home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Organizações da Sociedade Civil - Ciência Política   Brasileiras

Relaciona homepages de organizações civis nacionais, caracterizadas pela participação voluntária, que visam em suas políticas a promoção da cidadania, dos direitos humanos e da democracia.

C | E | F | G | I | M | O | P | R | S | V | W
FONTES DE REFERÊNCIA

C

Cartilha da Cidadania. Salvador. Bahia
http://www.peacelink.it/zumbi/na_luta/ddhh/cartilha/home.html
Produzida pela Comissão dos Direitos Humanos da Assembléia Legislativa e pelo Fórum de Entidades dos Direitos Humanos, ambos do Estado da Bahia, afirma em sua introdução que, se "vivemos hoje numa sociedade impregnada pela cultura da violência, do preconceito e da exploração", "a proteção aos Direitos Humanos acontece na medida em que cada cidadão for educado de forma a reconhecer seu próprio direito". A Cartilha visa desenvolver nos cidadãos a consciência dos seus direitos e se inserir no esforço das entidades de direitos humanos de criar uma cultura da cidadania. Contém um capítulo sobre os direitos dos povos indígenas.

Casa da Criança e do Adolescente Pe. Livio Donati
http://www.interponta.com.br/~casadacrianca/
Instituição de apoio sócio-educativo a crianças e adolescentes mantida pela Associação Antônio e Marcos Cavanis pertencente à Congregação das Escolas de Caridade – Padres Cavanis. Propicia a garantia de atendimento das necessidades básicas de sobrevivência e educacionais de crianças e adolescentes e promove a sondagem de habilidades profissionais, expressões culturais, artísticas e espirituais. Localizada no Município de Ortigueira, Paraná. A página traz informações sobre projetos sociais, fotos, notícias, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Plano Educativo Cavanis, o Projeto Intercâmbio Cultural e Editoriais.
Contato: vileirine@hotmail.com

Casa de Cultura da Mulher Negra
http://www.cantinho.com/ccmnegra/index1.htm
Inaugurada em 1990, oferece assistência jurídica em casos de racismo, além de aconselhamento psicológico. A página traz informações sobre a publicação Eparrei, programas, eventos, dados estatísticos sobre a participação política das mulheres negras no Brasil, uma breve biografia de Alzira Rufino, a primeira escritora negra a ter seu depoimento gravado no Museu de Literatura Mário de Andrade, em São Paulo, poemas de Alzira, campanhas, textos e dados sobre violência contra a mulher negra.
Contato: ccmnegra@uol.com.br

Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro
http://www.cidan.org.br/
Fundado em 1984 pela atriz Zezé Motta, visa a promoção e a inserção de artistas negros - atores, cantores, bailarinos, músicos, modelos e técnicos em espetáculos - no mercado de trabalho. Realiza e promove também cursos visando a promoção de jovens atores bem como a reciclagem de artista e técnicos. A página traz informações sobre artistas.
Contato: info@cidan.org.br

Centro de Articulação de Populações Marginalizadas - CEAP. Rio de Janeiro.
http://www.alternex.com.br/~ceap/home.html
Organização não-governamental independente, fundada em 1989. É uma entidade que surgiu através da reflexão de um grupo de militantes do Movimento Negro Organizado do Estado do Rio de Janeiro, com experiência em diversas áreas de atuação. A sua linha de atuação é o combate à discriminação racial e valorização dos direitos humanos, objetivando a organização autônoma dos marginalizados. A página traz informações sobre programas, pesquisa, notícias, campanhas, fórum e rede comunitária.
Contato: ceap@alternex.com.br

Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdade
http://www.ceert.org.br/
Organização não-governamental e apartidária criada em 1990 com o objetivo de conjugar produção de conhecimento com programas de intervenção no campo das relações raciais e de gênero, buscando a promoção da igualdade de oportunidades e tratamento e o exercício efetivo da cidadania. Conta com o apoio das Fundações Ford, Lévi Strauss, Ashoka, MacArthur e do Fundo de Gênero da Agência Canadense para o Desenvolvimento Internacional - ACDI. A página traz informações sobre eventos e publicações, trabalhos, fórum, prêmio e projetos.
Contato: ceert@ceert.org.br

Centro de Trabalho Indigenista - CTI
http://www.trabalhoindigenista.org.br/
Criado em 1979 por antropólogos comprometidos com o futuro dos povos indígenas no Brasil, o CTI trabalha diretamente com as comunidades indígenas, repassando-lhes recursos e assessoria técnica através de projetos elaborados e discutidos com as comunidades envolvidas. Tem contribuído com suas ações e atividades tanto na discussão como na implementação das políticas públicas relativas aos povos indígenas do Brasil. A página disponibiliza informações sobre os povos indígenas com os quais trabalha, uma galeria de fotos, papers, programas, projetos, parceiros e a atualidade.
Contato: mail@trabalhoindigenista.org.br

Comissão Pró-Yanomami - CCPY. Brasília. Distrito Federal
http://www.proyanomami.org.br
Organização não governamental, criada em 1979, para a defesa dos direitos territoriais e civis dos índios yanomami, assistência à saúde e atendimento à demanda por educação. O site disponibiliza notícias, informações sobre projetos, depoimentos, documentos e bibliografia. Permite também pesquisas específicas sobre os índios yanomami. A pesquisa se dá pela utilização de mecanismo de busca onde deve ser selecionado o tema e o período desejados.
Contato: proyanomamidf@proyanomami.org.br

Conselho Indigenista Missionário - CIMI
http://www.cimi.org.br/
Órgão anexo à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB que, em sua atuação missionária, conferiu um novo sentido ao trabalho da igreja católica junto aos povos indígenas. Criado em 1972, quando o Estado brasileiro assumia abertamente a integração dos povos indígenas à sociedade majoritária como única perspectiva, o Cimi procurou favorecer a articulação entre aldeias e povos, promovendo as grandes assembléias indígenas, onde se desenharam os primeiros contornos da luta pela garantia do direito à diversidade cultural. A página traz informações sobre publicações, movimento indígena, terras indígenas, povos indígenas, educação escolar indígena, saúde indígena, estatuto dos povos indígenas, o caso Galdino, a Ameríndia, campanhas, notas sobre os 500 anos e atualidades.
Contato: cimi@embratel.net.br


E

Educação e cidadania de afrodescendentes e carentes - Educafro. São Paulo
http://intermega.globo.com/educafro/index.htm
Organizado em 1997, trata-se de um núcleo de pré-vestibular para afrodescendentes de baixa renda. A página traz informações sobre arquivos, reuniões, pesquisa e os franciscanos, organização dos seguidores de São Francisco de Assis.
Contato: educafro@intermega.com.br


F

Fórum Social Mundial - FSM. São Paulo.
http://www.forumsocialmundial.org.br/
Espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de idéias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo e estão empenhadas na construção de uma sociedade planetária centrada no ser humano. Seu Conselho Internacional é composto por oito entidades brasileiras, dentre as quais a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais - ABONG -, a Comissão Brasileira Justiça e Paz, da CNBB, a Central Única dos Trabalhadores - CUT -, o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE - e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST -. A página traz informações sobre a origem do Fórum, notícias, como participar, Fóruns Sociais Regionais e Temáticos e Biblioteca das Alternativas.
Contato: fsm2003@uol.com.br

Fórum Social Pan-Amazônico - FS Pan-Amazônico. Belém.
http://www.fspanamazonico.com.br/
Ponto de encontro e articulação das múltiplas formas de resistência dos distintos povos amazônicos. É um espaço dinâmico e plural, impulsionador de alianças pela vida e contra o neoliberalismo. Para a Amazônia, neoliberalismo significa degradação ambiental, pirataria, destruição de modos de vida tradicionais, colonialismo, concentração de terras e riquezas, intervenção militar e guerra. O Fórum Social Pan-Amazônico é a aldeia de todos e todas que lutam contra essas imposições e almejam fazer da Amazônia a terra sem males, buscada pelos nossos povos desde tempos imemoriais. A página traz informações sobre noticiário Pan-Amazônico.
Contato: cri-pmb@belem.pa.gov.br

Fundação Cultural Palmares
http://www.palmares.gov.br/
Entidade pública vinculada ao Ministério da Cultura - MINC -, cuja missão corporifica os preceitos constitucionais de reforços à cidadania, à identidade, à ação e à memória dos segmentos étnicos dos grupos formadores da sociedade brasileira, somando-se, ainda, o direito de acesso à cultura e à indispensável ação do Estado na preservação das manifestações afro-brasileiras. Sua finalidade é promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira. A página traz informações sobre o plano de ação da Fundação, calendário, projetos, a comunidade quilombola, serviços e eventos.
Contato: palmares@palmares.gov.br


G

Geledés - Instituto da Mulher Negra. São Paulo
http://www.geledes.com.br/
Organização não governamental dedicada a combater o racismo e o sexismo na sociedade brasileira. É originalmente uma forma de sociedade secreta feminina de caráter religioso, existente nas sociedades tradicionais yorubás, que expressam o poder feminino sobre a fertilidade da terra, a procriação e o bem estar da comunidade. O culto Gelede visa apaziguar e reverenciar as mães ancestrais para assegurar o equilíbrio do mundo. A página traz informações sobre programas, notícias, Cadernos Geledés e artigos e textos.
Contato: geledes@geledes.com.br

Grupo Cultural Olodum Salvador. Bahia
http://www.uol.com.br/olodum/
Fundado em 1979, é uma organização não governamental do movimento negro brasileiro. Desenvolve ações de combate à discriminação racial, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas. Um de seus programas é a Escola Criativa, idealizada para ser um espaço permanente de participação e expressão da comunidade negra, com a finalidade de complementar os conhecimentos adquiridos no sistema formal de ensino. A página traz informações sobre carnaval, a Banda Olodum, o Departamento de Cultura, fotos, a Loja Planeta Olodum e o Bando de Teatro.
Contato: casaolodum@uol.com.br


I

Instituto de Desenvolvimento das Tradições Indígenas - IDETI
http://www.ideti.org.br/
Criada e dirigida por pessoas indígenas de várias etnias, com o objetivo de proteger, resgatar, divulgar e promover a cultura e o conhecimento dos povos indígenas do Brasil. A página traz informações sobre povos indígenas, imprensa, uma loja virtual, parcerias e um texto sobre a diversidade dos povos indígenas.
Contato: ideti@ideti.org.br

Instituto de Desenvolvimento dos Povos Indígenas - Indi. Tocantins
http://indi.w3.to/
Criada em 1995, tem como objetivo desenvolver projetos na área indígena, atuando particularmente entre os índios Xerente, Xavante, Yawalapiti e Terena. Desenvolveu em 1996 o projeto Seleção Brasileira Indígena de Futebol. A página disponibiliza informações sobre projetos, dentre os quais o Aldeia Brasil e o Dança de Teatro Indígena, patrocínio e notícias.
Contato: indi@mailbr.com.br


M

Mulheres Negras - do Umbigo para o Mundo
http://www.mulheresnegras.org/index.html
Visa propiciar um espaço de comunicação, informação e integração da comunidade negra. A página traz informações sobre arte e moda, saúde, publicações, educação, pesquisadores, eventos, entrevista, textos e sobre a África.
Contato: mulheresnegras@mulheresnegras.org

Mundo Negro - O Portal da Comunidade Negra do Brasil
http://www.mundonegro.com.br/
O site enfoca o cotidiano marcado pela discriminação racial seja no Brasil como no exterior e apresenta as atividades de organizações que buscam combater este estado de coisas. A página disponibiliza notícias, cupido virtual, chat, fórum, biblioteca e anúncios.
Contato: contato@mundonegro.com.br


O

Operação Amazônia Nativa - OPAN
http://www.alternex.com.br/~opan/
Associação civil de caráter filantrópico fundada em 1969, promove projetos de apoio e de solidariedade a comunidades indígenas, nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Congrega técnicos de diversas profissões e procedências que, reunidos em equipes locais, prestam serviços nas áreas de saúde, educação, economia e conservação ambiental e incentivam a defesa da terra, a organização comunitária e a cultura indígena. A página disponibiliza informações sobre notícias, projetos, textos, curso de formação e notas sobre a OPAN 30 anos.
Contato: opan@ax.apc.org

Organização dos Povos Indígenas de Tarauacá e Jordão - OPITARJ
http://www.amazonlink.org/OPITARJ/port/
Fundada em 1994, representa a união e organização das iniciativas sócio–econômicas e culturais dos povos indígenas de Tarauacá e Jordão, no Estado do Acre. Vem desenvolvendo um trabalho de saúde, através de convênio com a Associação Saúde Sem Limites–SSL. A página disponibiliza informações sobre a história da organização, sua cultura, a situação atual e os seus projetos.
Contato: opitarj@amazonlink.org


P

Pierre Verger - Fatumbi
http://www.unicamp.br/~everaldo/bahia/verger/verger.html
Site criado em homenagem ao trabalho de Pierre Verger, que chegou à Bahia em 1946 e a partir de então passou a dedicar sua vida ao estudo da forte e complexa relação existente entre a África e a Bahia. Realizou um extenso trabalho etnológico retratando o povo, seus costumes e principalmente as religiões Afro-brasileiras. Seus trabalhos lhe valeram o título de Doutor em Etnologia pela Universidade de Paris, Sorbonne, e também o de Babalaô pelo Candomblé. A página traz fotos do universo bahiano tiradas por Verger, informações sobre Verger no site de Gilberto Gil, Verger na Universidade Federal da Bahia e um texto sobre orixás de Ana Lúcia Lage.
Contato: everaldo@cesar.unicamp.br


R

Racismo Não
http://geocities.yahoo.com.br/racismo_nao/
Criado em 1999, este site visa combater o racismo no Brasil. A página traz informações sobre a entrevista "De repente o candomblé virou moda" com a Mãe Stella, a campanha 2002, um espaço para denúncias contra racismo, um netmeeting, a cultura afro na Bahia e a lei 7716, contra crimes resultantes de preconceito de raça.
Contato: racismonao@ig.com.br

Rede Nova Abolicionista. Rio de Janeiro.
http://www.fase.org.br/novaabolicionista/
Tem como desafio vencer o preconceito que se generalizou e tornar evidente o débito de sucessivas gerações de brasileiros para com a herança da escravidão que se transformou em discriminação. A página traz informações sobre indicadores de desigualdade racial no país, fórum e chat, notícias e eventos, acervo de teses e artigos, campanhas e o movimento negro.
Contato: wsantana@fase.org.br


S

Serviço Social - Banco de Dados
http://www.bancodedadosdoservicosocial.cjb.net/
O Sítio Eletrônico dos Assistentes Sociais é um espaço aberto a todas as pessoas e profissionais (sociólogos, psicólogos, pedagogos, administradores, etc.) atuantes na área social. É especialmente dedicado aos profissionais de Serviço Social, como ferramenta para divulgar seus trabalhos, buscar conhecimentos e trocar experiências. A página traz informações sobre Refletindo e atuando em Serviço Social, documentos, um espaço de opinião, a Lei No 8.662 que dispõe sobre a profissão de Assistente Social, um mural, projetos editoriais e de intercâmbio cultural.
Contato: vileirine@hotmail.com

Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil - SECNEB. Salvador. Bahia
http://www.mestredidi.org/secneb.htm
Fundada em 1974, reúne a experiência de figuras exponenciais da comunidade negra brasileira, cientistas sociais, intelectuais e artistas, objetivando realizar uma política cultural capaz de contribuir para uma compreensão mais profunda e significativa dos valores e do papel histórico da civilização negro-africana na constituição da nação brasileira. Desenvolve programas de pesquisa, documentação e promoção da população negra através da associação da investigação e reflexão sistemáticas com a vivência dos problemas reais das comunidades e de sua formação no tecido social do Brasil. A página traz informações sobre o Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira - INTECAB -, novidades, livraria e a ancestralidade africana no Brasil.
Contato: secneb@mestredidi.org

Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. Fundação Nacional da Saúde - Funasa.
http://www.funasa.gov.br/ind/ind00.htm
Estruturado em 1999 pelo Ministério da Saúde e articulado com o Sistema Único de Saúde - SUS -, visa preencher a lacuna existente de uma política setorial que atendesse a diversidade dos povos indígenas. Essa lacuna comprometia o acesso adequado às ações de saúde, impossibilitando o exercício da cidadania e a garantia das diretrizes estabelecidas na Constituição, no que diz respeito ao atendimento de saúde diferenciado dos índios. A página disponibiliza informações sobre os Distritos Sanitários Especiais Indígenas - DSEI, sua implantação e metas, mapa do Brasil com a localização dos DSEIs, organização interna de um DSEI e fluxo de atenção à saúde, recursos financeiros e publicações.
Contato: http://www.funasa.gov.br/form01.htm


V

Viva Favela. Rio de Janeiro
http://www.vivafavela.com.br
O portal Viva-favela é uma iniciativa da organização não-governamental Viva Rio, dedicada a diversos projetos de assistência às comunidades de baixa renda. Visa com a criação do portal oferecer através da Internet serviços, informações, divertimento e oportunidades para essas comunidades. A página traz uma seção sobre educação, serviços, ofertas de emprego e classificados.
Contato: http://www.vivafavela.com.br/redirect/meu_email.asp


W

Web Zumbi. Salvador. Bahia
http://www.peacelink.it/zumbi/home.html
Criada em 1995, visa ser um espaço de denúncia da situação de cativeiro vivida ainda hoje pelos negros no Brasil, protesto contra a ideologia da democracia racial e resistência, que está no espírito de Zumbi. Tem o apoio da Rede Bahia. A página disponibiliza informações sobre ONGs na Bahia, publicações, a Campanha contra a Violência e pela Vida, eventos e notícias, banca de jornais e revistas online, links sobre ecologia e uma página para as crianças.
Contato: comboni@zumbi.ongba.org.br


FONTES DE REFERÊNCIA
Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais - Abong. São Paulo
http://www.abong.org.br/
Criada em 1991 como forma de representar coletivamente as ONGs junto ao Estado e aos demais atores da sociedade civil. A página traz informações sobre as organizações associadas, programas e atividades, instruções de como associar-se e links para biblioteca, publicações e redes e fóruns.
Contato: abong@uol.com.br


Topo