home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Museus - Ciência Política

Hampton University Museum
http://www.hamptonu.edu/museum/
O mais antigo museu afro-americano dos Estados Unidos, reúne uma coleção de milhares de objetos incluindo arte africana tradicional, arte nativa americana, havaiana e da Ilha do Pacífico e objetos relacionados à história da Hampton University. A página traz informações sobre as coleções, exposições permanentes, os arquivos da Universidade, iniciativas educacionais, calendário de exposições, a loja do Museu, como associar-se, a publicação International Review of African American Art - IRAAA - e encontro com os autores.
Contato: webmaster@hamptonu.edu
Àrea: Ciência Política

Musée du Château des ducs de Bretagne
http://www.nantes.fr/mairie/services/responsabilites/dgc/chateau/index.asp
A sua parte mais antiga data do século XVIII. Entretanto, é sob a égide de François II no século XV que ele foi transformado para se tornar a residência da corte da Bretanha, ao mesmo tempo palácio residencial e fortaleza militar defensiva. No séc. XVI se torna residência dos reis da França. Após 1924 a arte popular regional é fortemente representada nas coleções: costumes, mobiliário, cerâmica. Em 1955 passa a abrigar um fundo que ilustra o passado fluvial e marítimo da cidade de Nantes e a história de suas atividades industriais e comerciais. Oferecerá ao público uma vasta retrospectiva das atividades da Nantes ao longo dos séculos com uma vasta abertura ao mundo contemporâneo. A página traz informações sobre as tarifas, informações diversas e a exposição sobre Jules Grandjouan, o primeiro cartunista político francês.
Contato: http://www.nantes.fr/mail/consulter
Àrea: Ciência Política

Museo de Arte Popular
http://www.pucp.edu.pe/ira/popular.htm
Criado em 1979, reúne uma importante coleção de manifestações artísticas populares dos Andes peruanos, em especial peças representativas da tecelagem. O Museu responde à inquietude de dar entidade acadêmica às artes populares e acolher a obra das reuniões de artesãos como objetos de arte, merecedores do apreço e da conservação nacional. Conta hoje com as coleções de Da. Elvira Luza, reunida durante a primeira metade do século XX e a de Da. Gertrude de Solari, antropóloga alemã especialista no estudo dos tecidos do sul andino peruano. Situa-se na sede do Instituto Riva-Agüero, da Pontificia Universidad Católica do Peru. A página traz informações sobre o museu e seu trabalho, as coleções e projeção sobre a comunidade.
Àrea: Ciência Política

Museo Mapuche de Cañete
http://www.dibam.cl/museos/mapuchecanete_index.html
Criado em 1968 visando render uma homenagem à memória do ex-presidente do Chile, Juan Antonio Ríos (1888-1946) e resguardar um patrimônio da cultura Mapuche. Seu atual edifício data de 1977 e sua arquitetura se inspira nas linhas da vivenda Mapuche. Sua mostra de cerca de um milhar de peças se orienta em direção aos seguintes temas: antecedentes descritivos da etnia Mapuche, atividades econômicas, costumes mortuários e manifestações artísticas e artesanato que correspondem, principalmente, a objetos líticos como Toqui-kuras (símbolo de mando), pedras perfuradas, cerâmica, urnas funerárias, objetos de uso doméstico, jóias de prata, tecelagem e cestaria. A página traz informações sobre coleção e serviços.
Àrea: Ciência Política

República On-Line. Centro de Referência da História Republicana Brasileira. Museu da República
http://www.republicaonline.org.br/index_site.htm
Site produzido pelo Centro de Referência da História Republicana Brasileira, do Museu da Repúlica, contendo centenas de documentos relativos à história republicana, entre 1889 e 1961. Além de ofercer acesso aos documentos, traz informações sobre o contexto em que foram produzidos, as instituições que os guardam e sugestões bibliográficas que ajudam a entender o Brasil contemporâneo.
Contato: museu@museudarepublica.org.br
Àrea: Ciência Política

The State Hermitage Museum
http://www.hermitage.ru/html_En/index.html
Ocupa seis prédios dos séculos XVIII e XIX, situados no coração de St. Petersburg. O prédio principal é o Winter Palace, residência dos czares russos, construído segundo o desenho de Francesco Bartolomeo Rastrelli, em 1754/1762. Suas coleções, abarcando milhões de artigos, apresentam o desenvolvimento da cultura e da arte mundiais desde a Idade da Pedra até o século XX. A página traz informações sobre as coleções, as exposições, a história do Museu, crianças e educação, coleção digital, informação geral, visita virtual, paisagens virtuais, encontros do Hermitage Academic Council e loja.
Àrea: Ciência Política


Topo