mundo interessados nestes temas. Disponibiliza alguns textos para leitura online e acesso a um chat.
Contato: seiaal@colciencias.gov.co


CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

The Argus Clearinghouse
http://www.clearinghouse.net
Biblioteca virtual organizada por categoria de assuntos, tais como: artes e humanidades, comunicação, educação, meio ambiente, ciências sociais entre outras. Seu objetivo é facilitar o acesso aos recursos de informação na internet. Permite pesquisa em ferramentas de busca.
Contato: clearinghouse@ipl.org

Biblioteca Virtual de la Facultad de Ciencias Sociales
http://rehue.csociales.uchile.cl/facu6.htm
A Biblioteca Virtual da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Chile tem como objetivo disponibilizar uma série de monografias, livros, artigos e fotos que não são encontrados com facilidade em livrarias e em bibliotecas nacionais e estrangeiras. O site coloca à disposição uma série de livros e links para revistas eletrônicas na área de Ciências Sociais, todas são publicações da Universidade do Chile.
Contato: oaguiler@abello.dic.uchile.cl

Biblioteca Virtual de la Universidad de El Salvador - BVUES
http://virtual.ues.edu.sv/
A biblioteca virtual faz parte de um projeto da Universidade de El Salvador. Está dividida em quatro seções: coleções especiais, hemeroteca, teses e trabalhos de pesquisa e referência que inclui bibliotecas nacionais, museus e galerias, periódicos, etc.
Contato: carlos@biblio.ues.edu.sv

Biblioteca Virtual de Puerto Rico
http://home.coqui.net/jalmeyda/biblioteca.htm
Esta biblioteca portoriquenha organizada por Javier Almeyda Loucil, disponibiliza para o usuário informações diversas nas áreas de ciências humanas e sociais. Entre suas categorias se destacam: arte e cultura, mulher, literatura, gênero, revistas, música, bibliotecas, meio ambiente, universidades, partidos e organizações políticas e prisioneiros políticos, entre outros. Oferece link para o Centro de Estudios Avanzados de Puerto Rico y el Caribe, na categoria universidades.
Contato: jalmeyda@coqui.net

Biblioteca Virtual de Trabalho Cooperativo
http://www.cglobal.pucrs.br/~coop/
Este site foi desenvolvido pelo Laboratório de Trabalho Cooperativo, do projeto Campus Global da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, que desenvolve pesquisas sobre ferramentas de trabalho cooperativo no espaço virtual. Oferece links para diversos sites de informática, bem como, para jornais e revistas especializadas na área.
Contato: ebarbier@cglobal.pucrs.br

Biblioteca Virtual del Banco de la República
http://www.banrep.gov.co/blaavirtual/
Esta Biblioteca Virtual é uma iniciativa do Banco de la República, em Bogotá, Colômbia. Disponibiliza textos completos de artigos, livros , resenhas, ensaios , periódicos, dicionários e enciclopédias, livrarias e editoras, bibliotecas, fóruns de discussão e muito mais . Está dividida em várias áreas do conhecimento, como: arte, literatura, história, filosofia, ciências sociais, entre outras. Oferece link para a Biblioteca Luis Angel Arango.
Contato: wbiblio@banrep.gov.co

Biblioteca Virtual do IBICT
http://www.ibict.br/bibvirtu
É uma biblioteca destinada a bibliotecários, cientistas da informação e à comunidade científica e tecnológica em geral. Oferece o manual de suas bases de dados. Divulga as novas aquisições da biblioteca, permite o empréstimo online, oferece serviço de referência, disponibiliza os sumários correntes eletrônicos, a versão eletrônica da revista Ciência da Informação, o serviço de apontadores, um diretório de especialistas e textos completos online de interesse da área.
Contato: bib@ibict.br

Biblioteca Virtual Especializada em Biblioteconomia, Ciência da Informação e Documentação
http://www.bibliotecaespecializada.hpg.ig.com.br/
Biblioteca virtual especializada em biblioteconomia, ciência da informação e documentação. Está dividida em categorias como: artigos, monografias, e-books, livrarias, periódicos, lista de discussão, bibliotecas, eventos, associações e conselhos, arquivos e centros de documentação, dicionários e enciclopédias, universidades, entre outras.

Biblioteca Virtual nas Áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
http://www.ced.ufsc.br/bibliote/virtual/
Biblioteca Virtual elaborada pelo Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Relaciona sites brasileiros e estrangeiros contendo bases de dados, bibliografias, bibliotecas e centros de informações, diretórios de pesquisa e ferramentas de busca, entidades de classe, escolas e cursos, eventos, guias e fontes de referência, legislação, listas de discussão, periódicos e anais de congressos, artigos e filmes sobre o tema biblioteca virtual.
Contato: bibliote@ced.ufsc.br

Brazilian Studies Guide. Department of Romance Languages and Literatures. University of Michigan
http://www.umich.edu/~port150/
A homepage pertence ao Departamento de Língua e Literatura da University of Michigan, nos Estados Unidos. Disponibiliza links de interesse nas áreas de ciências humanas e sociais, como, antropologia, cultura luso-afro-brasileira, direitos humanos, imigrantes, estudos feministas, além de bibliotecas, museus, centros de pesquisa, jornais, rádio e televisão.
Contato: rll.mailbox@umich.edu

Caderno de Endereços. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC
http://www.sbpcnet.org.br/cadend.htm
O site é parte integrante da homepage Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC. Oferece informações sobre os principais endereços de Ciência e Tecnologia, brasileiros e internacionais. No total são mais de quatro mil links de informações científicas neste gênero, no Brasil e na América do Sul. Disponibiliza links para: projetos, universidades no Brasil e no exterior, academias de ciências, sociedades científicas no Brasil e no exterior, instituições, mídia no Brasil e no exterior e museus de ciência.
Contato: sbpc@sbpcnet.org.br

Centro de Referência. Biblioteca Pública Digital
http://www.bibliotecapublica.com.br/referencia/index.htm
O Centro de Referência da Biblioteca Pública Digital, reúne informações e links culturais classificados criteriosamente para facilitar a pesquisa. Disponibiliza várias categorias tais como: cultura e folclore, língua portuguesa, sociologia, arte e ciências humanas, cidadania, literatura brasileira, museus, ecologia, meio ambiente e educação ambiental, história, literatura portuguesa, bibliotecas, educação, filosofia, literatura universal entre outras.
Contato: correio@bibliotecapublica.com.br

Ciudad Virtual de Antropología y Arqueología
http://www.naya.org.ar/
Biblioteca virtual especializada nas áreas de antropologia e arqueologia. Este site faz parte da Red NAyA, um projeto da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Oferece recursos para pesquisas em museus virtuais, bibliotecas, bibliografias, universidades, congressos virtuais, base de dados entre outros.
Contato: cmc@naya.filo.uba.ar

Critical Approaches to Cultural, Communications and Hypermedia
http://www.eciad.bc.ca/~rburnett/
Sediada no Emily Carr Institute of Art and Design, em Vancouver, no Canadá. A página é mantida pelo Professor Ron Burnett, que a criou em 1994 para servir de fonte de informação e referência para seus alunos da McGill University. De abordagem interdisciplinar, elaborado em tom bastante autoral, o site chama a atenção pelo cuidado estético e apresenta grande interesse para os pesquisadores interessados nas questões relativas a estética contemporânea, novas tecnologias e pós-modernidade.
Contato: rburnett@eciad.bc.ca

Digital Libraries: Cataloguing and Indexing of Electronic Resources
http://www.ifla.org/II/catalog.htm
Compilação de sites produzida pela International Federation of Library Associations and Institutions - IFLA. Disponibiliza uma lista alfabética de bibliografias, periódicos, listas de discussão, dentre outros, relacionados a catalogação e indexação de recursos Internet.
Contato: IFLA@ifla.org

Eletronic Text Center
http://etext.lib.virginia.edu/
Esta biblioteca digital faz parte da University of Virginia Library, nos Estados Unidos. Disponibiliza textos e imagens nas áreas das ciências humanas e sociais e da ciência da computação. As coleções podem ser consultadas em doze idiomas. Diversas publicações como periódicos em ciências sociais, bibliografias e obras de referência podem ser recuperadas por uma fonte de consulta. A página também dá acesso a uma livraria eletrônica.
Contato: etext@virginia.edu

Ethics and the Internet: Techno-Cultural Media Resources
http://www.duke.edu/~wgrobin/ethics/surfmisc.html#media
Integrante de um site de apoio a um seminário oferecido aos estudantes da Duke University, na Carolina do Norte (EUA), esta biblioteca é, na verdade, uma única (e enorme!) página. Os dados são divididos em cinco grandes seções (History of Computers and Communications; Library Reference, Books, and Publishing; Media, Journalism, and Multimedia; Postmodernism, Interactivity, Cyberculture, and Art; Technology: Cognition, Computers, and the Internet) que, por sua vez, se subdividem em temas mais específicos. A estrutura é clara, facilitando enormemente a consulta, para o que colabora ainda um eficiente uso dos recursos do hipertexto. Os sites selecionados recebem brevíssimos comentários, com informações sobre sua estrutura, ou abordagem, ou instituição à qual pertence. Há de tudo sobre o cyberespaço: desde o site Intel Museum até o Center for the Cognitive Science of Metaphor.
Contato: wgrobin@duke.edu

Guia da Internet para cientistas sociais, historiadores e arquivistas
http://www.fgv.br/CPDOC/informat/cata.htm
Editado pelo CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, traz sites brasileiros divididos em três categorias: instituições, revistas e informativos e listas de discussão. Traz também links para sites estrangeiros sobre o Brasil. Os sites não são comentados.
Contato: cpdoc@fgv.br

Historical Text Archive
http://historicaltextarchive.com
Oferece uma ampla gama de textos analíticos da história mundial, sob os mais diversos aspectos. Divididas em categorias entre as quais , questões internacionais, África, América Latina e Ásia, que por sua vez, se ramificam em subcategorias, dando acesso às páginas com os links para os textos. Permite busca por palavras chaves.Os comentários são mínimos ou inexistem, e há vários artigos em suas línguas originais. Associada à Gateway to World History e ao Images of World History.
Contato: djmabry@yahoo.com

History Gateway at Kansas
http://history.cc.ukans.edu/history/WWW_history_main.html
A base de dados da University of Kansas, aborda a história norte-americana. Disponibiliza lista de discussão, sites sobre a história de Kansas, índice do catálogo histórico e integra a The WWW Virtual Library.
Contato: lhnelson@raven.cc.ukans.edu

Humanity Development Library
http://media.payson.tulane.edu:8083/
A missão desta biblioteca é permitir o acesso a fontes de informações práticas que estão disponíveis para a pesquisa. Originalmente criada em CD-Rom e agora disponível na Web, a biblioteca oferece acesso a mais de 1.200 publicações e instituições voltadas para o desenvolvimento humano internacional e o atendimento às necessidade básicas e ao bem-estar de populações carentes. É possível o usuário realizar busca por palavra chave, assunto, título e organização.
Contato: info@globalprojects.org

Ibiblio
http://www.ibiblio.org/
Biblioteca Virtual disponibilizada pela University of North Carolina at Chapel Hill, nos Estados Unidos. A biblioteca está dividida em várias categorias como: literatura americana, artes plásticas, fotografia, história, ciência política, ciências sociais, sociologia, literatura, educação, costumes e folclore entre muitas outras.
Contato: webmaster@metalab.unc.edu

Information Quality - The Internet Guide to Construction of Quality Online Resources
http://www.ciolek.com/WWWVL-InfoQuality.html
Esta biblioteca é fundamentalmente multidisciplinar e multifocal: lista sites que, sob os mais variados ângulos, tratam da avaliação, do desenvolvimento e da administração da qualidade de sistemas de informação em rede para a atividade acadêmica. Dividida em 12 categorias, que vão desde links para recursos técnicos para a construção de redes até análises e reflexões sobre o cyberespaço - passando por aqueles que fazem um the best of da Internet para áreas acadêmicas específicas.
Contato: igoltz@dpie.gov.au

Ingenta
http://www.ingenta.com/
Criado com o objetivo de disseminar materiais para pesquisa via internet, o portal disponibiliza publicações, dentre as quais muitas podem ser lidas por inteiro, bastando o pesquisador se cadastrar no site. Disponibiliza também endereços eletrônicos de associações, institutos,museus, arquivos de base de dados e outros. Uma das maneiras de pesquisar os materiais procurados é por área de conhecimento, como a de Ciências Sociais, que se subdivide em Antropologia & Arqueologia e Sociologia, entre outros.
Contato: help@ingenta.com

International Affairs Resources
http://www.pitt.edu/~ian/ianres.html
O acesso aos links pode ser obtido por três referências: por tipo de informação, por tipo de mantenedor do site e por tópicos de interesse. Todos os sites são comentados por um sistema de ícones bastante objetivo (o único problema é memorizá-los...). Traz estatísticas, instituições de pesquisa, periódicos e muitas outras fontes para pesquisas envolvendo política internacional.
Contato: ianadmn+@pitt.edu

The Internet Public Library
http://www.ipl.org/
Definindo-se como um ambiente de ensino e aprendizado virtual, a biblioteca é uma iniciativa da School of Information, da University of Michigan, nos Estados Unidos. Oferece seções de referência, mostras, revistas e periódicos, jornais e sites sobre busca na internet. Disponibiliza textos online, com opção de busca por termo, palavra-chave ou pelo número de classificação.
Contato: ipl@ipl.org

The Internet Studies Page
http://www.ciolek.com/WWWVLPages/QltyPages/NetStudies.html
Traz dezenas de textos e acessos a dados sobre o cyberespaço, divididos em seis grandes categorias: história, guias e ferramentas, análises e reflexões, estatísticas e pesquisas com usuários, políticas e recomendações e, finalmente, centros de pesquisa sobre a Internet e a informática enquanto mídia. A quantidade de links listados não é grande, mas ainda assim bastante abrangente quanto ao tema. Integra a Information Quality WWW Virtual Library.
Contato: tmciolek@coombs.anu.edu.au

Labour and Business History
http://www.iisg.nl/~w3vl/
Mantida pelo Instituto Internacional de História Social e pelo Arquivo de História Econômica da Holanda, ambos sediados em Amsterdam, reúne cerca de 800 sites (até agosto de 1997) sobre relações de trabalho, numa abordagem interdisciplinar mas com enfoque histórico. Há três grandes categorias: organizações (listas de discussão e organizações sobre trabalho, negócios e história econômica, organizações políticas, federaçõoes e confederações, câmaras de comércio), instituições (museus, bibliotecas, arquivos e instituições de pesquisa em história do trabalho e de negócios, departamentos universitários, escolas) e, finalmente, bases de dados na Internet. O acesso à informação é bastante otimizado e também pode ser feito por uma listagem geral dos sites, organizada alfabeticamente. Há muitos sites comentados, mas não é regra geral.
Contato: http://www.iisg.nl/~w3vl/vl-sugg.html

Librarians´ Index to the Internet - LII
http://www.lii.org
O site foi fundado pela Library of California, Estados Unidos . Oferece um vasto diretório anotado de pesquisa em vários assuntos e áreas do conhecimento, como: bibliotecas; cultura; antropologia; artes; educação; gays, lésbicas e bissexuais; saúde; literatura; religião e filosofia; mulheres; história; organizações e outras.
Contato: lii@lii.org

Navegar em Letras
http://www.os-fazedores-de-letras.pt/navegar-em-letras/
O site é parte integrante da home page "Os Fazedortes de Letras", da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Tem como objetivo servir de guia a todos os que procuram páginas humanísticas em língua portuguesa. É dividida em categorias como: páginas universitárias, filosofia, teatro, museus, páginas em galego-português, literatura e lingüística, geografia, bibliotecas, editoras e livrarias, fundações, associações e centros culturais, ferramentas de busca, história, jornalismo, organismos estatais e links diversos.
Contato: fazedor@esoterica.pt

New American Studies Web
http://www.georgetown.edu/crossroads/asw/
Uma extensa biblioteca virtual produzida pela American Studies Crossroads Project e patrocinada pela Georgetown University. Oferece uma vasta bibliografia no campo dos estudos americanos, classificada por temas como: estudos comunitários; diáspora, colonialismo e pós-colonialismo; gênero e sexualidade; estudos de museus; nacionalismo e pós-nacionalismo; cultura popular e mídia; raça, etnicidade, identidade e religião.
Contato: davidp@minerva.cis.yale.edu

The Pansophist Electric Bibliothek
http://www.wbenjamin.org/bibliotronic.html
O site faz parte do Walter Benjamin Research Syndicate. Oferece uma vasta relação de links sobre trabalhos e textos para pesquisa, do filósofo alemão Walter Benjamin. Disponibiliza bibliografias, e links para sites sobre a Escola de Frankfurt, filosofia alemã e teoria social, literatura e história alemã, ciência política e teoria, além de outras páginas sobre Walter Benjamin.
Contato: bakchos@cronos.net

Pesquisa.Org
http://www.pesquisa.org/
Site voltado para educação e pesquisa científica, com atualizações diárias e novidades na área do ensino e pesquisa. É um portal educativo que oferece informações de sites nos seguintes assuntos: bibliotecas, bolsas e financiamentos, educação à distância, livros online, periódicos, teses e dissertações e etc.
Contato: admin@pesquisa.org

Political Science
http://spirit.lib.uconn.edu/PoliSci/polisci.htm
Esta site oferece alguns recursos que estão disponíveis na Internet sobre ciência política. Encontrará a informação sobre os departamentos e instituições de ciência política, de pesquisa e a maneira correta de alcançar as bibliotecas, e outros sites de informação de interesse aos cientistas políticos. Os dados são divididos em oito categorias (departamentos universitários, artigos e publicações, instituições de pesquisa , agências governamentais, listas de discussão etc). Os sites não são comentados.
Contato: psweb@opinion.isi.uconn.edu

Political Science Resources
http://www.psr.keele.ac.uk/
Uma extensa base de dados estruturada em 16 categorias que abrangem os mais variados aspectos (páginas oficiais de governos, manifestos, teoria política, relações internacionais, publicações etc). As categorias são acompanhas por breves explicações. Os sites não são comentados, mas a quantidade deles é realmente impressionante.
Contato: poa02@cc.keele.ac.uk

Portal de Referência em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação. Núcleo de Documentação. Universidade Federal Fluminense -UFF
Http://www.ndc.uff.br/sir/portal.htm
Este portal faz parte do Núcleo de Documentação da Universidade Federal Fluminense - UFF. Disponibiliza acesso a arquivos, museus, bases de dados nacionais e internacionais, bibliotecas brasileiras, estrangeiras e universitárias, serviços de comutação bibliográfica, enciclopédias, periódicos e anais.
Contato: portalref@ndc.uff.br

Postmodern Thought
http://www.cudenver.edu/~mryder/itc_data/postmodern.html/semiotics.html#resource
Página mantida pela Escola de Educação da University of Colorado at Denver com links sobre diversos assuntos relacionados às novas tecnologias e à pós-modernidade, como também artigos sobre os filósofos Baudrillard, Barthes, Blanchot, Derrida, Foucault, Habermas, Haraway, Heidegger, Jameson, Lyotard e Rorty. A página ainda traz tópicos específicos sobre a Escola de Frankfurt e o cenário Pós-moderno.
Contato: mryder@www.cudenver.edu

Rare Book, Manuscript and Special Collections Library, Duke University
http://scriptorium.lib.duke.edu/
Esta biblioteca virtual de documentos históricos, manuscritos e coleções raras foi desenvolvida pela Duke University. Disponibiliza coleções digitalizadas , manuscritos gregos do século VII ao século XVII, projetos de estudantes sobre a história americana e guias de coleções raras.
Contato: paulm@duke.edu

Social Sciences WWW Virtual Library
http://www.clas.ufl.edu/users/gthursby/socsci/
Editada originalmente no âmbito da Australian National University, foi uma das pioneiras em sua área e possui um enorme acervo, hoje sob a administração de Gene R. Thursby, da University of Florida. Ela traz uma ampla gama de recursos de informação organizados tanto alfabeticamente pelo título dos sites referenciados como por temas gerais. Integra à The WWW Virtual Library.
Contato: gthursby@religion.ufl.edu

Society for the History of Authors Reading & Publishing - Sharp Web
http://www.sharpweb.org/
Organizado pela The Society for the History of Authors Reading & Publishing (SHARP), este site disponibiliza links sobre autores, editoras e estudos sobre a cultura impressa (especialmente de língua inglesa). Dedicado especialmente àqueles que lidam com science studies, jornalismo, editoração e design, mas interessante fonte para quem pesquisa bases da cultura contemporânea como um todo. É dividido em seis categorias: arquivos de editores e editoras, sites de editoras com relevância histórica, projetos e pesquisas, sites de interesse acadêmico, exibições on-line, fontes para ensino de história da imprensa e dos livros e, finalmente, eventos na área ou áreas recorrentes. As indicações são acompanhadas por breves comentários.
Contato: pleary@indiana.edu

SocioSite - Going Dutch Sociology
http://www.pscw.uva.nl/sociosite/index.html
Organizada pelo Departamento de Sociologia da Universidade de Amsterdam, esta biblioteca apresenta (em inglês) sites holandeses e de toda a Europa. Possui uma estrutura objetiva e funcional: 21 categorias bem delimitadas que facilitam o acesso a seu amplo banco de dados. Muitos dos sites relacionados estão em suas línguas nacionais originais - o que significa que há tanto sites em espanhol, francês e inglês como outros em flamenco, alemão e grego. Sua grande vantagem é, justamente, oferecer um amplo panorama da produção européia em ciências sociais.
Contato: A.Benschop@mail.uva.nl

SOSIG-World-Philosophy
http://www.sosig.ac.uk/roads/subject-listing/World-cat/philos.html
Esta Biblioteca Virtual de Filosofia é dividida por regiões: Reino Unido, Europa e outros países. Está subdivida e em quatro sub-seções: ética, lógica, metafísica e sistemas filosóficos. O seu acervo é formado de artigos acadêmicos, papers, jornais, bibliografias, livros e fóruns de debate , além de links para novidades e eventos relacionados à filosofia.
Contato: sosig-info@bris.ac.uk

UNESCO Libraries Portal
http://www.unesco.org/webworld/portal_bib/
Repositório de informação da United Nations Educacional, Scientific and Cultural Organization - UNESCO, que visa a facilitar o acesso à informação e aos recursos disponíveis na web relacionados ao tema "bibliotecas". O site disponibiliza informações sobre bibliotecas, cursos, associações e eventos. Possui mecanismo interno de busca.
Contato: j.springer@unesco.org

URL - La Vie Maestre
http://www.url.it/maestre/maestre.htm
Esta biblioteca virtual é uma realização editorial de Ticonuno e Somar, de Milão, Itália. Faz parte da Url, Immersioni nella rete, criada em 1993, que opera no setor de informação e da formação editorial online. Disponibiliza várias categorias como: mídia (cultura e prática), música, saúde, ciência, sociedade (teoria e idéias, costumes, povos e etc) espetáculos (dança, teatro e cinema), história (arqueologia), arte(arquitetura, história e etc), literatura (autor e gênero), meio ambiente, entre outras.
Contato: url@url.it

World History Archives
http://www.hartford-hwp.com/archives/index.html
Possui uma base de dados que oferece muitas informações sobre a história mundial, inclusive textos históricos e analíticos e banco de imagens.
Contato: brownh@hartford-hwp.com

The World of Anthropology
http://www.sil.org/anthro/
Organizada pelo Summer Institute of Linguistics (SIL) da University of Texas at Arlington, esta biblioteca acompanha linhas de pesquisa da instituição e não objetiva oferecer uma grande quantidade de sites, assumindo um caráter mais seletivo. Por isso, seu acervo não é muito extenso. Ela é formada por três grandes categorias: etnologia, trabalho comunitário intercultural e etnomusicologia. Todas são organizadas em três subcategorias (sites recomendados, páginas do próprio SIL e outras fontes na Internet). Apenas os sites recomendados têm comentários. Disponibiliza ainda o acesso a periódicos on line relativos à área.
Contato: WWW@sil.org

WWW Virtual Library: Anthropology
http://www.anthrotech.com/resources/
Esta Biblioteca Virtual de Antropologia, patrocinada pela Anthro TECH ,empresa de consultoria com foco em criação de web sites eficientes, disponibiliza de forma bem organizada, links para publicações, especializações da Antropologia, listas de discussão, pesquisas on line e é atualizada frequentemente com novidades sobre Antroplologia. Uma categoria que é de grande utilidade para acadêmicos é a Job Opportunities, que lista ofertas de empregos para aqueles que desejam trabalhar em universidades e centros de pesquisa.
Contato: wwwvl@anthrotech.com


COMUNICAÇÃO

Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação
http://bocc.ubi.pt/index.php3
De iniciativa do Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line - LABCOM, esta biblioteca traz notícias, divulga o lançamento de livros e disponibiliza artigos divididos por diversos temas como: artes, audiovisual, cibercultura, educação, história e teorias da comunicação, jornalismo, multimídia, política, propaganda, rádio, sociedade e mídia, etc. É possível enviar notícias para o site, através do e-mail: fidalgo@ubi.pt.
Contato: fidalgo@ubi.pt

The Media and Communication Studies - MCS
http://www.aber.ac.uk/media/Functions/mcs.html
O MCS é um site britânico, fundado em 1995 e desenvolvido por Daniel Chandler, do Departamento de Teatro, Cinema e Televisão da University of Wales - UWA, Inglaterra. Oferece, entre outros, links para os seguintes assuntos: gênero e etinicidade; mídia; TV e rádio; filmes; análise textual; comerciais e propagandas; referência; música, entre outros. Permite busca através de índice alfabético.
Contato: Daniel.Chandler@aber.ac.uk

Media Watchdog
http://www.utexas.edu/coc/journalism/SOURCE/j363/watchdogs.html
Traz uma série de links para organizações não-governamentais, publicações e instituições acadêmicas que fazem monitoramento da imprensa e/ou estudos de mídia. O site também traz bastante documentação online, mas adverte que a Watchdog possui a maior parte de seu acervo em meios tradicionais.
Contato: mernst@theory.lcs.mit.edu


DIREITOS HUMANOS

Biblioteca Virtual de Direitos Humanos da USP
http://www.direitoshumanos.usp.br/frameset.html
Criada pela Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo - USP, a biblioteca virtual conta com: textos sobre os Direitos Humanos, elaborados e aprovados por organismos internacionais e ratificados pelo Governo brasileiro; documentos e leis elaboradas pelo sistema Interamericano de Direitos Humanos e pelo Governo brasileiro; referências e textos bibliográficos; pesquisas e material produzidos pela USP sobre o tema; endereços de organismos e entidades que atuam na defesa e a promoção dos Direitos Humanos no Brasil.
Contato: direitoshumanos@usp.br

Human Rights Library
http://www1.umn.edu/humanrts/
Criada pela University of Minnesota, sua base de dados é dividida em oito categorias temáticas: tratados, documentos das Nações Unidas, questões regionais, documentos gerais, bibliografias, educação para os direitos humanos, dados sobre asilo e refugiados e links gerais. Algumas delas se repartem em subcategorias e os sites, em geral, recebem comentários bastante objetivos. É especialmente interessante para o acesso a íntegras de documentos e acordos internacionais sobre a questão.
Contato: hrlib@tc.umn.edu

Human Rights Web Page
http://www.hrweb.org/
Dividida em três grandes áreas (O que são direitos humanos?, Aspectos legais de DDHH e documentos políticos e, finalmente, O que posso fazer para promover os DDHH ?, cada uma subdividida em categorias específicas. Ao contrário do que sugere uma rápida observação da home page, a base de dados é bastante extensa e dá links para a versão eletrônica de artigos e documentos inteiros. Todos os sites recebem comentários, por vezes bem detalhados.
Contato: webmaster@hrweb.org


ESTUDOS CULTURAIS

Border Crossings
http://www.uiowa.edu/~commstud/resources/bordercrossings/
Instigante site da University of Iowa, que disponibiliza sites (em sua maioria norte-americanos) que tratam de gênero, sexualidade, pós-colonialismo, cyberspaço, globalização, multiculturalismo. Seguindo a metáfora da ultrapassagem da fronteira, que dá título ao site, ele é dividido em seis categorias: cyborgs, gênero, lesbigay, diáspora, la frontera e border incidents, além de indicações de sites semelhantes ou afins (others borders). Os sites não são comentados e a recuperação dos dados pode ser difícil, já que o uso da metáfora é constante e não acompanhado de qualquer indicativo de como deve ser interpretado em cada um dos contextos.
Contato: Karla-Tonella@uiowa.edu

Communication Studies: Cultural Studies
http://www.uiowa.edu/~commstud/resources/culturalStudies.html
Esta biblioteca E na verdade, apenas uma página do site da University of Iowa destinado a indicar links de interesse na Internet. Por se tratar de apenas uma seção, não Emuito extensa: lista cerca de três dezenas de sites bastante conhecidos e referenciais para os estudos culturais, acompanhados por brevúsimas descrições sobre seus conteúdos. Através desta página, Epossú“el chegar a outras listagens de links interessantes (especialmente na área de comunicação) organizadas pela equipe da universidade.
Contato: Karla-Tonella@uiowa.edu

CultStud-L
http://www.cas.usf.edu/communication/rodman/cultstud/index.html
Página de apoio de uma conhecida lista de discussão norte-americana sobre estudos culturais, criada pelo Departamento de Comunicação da Universidade do Sul da Flórida. Oferece dados divididos em 11 categorias - entre elas, associações de pesquisas na área, eventos, ensaios e periódicos. A estrutura é clara, tornando a recuperação da informação simples e rápida. Os sites não recebem comentários.
Contato: grodman@chuma.cas.usf.edu

Cultural and Critical Theory
http://www.ksu.edu/english/theory
Relação de links oferecida pelo Programa em Estudos Culturais da Kansas State University e mantida por Gregory Eiselein, professor do Departamento de Inglês da instituição. Os links não são comentados e estão divididos em categorias temáticas que abrangem teoria crítica, estudos sobre a virada do século XIX para o XX (especialidade de Eiselen), estudos culturais, marxismo, pós-colonialismo, psicanálise, pós-modernismo e pós-estruturalismo, semiótica e, especialmente, estudos sobre a mulher e estudos sobre homossexualidade. A base de dados não é extensa, mas é organizada de forma bastante enxuta, facilitando o acesso.
Contato: eiselei@ksu.edu

Cultural Studies and Critical Theory
http://english-server.hss.cmu.edu/Theory.html
Servidor que arrola em sua maioria textos e artigos sobre estudos culturais, antropologia social, estudos de gênero, sociologia e crítica literária. Relaciona também algumas bibliografias, sites afins e eventos acadêmicos. Organizado e mantido pelo professor Geoffrey Sauer, do Departamento de Inglês da Carnegie Mellon University.
Contato: gsauer@cmu.edu

Cultural Studies at GMU: Some Cultural Studies Links
http://www.gmu.edu/departments/cultural/links.html
Homepage do programa de doutorado em estudos culturais da George Mason University, em Washington, esta pequena biblioteca virtual é dividida em sete categorias: livros e editoras, peródicos, news and issues (agências de notícias, jornais eletrônicos etc), programas e centros acadêmicos, pesquisas (dicionários, ferramentas de busca), fontes (sites acadêmicos) e outros. Os sites não são comentados. A página dá acesso ainda a informações e resumos de eventos organizados pela universidade no âmbito dos estudos culturais.
Contato: barmitag@gmu.edu

Cultural Studies Central
http://www.culturalstudies.net/
Este site transpira o entusiasmo e a paixão de seu autor, o socólogo Robin Markowitz, pela cultura contemporânea e sua abordagem via estudos culturais. Não é exatamente uma biblioteca virtual formal, mas uma relação de links e artigos sobre os mais variados temas. Markowitz os divide em quatro categorias: Culture Clashes (eventos e artigos periodicamente disponibilizados), The Netherland (com artigos sobre Michael Jackson - objeto recorrente dos estudos culturais norte-americanos), First-rate Cultural Studies Web Projects (links recomendados pelo autor) e, finalmente, Cultural Studies Resources on the ´Net (links para outros sites sobre ou que tratam de objetos de estudos culturais). O autor promete pôr no ar um FAQ sobre estudos culturais.
Contato: rmarkowitz@earthlink.net

Cultural Theory, Cultural Studies
http://www-cgi.cs.cmu.edu/afs/cs/user/phoebe/mosaic/cultural-studies.html
Preparada por Phoebe Sengers, da School of Computer Science, da Carnegie Mellon University (Pittsburg, Pensilvânia), esta página apresenta diversos links para ensaios e periódicos organizados por temas: feminismo, marxismo, pós-modernismo, teoria da mídia, filosofia geral, psicoanálise e antipsiquiatria e ainda pelo que a pesquisadora denomina "conhecimento do corpo" e "estudos culturais em ciência", entre outros.
Contato: phoebe@cs.cmu.edu

The Escotet International Link
http://www.fiu.edu/~escotet/#Casa
Site organizado pela The Public University at Miami, reúne links divididos em quase três dezenas de categorias - algumas temáticas (humanidades, música, esportes etc). Também possibilita a busca por países - incluindo os cinco continentes. Os sites são comentados, mas o acesso à informação nem sempre é fácil, devido à pluralidade de referências no estabelecimento das categorias. A base de dados é impressionantemente extensa.
Contato: Escotet@solix.fiu.edu

The Hopkins Philosophy Pages: Cultural Studies and Postmodernism
http://www.jhu.edu/~phil/
Dividida em três grandes categorias (bibliografias, estudos culturais e pós-modernismo), traz dezenas de sites indicados e sempre comentados (alguns de forma extensiva). Tem uma particularidade que ajuda em muito a pesquisa: fornece um sumário dos artigos e autores, nos casos de sites que disponibilizam textos de informação final. A ausência de subcategorias pode exigir uma maior atenção o na seleção dos sites a serem visitados.
Contato: pang@jhu.edu

Sarah Zupko´s Cultural Studies Center
http://www.popcultures.com/
Conhecido site criado e mantido pela pesquisadora e webdesigner Sarah Zupko, da University of Chicago. Oferece indicações de sites e outros recursos de informação na Internet e ainda informação final (textos teóricos, programas acadêmicos, resenhas de livros). A base de dados é vasta, dividida em dez categorias (periódicos e arquivos, artigos, bibliografias etc), além de outras cinco de referencial temático (mass-media / communication, cyberspace / sci-fi, television, film, international). Algumas categorias são subdivididas, geralmente por temas, facilitando a consulta. Atenção às resenhas e aos guias de leitura (na seção de bibliografias): podem ser enriquecedores. A maioria das indicações de sites não é acompanhada por comentários.
Contato: zupko@mcs.com

Soman´s Revolutionary Socialist Resource Pages
http://www.geocities.com/CapitolHill/1884/links.html
Um famosíssimo site organizado por um militante adolescente da Suécia (hoje já com 20 anos), emoldurado por punhos fechados e muito vermelho. A página é constantemente atualizada e divide-se em vários temas. O site reúne uma impressionante quantidade de indicações de páginas com colorações de esquerda - algumas mais radicais, outras menos - tanto referentes a partidos, organizações revolucionárias e ONGs quanto sites acadêmicos e bancos de dados. São dezenas de categorias, envolvendo organizações de grupos minoritários, tendências de esquerda, questões nacionais, etc. Os sites não são comentados, sendo acompanhados apenas pela indicação de seus países de origem. Na apresentação, Soman esclarece que não apoia necessariamente as causas ou os grupos responsáveis pelos sites - o que garante um amplo escopo na seleção das indicações.
Contato: majordomo@lglobal.com

Voice the Shuttle: Cultural Studies Page
http://vos.ucsb.edu/browse.asp?id=2709
Excelente endereço para pesquisa em assuntos como pós-modernismo, estudos pós-coloniais e culturais, literatura, sociologia, cybercultura, globalização, antropologia, filosofia, história, mulher, conferências, cursos, entre outros. Acompanha a página, uma listagem de periódicos eletrônicos com links para artigos, bibliografias e muito mais.
Contato: ayliu@english.ucsb.edu


GÊNERO

Celebration of Women Writers
http://digital.library.upenn.edu/women/
Este site apresenta uma lista de mulheres escritoras com suas respectivas home pages e informações e foi desenvolvido em colaboração com On-Line Books Page e editado por John Mark Ockerbloom. Tem como objetivo promover a consciência da extensão e da variedade dos trabalhos das mulheres escritoras. Reconhece que a contribuição destes trabalhos enriqueceram a história do mundo. As mulheres escreveram quase todos os tipos de trabalhos , que variam entre: novelas, poemas, biografias, livros, comentários sobre trabalhos religiosos, história, entre outros. Oferece uma lista onde se pode pesquisar por país, pelo nome do autor ou pelo século, possui também uma vasta bibliografia sobre o assunto e coleções especiais.
Contato: mmbt@cs.cmu.edu

CLNet´s Chicana Studies Web Page
http://clnet.ucr.edu/women/womenHP.html
Biblioteca virtual que disponibiliza informações e links relativos à mulheres chicanas. Está dividida por categorias: biografias, organizações e centros de pesquisa, lista de discussão, notícias, links sobre mulheres, arquivos, arte, bibliografias, livros e publicações, negócios, educação, cultura e costumes, saúde, história, trabalho, literatura, pesquisa sobre lésbicas e bissexuais, mídia, música, planos de estudo, tecnologia, vídeos e sociologia.
Contato: salinas@clnet.ucr.edu

Femina: Web Search for Women
http://www.femina.com/
Não se trata exatamente de uma biblioteca virtual, mas pode servir como auxiliar. Femina é a ferramenta de busca do conhecido site norte-americano Cybergrrl WebStation, destinado ao público feminino. Ao contrário das ferramentas mais conhecidas (como Yahoo!, Altavista, Cadê etc), Femina utiliza junto com as palavras-chave definidas pelo usuário um filtro que seleciona apenas aqueles sites, que de alguma forma, tenham uma abordagem feminina ou tratem de questões diretamente ligadas à mulher. É possível também buscar os sites através das listagens por categorias - semelhantes às de outras ferramentas do gênero: Arts and humanities, education, society and culture etc. Femina é visivelmente centrada na Internet norte-americana e de países de língua inglesa.
Contato: femina@cybergrrl.com

Feminism and Women´s Studies
http://eserver.org/feminism/
Essa página do English Server, localizado na Universidade de Washington, publica endereços de estudos feministas que se preocupam basicamente com as questões do sexo, gênero e sexualidade, discurso acadêmico, mulheres no trabalho, identidade sexual e práticas culturais.
Contato: feminism@eserver.org

Gay, Lesbian, and Bisexual Studies
http://www.library.ucsb.edu/subj/gay.html
Este site é de autoria de Gerardo A. Colmenar e faz parte da University of California, Santa Barbara Library, nos Estados Unidos. Disponibiliza estudos e pesquisas sobre gays, lésbicas e bisexuais, em jornais, arquivos e bibliotecas, organizações, bibliografias, entre outros.
Contato: colmenar@library.ucsb.edu

The Men´s Issues Page
http://www.vix.com/men/
Biblioteca virtual que disponibiliza informações e links de sites com assunto referente ao homem. Está dividida em diversas categorias e sub-categorias como livros, violência doméstica, organizações, assédio sexual, periódicos e outras.
Contato: throop@vix.com

Mujeres en Red
http://www.mujeresenred.net/
Portal sobre gênero, iniciado em 1997, na Espanha, com a expectativa de utilizar ao máximo a internet como alternativa de comunicação entre as mulheres de todas as partes do mundo. Criado com a idéia de lutar pelos direitos fundamentais das mulheres, o grupo conta com aproximadamente três mil mulheres que individual ou coletivamente compartilham informações e contato de forma permanente, através de correio eletrônico. Disponibiliza em seu site índice temático, notícias e campanhas sobre questões de gênero.
Contato: mujeresred@nodo50.org

Mulher.br
http://www.mulher.org.br/
O site é produzido pelo Grupo Origem, uma associação civil, sem fins lucrativos, criada em 1988, e com sede administrativa em Olinda, Pernambuco. Considerado como um ponto de encontro para as mulheres na Internet e disponibiliza links para as seguintes categorias: cultura, mulheres nas artes plásticas, literatura, teatro, música, mulheres brasileiras, cidadania e direitos humanos, etnia, organizações e gênero.
Contato: denise@aleitamento.org.br

QueerTheory.com
http://www.queertheory.com/
A biblioteca está dividida em categorias como, pesquisas acadêmicas, identidades, política, teorias, artes, cultura, história, relacionamentos. No site são abordados os seguintes temas: estudos de gênero, mulheres, lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e assuntos afins.
Contato: webmaster@queertheory.com

Voice the Shuttle: Gender Studies
http://vos.ucsb.edu/browse.asp?id=2711
É uma biblioteca virtual especializada em estudos de gênero. O site faz parte do Voice of the Shuttle. Disponibiliza vários links para pesquisas como, livros, bibliografias, artigos, sobre estudos feministas, gays, lésbicas e assuntos afins.
Contato: ayliu@english.ucsb.edu

Women and Gender Studies Web Sites - WSSLINKS
http://libraries.mit.edu/humanities/WomensStudies/wscd.html
Voltada para os estudos femininos, esta biblioteca é organizada em 12 categorias, em destaque logo na home page: sites gerais, arquivos, artes & filmes, cultura, educação, saúde, história, lésbicas, música, filosofia, política e ciência & tecnologia. Algumas delas se dividem em subcategorias. Todos os sites são acompanhados por comentários, mas é muito forte a ênfase no movimento feminista norte-americano e na produção cultural dos EUA. Não possui sistema de busca interno. A home page apresenta o e-mail das editoras de cada uma das categorias, facilitando o contato pelo usuário.
Contato: diane.goldenberg-hart@yale.edu

Women’s and Gender Studies Database
http://www.uni-koeln.de/phil-fak/englisch/datenbank/e_index.htm
É uma biblioteca virtual contendo uma extensa base de dados especializada no estudo de mulheres e de gênero, organizada pela Universität zu Köln, na Alemanha. Oferece acesso às bases com aproximadamente, 6.000 informações, sobre a teoria e crítica literária feminista e o estudo de gênero, focalizando a literatura inglesa e americana. Todos os materiais são indexado cuidadosamente através de um tesauro feminista. Disponibiliza links para bibliografias, para versão em alemão e para links de interesse.
Contato: database.genderinn@uni-koeln.de

Women´s Studies
http://bailiwick.lib.uiowa.edu/wstudies/index.html
Site da University of Iowa, é organizado em dez categorias: geral ou miscelâneas, ativismo, arte, comunicação/mídia, women in development/WID (instituições de ação global centradas na mulher), teoria feminista, história, literatura, música e esportes. A base de dados é bastante extensa e todos os sites relacionados recebem comentários.
Contato: gateway@uiowa.edu

Women´s Studies Information Sources
http://www.york.ac.uk/services/library/subjects/womenint.htm
Home page mantida por Kirstyn Radford da University of York, Inglaterra. Disponibiliza muitos links para o estudo da mulher em várias bases de dados, jornais eletrônicos, diretórios de pesquisa, sites acadêmicos (Europa, América e outros) , organizações e sociedades específicas da área, pesquisas feitas na Europa, África, América e Ásia e centros de estudo. Oferece também pesquisa sobre a história, direitos, desenvolvimento, saúde, trabalho, ciência e tecnologia e humanidades, referentes à mulher.
Contato: kr6@york.ac.uk

Women´s Studies Resouces at Princeton
http://www.princeton.edu/~womenstu/index.html
A Biblioteca Virtual de Estudos Feministas da Universidade de Princeton é dividida em duas categorias principais. Sites hospedados pela Universidade de Princeton (dentre os quais uma seleção de jornais e textos e um Programa de Estudos Sobre a Mulher), além de sites de estudos feministas selecionados na Web. Na segunda categoria encontram-se links para institutos, centros de pesquisa e museus, entre outros.
Contato: www@princeton.edu


MOVIMENTOS NACIONALISTAS

TimorNet
http://www.uc.pt/Timor/
Trata-se de uma biblioteca virtual, mantida pela Universidade de Coimbra. São vários links e informações sobre a situação do Timor Leste - ex-possessão japonesa (durante a II Guerra Mundial), ex-colônia portuguesa (até 1976) e atual domínio indonésio, contra o qual se formou uma oposição organizada. O Timor Leste tem sofrido uma forte e violenta repressão por parte das forças militares da Indonésia. O site disponibiliza documentos sobre a atuação recente da resistência timorense e as negociações internacionais pela paz na ilha. Há links para diversas organizações que lidam com a questão. Referências bibliográficas, informações geográficas e sobre cursos, newsgroups, recursos na internet e listas de e-mails, entre outros.
Contato: TimorNet@mercurio.uc.pt


POLÍTICA INTERNACIONAL

Columbia International Affairs Online - CIAO
http://www.ciaonet.org/
Biblioteca virtual especializada em assuntos internacionais. Disponibiliza seus materiais através de subscrição. Está dividida em categorias, como, Working Papers - trabalhos realizados por professores e alunos de institutos de pesquisa universitários, membros de ONGs, projetos de pesquisa de Fundações sociais,etc.- Jornais e Revistas, Livros, Estudos de Caso, Textos sobre Políticas Públicas e outra denominada Course Packs - seleção de materiais como artigos de jornais, capítulos de livros e outros materiais utilizados em cursos.
Contato: rd284@columbia.edu


RAÇA E ETNICIDADE

Aboriginal Studies
http://www.ciolek.com/WWWVL-Aboriginal.html
Editada por T.Matthew Ciolek, da Australian National University, esta biblioteca está vinculada ao Aboriginal Art & Culture Centre e traz uma série de sites acadêmicos, nas mais variadas áreas, sobre os povos aborígenes australianos. Integra a The World-Wide Web Virtual Library.
Contato: tmciolek@coombs.anu.edu.au

Anti-Racist Action (Toronto)
http://www.web.apc.org/~ara/Links/indexlin.html
Biblioteca virtual do escritório de Toronto (Canadá) da Ação Anti-Racista, e que oferece links para vários sites anti-fascistas. Aproximadamente um terço dos sites listados são os de outros escritórios da ARA, e os outros dois terços representam sites de esforços anti-racistas e anti-fascistas, especialmente na Europa e America do Norte.
Contato: ara@web.net

Asian Studies WWW Virtual Library
http://coombs.anu.edu.au/WWWVL-AsianStudies.html
Editado por T.Matthew Ciolek, da Australian National University, em Canberra, é um site de extensão inacreditável que disponibiliza tanto informações sobre o continente asiático como um todo (incluindo a Oceania), quanto sobre blocos subcontinentais (Oriente Médio, Área do Pacífico, etc) e específicas de cada país e/ou cultura. Não se trata de uma biblioteca com o enfoque dos estudos culturais, mas com uma ampla extensão de áreas de dados. Bibliografias, listas de discussão, informativos on-line, revistas eletrônicas, artigos, mapas, fotografias e material sonoro são alguns dos recursos de informação disponibilizados. Integra a The WWW Virtual Library.
Contato: tmciolek@coombs.anu.edu.au

Black Cultural Studies Site
http://www.tiac.net/users/thaslett/
A organização deste site é bastante singular: as categorias equivalem a alguns dos pesquisadores de língua inglesa mais conhecidos na área de black studies - discutido termo que engloba pesquisas sobre o universo negro em sociedades brancas, nos seus mais diversos aspectos (gênero, cultura popular, literatura). A partir do autor, há subcategorias variáveis, referentes a ele: trabalhos publicados, perfil acadêmico, bibliografia indicada, entrevista, programas acadêmicos etc. Os links não são comentados e não há qualquer referência sobre a obra dos acadêmicos em questão ou suas linhas de pesquisa. É, portanto, preciso conhecê-los de antemão - ou acessar cada uma das páginas. Algumas delas se resumem às referências bibliográficas de obras publicadas pelo autor.
Contato: thaslett@tiac.net

CSU College of Education Cultural Differences Page
http://prometheus.ed.csuohio.edu/COE.culturedif.html
Esta página disponibilizada pelo College of Education Cultural da Cleveland State University abre caminhos para o debate sobre a cultura na América Latina, os estudos pós-coloniais, as nações indígenas americanas e os afro-americanos na academia norte-americana.
Contato: webmaster@prometheus.ed.csuohio.edu

eLandnet
http://www.eLandnet.org
O site é uma iniciativa do Passe-Partout e do Flemish Popular Movement, da Bélgica. Oferece uma relação de sites de movimentos indígenas e de outras minorias étnicas. As categorias estão divididas por país e por temas. Disponibiliza um sistema de busca, links afins e versão em holandês.
Contato: info@eLandnet.org

Ethnic Studies
http://www.amherst.edu/~dtf/ethnic/ethnic.html
Estruturada em quatro categorias: artigos, organizações na área, programas acadêmicos e propostas de cursos. Trata-se de uma pequena biblioteca virtual, com base de dados restrita, e que não tem atualização permanente. As indicações de sites não são acompanhadas por comentários. Desenvolvida no âmbito do Amherst College, em Massachussets (EUA).
Contato: dtf@unix.amherst.edu

Ethnic Studies at USC
http://www.usc.edu/Library/Ref/Ethnic/
Cobre as áreas de estudos americanos, estudos afro-americanos e estudos chicano/latinos, disponibilizando os e-mail de seus respectivos editores. A base de dados, porém, não é dividida nestas três grandes áreas, mas sim em 27 categorias temáticas. Os sites não recebem comentários. Esta biblioteca virtual da University of Southern California apresenta uma ferramenta de busca interna (propiciando uma rápida recuperação de dados em pesquisas objetivas e, assim, dispensando o uso das categorias temáticas) e o acesso direto à informação final (ou seja, além de links para outros sites na Internet, ela dá acesso para bibliografias, artigos e dados on line da própria USC, nas mais diversas categorias).
Contato: lmccann@calvin.usc.edu

EverythingBlack.com
http://www.everythingblack.com/cgi-bin/search/directory.cgi?
Biblioteca virtual especializada em artes, literatura e produção cultural, da raça negra. A biblioteca é dividida em várias categorias tais como: artes e humanidades, educação, eventos, organizações, história e cultura, entre outras.
Contato: everythingblack@hotmail.com

Fourth World Documentation Project
http://www.cwis.org/fwdp.html
O site disponibiliza documentos sobre as idéias, tratados e acordos com as nações indígenas em todo o mundo. O Center for World Indigenous Studies pretende, com este projeto iniciado em 1992, tornar acessível aos governos tribais, aos ativistas e aos pesquisadores dados da luta histórica dos povos indígenas em defesa de seus direitos para a recuperação da soberania destas nações.
Contato: librarian@cwis.org

Index of Native American Resources on the Internet
http://www.indirect.com/www/akers/resources.html
Biblioteca virtual voltada para as populações nativas das três Américas (com maior ênfase na América do Norte), com imensa base de dados e organizada de acordo com a categoria, divididas em seis : cultura, história, educação, língua, saúde e conhecimento indígena e outras 24 de teor mais específico como: museus, aspectos legais, organizações, sites de ativistas, música, genealogia etc. As categorias recebem subdivisões, geralmente concernentes às tribos ou a países (sejam de origem dos sites ou em cujos territórios atuais se localizam ou localizavam as nações). Os sites não são comentados. Na home page, há sempre um texto comentando algum acontecimento da atualidade sobre a questão indígena.
Contato: akers@goodnet.com

Migration and Ethnic Relations
http://www.ercomer.org/wwwvl/
Organizada pelo European Research Centre on Migration and Ethnic Relations, possui um serviço de busca interna que otimiza a recuperação dos dados. Estes são divididos em onze categorias bastante objetivas (centros de pesquisa, departamentos acadêmicos e cursos, publicações, centros de documentação, arquivos de dados, listas de discussão etc). Todos os sites listados são acompanhados por comentários em geral descritivos e suscintos. Integra a The WWW Virtual Library.
Contato: ERCOMERsecr@fsw.ruu.nl

Nahuat-l
http://www.mrs.umn.edu/academic/history/Nahuatl/index.htm
Esta home page faz parte da lista de discussão NAHUAT-L, da University of Minnesota. Contêm links para informações variadas sobre estudos astecas ou nahuas. Oferece além do material de referência sobre a língua e a cultura nahua, reproduções e informações sobre documentos astecas e até mesmo um tour virtual de Tenochtitlan.
Contato: schwallr@mrs.umn.edu

NativeWeb
http://www.nativeweb.org/
Um enorme site cujo objetivo é abarcar toda a gama de recursos para pesquisa sobre populações nativas marginalizadas em todo o mundo - dos índios sul-americanos às culturas européias postas de lado pela criação dos estados nacionais. "Um projeto de muitas pessoas" - apresenta-se o site - "Nossa visão aproxima antigos ensinamentos e modernas tecnologias. Nossa proposta: criar um cyber-ambiente para todos os povos indígenas da Terra". Os recursos disponíveis estão divididos em 25 categorias. O site foi construído e é mantido por voluntários.
Contato: ovation@midusa.net

The Universal Black Pages
http://www.ubp.com/
Organizada pela Associação de Graduados Negros do Georgia Institute of Technology, este site traz links (não comentados) para os mais variados sites sobre a questão negra, organizados em 14 categorias temáticas (eventos, diáspora, negócios, história, arte, música, educação, entretenimento etc). O site estimula a inclusão de novos links, originário de qualquer país e sobre qualquer assunto relacionado à herança negra, através de um formulário on line. Isso explica a extraordinária diversidade dos enfoques abarcados por este site.
Contato: bgsa@www.gatech.edu

The WWW Virtual Library on Migration and Ethnic Relations
http://www.ercomer.org/wwwvl/
O site faz parte da WWW Virtual Library Association. Oferece através desta página uma seleção de recursos sobre relações interculturais, multiculturalismo e migração. Contêm listas de discussão, organismos, instituições, revistas, documentos eletrônicos, conferências e acontecimentos sobre este assunto.
Contato: k.pouliasi@fss.uu.nl

WWW Virtual Library: Indigenous Studies
http://www.halcyon.com/FWDP/wwwvl/indig-vl.html
Dividida em seis categorias temáticas (informação geral e dados sobre povos nativos da África, da Ásia e do Oriente Médio, das Américas Central e do Sul, da Europa e do Pacífico), que por sua vez podem se dividir em subcategorias, esta biblioteca propicia uma navegação bem fácil e intuitiva, com o banco de dados estruturado de forma simples e objetiva. Reúne uma grande quantidade de sites, e alguns são acompanhados por comentários. Integra a World Wide Web Library e é mantida pelo Center For World Indigenous Studies (CWIS).
Contato: jburrows@halcyon.com

Zapatistas in Cyberspace: A guide to Analysis & Information
http://www.eco.utexas.edu/faculty/Cleaver/zapsincyber.html
Neste site você encontra importantes endereços contendo artigos, listas de discussão e/ou informação, newsgroups, conferências eletrônicas, além de links para sites do EZLN, arquivos, livros e fotografias sobre o movimento social dos Zapatistas.
Contato: hmcleave@eco.utexas.edu


REFERÊNCIAS HISTÓRICAS

Índice de História do Brasil na Web
http://www.clionet.ufjf.br/hbrindex/
Ramo brasileiro da WWW Virtual Library, o Índice é uma das malhas da Clionet - Rede Eletrônica de História do Brasil. O site traz referências virtuais em história do Brasil, destinadas a promover a integração e o intercâmbio entre historiadores e pesquisadores da área. As consultas podem ser feitas por períodos históricos ou por temas. Oferece ainda links de fontes para a pesquisa em história do Brasil
Contato: clionet@ah.ufjf.br


RELIGIÃO

Academic Info Religion: Subject Index
http://www.academicinfo.net/religindex.html
O Academic Info Religion:Subject Index, é um índice de recursos na Internet para o estudo das religiões. Disponibiliza estudos religiosos , budismo, estudos judaicos,islâmicos, bíblicos, hinduísta entre outros. O site pertence ao portal About.The Human Internet, que hospeda páginas sobre temas específicos produzidos por "guias" especializados. Todos os links têm comentários.
Contato: madin@academicinfo.net

Jewish Virtual Library
http://www.us-israel.org/index.html
O site é uma divisão do American-Israeli Cooperative Enterprise - AICE, fundado em 1993 com o objetivo de estreitar o relacionamento entre Estados Unidos e Israel. Esta biblioteca virtual é a maior enciclopédia online judaica do mundo e abriga mais de 6 mil artigos e 2 mil fotografias e mapas. Seu conteúdo está dividido em 13 partes: História, Mulheres, O Holocausto, Viagem, Israel & Os Estados, Mapas, Políticas, Biografia, Israel, Religião, Tesouros Judaicos do Library of Congress, Estatísticas e Referência.
Contato: mgbard@aol.com


FONTES DE REFERÊNCIA
Biblioteca Virtual da Associação Brasileira de Ensino Universitário - ABEU
http://www.abeunet.com.br/biblio
A Biblioteca Virtual da Associação Brasileira de Ensino Universitário, disponibiliza dados e informações de várias enciclopédias, jornais e revistas nacionais e internacionais, dicionários, Bibliotecas on line, e diversos sites de Bibliotecas Nacionais e Internacionais. Abrange algumas áreas do conhecimento tais como: Filosofia, História, Geografia, Literatura, e etc.
Contato: info@abeu.com.br

Bibliotecas Virtuais Temáticas
http://www.prossiga.br/bvtematicas/
Homepage do projeto de bibliotecas virtuais temáticas do Programa Prossiga do CNPq. Relaciona as seguintes bibliotecas virtuais temáticas: Estudos Culturais, Políticas Públicas, Referência para Pesquisa em C&T, Competitividade, Economia, Óptica, Educação à Distância, Engenharia de Petróleo, Educação, Jurídica Virtual, Saúde Reprodutiva, Bibliotecas Virtuais, Ciências Sociais, Engenharia Biomédica e Literatura.
Contato: prossiga@prossiga.br

H-NET: Humanities and Social Sciences On-Line
http://www.h-net.msu.edu/
Esta biblioteca surgiu a partir de um consórcio entre várias listas de discussão norte-americanas e funciona como uma espécie de pauta para as discussões travadas via e-mail. Sua home page não segue o padrão dos sites do gênero, o que pode dificultar o acesso à suas duas categorias principais: H-Net Reviews (com resenhas de livros on-line, facilmente acessáveis por autor, título, ISBN etc) e OnLine Resources (com bancos de dados nas áreas de ciências humanas). H-Net disponibiliza ainda o acesso a todas as listas de discussão que participam do consórcio.
Contato: webstaff@h-net.msu.edu

Virtual Libraries
http://www.mat.unb.br/~moreira/bibliotecas.html
Nesta página você encontrá um catálogo geral de endereços eletrônicos de bibliotecas. São fornecidos o login e a senha para que sejam possíveis o acesso e a consulta. Algumas das bibliotecas presentes neste site: a da UnB, da PUC/RS, da USP e a Bibioteca Nacional.
Contato: moreira@ipe.mat.unb.br

The World-Wide Web Virtual Library
http://vlib.org/Overview.html
Essa biblioteca virtual apresenta um catálogo dividido por assunto organizado pela Biblioteca do Congresso norte-americano e oferece informação em diversas áreas de interesse para os Estudos Culturais, como por exemplo, estudos latino americanos, estudos asiáticos, cultura etc.
Contato: www-request@mail.w3.org

The WWW Virtual Library: Culture
http://hirsch.cosy.sbg.ac.at/www-virtual-library_culture.html
Dedicada basicamente a sites sobre produção de cultura material, é dividida em oito grandes áreas: museus, cinema,literatura, música, arte, educação, interação e homem-computador. Estas categorias, por sua vez, se subdividem em várias outras, sempre tendo como referência o objeto. A home page é atualizada com frequência e lista os sites incluídos mais recentemente e os eventos previstos para o período. Integra a World-Wide Web Library.
Contato: bnocker@cosy.sbg.ac.at

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.