home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Programas de Pós-Graduação - Sociologia   Brasileiros



Curso de Pós-Graduação em Sociologia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Sociologia. Universidade de São Paulo - USP
http://sociologia-usp.br/index.htm
O Programa é vinculado à Universidade de São Paulo - USP, teve início em seu atual formato em 1971, oferecendo cursos de metrado e doutorado. A origem do Programa, no entanto, remonta às cátedras de Sociologia criadas pela missão francesa que participou da fundação da universidade a partir de 1934. As linhas de pesquisa estão orientadas tanto para investigações teóricas e metodológicas quanto para estudos de áreas geopolíticas como as da África Negra e da América Latina. O site disponibiliza o corpo docente e publicações, com destaque para a Revista Plural. As teses defendidas encontram-se disponíveis para download de arquivo DOC.
Contato: sociousp@edu.usp.br
Área: Sociologia

Curso de Pós-graduação em Sociologia. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - SCHLA. Universidade Federal do Paraná - UFPR
http://www.humanas.ufpr.br/pos/socio/default.htm
Criado em 1995, o curso possui duas áreas de concentração: sociologia das organizações, que abriga três linhas de pesquisa: atores, estratégias e poder; trabalho, tecnologia e inovações organizacionais; e identidade, imaginário e cultura; sociologia política, que agrupa três linhas de pesquisa: sociedade, instituições e processos políticos contemporâneos; cultura e política; e democracia e participação política. A página traz informações sobre o corpo docente, a estrutura curricular, bolsas de estudo, inscrição, processo seletivo e vagas.
Contato: socmes@coruja.humanas.ufpr.br
Área: Sociologia

Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação- DPP. Universidade de Brasília
http://www.unb.br/dpp/
Órgão responsável pela supervisão e coordenação geral do ensino de pós-graduação e pesquisa da Universidade de Brasília. Abrangendo diferentes áreas do conhecimento, os cursos estão divididos em stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e lato sensu (Aperfeiçoamento e Especialização). No campo das ciências humanas e sociais são oferecidos cursos de mestrado e doutorado em sociologia, antropologia e ciência política, entre outros. A página do DPP traz informaçõs sobre o calendário dos cursos, as teses e os grupos de pesquisa.
Contato: dppunb@unb.br
Área: Sociologia

Doutorado em Ciências Sociais. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH. Universidade de Campinas - Unicamp
http://www.unicamp.br/ifch/pos_graduacao/d_csociais/index.html
Estabelecido em 1985, o Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Unicamp, integrado por docentes dos Departamentos de Antropologia Social, Sociologia e Ciência Política, de fundamento interdisciplinar, está organizado segundo recortes temáticos que visam a abordagem multisciplinar das questões sociais. Os grupos de pesquisa e ensino reúnem-se em torno de uma série de atividades didáticas denominadas Seminário de Teoria e Metodologia em Ciências Sociais e no Seminário de Tese. A página oferece links para as áreas de pesquisa, as disciplinas oferecidas e bolsas de estudo.
Contato: http://www.unicamp.br/ifch/pos_graduacao/d_csociais/fale_conosco1.html
Área: Sociologia

Doutorado em Sociologia e Política. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
http://www.fafich.ufmg.br/soa/pos/doutor.htm
Programa da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH - da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, oferece as seguintes linhas de pesquisa: teoria e métodos em Ciências Sociais; sociologia da cultura; sociologia e política industrial; Estado, modernização e política públicas; desigualdades e mudança social: classe, gênero e raça; instituições políticas e democracia. Os editais e o formulário para inscrição estão disponíveis para download na página.
Contato: doutsop@fafich.ufmg.br
Área: Sociologia

Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
http://www.pucsp.br/pos/Cso/cso.htm
O Mestrado em Ciências Sociais da PUC-SP foi criado em 1973 e dez anos depois a primeira turma do Doutorado. As atividades dos dois programas concentram-se nas áreas de sociologia, ciência política, antropologia e relações internacionais. As linhas de pesquisa oferecidas são: Mudanças Sociais e Movimentos Sociais, Instituições, Ideologias e Religiões, Produção Simbólica e Reprodução Cultural, Estado e Sistemas Sócio-Políticos, Etnologia Brasileira, Materialidade, Ideologia e Vida Cotidiana nas Culturas Modernas, Dinâmica Urbano-Regional, Planejamento e Políticas Públicas e Relações Internacionais. A página tras informações sobre o corpo docente, a estrutura curricular e o conteúdo das ementas.
Contato: csopos@pucsp.br
Área: Sociologia

Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas. Unisinos
http://unisinos.br/educacao/pos-graduacao/
O mestrado da Unisinos abrange um conjunto de disciplinas e campos de conhecimento que se articulam entre si no estudo da vida social e coletiva. Tem como objetivo qualificar profissionais com experiências acadêmicas e vínculos institucionais diferenciados a fim de que venham a gerar pesquisas e planos de ação voltados para políticas públicas relacionadas ao mundo do trabalho, ao associativismo e cooperativismo. A página do Programa oferece informações sobre suas linhas de pesquisas, as disciplinas, o corpo docente, as dissertações defendidas e os prazos e normas para inscrição e seleção.
Contato: ppgcsa@poa.unisinos.br
Área: Sociologia

Mestrado em Ciências Sociais. Universidade Estadual de Londrina
http://www.uel.br/cch/pos/mestsoc/
O programa tem por objetivo a formação de professores de ensino superior e pesquisadores de alto nível, através de atividades integradas de ensino e pesquisa. A página apresenta a organização curricular do mestrado, as linhas de pesquisa e o corpo docente. As datas sobre a inscrição e a seleção dos candidatos estão anunciadas no site.
Contato: poscch@uel.br
Área: Sociologia

Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade. Universidade Estadual do Ceará
http://www.uece.br/mapps
Criado em 2000, o curso integra o que já é desenvolvido na graduação e pós-graduação lato sensu nos Centros de Humanidades e Estudos Sociais Aplicados. Além de integrar os Cursos de Ciências Sociais, Serviço Social e História, estabelece parcerias com o Mestrado em Saúde Pública e Geografia. A página disponibiliza informações sobre corpo docente, estrutura, disciplinas, pesquisas, publicações e projetos.
Contato: mauricio@uece.br
Área: Sociologia

Mestrado em Sociologia. Departamento de Sociologia. Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH. Universidade Federal do Pará - UFPA
http://www.ufpa.br/cfch/posgrad/sociologia/old/msociologia.htm
Curso vinculado ao Departamento de Sociologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH - da Universidade Federal do Pará - UFPA. Suas áreas de abrangência são: trabalho, cultura e modos de vida. O site apresenta o edital do mestrado, com instruções sobre inscrição.
Contato: seccfch@ufpa.br
Área: Sociologia

Mestrado em Sociologia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH. Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
http://www.fafich.ufmg.br/soa/pos/index.htm
Vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH - da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, divide-se em duas áreas de concentração: sociologia urbana e industrial e sociologia da cultura. Suas linhas de pesquisa são as seguintes: produção e disseminação de ideologias, cultura e bens simbólicos; aspectos sócio-culturais das políticas públicas; teoria e métodos em Ciências Sociais; o urbano: espaço e vida cotidiana e sociologia do trabalho. A página traz o edital e informações sobre a concessão de bolsas de estudo.
Contato: mestsoa@fafich.ufmg.br
Área: Sociologia

Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais - NPPCS . Mestrado em Sociologia. Universidade Federal de Sergipe
http://www.ufs.br/frames/ensino/posgrad.htm
Iniciado em 1994 e vinculado à Universidade Federal de Sergipe - UFS. O curso tem como área de concentração o tema Estado e Sociedade e desenvolve as seguintes linhas de pesquisa: formas de intervenção do Estado; movimentos sociais e sociedade, ideologia e comunicação. A coordenação do curso está a cargo do professor José Maria de Oliveira. Não há maiores informações.
Contato: webmaster@ufs.br
Área: Sociologia

Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista - Unesp
http://www.marilia.unesp.br/ensino/pos-grad/index_cs.htm
Vinculado à Unesp e localizado no campus de Marília, em São Paulo, oferece os cursos de Mestrado e Doutorado nas áreas de antropologia, sociologia e ciência política. Os cursos estão estruturados em três linhas de pesquisa: pensamento político e social brasileiro; cultura, identidade e sociabiliade e mundo do trabalho e movimentos sociais. A página dá acesso às referências bibliográficas e à lista do corpo docente do programa. Os requisitos para a inscrição, assim como o processo de seleção, que inclui um pré-projeto, podem ser consultados on line.
Contato: webmaster@marilia.unesp.br
Área: Sociologia

Pós-graduação em Sociologia Política e Cultura. Departamento de Sociologia e Política. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ
http://www.puc-rio.br/
O Departamento de Sociologia e Política foi criado em 1954. Teve o seu primeiro currículo inspirado no da Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo. Criou, em 2001, um programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Sociologia Política e Cultura, dando início ao processo de implantação de um mestrado em ciências sociais, ainda para 2003. Oferece a cadeira Antropologia da Arte (a página traz informações sobre proposta da cadeira e bibliografia). A página do Programa traz informações sobre pós-graduação, publicações, pesquisas, corpo docente, eventos, dentre outras.
Contato: webmaste@rdc.puc-rio.br
Área: Sociologia

Pós-Graduação em Sociologia. Departamento de Ciências Sociais - Centro de Humanidades. Universidade Federal do Ceará - UFC
http://www.prppg.ufc.br/posmsoci.htm
O mestrado e o doutorado em Sociologia da Universidade Federal do Ceará - UFC, desenvolve em seu programa as seguintes linhas de pesquisa: pensamento social, imaginário, cultura e religião; cultura e política; processos de trabalho e transformações capitalistas; estado, poder e políticas públicas; cidade, poder e movimentos sociais; sociologia da família e relações de gênero. A página fornece informações sobre a inscrição nos dois cursos, a íntegra do edital do mestrado e doutorado e a relação do corpo docente.
Contato: posgrads@ufc.br
Área: Sociologia

Pós-Graduação em Sociologia. Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ
http://www.iuperj.br/pos_graduacao.htm
Instituição privada sem fins lucrativos, o IUPERJ integra a Universidade Candido Mendes - UCAM. Em 1969 iniciou o programa de mestrado em Ciência Política e em 1973 o de Sociologia. Em 1979 foi implantado o programa de doutoramento em Ciência Política e em Sociologia. A página traz informações sobre disciplinas oferecidas em ambas as áreas, calendário, corpo docente, edital 2002, fórum dos alunos, alunos do exterior e formulário para inscrição.
Contato: vsouza@iuperj.br
Área: Sociologia

Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
http://www.pucminas.br/cursos/posgraduacao/stricto/cursos/ciencias_sociais/ciencias_sociais.html
Uma iniciativa do Departamento de Sociologia da PUC Minas, o programa tem como temática "Gestão das Cidades" e está estruturado em três linhas de pesquisa: Políticas Públicas e Cidade; Trabalho e Cidade; e Cultura Urbana e Modos de Vida. A página traz informações sobre o processo de seleção, o corpo docente e a grade curricular.
Contato: csociais@pucminas.br
Área: Sociologia

Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais - PUC/SP
http://www.pucsp.br/~csopos/branco.html
Vinculado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, começou em 1973 com o mestrado e, exatos dez anos depois, o doutorado. Ambos têm como objetivo estimular a reflexão teórica com caráter cumulativo nas áreas de sociologia, antropologia e ciência política, sem distinção entre elas.
Contato: csopos@exatas.pucsp.br
Área: Sociologia

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPCIS. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
http://www2.uerj.br/~ppcis/
Programa oferecido pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. De caráter interdisciplinar, integra as três áreas das ciências sociais - sociologia, antropologia e ciência política, unidas em torno de linhas temáticas de pesquisa. Os conteúdos das linhas de pesquisa podem ser conferidos em detalhe na homepage do programa, inclusive no que diz respeito aos professores participantes de cada módulo.
Contato: ppcis@uerj.br
Área: Sociologia

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSo. Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR
http://www.ufscar.br/~ppgcso/
Programa oferecido pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Iniciado em 1988, o PPGCSo forma mestres e doutores em Ciências Sociais, com concentração na área de sociologia política. A seleção de novos alunos é feita sempre no mês de fevereiro, conforme o edital do programa. O site traz informações sobre o corpo docente, a estrutura curricular dos dois cursos, as linhas de pesquisa e as dissertações defendidas.
Contato: ppgcso@power.ufscar.br
Área: Sociologia

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Mestrado e Doutorado. Universidade Federal da Bahia - UFBA
http://www.ufba.br/instituicoes/ufba/posgraduacao/sociologia.html
Coordenado pela Profa. Dra. Maria da Graça Druck e vinculado à Universidade Federal da Bahia - UFBA, o programa oferece linhas de pesquisa concentradas nas áreas de sociologia e antropologia, a saber: relações de gênero, família e reprodução social: saúde, cultura e sociedade: etnologia, etnicidade e relações raciais: trabalho, subjetividade e condições de vida: democracia, cultura e movimentos sociais. O site provê ainda informações sobre o corpo docente, disciplinas, bibliografia e um link para inscrição online.
Contato: druck@ufba.br
Área: Sociologia

Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPG. Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - IFCH. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
http://www.ufrgs.br/ifch/posgrad/sociologia/index.htm
Programa do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - IFCH - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Oferece formação pós-graduada nos níveis de Mestrado e Doutorado. O Programa é originário dos cursos de Mestrado em Sociologia Rural, criado em 1965, e do Mestrado em Sociologia, de 1972. O site traz informações sobre as linhas de pesquisa do PPG, seu corpo docente, suas publicações, com destaque para a Revista Sociologias, uma nova publicação que substituiu os Cadernos de Sociologia, as inscrições para mestrado e doutorado, as dissertações de mestrado e as teses de doutorado.
Contato: ppgsoc@vortex.ufrgs.br
Área: Sociologia

Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS. Mestrado e Doutorado. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
http://www.propesq.ufpe.br/cursos/sociologia.htm
O Programa, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - compreende o mestrado, criado em 1967, e o doutorado, que teve início em 1995. A estrutura do Programa enfatiza o estudo das mudanças sociais em seus aspectos econômicos, políticos e culturais. O PPGS mantém convênios e intercâmbios com instituições acadêmicas no Brasil e no exterior e conta com o apoio e financiamento de fundações públicas e privadas. Links para as disciplinas do curso, para o corpo docente e para os responsáveis pelos núcleos.
Contato: ppgs@npd.ufpe.br
Área: Sociologia

Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS. Universidade Federal da Paraíba - UFPB
http://www.cchla.ufpb.br/ppgs/
Instituído em agosto de 1999, o PPGS dá continuidade ao Programa de Sociologia do Campus I (João Pessoa) e ao Mestrado em Sociologia Rural do Campus II (Campina Grande) da UFPb. O novo programa tem como área de concentração a própria Sociologia, e as subáreas Cultura, Política e Trabalho (Campus I) e Desenvolvimento Sustentável (Campus II). A produção intelectual do Mestrado e do Doutorado pode ser conferida nas publicações Política & Trabalho, Raízes e na série Cadernos de Ciências Sociais. A página traz ainda informações sobre o corpo docente, resumo das dissertações de mestrado e esclarecimentos sobre os critérios para a seleção.
Contato: ppgs@cchla.ufpb.br
Área: Sociologia

Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCS. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
http://www.ifcs.ufrj.br/csociais/ppgsa/index.html
O Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, oferece formação nos níveis de mestrado e doutorado em antropologia e sociologia no âmbito do ensino e da pesquisa. De caráter interdisciplinar, o Programa estrutura-se em quatro linhas temáticas de pesquisa: Relações de Trabalho e Relações de Poder; Produção e Efeito de Desigualdades Sociais; Sociologia da Cultura, Simbolismo e Linguagem e Cultura e Política em perspectiva comparada. Através dos links oferecidos pelo site, é possível obter informações sobre o corpo docente, as teses defendidas, a publicação Estudos Ciências Sociais, o novo edital e a agenda de eventos.
Contato: ppgsa@ifcs.ufrj.br
Área: Sociologia

Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política - PPGSP. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
http://www.cfh.ufsc.br/~ppgsp/
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC nasceu em 1978 com a criação do Curso de Mestrado em Ciências Sociais, cujas áreas de concentração foram inicialmente a Sociologia e a Antropologia. A partir de 1985, essa estrutura foi desmembrada em dois mestrados distintos: Sociologia Política e Antropologia Social. O PPGSP teve continuidade com o doutorado em Sociologia Política. Os interessados poderão encontrar na página do programa informações sobre o corpo docente, a estrutura curricular, as linhas de pesquisa, as dissertações defendidas, os editais de seleção (mestrado e doutorado) e outros links que ajudam a orientar o candidato.
Contato: ppgsp@cfh.ufsc.br
Área: Sociologia

Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara. Universidade Estadual Paulista - Unesp
http://www.marilia.unesp.br/ensino/pos-grad/index_cs.htm
Mestrado e Doutorado em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras em Araraquara, um dos 15 campus da Universidade Estadual Paulista - Unesp. O Programa de Pós-Graduação tem como linhas de pesquisas os seguintes temas: agricultura, urbanização e industrialização no Brasil; classes e movimentos sociais; cultura e ideologia; estado, desenvolvimento e políticas públicas; gênero, saúde e família.
Contato: pgsoc@fclar.unesp.br
Área: Sociologia

Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia - FCHF. Universidade Federal de Goiás - UFG
http://www.fchf.ufg.br/sociologia/index.html
Programa da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia - FCHF - da Universidade Federal de Goiás - UFG. Oferece as linhas de pesquisa nos seguintes temas: processos sociais agrários, sociedade e cultura, sociologia política e processos sociais urbanos. A página disponibiliza informações sobre: pré-requisitos, disciplinas do curso, corpo docente e o edital.
Contato: fausto@fchf.ufg.br
Área: Sociologia

Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Universidade de Brasília - UnB/ICS
http://www.unb.br/dpp/stricto/stricto-46.htm#s
O Programa da UNB oferece Mestrado e Doutorado em Sociedade e Transformação e as seguintes linhas de pesquisa: Cultura Urbana Contemporânea, Transformações no Mundo do Trabalho, Ciência, Tecnologia e Educação na Contemporaneidade, Pensamento Social Brasileiro, Identidade e Comportamento Político e Processos Sociais Agrários. A página traz informações sobre inscrição, seleção, disciplinas e corpo docente.
Contato: motta@abordo.com.br
Área: Sociologia


Topo