home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Organizações da Sociedade Civil - Ciência Política   Estrangeiras

Relaciona homepages de organizações civis estrangeiras e internacionais, caracterizadas pela participação voluntária, que visam em suas políticas a promoção da cidadania, dos direitos humanos e da democracia.

A | B | C | D | F | I | N | S | U | W
FONTES DE REFERÊNCIA

A

Africa Action. Estados Unidos
http://www.africaaction.org/index.php
Criada em 2001, trabalha em prol da justiça social, política e econômica da África, através da divulgação de informação e análises combinada com a mobilização pública visando a mudança das políticas dos Estados Unidos e de instituições multi-nacionais relacionadas à África. Incorporou em sua ação o American Committee on Africa, The Africa Fund e o Africa Policy Information Center - APIC. A página traz informações sobre a África na Internet, uma rede de advocacia, a saúde da África, o tratamento acesso para todos, a dívida africana, a rede da Africa Action, fontes de ação e documentos sobre a África.
Contato: africaaction@igc.org

American Civil Liberty Union - ACLU
http://www.aclu.org/
Fundada em 1920, trata-se do guardião americano da liberdade, trabalhando diariamente em cortes, legislativos e comunidades para defender e preservar os direitos individuais e as liberdades garantidos pela constituição e pelas leis americanas a todas as pessoas deste país. A página traz informações sobre notícias, atualização legislativa, nas cortes e doações.
Contato: membership@aclu.org

American Professional Society on the Abuse of Children - APSAC. Estados Unidos.
http://www.apsac.org/
Criada em 1987, tem como missão assegurar que todos os envolvidos com maus tratos à criança recebam o melhor enfrentamento profissional possível. Serve como um veículo para o exame de difíceis questões práticas e políticas sobre maus tratos à criança, funcionando como apoio para todos os profissionais preocupados com a melhor forma de ajudar aqueles que tenham sido afetados por esse problema. A página disponibiliza informações sobre educação profissional, legislação, publicações, como associar-se e doações.
Contato: tricia-williams@ouhsc.edu

Anti Racist Action. Toronto - ARA. Canadá
http://www.web.apc.org/~ara/
Criada em 1992, tem como objetivo expor, se opor e confrontar-se com o racismo organizado através da educação, ação de massas e apoio à luta anti-racista. Trabalha em escolas, nas vizinhanças e nas ruas para mostrar a força de sua oposição à supremacia branca e ao facismo, bem como de seu compromisso com uma sociedade multi-racial, multi-cultural e sexualmente liberada. A página traz informações sobre o boletim On the Prowl, fontes anti-racistas, um espaço de denúncias sobre o racismo, arte, mercadorias, a solidariedade contra a morte de Anthony O´Brien "Dudley" George e posters para compra.
Contato: ara@web.net

Asociación de Familiares de Presos y Desaparecidos Saharauis - AFAPREDESA
http://www.derechos.org/afapredesa/
Fundada como resposta à exigência da celebração do referendo de auto-determinação dos povos saharaui e o respeito às liberdades fundamentais e aos direitos humanos. Única organização saharaui não-governamental de direitos humanos, membro observador da Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos e membro de pleno direito da Federação de Associações de Familiares de Desaparecidos. A página traz informações sobre comunicados e ações, objetivos, áreas onde necessitam apoio, situação dos direitos humanos no Saara ocidental, lista de desaparecidos saharauis desde 1975, campanha para conhecer o paradeiro de Mohamed Basiri, dentre outras.
Contato: afaprede@teleline.es


B

Black Voices.Com. Estados Unidos.
http://new.blackvoices.com/
Criada em 1995, consiste num portal de iniciativa do jornalista Barry Cooper para atender a comunidade afro-americana. Abrigado a princípio pela American Online, possui hoje um site independente. Devido ao sucesso obtido criou em 1999 uma parceria com a General Motors Corporation. A página traz informações sobre como associar-se, notícias, diversão, esportes, carreira, educação, chats e clubes.
Contato: http://www.blackvoices.com/cgi-bin/checkthisout.pl


C

Coalición contra la Impunidad
http://www.desaparecidos.org/arg/coalicion/
Criada em 1998 por várias organizações eclesiásticas e de direitos humanos. Trabalha pelo esclarecimento das violações aos direitos humanos cometidas pela ditadura militar argentina de 1976 a 1983 contra alemães e descendentes de alemães e para levar os culpados aos tribunais alemães competentes. A página traz informações sobre carta ao Ministro das Relações Exteriores alemão pedindo uma comissão para investigar as relações Alemanha-Argentina, carta à Comissão de Direitos Humanos e Ajuda Humanitária do Parlamento Federal alemão pedindo uma comissão para investigar as relações Alemanha-Argentina, o artigo "Elisabeth Käsemann: uma longa espera de justiça", de Esteban Cuya, ditame sobre a possibilidade de perseguição de militares argentinos pela justiça alemã por desaparecimentos forçados, carta da Fundación José Luis Cabezas em repúdio ao atentado contra Esteban Cuya, declaração de repúdio da Câmara de Senadores de Buenos Aires ao atentado contra Esteban Cuya e seu apoio a investigações da justiça alemã pelos desaparecimentos, a constituição em Nuremberg da Coodenação Européia contra a Impunidade na Argentina, dentre outros documentos.
Contato: esteban.cuya@fen-net.de

Comisión Ecuménica de Derechos Humanos - CEDHU
http://www.derechos.net/cedhu/index.htm
Promove campanhas e ações pelos direitos humanos como a chamada à solidariedade internacional aos imigrantes da Espanha. A página traz informações sobre editorial, atualidades do Equador, documentos e artigos e o boletim Derechos del Pueblo.
Contato: cedhu@ecuanex.net.ec

Coordinadora contra la Represion Policial e Institucional - CORREPI
http://www.derechos.org/correpi/
Fundada em 1992, conflui em sua formação advogados com trajetória no tema anti-repressivo, famílias de vítimas do "gatilho fácil" e grupos de militantes pelos direitos humanos. Atua sobre os renovados métodos de repressão social, como as detenções policiais arbitrárias, as torturas e maus tratos em dependências policiais ou homicídios e desaparecimentos forçados de pessoas. A página traz informações sobre atividades, documentos, comunicados, boletins informativos e direitos humanos na Argentina.
Contato: correpi@rcc.com.ar


D

Derechos
http://www.derechos.org/esp.html
Organismo de luta pelos direitos humanos em todo o mundo, busca informação detalhada sobre a situação dos direitos humanos, bem como sobre ações de solidariedade para com as vítimas. Trabalha com organismos de direitos humanos na América Latina e no mundo. Possui como serviços um extenso web de direitos humanos em castelhano, listas de discussão e uma revista eletrônica de direitos humanos. A página traz informações sobre notícias, Derechos Café, temas, lugares, solidariedade, publicações, Ko´aga Roñe´eta, desaparecidos, legislação e direitos.
Contato: dh@derechos.org


F

Federación Latinoamericana de Asociaciones de Familiares de Detenidos-Desaparecidos - FEDEFAM
http://www.desaparecidos.org/fedefam/
Fundada em 1981 em San José, Costa Rica, é uma organização humanitária e independente integrada pelas associações de familiares de países da América Latina e do Caribe onde se praticou ou se pratica o desaparecimento forçado de pessoas. Tem status consultivo no Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas. Visa resgatar com vida as vítimas dos desaparecimentos forçados e devolver as crianças de pais desaparecidos a suas famílias de origem; a investigação de cada caso de desaparecimento forçado e o juízo e o castigo dos responsáveis por estes crimes; a promoção de normas jurídicas nacionais e internacionais que tipifiquem o desaparecimento forçado como um crime contra a humanidade. A página traz informações sobre funções, estrutura, membros, publicações, desaparecimento, familiares e apoio.
Contato: fedefam@true.net

Fórum Social Europeo - FSE. Itália.
http://www.fse-esf.org/
Consiste num espaço aberto para um debate democrático e aprofundado de idéias, formulação de propostas, livre troca de experiências e planificação de ações conjuntas entre entidades e movimentos da sociedade civil que querem construir uma sociedade planetária centrada sobre os seres humanos. A página traz informações sobre carta de princípios, inscrição, programa, Fórum dos Teatros, documentos e Fórum de workshops. O site pode ser lido nas línguas alemã, inglesa, espanhola, francesa e italiana.
Contato: wsf@fse-esf.org

Fórum Social Temático Argentina
http://www.forumsocialmundial.org.br/main.asp?id_menu=11_1_1&cd_language=1
Um dia após a divulgação oficial dos índices de pobreza na Argentina, que apontam que, em uma população total de 36 milhões, 18,5 milhões de argentinos são considerados pobres e 8,7 milhões são indigentes –, cerca de 10 mil pessoas tomaram as ruas de Buenos Aires na marcha que abriu o Fórum Social Temático Argentina - FST. Manifestantes e organizadores do evento se reuniram em torno do objetivo de unir forças e construir alianças na luta contra o neoliberalismo. A página traz um relato de Emílio Tadei (Clacso) sobre o FST Argentina, um artigo de Raúl Zibechi publicado no Brecha (Uruguai) e informações sobre como foi o lançamento do FST Argenina.
Contato: forosocialarg@wamani.apc.org

Fundación Regional de Asesoría en Derechos Humanos
http://www.derechos.org/inredh/
Reconhecida pelo governo equatoriano em 1993, trata-se de uma organismo interdisciplinar e de caráter regional. Trabalha pela construção de uma cultura democrática, fundamentada no respeito aos direitos humanos. Presta assistência legal em direitos humanos. A página traz informações sobre documentos e a Fundação.
Contato: inredh@ecuanex.net.ec

Fundación Servicio Paz y Justicia - SERPAJ
http://www.derechos.org/serpaj/
Fundada em 1974, tem inspiração cristã-ecumênica e visa promover os valores da solidariedade e não violência e impulsionar a construção de uma sociedade que se funde no reconhecimento pleno dos direitos da pessoa e dos povos. Nasceu da confluência de diversos grupos comprometidos em dar vida a uma entidade que promovesse os valores cristãos e a metodologia da ação não violenta, a partir dos processos de libertação latino-americanos, caracterizados por situações de injustiça e violência institucionalizada, expressa na miséria e na opressão. A página traz informações regionais, notícias e informações sobre artigos e opiniões, ações, direitos humanos na Argentina e SERPAJ na América Latina.
Contato: goyo@derechos.org


I

International Rehabilitation Council for Torture Victims - IRCT
http://www.irct.org/usr/irct/home.nsf/
Organização internacional independente de reabilitação de vítimas de tortura e que trabalha pela prevenção da tortura no mundo inteiro. Baseada na Dinamarca, apóia e colabora com uma rede global de centros e programas de reabilitação, estando representada em todas as regiões do mundo. A página traz informações sobre o trabalho da organização, sua rede global, notícias, campanhas, documentação e publicações.
Contato: irct@irct.org

International Society for the Reform of Criminal Law
http://www.isrcl.org/
Associação de juízes, legisladores, advogados, acadêmicos e funcionários governamentais, reunidos para trabalhar na administração da justiça criminal na sua própria jurisdição e internacionalmente. A página traz informações sobre mandato, diretores, como associar-se, conferência de 2003, documentos da conferência e outros documentos.
Contato: secretariat@isrcl.org


N

National Association for the Advancement of Colored People - NACCP. Washington, D. C. Estados Unidos.
http://www.naacp.org/index.shtml
Fundada em 1909 por um grupo multi-racial de ativistas, era inicialmente denominada National Negro Committee. Seu objetivo era renovar a luta pela liberdade política e civil. Apresenta como evidência da força de sua ação as mudanças ocorridas na história dos direitos civis nos Estados Unidos. A página traz informações sobre como associar-se, educação, programas, eventos, notícias, o trabalho da NACCP, sua ação e a publicação Crisis.
Contato: actso@naacpnet.org

Nuremberg Human Rights Center
http://www.menschenrechte.org/NMRZ/humanrights.htm
Membro ativo do Fórum para os Direitos Humanos internacional, da Coalizão para uma Corte Criminal Internacional e da Coalizão contra a Impunidade. Trabalha na promoção da conscientização sobre os direitos humanos; usa Nuremberg como símbolo contra a impunidade nas violações dos diretos humanos; possui um centro de documentação sobre direitos humanos na América Latina; promove a educação sobre temas de direitos humanos; e informa sobre os direitos humanos na África e na América Latina.
Contato: buero@menschenrechte.org


S

Sindicato Unificado de Trabajadores de la Educación de la Província de Buenos Aires - Suteba. Buenos Aires. Argentina
http://www.suteba.org.ar/inicio.php
Sindicato docente da Província de Buenos Aires, criado em 1986 por entidades docentes que resolveram unificar-se em uma organização única que fosse uma ferramenta para a defesa da docência nesta região. Garante a defesa dos interesses dos trabalhadores, no que diz respeito às suas condições de vida e de trabalho, contribuindo para remover qualquer obstáculo que dificulte sua plena realização. A página traz informações sobre o trabalho docente, educação e pedagogia, benefícios sociais, o que acontece nas seccionais, direitos do trabalhador, capacitação pedagógica, publicações, como a Revista Pedagógica e documentos.
Contato: centro-doc@suteba.org.ar


U

The Universal Black Pages UBP. Estados Unidos.
http://www.ubp.com/
Fundada em 1996 por membros da Georgia Tech´s Black Graduate Student Association´s - BGSA - Information Resources and Technology committee, tem como objetivos a manutenção de uma lista de páginas da Web relacionadas à diáspora africana e estimular o desenvolvimento de categorias e tópicos, servindo como uma fonte de referências nesta área. A página traz informações sobre notícias, como adicionar uma URL, propaganda, arte, negócios, oportunidades educacionais, diversão, calendário de eventos, música, organizações profissionais, fontes, escolas e organizações estudantis, esportes e a diáspora africana.
Contato: bgsa@www.gatech.edu


W

World Organisation Against Torture
http://www.omct.org/default.asp?Language=EN
Coalizão de ONGs que lutam contra a tortura, execuções sumárias, desaparecimentos forçados e todas as outras formas de tratamento degradante, desumano e cruel, visando preservar os direitos humanos. Tem à sua disposição uma rede, SOS Torture, consistindo de cerca de 240 ONGs que atuam como fontes de informação. Suas intervenções urgentes alcançam diariamente mais de 90.000 instituiões governamentais e inter-governamentais, associações não-governamentais e grupos de pressão e interesse. A página traz informações sobre programas e atividades, sua rede e publicações.
Contato: omct@omct.org

World Social Forum India
http://www.wsfindia.org/
Por décadas, instituições financeiras internacionais como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional têm tomado decisões que afetam a vida dos povos de todo o mundo, sem estarem submetidas a qualquer controle democrático. O Fórum foi desenvolvido como uma resposta do movimento internacional crescente às políticas econômicas neo-liberais levadas à frente na maior parte dos países pela globalização capitalista. A página traz informações sobre a carta de princípios, anúncios recentes, assistência à acomodação e documentos.
Contato: wsfindia@vsnl.net


FONTES DE REFERÊNCIA
Equipo Nizkor. ONGs de Derechos Humanos
http://www.derechos.org/nizkor/la/ong.html
Lista organismos e grupos que trabalham pelos direitos humanos por área geográfica.
Contato: goyo@derechos.org

EverythingBlack.com. Estados Unidos
http://www.everythingblack.com
O site para os que desejam encontrar qualquer coisa ou tudo sobre a comunidade negra na Internet. A página disponibiliza informações sobre artes e humanidades, negócios, educação, notícias, referências (moda, saúde, etc.), diversão, história e cultura, organizações e cibervida (chats, boletins, etc.).
Contato: everythingblack@hotmail.com

ONGs de Derechos Humanos
http://www.derechos.net/links/esp/ong/
Lista organizações não-governamentais de direitos humanos por tipologia.
Contato: dh@derechos.org

Recursos sobre Derechos Humanos en Internet
http://www.pangea.org/ddhh/
Site que reúne os recursos sobre direitos humanos existentes na Internet. Visa contribuir para o trabalho de defesa, difusão e promoção dos direitos humanos. A página traz informações sobre diretórios gerais, ONGs internacionais, ativismo, documentação, ONU e organizações governamentais, direitos humanos por área geográfica, direitos humanos por área temática, jurisdição, direitos humanos e a área acadêmica e serviços na Internet.
Contato: ddhh@pangea.org


Topo