home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Órgãos de Apoio à Pesquisa - Ciência Política   Brasileiros



Agência de Cooperação Internacional do Japão - JICA
http://www.jica.org.br/
Com a finalidade de promover a cooperação internacional para o desenvolvimento social e econômico dos países em vias de desenvolvimento, foi criada por lei específica, em agosto de 1974, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). As áreas prioritárias de cooperação técnica entre Brasil e Japão são: saúde, agricultura, indústria e meio ambiente. Alguns links disponibilizados pelo site: Projetos da Jica no Brasil, modalidades de cooperação técnica, cursos oferecidos, acordo básico de C.T. Brasil-Japão, como solicitar cooperação da JICA e escritórios no Brasil.
Contato: jicabrazil@tba.com.br
Área: Ciência Política

The British Council Brazil
http://www.britcoun.org/brazil/
O site do Conselho Britânico do Brasil além de apresentar informações sobre universidades, faculdades, colégios ingleses e orientações gerais de como estudar na Inglaterra disponibiliza também links sobre novas bolsas de estudo e auxílios oferecidos por instituições britânicas de ensino e instituições brasileiras de financiamento. Em inglês e português.
Contato: riodejaneiro@britishcouncil.org.br
Área: Ciência Política

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
http://www.cnpq.br
A missão do CNPq é promover o desenvolvimento científico e tecnológico do País e contribuir na formulação das políticas nacionais de ciência e tecnologia, por meio do fomento à pesquisa e da formação de recursos humanos voltados para as atividades de C&T. A página dá acesso a informações sobre os programas e obtenção de bolsas e auxílio. Estão disponíveis informações sobre o Conselho e suas unidades de pesquisa, além de formulários. Há links também para as publicações com possibilidade de download de textos.
Contato: forumweb-l@cnpq.br
Área: Ciência Política

Departamento de Apoio à Produção Científica e Tecnológica - DEPESQ
http://www.sr2.uerj.br/depesq
O Depesq da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Uerj - têm o PROCIÊNCIA, programa concebido como uma ação de fomento, destinado a atingir três objetivos básicos: a fixação de pesquisadores, o incentivo à produção científica-técnica e artística e o estímulo à interação entre os vários grupos de pesquisadores.
Contato: depesq@uerj.br
Área: Ciência Política

Divisão de Apoio e Desenvolvimento da Pesquisa - DADP. Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
http://www.furb.rct-sc.br/dadp/
A DADP tem por objetivo a divulgação e o acompanhamento das atividades referentes à pesquisa através de órgãos financiadores, em nível nacional e internacional, tais como CNPq, Capes, Funcitec, DAAD, Finep.Entre as atividades desenvolvidas pela DADP estão o gerenciamento e controle dos Programas de Iniciação Científica, tais como: Programa de Incentivo à Pesquisa (Pipe/Furb); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq); Programa Especial de Treinamento (PET/Capes) e o Programa de Complementação de Pesquisa (Procope/Furb). O site disponibiliza links para diversos serviços, como: relação das fontes de financiamento, banco de currículos do CNPq, como elaborar um projeto ou relatório de pesquisa, pesquisa na Internet, programas de iniciação científica.
Contato: dra@furb.rct-sc.br
Área: Ciência Política

Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP
http://www.finep.gov.br
A Finep atua como incentivo à pesquisa básica e às novas tecnologias, em universidades, instituições de pesquisa e empresas. A home page traz informações sobre os tipos de financiamento disponíveis, seus roteiros, produtos e estatuto, além de um link para a Biblioteca Virtual de Competitividade criada pelo PROSSIGA.
Contato: seac@finep.gov.br
Área: Ciência Política

Fundação Arthur Bernardes - FUNARBE. Universidade Federal de Viçosa - UFV
http://www.funarbe.org.br/
A Funarbe foi criada em 1979, com o objetivo de agilizar a gestão de recursos e assessoria, na busca de parcerias entre a Universidade Federal de Viçosa e órgãos públicos ou empresas, além da industrialização e comercialização de bens, com base na difusão da tecnologia gerada no campus da Universidade. O site disponibiliza links para cursos e eventos, convênios, workshop e um mecanismo de busca.
Contato: http://www.funarbe.org.br/emails.htm
Área: Ciência Política

Fundação Bradesco - FB
http://www.fundacaobradesco.org.br/fbradesco/index.asp
Foi criada em 1956 com o objetivo de proporcionar educação e profissionalização às crianças, jovens e adultos. Inaugurou sua primeira escola em 1962, na Cidade Deus - Osasco - SP, com 300 alunos e 7 professores. Hoje são 36 escolas, com previsão de atendimento para 97 mil alunos, em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal, atendendo a filhos de funcionários, comunidades de baixo poder aquisitivo e adultos por meio da Teleducação.
Contato: contatos@fundacaobradesco.org.br
Área: Ciência Política

Fundação Carlos Chagas - FCC
http://www.fcc.org.br/
Criada em 1964, atua, desde 1971, no campo da pesquisa educacional. É responsável pela coordenação, no Brasil, do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação Ford. Este programa destina-se aos que desejam continuar seus estudos superiores em nível de mestrado e doutorado. Prioriza candidatos/as originários de grupos que sistematicamente têm tido acesso restrito ao ensino superior como, por exemplo, os provenientes das regiões Norte ou Nordeste ou Centro-Oeste ou de origem étnico-racial negra ou indígena, ou que tiveram poucas oportunidades econômicas e educacionais. A página traz informações sobre os recursos disponíveis, concursos em andamento, publicações, Biblioteca Ana Maria Poppovic, banco de dados e pesquisadores.
Contato: programabolsa@fcc.org.br
Área: Ciência Política

Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa - FUNCAP
http://www.funcap.ce.gov.br/
A Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap) tem por finalidade estimular o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Ceará, através do incentivo e fomento à pesquisa, à formação e capacitação de recursos humanos, à geração e desenvolvimento de tecnologia e à difusão dos conhecimentos científicos e técnicos. Vinculada à Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secitece), a Funcap iniciou suas atividades em agosto de 1994 com a assinatura dos primeiros convênios visando o desenvolvimento de pesquisas no âmbito das universidades situadas no Ceará. O site disponibiliza links sobre programas de auxílios e bolsas, formulários e legislação.
Contato: adm@funcap.ce.gov.br
Área: Ciência Política

Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
http://www.capes.gov.br/
Vinculada ao Ministério da Educação e do Desporto - MEC tem por meta subsidiar o ministério na formulação das políticas de pós-graduação, coordenando e estimulando a formação de recursos altamente qualificados para a docência em grau superior, a pesquisa e o atendimento à demanda profissional. A home page traz os programas, editais e documentos e um perfil da pós-graduação.
Contato: webmaster@capes.gov.br
Área: Ciência Política

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL
http://www.fapeal.br/
Promove o desenvolvimento científico e tecnológico de Alagoas financiando projetos de pesquisa. O apoio se faz através de concessões de auxílios à pesquisa, bolsas e projetos especiais. A página dá acesso às explicações sobre os tipos das bolsas oferecidas e a projetos que recebem seu apoio.
Contato: webmaster@fapeal.br
Área: Ciência Política

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG
http://www.fapemig.br/
Tem por objetivo promover atividades de fomento, apoio e incentivo à pesquisa científica e tecnológica em Minas Gerais. Oferece apoio individual e institucional através da concessão de bolsas. Há um manual que explica aos interessados como proceder na solicitação de bolsas.
Contato: virginia@fapemig.br
Área: Ciência Política

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP
http://www.fapesp.br/
A home page da Fapesp fornece informações gerais sobre bolsas no Brasil e no exterior, sobre seus progamas de inovação tecnológica e de ensino público e auxílio à pesquisa. Há ainda projetos temáticos e programas especiais, além de um informativo. Disponibiliza uma relação de links interessantes.
Contato: info@fapesp.br
Área: Ciência Política

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ
http://www.faperj.br
O objetivo da Faperj é "promover o desenvolvimento cultural, científico e tecnológico no Estado do Rio de Janeiro". A home page dá acesso ao informe eletrônico interno, aos programas especiais, informações sobre bolsas e auxílios e dicas de sites, como: links úteis de instituições, pesquisa para alunos do 1º grau à universidade e uma recuperação dos sites do Rio de Janeiro que constam nas Bibliotecas Virtuais do Prossiga.
Contato: informe@rio.faperj.br
Área: Ciência Política

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS
http://www.ufsm.br/fapergs/
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs é a agência de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Rio Grande do Sul, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia. A Fundação apóia projetos de pesquisa científica e tecnológica apresentados por pesquisadores de todas as áreas do conhecimento vinculados aos centros de pesquisa e universidades localizados no estado. A concessão é individual; o pesquisador contemplado com os recursos é responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos, pelos resultados, conclusões e prestação de contas financeira e técnica. A Fapergs-Escritório de Santa Maria, coloca à disposição uma home page onde o usuário terá a oportunidade de fazer download de documentos e formulários, obter informações sobre valores de bolsas e diárias e fazer sugestões através de e-mail.
Contato: fapergs@ccne.ufsm.br
Área: Ciência Política

Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí - FAPEPI
http://www.fapepi.pop-pi.rnp.br/
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - Fapepi, órgão vinculado à Secretaria da Indústria Comércio, Ciência e Tecnologia - SICCT, está voltado para o fomento à pesquisa, à capacitação de recursos humanos e à realização de eventos científicos, incentivo à geração, desenvolvimento e difusão de ciência e tecnologia, necessários ao progresso científico e tecnológico do estado do Piauí. A Fapepi vem desenvolvendo atualmente programas e projetos nos campos da capacitação de recursos humanos e no campo da geração do desenvolvimento e difusão de ciência e tecnologia. Para entrar em contato, este site disponibiliza os e-mails dos membros de seu Conselho Técnico-Administrativo.
Contato: fapepi@pop-pi.rnp.br
Área: Ciência Política

Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária - FAPEU. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
http://www.fapeu.ufsc.br/hpverde/fapeu.html
Esta fundação de caráter privado, sem fins lucrativos, instituída pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, tem como missão promover o desenvolvimento científico, tecnológico e social no desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária. O site oferce informações sobre os editais e programas da fundação e ainda um roteiro para elaboração de projetos.
Contato: root@fapeu.ufsc.br
Área: Ciência Política

Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa - FADESP
http://www.fadesp.org.br/
A Fadesp, instituída em 1977, é uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de utilidade pública, com sede e foro na cidade de Belém(PA). Atua na apresentação de projetos às agências nacionais e internacionais, às empresas privadas, e negociação e gerenciamento dos recursos. Serve de apoio às instituições de pesquisa da Amazônia, em especial às do estado do Pará, atendendo às necessidades específicas de cada projeto. O site disponibiliza links para galeria de projetos, informativos e editais, onde os interessados podem esclarecer suas dúvidas de como fazer seu projeto tramitar na Fundação e outras informações de interesse.
Contato: fadesp@fadesp.org.br
Área: Ciência Política

Fundação de Apoio à Pesquisa - FUNAPE. Universidade Federal de Goiás - UFG
http://www.funape.ufg.br/
Criada em 02 de junho de 1981, a Funape interage com a Universidade Federal de Goiás ao promover e apoiar a pesquisa realizada na mesma. Isso se materializa na forma de apoio às atividades de formação de recursos humanos para a pesquisa, na prestação de serviços técnicos e científicos à comunidade e na realização e divulgação de trabalhos científicos, culturais e artísticos. O site disponibiliza formas de apoio e promoção à pesquisa, informações sobre a história da Fundação e o seu conselho deliberativo. Apresenta também as notícias da Fundação e outros links de interesse.
Contato: funape@funape.ufg.br
Área: Ciência Política

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF/DF
http://www.fap.df.gov.br
Desde a sua criação, em 1993, a FAPDF constitui-se em um dos pilares de sustentação da Política de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, fomentando a pesquisa e a realização de eventos científicos e tecnológicos. O site disponibiliza links para formulários, editais, manual e projetos de pesquisa aprovados.
Contato: fapdf@unb.br
Área: Ciência Política

Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQPB
http://www.fapesq.rpp.br
Criada em 1992 pela Lei nº 5624, a Fundação de Apoio à Pesquisa do estado da Paraíba - Fapesq, apoia instituições públicas e privadas sediadas no estado nas seguintes áreas do conhecimento: meio ambiente; informática, eletrônica e design; redes de computadores (Internet) e núcleos de informação tecnológica; saúde pública e melhoria do padrão de vida, entre outras. É parte integrante do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia. É um órgão de direito público, administrativamente vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, com sede em Campina Grande. O principal objetivo da Fundação é apoiar projetos de pesquisa que visem, em especial, o desenvolvimento sócio-econômico do estado da Paraíba. Seu site disponibiliza informações sobre condições e critérios de financiamento (clicando-se na homepage em "projetos", "financiamento", "critérios) e informações financeiras e cadastrais da entidade.
Contato: fapesq@fapesq.rpp.br
Área: Ciência Política

Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão - FAPEX
http://www.fapex.org.br
A Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex) foi instituída em 13 de novembro de 1980. A partir de então, apoia os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos prioritariamente pela Universidade Federal da Bahia - UFBa, ou por qualquer outra Instituição de Ensino Superior (IES) legalmente reconhecida ou em processo de reconhecimento pelo Ministério da Educação e do Desporto. A Fapex mantém um fundo de apoio à pesquisa e extensão, o FAP e o Faex, que vêm permitindo suprir carências de recursos próprios da UFBa para essas áreas e serve para fomentar a atuação de grupos emergentes. O site disponibiliza links sobre cursos, financiamento a eventos, serviços e pesquisas.
Contato: fapex@ufba.br
Área: Ciência Política

Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe - FAPESE
http://www.pop-se.rnp.br/fapese/#VINDOS
Criada pela Universidade Federal do Sergipe, a Fapese objetiva apoiar, promover e subsidiar programas e atividades considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do estado e da região. A Fundação apoia projetos relacionados à realização de eventos de caráter técnico-científico e cultural além da produção editorial, gráfica e audiovisual na área técnico-científica e cultural, entre outros projetos.
Contato: fapese@pop-se.rnp.br
Área: Ciência Política

Fundação de Ciência e Tecnologia - FUNCITEC
http://www.funcitec.rct-sc.br/index.html
A FUNCITEC tem como missão "promover o desenvolvimento científico e tecnológico no estado de Santa Catarina através do fomento à pesquisa e da interação, em todos os níveis, das instituições científicas, dos complexos produtivos, do governo e da sociedade". Acesso à equipe atual e a uma página com edital e formulário para elaboração de projetos e relatórios técnicos. Promove o Prêmio Mérito Universitário com os editais online.
Contato: funcitec@funcitec.rct-sc.br
Área: Ciência Política

Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP
http://www.fundep.ufmg.br/
Oferece suporte para as pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atende a demanda de prestação de serviços técnico-especializados da comunidade não-acadêmica. Por meio de uma senha de acesso, obtida via telefone, é possível fazer pedidos de adiantamentos para viagens, para despesas, solicitação para pagamentos de serviços prestados, contratação de serviços, etc. A Fundação realiza cursos, eventos e concursos públicos e particulares.
Contato: todos@fundep.ufmg.br
Área: Ciência Política

Fundação de Desenvolvimento da Unicamp-FUNCAMP. Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP
http://www.funcamp.unicamp.br/
A Funcamp tem por objetivo precípuo proporcionar à Unicamp meios necessários à adequada mobilização de seus recursos humanos e materiais para o atendimento de necessidades e objetivos econômicos, sociais, pedagógicos, assistenciais, previdenciários e culturais da comunidade, em consonância com o disposto nos estatutos da Universidade Estadual de Campinas. Em termos práticos, a Funcamp oferece à Unicamp o apoio administrativo e gerencial para realização de uma série de atividades, destacando-se: convênios de pesquisa, contratos de prestação de serviços, cursos de extensão, atividades de treinamento e de consultoria, eventos científicos e culturais, fundo de apoio ao ensino e à pesquisa. O site disponibiliza links para consulta de convênio, casa do professor visitante (opção de hospedagem no campus da Unicamp) e informações gerais.
Contato: iga@netmail.funcamp.unicamp.br
Área: Ciência Política

Fundação Estudar
http://www.estudar.org.br/
A Fundação Estudar criou este site para divulgar as informações sobre as bolsas de estudo que concede. Procura esgotar as dúvidas e informações necessárias para os candidatos participarem do processo de seleção. O foco da Fundação é o investimento e o estímulo a estudantes com grande potencial de desenvolvimento profissional e falta de recursos. O site disponibiliza links para inscrição, fórum, artigos interessantes, informativo, classificados e serviços de orientação educacional, de preparação para testes e orientação sobre os processos de seleção das instituições de ensino estrangeiro, sites interessantes e outras informações.
Contato: http://www.estudar.org.br/sac/e_sac.asp
Área: Ciência Política

Fundação João Pinheiro
http://www.fjp.gov.br
Órgão do Governo de Minas Gerais que realiza projetos de pesquisa aplicada, consultorias e desenvolvimento de recursos humanos nas áreas de estudos históricos, culturais, sociais, políticos e de administração pública e privada naquele estado. Sua página informa sobre as pesquisas, a estrutura organizacional, centros de estudos, seus produtos, publicações e um banco de dados.
Contato: leosanto@pop.bhnet.com.br
Área: Ciência Política

Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - FUNDUNESP. Universidade Estadual de São Paulo - UNESP
http://www.fundunesp.unesp.br
Com o objetivo de auxiliar a Universidade Estadual de São Paulo na melhoria e expansão de suas atividades, há a Fundunesp (Fundação para o Desenvolvimento da Unesp). É estruturada nas diretorias de fomento à pesquisa (que estimula o desenvolvimento de pesquisas de docentes por meio do financiamento de projetos e da concessão de auxílios para participação em eventos científicos) e de projetos especiais, que se constitui em instrumento de apoio para maior articulação da universidade com a sociedade e com o estado.
Contato: amilton@fundunesp.unesp.
Área: Ciência Política

Fundação Roberto Marinho - FRM
http://www.frm.org.br/
Fundada pelo jornalista Roberto Marinho, tem como objetivo principal contribuir para a busca de soluções para os problemas educacionais do país. O site oferece links para os seguintes projetos: Vídeo Escola, Celeiro da Cultura Popular na Mangueira, Patrimônio, Educação e Meio Ambiente, que estão acontecendo no momento. Há também um link para a nova Casa dos Artistas.
Contato: fundacao@frm.com.br
Área: Ciência Política

Fundação Universitária José Bonifácio - FUJB. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
http://www.fujb.ufrj.br/index.htm
A Fundação Universitária José Bonifácio (Fujb) é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública. Dedica-se ao fomento e ao suporte de atividades de pesquisa científica e tecnológica, de ensino, de extensão e de prestação de serviços, no âmbito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Assim, a natureza da Fujb é a de dar à UFRJ todo o apoio necessário ao desempenho das suas atividades acadêmicas, de pesquisa e de prestação de serviços técnicos especializados. O site disponibiliza links sobre concessão de auxílio financeiro a projetos, apoio às iniciativas no campo cultural e o Noticiário Fujb.
Contato: fujb@fujb.ufrj.br
Área: Ciência Política

Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa - FAEP
http://www.unicamp.br/prp/faep.html
O Faep tem como objetivo apoiar financeiramete projetos de ensino e pesquisa de docentes da Unicamp, financiando prioritariamente itens não contemplados pelas agências tradicionais ou suplementando auxílios já concedidos por elas. De acordo com a Deliberação CONSU A17/90, que instituiu o Faep em sua presente forma, as áreas do Faep são: ensino, tecnológicas, exatas, biomédicas, artística e humanas.
Contato: prpfaep@reitoria.unicamp.br
Área: Ciência Política

Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT
http://www.mct.gov.br/
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) foi criado em 15 de março de 1985, Decreto nº 91.146 , como órgão central do sistema federal de ciência e tecnologia. Foi definida como área de competência do MCT, o patrimônio científico e tecnológico, seu desenvolvimento e a política de cooperação e intercâmbio concernente a esse patrimônio. O site disponibiliza links para uma série de estudos sobre ciência e tecnologia, palestras, notícias e também um sistema de busca.
Contato: webmaster@mct.gov.br
Área: Ciência Política

Vitae
http://www.vitae.org.br/
Vitae é uma associação civil sem fins lucrativos, que apóia projetos nas áreas de cultura, educação e promoção social. É possível solicitar o apoio de Vitae a projetos isolados ou inseridos nos programas especiais da entidade como: apoio a museus, bolsas de música, bolsas de arte, entre outros. As solicitações de apoio a projetos isolados devem se enquadrar nas linhas de atuação de Vitae, podendo ser encaminhadas em qualquer época do ano. Programas são concursos anuais com regulamentos e prazos próprios. O site disponibiliza um link para noticias, informando sobre os projetos contemplados pela Instituição.
Contato: vitae@dialdata.com.br
Área: Ciência Política


Topo