HOME
 
Instituições de Ensino e Pesquisa

Essa categoria reúne instituições de ensino e/ou pesquisa que desenvolvem trabalhos no campo dos estudos culturais, da comunicação e de áreas afins. O comentário oferece links para a instituição a que pertencem bem como para cursos de especialização, Mestrado e Doutorado.

ÁFRICA DO SUL | ALEMANHA | ARGENTINA | AUSTRÁLIA | ÁUSTRIA | BARBADOS | BRASIL | BULGÁRIA | CANADÁ | CHILE | COLOMBIA | COSTA RICA | CROÁCIA | CUBA | DINAMARCA | EGITO | EQUADOR | ESCÓCIA | ESPANHA | ESTADOS UNIDOS | FRANÇA | GUATEMALA | HOLANDA | INGLATERRA | IRLANDA | JAPÃO | MÉXICO | PALESTINA | PERÚ | PORTO RICO | PORTUGAL | SUÉCIA | SUIÇA | TURQUIA | VENEZUELA
FONTES DE REFERÊNCIA

ÁFRICA DO SUL

Centre for African Studies - CAS - University of Cape Town
http://www.uct.ac.za/depts/cas/
Criado em 1976, na University of Cape Town, África do Sul, o CAS deu prosseguimento ao trabalho da School of African Studies, a mais antiga escola dedicada aos estudos africanos no mundo. Sua missão é promover estudos acadêmicos em vários campos relacionados aos povos e culturas da África. A página traz informações sobre os cursos, eventos, as publicações e para as atividades culturais realizadas. A biblioteca oferece acesso à parte do acervo via internet .
Contato: Brenda@humanities.uct.ac.za

Culture, Communication and Media Studies. University of KwaZulu Natal
http://www.ukzn.ac.za/ccms/
Enfatiza a pesquisa em projetos ligados às comunicações e aos estudos culturais e tem por objetivo desenvolver estratégias de resistência cultural através da mídia e da cultura. O Centro da Universidade de KwaZulu-Natal, em Durban, oferece um programa interdisciplinar, onde os cursos são relacionados às áreas de humanas, ciências sociais, arquitetura e educação. O site também disponibiliza textos sobre: estudos culturais, gênero e movimentos sociais.
Contato: ccms@ukzn.ac.za


ALEMANHA

Institut für Ethnologie und Afrikanistik. Ludwig-Maximilians-Universität München - LMU
http://www.ethnologie.lmu.de/
Vinculado à Ludwig-Maximilians-Universität München - LMU, Alemanha, oferece formação em estudos africanistas e etnologia nos níveis de graduação e pós-graduação. O site informa sobre os cursos, o corpo docente e suas pesquisas.
Contato: ethnologie@vka.fak12.uni-muenchen.de


ARGENTINA

Comision Povincial por la Memoria
http://www.comisionporlamemoria.org/
Comissão criada no ano 2000, reunindo representantes de organismos de Direitos Humanos, do sindicalismo, da universidade e de diferentes religiões. Seus principais objetivos são manter viva a memória recente da Argentina e desenvolver o estudo e a pesquisa sobre os governos autoritários decorrentes dos golpes militares e, em particular, sobre o terrorismo de estado instaurado a partir de 1976. A partir de abril de 2003, está oferecendo, junto com a Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação da Universidad Nacional de La Plata, o mestrado em História e Memória. O site traz a relação dos programas de ensino e pesquisa, mapas de áreas da cidade de Buenos Aires que tenham conexões com acontecimentos do período em questão, além de informações sobre o centro de documentação e o arquivo da instituição.
Contato: cmemoria@speedy.com.ar

Facultad de Filosofia y Letras. Universidad de Buenos Aires
http://www.filo.uba.ar/
A Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires abriga cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Artes, Biblioteconomia e Documentação, História, Filosofia, Geografia, Antropologia e Letras. O site disponibiliza informações gerais sobre cada departamento, destacando-se os projetos de pesquisa e as publicações de cada área. Oferece também listaspara discussão de temas de interesse.
Contato: info@filo.uba.ar

Instituto de Investigaciones Gino Germani. Universidad de Buenos Aires
http://www.iigg.fsoc.uba.ar/
Laboratório de pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, criada com a finalidade de ser um espaço institucional onde se desenvolva e se fomente a investigação científica nas diversas disciplinas das ciências sociais, promovendo e favorecendo o debate interdisciplinar. A página relaciona as linhas de pesquisa do Instituto, suas publicações e informações sobre o Centro de Documentação e Informação.
Contato: iigg@mail.fsoc.uba.ar


AUSTRÁLIA

Center for Research in Culture & Communication - Murdoch University
http://wwwmcc.murdoch.edu.au/ReadingRoom/CRCC/CRCC.html
Centro interdisciplinar da Universidade de Murdoch, criado em 1990. Seu objetivo principal é aprimorar o conhecimento e a compreensão do papel da cultura e da comunicação neste início do século XXI. Suas pesquisas seguem quatro grandes temas: Tecnologia, Mídia e Novas Formas de Conhecimento; Globalização e a Nova Ordem Mundial; Cidadania e Transformação e Diplomacia Cultural. Disponibiliza uma sala de leitura que dá acesso a fontes de leitura e pesquisa em mídia e cultura, principalmente no que se refere à cultura australiana, além de divulgar suas publicações e eventos.
Contato: mgibson@central.murdoch.edu.au

The Department of English with Cultural Studies. University of Melbourne
http://www.english.unimelb.edu.au
Um dos mais antigos departamentos de inglês da Austrália - sua fundação data do ano de 1854, na Univeridade de Melbourne. Contribuiu a partir dos anos 70 para a renovação dos estudos literários em seu país, oferecendo em seus cursos uma programação que contempla estudos em literatura medieval, renascentista, romântica, moderna, australiana e pós-modernista, além de cursos especiais em escrita criativa. O Departamento de Inglês hospeda desde 1994 o Programa Interdepartamental em Estudos Culturais, que tem como proposta estudar as relações entre as culturas popular, nacional e global, bem como o estudo das subculturas presentes na vida cotidiana
Contato: b.muir@arts.unimelb.edu.au

Faculty of Arts. University of Melbourne
http://www.arts.unimelb.edu.au/
Desde sua criação, a Faculdade de Artes da Universidade de Melbourne vem exercendo um importante papel no que diz respeito ao ensino e à pesquisa em cerca de 40 áreas de estudos nos campos das ciências sociais, estudos da linguagem, humanidades e estudos culturais. O site traz informações atualizadas sobre os cursos de graduação e pós-graduação com as respectivas áreas de estudos.
Contato: Course_Information@registrar.unimelb.edu.au

Macquire University Centre for International Communication - MUCIC
http://www.mucic.mq.edu.au/
Desenvolve pesquisas nas áreas de mídia, políticas públicas e relações internacionais. A primeira versão do programa nasceu em 1991 por iniciativa de estudantes do Mestrado em Comunicação Internacional, tornando-se pioneiro nessa área na região do Pacífico Asiático. Em 1998 ganhou status de centro de pesquisa em função da criação da Divisão de Sociedade, Cultura, Mídia e Filosofia da Universidade de Macquarie. A partir de 2000 passa a publicar o periódico The Journal of International Communication - JIC.
Contato: nchitty@elm.mq.edu.au

School of Media, Communication and Culture - Murdoch University
http://www.mcc.murdoch.edu.au/
A Faculdade de Comunicação e Cultura da Universidade de Murdoch, na Austrália, oferece cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de multimídia, jornalismo, cinema, televisão, rádio, editoração e estudos culturais. Dispõe de dois centros de pesquisa: The Centre for Research in Culture and Communication - CRCC - e o Media Arts Centre. O site relaciona os cursos de graduação, entre eles o de comunicação e estudos culturais, e de pós-graduação, informações sobre bolsas, pesquisas, corpo docente, materiais disponíveis online, e links para instituições e centros afins.
Contato: A.Tapsall@murdoch.edu.au


ÁUSTRIA

Institut für Ethnologie, Kultur- und Sozialanthropologie. Universität Wien
http://www.univie.ac.at/voelkerkunde/index.html
Instituto da Universidade de Viena, inaugurado em 1929 com o nome Institut für Völkerkunde. Suas áreas de pesquisas são Ásia, África, o Caribe, Oceania, antropologia do Islã, etnologia da religião, migração, processos etno-históricos, estética e afins. O site oferece informações sobre suas publicações, projetos, serviços, além de disponibilizar links para sites correlatos. Também estão online comentários do Instituto sobre situações políticas atuais.
Contato: voelkerkunde@univie.ac.at


BARBADOS

Centre for Gender and Development Studies - University of the West Indies
http://gender.uwichill.edu.bb/
Centro de ensino e pesquisa, criado em 1993, na University of the West Indies, voltado para as questões de gênero e estudos da mulher, no contexto da sociedade caribenha. O site divulga as seguintes informações: equipe, história, publicações, pesquisas, eventos programados, além da relação dos cursos oferecidos na graduação.
Contato: gender@uwichill.edu.bb


BRASIL

Casa de Oswaldo Cruz
http://www.coc.fiocruz.br/
Unidade da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, criada em 1985. A COC tem como objetivo a recuperação e preservação da memória da ciência biomédica e da saúde no Brasil, o desenvolvimento de pesquisas históricas e de atividades museológicas, bem como a restauração e conservação do patrimônio arquitetônico da Fundação. As atividades desenvolvidas pela Casa estão distribuídas dentro dos cinco setores que a compõem: Arquivo de Documentação, Departamento de Pesquisa, Museu, Patrimônio Arquitetônico e Núcleo Editorial.
Contato: pacc@cfch.ufrj.br

Cátedra Unesco/Umesp para o Desenvolvimento Regional
http://www.metodista.br/unesco/
A catedra de comunicação da UNESCO foi criada em 1996, e desde esta época, sediada pelo Instituto Metodista, hoje Universidade Metodista de São Paulo. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. O site divulga o histórico, os projetos, as publicações da instituição além de eventos e links para sites de interesse na área de comunicação.
Contato: catedra.unesco@metodista.br

CEAFRO - Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero
http://www.ceafro.ufba.br/main/default.asp
Programa desenvolvido, desde 1995, no Centro de Estudos Afro-Orientais - CEAO - da Universidade Federal da Bahia - UFBA -, com o objetivo de integrar a universidade, a escola pública e as organizações do movimento negro de Salvador, oferecendo cursos profissionalizantes e promovendo eventos e pesquisas. Atualmente, o principal objetivo do CEAFRO consiste em promover políticas de ações afirmativas para a população negra, nos setores educacionais e no mercado de trabalho. O site traz notícias de destaque, o histórico da instituição, a equipe e os projetos que desenvolve, com destaque para aqueles voltados para a ação afirmativa.
Contato: ceafro@ufba.br

Central de Produção Multimídia - CPM - Escola de Comunicação. UFRJ.
http://www.eco.ufrj.br/portal/administ/cpm.html
Visando atender às atividades didáticas de ensino, pesquisa e extensão e possibilitando o exercício prático e experimental de alunos e pesquisadores, a ECO da UFRJ reúne os laboratórios de editoração, fotografia, rádio e televisão e vídeo numa Central de Produção Multimídia, na qual será possível a realização de um trabalho integrado entre várias mídias, bem como a implementação de projetos com órgãos e instituições internos e externos à Universidade. Possui modernas instalações, um significativo acervo em equipamentos, além de produtos gerados em pesquisas.
Contato: ipeixoto@openlink.com.br

Centro Brasileiro de Estudos da América Latina - CBEAL. Fundação Memorial da América Latina.
http://www.memorial.org.br/
Centro de estudos criado dentro do Fundação Memorial da América Latina para desenvolver pesquisas sobre temas latino-americanos sob uma perspectiva interdisciplinar. A instituição, sediada em São Paulo, conta com uma diversidade de programações culturais, além de uma biblioteca com aproximadamente 30.000 volumes que tratam sobre a cultura da América Latina. O site oferece links para suas publicações, exposições e notícias sobre a América Latina Hoje.
Contato: isaura@memorial.org.br

Centro de Comunicação e Expressão - CCE. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
http://www.cce.ufsc.br/
O Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, foi criado com o objetivo de produzir, sistematizar e veicular conhecimentos nas áreas de comunicação, letras e linguística. É integrado pelos Departamentos de Comunicação - COM, Expressão Gráfica - EGR , Língua e Literatura Vernáculas e Línguas e Literaturas Estrangeiras. O site traz informações sobre os cursos de graduação, pós-graduação e Especialização em Expressão Gráfica.
Contato: webmast@cce.ufsc.br

Centro de Estudos Afro-Asiáticos - CEAA. Uiversidade Cândido Mendes - UCAM
http://www.candidomendes.br/ceaa/
Vinculado à Universidade Cândido Mendes, foi fundado em 1973 e realiza diferentes atividades de ensino e pesquisa, como o Programa de Apoio a Bolsistas- que tem como objetivo analisar a questão das relações raciais na sociedade brasileira em parceria com o continente africano e com as universidades brasileiras e estrangeiras. Oferece também o curso de pós-graduação História da África e do Negro no Brasil e edita a revista Estudos Afro-Asiáticos. O site disponibiliza ainda informações sobre a biblioteca do Centro.
Contato: ceaa@candidomendes.edu.br

Centro de Estudos Afro-Orientais - CEAO. Universidade Federal da Bahia- UFBA
http://www.ceao.ufba.br/
Órgão suplementar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia - UFBA - voltado para a pesquisa e para o apoio a ações comunitárias na área dos estudos afro-brasileiros e das ações afirmativas em favor das populações afro-descendentes. Criado em 1959, inclui: o museu afro-brasileiro, uma biblioteca e uma livraria afro-oriental. O Centro é responsável por algumas publicações, entre elas, a Revista Afro-Ásia; pela organização de eventos, exibição de filmes e documentários, além de oferecer cursos e desenvolver pesquisas. Inclui, ainda, o Programa de Educação e Profissionalização de Adolescentes e Jovens Negros,o CEAFRO. É possível a consulta ao acervo de sua biblioteca.
Contato: ceao@ufba.br

Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM. Universidade de Brasília - UNB
http://www.unb.br/ceam/
Criado em 1986, visa desenvolver e coordenar atividades de caráter multidisciplinar, na Universidade de Brasília - UNB. Reúne, entre outros, os seguintes núcleos temáticos: Núcleo de Estudos Caribenhos e Latino-Americanos - NECLA; Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher - NEPEM; Núcleo de Estudos Afro Brasileiros NEAB; Núcleo de Política Científica e Tecnológica - NPCT e Núcleo de Estudos Cubanos - NESCUBA. O site divulga notícias e anúncios de encontros e seminários em seu informativo.
Contato: ceam@unb.br

Centro de Estudos de Segurança e Cidadania - CESEC. Universidade Candido Mendes - UCAM
http://www.ucamcesec.com.br/
Centro de pesquisa da Universidade Candido Mendes - UCAM -, criado em 2000. Desenvolve estudos e realiza consultorias, cursos e eventos nas áreas de segurança pública, justiça e cidadania. O site divulga suas publicações, entre elas o Boletim Segurança e Cidadania, notícias veiculadas pela mídia, as pesquisas concluídas e em andamento. Oferece uma extensa relação de links para sites afins e contém versão em inglês.
Contato: cesec@candidomendes.edu.br

Centro de Estudos Luso-Afro-Brasileiro da PUC Minas. CESPUC.MG
http://www.ich.pucminas.br/cespuc/principal.htm
Desenvolve pesquisas no campo da cultura luso-afro-brasileira, oferece cursos de aperfeiçoamento e de extensão e articula-se com outras unidades universitárias que promovem atividades nesta área. O site apresenta os grupos de pesquisa em desenvolvimento e traz o índice de algumas de suas publicações, como os Cadernos CESPUC de Pesquisa, cujos artigos tratam, principalmente, de cinema, teatro, arte e literatura e também a Revista Scripta. Oferece um sistema de busca no site por palavra-chave.
Contato: cespuc@pucminas.br

Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
http://www.cfch.ufrj.br/
Com sede no campus da Praia Vermelha, o CFCH é um dos centros da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Abriga as seguintes unidades: Escola de Comunicação, Escola de Serviço Social, Faculdade de Educação, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Psicologia e Colégio de Aplicação. A página disponibiliza informações sobre a biblioteca, as publicações e traz links para notícias, eventos e o calendário acadêmico.
Contato: webmaster@cfch.ufrj.br

Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
http://www.cfh.ufsc.br/
O Centro fica na UFSC e oferece Mestrado em Sociologia Política com o apoio da Capes e do CNPq, atuando nas áreas de sociologia e ciência política. Pode-se ter acesso às linhas de pesquisa, às disciplinas, às referências das dissertações defendidas e em andamento, bibliotecas importantes para a área e à ficha de inscrição com arquivo zipado.
Contato: webmast@cfh.ufsc.br

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC. Fundação Getúlio Vargas - FGV
http://www.cpdoc.fgv.br/
Órgão da Fundação Getúlio Vargas, o CPDOC foi criado em 1973 com o objetivo de constituir um acervo de arquivos privados e de depoimentos orais de homens públicos com atuação no cenário político nacional posterior a 1930, e de desenvolver pesquisas e projetos especiais sobre temas da história contemporânea brasileira. A metodologia de pesquisa que consiste em realizar entrevistas gravadas com pessoas que podem testemunhar sobre acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida ou outros aspectos da história contemporânea gerou o Programa de História Oral, que por sua vez estimulou a criação da Associação Brasileira de História Oral, em 1994. Sua produção acadêmica inclui quase 800 títulos entre livros, artigos, pre-prints, que integram a base de dados Accessus. Publica a revista Estudos Históricos e disponibiliza textos e publicações.
Contato: adelina@fgv.br

Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas - CEPPAC. Universidade de Brasília - UnB
http://www.unb.br/ics/ceppac/
O Ceppac é uma unidade acadêmica da Universidade de Brasília - UNB, vinculada ao Instituto de Ciências Sociais - ICS - que desenvolve um programa de doutorado em Estudos Comparativos da América Latina e do Caribe. O doutorado foi instituído em 1985 em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - FLACSO. O site apresenta as linhas de pesquisa, as teses aprovadas e o elenco das disciplinas oferecidas.
Contato: ceppac@unb.br

Centro de Pesquisa em História Social da Cultura - CECULT. Universidade de Campinas - UNICAMP
http://www.unicamp.br/cecult/
Tem como principal objetivo o desenvolvimento da reflexão sobre as práticas e tradições das classes populares, ao longo da história do Brasil. Busca-se, a partir de suas atividades, subsidiar uma análise sobre alguns conceitos como o de cultura popular, cultura operária, cultura negra e cultura nacional. O site apresenta suas quatro linhas de pesquisa: culturas e identidades entre africanos e seus descendentes, culturas de classe e trabalhadores urbanos, história social da literatura e culturas do povo:tradições e festas. Traz também uma base de dados, com os documentos em acervo, informações sobre as pesquisas desenvolvidas, publicações, uma lista de periódicos microfilmados, um noticiário e links para sites afins.
Contato: cecult@unicamp.br

Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos - CLAM. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
http://sistema.clam.org.br/biblioteca/?q=node/73
O CLAM é o resultado de uma parceria entre o Programa de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IMS - UERJ e o Centro da Mulher Peruana Flora Tristán da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, no Peru. Desenvolve pesquisas, capacita profissionais, contribui para a formulação de políticas públicas referentes às questões de saúde , direito, educação e sexualidade. O site divulga: a lista de parceiros, a equipe, disponibiliza uma biblioteca com acervo especializado e indica sites afins.
Contato: centro@ims.uerj.br

CiberIDEA - Núcleo de pesquisa em tecnologia, cultura e subjetividade
http://www.pos.eco.ufrj.br/nucleos.html#ciberidea
Núcleo de pesquisa sobre ciberculturas vinculado ao IDEA - Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento, do Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. As pesquisas vem sendo desenvolvidas nos campos da espacialidade, subjetividade, mediação, política e aprendizagem. O site divulga os seminários, projetos, disponibiliza artigos e traz o nome dos membros da equipe.
Contato: paulorgvaz@uol.com.br

Coordenação Central de Extensão - CCE. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ
http://www.cce.puc-rio.br/
Criada em 1971, a CCE é um órgão diretamente subordinado à Vice-Reitoria para assuntos acadêmicos da PUC-Rio. Seu principal objetivo é coordenar, planejar, organizar, divulgar e administrar cursos livres, seminários e workshops, assim como, cursos presenciais de especialização em nível de pós-graduação "lato sensu". A CCE realiza cursos de treinamento específico para empresas privadas e governamentais. O site disponibiliza o catálogode cursos oferecidos em diferentes bairros do Rio de Janeiro: na Gávea, no Centro, em Caxias e na Barra.
Contato: info@adm.cce.puc-rio.br

Escola de Comunicação e Artes - ECA. Universidade de São Paulo - USP
http://www.eca.usp.br
Ligada à Universidade de São Paulo, a ECA é composta por vários departamentos, concentrados em áreas de interesse dos estudos culturais: comunicação e artes, cinema, televisão, artes cênicas e dramáticas, artes plásticas, ciência da informação, entre outras. Possui cursos de mestrado e doutorado.
Contato: webmaster@eca.usp.br

Escola do Futuro. Universidade de São Paulo - USP
http://www.futuro.usp.br/
Com projetos multidisciplinares a Escola do Futuro, da USP, tem como meta investigar as tecnologias emergentes de comunicação nas suas aplicações educacionais. Desenvolve projetos nos âmbitos da multimídia, ensino via telemática, produção de vídeo e holografia e documentação de informações online. O site traz informações sobre suas parcerias e convênios, além de divulgar alguns eventos. Disponibiliza também artigos e uma biblioteca virtual do estudante que contém um acervo com textos, imagens e sons.
Contato: teresa@futuro.usp.br

Faculdade Cásper Líbero - Jornalismo
http://www.facasper.com.br/
O site tanto traz informações sobre os cursos de jornalismo, publicidade, rádio e tv entre outros, laboratórios e atividades da faculdade e projetos experimentais dos alunos como publica notícias e artigos sobre acontecimentos atuais, entrevistas com jornalistas de renome e resenhas de livros de interesse para a área.
Contato: jornalismo@facasper.com.br

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FFCH. Universidade Federal da Bahia - UFBA
http://www.ffch.ufba.br/
Fundada em 1941, funciona hoje no bairro de São Lázaro, em Salvador. O site apresenta o histórico da instituição, relaciona as disciplinas de graduação distribuídas por sete departamentos, e apresenta os dois cursos de pós- graduação, um em História e outro em Ciências Sociais. Divulga também suas principais pesquisas e oferece links para alguns programas especiais desenvolvidos pela Faculdade, como: Centro de Estudos Afro-Orientais, Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, Programa de Pesquisas Sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro e para o Museu de Arqueologia e Etnologia.
Contato: ffch@ufba.br

Faculdade Santa Marcelina - FASM
http://www.fasm.com.br/
Criada em 1929 na cidade de São Paulo, a FASM faz parte da Congregação das Irmãs Marcelinas, ordem cristã fundada em 1838 em Milão, na Itália. Atua em diversas frentes de formação em nível superior, com cursos de graduação em moda, música, artes plásticas, educação artística, administração e relações internacionais. A instituição mantém um programa de pós-graduaçào nas áreas de enfermagem, moda e criação e artes plásticas.
Contato: fasm@fasm.com.br

Fórum de Ciência e Cultura - FCC. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
http://www.forum.ufrj.br/
Criado para o intercâmbio e a geração de conhecimento na UFRJ. A homepage disponibiliza sua programação de eventos, um relatório de atividades e até uma visita a seus históricos salões. Não se esqueça da Editora, do Museu Nacional e do SIBI - Sistema de Bibliotecas e Informações.
Contato: info@forum.ufrj.br

Fundação Carlos Chagas - FCC
http://www.fcc.org.br/
Criada em 1964 na cidade de São Paulo, a FCC atua no campo da seleção de recursos humanos, realizando concursos para órgãos públicos e empresas privadas. Desde 1971 vem realizando pesquisas educacionais e apoiando projetos voltados para políticas de alfabetização e de ensino de 1º e 2ª graus, trabalho e educação, avaliação educacional e relações de gênero. O Departamento de Pesquisas Educacionais divulga seus resultados através das publicações Cadernos de Pesquisa e Estudos de Avaliação Educacional. O Departamento conta ainda com a Biblioteca Ana Maria Poppovic, especializada em Educação.
Contato: webmaster@fcc.org.br

Fundação Casa de Jorge Amado
http://www.fundacaojorgeamado.com.br
Inaugurada em 1987, a Fundação foi idealizada e instituída com o objetivo de preservar e estudar o trabalho do romancista, incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a literatura feita na Bahia e criar um fórum permanente de debates sobre a realidade brasileira, especialmente sobre a luta pela superação das discriminações raciais e sócio-econômicas. O site divulga a revista Exu e traz as capas dos livros de ensaio, poesia e arte, além das séries Memórias, Literatura e Ficção, publicados pela instituição. Oferece também uma curta biografia de Jorge Amado e Zélia Gattai, além de links para outros sites.
Contato: fcjamado@svn.com.br

Fundação Casa de Rui Barbosa
http://www.casaruibarbosa.gov.br
Além da própria casa onde viveu Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, transformada em museu com grande parte do mobiliário original, a Fundação possui um acervo que inclui o arquivo pessoal de Rui Barbosa, documentação sobre a República Velha, riquíssimo material iconográfico da literatura brasileira, bibliotecas como a do próprio Rui e a de Plínio Doyle e um importante centro de pesquisa sobre a vida e a obra de Rui Barbosa e sobre o seu tempo. O site oferece também informações sobre agenda e serviços.
Contato: fcrb@casaruibarbosa.gov.br

Fundação Cultural Palmares
http://www.palmares.gov.br/
Instituição pública, vinculada ao Ministério da Cultura, que tem como finalidade promover, patrocinar e apoiar as iniciativas voltadas para a integração econômica, política e cultural do negro no contexto social do país. Realiza pesquisas e estudos sobre as culturas africanas e suas várias formas de desenvolvimento e manifestação, bem como organiza e participa de seminários nacionais e internacionais. O site fala sobre as ações da Fundação, traz um calendário de eventos, disponibiliza publicações, apresenta informações sobre o acervo e notícias sobre projetos envolvendo comunidades remanescentes de quilombos. Traz ainda links para sites afins.
Contato: palmares@palmares.gov.br

Fundação Darcy Ribeiro - FUNDAR
http://www.fundar.org.br/
Instituída em 1996 pelo Senador Darcy Ribeiro para dar continuidade aos projetos que ele desenvolveu em diversas áreas de atuação,a FUNDAR é uma instituição cultural, auto-sustentável e objetiva incentivar e promover planos e programas que visem o desenvolvimento cultural e artístico do Brasil. Seu patrimônio é constituído por dotações pessoais e pela propriedade dos direitos autorais das obras de seu Instituidor, e tem como núcleo básico o apartamento-sede, objetos de arte, uma biblioteca com aproximadamente 30.000 volumes, 300 fitas de vídeo-cassete, arquivos com documentos, correspondências, recortes de jornais, textos, inclusive os originais das obras literárias e científicas de Darcy Ribeiro. O site oferece links para seus Conselhos Curador, Executivo e Fiscal, projetos, apreciações sobre Darcy Ribeiro, sua biografia e bibliografia.
Contato: fundar@fundar.org.br

Fundação Gilberto Freyre
http://www.fundaj.gov.br/fgf/index.html
Instituida ainda em vida por Gilberto Freyre no solar dos Apicucos, em Recife, a Fundação reúne o patrimônio cultural, os bens e acervos do sociólogo pernambucano, com mais de 40 mil livros, seu arquivo pessoal, suas obras e suas telas.
Contato: http://www.fundaj.gov.br/fgf/index.html

Fundação Joaquim Nabuco
http://www.fundaj.gov.br
A Fundação Joaquim Nabuco, situada no estado de Pernambuco, oferece através da sua homepage acesso a seus acervos (biblioteca, museus, acervos documentais, iconografia, fonoteca, cinemateca), estudos, projetos e outros serviços, todos relacionados à área de cultura, sociologia, antropologia e história brasileira. O site disponibiliza também textos online para a pesquisa em várias áreas específicas.
Contato: maban@fundaj.gov.br

Fundação Nacional de Arte - FUNARTE
http://www.funarte.gov.br/
Órgão do Ministério da Cultura, responsável pela política cultural nas áreas de artes gráficas, artes plásticas, cinema, vídeo, circo, dança, fotografia, música, ópera e teatro. Visa também recuperar e produzir documentação e informação, além da pesquisa e preservação do folclore e da cultura popular. A página divide as áreas de atuação, fornecendo informações relativas aos projetos, concursos e serviços.
Contato: dinfo@funarte.gov.br

Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Ministério da Saúde
http://www.fiocruz.br/
A Fiocruz está ligada diretamente ao Ministério da Saúde. Disponibiliza em sua homepage o acesso à Casa de Oswaldo Cruz que desenvolve pesquisas em história, sociologia e filosofia da ciência e da saúde pública, atividades nas áreas de arquivo e documentação, preservação do patrimônio arquitetônico da Instituição, ensino, promoção cultural e divulgação e educação em ciências. O site traz as linhas de pesquisa da FIOCRUZ, relação de cursos e oferece acesso a acervos online.
Contato: criscusatis@fiocruz.br

Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero - GEERGE. Faculdade de Educação - FACED. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
http://www.geerge.net/
Grupo de professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS -, dedicados ao ensino e à pesquisa nos temas: gênero, educação, sexualidade, etnia, classe e religião. O site relaciona as publicações e oferece links de sites relacionados a questões de gênero.
Contato: geerge@geerge.net

Grupo de Estudos em Relações Interétnicas - GERI. Universidade de Brasília - UnB
http://www.unb.br/ics/dan/geri/
O GERI é um grupo de estudo e pesquisa do Departamento de Antropologia da UnB. É aberto à comunidade acadêmica e a quem se interessar pela temática referente à etnicidade e às relações interétnicas. As atividades do grupo tiveram início em janeiro de 1997 com a realização do Programa de Seminários, no qual são apresentados os projetos de pesquisa e os relatórios de trabalho. Os seminários acontecem semestralmente; os títulos, nome do apresentador e a data em que ocorreram podem ser conferidos no site. Um boletim eletrônico, de periodicidade anual, com alguns trabalhos do grupo, podem ser obtidos via download.
Contato: silvact@unb.br

Ibase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas
http://www.ibase.br/
Organização não-governamental, suprapartidária, sem fins lucrativos e sem vinculação religiosa, reconhecida como de utilidade pública. Entre os seus compromissos estão a defesa dos direitos humanos, a promoção da justiça e do bem-estar social, bem como a participação dos brasileiros na construção da democracia. A história do Ibase faz parte da trajetória pessoal do sociólogo militante Herbert de Sousa, o Betinho, um dos seus fundadores e principal dirigente. O site traz informações sobre os programas, atividades e eventos que promove, parceiros financiadores, planos e relatórios da instituição. Disponibiliza alguns números da revista Democracia Viva, e o Jornal da Cidadania, e dá acesso à biblioteca.
Contato: imprensa@ibase.br

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
http://www.ibge.gov.br/
Instituto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que produz, analisa e divulga dados e informações do Brasil. O site traz informações estatísticas e geocientíficas atualizadas sobre indicadores sociais, disponibilizando dados complementares às pesquisas de estudos culturais.
Contato: ibge@ibge.gov.br

Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística - IBOPE
http://www.ibope.com.br/
Instituto de pesquisa de mercado da América Latina, que tem por objetivo fornecer informações para a tomada de decisões de marketing, propaganda e mídia, nas esferas empresariais, políticas e governamentais. Desenvolve softwares utilizados para a análise do resultado das pesquisas. O trabalho que o Ibope desenvolve contribui com a pesquisa social.
Contato: camontenegro@ibope.com.br

Instituto de Arte e Comunicação Social - IACS. Universidade Federal Fluminense - UFF
http://www.uff.br/iacs/
Unidade acadêmica da Universidade Federal Fluminense - UFF, o IACS funciona no bairro do Ingá, no município de Niterói, cidade vizinha ao Rio de Janeiro. O Instituto é composto pelo Departamentos de Arte, Ciência da Informação, Cinema e Vídeo e Comunicação Social, abrigando os cursos de graduação em Produção Cultural, Biblioteconomia, Arquivologia, Cinema e Vídeo e Comunicação Social. Oferece duas pós-graduações: Mestrado em Ciência da Arte e Mestrado em Comunicação, Imagem e Informação. A página traz ainda informações sobre os núcleos de pesquisa e produção, que são: o Laboratório de Investigação Audiovisual, Laboratório de Livre Criação, Universidade no Ar, UNITEVÊ, NEINFO, Laboratório de Fotografia e Casarão on Line.
Contato: iacs@vm.uff.br

Instituto de Artes - IAR. Universidade de Campinas - Unicamp
http://www.iar.unicamp.br/index.html
Com cursos de graduação em Artes Cênicas, Dança, Educação Artística e Música, o IA da Universidade Campinas - Unicamp, disponibiliza informações sobre suas atividades docentes, que podem ser conferidas nos links da pós-graduação, laboratórios de pesquisa, centro de produções, publicações e etc.
Contato: regina@iar.unicamp.br

Instituto de Estudos Avançados - IEA. Universidade de São Paulo - USP
http://www.usp.br/iea/
O IEA da Universidade de São Paulo - USP, foi criado em 1986 como um órgão dedicado à pesquisa e à discussão, de forma abrangente e interdisciplinar, sobre questões fundamentais da ciência e da cultura. Destacam-se os trabalhos sobre políticas de desenvolvimento da ciência, tecnologia e cultura, bem como sobre o uso social do conhecimento. Os estudos produzidos estão divulgados nas publicações Estudos Avançados e na Coleção Documentos.
Contato: iea@org.usp.br

Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - IEAT. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
http://www.ufmg.br/ieat/
Órgão suplementar da UFMG, criado em caráter experimental pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade em 1999. Dedica-se à realizaçào de estudos transdisciplinares, abrangendo as áreas de humanidades, ciências exatas e ciências biológicas. O IEAT disponibliza em sua página artigos e outros textos e traz informações sobre eventos realizados e programados, bem como divulgação de editais. Oferece versão em inglês.
Contato: ieat@reitoria.ufmg.br

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH. Universidade de Campinas - UNICAMP
http://www.unicamp.br/ifch/
O IFCH é composto por cinco departamentos: Antropologia, Ciência Política, Filosofia, História e Sociologia. Há links remetendo para as páginas dos cursos de graduação e pós-graduação, para a Biblioteca e o Arquivo Edgar Leuenroth, com documentação sobre sindicalismo e movimento operário brasileiros.
Contato: dirifch@unicamp.br

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
http://www.ifcs.ufrj.br/
Unidade de ensino da Universidade Federal do Rio do Janeiro - UFRJ, localizado no histórico prédio no Largo de São Francisco de Paula, no Centro do Rio de Janeiro, abriga os curso de graduação em História, Filosofia e Ciências Sociais, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA e em Ciência Política - PPGCP. A Biblioteca Marina São Paulo Vasconcelos, com mais de 60 mil volumes, pode ser consultada on line e em seu acervo encontram-se coleções como a de Arthur Ramos, fundador da cátedra de Antropologia da antiga Faculdade Nacional de Filosofia. O site mantém um link com as revistas eletrônicas que publica e com os eventos que ocorrem no Instituto.
Contato: webmaster@ifcs.ufrj.br

Instituto de Humanidades Universidade Cândido Mendes
http://www.ucam.edu.br/humanidades/index.htm
Unidade da Universidade Candido Mendes - UCAM, desenvolve cursos de graduação e pós-graduação em História, Ciências Sociais e Letras. Oferece um curso de pós, lato-sensu, em História da África que trata de temas como escravidão, diáspora africana, lutas de libertação, globalização e dinâmicas pós-coloniais. O site traz informações sobre o ingresso na escola.
Contato: humanidades@candidomendes.br

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN
http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaInicial.do
O IPHAN, vinculado ao Ministério da Cultura, foi criado em janeiro de 1937 no governo de Getúlio Vargas, com a missão de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, realizando um trabalho permanente de fiscalização, proteção, identificação e revitalização de monumentos, sítios e bens móveis do país. A página do Instituto na Rede oferece links que permitem o acesso a seu banco de dados, a relação dos bens culturais, bem como informações sobre legislação patrimonial e notícias de cursos e eventos. Oferece ainda um link para a Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Contato: webmaster@iphan.gov.br

Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados - ILEA
http://www.ilea.ufrgs.br/
Este órgão, vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, foi criado com o objetivo de articular e integrar os diferentes setores da universidade em projetos de desenvolvimento para a América Latina. O ILEA vem investindo em programas de intercâmbio com instituições acadêmicas do Mercosul, promovendo pesquisas, cursos, conferências e outras atividades análogas. O site traz informações sobre os grupos de trabalho , as publicações eletrônicas e o acesso às bases de dados.
Contato: ilea@ilea.ufrgs.br

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação - ITI
http://www.iti.br/
Vinculado à Casa Civil da Presidência da República, o ITI coordena o Comitê Técnico de Implementação do Software Livre no Governo Federal. Compete ainda ao ITI estimular a realização de projetos voltados à ampliação da cidadania digital. O site veicula as notícias saídas na imprensa sobre a atuação do ITI, eventos , a posição do governo sobre o uso e a produção de software livre e certificação digital. Promove foruns virtuais sobre temas afins e traz um link para o projeto Casa Brasil, que tem como objetivo levar inclusão digital, cidadania e cultura às comunidades de baixa renda.
Contato: iti.gabinete@planalto.gov.br

Instituto Paulo Freire
http://www.paulofreire.org/
Instituição criada, em 1992, por um grupo de educadores brasileiros e estrangeiros, entre eles o próprio Paulo Freire, criador da Pedagogia do Oprimido e do método de alfabetização de adultos conhecido como Método Paulo Freire. Visa dar continuidade ao legado deste pensador, através da reunião de pessoas e instituições que pesquisem ou trabalhem em torno dos mesmos princípios que fundamentam a sua pedagogia. Desenvolve pesquisas, estudos, presta serviços de assessoria, promove cursos e seminários, realiza eventos e produz a publicação de várias obras importantes da reflexão pedagógica contemporânea. O site traz o nome da equipe, biografia e bibliografia, links para sites afins e uma lista de parceiros.
Contato: ipf@paulofreire.org

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. Universidade Cândido Mendes - UCAM
http://www.iuperj.br/
O Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ, é um centro de pesquisa e ensino pós-graduado em Ciências Sociais da Universidade Cândido Mendes. Um dos projetos mais relevantes do Instituto é o URBANDATA, uma base bibliográfica sobre o Brasil urbano. O site dá acesso à lista do corpo docente e aos programas de pesquisa da instituição, assim como ao programa de pós-graduação e ao banco de dados bibliográfico. Destaca-se também Dados - Revista de Ciências Sociais, uma publicação acadêmica periódica, aberta à comuniade de cientistas sociais no Brasil e no exterior.
Contato: rboschi@iuperj.br

Labi-Nime USP
http://www.imaginario.com.br/
Centro de pesquisa criado em 1988 na Universidade de São Paulo - USP -, cuja proposta é desenvolver, por meio de um enfoque interdisciplinar, pesquisas teóricas e empíricas sobre o imaginário e a memória. Sua produção intelectual pode ser conferida na Revista do Imaginário. O site relaciona livros e revistas que tratam de temas afins.
Contato: labi@edu.usp.br

Laboratório de Estudos do Ciberespaço - Departamento de Ciências Sociais. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj
http://www2.uerj.br/%7Elesc
Vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da Uerj, sua proposta é estudar, de maneira multidisciplinar, os impactos sócio-culturais das novas tecnologias na sociedade contemporânea. Dentro deste tema, desenvolve pesquisas ligadas principalmente às áreas de Sociologia, Antropologia, Educação e Política. O site apresenta as atividades desenvolvidas, disponibiliza artigos, traz uma bibliografia de textos encontrados na internet e oferece links para sites interessantes.
Contato: dpcis@uerj.br

Laboratório de História Oral e Imagem - Universidade Federal Fluminense
http://gladiator.historia.uff.br/labhoi/index.htm
Núcleo de ensino, pesquisa e extensão universitária do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense - UFF. Criado em 1982, busca, em suas várias atividades, proporcionar uma discussão teórico-metodológica sobre a produção e uso de fontes orais e visuais; produzindo e disponibilizando acervos de História Oral e funcionando como centro de referência para a localização e acesso de fontes visuais. O site apresenta a equipe que compõe o Laboratório e fornece informações sobre seus projetos, destacando o projeto Memória do Cativeiro e sua coleção de imagens; disponibiliza alguns textos da publicação Primeiros Escritos, além de teses e dissertações.
Contato: labhoi@historia.uff.br

Laboratório de Imagem e Som em Antropologia - LISA
http://www.fflch.usp.br/da/lisa.html
Núcleo de pesquisa e documentação em Antropologia Visual e Etnomusicologia do Departamento de Antropologia da USP. Possui um acervo que reúne filmes, vídeos, fotos e fitas de áudio. O Laboratório oferece assessoria, apoio técnico e material para a realização de exposições e outros eventos organizados por grupos de pesquisa vinculados ao Departamento.
Contato: lisa@edu.usp.br

Laboratório de Pesquisa sobre Criança, Imaginário e Televisão - LAPIC
http://www.eca.usp.br/nucleos/lapic/
Inserido no Departamento de Comunicações e Artes da USP, o Laboratório atua, desde 1994, no estudo sobre a relação TV e criança. Apresenta a equipe, os resultados da pesquisa já realizada "Televisão, Criança e Imaginário - Contribuição para a Integração Escola, Universidade e Sociedade" e as considerações finais sobre sua pesquisa mais recente "Desenho Animado na TV".
Contato: edprofe@usp.br

Laboratório de Pesquisa Social - LPS
http://www.ifcs.ufrj.br/lps/site.phtml
Espaço de pesquisa voltado para a formação de alunos da graduação do Curso de Ciências Sociais do IFCS da UFRJ. O LPS está organizado em doze núcleos temáticos de pesquisa, com dois ou mais professores-orientadores de todas as áreas das ciências sociais. De 1988-98, contou com o apoio institucional da Fundação Ford, que possibilitou a viabilização de uma idéia coletiva de iniciação científica.
Contato: webmaster@ifcs.ufrj.br

Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social - LIPIS . PUC - Rio
http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/lipis/
Reúne professores, alunos, ex-alunos de graduação e de pós-graduação com os seguintes objetivos: viabilizar atividades de interesse da comunidade Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio; desenvolver e prestar consultoria na elaboração de projetos comunitários em parceria com diferentes setores da sociedade civil; estabelecer parcerias com outras universidades que desenvolvam projetos afins; prestar consultoria e assessorar órgãos responsáveis pela elaboração de políticas públicas. O LIPIS está estruturado em dois módulos o Núcleo de Intervenção Psicológica e o Núcleo de Direitos Sociais. O site traz informações sobre a equipe, os parceiros e enumera algumas das publicações de autoria dos membros do LIPIS.
Contato: lipis@vrc.puc-rio.br

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB. Universidade Federal de Alagoas - UFAL
http://www.neab.ufal.br
Núcleo da Universidade Federal de Alagoas - UFAL -, voltado para o ensino, a pesquisa e ação comunitária na área dos estudos sobre a temática negra e civilizações africanas e das ações afirmativas em prol dos afro-descendentes. Divulga as atividades do centro, o acervo, os projetos, publicações e uma lista de sites sobre temas afins.
Contato: neab@fapeal.br

Núcleo de Estudos Contemporâneos. Universidade Federal Fluminense - UFF
http://www.historia.uff.br/nec/
Vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal Fluminense - UFF -, se propõe a promover e divulgar estudos, pesquisas e atividades na área da história contemporânea. O site disponibiliza a relação dos pesquisadores e também artigos, ensaios, entrevistas e os boletins: Pensando com o Gênero e América Latina: as contradições da resistência. Traz ainda informações sobre eventos e sobre grupos de estudos da América Latina e de Gênero e Feminismo e ainda links de interesse.
Contato: nec-uff@uol.com.br

O Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana - NECVU - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),
http://www.necvu.ifcs.ufrj.br/
Núcleo de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ -, criado pelo professor Michel Misse, em 1999. Reúne professores e alunos que se dedicam ao estudo da realidade urbana tratando principalmente de questões ligadas à violência e temas como: políticas públicas de segurança; criminalidade; teorias sociais e modernidade; juventude e cultura urbana. O site divulga os projetos desenvolvidos e traz uma lista de livros, textos para download e relatórios. O usuário pode consultar dados estatísticos sobre criminalidade e mapas de áreas de risco, através de ums sistema de busca. Oferece ainda links para sites afins
Contato: http://www.necvu.ifcs.ufrj.br/faleconosco/faleconosco.asp

Núcleo de Estudos da Violência - USP
http://www.nev.prp.usp.br/
Centro de estudos, criado em 1987, para identificar e analisar que obstáculos impedem uma efetiva implementação do Estado de Direito e para intervir no debate público em favor da promoção dos direitos humanos e da construção da cidadania democrática no Brasil. Além de intercâmbios acadêmicos e cooperação técnica com inúmeros centros e universidades estrangeiras, o NEV mantém estreito contato com organizações não-governamentais de direitos humanos, nacionais e internacionais. A página oferece acesso à biblioteca e às publicações do Núcleo, traz a relação dos projetos desenvolvidos, links para sites afins, além de diversos mapas do estado de São Paulo, que demonstram a taxa de desemprego, distribuição de renda e outros índices relacionados à questão da violência.
Contato: nev@usp.br

Núcleo de Estudos em História Oral - NEHO. Universidade de São Paulo - USP.
http://www.fflch.usp.br/dh/neho/
O NEHO, fundado pelo Prof. José Carlos Sebe Bom Meihy, é um núcleo de pesquisas formado por professores, estudantes de graduação e pós-graduação do Departamento de História/FFLCH, da Universidade de São Paulo. Um de seus objetivos é a promoção de pesquisas e atividades acadêmicas sob o enfoque da história oral. O site oferece links para projetos desenvolvidos e em andamento, para a revista NEHO-História, e para os integrantes do núcleo.
Contato: meihy@usp.br

Núcleo de Estudos em História Oral e Memória - UFOP
http://www.ufop.br/departamentos/nucleos/nehom/nehom.htm
Associado à Associação Brasileira de História Oral, o Núcleo está vinculado ao Laboratório de Pesquisa Histórica do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto. O site apresenta os integrantes e suas linhas de pesquisa, instituições com quem tem parcerias, referências bibliográficas e links para sites afins.
Contato: nehom@hotmail.com

Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher - NEIM. Universidade Federal da Bahia - UFBA
http://www.ufba.br/~neim/
O Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher foi criado em 1983, como um programa da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, buscando realizar e estimular o ensino e a pesquisa no campo dos Estudos sobre a mulher e relações de gênero. O site oferece informações sobre seu corpo docente, linhas de pesquisa, além de disponibilizar algumas publicações.
Contato: neim@ufba.br

Núcleo de Estudos para a Paz e Direitos Humanos - NEP. Universidade de Brasília - UnB
http://www.unb.br/fd/nep/indexnep.htm
Unidade de pesquisa, de caráter interdisciplinar, vinculada ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM, da Universidade de Brasília - UnB. Dedica-se à análise das lutas pela paz e das formas de promoção da dignidade da pessoa humana. Coordena investigações sobre a sua temática própria; organiza cursos de graduação, pós-graduação e de extensão; estabelece convênios com instituições para a execução de pesquisas e atividades e organiza eventos. O site divulga uma matéria sobre o NEP e seus objetivos de autoria de José Geraldo de Sousa Junior, coordenador, e Roberto A. R. de Aguiar, vice-coordenador do Núcleo. Traz links para sites de interesse.
Contato: fdir@unb.br

Núcleo de Estudos para Prevenção da AIDS - NEPAIDS
http://www.usp.br/nepaids/
Vinculado ao Instituto de Psicologaia da USP, este centro de estudos e discussão é produto do esforço de pesquisadores, servidores públicos e representantes de ONGs que trabalham reunidos, desde 1991, para pensar e agir sobre o impacto psicossocial da AIDS, as questões éticas e de direitos humanos que envolvem a doença e a comunicação e a educação relativa à sua prevenção. O site disponibiliza links para pesquisas, publicações, cursos, artigos, agenda e a série Fatos & Notas, cuja iniciativa é inspirada na série Looking back, Looking ahead do Center for AIDS Prevention Studies e do Harvard AIDS Institute.
Contato: http://www.usp.br/nepaids/contatos.htm

Núcleo de Estudos sobre Identidade e Relações Interétnicas - NUER - UFSC
http://www.cfh.ufsc.br/~nuer/
Criado em 1986, a partir de um projeto de pesquisa sobre populações negras e territorialidade em Santa Catarina, o NUER está ligado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Promove intercâmbios científicos, desenvolve pesquisas sobre identidade e fronteiras, cultura urbana, expressões estéticas, religião, etnias e violência e realiza um trabalho de assessoria às populações pesquisadas. O site traz o histórico do centro, as pesquisas já desenvolvidas e em andamento e suas publicações.
Contato: nuer@cfh.ufsc.br

Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
http://www.pacc.ufrj.br/
Programa interdisciplinar de ensino, pesquisa e documentação, vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura - FCC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Reúne pesquisadores de várias disciplinas provenientes dos centros de Pós-Graduação e departamentos da UFRJ e estabelece articulações com outras entidades acadêmicas e organizações da sociedade civil dedicadas à pesquisa no campo da cultura contemporânea. Entre seus projetos, estão o Programa de Pós-Doutorado em Teoria Crítica da Cultura, as bibliotecas virtuais de Estudos Culturais e Literatura e a Revista Z, publicação virtual sobre Estudos Culturais, literatura e artes visuais.
Contato: pacc@forum.ufrj.br

Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade - PROEDES
http://www.cnpq.br/gpesq2/garea6/apg708/reg_se/uf_rj/i_ufrj/g_7141/gp7141.htm
O Programa tem sua origem em 1887 com a organização do acervo da Faculdade Nacional de Filosofia realizada por um grupo de pesquisadores e bolsistas ligados à Faculdade de Educação da UFRJ. O Proedes se propõe a desenvolver estudos e pesquisas e recuperar e organizar fontes documentais, resgatando a memória do pensamento educacional brasileiro. Suas linhas de pesquisa abordam a história das instituições educacionais e científicas no país, com destaque para o papel desempenhado por alguns de seus principais educadores. O acervo conta com importantes arquivos e coleções, com milhares de documentos textuais, visuais e iconográficos.
Contato: proedes@anexo.fe.ufrj.br

Programa de Pós-Graduação em Teatro. Centro de Letras e Artes - CLA. Universidade do Rio de Janeiro - Unirio
http://www.unirio.br/cla/teatro/index.htm
Cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela Universidade do Rio de Janeiro - Unirio, através do Centro de Letras e Artes - CLA. Tem como áreas de concentração teorias e técnicas teatrais (linhas de pesquisa: dramaturgia e texto; poéticas do teatro; processos e métodos de construção teatral) teatro e cultura (linhas de pesquisa: história e historiografia do teatro brasileiro; teatro e cultura popular; teatro e performance); teatro e educação (linhas de pesquisa: teatro e educação no ensino e na comunidade; teatro e pedagogia). O site apresenta o corpo docente permanente e os editais para exames de seleção.
Contato: uniriomt@antares.com.br

Programa Políticas da Cor na Educação Brasileira - UERJ
http://www.politicasdacor.net/
Iniciativa do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ -, seu objetivo é desenvolver pesquisas sobre as características e tendências dos atuais processos de discriminação racial no Brasil, bem como promover ações orientadas à afirmação dos direitos dos afro-brasileiros. O site apresenta o histórico do programa, a equipe, informa sobre os projetos e eventos programados ou já realizados, e disponibiliza em sua Biblioteca Virtual alguns documentos on-line, sugestões de livros recém-lançados, a listagem completa dos livros da biblioteca e uma relação de textos considerados de leitura fundamental no campo das relações raciais no Brasil. Oferece versão em inglês.
Contato: info@politicasdacor.net

Rede Brasileira de Educação a Distância - uvb.br
http://www.uvb.br/br/index.htm
Dedicada à educação a distância, a uvb.br é resultado de um consórcio de dez conceituadas instituições de ensino superior brasileiras, formando uma rede de cooperação nas áreas de tecnologia e pedagogia. Embora os cursos sejam pagos, o internauta encontrará no site da ubv.br uma série de serviços de informação gratuitos, como base de dados, banco de imagens, teses, artigos, notícias, livros on-line, entre outros.
Contato: info@uvb.br

REDOR
http://www.ufba.br/~redor/
Site da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero. Organização Não-Governamental criada em 1992, com o objetivo de desenvolver o estudo sobre a mulher e relações de gênero nas regiões norte e nordeste brasileiras. Com 130 pesquisadores e 23 Núcleos e Grupos de Estudos associados, que buscam reduzir as desigualdades regionais em relação à condição da feminina no Brasil. A página traz informações sobre as pesquisas e publicações e os econtros anuais da Redor. O site oferce uma versão em inglês.
Contato: redor@ufba.br

Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - SCHLA. Universidade Federal do Paraná - UFPR
http://www.humanas.ufpr.br
Instituído em 1973 na Universidade Federal do Paraná - UFPR, o SCHLA oferece aos seus alunos dez cursos de Graduação, seis de Especialização, sete cursos de Mestrado e um de Doutorado, distribuidos por onze Departamentos de Ensino. O Setor mantém duas publicações regulares: a Revista de Ciências Humanas e a Revista Letras.
Contato: webmaster@humanas.ufpr.br

Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
http://www.unicamp.br/
A Unicamp é uma autarquia, autônoma em política educacional, mas subordinada ao governo do estado de São Paulo, no que se refere a subsídios para a sua operação. Mantém áreas de compatibilidade científica e tecnológica com os principais centros de pesquisa do mundo, com os quais mantém mais de uma centena de convênios de cooperação. O site traz informações sobre suas áreas de ensino, pesquisas, cursos de graduação e pós-graduação, arquivos e bibliotecas, editora, um sistema de busca e muito mais.
Contato: tavares@reitoria.unicamp.br

Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
http://www.uerj.br/
Fundada em 1950, a UERJ está situada entre Vila Isabel, o Morro da Mangueira e o estádio do Maracanã – três referências da cultura carioca. A Universidade também mantém unidades acadêmicas em Nova Friburgo, Caxias, São Gonçalo, Resende e Ilha Grande (ver mapa). O site oferece links para cursos de graduação, pós-graduação,pesquisa e projetos de extensão , notícias, eventos, bibliotecas e outros serviços.
Contato: comuns@uerj.br

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
http://www.ufes.br/
O Site da UFES, localizada na cidade de Vitória, oferece links para atividades culturais e de extensão, centros e departamentos, cursos de extensão, sites de pesquisa, concursos públicos, eventos e links interessantes.
Contato: moura@npd.ufes.br


BULGÁRIA

Institute for Anthropological Field Research - New Bulgarian University
http://www.nbu.bg/iafr/Default.htm
Vinculado à New Bulgarian University,o Instituto substituiu, em 1998, a Bulgarian Society for Regional Cultural Studies - BSRCS, fundada por membros das Faculdades e Universidades de Sófia e Varna em 1990, após as mudanças democráticas no governo da Bulgária. É formado por lingüistas, cientistas sociais, psicólogos e psiquiatras, interessados em analisar os problemas inter e intraculturais étnicos na região dos balcãs. O site traz o histórico e a equipe que compõe o instituto, seu boletim digital, In and Out of the Collective, as linhas de pesquisa, uma bibliografia sobre o assunto e uma relação de sites afins. O IAFR inclui um programa sobre questões de gênero no contexto das diferentes etnias do país, o Women´s Studies Program.
Contato: BSRCS@MBOX.CIT.BG


CANADÁ

Centre d´Etudes Ethniques des Universités de Montréalaises (CEETUM)
http://www.ceetum.umontreal.ca/
Centro interdisciplinar voltado para os estudos étnicos. Reúne pesquisadores da Université de Montréal, do Institute Urbanisation, Culture et Société, da Université McGill, da École Nationale d´Aministration Publique e da Université du Québec à Montréal. O site traz páginas com: apresentação, equipe, temas de pesquisas, livros e artigos publicados pelos pesquisadores, eventos realizados, lista de alunos de mestrado e doutorado, resumo de teses e links para outros sites.
Contato: ceetum@umontreal.ca

Chaire d´étude Claire-Bonenfant sur la condition des femmes
http://www.ulaval.ca/vrr/rech/Regr/00134.html
Cátedra mantida pela Université Laval, em Quebéc. Dedica-se à produção de conhecimentos sobre as mulheres do ponto de vista da mudança social, estudando as relações entre as condições de vida das mulheres, as mudanças sócio-econômicas e tecnológicas, as ideologias, e as imagens e representações das mulheres sobre si mesmas. O projeto conta com a publicação de livros, artigos e a organização de colóquios.
Contato: cecful@fse.ulaval.ca

Faculty of Fine Arts. York University
http://www.yorku.ca/finearts/
A York Fine Arts oferece em seu programa de graduação uma combinação de estudos acadêmicos em história, teoria e crítica e treinamento profissional em seis disciplinas: dança, design, cinema e vídeo, música, teatro e artes visuais, mapeando a área interdisciplinar dos estudos culturais. O site traz uma lista com informações sobre os departamentos, notícias e eventos e um link que disponibiliza a galeria de arte online dos estudantes.
Contato: ffaweb@yorku.ca

Grupo Interdisciplinario de Investigación sobre las Américas - GIRA
http://gira.inrs-ucs.uquebec.ca/default.asp
O GIRA é uma unidade acadêmica vinculada à Université de Québec. Dedica-se à análise dos problemas sociais, culturais, políticos e econômicos dos continentes americanos, visando a promoção e a consolidação dos direitos dos homens e da cidadania como marco de um "espaço público democrático", já constituído, ou a ser constituído no âmbito das Américas. O site traz, em francês e espanhol, notícias de eventos, pequenos textos sobre as principais questões de interesse do grupo, as linhas de pesquisa, projetos da equipe, publicações, links e uma bibliografia sobre temas afins.
Contato: Gira@inrs-ucs.uquebec.ca

History in Art - University of Victoria
http://www.finearts.uvic.ca/historyinart/
Com estudos especializados sobre arte e cultura e explorações interdisciplinares nas artes visuais, o Departamento da university of Victoria, no Canadá, adota uma perspectiva abrangente, cobrindo uma grande variedade de temas em disciplinas, como história, música, teatro e cinema.
Contato: dpouliot@finearts.uvic.ca

Institut National de la Recherche Scientifique - INRS. Urbanisation, Culture et Société
http://www.inrs-ucs.uquebec.ca/
Centro vinculado à Université du Québec. Reúne professores e pesquisadores de formações diversas que efetuam estudos em ciências sociais, centrados em três grandes campos: cidades; populações; cultura, ciência e tecnologia. O site traz notícias de eventos e lançamentos de livros, relação de professores e pesquisadores e informações sobre cursos, pesquisas e publicações. Tem versões resumidas em inglês e espanhol.
Contato: webmestre@inrs-ucs.uquebec.ca

Rethinking Literary History - Comparatively
http://www.chass.utoronto.ca:8080/lithist/
Este projeto da University of Toronto, procura repensar de que forma as histórias literárias podem ser escritas. O projeto envolve dois grupos de pesquisa que se dividem entre os estudos comparativos da cultura literária da América Latina e a cultura literária da Europa Ocidental nos séculos XIX e XX.
Contato: jrollins@chass.utoronto.ca


CHILE

Centro de Estudios Culturales Latinoamericanos - Universidad de Chile
http://www.uchile.cl/facultades/filosofia/centros/cultura/index.html
O Centro nasceu em agosto de 1999 como continuação do Programa interdisciplinar de estudos culturais latino-americanos, da Universidade do Chile. Dele participam professores de diversos departamentos e centros da universidade, formando um espaço coletivo e interdisciplinar. Por iniciativa dos alunos de pós-graduação em Estudos Latino-Americanos foram organizadas Oficinas de Extensão. A primeira delas ocorreu em 1999, com a participação de alunos da Universidade do Chile e de outras instituições acadêmicas do país. O tema desta Primeira Oficina tratou de identidade e pensamento latino-americanos, com análises provenientes dos campos da literatura, teoria crítica, história e etnohistória e filosofia. A página dá acesso aos projetos de pesquisa desenvolvidos e mantidos pelo Centro e apresenta sua estrutura acadêmica.
Contato: escufilo@uchile.cl

Centro de Estudios Judaicos - Facultad de Filosofía y Humanidades - Universidad de Chile
http://www.uchile.cl/facultades/filosofia/estudiosjudaicos/index.html
Criado em 1968, o Centro é uma unidade acadêmica da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade do Chile. Dedicado ao estudo da cultura judaica e à sua difusão, promove atividades de extensão e publicações. O Centro realiza suas atividades docentes em duas áreas: docência de prestação de serviços - da qual fazem parte os cursos de graduação, pós-graduação e o seminário de teses - e Diploma em Ciências da Religião, que visa aprofundar o conhecimento das religiões monoteístas mais influentes da cultura ocidental.
Contato: amta@abello.dic.uchile.cl

Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de Chile
http://rehue.csociales.uchile.cl/
Formada pelos Departamentos de Antropologia, Ciências e Técnicas da Comunicação, Educação, Psicologia e Sociologia, a Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de Chile oferece informações referentes aos cursos de graduação em Antropologia, Comunicação, Psicologia e Sociologia. As pós-graduações - especialização, mestrado e doutorado - atendem as mais diversas áreas das ciências humanas e sociais. O site traz ainda links internos que informam sobre os programas acadêmicos, as linhas de pesquisa e publicações Versão também em inglês
Contato: oaguiler@abello.dic.uchile.cl

Facultad de Filosofía y Humanidades
http://www.uchile.cl/facultades/filosofia/
Unidade acadêmica da Universidade do Chile. Os programas de ensino e pesquisa são realizados nos departamentos de literatura, filosofia, linguística e história. Entre os centros de pesquisa, destacam-se o de Estudos Culturais Latino-Americanos, o Centro de Estudos Árabes e o de Estudos Judaicos. A relação das publicações pode ser consultada no site.
Contato: crosenfe@abello.dic.uchile.cl

Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - FLACSO
http://www.flacso.cl/
Organismo internacional de caráter regional e autônomo cujo objetivo é promover o ensino e a pesquisa através de cooperação técnica entre os países da América Latina e Caribe na área das ciências sociais. Nascida de uma recomendação da UNESCO em 1956, os países-membros elegeram em 57 a cidade de Santiago do Chile como sede da entidade. As áreas acadêmicas e os programas de pesquisa estão disponíveis à consulta na página, que são: estudos de gênero, relações internacionais e militares, economia e opinião pública. O site disponibiliza ainda informações sobre docência e extensão, publicações, biblioteca e eventos.
Contato: flacso@flacso.cl

Instituto de Estudios Avanzados - IDEA. Universidad de Santiago de Chile
http://lauca.usach.cl/~idea/
Instituto criado em 1993 pela Universidad de Santiago de Chile - USACH -, como espaço de reflexão e pesquisa sobre os desafios da sociedade contemporânea no Chile, na América Latina e no resto do mundo, numa perspectiva interdisciplinar. O site apresenta os objetivos da instituição, informações sobre a biblioteca, os pesquisadores, seminários e conferências, os cursos de doutorado em Estudos Americanos e pós-doutorado, além de disponibilizar a Revista de Estudios Avanzados Inter@ctivos.
Contato: cnorambu@lauca.usach.cl

Red de Masculinidad - Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales
http://www.flacso.cl/flacso/main.php?page=area&cat=red
Criada em 1998, a Rede é uma instituição de caráter acadêmico, cujo objetivo é discutir as problemáticas em torno das identidades masculinas e profissionais. Promove o intercâmbio entre pesquisadores da área através de reuniões que acontecem na sede da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - FLACSO, no Chile, ou de modo virtual mediante contatos por e-mail com outras Redes e organizações afins. No site, estão disponíveis artigos recentes sobre o tema.
Contato: redmasc@flacso.cl


COLOMBIA

Cine y Television
http://www.facartes.unal.edu.co/cinetv/index.html
A homepage disponibilizada pela Faculdad de Artes da Universidad Nacional de Colombia, fornece informações sobre curso que visa formar profissionais de cinema e televisão. Há links e bases de dados para diversos sites sobre o assunto.
Contato: cparada@bacata.usc.unal.edu.co

Fundación para un Nuevo Periodismo Iberoamericano - FNPI
http://www.fnpi.org/
Fundação criada em 1994 por iniciativa do jornalista e escritor colombiano Gabriel García Márquez que, através da organização de encontros e seminários, tem como objetivos: desenvolver profissionalmente os jornalistas da América Latina; estimular a troca de experiências e idéias entre estes profissionais; promover a aprendizagem, o debate e a autocrítica sobre as técnicas e a ética do oficio de informar. O site divulga: a história da Fundação; os temas dos seminários organizados; um calendário de eventos; o programa de bolsas; uma página intitulada biblioteca contendo artigos, notícias e relatórios dos seminários já realizados; a relação dos projetos encaminhados; e links para sites afins.
Contato: webmaster@fnpi.org

La Facultad de Ciencias Políticas y Relaciones Internacionales - Pontificia Universidad Javeriana
http://www.javeriana.edu.co/Facultades/C_Politicas/carrera/index.htm
Unidade acadêmica da Pontificia Universidad Javeriana. Além do curso em ciências políticas, oferece mestrado em estudos latino-americanos, estudos políticos e relações internacionais e vários cursos de especialização. Inclui o Instituto de Direitos Humanos, dedicado principalmente aos estudos do conflito armado na Colômbia e como vem se dando processo de busca da paz. O site dá acesso ao Centro de Documentação .
Contato: webmaster@javercol.javeriana.edu.co

Maestria en Estudios Culturales. Universidad Nacional de Colombia
http://www.humanas.unal.edu.co/sociologia/ma_estu_cultu.htm
Mestrado em Estudos Culturais da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nacional da Colômbia. Seu programa de pesquisa engloba as três seguintes linhas : Comunicação, cultura e poder; Códigos e práticas expressivas e estéticas; Identidades, alteridades e novas etnicidades. O site traz o curriculo do curso, o nome de seus diretores e docentes e requisitos para admissão de alunos. Oferece ainda informações sobre o Departamento de Sociologia ao qual se acha vinculado.
Contato: coocurms_fchbog@unal.edu.co


COSTA RICA

Escuela de Ciencias de Comunicación Coletiva - ECCC. Universidad de Costa Rica - UCR
http://cariari.ucr.ac.cr/%7Ecomunica/
Criada em 1967, tem como objetivo, formar profissionais em comunicação para que possam executar atividades, investigar, avaliar e executar atividades na área. As áreas de concentração são: Jornalismo, Publicidade, Produção Audiovisual e Relações Públicas. O site traz informações sobre a história da criação da escola, divulga suas publicações e oferece links para sites afins.
Contato: deliyore@racsa.co.cr

Instituto de Estudios Sociales en Población - IDESPO. Universidade Nacional da Costa Rica.
http://www.una.ac.cr/idespo/
O IDESPO é uma unidade acadêmica, com status de Instituto, criado em 1975 pela Universidade Nacional, da Costa Rica, e pela Associação Demográfica do mesmo país. Dedica-se à investigação, docência e extensão universitária, com o objetivo de estudar o desenvolvimento da Costa Rica nos aspectos políticos, sócio-econômicos e demográficos. Desenvolve pesquisas, sendo algumas divulgadas em publicações ou recursos audiovisuais. As linhas de pesquisa abordam temas como educação, migração, juventude, desastres naturais, desenvolvimento sustentável, governo e cidadania. Na página, estão disponíveis artigos e programação dos cursos oferecidos pelo Instituto.
Contato: idespo@una.ac.cr

Instituto Interamericano de Derechos Humanos - IIDH
http://www.iidh.ed.cr/
Instituição internacional autônoma, de caráter acadêmico, criada em 1980. Funciona, hoje em dia, como um centro mundial de ensino e pesquisa sobre direitos humanos. Executa mais de 50 projetos voltados para a disseminação destes direitos entre as principais entidades não governamentais, e entre as instituições públicas do hemisfério americano. O site oferece notícias, calendário de eventos, listas de discussão, links relacionados, além de listar as publicações do Instituto. Oferece acesso aos títulos de sua Biblioteca , através de busca por autor, título e palavras-chave. Oferece versão em inglês.
Contato: instituto@iidh.ed.cr


CROÁCIA

Institute of Ethnology and Folklore Research
http://maief.ief.hr/en/
O Instituto atua nos campos da Etnologia e da Antropologia Cultural. Orienta a pesquisa interdisciplinar de fenômenos e processos culturais contemporâneos e históricos. Edita o periódico Croatian journal of ethnology and folklore research. O site disponibiliza uma página com a relação de seus membros, projetos de pesquisa e livros publicados na coleção Nova etnografija series.
Contato: institut@ief.hr


CUBA

Casa de las Américas
http://www.casa.cult.cu/
Instituição cultural com presença forte na América Latina e Caribe. Promove pesquisas, divulga e premia escritores, artistas plásticos, músicos, teatrólogos e estudiosos das artes e das ciências sociais. Facilita o intercâmbio entre instituições e pessoas do mundo inteiro. Possui diversos periódicos, uma biblioteca, um Programa de Estudos da Mulher, destinado a propiciar uma revisão da história e da cultura das mulheres latino-americanas e o Centro de Estudos do Caribe, onde acontecem estudos sobre a história, a literatura e as artes da região.
Contato: prensa@casa.cult.cu

Centro de Lingüística Aplicada - Santiago de Cuba
http://www.univ-tlse2.fr/gril/Cuba.html
O site divulga os projetos, os eventos e as publicações do Centro, com destaque para a revista especializada, Estudios de Comunicación Social. Traz também a lista de professores e pesquisadores que compõem sua equipe.
Contato: leonel@lingapli.ciges.inf.cu


DINAMARCA

Department of Communication, Education and Computer Science. Roskilde University - RUC
http://www.komm.ruc.dk/ECTS/Komm.html#RTFToC6
Fundado em 1977, o Departamento de Comunicação da Roskilde University, na Dinamarca, mantém atividades de pesquisa em comunicação, educação, informática, filosofia, psicologia e teoria da ciência. O Departamento participa do programa de Estudos Básicos da universidade oferecendo aos estudantes das áreas de Ciências Naturais, Ciências Sociais e Humanidades disciplinas em Comunicação.


EGITO

Institute for Gender and Women´s Studies
http://www.aucegypt.edu/academic/igws/
Criado em 2000, na American University in Cairo - AUC - , trata-se de um centro de pesquisa interdisciplinar que atende a pesquisadores, ativistas e outros indivíduos interessados nos estudos de gênero, no mundo de língua árabe. A sua principal função é servir como fonte que alimente projetos de pesquisa, conferências e debates, grupos de trabalhos e programas educacionais sobre questões referentes à mulher. O site apresenta os objetivos do instituto e traz uma agenda de eventos previstos, informações sobre as pesquisas, lista de pesquisadores e bolsistas afiliados e dos professores em atividade.
Contato: igws@aucegypt.edu


EQUADOR

Programa Andino de Derechos Humanos - PADH. Universidad Andina Simón Bolívar - UASB
http://www.uasb.edu.ec/padh/home.html
Programa vinculado à Universidad Andina Simón Bolívar - UASB -, do Equador. Seu objetivo central é contribuir para o desenvolvimento e consolidação da democracia e para a promoção dos direitos humanos, englobando os direitos políticos, econômicos, sociais e culturais das populações dos países da região andina. Oferece cursos de graduação e pós-graduação e publica o Boletim PADH. O site divulga a Carta Andina de Derechos Humanos, e traz informações sobre o Centro de Referencia, que acolhe os documentos produzidos e reunidos pelo Programa. Traz referências bibliográficas sobre o tema.
Contato: padh@uasb.edu.ec

Universidad Andina Simon Bolívar - Ecuador
http://www.uasb.edu.ec/
A unidade do Equador da Universidad Andina Símón Bolívar, cuja sede central fica na Bolívia, foi criada em 1992. Oferece cursos e desenvolve atividades acadêmicas, organiza publicações e eventos em várias áreas acadêmicas, como: comunicação, letras e estudos sociais. O site disponibiliza links para o Centro Andino de Estudios Internacionales - CAEI -, para o Programa Andino de Derechos Humanos e também para os cursos de mestrado em Estudos Latino-Americanos e Estudos da Cultura. Oferece um sistema de busca dos títulos reunidos na Biblioteca.
Contato: uasb@uasb.edu.ec


ESCÓCIA

Centre for Latin American Research. University of Glasgow
http://www.gla.ac.uk/centres/clar/
Centro de pesquisas interdisciplinares sobre a América Latina da Universidade de Glasgow, na Escócia. A proposta do CLAR é incentivar e reunir estudos sobre o continente latino-americano, como forma de subsidiar pesquisadores pós-graduados em diferentes departamentos da universidade. A relação dos pesquisadores e suas linhas de pesquisa estão disponíveis para consulta. O site também divulga os eventos programados pelo CLAR, e oferece a lista de links do Latin American Network Information Center - LANIC, da Universidade do Texas.
Contato: khegyi@geog.gla.ac.uk

Department of Hispanic Studies
http://www.arts.ed.ac.uk/hispanic/postgd.html
O Departamento é parte integrante da Graduate Schoool of Asian & Modern European Languages da Universidade de Edimburgo, na Escócia. As áreas de pesquisa dizem respeito aos estudos literários e culturais em Espanha, Portugal e países da América Latina.
Contato: K.Brewster@ed.ac.uk

The Glasgow Centre for the Child and Society. University of Glasgow
http://www.gccs.gla.ac.uk/
Centro de ensino, pesquisa e consultoria para programas e política voltada para a área do bem estar infantil, direitos e proteção de crianças e adolescentes, vinculado à Universidade de Glasgow. Sua atuação se dá nos países da Escócia, do Reino Unido e resto da Europa. O site descreve os serviços e as atividades que a instituição desenvolve e traz informações sobre as publicações e equipe.
Contato: gccs-web@gla.ac.uk


ESPANHA

Centre de Cultura Contemporània de Barcelona - CCCB
http://www.cccb.es/indexsi.htm
Organização multidisciplinar que se dedica a promover exposições, música, dança, cursos, debates e conferências. É um centro voltado para a cidade e às questões urbanas, uma vez que os fenômenos urbanos ocupam uma lugar privilegiado na reflexão estética contemporânea. Ao lado de outras instituições culturais de destaque, considera-se um produto cultural de Barcelona dos anos 90. No site estão relacionadas as atividades desenvolvidas, as publicações que edita e os projetos online, entre outros links. Versões em catalão, espanhol e inglês.
Contato: webmaster@cccb.org

Centro de Estudos Brasileiros de Barcelona
http://www.infonegocio.com/cebbcn/
Promove cursos de língua portuguesa e cultura do Brasil, em Barcelona, na Espanha. Edita publicações e organiza atividades culturais como: conferências, espetáculos musicais, sessões de vídeo, exposições, etc. Possui um banco de teses de brasileiros que cursam pós-graduação na Catalunha, biblioteca ou "mediateca" que conta com livros, CDs de música brasileira, CD-Roms, videoteca, revistas e arquivos de artigos sobre temas do Brasil. O site traz o índice da Revista de Cultura Brasileña, os endereços de CEBs localizados em outros países e uma agenda de eventos.
Contato: cebbcn@intercom.es

DUODA - Centre de Recerca de Dones
http://www.ub.es/duoda/
Centro de pesquisa sobre mulheres da Universidade de Barcelona e do Parque Científico de Barcelona, criado em 1982. Além das pesquisas que desenvolve, promove anualmente um Seminário público, publica a cada seis meses –desde 1991- a revista de estudos feministas DUODA e oferece dois programas de mestrado: um chamado Estudos das Mulheres e outro, online, Estudos sobre a Diferença Sexual. O site divulga também um índice com o nome das pesquisadoras e uma agenda dos eventos programados pela instituição.
Contato: Duoda@d1.ub.es

Facultad de Comunicación. Universidad de Navarra
http://www.unav.es/fcom/index.htm
Vinculada à Universidade de Navarra, é uma das mais famosas faculdades de comunicação da Europa, a primeira da Espanha a oferecer um curso universitário de Jornalismo. O site traz a história da criação, informações sobre a equipe de diretores e professores, cursos de graduação e pós-graduação, entre eles o mestrado em Jornalismo, linhas de pesquisa, links para boletins e outras publicações, admissão e notícias de eventos e prêmios na área da comunicação.

Film-Historia - Centre for Cinematic Studies
http://www.swcp.com/~cmora/cine.html
Centro de pesquisa em cinema, teoria e história fundado em 1983, na Universidade Barcelona , reunindo profissionais de diversas áreas do cinema, de teóricos a técnicos cinematográficos. Edita a revista Film-Historia.
Contato: filmhist@trivium.gh.ub.es

Laboratorio de Estudios Interculturales - LdEI -Universidade de Granada
http://www.ugr.es/~ldei/
Centro de ensino e pesquisa da Universidade de Granada, que, numa perspectiva interdisciplinar, está voltado para temas relacionados com a interculturalidade: migração, racismo, xenofobia, conflitos étnicos, nacionalismo, etc. Esses temas orientam o acervo do Centro de Documentación en Interculturalidad que possui uma base de dados possível de ser consultada online. O site disponibiliza a relação dos membros do LdEI e informações sobre o Observatorio en los Medios de la Inmigración que divulga notícias sobre imigração. .
Contato: ldei@platon.ugr.es


ESTADOS UNIDOS

Africa and African-American Studies. New Jersey City University
http://www.njcu.edu/dept/aas/
Programa interdisciplinar de ensino das culturas e dos povos africanos e seus descendentes, residentes nas Américas, oferecido pela New Jersey City University. O site descreve os cursos oferecidos, os pré-requisitos necessários, traz os nomes dos professores, um formulário de inscrição e links para páginas afins.
Contato: dsanders@njcu.edu

African & African-American Studies Program - Duke University
http://www.duke.edu/web/africanameric/
Centro afiliado ao John Hope Franklin Center for Interdisciplinary and International Studies , cujo objetivo é desenvolver o estudo interdisplinar da história, da cultura e dos aspectos sócio-econômicos que compõem a experiência dos descendentes africanos na América do Norte. O site traz os nomes dos professores que compõem sua equipe, divulga o programa dos cursos oferecidos, os projetos em desenvolvimento e relaciona links interessantes.
Contato: bakerh@duke.edu

African Studies Center. University of California - UCLA
http://www.international.ucla.edu/africa/
Centro de ensino e pesquisa, vinculado ao UCLA International Institute. Seu objetivo é o estudo da história, da política, da literatura e da arte africanas. O site traz a relação das publicações e dos projetos de pesquisa em desenvolvimento, e mais: os cursos oferecidos, um calendário de eventos e os nomes dos diretores e professores do centro.
Contato: jscasc@international.ucla.edu

African Studies Center. University of Pennsylvania
http://www.sas.upenn.edu/African_Studies/
Programa interdisciplinar mantido pela Universidade da Pensylvânia que possibilita aos estudantes universitários a oportunidade de explorar a diversidade cultural e histórica dos povos africanos. O ASC oferece cursos de graduação e pós-graduação em estudos africanos. No site, links para os projetos de ensino, informações do programa de intercâmbio e recursos on-line para pesquisas, incluindo uma enciclopédia sobre a África Oriental.
Contato: africa@sas.upenn.edu

The Asian/Pacific Studies Institute of Duke University
http://www.duke.edu/APSI/
O Instituto da Duke University desenvolve pesquisas sobre a cultura e a sociedade asiática envolvendo diversas disciplinas como artes, língua e literatura asiática, antropologia cultural, literatura, ciência política, etc. Disponibiliza um calendário de eventos e a referência dos papers produzidos.
Contato: mmayer@acpub.duke.edu

Association of Latina and Latino Anthropologists - ALLA
http://www.aaalla.org/
Como uma das seções da American Antropological Association, a ALLA tem como objetivo promover a pesquisa e a difusão de informações sobre a cultura latina nos Estados Unidos. Para alcançar esse objetivo, vem estimulando a criação de grupos de estudo, organizando simpósios e seminários e lançando publicações críticas sobre o tema.
Contato: ruben_mendoza@monterey.edu.

Bildner Center for Western Hemisphere Studies - City University of New York
http://www.bildner.org/
Criado em 1982, reúne acadêmicos, estudantes, políticos, líderes da sociedade civil e outros especialistas que trabalham com questões da contemporaneidade nas Américas. Desenvolve pesquisas e projetos que visam o entendimento das complexidades encontradas nas áreas social, econômica, política, cultural e ecológica no Hemisfério Oriental. Destacam-se o Brazil Project e o Cuba Project. O site exibe um calendário de eventos, as publicações, além da descrição dos cursos e workshops oferecidos.
Contato: bildner@gc.cuny.edu

Center for Dewey Studies
http://www.siu.edu/~deweyctr/index2.html
Localizado na Southern Illinois University, o Centro nasceu inicialmente como um projeto editorial que reuniria todos os trabalhos do filósofo e educador norte-americano. Em pouco tempo, o projeto tornou-se um ponto de referência internacional de pesquisas sobre a vida e a obra de John Dewey, sobretudo após 1990, quando foram editados os 37 volumes de seus escritos, publicados pela Southern Illinois University Press. Em 1996, o Centro publica em parceria com a InterLex Corporation The Collected Works em CD-ROM.
Contato: lhickman@siu.edu

Center for Digital Discourse and Culture
http://www.cddc.vt.edu/index2.html
Centro vinculado ao Virginia Polytechnic Institute and State University - Virginia Tech, nos Estados Unidos. Organiza publicações eletrônicas e abriga arquivos digitais de pesquisa, nas áreas das ciências humanas e sociais, com ênfase nos temas da cibercultura, estudos culturais, teoria social, estudos literários e arte digital. Também oferece orientações online sobre programas de informática, divulga os serviços que oferece para comunidades acadêmicas, uma lista de links e disponibiliza salas de discussão.
Contato: cddc@vt.edu

Center for Family Studies. University of California in Riverside
http://www.chass.ucr.edu/csbsr/family.html
Um dos centros de pesquisa do College of Humanities, Arts and Social Sciences da University of California in Riverside. O Centro para Estudos da Família aborda o tema da família de forma interdisciplinar. Professores de departamentos como antropologia, educação, história, psicologia e sociologia pesquisam como os membros de uma família influenciam uns aos outros, como influências culturais e sociais afetam as famílias e como essas influências se diferenciam através dos tempos e das culturas.
Contato: parke@ucrac1.ucr.edu

The Center for Holocaust and Genocide Studies - CHGS - University of Minnesota
http://www.chgs.umn.edu/
Mantido por fundos privados, o Centro está sediado na Universidade de Minnesota. Tem como compromisso acadêmico levar o tema do Holocausto a estudantes de todos os níveis e ao público em geral. Os estudos não enfocam apenas o massacre dos judeus pelos nazistas, mas abrangem estudos sobre atos genocidas recentes e informações de especialistas em assuntos relacionados ao tema, como a escravidão negra na América, perseguições stalinistas, ética médica durante o Holocausto, discriminação a homosexuais e ciganos pelos nazistas e genocídios de minorias no século XX. A página do CHGS traz links que permitem o acesso à exibições online do Museu Virtual do Holocausto, a sites que contém Histórias, Narrativas e Documentos e a outras fontes e recursos de informação, como bibliografias e outros materiais para fins educativos.
Contato: chgs@tc.umn.edu

Center for Immigration Studies - CIS
http://www.cis.org/
Surgido em 1985, o CIS é uma organização independente que realiza pesquisas sobre os impactos econômicos, sociais, políticos e demográficos causados pela imigração para os Estados Unidos. A página traz, de um lado, uma série de artigos noticiosos sobre o tema e, por outro, tópicos relacionados aos estudos da imigração.
Contato: center@cis.org

Center for Information Media - St. Cloud State University
http://lrs.stcloudstate.edu/cim/
Centro de ensino da St. Cloud State University, no estado de Minessota, EUA, oferece cursos de graduação e pós-graduação, nas seguintes áreas: teoria da comunicação, mídia audiovisual, tecnologia da informação, teoria e prática em biblioteconomia e desenvolvimento de recursos humanos. O site disponibiliza números passados do boletim do centro, IM News.
Contato: grads@stcloudstate.edu

Center for Latin American Studies at University of California, Berkeley
http://ist-socrates.berkeley.edu:7001/index.html
Centro de pesquisa da Universidade de Berkey na Califórnia, que reúne professores e pesquisadores de várias disciplinas com o intuito de desenvolver e divulgar estudos sobre os países e comunidades latino-americanas. O site fornece uma relação de eventos mais recentes e anteriores, disponibiliza um boletim online com notícias,artigos e fotos, relaciona as pesquisas em desenvolvimento, traz a equipe de professores, alunos e funcionários do centro, informações sobre cursos, oportunidades de bolsas e estágios para alunos e professores, uma galeria virtual, pequeno acervo de textos de pesquisas e outros trabalhos de pesquisadores, sistema de busca por palavra-chave e links para sites afins.

Center for Latin American Studies. Georgetown University
http://www.georgetown.edu/sfs/programs/clas/
O centro foi criado em 1990 para explorar as atividades de ensino e pesquisa do Programa de Estudos Latino-Americanos da Georgetown University. Tem como enfoque o estudo dos temas: relações inter-americanas e democracia governamental. Juntamente com a Escola de Graduação e colaborando com o mestrado em estudos latino-americanos oferece diversos programas interdisciplinares,entre eles, o Programa de Estudos Brasileiros. É responsável pelo desenvolvimento de projetos e pela publicação de livros e periódicos voltados para a América Latina. O site oferece uma página com notícias sobre o Brasil na imprensa internacional, sobretudo a norte-americana.
Contato: laramelt@gusun.georgetown.edu

The Center for Latin American Studies. University of Florida
http://www.latam.ufl.edu/index.html
O Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida foi criado em 1963. Reconhecido internacionalmente, oferece a seus estudantes centenas de cursos espalhados por mais de 40 departamentos da universidade. Tem como missão promover a pesquisa interdisciplinar e a produção de novos conhecimentos sobre a América Latina e o Caribe. A página traz links com informações sobre as atividades acadêmicas, pesquisas e treinamentos, publicações e eventos.
Contato: www@latam.ufl.edu.

The Center for Media, Culture and History - New York University
http://www.nyu.edu/gsas/dept/media/
Centro de pesquisa e documentação vinculado à NYU Graduate School of Arts and Science. Reúne professores do Programa de Estudos Africanos e dos departamentos de Antropologia, Estudos de Cinema, Literatura Comparada e História interessados no estudo do cinema, televisão, vídeo e outros produtos audiovisuais e sua relação com a construção da identidade, da subjetividade, bem como sua interferência nas mudanças de caráter social. O site traz os nomes da equipe e informações sobre os eventos, arquivo e outros projetos.
Contato: cmch.info@nyu.edu

The Center for Mexican American Studies - University of Texas
http://www.utexas.edu/depts/cmas/
Centro de ensino e pesquisa sobre e para a comunidade mexicana - americana, fundado em 1970, na Universidade do Texas. Oferece cursos na graduação, com conteúdos nas áreas de política pública, direito e estudos culturais, e um programa de doutorado. O site apresenta sua equipe, notícias sobre os alunos, suas publicações, o boletim Noticias de CMAS, calendário de eventos, e os principais projetos.
Contato: cmas@uts.cc.utexas.edu

Center for Modern and Contemporary Studies - UCLA
http://www.humnet.ucla.edu/cmcs/
Centro interdisciplinar de pesquisas, que integra o UCLA Humanities Consortium. Está voltado para o estudo da sociedade e cultura nos séculos 19 e 20, numa perspectiva interdisciplinar. Promove seminários, workshops, palestras e conferências e administra outros núcleos e programas de ensino e pesquisa como o Transnational and Transcolonial Studies Multicampus Research Group. O site oferece um calendário de eventos, fornece os nomes dos membros do conselho e dos coordenadores e divulga o programa de bolsas.
Contato: modcon@humnet.ucla.edu

Center for the Ethnography of Everday Life - CEEL
http://www.ethno.isr.umich.edu/
Um dos quatro centros de pesquisa da Fundação Alfred P.Sloan dedicados ao estudo das famílias trabalhadoras dos Estados Unidos, o CEEL está hospedado dentro do Instituto de Pesquisa Social da University of Michigan. Os estudos e pesquisas que realiza adotam uma orientação culturalista e etnográfica, enfocando as mudanças ocorridas na família e no trabalho da classe média americana. A página dá acesso às informações sobre os projetos de pesquisa da entidade, oportunidades de trabalho no centro e ao calendário de eventos.
Contato: jbaughn@umich.edu

Center for the Study of Cultures. Rice University
http://culture.rice.edu/
O Center for the Study of Cultures da Rice University, EUA, foi fundado em 1987 por George Rupp. Seu objetivo é prover um foro de conversações que possam tornar visíveis as conecções entre as culturas e as particularidades que as dividem. O site oferece informações sobre eventos, comunicados, sobre seu programa de bolsa de estudos e os workshops promovidos.
Contato: niren@rice.edu

Center for Urban Ethnography. UC Berkeley
http://cue.berkeley.edu/
Centro de pesquisas sobre fenômenos urbanos da Universidade de Berkeley, Califórnia. A observação participante é a principal técnica de pesquisa adotada em seus trabalhos, que incluem temas como desigualdade social, pobreza, violência, desenvolvimento econômico, relações étnicas e saúde. O periódico Ethnography, é o veículo de divulgação das pesquisas do Centro.
Contato: cue@socrates.berkeley.edu

Center for World Indigenous Studies - CWIS
http://www.cwis.org/
Organização de ensino e pesquisa voltada para a compreensão da realidade dos povos indígenas e de suas nações. O CWIS surgiu em 1984, durante a Conferência do Conselho Mundial das Nações Indígenas, tornando-se, inicialmente, um centro de documentação com o objetivo de reunir as contribuições das nações do chamado Quarto Mundo. Entre as suas principais realizações, destacam-se o The Fourth World Documentation Project - FWDP, que visa tornar disponíveis importantes documentos relacionados à realidade das nações indígenas e a publicação do periódico online Fourth World Journal, dedicado a promover o conhecimento visto da perspectiva dos povos indígenas em todo o mundo.
Contato: usaoffice@cwis.org

Centro de Estudios Puertorriqueños - City University of New York
http://www.centropr.org/
Centro de pesquisa ligado ao Hunter College da City University of New York, cujos objetivos consistem em: reunir, preservar e dar acesso a arquivos e fontes de pesquisa relacionados à história e à cultura dos porto-riquenhos, produzir e divulgar pesquisas sobre experiências da diáspora porto-riquenha e relacionar estes estudos com debates políticos e ações sociais. O site traz um boletim informativo e informa sobre as publicações, as pesquisas, biblioteca e arquivos, os eventos, programas de intercâmbio e relaciona links para sites afins.
Contato: centro@hunter.cuny.edu

Centro de Estudos Latino Americanos - CLAS. Centro Universitário de Estudos Internacionais. Universidade de Pittsburgh
http://www.ucis.pitt.edu/clas/
Fundado em 1964, o CLAS da Universidade de Pittsburgh (EUA) emprega recursos no treinamento de especialistas sobre a América Latina e o Caribe. O Centro desenvolve um programa acadêmico nos níveis de graduação e pós-graduação sobre a região, no qual são ministrados cerca de 200 cursos em diversas áreas e idiomas em diferentes departamentos e faculdades da universidade. Parte significativa dos recursos do CLAS são destinados ao Programa de Estudos Brsileiros e aplicados em professores, recursos bibliográficos, publicações, treinamento linguístico e outras relações de intercâmbio. O site pode ser consultado nas versões em inglês, português e espanhol.
Contato: clas+@pitt.edu

The Claremont Graduate Humanities Center
http://www.cgs.edu/hum/
O Centro da Claremont Graduate School oferece programas de pós-graduação em estudos culturais, arte, filosofia etc. Foi criado para coordenar seminários interdisciplinares, eventos e conferências. No The Cultural Studies Program há links para publicações online, newsgroups, textos e endereços de pesquisadores na área de estudos culturais. O programa oferecido pela Faculty for the Cultural Studies Program reúne links para as disciplinas oferecidas nos cursos de mestrado e doutorado em teoria crítica, política cultural e história.
Contato: webmaster@cgu.edu

Colleges of Arts and Sciences. University of Hawaii
http://www.hawaii.edu/artsci/colleges.html
O Colleges of Arts and Sciences da University of Hawaii possui Departamentos importantes para os estudos culturais. O American Studies oferece uma pós-graduação que tem por objetivo um trabalho multidisciplinar sobre as experiências históricas e contemporâneas americanas, envolvendo o estudo da alta cultura e da cultura popular. European Languages and Literature estuda as diferentes linguagens e literaturas por toda a Europa. O Women´s Studies abrange a questão da mulher em seus aspectos históricos, psicológicos e sociológicos.
Contato: webhead@hawaii.edu

The Committee on Lesbian, Gay, and Bissexual Issues. Towson University
http://www.towson.edu/~tinkler/lgb/homepage.html
O comitê pertence à Towson State University e é aberto para interessados em questões relacionadas à orientação sexual, cumprindo um papel educacional, social e de direitos na universidade. Promove cursos, eventos e pesquisa.
Contato: Bergman@midget.towson.edu

Communication, Culture and Technology
http://cct.georgetown.edu/
Programa de Mestrado, criado em 1995 pelo professor Martin Irvine, na Graduate School of Arts and Sciences, da Georgetown University. Seu objetivo é estimular o desenvolvimento de análises críticas sobre o impacto político, social e econômico das tecnologias na sociedade contemporânea. O site traz notícias recentes sobre as atividades do programa e de seus pesquisadores, calendário de eventos, relação de professores e alunos, informações sobre bolsas e um banco de teses. Disponibiliza a revista Gnovis.
Contato: http://cct.georgetown.edu/

Comparative Literature at Oregon
http://babel.uoregon.edu/complit/
Filiado ao American Comparative Literature Association - ACLA, o Programa em Literatura Comparada da Universidade de Oregon focaliza em seus cursos os estudos culturais e de literatura. O site disponibiliza informações sobre os cursos de graduação, além de eventos.
Contato: complit@oregon.uoregon.edu

Cuban Research Institute
http://lacc.fiu.edu/cri/
Criado em 1991 no âmbito da Florida International University - FIU, dedica-se a preencher a lacuna nos estudos sobre Cuba e das relações entre Cuba e os Estados Unidos, promovendo programas de ensino, pesquisa e de serviços. Administrativamente, o CRI está vinculado ao Latin American and Caribbean Center - LACC, que lhe dá suporte material e de recursos humanos. A página traz links para os eventos realizados e disponibiliza o relatório do biênio 1997/1999.
Contato: webmaster@fiu.edu

Cultural Studies - George Mason University
http://culturalstudies.gmu.edu/index.html
Instituição que proporciona um espaço para professores e pesquisadores de diversas disciplinas - antropologia, história, literatura, filosofia, economia política e sociologia - que estejam trabalhando no contexto dos estudos culturais. O site fornece o programa de ensino, a equipe de professores, a relação de alunos, a descrição dos cursos, como se inscrever, e a divulgação de eventos.
Contato: cultural@gmu.edu

David Rockefeller Center for Latin American Studies - DRCLAS. Harvard University
http://www.fas.harvard.edu/~drclas/
Inaugurado em 1994, o DRCLAS foi criado no âmbito da Universidade de Havard com a missão de promover o conhecimento sobre diversos aspectos da realidade da América Latina, de modo a ampliar as relações e os laços de cooperação entre os povos das Américas. No site, há informações sobre os programas, eventos, publicações e o resultado das iniciativas do Centro por países do hemisfério.
Contato: drclas@fas.harvard.edu

Department of Art and Art History - Graduate Program in Visual and Cultural Studies
http://www.cc.rochester.edu:80/College/AAH/
O Programa tem seu foco nos estudos culturais e visuais, oferecendo uma abordagem crítica da cultura que é analisada de uma perspectiva sócio-histórica. Hospedado no Departamento de Arte e História da Arte da Universidade de Rochester, o programa de graduação oferece cursos em história da arte e artes visuais, como pintura, fotografia, escultura e vídeo.
Contato: kko2@troi.cc.rochester.edu

Department of Cultural and Social Anthropology - CASA. Stanford University
http://www.stanford.edu/dept/cultsoc-anthro/
Departamento da Sanford University cuja proposta é o estudo comparativo da sociedade e da cultura, abrangendo questões como raça, classes, origem, gênero, orientação sexual e religião. O Departamento de Antropologia da Universidade foi desmembrado em dois, um é esse de Antropologia Cultural e Social o outro é o Anthropological Sciences. O site traz algumas informações sobre o programa de pós-graduação, a relação dos professores com suas respectivas áreas e e-mails e o perfil de cada um.
Contato: Cultural.Social.Anthro@stanford.edu

Department of Portuguese and Brazilian Studies - Brown University
http://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/
O Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, oferece cursos em estudos portugueses e brasileiros, enfatizando as áreas de língua, literatura, história e ciências sociais. O departamento organiza eventos culturais e mantém intercâmbio com universidades portuguesas e brasileiras. A página traz links para as publicações do Departamento e informações sobre os programas acadêmicos.
Contato: Ian_Watts@brown.edu

The Duke Center for Latin American and Caribbean Studies
http://www.duke.edu/web/las/
Fruto de um convênio entre a Duke University e a University of North Carolina at Chapel Hill, promove pesquisas e oferece cursos de graduação e pós-graduação sobre a América Latina e o Caribe. O site disponibiliza: relação de grupos de pesquisa e um calendário de eventos. Publica o boletim Neplanta. Views from South.
Contato: las@duke.edu

Feminist Research Center. Feminist Majority Foundation
http://www.feminist.org/research/1_public.html
O Centro indica links que remetem a programas de estudos sobre a mulher em todo o mundo, assim como relaciona os centros universitários nos Estados Unidos e no exterior que realizam pesquisa sobre a mulher em seus vários aspectos. Apresenta ainda recursos de informação, como publicações, arquivos e legislação sobre o assunto.
Contato: femmaj@feminist.org

Fourth World Institute
http://www.cwis.org/fwi.html
Associado ao Center For World Indigenous Studies, o Instituto oferece estudos avançados sobre política, história, filosofia, cultura e meio ambiente no contexto das comunidades do chamado Quarto Mundo. O site traz um calendário de eventos e informações sobre o programa dos cursos e certificados.
Contato: fwi@cwis.org

Graduate Interdisciplinary Program - GIPDs. University of Arizona
http://w3.arizona.edu/~gidp/
Os Programas da Universidade do Arizona promovem pesquisas interdisciplinares em diferentes áreas do conhecimento científico. Fundados pelo Doutor Herbert E.Carter há cerca de 30 anos, os GIDPs foram criados para responderem aos avanços da ciência e da tecnologia que alteraram as práticas tradicionais de ensino e pesquisa. Na relação dos programas oferecidos destacamos o American Indian Studies, de interesse para os estudos culturais.
Contato: gidp@grad.admin.arizona.edu

Graduate School of Arts & Sciences. Yale University
http://www.yale.edu/graduateschool/
Fundada em 1847 na Yale University, a Escola foi pioneira entre as universidades americanas a oferecer um programa de doutoramento. Conhecida por sua excelência acadêmica, vem habilitando seus alunos para a carreira universitária no âmbito do ensino e da pesquisa em artes e ciências. Suas atividades estão espalhadas por diversos departamentos e programas envolvendo as Humanidades, Ciências Sociais, Ciências Físicas e Biomédicas. O site traz informações sobre o calendário escolar, programas especiais e os serviços oferecidos aos estudantes.
Contato: Webmaster@yale.edu.

Graduate School of Arts and Sciences. Georgetown University
http://www.georgetown.edu/grad/
A fundação da Escola de Artes e Ciências da Georgetown University data de 1820. O primeiro programa de doutoramento foi criado em 1897. Hoje, o GSAS possui um extenso catálogo de programas de graduação e pós-graduação, além de oferecer oportunidades em programas associados. O site traz informações detalhadas sobre cada um deles, inclusive sobre as condições de ingresso.
Contato: irvinem@gusun.georgetown.edu

Immigration History Research Center
http://www1.umn.edu/ihrc/
Centro de pesquisas sobre imigração americana e cultura étnica. Foi fundado em 1965, na Universidade de Minnesota, com a proposta de recolher, preservar e disponibilizar recursos documentais sobre imigração e etnicidade a nível nacional. O IHRC também mantém programas acadêmicos abertos ao público e divulga bibliografias e outras publicações monográficas. O site oferece o acesso ao catálogo das coleções , permitindo ainda a consulta online das pesquisas realizadas pelo Centro.
Contato: ihrc@tc.umn.edu

Institute for Global Studies in Culture, Power & History
http://www.jhu.edu/%7Eigscph/index.html
O IGS vem estimulando desde que surgiu a abordagem transdisciplinar através de programas de pesquisas e seminários que envolvem diferentes departamentos, como Antropologia, Economia, História, Ciência Política, Letras, Sociologia, Geografia e Engenharia Ambiental. Com sede na Johns Hopkins University, o Instituto foi precedido até 1992 pelo Program in Atlantic History, Culture and Society. A página divulga o arquivo de sua produção intelectual, relacionando trabalhos apresentados desde da década de 70, por data, título e autor, cujas cópias podem ser solicitadas mediante contato telefônico.
Contato: igs@jhu.edu

Institute for Research on Poverty - IRP
http://www.ssc.wisc.edu/irp/
O Centro se dedica a estudar as causas e as conseqüências da pobreza e das desigualdades sociais nos Estados Unidos. Criado em 1996, no âmbito da University of Wiscosin-Madison, tem como missão formular programas e políticas públicas que possam contribuir para reduzir os níveis da pobreza na América, assim como questionar através de pesquisas empíricas a pertinência de teorias e métodos sobre o assunto. O site traz informações sobre as inciativas do IRP, publicações, eventos, oferecendo ainda uma relação de links sobre a pobreza.
Contato: evanson@ssc.wisc.edu

Institute for Social Research - ISR. University of Michigan
http://www.isr.umich.edu/
Com sede na University of Michigan, o Instituto é um laboratório de pesquisas interdisciplinares de ciências sociais, com mais de 50 anos de serviços prestados em prol do conhecimento sociológico e da investigação empírica. A ele estão associados os centros de pesquisa: Survey Research Center; Center for Political Studies; e o Population Studies Center. O site traz ainda um índice dos projetos do ISR, a relação dos programas de ensino e treinamento voltados para professores e pesquisadores e links interessantes.
Contato: isr-info@isr.umich.edu

The Institute for Teaching and Research on Women - Towson State University
http://saber.towson.edu/~vanfoss/
Instituto de pesquisa da Towson State University que se dedica aos estudos da mulher, com ênfase na inserção feminina na escola pública norte-ameicana e na inclusão destas questões nos currículos das universidade públicas. O site traz informações sobre os programas de pesquisa em andamento, as publicações, traz links para sites de interesse e remete à página do National Center for Curriculum Transformation Resources on Women - NCCTRW.
Contato: bvanfossen@towson.edu

Institute of Latin American Studies - Columbia University
http://www.columbia.edu/cu/ilas/
Localizado na School of International and Public Affairs, este centro tem como interesse o estudo e a pesquisa de questões latino-americanas e o desenvolvimento de uma política, voltada para a comunidade latino-americana, na Universidade de Columbia. Sua equipe oferece cursos de graduação e pós-graduação, organiza eventos e orienta alunos da área de ciências sociais. O site oferece também a relação de publicações, disponibiliza artigos sobre o assunto os apoios e respostas às questões mais freqüentes.
Contato: majordomo@columbia.edu

Instituto Hemisférico de Performance e Política. New York University - NYU
http://hemi.ps.tsoa.nyu.edu/
O Instituto é formado por um "grupo de artistas, acadêmicos e instituições das Américas dedicado à exploração da relação entre o comportamento expressivo (amplamente explicado como performance) e a vida social e política". Financiado pela Fundação Ford, é administrado pelo Departamento de Estudos sobre a Performance da Tisch School of the Arts, New York University, em parceria com a Universidade do Rio de Janeiro - Unirio e a Pontífica Universidad Católica del Perú - PUCP. Suas áreas de pesquisa são: performance e política; conquista e colonialismo; memória, atrocidades e representação; globalização, migração e espaço público. O site oferece acesso ao arquivo do Instituto, uma relação de publicações online e cursos oferecidos, links para sites afins, um espaço que funciona como quadro de avisos, uma lista de discussão e informações sobre os encontros que acontecem anualmente. Traz também o boletim, News-Letter, com as últimas notícias. Versão também em espanhol.
Contato: hemisphere@nyu.edu

John Hope Franklin Center for Interdisciplinary and International Studies - Duke University
http://www.jhfc.duke.edu
Trata-se de um consórcio de programas que reúnem pesquisadores de várias disciplinas, interessados no desenvolvimento e na divulgação da pesquisa e do debate dos seguintes temas: raça e relações raciais, aspectos culturais e históricos das comunidades afro-americanas, igualdade e oportunidade, globalização. O site conta quem foi John Hope Franklin - professor e ativista dos direitos civis -, traz um calendário de eventos e divulga a relação de cursos e instituições que integram o consórcio.
Contato: jhfranklincenter@duke.edu

The Julian Samora Research Institute - Michigan State University
http://www.jsri.msu.edu/
Instituto de pesquisa da Michigan State University, que recebeu o nome de Julian Samora, advogado e professor, pioneiro no desenvolvimento dos estudos sobre os mexicanos nos Estados Unidos. Os objetivos do centro são desenvolver e transmitir conhecimentos que atendam às necessidades das comunidades latinas da região centroeste dos Estados Unidos. O site apresenta o que é a instituição, sua equipe, resumos das pesquisas, publicações e eventos já realizados ou a realizar.
Contato: info@jsri.msu.edu

Latin America and Latino/a Studies
http://www.smith.edu/las/index.html
O programa inclui cursos relacionados à história da América hispânica e/ou Brasil. Dentre as disciplinas ministradas estão antropologia, arte, dança, economia, história, literatura, estudos governamentais e teatro. Aos interessados em aprofundar os estudos sobre o continente, são oferecidas opções de mestrado na Georgetown University e especialização no Five College.
Contato: kgauger@email.smith.edu

Latin America Studies Program - LASP. Cornell University
http://www.einaudi.cornell.edu/LatinAmerica/
Página do Programa de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. O site traz informações acadêmicas sobre os cursos oferecidos pelo programa, a agenda de eventos e oportunidades de intercâmbio para estudantes. Oferece ainda recursos multimeios para professores e a lista das publicações da LASP.
Contato: mjd9@cornell.edu

Latin American and Iberian Resources - The University of New Mexico
http://laii.unm.edu/
O Instituto, com sede no campus da University of New Mexico, em Albuquerque, mantém programas interdisciplinares em estudos latino-americanos, que compreendem projetos e atividades acadêmicas, a exemplo dos diversos cursos voltados para o ensino de língua e literatura. São oferecidas ainda varias opções de especialização, que inclui disciplinas como antropologia, história, economia, política e sociologia, entre outras. O site traz links para o Latin American Data Base e para o Ibero American Science and Technology Education Consortium - ISTEC -, entre outras instituições de interesse para informações e estudos sobre a América Latina.
Contato:
info@laii.unm.edu

Latin American Studies Center - LASC
http://www.inform.umd.edu/EdRes/Colleges/ARHU/Depts/LAS/
Centro de estudos e pesquisas sobre a América Latina e o Caribe com sede na Universidade de Maryland. Os projetos de pesquisa enfocam temas como cultura e democracia, governo e sociedade civil, trabalho e gênero, literatura, etnicidade e migrações. A página traz informações sobre as publicações e os eventos promovidos pelo LASC
Contato: al68@umail.umd.edu

Latin American Studies Program - LASP - University of Iowa
http://www.uiowa.edu/~intl/ACAD/lasp/lasp_home.htm
O LASP faz parte do Programa de Estudos Internacionais da University of Iowa. Seu objetivo é promover o ensino e a pesquisa sobre América Latina e Central, destacando o México, o Caribe e a experiência de latinos nos Estados Unidos. O Programa adota uma linha transdisciplinar, explorando aspectos temáticos de disciplinas como antropologia, arte, história, ciência política, espanhol, português e estudos sobre feministas.
Contato: daniel-balderston@uiowa.edu

Lesbian, Gay, Bisexual, and Transgender - UCLA
http://www.humnet.ucla.edu/humnet/lgbts/index.html
Programa interdisciplinar, da Universidade da Califórnia, que oferece cursos e desenvolve pesquisas sobre a experiência contemporânea e histórica de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. O site conta a história da criação do núcleo, descreve o seu trabalho na graduação, relaciona a sua equipe de professores e sites de interesse, além de oferecer uma agenda de próximos eventos.
Contato: lgbs@humnet.ucla.edu

Master of Arts in Literary and Cultural Studies. Carnegie Mellon University
http://english.cmu.edu/degrees/ma_lcs/ma_lcs.html
Curso de mestrado em Literatura e Estudos Culturais, do Departamento de Inglês, da Carnegie Mellon University. O programa prevê que os alunos trabalhem com textos literários e de não-ficção, além de documentos públicos; textos de autoria de mulheres e autores de diferentes etnias; textos que proporcionem um estudo comparativo das diferenças entre literatura e cultura; além do estudo de filmes, programas de televisão, e outros meios de comunicação. O site traz informações sobre o currículo e os professores e inclui um link para o doutorado em Estudos Culturais e Literários.

MIT Media Laboratory
http://www.media.mit.edu/
Proposto pelo Professor Nicholas Negroponte em 1980, este Laboratório do Massachusetts Institute of Technology - MIT, vem desenvolvendo pesquisas avançadas em tecnologias eletrônicas - incluindo TV digital, holografia, música e imagem digitais, editoração eletrônica, inteligência artificial, design de interface homem/máquina e novas tecnologias de educação à distância. O site traz informações sobre os programas acadêmicos associados e disponibliza para download a lista dos projetos de pesquisa.
Contato: lynn@media.mit.edu.

Oceans Connect - Culture, Capital and Commodity Flows Across Basins
http://www.duke.edu/web/oceans/
Projeto iniciado em 1997, na Duke University, com o objetivo de estudar os vínculos e as diferenças sócio-culturais entre os povos que vivem em países ligados pelos oceanos. O site apresenta os objetivos e formas de atuação, os grupos de estudo, bolsas, calendário de eventos, relatórios, cursos, e informações para contato.
Contato: mwlewis@duke.edu

Pembroke Center for Teaching and Research on Women
http://www.pembrokecenter.org/
Programa de pesquisa da Brown University dedicado ao estudo de gênero. Oferece cursos em sua área, fornece bolsas para alunos de graduação e pós-doutorado e, desde 1989, vem publicando três vezes ao ano a revista acadêmica differences: a journal of Feminist Cultural Studies. A página traz ainda informações sobre os arquivos da instituição, com destaque para os Christine Dunlap Farnham Archives, acerca do papel das mulheres e suas organizações em Brown e Rhode Island nos últimos cem anos, além de notícias dos associados e de eventos programados.
Contato: Elizabeth_Weed@Brown.edu

The Pricepton University Center for Arts and Cultural Policy Studies
http://www.princeton.edu/~artspol/
O objetivo do Centro é promover o ensino e a pesquisa sobre a vida artística e cultural dos Estados Unidos através de programas e atividades voltadas tanto para a formação acadêmica como profissional em políticas culturais. Os cursos oferecidos estimulam os estudantes a realizar pesquisas em diversos tópicos sobre artes e políticas culturais, tornando-as acessíveis através de publicações que atinjam a um público de artistas, acadêmicos, produtores e gestores culturais.
Contato: artspol@princeton.edu

The Privatization of Culture Project at the New York University
http://www.nyu.edu/projects/privculture/index.htm
Vinculado ao American Studies Program da New York University, este projeto funciona em colaboração com o Sociology Program no New School for Social Research e o Center for Cultural Studies no Graduate Center da City University of New York. Sua prioridade é o estudo da privatização da cultura, fenômeno que vem crescendo na última decada, e suas consequências. O site traz informações sobre a equipe que compõe o Programa, o curso anual que oferece, as possibilidades de bolsas de pesquisa, os eventos e uma relação de links interessantes.
Contato: priv.culture@nyu.edu

The Program in American Studies at New York University
http://www.nyu.edu/gsas/program/amerstu/index.html
Este programa de estudos transdisciplinares da New York University prepara estudantes para carreiras em instituições públicas na área acadêmica e cultural. Os cursos de estudos americanos abrangem os seguintes campos temáticos: cultura, trabalho e consumismo; identidade e cidadania; mídia, comunicação e cultura; ciência, tecnologia e sociedade; estudos urbanos e comunitários e, teoria política e social. O site traz informações sobre os projetos publicações do Programa.
Contato: amstudies@nyu.edu

Program in American Studies. New York University
http://www.nyu.edu/gsas/program/amerstu/index.html
Programa da New York University, de caráter transdisciplinar, voltado para o estudo das sociedades e culturas das Américas. Oferece cursos de pós-graduação e estimula o desenvolvimento de pesquisas nas três áreas; etnografia, análise histórica e teoria crítica. Entre os projetos que abriga, destaca-se o The Privatization of Culture Project que estuda a crescente privatização da cultura, na última decada, e suas consequências. Fazem parte de sua equipe os professores Andrew Ross, George Yúdice e Lisa Duggan. O site esclarece como se inscrever e traz informações sobre publicações de autoria de seus pesquisadores.
Contato: gsas.admissions@nyu.edu

Race, Gender & Class Project - Southern University at New Orleans
http://www.suno.edu/sunorgc/
Site criado e mantido por professores do Departamento de Ciências Sociais da Southern University at New Orleans. O projeto, de caráter interdisciplinar e multicultural se propõe a ampliar os estudos sobre raça, gênero e classe, verificando como estas categorias se relacionam. O site traz informações detalhadas sobre os objetivos do projeto, acesso ao periódico Race, Gender & Class Journal, bibliografia, pesquisas e cursos.
Contato: jbelkhir@suno.edu

Resource Center for Cyberculture Studies
http://www.com.washington.edu/rccs/
Organização virtual fundada por David Silver, professor do Departamento de Comunicação da University of Washington. Seu objetivo é promover o ensino e estimular o desenvolvimento de pesquisas sobre este novo campo disciplinar, a cibercultura. O site disponibiliza um artigo de Silver, Introducing Cyberculture, divulga cursos sobre o tema, conferências e outros eventos, links para sites afins e resenhas de livros publicados.
Contato: dsilver@u.washington.edu

Sarah Doyle Women´s Center - Brown University
http://www.brown.edu/Departments/Sarah_Doyle_Center/
Fundado em 1975 na Brown University, em Rhode Island, nos Estados Unidos, o Centro presta com seu nome uma homenagem a Sarah Doyle, destacada educadora daquele estado americano. O SDWC reúne homens e mulheres interessados em estudos de gênero, particularmente em estudos sobre mulheres. O site traz informações sobre os recursos oferecidos pelo Centro, além de divulgar eventos envolvendo encontros entre grupos comunitários e a universidade.
Contato: sdwc@brown.edu

Schomburg Center for Research in Black Culture
http://www.nypl.org/research/sc/sc.html
Centro de pesquisa documental sobre a cultura negra, cuja missão é colecionar, preservar e oferecer acesso às fontes de informação sobre os descendentes dos povos africanos ao redor do mundo. Tudo começou em 1926, com a incorporação do acervo do acadêmico negro, nascido em Porto Rico, Arturo Alfonso Schomburg, à Biblioteca Pública de Nova York. Hoje, o Centro conta com mais de 5 milhões de peças documentais, oferecendo diversos serviços à comunidade. Destaques para os arquivos digitais, contendo, entre outras coisas, documentos sobre mulheres escritoras no século XIX e as exposições online, como a de fotos e documentos sobre o Harlem, de 1900-1940 e sobre a Experiência Negra no século XXI.
Contato: jbmurray@nypl.org

Society for the Studies of Social Problems
http://itc.utk.edu/sssp/
Fundada em 1951, promove pesquisas e estuda com uma perspectiva crítica, científica e humanística os problemas da vida social. Seus membros são uma comunidade interdisciplinar de profissionais, partidários e estudantes. Promove encontro anual e premiações & bolsas de estudo. Pode-se fazer assinatura do Social Problems Journal ou recebê-lo grátis ao se filiar à organização.
Contato: MKOONTZ3@UTK.EDU

South and Meso American Indian Rights Center - SAIIC
http://saiic.nativeweb.org/
Organismo que apoia a organização dos povos indígenas latino-americanos, buscando assegurar que seus esforços, no sentido de auto-determinação e respeito, sejam ouvidos nos EUA e no mundo. O SAIIC produz e distribui material educativo na forma de audio-visuais e impressos, difundindo a perspectiva indígena em questões como a justiça social, o meio-ambiente e questões internacionais. Com versão também em espanhol, o site disponibiliza alguns textos sobre o assunto, como documentos oficiais, artigos tirados da imprensa, trabalhos apresentados em congressos e a publicação bi-anual, Abya Yala.
Contato: indian@igc.org

Stone Center for Latin American Studies - SCLAS
http://stonecenter.tulane.edu/
Centro de estudos sobre a América Latina e o Caribe da Tulane University, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Oferece formação interdisciplinar nos níveis de graduação e pós-graduação, programas de educação básica e treinamento profissional. Seus cursos estimulam a participação dos alunos através do trabalho de campo nos países estudados, com a intenção de que adquiram uma consciência crítica sobre a região. O site dá acesso à Latin American Library, que reúne um dos mais importantes acervos mundiais sobre arqueologia, antropologia, arte, economia, história, literatura, política, estudos de gênero e muitos outros assuntos relacionados à América Latina.
Contato: rtsclas@tulane.edu

Summer Institute of Linguistics - SIL
http://www.sil.org/
O Instituto se dedica a pesquisar línguas minoritárias pelo mundo, contribuindo não só para enriquecer o conhecimento das linguagens humanas bem como cooperar com seu trabalho para a preservação das culturas que as empregam. A sede internacional do SIL está localizada no International Linguistics Center, em Dallas, no Texas. As pesquisas estão divididas pelos seguintes campos temáticos: antropologia, estudo de idiomas, linguística, alfabetização, sociolinguística e tradução. O site traz links para publicações disponíveis online, um catálogo de software e programas de treinamento de campo em linguística aplicada.
Contato: WWW@sil.org

Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies - LLILAS - University of Texas
http://www.utexas.edu/cola/depts/llilas/index.html
Instituto de estudos e pesquisas interdisciplinares sobre a América Latina. Vinculado ao College of Liberal Arts da Universidade do Texas, em Austin, mantém relações de intercâmbio com diversos departamentos desta universidade. O site traz a relação dos centros de pesquisa associados ao LLILAS, informações sobre os programas acadêmicos, as publicações e o calendário de eventos.
Contato: ilas@uts.cc.utexas.edu

The Tomás Rivera Policy Institute
http://www.trpi.org/
Organização sem fins lucrativos afiliada às Claremont Graduate University, da Califórnia, e University of Texas at Austin. Desenvolve e divulga pesquisas sobre assuntos relacionados à comunidade latina nos Estados Unidos. Seu trabalho preenche o espaço que existe entre os que elaboram as leis e as políticas e os representantes da comunidade, frente à complexidade que caracteriza esta população. O site divulga referências sobre a instituição, estatísticas, pesquisas desenvolvidas, publicações, oportunidades de emprego e um boletim com as últimas notícias.
Contato: info@trpi.org

Transnational and Transcolonial Studies Multicampus Research Group - UCLA
http://www.humnet.ucla.edu/transnation/
Centro interdisciplinar que reúne professores e pesquisadores das ciências humanas e sociais da Universidade da Califórnia. Seu objetivo é colaborar para o desenvolvimento e a divulgação dos estudos do discurso das minorias nos Estados Unidos e sua relação com o processo colonial e pós-colonial. As atividades são voltadas prioritariamente para a publicação destes trabalhos e para a organização de workshops e conferências. Além da descrição dos objetivos do centro e a formação da equipe, o site oferece uma relação dos eventos previstos e já realilzados e links para outras instituições.
Contato: flionnet@humnet.ucla.edu

The UCLA James Coleman African Studies Center.
http://www.isop.ucla.edu/jscasc/default.htm
O Centro está integrado ao International Studies and Overseas Programs - ISOP da University of California at Los Angeles - UCLA. Foi criado em 1959 como um programa de pesquisa sobre o continente africano. Além das atividades de pesquisa, oferece cursos de mestrado e doutorado, incentiva a profissionalização de especialistas e encoraja o diálogo entre estudantes, pesquisadores, administradores e o público através de leituras, simpósios, publicações e outras atividades. A página traz uma relação de sites afins.
Contato: info@international.ucla.edu

The Undergraduate Program in Comparative Media Studies at MIT
http://web.mit.edu/21fms/www/
Criado em 1982 no âmbito do Massachusetts Institute of Technology - MIT, o Programa oferece oportunidades de estudos interdisciplinares em cinema, televisão e outros meios de comunicação, explorando aspectos históricos e culturais dos mesmos, sem, no entanto, perder de vista o significado artístico dos filmes e de outras produções das novas mídias. O site traz informaçoes sobre os cursos, os professores e os projetos em andamento.
Contato: car@mit.edu

University Program in Cultural Studies
http://www.unc.edu/depts/cultstud/
Programa interdisciplinar em Estudos Culturais da University of North Carolina at Chapel Hill. Funciona em cooperação com professores e pesquisadores de diferentes instituições, que são periodicamente convidados a fazer leituras públicas de seus trabalhos. O Programa organiza conferências e oficinas, e a cada primavera realiza um simpósio tratando de temas de interesse público, como saúde, meio smbiente educação, entre outros assuntos. O site traz informações para estudantes interessados nos cursos de graduação e de pós-graduação do Programa.
Contato: upcs@email.unc.edu

The Virtual Institute of Caribbean Studies
http://pweb.netcom.com/~hhenke/index.htm
Fundado em 1997 por um grupo de pesquisadores, este Instituto forma um forum independente, localizado em New Jersey, que procura estimular, coordenar e divulgar a pesquisa em vários tópicos de relevância para o desenvolvimento dos povos caribenhos em seus países e no estrangeiro. O site oferece links para artigos, uma livraria, anúncios e outros.
Contato: hhenke@igc.apc.org

Women´s Studies Department at UC Berkeley
http://socrates.berkeley.edu:4047/
Fundado em 1976, este Programa da Universidade da Califórnia, em Berkeley, introduziu a questão das mulheres na pesquisa acadêmica, estudando seu lugar na história e sua participação em diferentes grupos econômicos, étnicos e raciais. Levanta ainda a questão do gênero, examinando as desigualdades e os conflitos gerados pelo papel da mulher e do feminino na sociedade. O Programa tornou-se um departamento em 1991, oferecendo oportunidades de estudos sobre a mulher e o gênero através de um currículo interdisciplinar do qual participam cientistas sociais, historiadores, críticos literários, etc. A relação dos cursos pode ser conferida no site, que traz ainda o calendário de eventos acadêmicos.
Contato: cummings@socrates.berkeley.edu

Women´s Studies Program. Purdue University
http://www.sla.purdue.edu/academic/idis/womens-studies/
Criado em 1979 na Escola de Artes Liberais da Purdue University, em Lafayette, Indiana, este é um programa de natureza interdisciplinar com cursos que abordam a questão da mulher sob a ótica dos estudos de gênero e da experiência feminina em seus mais variados aspectos. O site traz informações sobre os professores e as publicações do Programa e uma lista dos cursos oferecidos.
Contato:
JKnoeller@sla.purdue.edu


FRANÇA

Caisse Nationale d’Assurance Vieillesse
http://www.cnav.fr/
Instituição de pesquisa e documentação voltada para a terceira idade. O site divulga pesquisas e estatísticas principalmente sobre aposentadoria na França. No item documentação traz uma lista de todos os números da revista Retraite et Société e referências bibliográficas sobre os temas relacionados ao objetivo do centro. Encontram-se também informaçoes sobre o sistema francês de aposentadoria, seguridade social e respectiva legislação.
Contato: dominique.debuchy@cnav.fr

Centre d´Etudes sur L´Actuel et le Quotidien - CEAQ. Université René Descartes. Paris V
http://www.univ-paris5.fr/cgi-bin/WebObjects/Labs.woa/wa/showInfoLabo?cle=25370#ficheLabo
Fundado em 1982 por Michel Maffesoli e George Balandier, o CEAQ é um laboratório de pesquisas com interesses em novas formas de sociabilidade e no imaginário em seus múltiplos aspectos. Edita duas revistas: Societés e Cahiers de l´imaginaire e promove eventos que divulgam as pesquisas do centro. O site, em francês, traz a lista de pesquisadores e das teses defendidas no âmbito do Centro, além de uma relação de livros sobre temas afins.
Contato: ceaq@univ-paris5.fr

Centre National de Recherche Scientifique - CNRS
http://www.cnrs.fr/
O Centre National de Recherche Scientifique - CNRS, é uma instituição nacional francesa voltada para pesquisa fundamental e aplicada em ciência e tecnologia a serviço da sociedade. Fundado em 1939 pelo decreto do presidente da República Albert Lebrun, com a França já na segunda guerra mundial, o CNRS comemora 60 anos financiando e apoiando cerca de 1300 unidades de pesquisa e serviços em todo o território francês. Uma breve história do CNRS pode ser consultada neste website, assim como informações sobre os departamentos científicos a ele vinculados, os colóquios e seminários que promove, os prêmios que institui, o mercado de trabalho do pesquisador e outros links. Versão também em inglês.
Contato: webcnrs@cnrs-dir.fr

Fondation Maison des Sciences de l’Homme
http://www.msh-paris.fr/
Fundação de utilidade pública, criada em 1963, vinculada ao Ministério de Educação francês responsável pelo ensino superior e pesquisa, na área das ciências sociais. Acolhe diversos centros e programas de pesquisa, entre eles: o Centre de recherche sur le Brésil contemporain; o Centre de sociologie européenne; o Laboratoire d´anthropologie des institutions et des organisations sociales – LAIOS,. Além disso, edita ou patrocina algumas publicações e possui uma biblioteca cujo catálogo pode ser consultado online. A página divulga ainda eventos e hospeda sites de centros afins.
Contato: aymard@msh-paris.fr

Institut de Recherche sur les Sociétés Contemporaines - IRESCO
http://recherche.univ-paris8.fr/red_fich_equ.php?OrgaNum=1
Instituto que agrupa centros de pesquisa e pesquisadores, cuja área de interesse predominante é a sociologia, mas que atuam também nas áreas de economia, história e psicologia social. O Iresco reúne nove laboratórios de pesquisa, sete revistas de sociologia, duas sociedades científicas e uma biblioteca especializada. O site traz ainda um vocabulário de termos das ciências sociais, os temas de pesquisa do Iresco, uma lista de endereços eletrônicos de interesse na França ou em países de língua francesa, chamada Sociopôle, e links para instituições internacionais com objetivos semelhantes.
Contato: fr10-iresco@iresco.fr

Institut Pluridisciplinaire pour les Etudes sur l´Amérique Latine à Toulouse - IPEALT
http://www.univ-tlse2.fr/ipealt/
Criado em 1985, o IPEALT é uma unidade acadêmica vinculada à Université de Toulouse Le Mirail, que oferece cursos de especialização em Estudos latino-americanos. O site traz informações sobre o mestrado profissional intitulado Conduite de Projets avec l’Amérique Latine - CPAL - e o Diplôme d´Etudes Approfondies - D.E.A. - curso equivalente a um pré-doutorado. Apresenta suas publicações, como a revista Caravelle, editada desde 1963, o nome da equipe diretora, informações sobre o centro de documentação - CEDOCAL - e uma relação das instituições com as quais o Instituto mantém convênios, na América do Sul e América Central.
Contato: webamlat@univ-tlse2.fr


GUATEMALA

Centro de Investigaciones Regionales de Mesoamérica - Cirma
http://www.cirma.net/index.htm
Instituição sem fins lucrativos, fundada em 1978, na cidade de Antigua, Guatemala. Visa contribuir para uma sociedade justa e democrática na Guatemala e na América Central, através do desenvolvimento de um Programa de Pesquisa, organização de acervo bibliográfico, documental e fotográfico e do apoio à formação de líderes intelectuais e sociais, promovendo um Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação. Divulga suas publicações, eventos e um boletim com notícias do Centro.
Contato: cirma@cirma.net


HOLANDA

Amsterdam School for Cultural Analysis - ASCA. University of Amsterdam
http://www.hum.uva.nl/asca/
Centro de ensino de pós-graduação e pesquisa, vinculado à Faculdade de Humanidades da Universidade de Amsterdã, dedicado ao estudo interdisciplinar da sociedade contemporânea. Reúne especialistas em literatura, filosofia, cultura visual, estudos religiosos e estudos da mídia. O site disponibiliza informações sobre os cursos e seminários oferecidos, eventos, projetos de pesquisa e traz informações para inscrição no programa. Versão em holandês e inglês.
Contato: international.office@hum.uva.nl

Centre for Pacific and Asian Studies - CPAS. University of Nijmegen
http://www.kun.nl/cps/
O Centre for Pacific and Asian Studies - CPAS da University of Nijmegen foi inaugurado no ano de 1991. O corpo docente é formado por antropólogos, historiadores, sociólogos, lingüístas e geógrafos. A área regional de pesquisa é a Oceania onde incluem-se a Ásia Continental, as ilhas do sudeste Asiático, Austrália e Nova Zelândia. O Instituto oferece formação nos níveis de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Há uma cooperação com o Departamento de Antropologia em Aarhus (Denmark) e Heidelberg (Germany). No site encontram-se informações sobre suas publicações, pesquisas e um link para sua revista Oceania Newsletter. A página dá também acesso à lista de arquivos sobre os povos Asmat e Mimika .
Contato: csacps@baserv.uci.kun.nl

Institute of Social Studies - ISS
http://www.iss.nl/index.html
Instituto fundado por universidades holandesas para treinamento e aperfeiçoamento de professionais, especialmente aqueles vindos de países em desenvolvimento. Oferece cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) e desenvolve pesquisas na área das ciências sociais, abrangendo estudos sobre economia, sociologia, política, administração publica e direito internacional. O site do ISS oferece informações sobre matrícula e admissão, bolsas para estudantes, sobre a biblioteca, publicações e eventos.
Contato: student.office@iss.nl


INGLATERRA

Bakhtin Centre - University of Sheffield
http://www.shef.ac.uk/uni/academic/A-C/bakh/bakhtin.html
Vinculado ao Departamento de Estudos Eslavos e Russos da University of Sheffield, o Centro Bakhtin tem como foco principal o curso de mestrado em teoria crítica e as pesquisas relacionadas com a área cultural, linguística e teoria literária.
Contato: Bakhtin.Centre@Sheffield.ac.uk.

Centre for Cultural Studies - Goldsmiths College of London
http://www.goldsmiths.ac.uk/cultural-studies/
O Centro promove a integração da teoria com a prática, aproximando o mundo acadêmico da Goldsmiths University de produtores culturais e artistas da cena inglesa e internacional. Tem como proposta a participação crítica na indústria cultural global, com experimentos nos campos da mídia digital, comunicação, design, música, performance, cinema e vídeo e arquitetura e urbanismo. O site traz informações sobre o programa de pós-graduação, as pesquisas realizadas, disponiblizando ainda alguns artigos selecionados.
Contato: cultural-studies@gold.ac.uk

Centre for Latin American Cultural Studies - CLACS - King´s College London
http://www.kcl.ac.uk/schools/humanities/pobrst/ma/m120.html
Curso de pós-graduação, do King´s College London, dedicado ao desenvolvimento de métodos interdisciplinares para o estudo da cultura latino-americana.
Contato: Catherine.Boyle@kcl.ac.uk

Centre for Latin American Cultural Studies - University of Manchester
http://www.llc.manchester.ac.uk/clacs/
O principal objetivo deste Centro é promover pesquisas em Estudos Culturais Latino-Americanos. Reúne pesquisadores de alguns departamentos como os de Espanhol e Português e Antropologia Social, que oferecem um curso de mestrado em Estudos Culturais Latino-Americanos, assim como organizam seminários e conferências . O site divulga os objetivos da instituição, os temas das pesquisas, informações sobre cursos, a equipe, notícias atuais, eventos e links para sites de interesse.
Contato: lacs@man.ac.uk

The Centre of African Studies. University of Cambridge
http://www.african.cam.ac.uk/
Este Centro de Estudos Africanos é ligado à University of Cambridge. A página dispõe de informações sobre sua criação, publicações,que podem ser compradas pela rede, sua biblioteca, um calendário de eventos, e pesquisas em desenvolvimento.
Contato: african-studies@lists.cam.ac.uk

Department of Sociology - Lancaster University
http://www.lancs.ac.uk/fass/sociology/
Prestigiado internacionalmente, o Departamento de Sociologia da Lancaster University abrange tanto estudos e pesquisas em sua área disciplinar quanto incursões em campos correlatos, como, por exemplo, estudos culturais, ciência, tecnologia e sociedade e estudos feministas. Seu site traz informações sobre os programas de mestrado, doutorado, linhas de pesquisa e publicações online.
Contato: sociology@lancaster.ac.uk

Department of Spanish and Latin American Studies - University College London
http://www.ucl.ac.uk/spanish-latinamerican/
Pioneira na criação de uma cátedra de Espanhol no Reino Unido - fundada em 1828 - a University of College London abriga hoje um importante centro de estudos hispânicos e latino-americanos, reunindo especialistas em várias disciplinas. Uma forte ênfase é dada ao estudo e à pesquisa da narrativa hispânica contemporânea, seja através da literatura, da poesia ou do cinema, com algum destaque para a literatura feminina e narrativas de viagem. O Departamento oferece formação a nível de graduação e pós-graduação.
Contato: spanish@ucl.ac.uk

Hypermedia Research Center - HRC
http://www.hrc.wmin.ac.uk/
Centro de pesquisa, criado em 1995, na School of Communication and Creative Industries da Westminster University, em Londres. Reúne artistas, artesãos, escritores, acadêmicos, designers e outros profissionais com experiência e interesse nas áreas de música interativa, web-arte, economia digital e desenvolvimento de softwares. Oferece cursos de mestrado em estudos de híper mídia.
Contato: hrc@hrc.wmin.ac.uk

Initiative on Conflict Resolution and Ethnicity - INCORE
http://www.incore.ulst.ac.uk/
Fundada em 1993 por uma iniciativa conjunta entre a Universidade de Ulster e a Universidade das Nações Unidas, tem como objetivo promover a resolução de conflitos étnicos, religiosos e políticos através de pesquisas, treinamentos e outras atividades. O site disponibiliza uma base de dados dos conflitos no mundo, agenda de eventos, link para as publicações da entidade e para o Ethnic Conflict Research Digest, que contém as informações mais atuais sobre este assunto.
Contato: incore@incore.ulst.ac.uk

Institute for the Studies of the Americas - University of London
http://americas.sas.ac.uk/
O site reúne várias pesquisas e cursos de pós-graduação sobre as Américas - Canadá, Estados Unidos, América Latina e Caribe -em diversas áreas: antropologia, arqueologia, história, literatura, estudos culturais e política. O ILAS da University of London, organiza seminários, workshops e conferências e dispõe de uma biblioteca especializada e de um catálogo online com os títulos do acervo.
Contato: ilas@sas.ac.uk

Institute of Social and Cultural Anthropology - ISCA. University of Oxford
http://www.rsl.ox.ac.uk/isca/index.html
Nesta página estão incluídos não apenas os cursos oferecidos pelo programa da Oxford University, mas também diversos outros recursos sobre antropologia social e cultural na Web, como projetos, referências virtuais sobre departamentos, periódicos e associações profissionais, bibliografias e outros links de interesse.
Contato: marcus.banks@anthro.ox.ac.uk

Oxford Internet Institute
http://www.oii.ox.ac.uk/
Instituto multidisciplinar da Oxford University. Oferece cursos e desenvolve pesquisas, que tratam prioritariamente das implicações sociais causadas pelo advento da internet. O site traz informações sobre os objetivos da instituição, notícias de eventos e lançamentos de livros, a composição da equipe e o funcionamento da biblioteca. Disponibiliza links para outras fontes de pesquisa.
Contato: enquiries@oii.ox.ac.uk

Transnational Communities Programme - University of Oxford
http://www.transcomm.ox.ac.uk/
Centro de pesquisa do Instituto de Antropologia da Oxford University, associado ao Economic and Social Research Council - ESRC. Busca analisar as dimensões humanas da globalisação e para aspectos do transnacionalismo emergente, através de quatro grandes áreas de pesquisa: Migração, Política, Economia, Cultura e Sociedade. O site apresenta os objetivos do programa, descreve as pesquisas, divulga eventos, relaciona links, disponibiliza os números da publicação online, Traces, papers de pesquisadores e o boletim Transcomm News.
Contato: transcomm@anthro.ox.ac.uk


IRLANDA

Centre for Gender and Women´s Studies - Trinity College, Dublin
http://www.tcd.ie/cgws/
Criado em 1988, suas atividades incluem ensino, pesquisa, publicação e organização de palestras e seminários. O site traz informações sobre os cursos, pesquisa, equipe, eventos e link para o sumário do periódico Irish Journal of Feminist Studies e para a página do Trinity College da Universidade de Dublin.
Contato: wscentre@tcd.ie


JAPÃO

Faculty of Cross-Cultural Studies. Kobe University
http://ccs.cla.kobe-u.ac.jp/Kohou/eigo/
A Kobe University oferece cursos de graduação na área de estudos culturais: sistemas culturais, estudos culturais americanos, comunicação intercultural, comunicação, interação cultural, normas culturais, cultura japonesa e culturas européias.
Contato: wwwadm@ccs.cla.kobe-u.ac.jp

Institute of Social Science. University of Tokyo
http://www.iss.u-tokyo.ac.jp/
O Instituto faz parte da Universidade de Tokyo, tendo sido fundado em 1946 com o propósito de desenvolver pesquisas empíricas e comparativas sobre o Japão, países ocidentais e países socialistas, sob a ótica do direito, da ciência política e da economia. A partir de 1992, o Instituto passou a implementar um programa de intercâmbio internacional, criando uma cátedra de estudos japoneses comparados, para a qual vem convidando professores estrangeiros para lecionar por curtos períodos. O site relaciona uma série de publicações que o Instituto edita e disponibiliza para fins acadêmicos suas bases de dados.
Contato: webmaster@iss.u-tokyo.ac.jp


MÉXICO

Centro de Estudios Internacionales - Universidade de Monterrey
http://www.mty.itesm.mx/dhcs/centros/cei/
Centro do Departamento de Relaciones Internacionales, da Universidade de Monterrey, cujo objetivo é investigar, ensinar e difundir os sistemas de valores sociais e culturais a partir dos quais as sociedades contemporâneas estabelecem um critério para o processo de tomada de decisões e para levar a termo suas ações. O site divulga a relação de cursos , programas e parcerias e a equipe de professores e pesquisadores.
Contato: zzeraoui@campus.mty.itesm.mx

Programa Interdisciplinario de Estudios de la Mujer - PIEM - El Colegio de Mexico. A.C.
http://piem.colmex.mx/
Criado em 1983, no Colegio de México, A.C., foi pioneiro no campo de estudos da mulher, no país. Seus objetivos estão centrados na pesquisa, no ensino de nível superior, e na disseminação dos estudos de gênero, primordialmente no México e na América Latina. O site traz a relação das pesquisas e dos pesquisadores, o catálogo das publicações, a descrição do mestrado em estudos da mulher, requisitos e formulário para inscrição, informações sobre cursos de verão, programa de financiamento e apoio à pesquisa e esclarecimentos sobre o centro de documentação.
Contato: webmaster@colmex.mx


PALESTINA

Institute of Women´s Studies
http://home.birzeit.edu/wsi/
Dirigido por Eileen Kuttab, o Instituto está localizado na Birzeit University. Criado em 1994, é a única instituição deste tipo na Palestina e um dos dois existentes em todo o mundo árabe. Possui um programa de mestrado em Gênero, Lei e Desenvolvimento. Além de oferecer cursos e desenvolver pesquisas, abriga uma biblioteca especializada em estudos de gênero e um programa de bolsas que atende a mulheres necessitadas. O site apresenta as publicações do Instituto e livros e outros textos publicados por seus membros.
Contato: ekuttab@birzeit.edu


PERÚ

Centro de Estudio y Promoción del Desarrollo - DESCO
http://www.desco.org.pe/
O DESCO foi criado no Peru em 1965 por um grupo de profissionais católicos e ativistas sociais. O centro desenvolve atividades nas áreas da pesquisa, promoção e publicação de livros, revistas e noticiários que possam lançar luz na compreensão do Peru e seu destino. O site oferece links para a Escola de Desenvolvimento, fundada em 1987 como uma atividade da DESCO em suprir suas próprias necessidades de treinamentos, e para suas revistas Pretextos and QueHacer.
Contato: Webmaster@desco.org.pe


PORTO RICO

Centro de Estudios Avanzados de Puerto Rico y el Caribe
http://www.prtc.net/~centro/
O Centro se dedica a estudar de maneira sistemática a realidade cultural de Porto Rico e de outros povos da região do Caribe, de modo a contribuir para a consolidação da identidade histórica e cultural dessa região. O programa de estudos inclui doutorado que destaca a história e a literatura de Porto Rico e Caribe.
Contato: centro@prtc.net


PORTUGAL

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS20. Universidade de Coimbra
http://www.uc.pt/ceis20/
Centro de Investigação que tem sua sede na Universidade de Coimbra, Portugal. O CEIS20 tem como objetivo promover o estudo e a divulgação da história do século 20 através de uma abordagem interdisciplinar. O site traz: grupos de pesquisa, acesso ao catálogo da biblioteca, através de um sistema de busca por palavras, relação dos pesquisadores, projetos e publicações, além de links para sites de interesse.
Contato: ceis20@ci.uc.pt

Centro de História da Sociedade e da Cultura - Universidade de Coimbra
http://www.uc.pt/chsc/
Instituição que tem como objetivos: promover a investigação na área da história econômica, política, cultural e das mentalidades; produzir reflexão teórica; publicar fontes e construir bases de dados e estimular o intercâmbio científico entre investigadores nacionais e estrangeiros. O site dá acesso ao catálogo da biblioteca, traz uma bio-bibliografia dos membros do Centro, suas pesquisas e uma agenda de eventos. Traz versão em inglês.
Contato: chsc@ci.uc.pt

CIMJ.org. Centro de Investigação Media e Jornalismo
http://www.cimj.org/
Fundado em 1997, seus objetivos são desenvolver pesquisas e promover o debate sobre temas relacionados com a mídia e o jornalismo. Reúne professores de diversas instituições de ensino superior, bem como investigadores e profissionais com interesse na área dos meios de comunicação de massa. O site relaciona os associados, a equipe diretora, as publicações, projetos de pesquisa, agenda de eventos e links para páginas afins. O centro ainda mantém um weblog, onde traz comentários e artigos publicados em outros meios, sobre o mesmo tema.
Contato: http://www.cimj.org/

Instituto de Investigação Científica Tropical - IICT
http://www.iict.pt/
Instituição científica, vinculada ao Ministério da Ciência e do Ensino Superior - MCES -, de Portugal. Seus principais objetivos são promover e realizar pesquisas no âmbito das regiões tropicais, cooperando com os países dessas áreas, em particular com os de língua portuguesa. Dispõe atualmente de 23 centros de investigação especializados, incluindo o Centro de Estudos Africanos e Asiáticos, o Centro de Antropologia Social e Cultural e o Centro de Etnologia Ultramarino, integrados em Departamentos Científicos que abrangem as áreas das Ciências da Terra, Engenharia Geográfica, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências Históricas, Econômicas e Sociológicas e Ciências Etnológicas e Etno-Museológicas. Possui um Centro de Documentação e Informação sobre as regiões tropicais, cuja base de dados pode ser consultada online. O site traz também informações sobre suas publicações.
Contato: iict@iict.pt

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP
http://www.iscsp.utl.pt/
Instituição portuguesa de ensino e pesquisa, vinculada à Universidade Técnica de Lisboa, fundada em 1906. O Instituto oferece cursos de licenciatura e mestrado e doutorado nas áreas de ciência política, sociologia e antropologia. O site disponibiliza publicações editadas pelo centro.
Contato: iscsp@iscsp.utl.pt

Labcom. Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online
http://www.labcom.ubi.pt/
Laboratório de pesquisa da Universidade de Beira Interior - UBI -, em Covilhã, Portugal. Promove estudos, organiza eventos e edita publicações, como o jornal online Akademia e a revista Recensio. Sua Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação - BOCC - disponibiliza textos divididos por temas como: audiovisual, cibercultura, ensinoe educação , jornalismo, multimídia, política, propaganda e rádio. Oferece uma página dedicada ao Jornalismo Assistido por Computador - JAC - e traz versão em inglês.
Contato: fidalgo@ubi.pt


SUÉCIA

Centre for Research in International Migration and Ethnic Relations - CEIFO. Universidade de Estocolmo
http://www.ceifo.su.se/
O CEIFO foi criado em 1983 na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Estocolmo, na Suécia. Realiza pesquisas sobre migrações internacionais, relações étnicas e multiculturalismo. Seu principal projeto de pesquisa, intitulado International Comparative Studies of Ethnocultural Youth - ICSEY - estuda questões associadas com a migração e o contato inter-cultural numa perspectiva multidisciplinar. As publicações editadas pelo Centro podem ser conferidas no site. Alguns artigos acadêmicos são disponibilizados na íntegra. Em sueco e inglês.
Contato: ceifo.editor@ceifo.su.se

Faculty of Humanities. Stockholm University
http://www.su.se/english/organization/human.html
A Faculdade pertencente à Stockholm University, possui variados departamentos, muitos deles já estão com suas homepages online. O Department of Journalism, Media and Communication, apesar de não estar traduzido para o inglês, oferece cursos para jornalistas e pesquisas sobre comunicação, bem como links interessantes sobre imprensa.
Contato: ekblom@datakom.su.se


SUIÇA

Forum Suisse pour l´Étude des Migrations - FSM - Université de Neuchâtel
http://www.migration-population.ch/
Criado em 1995, está vinculado a Université de Neuchâtel, na Suíça. Trata-se de um centro de pesquisa e documentação voltado para questões de imigração. O site fornece informações gerais que incluem objetivos, estrutura e linhas de pesquisa, listas dos pesquisadores, das publicações e dos seminários e outros eventos, e dá acesso à biblioteca disponibilizando um catálogo com mais de 9000 títulos sobre migração e relações étnicas.
Contato: fsm@unine.ch

Institut Universitaire d´Études du Devellopment/ Graduate Institute for Development Studies
http://www.unige.ch/iued/
Fundado em 1961, sob o nome de Institut Africaine de Genève, o IUED promove o ensino e a pesquisa interdisciplinar sobre os problemas relativos ao desenvolvimento, com o objetivo de contribuir para emancipação dos países do Terceiro Mundo. As questões do desenvolvimento são tratadas tanto em seus aspectos globalizantes como em suas particularidades sociais, econômicas e ambientais. Recebe preferencialmente estudantes do Hemisfério Sul. Site em francês, com versão em inglês e espanhol.
Contato: iued@unige.ch


TURQUIA

Arts/Cultural Studies
http://www.art.bilkent.edu.tr/studies/artcult.html
Página criada pelo Departamento de Design Gráfico da Faculdade de Arte, Design e Arquitetura da Bilkent University. Apresenta ensaios sobre fotografia e cinematografia turcas.
Contato: gurkan@bilkent.edu.tr


VENEZUELA

Fundación de Etnomusicología y Folklore - FUNDEF
http://museosdevenezuela.org/Instituciones/museos.php?lugarId=29
Instituição destinada a pesquisa, preservação e divulgação da cultura popular tradicional da Venezuela, América Latina e Caribe. Desde 1973, a Fundef abriga dois importantes organismos internacionais: o Centro Interamericano de Etnomusicologia e Folclore-Cidep da Organização dos Estados Americanos-OEA e da Comisión Nacional del Instituto Andino de Artes Populares-IADAP. O site oferece link para as coleções (biblioteca, artesania, instrumentos musicais, audiovisuais) da Fundação, informações sobre festas populares como a Cruz de Mayo e San Antonio, além de uma galeria com fotos de artesanato.
Contato: emendoza@eldish.net


FONTES DE REFERÊNCIA
Universia Brasil - o portal dos universitários
http://www.universiabrasil.net/
Página de serviços para universitários do Brasil e de outros países de língua portuguesa e espanhola, como Chile, México e Venezuela. O site disponibiliza notícias, informações sobre bolsas, cursos, instituições, bibliotecas, fórum de discussões e eventos.
Contato: info@universia.net

Women´s Studies Programs, Departments, & Research Centers
http://research.umbc.edu/~korenman/wmst/programs.html
Links para mais de 650 sites de centros de pesquisa, departamentos e programas dedicados ao estudo da mulher ou estudo de gênero localizados nos Estados Unidos ou em outros países. O site é organizado e atualizado por Joan Korenman, professora do Departamento de Inglês, da Universidade de Maryland. Oferece a indicação de outras listas de programas nessa área, entre elas, o Gerri Gribi´s listing of Women´s Studies programs in the U.S que inclui instituições que não possuem site na internet.
Contato: korenman@umbc.edu

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.