home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Instituições de Ensino e Pesquisa - Sociologia   Estrangeiras



The Adam Smith Institute - ASI
http://www.adamsmith.org.uk/
Página do ASI, instituto inglês dedicado a pesquisar e difundir as idéias do filósofo e economista inglês, considerado o fundador do liberalismo econômico. Dedica-se à análise e discussão sobre políticas públicas, livre mercado e livre comércio. Dá acesso a texto completo de obras de Adam Smith como A Teoria dos Sentimentos Morais e A Riqueza das Nações, além de artigos, publicações e ao boletim produzidos pelo ASI. O Instituto concede prêmios, e promove anualmente o Tax Freedom Day.
Área: Sociologia

African Studies Center. University of Pennsylvania
http://www.sas.upenn.edu/African_Studies/
Programa interdisciplinar mantido pela University of Pennsylvania, (EUA), que oferece a estudantes universitários a oportunidade de explorar a diversidade cultural e histórica dos povos africanos. A página informa sobre os cursos oferecidos a cada semestre e os programas de graduação e pós-graduação. Também dá acesso ao boletim Penn African Studies Newsletters e a links relacionados aos estudos africanos e a outros recursos de informação sobre o tema.
Contato: africa@sas.upenn.edu
Área: Sociologia

The Asian/Pacific Studies Institute of Duke University - APSI
http://www.duke.edu/APSI/home.html
O Instituto da Duke University desenvolve pesquisas sobre a cultura e a sociedade asiática envolvendo diversas disciplinas como artes, língua e literatura asiática, antropologia cultural, literatura e ciência política, entre outras. Disponibiliza um calendário de eventos e a referência dos papers produzidos. A página dá informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação bolsas e prêmios que oferece. Também dá acesso à East Asian Library e a links para outros programas e institutos dedicados aos estudos asiáticos.
Contato: mmayer@duke.edu
Área: Sociologia

Association to Advance Collegiate Schools of Business - AACSB
http://www.aacsb.edu/
Organizada em 1916, é composta de instituições educacionais, empresas e outras organizações dedicadas à promoção e à melhoria da educação superior em Administração e Gerenciamento de Empresas. Primeira agência de credenciamento em programas de doutorado, de mestrado e de graduação em Administração de Empresas e Contabilidade. Está engajada em projetos de pesquisa e enquetes sobre temas específicos no campo da educação para o gerenciamento. A página disponibiliza informações sobre serviços de associação à entidade, credenciamento, conferências e seminários, publicações, serviços relacionados ao conhecimento, comunidades e empregos.
Contato: http://www.aacsb.edu/contactus.asp
Área: Sociologia

The Cato Institute
http://www.cato.org/
Entidade de perfil liberal, fundada em 1977 por Edward H. Crane. Sediada em Washington, D.C.. Está voltada para a promoção de políticas públicas baseadas em liberdade individual, governo limitado, mercado livre e paz. Responsável pela publicação de livros, monografias, pesquisas, conferências e fóruns. O site traz informações sobre a Cato University. Oferece versão em espanhol.
Contato: service@cato.org
Área: Sociologia

Center for Economic Policy Analysis. New School University
http://www.newschool.edu/cepa/
Centro de pesquisas da New School University, de Nova Iorque (EUA). Criado em 1995 e vinculado ao Departamento de Economia da universidade, desenvolve análises da economia política nas áreas de política macroeconômica, desigualdade e pobreza e globalização. A página dá acesso aos programas de pesquisas, às publicações e aos eventos promovidos pelo centro.
Contato: cepa@newschool.edu
Área: Sociologia

Center for Family Studies. University of California in Riverside - UCR
http://www.chass.ucr.edu/csbsr/family.html
Vinculado ao Center for Social and Behaviorial Science Research, do College of Humanities, Arts and Social Sciences - UCR (EUA), este centro aborda o tema da família de forma interdisciplinar. As pesquisas são conduzidas por professores dos departamentos de antropologia, educação, história, psicologia e sociologia, explorando questões pertinentes à associação entre o sul da Califórnia e as diversas culturas, etnicidades e vida familiar.
Contato: parke@ucrac1.ucr.edu
Área: Sociologia

Center for Immigration Studies - CIS
http://www.cis.org/
Criado em 1985, o CIS é uma organização idependente que realiza pesquisas sobre os impactos causados pela imigração nos Estados Unidos. A página dá acesso a artigos, publicações e a tópicos sobre o tema como história, estatísticas, terrorismo, pobreza, refugiados, assimilação e cidadania, entre outros. O Centro concede o The Eugene Katz Award For Excellence in the Coverage of Immigration para jornalistas que cobrem o tema.
Contato: center@cis.org
Área: Sociologia

Center for Institutional Reform and the Informal Sector - IRIS
http://www.iris.umd.edu/
Sediado na University of Maryland (EUA), o IRIS é um centro de pesquisa e consultoria para questões ligadas ao crescimento econômico e governança em países em processo de transição ou desenvolvimento, com abrangência mundial. A página dá acesso às notícias mais recentes e oportunidades de trabalho na área.
Contato: inform-editor@umail.umd.edu
Área: Sociologia

Center for Latin American Studies - CLAS. Georgetown University
http://www.georgetown.edu/sfs/programs/clas/
Este centro vinculado à Georgetown University tem como enfoque as relações inter-americanas e a democracia governamental, e desenvolve diversos programas interdisciplinares, entre eles o Brazilian Studies Program . Dá acesso ao Banco de Dados Políticos das Américas, entre outros recursos de informação.
Contato: laramelt@gusun.georgetown.edu
Área: Sociologia

Center for Latin American Studies - CLAS. University Center for International Studies - UCIS. University of Pittsburgh
http://www.ucis.pitt.edu/clas/
Fundado em 1964, o CLAS está vinculado à University of Pittsburgh (EUA), desenvolvendo e articulando um programa acadêmico interdisciplinar nos níveis de graduação e pós-graduação em várias áreas abrangendo a América Latina e o Caribe, e oferecidos em diferentes departamentos e faculdades da universidade. Parte significativa dos recursos do centro são destinados ao Brazilian Studies Program. A página dá informações sobre os cursos oferecidos, e acesso a notícias e à biblioteca Eduardo Lozano Latin American Collection. Pode ser consultada nas versões em inglês, português e espanhol.
Contato: clas+@pitt.edu
Área: Sociologia

The Center for Latin American Studies. University of Florida
http://www.latam.ufl.edu/index.html
O Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida foi criado em 1963. Reconhecido internacionalmente, oferece a seus estudantes centenas de cursos espalhados por mais de 40 departamentos da universidade. Tem como missão promover a pesquisa interdisciplinar e a produção de novos conhecimentos sobre a América Latina e o Caribe. A página traz links com informações sobre as atividades acadêmicas, pesquisas e treinamentos, publicações, eventos e etc.
Contato: www@latam.ufl.edu.
Área: Sociologia

Center for Studies of Social Change. New School University
http://www.newschool.edu/gf/centers/gf_cssc.htm
Fundado em 1994 na New School University, o centro realiza pesquisas com a participação dos estudantes do programa de Estudos Históricos da universidade. Outros projetos também estão na pauta de atividades do CSSC, como seminários para professores secundários de história e a publicação de trabalhos monográficos, disponiblizados online pela Columbia University Press. Publica ainda dois periódicos acadêmicos: Political Power and Social Theory e International Labor and Working Class History.
Contato: ilwch@newschool.edu
Área: Sociologia

The Center for Working-Class Studies - CWCS
http://www.as.ysu.edu/~cwcs/
Localizado na Youngstown State University em Youngstown, Ohio(EUA), o CWCS se dedica ao estudo da classe operária, sua vida e sua cultura. Mais do que um projeto acadêmico, se engaja no processo social prestando assistência e organizando eventos em educação e cultura. O site apresenta informações sobre os cursos, bibliografia, pesquisas, conferências, além de links relacionados ao tema.
Contato: klford@cc.ysu.edu
Área: Sociologia

Centre d´Etudes sur L´Actuel et le Quotidien - CEAQ. Sorbonne Paris V
http://www.univ-paris5.fr/ceaq/index.htm
Fundado em 1982 por Michel Maffesoli e George Balandier, professores da Sorbonne, o CEAQ é um laboratório de pesquisas com interesses em novas formas de sociabilidade e no imaginário em seus múltiplos aspectos. Edita duas revistas: Societés e Cahiers de l´imaginaire e promove colóquios nos quais são tornadas públicas as pesquisas do centro. Em francês.
Contato: Federico.Casalegno@univ-paris5.fr
Área: Sociologia

Centre de Sociologie des Organizations
http://www.cso.edu/
Fundado em Paris por Michel Crozier, em 1965, como um grupo de pesquisa associado ao Centre National de la Recherche Scientifique-CNRS , transformou-se em laboratório de pesquisa em 1976, tornando-se uma das mais antigas unidades na área de sociologia do CNRS, ficando conhecido por suas publicações teóricas.O site apresenta links para pesquisas em curso , programa de doutorado, colóquios, histórico da instituição, entre outros.
Contato: marie.oulion@wanadoo.fr
Área: Sociologia

Centre for African Studies - CAS
http://www.uct.ac.za/depts/cas/
Criado em 1976 no âmbito da University of Cape Town, na África do Sul, o CAS deu prosseguimento ao trabalho da School of African Studies, a mais antiga escola dedicada aos estudos africanos em todo o mundo. Sua missão é promover estudos acadêmicos em vários campos de interesse para os povos da África A página dá acesso ao Programa Acadêmico e às publicações do CAS, que oferece ainda links para às atividades culturais realizadas pelo centro e ao seu acervo de pesquisas.
Contato: shepherd@humanities.uct.ac.za
Área: Sociologia

Centre for Latin American Research. University of Glasgow
http://www.gla.ac.uk/centres/clar/
O CLAR é um centro de pesquisas interdisciplinares sobre a América Latina da Universidade de Glasgow, na Escócia. Seu objetivo é incentivar e reunir pesquisas sobre a América Latina para subsidiar pesquisadores pós-graduados em diferentes departamentos da universidade. A relação dos pesquisadores e suas linhas de pesquisa estão relacionadas e disponíveis à consulta. O site também divulga os eventos programados pelo CLAR, e oferece a lista de links do Latin American Network Information Center - LANIC, da Universidade do Texas.
Contato: khegyi@geog.gla.ac.uk
Área: Sociologia

Centre for Research in International Migration and Ethnic Relations - CEIFO
http://www.ceifo.su.se/
O CEIFO surgiu em 1983 no âmbito da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Estocolmo, na Suécia. Realiza pesquisas sobre migrações internacionais, relações étnicas e multiculturalismo. Seu principal projeto de pesquisa, intitulado International Comparative Studies of Ethnocultural Youth - ICSEY estuda os problemas e as experiências associadas com a migração e o contato inter-cultural numa perspectiva multidisciplinar. As publicações editadas pelo Centro podem ser conferidas no site. Alguns artigos acadêmicos estão destacados na página, disponibilizados na íntegra. Em inglês.
Contato: ceifo.editor@ceifo.su.se
Área: Sociologia

Centre for the Study of Public Policy - CSPP
http://www.cspp.strath.ac.uk//
Vinculado à University of Strathclyde in Glasgow, na Escócia, o CSPP dedica-se a estudos e pesquisas sobre comportamento populacional em democracias recentes, mapeando e mensurando as transformações sociais nos países ex-comunistas e nas antigas ditaduras latino-americanas, asiáticas e africanas. A página traz resumos de publicações, textos e trabalhos sobre capital social, que podem ser encomendados na íntegra. Também dá acesso à base de dados Search Europe Electronically on Concepts - SEEC, gerada pelo New Democracies Barometers - NDB, um survey multi-nacional sobre países pós-comunistas.
Contato: o.j.robertson@strath.ac.uk.
Área: Sociologia

Centre Pierre Naville. Université d´Évry-Val d´Essonne
http://www.univ-evry.fr/labos/cpn/
Laboratório de pesquisa em ciências sociais e administração da Université d´Évry-Val d´Essonne, de Paris, França, que realiza estudos e pesquisas nas áreas de desenvolvimento, trabalho e tecnologia, em parceria com instituições e empresas públicas e privadas. Sua produção intelectual pode ser conferida nos seminários que promove e nas publicações Le cahiers d´Evry e La lettre du CPN. A página traz informações sobre seus membros e as linhas de pesquisa que desenvolve.
Contato: webmaster@univ-evry.fr
Área: Sociologia

Centro de Estudios Avanzados - CEA. Universidad de Buenos Aires
http://www.cea.uba.ar/
Vinculado à Universidad de Buenos Aires, o CEA desenvolve pesquisas nas áreas de agricultura e transgênicos, ecologia da paisagem, transformações nas fronteiras urbanas e rurais, dinâmica social, história da ciência e desemprego. Também oferece cursos de pós-graduação nas áreas de gestão da ciência e tecnologia, ciências sociais do trabalho, processos de integração regional, problemas sociais infanto-juvenis, políticas de migrações internacionais e uso indevido de drogas. A página dá acesso ao Sistema de Información del Mercado Laboral de Buenos Aires - SIMEL, que sistematiza e atualiza informações sobre a dinâmica e mudanças no mercado de trabalho na capital argentina.
Contato: ceadir@cea.uba.ar
Área: Sociologia

Centro de Estudios de Opinión - CEO. Departamento de Sociología. Facultad de Ciencias Sociales y Humanas. Universidad de Antioquia, Colômbia.
http://huitoto.udea.edu.co/~ceo/index.html
Criado em 1989 e especializado na realização de sondagens de opinião, visa conhecer e interpretar motivações e práticas vinculadas a realidades econômicas, políticas, sociais, culturais e acadêmicas que fazem parte da cotidianidade ou de situações conjunturais. Está adscrito ao departamento de sociologia da faculdade. A página traz informações sobre sociologia na rede, ciências sociais e humanas na Universidad de Antioquia, departamento de sociologia, artigos e como publicar na rede.
Contato: comunicaciones@udea.edu.co
Área: Sociologia

Centro de Estudios de Población - CENEP
http://www.un.org/popin/regional/latam/argentina/cenep/index.htm
Associação civil argentina fundada em 1974 que reúne pesquisadores em ciências sociais e áreas afins. Desenvolve atividades de pesquisa, assistência técnica, formação de recursos humanos e divulgação de conhecimentos científicos no campo dos estudos populacionais, voltadas para programas sociais e políticas públicas que visem o desenvolvimento da população na América Latina e África. A página traz informações sobre as linhas de pesquisa do centro e suas publicações.
Contato: cenep@cenep.satlink.net
Área: Sociologia

Centro de Estudios de Población y Desarrollo Social - CEPAR
http://www.cepar.org.ec/
Organização não-governamental com experiência em pesquisas demográficas e de saúde pública no Equador. Tem por objetivo a formação de líderes nas áreas de estudos de população e saúde reprodutiva, capacitando-os na avaliação e promoção de políticas de saúde. O CEPAR publica desde 1993 a revista Correo Poblacional y de la Salud, que analisa e divulga os diversos aspectos da pesquisa demográfica e de saúde.
Contato: cepar@cepar.org.ec
Área: Sociologia

Centro de Estudios Orientales. Pontificia Universidad Católica del Perú - PUCP
http://www.pucp.edu.pe/~ceeoo/
Criado em 1987 pelo Departamento de Humanidades da Pontificia Universidad Católica do Peru. Visa difundir a cultura oriental, especialmente na área de estudos japoneses. Conta com a colaboração da Fundación Japón, que facilitou a vinda de professores japoneses à PUC do Peru. Estes professores ministraram cursos de sua especialidade - história, literatura, lingüística, filosofia e arte. Foi incorporada a discussão da filosofia da Índia e o estudo das religiões do Japão. A página traz informações sobre docentes, biblioteca, atividades, seminários e publicações.
Área: Sociologia

Centro de Estudios Publicos - CEP
http://www.cepchile.cl/index.html
Fundado em 1980, o CEP é uma instituição privada de caráter acadêmico sem fins lucrativos, sediada em Santiago do Chile e voltada para orientar a opinião pública na tomada de decisões baseada na adesão às questões das liberdades pessoais, direito e proteção às liberdades individuais, e da democracia como forma pacífica e estável de governo. A página dá acesso à Revista Estudios Públicos, que disponibiliza textos na íntegra, e às pesquisas desenvolvidas pelo centro, além de artigos de seus colaboradores.
Contato: biblioteca@cepchile.cl
Área: Sociologia

Centro de Estudios Sociales. Facultad de Ciencias Humanas. Universidad Nacional de Colombia.
http://www.humanas.unal.edu.co/ces/
Criado em 1985, realiza uma atividade acadêmica integral, unificando a docência, a pesquisa e a extensão. Os acadêmicos que levam a cabo projetos em seu seio revitalizam os cursos que ditam em seus respectivos departamentos com os perfis da realidade nacional colombiana, sua problemática social e desenvolvimento cultural. A página traz informações sobre grupos de pesquisa, eventos, atividades e publicações.
Contato: webmaste@bacata.usc.unal.edu.co
Área: Sociologia

Centro de Estudios Sociológicos. El Colegio de Mexico. A.C.
http://www.colmex.mx/informacion_academica/centros/ces/index.htm
Fundada em 1973, esta instituição vinculada ao Colegio de México, A.C., reúne profissionais das ciências sociais em atividades de ensino e pesquisa. Mantém um programa de Doutorado em Ciências Sociais, com especialidade em sociologia, além do Programa Interdisciplinario de Estudios de la Mujer - PIEM, pioneiro nesse campo no México.
Área: Sociologia

Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS20. Universidade de Coimbra
http://www.uc.pt/ceis20/
Sediado na Universidade de Coimbra, em Portugal, o CEIS20 tem como objetivo promover o estudo e a divulgação da história do século XX em uma abordagem interdisciplinar. A página traz informações sobre os grupos de trabalho voltados para temas como história das idéias políticas e sociais, arquivo da memória e da história do século XX, história e sociologia da ciência, história da comunicação, do jornalismo e da mídia, correntes artísticas e movimentos intelectuais, entre outros, e também sobre os pesquisadores e colaboradores do centro. Também dá acesso ao acervo de sua biblioteca, com várias possibilidades de busca.
Contato: ceis20@ci.uc.pt
Área: Sociologia

Centro de Estudos Sociais - CES. Faculdade de Economia. Universidade de Coimbra
http://www.ces.fe.uc.pt/
Fundado em 1978 por um grupo de professores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e dirigido pelo Prof. Boaventura de Sousa Santos, este centro desenvolve pesquisas interdisciplinares em articulação com outras faculdades e universidades. As pesquisas realizadas enfatizam a abordagem comparativa, especialmente entre Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa. O centro concede premiação para jovens cientistas sociais de língua portuguesa e mantém os obervatórios permanente de Justiça e de endividamento dos consumidores. A página dá acesso duas bibliotecas e à Revista Crítica de Ciências Sociais, uma das principais publicações do CES.
Contato: http://www.ces.fe.uc.pt/contactos.html
Área: Sociologia

Centro de Estudos Sociais. Faculdade de Economia. Universidade de Coimbra
http://www.ces.fe.uc.pt/ces/
Instituição científica de caráter multidisciplinar criada em 1978 por um grupo de professores da Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra, dedicada à pesquisa na área de Ciências Sociais. A página disponibiliza informações sobre os pesquisadores, projetos, núcleos, biblioteca e publicações, como a Revista Crítica de Ciências Sociais, a Colecção a Sociedade Portuguesa perante os Desafios da Globalização e a Colecção Saber Imaginar o Social.
Contato: ces@fe.uc.pt
Área: Sociologia

Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - CIES
http://www.cies.iscte.pt/
Fundado em 1985 como uma cooperativa de estudos e debates no âmbito da sociologia, o CIES está sediado em Lisboa, Portugal, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE, com o qual mantém vinculação institucional. A página relaciona as linhas de pesquisa que desenvolve e seu quadro de pesquisadores.Entre as publicações do Centro está a revista Sociologia - Problemas e Práticas, com índice e resumo dos últimos números, condições para assinatura e versão em inglês.
Contato: cies@iscte.pt
Área: Sociologia

Centro de Investigación y Desarrollo de la Educación- CIDE
http://www.cide.cl/
Criado em 1964, o CIDE é uma entidade acadêmica de direito privado ligada à Companhia de Jesus e sediada em Santiago do Chile, que busca contribuir para melhorar a qualidade e a igualdade da educação, principalmente entre os pobres. Estendendo sua atuação a toda a América Latina por meio da rede Reduc, desenvolve programas de gestão escolar, formação de jovens e formação de professores. Em parceria com a Universidad Humberto Hurtado, de índole jesuítica, mantém curso de graduação em Gestão da Educação e de pós-graduação em Política Educativa.
Contato: academic@cide.cl
Área: Sociologia

Centro de Investigación y Difusión de la Música Latinoamericana - CEMDLAT. Pontificia Universidad Católica del Perú
http://www.pucp.edu.pe/invest/ceidml/
Em 1984, a Escuela de Música Benjamin T. Rome da Universidad Católica de América de Washington, em colaboração com a Organisação dos Estados Americanos - OEA - e o Consejo Interamericano de Música, criou o Centro Latinoamericano de Altos Estudios Musicales, nesta universidade, para oferecer estudos em nível de mestrado. Desde então se promoveu a consciência da necessidade de desenvolver um enfoque articulado e de alto nível acadêmico e artístico para o estudo e a difusão da música latino-americana. Em 1994 a Pontificia Universidad Católica do Peru, por sua vez, deu um passo importante, ao aprovar a criação do CEMDLAT, com sede em Lima. A página traz informações sobre atividades, conjuntos, publicações, pesquisa e rádio-difusão.
Área: Sociologia

Centro de Investigaciones Sociológicas - CIS
http://www.cis.es/
O CIS é um organismo autônomo criado em 1977 e vinculado ao Ministerio de la Presidencia da Espanha, que tem por finalidade realizar pesquisas quantitativas sobre a sociedade espanhola. Mantém um curso de pós-graduação voltado para a formação de especialistas em pesquisa social e aplicada e análise dedados, além de fomentar a pesquisa com a concessão de bolsas, auxílios e premiações. A página dá acesso aos catálogos do banco de dados das enquetes realizadas e das publicações do centro, bem como ao boletim Dados de Opinión e ao Archivo de Estudios Sociales - ARCES, de enquetes sobre temas sociais. Tem versão resumida em inglês.
Contato: cis@cis.es
Área: Sociologia

Centro Leonardo Coimbra de Investigação Científica, Apoio Técnico e de Serviços. Faculdade de Letras. Universidade do Porto
http://www.letras.up.pt/clc/
O Centro se dedica à pesquisa e serviços nas áreas de ciências sociais, história e património. Alguns de seus projetos atuais são: Classes Sociais e Modalidades de "Estilização da Vida" na Cidade do Porto, Olhares e escritas, Modos e Dinâmicas de Exclusão Social em Contexto Metropolitano, Utopias Literárias e Pensamento Utópico e Culturas urbanas, turismo e desenvolvimento local na Área Metropolitana do Porto. A página traz informações sobre formação profissional, oferecendo cursos de inglês e alemão comerciais e informática para os negócios.
Contato: http://www.letras.up.pt/clc/contactos.htm
Área: Sociologia

Centro Studi Storia del Lavoro
http://www.nettuno.it/fiera/fondazione/
Criado em 1995 pela Fondazione della Cassa di Risparmio di Imola, está voltado para a pesquisa e documentação sobre a história do trabalho na Itália contemporânea. A página traz informações sobre as publicações e a biblioteca especializada do centro.
Contato: centro-studi@imola.nettuno.it
Área: Sociologia

The David Rockefeller Center for Latin American Studies - DRCLAS. Harvard University
http://www.fas.harvard.edu/~drclas/
Criado em 1994, este centro está voltado para estreitar a colaboração em torno dos estudos latino-americanos em todas as suas dimensões, no âmbito da Harvard University, (EUA). A página traz informações sobre os programas desenvolvidos em cada região da América Latina. Também dá acesso a publicações on line e a outros recursos de informação sobre sua área de abrangência.
Contato: drclas@fas.harvard.edu
Área: Sociologia

Departamento de Sociología. Facultad de Ciencias Humanas. Universidad Nacional de Colombia.
http://www.humanas.unal.edu.co/sociologia/index.htm
Fundado em 1959, tem contribuído para o desenvolvimento da sociologia na Colômbia através de trabalhos sobre temas rurais e urbanos que conduziram a desenvolvimentos dos estudos sobre a violência, família, indústria, política, cidade, educação e cultura. É o mais importante centro acadêmico de sociologia da Colômbia. A página traz informações sobre professores, estudantes, egressos, projetos, pesquisa, publicaçoes, biblioteca e debates.
Contato: webmaste@bacata.usc.unal.edu.co
Área: Sociologia

Departamento de Sociología. Facultad de Ciencias Sociales y Humanas. Universidad de Antioquia.
http://huitoto.udea.edu.co/~ceo/dds.html
A página traz informações sobre estrutura administrativa, perfil, corpo docente, publicações, programa radial e pós-graduação.
Contato: comunicaciones@udea.edu.co
Área: Sociologia

Departamento de Sociología. Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de la República
http://www.rau.edu.uy/fcs/soc/
Com a criação da Facultad de Ciencias Sociales em 1990, tem início a nova estrutura departamental da Universidad de la Republica, no Uruguai. O departamento de sociologia desenvolve atividades docentes e de pesquisa, nos níveis de graduação e pós-graduação, tanto em Montivideo quanto em Salto, no norte do país. A página do departamento apresenta suas linhas de pesquisa, a relação dos docentes e suas principais publicações: a Revista de Ciencias Sociales, Documentos de Trabajo e Informes de Investigaciones.
Contato: postmaster@fcssoc.edu.uy
Área: Sociologia

Departamento de Sociologia. Universidade de Évora
http://www.dsoc.uevora.pt/
O Departamento de Sociologia da Universidade de Évora(Portugal) oferece o curso de Licenciatura em Sociologia, que se caracteriza pela opção pluridisciplinar, interdisciplinar e generalista. A partir do ano letivo de 1993/94, tem início o Mestrado em Sociologia. É possível conferir informações sobre os projetos de pesquisa, o quadro de docentes e outras atividades desenvolvidas pelo departamento.
Contato: secsoc@uevora.pt
Área: Sociologia

Département de Sociologie. Faculté des Sciences Économiques et Sociales - SES. Université de Genève - UNIGE
http://www.unige.ch/ses/socio/
O Departamento da Faculté des Sciences Économiques et Sociales - SES da Université de Genève - UNIGE foi criado em 1886. O site oferece vários links com informações sobre seus cursos e sobre seu corpo docente com os respectivos e-mails, biografias e áreas de interesses. A página do Departamento oferece também informações sobre os eventos (palestras, notícias) e sobre a associação de estudantes. Disponibilizam outros links na área de sociologia e informações sobre um novo curso de especialização denominado Le Certificat de perfectionnement en politique sociale.
Contato: eric.moachon@socio.unige.ch
Área: Sociologia

Departement Sociologie. Faculteit Sociale wetenschappen - FSW. Katolieke Universiteit Leuven - KUL
http://www.kuleuven.ac.be/facdep/social/soc/socion.htm
A Katholieke Universiteit Leuven - KUL foi inaugurada no ano de 1425, sendo a universidade católica mais antiga do mundo em funcionamento e a mais antiga dos países baixos. No passado a universidade funcionou como um dos grandes centros do humanismo europeu. O site do departamento da Faculteit Sociale Wetenschappen - FSW oferece links com informações sobre suas notícias, as subdivisões do departamento (sociologia da família, do trabalho, da cultura, da religião etc.), as organizações vinculadas ao departamento e suas publicações. A página disponibiliza o Belgodata, uma fonte útil de informações para as ciências sociais. Acesso ao mapa da cidade onde fica o departamento e a outros sites relacionados à sociologia.
Contato: Koenraad.Matthijs@soc.kuleuven.ac.be
Área: Sociologia

Department of Anthropology and Sociology. Faculty of Arts. The University of British Columbia
http://www.arts.ubc.ca/anso/
A University of British Columbia - UBC teve início em 1877. O departamento do Faculty of Arts foi criado em 1959. O site oferece links com informações sobre o departamento e cursos que oferece, sobre seu corpo docente, relatório anual, conferências e palestras promovidas.
Contato: dianac@interchange.ubc.ca
Área: Sociologia

Department of Peace Studies. University of Bradford
http://www.brad.ac.uk/acad/peace/
Um dos mais conhecidos centros de estudos sobre a paz em todo o mundo, este departamento da University of Bradford, na Inglaterra, reúne estudiosos e pesquisadores em ciência política, sociologia, história, filosofia e relações internacionais. A abordagem interdisciplinar procura analisar como surgem os conflitos, assim como preveni-los ou atenuá-los. A página dá acesso aos programas de pesquisa, publicações, pós-graduação, entre outros links.
Contato: E.L.Barraclough@bradford.ac.uk
Área: Sociologia

Department of Portuguese and Brazilian Studies - Brown University
http://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/
O Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, Estados Unidos, oferece programas interdisciplinares de graduação e pós-graduação em estudos portugueses e brasileiros enfatizando as seguintes áreas: ciências sociais, lingüística, literatura e história. O departamento organiza congressos, publicações, pesquisas e eventos culturais, além de manter intercâmbio com universidades portuguesas e brasileiras e apoiar um programa de estudo bilíngue (ESL). O site oferece links para publicações, os cursos e os programas acadêmicos.
Contato: Ian_Watts@brown.edu
Área: Sociologia

Department of Sociology and Anthropology. Faculty of Arts and Science. University of Concordia
http://artsci-ccwin.concordia.ca/SocAnth/SocGrad.htm
A Concordia University foi inaugurada no ano de 1972, e é a fusão da Sir George Williams University e do Loyola College. A diversidade cultural, etnológica e racial são assunto prioritários para o Departamento. O site oferece vários links com informações sobre o corpo docente e seus respectivos e-mails, sobre a sociologia e a antropologia. Neste último link é possível obter informações a respeito do Centre for Community and Ethnic Studies e do programa de mestrado, com seus objetivos, áreas de especialização, condições de admissão e cursos.
Contato: telesis@alcor.concordia.ca
Área: Sociologia

Department of Sociology and Anthropology. Simon Fraser University - SFU
http://www.sfu.ca/sociology/
A Simon Fraser University - SFU foi inaugurada no ano de 1963. O Departamento oferece formação em sociologia e antropologia nos níveis de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). O site traz os programas de pós-graduação, o corpo docente, notícias e cursos. Há também uma lista com as teses defendidas.
Contato: okeefe@sfu.ca
Área: Sociologia

Department of Sociology and Anthropology. University of Glasgow
http://www.gla.ac.uk/Acad/Sociology/
Este Departamento da Universidade de Glasgow, na Escócia, está organizado em seis unidades de pesquisa sobre temas específicos das ciências sociais: estudos sobre a mídia; lazer, cultura e consumo; criminologia; pesquisa antropológica; juventude, educação e trabalho e estudos sobre futebol. A página traz informações sobre o corpo docente do departamento com as áreas de interesse de cada pesquisador, a relação dos cursos de graduação e de pós-graduação e um link para as pesquisas em Antropologia.
Contato: A.Furlong@socsci.gla.ac.uk
Área: Sociologia

Department of Sociology and Anthropology. University of Guelph
http://www.sociology.uoguelph.ca/
A University of Guelph foi inaugurada no ano de 1875. O Departamento fornece formação em antropologia social e sociologia nos níveis de graduação e pós-graduação. Promove cursos e pesquisas sobre vários assuntos como a psicologia social, a criminologia, a educação, o multiculturalismo etc. O site oferece informações sobre o corpo docente com suas respectivas publicações e áreas de interesse.
Contato: jdr@uoguelph.ca
Área: Sociologia

Department of Sociology and Anthropology. University of Windsor
http://www.uwindsor.ca/socanth/index.html
O Departamento da University of Windsor oferece formação nos níveis de graduação e pós-graduação em sociologia e antropologia. Suas principais áreas de pesquisa enfocam a justiça social trazendo assuntos como: os sem teto, Aids, crime, trabalho, declínio no número de famílias rurais, nações do primeiro mundo, desenvolvimento no terceiro mundo, assistência à saúde, igualdade de emprego, reforma de prisões, homosexualidade, América Latina e o Médio Oriente. No site encontram-se informações sobre o corpo docente, os conteúdos dos cursos e sobre suas publicações.
Contato: socanth@uwindsor.ca
Área: Sociologia

Department of Sociology, Anthropology, and Social Work. Kansas State University - K-State
http://www.ksu.edu/sasw/
O Department of Sociology, Anthropology, and Social Work da Kansas State University, na cidade de Manhattan, no estado do Kansas, oferece cursos com concentração nas áreas de sociologia, antropologia e serviço social, além de uma especialização em criminologia. O site apresenta ainda o Anthropology Club, que promove eventos e estimula a interação entre professores e alunos.
Contato: cparonto@ksu.edu
Área: Sociologia

Department of Sociology, Social Policy and Social Work Studies. The University of Liverpool
http://www.liv.ac.uk/sspsw/homepage.htm
Página do Department of Sociology, Social Policy and Social Work Studies da Liverpool University, na Inglaterra. Originário do Departamento de Ciências Sociais, fundado em 1905 por um grupo de ativistas civis e intelectuais que se opunham às condições de pobreza e miséria dos trabalhadores de Liverpool, o departamento passou por diversas mudanças mas ainda se mantém fiel a esse espírito de luta contra a exclusão social. As pesquisas em curso permanecem voltadas para os temas da pobreza, da desigualdade e da injustiça social. O site traz informações sobre o corpo docente do departamento, os grupos de pesquisa e os cursos ofercidos na graduação e na pós-graduação.
Contato: d.king@liv.ac.uk
Área: Sociologia

Department of Sociology. Bimghamton University. State University of New York
http://www.binghamton.edu/sociology/
O Departamento de Sociologia da Binghamton University, em Nova York (EUA) tem como destaque o Fernand Braudel Center, um centro de estudos e pesquisas dedicado à análises das transformações sociais ocorridas durante longos períodos da História. O site traz informações sobre os programas do departamento, eventos e a equipe de professores.
Contato: society@binghamton.edu
Área: Sociologia

The Department of Sociology. Cleveland State University
http://csu-a.csuohio.edu/sociology/
Este Departamento de Sociologia pertence ao The College of Arts & Sciences da Cleveland State University . Uma das áreas de concentração do departamento é criminologia. Em sua home page há links para o corpo docente e os conteúdos dos cursos, entre outros.
Contato: p.m.clark@popmail.csuohio.edu
Área: Sociologia

Department of Sociology. Columbia University
http://www.sociology.columbia.edu/
Página do Departamento de Sociologia da Columbia University, na cidade de Nova York. Estão relacionados os programas do curso ( graduate e undergraduate), assim como a lista dos professores do departmento e seus respectivos enderêços eletrônicos, entre outros links.
Contato: audrey@columbia.edu
Área: Sociologia

Department of Sociology. Faculty of Art. Rand Afrikaans University - RAU
http://general.rau.ac.za/sociology
A Rand Afrikaans University foi criada no Johannesburg em 1967. A página do Departamento de Sociologia da Faculty of Art oferece informações sobre o corpo docente, os cursos também nos níveis de mestrado e doutorado, publicações e linhas de pesquisa.
Contato: jmu@socio.rau.ac.za
Área: Sociologia

Department of Sociology. Faculty of Arts. University of the Witwatersrand
http://www.wits.ac.za/fac/arts/sociology/sociology2.htm
O site do Departamento da Faculty of Arts da University of the Witwatersrand oferece links com informação sobre o corpo docente, os cursos (graduação e pós-graduação), a pesquisa do Departamento. Existem dois programas de pesquisa: Southern Africa in Transision e o The Soweto in Transition Project. O site do Departamento oferece um link para sua revista com informações sobre as novidades no Departamento, as publicações etc. Oferecem também os endereços de contato.
Contato: 029mag@muse.wits.ac.za
Área: Sociologia

Department of Sociology. Lancaster University
http://www.comp.lancs.ac.uk/sociology/
Este departamento de sociologia da Lancaster University destaca-se como um centro de excelência internacional em sua área. Além de abordar tópicos tradicionais da sociologia, as linhas de pesquisa mantém relações próximas com outras disciplinas, tais como, estudos culturais, ciência e tecnologia e estudos de gênero. A página dá acesso à informações sobre os cursos ( BA, MA, PhD) e às publicações online do departamento
Contato: sociology@lancaster.ac.uk
Área: Sociologia

Department of Sociology. Princeton University
http://www.princeton.edu/~sociolog
O Department of Sociology da Princeton University, em Nova Jersey, apresenta em seu site os programas de seus cursos, a relação do corpo de professores e os oito programas associados, entre os quais o International Networks Archives, INA, uma rede de bancos de dados relevantes para a pesquisa social e o Section on Socioloy and Computers, com a American Sociological Association, promovendo o desenvolvimento da informática em sociologia através da troca de experiências. Encontram-se disponíveis no site, os workshops do departamento e a comunicação anual Sociology at Princeton. Há ainda links de referências em sociologia, como associações profissionais, departamentos, sociólogos notáveis e etc.
Contato: blanche@princeton.edu
Área: Sociologia

Department of Sociology. Stanford University
http://www.stanford.edu/dept/soc/index.htm
Fundada em 1885 por um magnata da área ferroviária, posteriormente governador da Califórnia e senador dos Estados Unidos, Leland Stanford, a Universidade teve, desde os seus primeiros dias, a sociologia representada. O primeiro sociólogo nomeado foi um famoso teórico do conflito, E. A. Ross, que pesquisava os problemas das minorias trabalhadoras nos Estados Unidos. Por suas pesquisas acabou demitido por Stanford, o que ocasionou a criação da associação de professores da universidade, organização que visa proteger a liberdade acadêmica. A página do departamento traz informações sobre equipe, programa de graduação, programa de pós-graduação, centros de pesquisa e cursos.
Área: Sociologia

Department of Sociology. The George Washington University
http://www.gwu.edu/~soc/
O Department of Sociology da The George Washinton University proporciona a seus alunos um amplo leque de interesses e especializações em atividades acadêmicas e não-acadêmicas. As linhas de pesquisas dão ênfase em áreas como sociologia criminal e do direito, estudos de gênero, sociologia médica e da saúde, raça e etnicidade.O programa de graduação está disponível e pode ser consultados na página do departamento. Referências em sociologia na Web também são oferecidas e podem ser consultadas on line.
Contato: soc@gwu.edu
Área: Sociologia

Department of Sociology. University of California, Berkeley
http://sociology.berkeley.edu/
A página do departamento de sociologia da University of California at Berkeley relaciona os cursos oferecidos, as linhas de pesquisa dos docentes e os tópicos de interesse dos estudantes graduados.
Contato: philtran@socrates.berkeley.edu
Área: Sociologia

Escuela de Estudios de Género. Facultad de Ciencias Humanas. Universidad Nacional de Colombia
http://www.humanas.unal.edu.co/genero/index.htm
Criada em 1994 como programa de estudos de gênero, mulher e desenvolvimento por professoras do Grupo Mulher e Sociedade, com o apoio da cooperação holandesa e outras entidades pesquisadoras reconhecidas na temática da mulher e gênero da Universidade, sede Bogotá. Orienta suas ações ao estudo e ao melhoramento das relações entre mulheres e homens; a visibilizar o papel da mulher colombiana na história e desenvolvimento do país; e a fortalecer políticas de reconhecimento à diferença nas identidades femininas, masculinas, homossexuais e outras opções sexuas. Forma pesquisadores e analistas de políticas públicas a nível de pós-graduação para promover a eqüidade dos gêneros. A página traz informações sobre pesquisa, extensão, documentação, pós-graduação, publicações, comunicações e equipe.
Contato: genmujde@4bacata.usc.unal.edu.co
Área: Sociologia

Escuela de Sociología. Universidad Nacional
http://www.una.ac.cr/soci/
Página da Escuela de Sociología da Universidad Nacional de Costa Rica. A escola foi criada com a fundação da universidade em 1973 com a missão de formar docentes, pesquisadores e profissionais voltados para a extensão universitária em organizações governamentais e não-governamentais. A escola oferce cursos de licenciatura e bacharelado em Sociologia.
Contato: webmaster@una.ac.cr
Área: Sociologia

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - FCSH. Universidade Nova de Lisboa
http://www.fcsh.unl.pt/
A Faculdade foi criada no ano de 1977, no auge do processo de expansão e diversificação do ensino universitário em Portugal. Atuando como um pólo científico e cultural no campo das ciências humanas e sociais, a instituição mantém cursos regulares de licenciatura, pós-graduação, mestrado e doutoramento. A página da FCSH torna disponíveis informações sobre os programas e eventos que por lá acontecem, seu corpo docente, suas publicações e dá acesso aos serviços informatizados da biblioteca.
Contato: pedro.sousa@fcsh.unl.pt
Área: Sociologia

Facultad de Ciencias Sociales y Econòmicas. Universidad del Valle, Colômbia.
http://www.univalle.edu.co/
Criada em duas etapas: em 1958 se constituiu a Faculdade de Economia, como uma necessidade histórica da região e em 1966 ela se integrou com o Departamento de Sociologia e outros afins para criar a Divisão de Ciências Sociais e Econômicas. Visa formar para a pesquisa e análise do contexto social e econômico universal. Oferece programa de graduação, especialização e mestrado. A página traz informações sobre departamentos, corpo docente, notícias e eventos e estudantes.
Contato: desocial@chasqui.univalle.edu.co
Área: Sociologia

Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de Buenos Aires - UBA
http://www.fsoc.uba.ar/
Faculdade vinculada à Universidad de Buenos Aires, Argentina. Oferece cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), dentre os quais o Mestrado em Pesquisa em Ciências Sociais e em Políticas Sociais e também a Catedra Libre Antonio Gramsci. O site disponibiliza os diversos números do boletim da Faculdade e o boletim dos graduados, dentre outras publicações. Disponibiliza também informações sobre a carreira de sociologia, informações sobre as pesquisas em curso na Faculdade e sobre o laboratório online.
Contato: prensa@mail.fsoc.uba.ar
Área: Sociologia

Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de Chile
http://rehue.csociales.uchile.cl/
Formada pelos Departamentos de Antropologia, Ciências e Técnicas da Comunicação, Educação, Psicologia e Sociologia, a Faculdade de Ciências Sociais da Universidad de Chile, oferece em sua homepage variadas informações referentes aos cursos de pós-graduação e aos programas acadêmicos que estão sendo desenvolvidas. Edita duas revistas: Cinta de Moebio e Revista Mad.
Contato: oaguiler@abello.dic.uchile.cl
Área: Sociologia

Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - FLACSO
http://www.flacso.cl/
A FLACSO é um organismo internacional de caráter regional e autônomo. Tem como objetivo promover o ensino e a pesquisa através de cooperação técnica entre os países da América Latina e Caribe na área das ciências sociais. Nascida de uma recomendação da UNESCO em 1956, os países-membros elegeram em 57 a cidade de Santiago do Chile como sede da entidade. As áreas acadêmicas e os programas de pesquisa estão disponíveis à consulta na página, que são: estudos de gênero, relações internacionais e militares, economia, história, memória e democracia e, área de base de dados. O site disponibiliza ainda informações sobre docência e extensão, publicações, biblioteca e base de dados e de seu calendário de atividades.
Contato: flacso@flacso.cl
Área: Sociologia

Forum suisse pour l´étude des migrations - FSM
http://www.unine.ch/fsm/Welcome.html
O Forum foi fundado em 1995 e está vinculado a Université de Neuchâtel, na Suíça. Historicamente, a Suiça figura como um dos países com as maiores taxas de imigração neste século; sua população atual ainda tem um quinto de pessoas nascidas no exterior. Antes da criação do Forum, o país já dispunha de instituições especializadas que tratavam do fenômeno migratório de forma científica, estudando as oportunidades e os problemas associados à imigração. A proposta do Forum é ser um serviço de pesquisa e documentação em matéria de migração. A homepage fornece informações gerais, uma lista de publicações, colóquios, e o acesso ao catálogo da biblioteca e centro de documentação do FSM.
Contato: fsm@unine.ch
Área: Sociologia

Graduate Program in Demography. The Australian National University
http://www.anu.edu.au/
O programa de graduação em Demografia introduz o estudo da população, proporcionando uma familiarização com as técnicas demográficas. A página traz informações sobre futuros estudantes, pesquisa, notícias e eventos, escolas e faculdades, graduação, alunos e amigos e estudos nacionais.
Contato: international.enquiries@anu.edu.au
Área: Sociologia

Grupo de Análisis para el Desarrollo - GRADE
http://grade.org.pe/
Centro de pesquisa privado fundado em 1980 em Lima, no Peru. Dedica-se ao estudo de temas econômicos, ambientais e sociais com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento nacional e latino-americano. Seus pesquisadores têm seus interesses voltados para áreas mais críticas da problemática nacional, em busca de resultados que possam de algum modo influenciar as políticas de desenvolvimento. O GRADE edita uma série de publicações, organiza conferências, seminários e outras atividades de difusão, das quais tomam parte autoridades públicas, empresários e acadêmicos. No site, é possível navegar pelas principais áreas temáticas do Grupo peruano.
Contato: mmoreno@grade.org.pe
Área: Sociologia

Grupo de Análisis para el Desarrollo - GRADE
http://grade.org.pe
Centro de pesquisa privado fundado em 1980 em Lima, no Peru. Dedica-se ao estudo de temas econômicos, ambientais e sociais com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento nacional e latino-americano. Seus pesquisadores têm seus interesses voltados para áreas mais críticas da problemática nacional, em busca de resultados que possam de algum modo influenciar as políticas de desenvolvimento. O GRADE edita uma série de publicações, organiza conferências, seminários e outras atividades de difusão, das quais tomam parte autoridades públicas, empresários e acadêmicos. No site, é possível navegar pelas principais áreas temáticas do Grupo peruano.
Contato: mmoreno@grade.org.pe
Área: Sociologia

Hartford Institute for Religion Research
http://hirr.hartsem.edu/index.html
O Instituto surgiu em 1981 no Hartford Seminary com o nome de Center for Social and Religious Research, formalizando um programa de pesquisa iniciado pelo seminário desde 1974. As pesquisas, estudos científicos sobre a religião, servem não só ao público acadêmico, mas também a líderes religiosos e ao público em geral. O site traz informações sobre as áreas de pesquisa, projetos em curso, sociologia da religião, organizações religiosas, artigos e outros links.
Contato: hirr@hartsem.edu
Área: Sociologia

Hypermedia Research Center - HRC
http://www.hrc.wmin.ac.uk/
O centro é um coletivo reunindo artistas, artesãos, escritores, acadêmicos, designers e outros profissionais com interesses no desenvolvimento da hipermídia. Com sede na Westminster University, em Londres, o HRC mantém um progrma de mestado em hypermedia studies. Textos sobre cibercultura estão disponíveis no site.
Contato: hrc@hrc.wmin.ac.uk
Área: Sociologia

Institut de Recherche sur les Sociétés Contemporaines - IRESCO
http://www.iresco.fr/
Estão reunidos no site do Iresco nove laboratórios de pesquisa, sete revistas de sociologia, duas sociedades científicas, a biblioteca de sociologia do CNRS e mais de 200 pesquisadores associados, representando não apenas o campo da sociologia mas também a economia, a história e a psicologia social. O Instituto foi criado em 1986 agrupando centros de pesquisa interdisciplinares europeus. Um vocabulário de sociologia e os temas de pesquisa do Iresco estão acessíveis à consulta.
Contato: webmaster@iresco.fr
Área: Sociologia

Institut für Soziologie. Freien Uiversitat Berlin - FU
http://userpage.fu-berlin.de/~ifs/
O Institut für Ethnologie da Freie Universität Berlin - FU realiza pesquisas distintas nas regiões da África e da Ásia possuindo portanto, cada uma delas, uma secretaria própria. Estão online dados sobre o corpo docente, os cursos, suas publicações e projetos. A página disponibiliza também uma galeria etnológica com fotografias e material auditivo.
Contato: wagners@zedat.fu-berlin.de
Área: Sociologia

Institut Universitaire d´Études du Devellopment/ Graduate Institute for Development Studies
http://www.unige.ch/iued/
Fundado em 1961 sob o nome Institut Africaine de Genève, o IUED tem como objetivo promover o ensino e a pesquisa interdisciplinar sobre os problemas relativos ao desenvolvimento. As questões do desenvolvimento são ali tratadas tanto em seus aspectos globalizantes como em suas particularidades sociais, econômicas e ambientais. Por motivos óbvios, o Instituto tem acolhido preferencialmente estudantes vindos do hemisfério sul. A página traz informações sobre o programa acadêmico para o período 2000/2001 e uma série de links remetendo às publicações da entidade, os eventos, a biblioteca e etc. A missão do IUED é contribuir para emancipação dos países do chamado terceiro mundo, encurtando a distância entre teoria e prática, reflexão e ação.
Contato: iued@unige.ch
Área: Sociologia

Institute for Research on Poverty -IRP
http://www.ssc.wisc.edu/irp/
O Centro foi criado em 1966 no âmbito da University of Wiscosin-Madison com a missão de estudar as causas e as conseqÚências da pobreza e da desigualdade social nos Estados Unidos. Reconhecido como centro de excelência pelo Departamento de Saúde americano, o IRP desenvolve além de atividades acadêmicas, políticas sociais alternativas de combate à probreza. A página traz informações sobre as pesquisas realizadas e em andamento e disponibliza em full text suas diversas publicações.
Contato: evanson@ssc.wisc.edu
Área: Sociologia

Institute for Social Research - ISR. University of Michigan
http://www.isr.umich.edu/
Com sede na University of Michigan, o Instituto é um laboratório de pesquisas interdisciplinares de ciências sociais, com mais de 50 anos de serviços prestados em prol do conhecimento sociológico e da investigação empírica. A ele estão associados quatro centros de pesquisa, a saber: o Survey Research Center; Research Center for Group Dynamics; Center for Political Studies; e o Population Studies Center. O site traz ainda um índice dos projetos do ISR e a relação dos cursos oferecidos anualmente.
Contato: isr-info@isr.umich.edu
Área: Sociologia

Institute for Sociology. Albert-Ludwigs-University of Freiburg
http://www.soziologie.uni-freiburg.de/
O Institute for Sociology da Albert-Ludwigs-University of Freiburg teve início em 1959, quando Heinrich Popitz torna-se professor de sociologia. O site oferece vários links com informações sobre a agenda dos cursos, o conteúdo dos cursos, suas pesquisas e sobre suas publicações. A página fornece também acesso aos trabalhos de doutorado. O site disponibiliza vários links, vinculados às áreas de sociologia.
Área: Sociologia

Institute of Governance Studies - IGS
http://www.sfu.ca/igs/index.htm
Hospedado no Departamento de Ciência Política da Simon Fraser University, o Instituto foi criado em 1995 por um conselho de notáveis daquela universidade. A criação do IGS levou adiante os trabalhos que o Governance Research Group vinha desenvolvendo desde 1990 no âmbito da British Columbia Political Studies Association. Adota uma perspectiva multisciplinar em suas pesquisas sobre a governamentalidade contemporânea, atuando também na elaboração de programas de pós-graduação em políticas públicas.
Contato: igs@sfu.ca
Área: Sociologia

Institute of Latin American Studies - ILAS. University
http://www.lanic.utexas.edu/ilas/
Organização multidisciplinar que integra trinta departamentos da University of Texas, Austin. Tem por objetivo promover o conhecimento sobre a América Latina no Texas e através dos Estados Unidos. Dentre suas disciplinas de interesse incluem-se ciências sociais. Oferece programas de cursos de pós-graduação e possui links para variadas informações latino-americanas.
Contato: ilas@lanic.utexas.edu
Área: Sociologia

Institute of Latin American Studies - ILAS. University of Texas at Austin.
http://www.lanic.utexas.edu/ilas/
Organização multidisciplinar que integra trinta departamentos da University of Texas, Austin. Tem por objetivo promover o conhecimento sobre a América Latina no Texas e através dos Estados Unidos. Dentre suas disciplinas de interesse incluem-se ciências sociais. Oferece programas de cursos de pós-graduação e possui links para variadas informações latino-americanas.
Contato: ilas@lanic.utexas.edu
Área: Sociologia

Institute of Social Studies - ISS
http://www.iss.nl/index.htm
O Institute of Social Studies - ISS em The Hague, The Netherlands é um agência internacional que oferece formação (só na língua inglêsa) nos níveis de pós-graduação (mestrado e doutorado). A maioria dos estudantes são profissionais de países desenvolvidos e em via de desenvolvimento. O objetivo do curso é reforçar a capacidade de seus alunos com relação às questões do desenvolvimento. O site do ISS oferece links com informações sobre a matrícula, as condições de admissão, sobre moradia para estudantes e sobre a biblioteca. A página oferece também links com informações sobre suas pesquisas, projetos e eventos. Há também um link com os links favoritos do ISS.
Contato: webmaster@iss.nl
Área: Sociologia

Institute of Sociology - Academia de Ciência da República Theca
http://www.soc.cas.cz/english/index.html
O Instituto é uma entidade não-governamental vinculada à Academia de Ciência da República Tcheca - ASCR. Fundado em 1990, tem participação em diversos projetos de pesquisa em âmbito internacional, realiza congressos e intercâmbio com outros institutos europeus. Sua página oferece informações sobre os programas de pesquisa, as publicações que edita e permite o acesso à base de dados. Versão em inglês.
Contato: socmail@ul.cesnet.cz
Área: Sociologia

Instituto de Ciências Sociais - ICS. Universidade
http://www.ics.ul.pt/
Criado em 1982 na Universidade de Lisboa, o Instituto de Ciências Sociais - ICS, sucedeu ao antigo Gabinete de Investigações Sociais ( GIS), fundado em 1962. A criação do novo Instituto consagrou o trabalho do GIS realizado durante vinte anos , incorporando pesquisadores e dando continuidade a seus projetos e publicações, com destaque para a revista Análise Social, que já completou 30 anos de existência. Também merece destaque, a biblioteca do ICS, considerada uma das mais completas de Portugal no campo das ciências humanas. O ICS possui um Programa de Pós-Graduação com formação a nível de mestrado e doutorado, cuja orientação está voltada para o estudo interdisciplinar das ciências sociais. A página do Instituto dá acesso às bases de dados geradas a partir dos projetos de pesquisa. Há ainda uma modalidade de biblioteca virtual, intitulada Guia Virtual de Ciências Socias.
Contato: luis.almeida@ics.ul.pt
Área: Sociologia

Instituto de Ciências Sociais - ICS. Universidade de Lisboa
http://www.ics.ul.pt/
Criado em 1982 na Universidade de Lisboa, o Instituto de Ciências Sociais - ICS, sucedeu ao antigo Gabinete de Investigações Sociais ( GIS), fundado em 1962. A criação do novo Instituto consagrou o trabalho do GIS realizado durante vinte anos , incorporando pesquisadores e dando continuidade a seus projetos e publicações, com destaque para a revista Análise Social, que já completou 30 anos de existência. Também merece destaque, a biblioteca do ICS, considerada uma das mais completas de Portugal no campo das ciências humanas. O ICS possui um Programa de Pós-Graduação com formação a nível de mestrado e doutorado, cuja orientação está voltada para o estudo interdisciplinar das ciências sociais. A página do Instituto dá acesso às bases de dados geradas a partir dos projetos de pesquisa. Há ainda uma modalidade de biblioteca virtual, intitulada Guia Virtual de Ciências Socias.
Contato: luis.almeida@ics.ul.pt
Área: Sociologia

Instituto de Desarrollo Económico y Social - IDES
http://www.clacso.edu.ar/~ides/
Fundado oficialmente em novembro de 1960, o IDES é um projeto que nasceu a partir do encontro de um grupo de economistas, sociólogos, historiadores e cientitas políticos argentinos que se reuniam desde 1958 em torno da revista Desarollo Económico - Revista de Ciencias Sociales. O Instituto mantém hoje um programa de pós-graduação no qual se destaca o mestrado em antropologia social. O IDES desenvolve ainda outras ativides nas áreas do ensino e da pesquisa, a exemplo de seus programas de aperfeiçoamento, concursos, cursos, conferências e seminários em ciências sociais.
Contato: ides@clacso.edu.ar
Área: Sociologia

Instituto de Estudios Sociales de Andalucía - IESA
http://www.iesaa.csic.es/
O IESA é um centro de pesquisa em ciências sociais na Andaluzia (Espanha),com atividades de investigação no campo da sociologia. Vincula-se institucionalmente ao Consejo Supererior de Investigaciones Científicas - CSIE e a Junta de Andalucía, com os quais mantém protocolos de cooperação. A página oferce links dando acesso às linhas de pesquisa e aos serviços prestados pelo centro. O IESA responde pela publicação Revista Internacional de Sociología.
Contato: rmendez@iesaa.csic.es
Área: Sociologia

Instituto de Estudios Sociales em Poblacion - IDESPO
http://www.una.ac.cr/idespo/
O IDESPO é uma unidade acadêmica, com status de Instituto, criado em 1975 pela Universidade Nacional e pela Associação Demográfica de Costa Rica, com o reconhencimento das Nações Unidas. Dedica-se à investigação, docência e extensão universitária, e tem o objetivo de estudar o desenvolvimento de Costa Rica a partir dos fenômenos políticos, sócio-econômicos e demográficos. Desenvolve pesquisas acadêmicas, e algumas são divulgadas em livros, publicações ou recursos audiovisuais; as linhas de pesquisa são variadas e abordam temas como educação, saúde, política, gênero, desastres naturais, desenvolvimento sustentável, governo e cidadania. Na página, estão disponíveis artigos e programação dos cursos oferecidos pelo Instituto.
Contato: juvarela@una.ac.cr
Área: Sociologia

Instituto de Investigaciones Gino Germani. Fascultad de Ciencias Sociales. Universidad de Buenos Aires
http://www.fsoc.uba.ar/invest/iigg/index.htm
O Instituto é uma unidade acadêmica da Faculdade de Ciências Sociais da Universiade de Buenos Aires. Foi criado com a finalidade de ser um espaço institucional onde se desenvolva e se fomente a investigação científica nas diversas disciplinas das ciências sociais, promovendo e favorecendo o debate interdisciplinar. A página relaciona as linhas de pesquisa do Instituto, suas publicações e links que dão acesso ao Centro de Documentação e Informação.
Contato: iigg@mail.fsoc.uba.ar
Área: Sociologia

Instituto del Tercer Mundo - ITeM
http://www.item.org.uy/
O ITeM é organização da sociedade civil a serviço da sociedade civil, que realiza atividades de informação, comunicação e educação a nível nacional e internacional sobre temas associados ao desenvolvimento e meio-ambiente. O Instituto se propõe a contribuir para a construção da democracia, apoiando prioritariamente organizações de países do chamado terceiro mundo, assim como aos demais países pobres do mundo e minorias oprimidas. Desde a sua fundação, a entidade publica o Guia del Mundo, um livro de referência para fins educativos. O Instituto publica outros livros e revistas, que têm circulação internacional. O Instituto tem sede Montevidéu, no Uruguai. A página tem versão em inglês.
Contato: item@chasque.apc.org
Área: Sociologia

Instituto Hemisférico de Performance e Política
http://hemiunirio.cat.cbpf.br/por/index.html
O Instituto é um grupo de artistas, acadêmicos e instituições das Américas que estuda a relação entre performance (definida como comportamento expressivo) e a vida social e política. O Instituto é administrado pelo Departamento de Estudos sobre a Performance da Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Participam como membros fundadores a Universidade do Rio de Janeiro - Unirio (Brasil), e a Pontifícia Universidad Católica del Peru (Peru) e outras instituições dos dois países como membros afiliados. Aos interessados nos estudos da performance, o Instituto oferece um Arquivo de referências multimídias sobre o assunto. O website do Instituto divulga seu calendário de cursos e disponibliza uma lista de discussão. Versão em espanhol.
Contato: hemisphere@nyu.edu
Área: Sociologia

Instituto Internacional de Sociología Jurídica - IISJ
http://www.iisj.es/
Fundado em 1988, o Instituto tem sua sede em Oñati, pequena cidade na província de Gipuzkoa, no país Basco. É vinculado a Associación Internacional de Sociología Jurídica, ao Governo Basco e a várias universidades européias e não-européias que tenham a sociologia jurídica como disciplina em seus currículos. O IISJ oferece desde 1990 formação a nível de pós-graduação em sociologia do direito e pesquisa sociojurídica.O site traz ainda informações sobre as publicações do Instituto, que podem ser consultadas tanto em espanhol como em inglês.
Contato: onati@iisj.es
Área: Sociologia

Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE
http://iscte.pt/
Criado em 1972, o ISCTE é uma instituição pública de ensino e formação universitários dedicada às ciências empresariais, sociais e tecnológicas. Entre os cursos que oferece, estão os de licenciatura em Sociologia e Antropologia. O objetivo maior do instituto é contribuir através dse seus quadros profissionais com prestações de serviços para o desenvolvimdento sustentado da comunidade.
Contato: relacoesexteriores@iscte.pt
Área: Sociologia

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP
http://www.iscsp.utl.pt/
Instituição portuguesa de ensino e pesquisa, com sede em Lisboa, fundada em 1906. Conta atualmente com milhares de alunos e cerca de vinte centros de investigação e sete mestrados e diversas áreas de licenciaturas em ciências sociais.
Contato: iscsp@iscsp.utl.pt
Área: Sociologia

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP
http://www.iscsp.utl.pt/index.htm
Instituição portuguesa de ensino e pesquisa, com sede em Lisboa, fundada em 1906. Conta atualmente com milhares de alunos e cerca de vinte centros de investigação, sete mestrados e diversas áreas de doutoramento em ciências sociais.
Contato: iscsp@iscsp.utl.pt
Área: Sociologia

Instituto Universitario de Sociología de las Nuevas Tecnologías. Universidad Autónoma de Madrid - UAM
http://www.uam.es/otroscentros/nuevastecnologias/default.html
Criado em abril de 1989 e aprovado pelo governo espanhol em julho de 1990, o Instituto Universitario de Sociología de las Nuevas Tecnologías da Universidad Autónoma de Madri dedica-se à pesquisa dos processos de mudanças econômicas e sociais relacionados à modernização tecnológica da sociedade. Os projetos de pesquisa estão voltados para a avaliação de políticas públicas e estratégias empresariais. Participam do Instituto professores e pesquisadores da UAM, assim como de outras universidades.
Contato: webmaster@uam.es
Área: Sociologia

The International School for Humanities and Social Sciences - ISHSS
http://www.ishss.uva.nl/
O International School for Humanities and Social Sciences - ISHSS é uma unidade independente da Universiteit van Amsterdam - UvA e oferece formação nos níveis de graduação e pós-graduação. No site encontram-se informações sobre o corpo docente, os cursos, os vários programas de mestrado e sobre a organização da Escola.
Contato: ishss@ishss.uva.nl
Área: Sociologia

International Studies Association - ISA
http://csf.Colorado.EDU/isa/
Fundada em 1959, a associação vem se dedicando a promover o ensino e a pesquisa em matéria de negócios internacionais. Com mais de três mil membros espalhados pelos Estados Unidos e resto do mundo, a ISA mantém intercâmbios de cooperação com associações similares de outros países e é filiada a International Social Science Council. Possui também status de organização consultora das Nações Unidas. A página divulga informações sobre as conferências que promove, suas publicações, prêmios, mercado de trabalho e membros afiliados.
Contato: isa@u.arizona.edu
Área: Sociologia

The James Coleman African Studies Center. University of California at Los Angeles
http://www.isop.ucla.edu/jscasc/
O Centro está integrado ao International Studies and Overseas Programs - ISOP da UCLA. Suas atividades começaram no ano de 1959 com um programa de pesquisa sobre o continente africano. Em 1989, mudou de nome para homenagear James S. Coleman, pioneiro dos estudos africanos nos Estados Unidos. O Centro promove programas educacionais em línguas africanas, cultura e sociedade, incentiva a profissionalização de especialistas e encoraja o diálogo entre estudantes, pesquisadores, administradores e o público através de leituras, simpósios, publicações e outras atividades.
Contato: jscasc@isop.ucla.edu
Área: Sociologia

The Japan Institute of Labour - JIL
http://www.jil.go.jp/index-e.htm
O Instituto está subordinado ao Ministério do Trabalho japonês. Seu compromisso institucional é o de promover estudos e pesqisas sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho, gerando e armazenando informações e dados estatísticos tanto a nível nacional como internacional. Além de livros e periódicos que publica, edita o boletim mensal Japan Labor Bulletin, disponiblizado no site. Em inglês e japonês.
Contato: jil@jil.go.jp
Área: Sociologia

La Facultad de Ciencias Políticas y Relaciones Internacionales - Pontifícia Universidad Javeriana
http://venus.javeriana.edu.co/cpolitic/la-facultad.html
A Faculdade, ligada à Pontificia Universidad Javeriana, se divide em três áreas: ciências políticas, gestão pública e relações internacionais. Está ligada ao Instituto de Direitos Humanos e oferece mestrado em relações internacionais.
Contato: webmaster@javercol.javeriana.edu.co
Área: Sociologia

Latin America and Latino/a Studies
http://www.smith.edu/las/home.html
O programa inclui cursos relacionados à história da América hispânica e/ou Brasil. Dentre as disciplinas ministradas estão antropologia, arte, dança, economia, história, literatura, estudos governamentais e teatro. Aos interessados em aprofundar os estudos sobre o continente, são ofercidas opções de um mestrado na Georgetown University e uma especialização no Five College. A página traz a relação das instituições que mantém intercâmbio com o programa no exterior.
Contato: bmartin@sophia.smith.edu
Área: Sociologia

Latin America Studies Program - LASP. Cornell University
http://www.einaudi.cornell.edu/LatinAmerica/
Página do Programa de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. O site traz informações acadêmicas sobre os cursos oferecidos pelo programa, a agenda de eventos e oportunidades de intercâmbio para estudantes. Oferece ainda recursos multimeios para professores e a lista das publicações da LASP.
Contato: mjd9@cornell.edu
Área: Sociologia

Latin American Studies Program - LASP - University of Iowa
http://www.uiowa.edu/~intl/ACAD/lasp/lasp_home.htm
O LASP faz parte do Programa de Estudos Internacionais da University of Iowa. Seu objetivo é promover o ensino e a pesquisa sobre América Latina e Central, destacando o México, o Caribe e a experiência de latinos nos Estados Unidos. O Programa adota uma linha transdisciplinar, explorando aspectos temáticos de disciplinas como antropologia, arte, história, ciência política, espanhol, português e estudos sobre feministas.
Contato: daniel-balderston@uiowa.edu
Área: Sociologia

Lehrstuhl für Soziologie. Wirtschafts- und Sozialwissenschaftliche fakultät. Universität Dortmund - UNIDO
http://www.wiso.uni-dortmund.de/LSFG/SOZ/
A Universität Dortmund - UNIDO foi criada em 1962. Os cursos de ciência política e sociologia ajudam aos estudantes internacionais a aprender mais sobre Alemanha e sobre seu contexto dentro Europa. O site do Lehrstuhl für Soziologie da Wirtschafts- und Sozialwissenschaftliche fakultät oferece os nomes dos professores e demais funcionários do departamento, com links que informam sobre suas linhas de pequisa e que fornecem seus endereços e números de telefones. A página oferece também links com informações sobre a agenda dos cursos, e sobre o conteúdo da formação em Sociologia. Neste último link é, por exemplo, possível obter informações sobre as matérias de sociologia do trabalho, sociologia da indústria e sociologia da técnica.
Contato: A.Kohlmann@wiso.uni-dortmund.de
Área: Sociologia

Lehrstühle für Soziologie. Sozialwissenschaftliches Institut. Heinrich Heine Universität Düsseldorf.
http://www.phil-fak.uni-duesseldorf.de/sowi/index.html
A Heinrich Heine Universität Düsseldorf foi criada em 1811 por decreto de Napoleão. O site do Lehrstühle für Soziologie do Sozialwissenschaftliches Institut informa sobre o corpo docente e oferece links com informações sobre a agenda dos cursos nos níveis de graduação e mestrado. A página possui informações sobre o conteúdo da formação no nível de mestrado em Sociologia, com dimensões teóricas e práticas.
Contato: margiesb@phil-fak.uni-duesseldorf.de
Área: Sociologia

Licence en Anthropologie et Sociologie, Orientation en Sociologie. Faculté des Sciences Sociales, Politiques et Économiques. École de Commerce Solvay. Université Libre de Bruxelles
http://www.ulb.ac.be/prog/soco/ssoc/g5.html
Oferece licenciatura em Antropologia e Sociologia. Algumas cadeiras que compõem o programa 2002/2003 são: Antropologia religiosa, Antropologia Econômica e Etnotecnologia, Antropologia da Europa, Sociologia do conhecimento, Sociologia da Educação, Sociologia do trabalho e Sociologia das relações sociais. Trata-se de um curso de dois anos. A página traz informações sobre condições de acesso, informações gerais e cursos. A página da Universidade traz informações sobre a instituição, ensino, pesquisa, informações práticas, faculdades, institutos e escolas, programa dos cursos, a agenda da Universidade, calendário, revista, livros e staff.
Contato: jclement@ulb.ac.be
Área: Sociologia

Mannheimer Zentrum für Europäische Sozialforschung/Mannheim Centre for European Social Research
http://www.mzes.uni-mannheim.de/
Desde a sua fundação em 1989, o MZES, centro de pesquisa vinculado a Universidade Mannheim, vem empreendendo pesquisas comparadas na Europa, tendo em foco o estudo de estruturas sociais e políticas européias, com especial ênfase na evolução dos estados-nação europeus. As atividades de pesquisa estão distribuidas por dois departamentos: a) Sociedades Européias e sua Integração e b) Sistemas Políticos Europeus e sua Integração. Os projetos desses dois departamentos podem ser consultados através de um mecanismo de busca que os recupera por autor e/ou palavra-chave. A página traz links que remetem às diferentes instâncias e atividades do Centro, tais como o arquivo de dados EURODATA, as publicações, acesso à biblioteca, eventos e etc. Embora a página seja bilíngüe, em alemão e em inglês,alguns documentos só podem ser lidos no original, isto é, em alemão.
Contato: Direktorat@mzes.uni-mannheim.de
Área: Sociologia

New York University Center for European Studies
http://www.nyu.edu/cas/dept/euro.htm
Criado para apoiar e promover estudos interdisciplinares sobre a Europa contemporânea e para coordenar as diversas atividades e programas europeus existentes na New York University - NYU -. Enfoca a Europa na sua íntegra, utilizando contribuições das Ciências Sociais e Humanas para a compreensão das relações econômicas, sociais e políticas no interior e entre as nações da Europa. O curso anterior à graduação enfoca os padrões contemporâneos da política, cultura e sociedade, bem como o desenvolvimento histórico da Europa. A página traz informações sobre os programas acadêmicos, atividades e prêmios, opções de carreira, corpo docente e admissão e ajuda financeira.
Contato: http://www.nyu.edu/help.nyu
Área: Sociologia

Norwegian Centre for Child Research - NOSEB
http://www.svt.ntnu.no/noseb/english/
Instituto de pesquisa interdisciplinar situado na Faculty for Social Science and Technology Management (SVT-fakultetet) da Norwegian University for Science and Technology - NTNU - e na fundação de pesquisa Allforsk. É apoiado pelo Conselho de Pesquisa da Noruega através de uma programa universitário estratégico. Visa estimular a compreensão das condições sob as quais a criança cresce e as premissas básicas da infância na sociedade moderna. A página disponibiliza informações sobre equipe, publicações, conferências e seminários, o Jornal nórdico Barn, o Jornal Childhood e notícias.
Contato: karin.ekberg@svt.ntnu.no
Área: Sociologia

Núcleo de Sociologia do Trabalho - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - Universidade Técnica de Lisboa
http://www.iscsp.utl.pt/nst
Criado em novembro de 1993, o NST é uma organização de estudantes de licenciatura do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa - UTL. O Núcleo propõe-se a divulgar a sociologia do trabalho junto a instituições potenciais empregadoras, informar os especialistas dessa disciplina sobre as necessidades do mercado de trabalho, estabelecer acordos protocolares de estágio, promover encontros acadêmicos e envidar esforços para a criação de um periódico especializado de pesquisa e divulgação ligado à problemática da Sociologia do Trabalho.
Contato: nst@iscsp.utl.pt
Área: Sociologia

The Odum Institute
http://www2.irss.unc.edu/irss/home.asp
Fundado em 1924 para o estudo cooperativo de problemas do campo geral das ciências sociais, o Instituto desenvolveu-se passando a oferecer diversos serviços de apoio à pesquisa e ao treinamento de estudantes de pós-graduação em ciências sociais. Possui o terceiro maior arquivo de informação computadorizada sobre ciências sociais dos Estados Unidos. As coleções incluem temas como economia americana e internacional, eleições, demografia, finanças, saúde, opinião pública, dentre outros. A página traz informações sobre equipe, serviços de informação, coleção para pesquisa e informação, serviços estatísticos, publicações, cursos, grupos de trabalho e recursos no campus.
Contato: http://www2.irss.unc.edu/irss/contactinfo/contactinfoindex.asp
Área: Sociologia

Race, Gender & Class Project - Southern University at New Orleans
http://www.suno.edu/sunorgc/
Site criado e mantido por professores do Departamento de Ciências Sociais da Southern University at New Orleans - SUNO, em Los Angeles(EUA). O projeto se propõe a ampliar o espectro dos estudos multiculturais com a inclusão da noção de classe social nesses estudos. O site traz informações detalhadas sobre os objetivos do projeto, acesso ao periódico Race, Gender & Class Journal, bibliografia, pesquisas e cursos
Contato: jbelkhir@suno.edu
Área: Sociologia

Resource Center for Cyberculture Studies
http://www.com.washington.edu/rccs/
RCCS é uma organização online fundada por David Silver, professor do Departamento de Estudos Americanos da University of Maryland. Seu objetivo é promover investigações sobre a emergência de um novo campo disciplinar, a cibercultura. O site apresenta uma série de recursos de informação, que inclui cursos sobre o tema, eventos e conferências, entrevistas, bibligrafias comentadas e revisões críticas de livros sobre o assunto.
Contato: majordomo@majordomo.umd.edu
Área: Sociologia

The Roper Center
http://www.ropercenter.uconn.edu/
Fundado em 1947, visa promover o uso da opinião pública para a resolução de problemas dos cidadãos americanos e de outras nações. A página traz informações sobre acesso a dados online, coleções arquivadas, revista Public Perspective, notícias, adesão, serviços e suporte.
Contato: rcweb@ropercenter.uconn.edu
Área: Sociologia

Saint-Petersburg State University - Faculty of Sociology
http://www.soc.pu.ru:8101/cp1251/home.htmle
Versão em inglês da página da Faculdade de Sociologia da Universidade de São Petersburgo, na Rússia. O site traz uma série de informações sobre a estrutura e as atividades acadêmicas da instituição. Ao navegar na página, o internauta encontrará conteúdos sobre as matérias oferecidas, a biblioteca, os centros de pesquisa, os docentes e a publicação (em russo) Journal of Sociology and Social Anthropology, entre outros links.
Contato: ahk@soc.pu.ru
Área: Sociologia

Schomburg Center for Research in Black Culture
http://www.nypl.org/research/sc/sc.html
Centro de pesquisas documentais sobre a cultura negra, cuja missão é colecionar, preservar e prover acesso às fontes de informação sobre os descendentes dos povos africanos ao redor do mundo. Tudo começou em 1926. com a incorporação do acervo do célebre acadêmico Arturo Alfonso Schomburg (negro, nascido em Porto Rico) à Biblioteca Pública de Nova York, acervo do qual foi o curador até sua morte em 1938. Hoje, o Centro conta com mais de 5 milhões de peças documentais, oferecendo diversos serviços à comunidade. Destaques para os arquivos digitais, contendo, entre outras coisas, documentos sobre mulheres escritoras no século XIX e as exposições online como fotos e documentos sobre o Harlem, de 1900-1940.
Contato:
jbmurray@nypl.org
Área: Sociologia

The School of Oriental and African Studies - SOAS. University of London
http://www.soas.ac.uk
Tem como foco principal o estudo da língua e da literatura dos países da Ásia e África, mas também orienta suas pesquisas e estudos para a ciência política, religião, música, história e economia na University of London. Possui uma biblioteca com aproximadamente 800.000 volumes em mais de 1.000 línguas diferentes, além de manuscritos, mapas, vídeos, filmes, fotografias. É possível o acesso ao catálogo da biblioteca e as informações para os cursos de graduação e pós-graduação podem ser requisitadas.
Contato: babs@unilon.demon.co.uk.
Área: Sociologia

School of Social and Systemic Studies - Nova Southeastern University
http://www.nova.edu/ssss/
A SSSS é um dos centros acadêmicos da Nova Southeastern University, na Flórida. Seus programas são voltados para a educação ética no sentido amplo. A escola oferece cursos em terapia familiar e resolução de conflitos, com pesquisas que buscam ampliar o entendimento das interações e transformações sociais.
Contato: ssss@nova.edu
Área: Sociologia

The School of Social Science. University of Sussex at Bringhton
http://www.susx.ac.uk/Units/socsci/
The School of Social Science é uma das faculdades do sistema da Schools of Studies da Universidade de Sussex, Inglaterra. A página dá acesso aos cursos oferecidos pela Escola, a relação dos professores e detalhes das linhas de pesquisa.
Contato: b.f.harrison@sussex.ac.uk
Área: Sociologia

School of Sociology, Politics and Anthropology. La Trobe University
http://www.latrobe.edu.au/www/socpol/index.htm
A School of Sociology, Politics and Anthropology da La Trobe University é especializada em estudos internacionais e em estudos sobre a Ásia. O site informa sobre o corpo docente e suas pesquisas, tais como o nacionalismo na Índia, desigualdades no casamento, demografia das famílias Australianas e fronteiras marítimas no Estreito Torres. A página oferece informações sobre o programa de pós-graduação, o Department of Sociology and Anthropology e suas áreas de ensino e pesquisa como a sociologia comparativa e os estudos etnográficos focalizando a Austrália, Ásia e a região do Pacífico e sobre o Department of Politics.
Contato: J.Carroll@latrobe.edu.au
Área: Sociologia

Social Theory Centre. Department of Sociology. University of Warwick.
http://www2.warwick.ac.uk/fac/soc/sociology/theory/
Fundado em 1997 e vinculado ao departamento de sociologia, visa promover e desenvolver a teoria social no sentido amplo do termo, através de ênfase particular na capacidade da teoria social de responder e conformar a vida política e social contemporâneas. A página traz informações sobre conferência anual, equipe, conferências, publicações, grupos de leitura e seminários.
Contato: ann.ryan@warwick.ac.uk
Área: Sociologia

Sociologie. Faculteit Sociale Wetenschappen. Universiteit Utrecht
http://www.fss.uu.nl/soc/index.htm
A Universiteit Utrecht foi criada em 1636 mais suas raizes são localizadas em 695. Através dos links oferecidos pelo site do Sociologie da Faculteit Sociale Wetenschappen é possível obter informações sobre os cursos, suas pesquisas, a agenda dos eventos e sobre o corpo docente. A página oferece também um link com a versão no englês. Um link dá acesso à uma lista de endereços com interesses na área da sociologia.
Contato: r.bekkers@fss.uu.nl
Área: Sociologia

Sociology Department. University College Cork - UCC
http://www.ucc.ie/ucc/depts/sociology/
A University College Cork - UCC foi inaugurada no ano de 1845. O Departamento oferece formação nos níveis de graduação e pós-graduação e traz como temas uma conjugação entre pluralismo, tolerância e abertura. Suas áreas de interesse são, entre outras, a sociologia da sociedade Irlandesa e a sociologia do desenvolvimento. Os cursos abordam assuntos como: teoria social, educação, religão, desvio, meios de comunicação de massa, política, desenvolvimento rural, sociedades e organisações, culturas urbanas, feminismo, família e a sociologia crítica. O site oferece links com informações sobre o corpo docente, as notícias e suas publicações online.
Contato: arpad@ucc.ie
Área: Sociologia

Sociology Department.Michigan State University
http://www.soc.msu.edu/
O Sociology Department of Michigan State University faz parte do College of Social Sciences e mantém vínculos formais com as faculdades de Agricultura e Recursos Naturais, Medicina, Educação e Negócios Urbanos, da mesma instituição. As três principais áreas de interesse oferecidas pelo departamento são: estudos sobre o meio ambiente rural; desigualdade estrutural e bem-estar e saúde pública. Além disso, o departamento oferece a seus estudantes um Programa de Doutorado em Sociologia/Estudos Urbanos.Através de um dos links, têm-se acesso aos perfis biográficos e intelectuais dos professores que integram o departamento.
Contato: tom.conner@ssc.msu.edu
Área: Sociologia

Sociology. National University of Singapore
http://www.fas.nus.edu.sg/soc
Parte integrante da Faculdade de Artes e Ciências Sociais da Universidade Nacional de Cingapura, o Departamento de Sociologia foi criado em 1965. A expansão do Departamento ocorreu no período de 1971-80, com a chegada do professor Hans-Dieter Ever, que promove a pesquisa sociológica com enfoque em Cingapura e no Sudeste Asiático, criando ainda as Work Paper Series, um registro para os trabalhos realizados. No presente, há várias iniciativas estabelecendo intercâmbio com outros departamentos e entidades internacionais. O Departamento publica desde 1973 o periódico Asian Journal of Social Science
Contato: socsec@nus.edu.sg
Área: Sociologia

Sociology. University College Dublin - UCD
http://www.ucd.ie/~sociolog/profile.html
A University College Dublin - UCD foi inaugurada no ano de 1854. O Departamento oferece formação nos níveis de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Estão online informações sobre o corpo docente.
Contato: katie.liston@ucd.ie
Área: Sociologia

Stockholm International Peace Research Institute - SIPRI
http://www.sipri.org/
Nascido de uma proposta do governo sueco em 1964 pelos 150 anos de paz no país, o SIPRI foi referendado como uma fundação independente em 1966, sob a condição de ser um instituto de pesquisa que pudesse contribuir para o entendimento das pré-condições de uma paz estável e das soluções pacíficas dos conflitos internacionais, concentrando seus esforços em pesquisas que apontassem na direção de soluções para a redução e o controle de armanentos. Os projetos de pesquisa, as publicações e as bases de dados podem ser conferidos no site. Em inglês
Contato: sipri@sipri.org
Área: Sociologia

Stone Center for Latin American Studies - SCLAS
http://stonecenter.tulane.edu/
Centro de estudos sobre a América Latina e o Caribe da Tulane University, em Nova Orleans, nos Estados Unidos. Oferece formação interdisciplinar a nível de graduação e pós-graduação, programas de educação básica e treinamento profissional. Seus cursos estimulam a a participação dos alunos através do trabalho de campo nos países estudados de maneira a se adquirir uma consciência crítica sobre a região.
Contato: rtsclas@tulane.edu
Área: Sociologia

Université de Nantes
http://www.univ-nantes.fr/jsp/fiche_formation.jsp?STNAV=&CODE=2610&LANGUE=0
Universidade fundada em 1460 pelos duques da Bretanha e suprimida pela revolução francesa em 1793. Foi reaberta em 1962. Oferece licenciatura e bacharelado em sociologia. A página traz informações sobre objetivos, controle de conhecimentos, condições de admissão e programa.
Contato: gilles.moreau@humana.univ-nantes.fr
Área: Sociologia

World Hunger Program - WHP. Brown University
http://www.brown.edu/Departments/World_Hunger_Program/hungerweb/WHP/overview.html
O Programa Mundial da Fome da Brown University coordena vários projetos que têm como objetivo minimizar a fome. O programa apoia a pesquisa interdisciplinar, oferece cursos sobre questões relacionadas a fome, facilita o intercâmbio de informações e reconhece esforços de mérito com premiações anuais. O site oferece informações sobre as publicações do Programa e os cursos oferecidos pelo WHP.
Contato: Webmaster@Brown.edu
Área: Sociologia


Topo