home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Artigos e Outros Textos - Ciência Política   Brasileiros



GIOVANETTI NETTO, Evaristo. A esquerda e os impasses da transição para a democracia no pós-guerra: 1945 - 1946. Revista Sociologia e Política, Curitiba (PR), n. 6-7 / jun.-nov. 1996. ISSN 0104-4478 (versão impressa). Capturado em 18 de fevereiro de 2003.
http://www.revistasociologiaepolitica.org.br/revista67/index.html#A ESQUERDA E OS IMPASSES DA TRANSIÇÃO PARA A DEMOCRACIA NO PÓS-GUERRA (1945-1946)
Apenas o resumo do artigo está disponível. Para acessar o artigo completo acessar o SciELO. Nele, o autor visa revisitar e analisar criticamente o quadro político do pós-guerra, contrapondo o projeto democratizante varguista em que se insere o PCB ao projeto elitista e excludente proposto pelos liberais opositores do "Estado Novo".
Contato: contato@revistasociologiaepolitica.org.br
Área: Ciência Política

JAPIASSU, Hilton Ferreira. O Mal-estar nas Ciências Humanas. [on-line]. Artigo capturado na rede em 12 de Março de 2002.
http://www.editoraeletronica.net/autor/069/06900200.htm
O autor é professor associado nos cursos de graduação e pós-graduação do Departamento de Filosofia da PUC-RJ, e pós-doutor em Filosofia pela Université des Sciences Humaines de Strasbourg, França. Discute, neste artigo, a cientificidade das ciências humanas e sociais e as fronteiras das várias disciplinas que essas áreas abrangem. A editora disponibiliza busca por obra.
Contato: sugestao@editoraeletronica.net
Área: Ciência Política

JK rumo à presidência. As dificuldades da candidatura e o Movimento 11 de novembro. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC. [on-line]. Arquivo capturado em 12 de Junho de 2002.
http://www.cpdoc.fgv.br/nav_jk/htm/jk_rumo_a_presidencia/O_dificil_caminho_de_uma_candidatura.asp
Artigo editado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil - CPDOC - em homenagem aos cem anos de nascimento de Juscelino Kubitchek. O texto é dividido numa abertura e nas seguintes partes: o Brasil que Vargas deixou, JK rumo à presidência e o Brasil de JK. Disponibiliza uma página principal com biografias, depoimentos e um álbum de fotos e referências, com bibliografia.
Contato: cpdoc@fgv.br
Área: Ciência Política

MACHIAVELLI, Nicolo. The Prince. [on-line]. 1532. Disponível na Internet.
http://www.editoraeletronica.net/autor/051/05100101.htm
Livro disponibilizado em inglês na Internet pela Editora Eletrônica. O autor é reconhecido na ciência política como o primeiro grande filósofo da Renascença (1469-1527). Este seu famoso tratado, publicado pela primeira vez em 1532, sobressai entre outros escritos políticos do período como uma expressão do realismo político, enfocando os problemas práticos enfrentados pelos monarcas para permanecerem no poder. A editora disponibiliza busca por obra.
Contato: sugestao@editoraeletronica.net
Área: Ciência Política

MORAIS, Jorge Ventura de. Ação sindical coletiva e segmentação interna da classe trabalhadora, 1978-1989. [on-line]. Arquivo capturado em 2 de Agosto de 2002
http://www.fundaj.gov.br/docs/text/ventura.doc
O texto divide-se nos seguintes tópicos: a segmentação dos trabalhadores e a possibilidade de ação coletiva e uma análise sociológica dos dados históricos. Propõe a tese de que nem a aristocracia nem a da vanguarda operária explicam o sentido da ação sindical coletiva, no que diz respeito ao Brasil, pelo menos no período 1978-89. A análise do comportamento político de segmentos relativamente privilegiados mostrou que, quando estes agiram de forma solidária, isto aconteceu através de intenso trabalho sindical com o objetivo de unir conjuntamente os diferentes segmentos. Traz bibliografia.
Área: Ciência Política


Topo