home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Programas de Pós-Graduação - Ciência Política   Brasileiros



Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação- DPP. Universidade de Brasília
http://www.unb.br/dpp/
Órgão responsável pela supervisão e coordenação geral do ensino de pós-graduação e pesquisa da Universidade de Brasília. Abrange diferentes áreas do conhecimento. No campo das ciências humanas e sociais são oferecidos cursos de mestrado e doutorado em sociologia, antropologia e ciência política, entre outros. A página do DPP traz informaçõs sobre o calendário dos cursos, as teses e os grupos de pesquisa.
Contato: dppunb@unb.br
Área: Ciência Política

Diplôme d´études approfondies (DEA) et doctorat. École des hautes études en sciences sociales - EHESS
http://www.ehess.fr/
A EHESS é um estabelecimento de ensino superior do Ministère de l´Éducation nationale, de la Recherche et de la Technologie francês que tem como missão a pesquisa e o ensino da pesquisa em Ciências Sociais. Ela inclui nas Ciências Sociais as relações que elas mantêm com as ciências da natureza e da vida. O programa de doutorado do ano universitário 2001/2002 tinha como áreas de concentração: história das ciências e das técnicas, história social e demográfica: espaço, laços, configuração, imagens, as regulações da população: parentesco, mobilidades e saúde, ciências sociais do religioso e territórios, espaços e sociedades. A página traz informações sobre centros de pesquisa, programa, ensino, edições, atualidade e colóquios, inscrições e equivalências e formação contínua.
Contato: preside@ehess.fr
Área: Ciência Política

Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas - Unisinos
http://neblina.unisinos.br/educacao/pos-graduacao/
O Doutorado da Unisinos abrange um conjunto de disciplinas e campos de conhecimento que se articulam entre si no estudo da vida social e coletiva. Tem como objetivo qualificar profissionais com experiências acadêmicas e vínculos institucionais diferenciados a fim de que venham a gerar pesquisas e planos de ação voltados para políticas públicas relacionadas ao mundo do trabalho, ao associativismo e cooperativismo. A página do Programa oferece informações sobre suas linhas de pesquisas, as disciplinas, o corpo docente, as dissertações defendidas e os prazos e normas para inscrição e seleção.
Contato: ppgcsa@poa.unisinos.br
Área: Ciência Política

Doutorado em Ciências Sociais. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH. Universidade de Campinas - Unicamp
http://www.unicamp.br/ifch/hs611/doutorado.htm
O Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Unicamp, integrado por docentes dos Departamentos de Antropologia Social, Sociologia e Ciência Política, de fundamento interdisciplinar, está organizado segundo recortes temáticos que visam a abordagem multisciplinar das questões sociais. Os grupos de pesquisa e ensino reúnem-se em torno de uma série de atividades didáticas denominadas Seminário de Teoria e Metodologia em Ciências Sociais e no Seminário de Tese. As áreas de pesquisa do doutorado podem ser consultadas na página, que oferece links para os textos (resenhas, levantamentos bibliográficos e papers), a íntegra do programa_curso e de seus participantes, assim como uma lista com links de interesse para as Ciências Sociais.
Contato: http://www.unicamp.br/ifch/hs611/E-mails.htm
Área: Ciência Política

Doutorado em Relações Internacionais. Departamento de Relações Internacionais. Instituto de Ciência Política e Relações Internacionais. Universidade de Brasília - UnB
http://www.relnet.org/main/Pos/Stricto/Doutorado.htm
Criado em 2002, o Doutorado é vinculado ao Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Brasília - REL/UnB. Possui duas áreas de concentração: política internacional e comparada; a nova agenda global e as transformações internacionais contemporâneas. O site traz informações sobre: professores, publicações e o edital 2002.
Contato: mabel@unb.br
Área: Ciência Política

Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
http://cogeae.pucsp.br/~pos/mdoutor/cso.html
O Mestrado em Ciências Sociais da PUC-SP foi criado em 1973 e dez anos depois a primeira turma do Doutorado. As atividades dos dois programas concentram-se em Núcleos de Estudos e Pesquisas englobando sociologia, ciência política e antropologia. Informações sobre o processo de seleção, o corpo docente e o conteúdo das ementas, entre outros links, podem ser encontradas neste site.
Contato: csopos@exatas.pucsp.br
Área: Ciência Política

Mestrado e Doutorado em Políticas Públicas. Universidade Federal do Maranhão
http://www.ufma.br/pos_graduacao/politicas_publicas/index.php
Proposto pelo Departamento de Serviço Social, tem como áreas de concentração políticas públicas e movimentos sociais e políticas sociais e avaliação de políticas e programas sociais. O mestrado foi criado em 1973 e o doutorado em 2001. A página traz informações sobre linhas de pesquisa, plano curricular, bolsas, corpo docente, grupos de pesquisa, dissertações e teses defendidas desde 1996 e plano editorial.
Contato: polipubub@ufma.br
Área: Ciência Política

Mestrado em Ciência Política. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
http://www.fafich.ufmg.br/curso/poscien.
O Mestrado em Ciência Política, oferecido pelo Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, é o mais antigo do país, tendo sido fundado em 1966. A estrutura do curso está dividido em 24 créditos, entre disciplinas obrigatórias e optativas.
Contato: mestdcp@fafich.ufmg.br
Área: Ciência Política

Mestrado em Ciências Sociais. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH. Universidade de Campinas - Unicamp
http://www.unicamp.br/ifch/pos_graduacao/m_cp/
Vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH - da Universidade de Campinas - Unicamp -, está estruturado a partir das seguintes linhas de pesquisa: relações de trabalho e organização de interesses; Estado e políticas públicas; cultura, ideologia e representação política; teoria e pensamento político e estudos internacionais e Forças Armadas. O site disponibiliza informações sobre os professores que compõem o programa, credenciamento, estrutura do programa, normas específicas e bolsas de estudo.
Contato: arj@unicamp.br
Área: Ciência Política

Mestrado em Relações Internacionais. Departamento de Relações Internacionais. Instituto de Ciência Política e Relações Internacionais. Universidade de Brasília - UnB
http://www.unb.br/dpp/stricto/stricto-45.htm#s
Criado em 1984 e vinculado ao Departamento de Relações Internacionais da Universidade de Brasília - UnB -, está orientado para responder às transformações do objeto de estudo das relações internacionais e da ciência política, em face dos múltiplos fatos de profundo alcance, refletidos na queda do muro de Berlim e no processo de globalização. O site traz informações sobre inscrição, seleção, corpo docente, linhas de pesquisa, áreas de concentração, ingresso no curso e exigências para obtenção dos graus de mestre.
Contato: mabel@unb.br
Área: Ciência Política

Mestrado Interinstitucional em Ciência Política. Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH. Universidade Federal do Pará - UFPA
http://www.ufpa.br/cfch/mestrado.htm
Curso vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH - da Universidade Federal do Pará - UFPA. O site não oferece outras informações.
Contato: seccfch@ufpa.br
Área: Ciência Política

Pós-Graduação em Ciência Política. Instituto de Socioliogia e Política. Mestrado. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
http://www.ufsm.br/02cursos/pos-graduacao/mestrado/m-cien-politicas/cien-politicas.html
Mestrado em Ciência Política do Instituto de Sociologia e Política da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, em Santa Maria, Rio Grande do Sul. As linhas de pesquisa estão voltadas para os estudos das instituições políticas brasileiras e do pensamento político brasileiro. A página traz informações sobre o corpo docente e o currículo do curso.
Contato: socpol@super.ufsm.br
Área: Ciência Política

Pós-graduação em Ciência Política. Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ
http://www.iuperj.br/pos_graduacao.htm
Instituição privada, o IUPERJ é vinculado à Universidade Cândido Mendes - UCAM. Em 1969 iniciou o Programa de Mestrado em Ciência Política, em 1973, o de Sociologia. Em 1979, foi implantado o Programa de Doutoramento em Ciência Política e em Sociologia. A página traz informações sobre as disciplinas oferecidas em ambas as áreas, corpo docente, o edital 2003 e o formulário para inscrição.
Contato: http://www.iuperj.br/fale_conosco.htm
Área: Ciência Política

Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista - Unesp
http://www.marilia.unesp.br/ensino/pos-grad/index_cs.htm
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp, no campus de Marília, em São Paulo, oferece os cursos de Mestrado e Doutorado voltados para a formação de docentes e pesquisadores nas áreas de antropologia, sociologia e ciência política. Os cursos estão estruturados em três linhas de pesquisa: pensamento político e social brasileiro; cultura, identidade e sociabiliade e mundo do trabalho e movimentos sociais. A página dá acesso às referências bibliográficas e à lista do corpo docente do programa. Os requisitos para a inscrição, assim como o processo de seleção, que inclui um pré-projeto, podem ser consultados on line.
Contato: webmaster@marilia.unesp.br
Área: Ciência Política

Pós-graduação em Sociologia Política e Cultura. Departamento de Sociologia e Política. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ
http://www.puc-rio.br/
O Departamento de Sociologia e Política foi criado em 1954. Teve o seu primeiro currículo inspirado no da Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo. Criou, em 2001, um programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Sociologia Política e Cultura, dando início ao processo de implantação de um mestrado em ciências sociais, ainda para 2003. Oferece a cadeira Antropologia da Arte (a página traz informações sobre proposta da cadeira e bibliografia). A página do Programa traz informações sobre pós-graduação, publicações, pesquisas, corpo docente, eventos, dentre outras.
Contato: webmaste@rdc.puc-rio.br
Área: Ciência Política

Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Ciência Política. Universidade Federal Fluminense - UFF
http://freepages.web4u.com.br/ppgacp/
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Ciência Política - PPGACP, do Instituto de Ciências e Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense foi criado em 1994 com o objetivo de formar mestres e doutores que venham a atuar tanto no meio acadêmico quanto em organizações não-governamentais e administração pública em geral. O programa oferece os cursos de mestrado em Antropologia e Ciência Política, cujas as disciplinas estão articuladas através de linhas de pesquisa que refletem questões comuns aos dois campos das ciências sociais. A página do programa disponibiliza informações sobre as dissertações já defendidas, relacionando título e data de defesa, o nome do aluno e do orientador; os docentes que compõem os dois cursos e suas linhas de pesquisa; as publicações; o edital de seleção e um link para o Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas - NUFEP/UFF, formado por professores doutores que coordenam projetos integrados de pesquisa financiados pelo CNPq e outros órgão de fomento.
Contato: ppgacp@web4u.com.br
Área: Ciência Política

Programa de Pós-graduação em Ciência Política - PPGCP. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
http://www.ifcs.ufrj.br/~ppgcp/
O mestrado introduz uma área de concentração inédita - a de comunicação e política - e amplia as oportunidades de formação avançada na área de Estado e instituições governamentais. Visa interrogar, do ângulo da ciência política, a articulação dos fenômenos que redesenham a política contemporânea a partir da convergência entre a construção do poder e a presença transformadora das tecnologias de comunicação. A página traz informações sobre linhas de pesquisa, corpo docente, estrutura curricular, disciplinas, regime acadêmico e edital 2003.
Contato: ppgcp@ifcs.ufrj.br
Área: Ciência Política

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Departamento de Ciência Política. Universidade de São Paulo - USP
http://www.cienciapolitica-usp.br/pos.htm
Página do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo - USP. O programa oferece formação de mestrado e doutorado e visa formar recursos humanos altamente qualificados para instituições de ensino e pesquisa no terceiro grau bem como para atuação na esfera pública. O site oferece link com informações sobre o corpo docente e suas respectivas áreas de atuação. As teses defendidas podem ser recuperadas através de um serviço de busca que inclui download de arquivos. As linhas de pesquisa desenvolvidas estão agrupadas em diferentes campos temáticos, cujos conteúdos podem ser consultados.
Contato: http://www.cienciapolitica-usp.br/contato.htm
Área: Ciência Política

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Doutorado em Ciência Política. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
http://www.tche.br/nupergs/doutorado.html
O programa de doutorado em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em política comparada e integração latino-americana, atende uma clientela de estudantes brasileiros e latino-americanos. As principais linhas de pesquisa do programa são: cultura política e teoria do discurso. Nesse sentido, desenvolve uma série de estudos no campo da política comparada, abrangendo desde análises macro-políticas a pesquisas empíricas sobre comportamento eleitoral, partidos políticos e sistemas eleitorais. Criado em 1979, o Núcleo de Pesquisas e Documentação da Política Rio-Grandense e dos Países do Cone-Sul da América Latina - NUPERGS-CONSUL, funciona como um laboratório de pesquisas do doutorado e como centro de documentação, abrigando acervos documentais e bancos de dados especializados, tais como: acervo de dados documentais; acervos de dados de opinião pública; acervo documental; acervo bibliográfico; acervo de história oral; sala da constituinte; acervo fotográfico e o Rio Grande do Sul político.
Contato: NUPERGS@VORTEX.UFRGS.BR
Área: Ciência Política

Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Universidade de Brasília - UnB
http://www.unb.br/dpp/stricto/stricto-15.htm#s
O programa do Departamento de Ciência Política da UnB teve início em 1992 com o curso de mestrado. Tem como áreas de concentração os seguintes tópicos: teoria e metodologia em ciência política, política brasileira, políticas públicas e política comparada. A página oferece links com informações sobre a inscrição e a seleção, relação das disciplinas, linhas de pesquisa e corpo docente e área de atuação.
Contato: pcalmon@nutecnet.com.br1
Área: Ciência Política

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPCIS. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
http://www2.uerj.br/~ppcis/
Programa oferecido pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. De caráter interdisciplinar, integra as três áreas das ciências sociais - sociologia, antropologia e ciência política, unidas em torno de linhas temáticas de pesquisa. Os conteúdos das linhas de pesquisa podem ser conferidos em detalhe na homepage do programa, inclusive no que diz respeito aos professores participantes de cada módulo.
Contato: ppcis@uerj.br
Área: Ciência Política


Topo