home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Associações e Sociedades Científicas - Sociologia   Estrangeiras



FONTES DE REFERÊNCIA
African Studies Association - ASA
http://www.africanstudies.org/
Fundada em 1957, localiza-se na State University of New Jersey, nos Estados Unidos. Sua missão é reunir pessoas com interesse acadêmico e profissional na África. Proporciona serviços úteis à comunidade africanista. A página traz informações sobre como associar-se, encontros anuais, publicações, prêmios, organizações filiadas e princípios éticos.
Contato: callASA@rci.rutgers.edu
Área: Sociologia

American Asociation for Affirmative Action AAAA
http://www.affirmativeaction.org/
Fundada em 1974, esta associação se dedica a promover o avanço da ação afirmativa e da igualdade de oportunidades, propondo o fim da discriminação por raça, gênero, etnia ou qualquer outro critério que possa impedir as pessoas a ter acesso ao trabalho e à vida. A organização desenvolve programas de atividades nas áreas de treinamento profisional, educação pública e pesquisa.
Contato: execoffice@affirmativeaction.org
Área: Sociologia

American Association for the Advancement of Slavic Studies - AAASS
http://www.fas.harvard.edu/~aaass/
Sociedade acadêmica sem fins políticos dedicada ao avanço do conhecimento sobre a Rússia, a Eurásia central e a Europa do leste e central. Aglutina os interessados na cultura, história e língua dos povos dessas regiões, bem como nos seus sistemas econômico e político e dá coerência para um campo que cobre diversas disciplinas acadêmicas e interesses. A página traz informações sobre o corpo de diretores, associados, como associar-se, associação institucional, convenção, publicações, prêmios, programas de verão e recursos na Web.
Contato: aaass@fas.harvard.edu
Área: Sociologia

American Sociological Association - ASA
http://www.asanet.org/
Fundada em 1905, com sede em Washington, é uma entidade não lucrativa dedicada à promoção da sociologia como disciplina e como profissão, estimulando a pesquisa, o ensino e a discussão científica. O website apresenta links para as publicações da ASA, seu código de ética e um calendário de encontros anuais e conferências, entre outros links.
Contato: executive.office@asanet.org
Área: Sociologia

Anababtist Sociology and Anthropology Association - ASAA
http://www.hillsdale.edu/Dept/Soc/asaa/
O principal objetivo da ASAA é facilitar a comunicação e a associação entre pessoas com convergência de interesses na tradição anabatista ou que estejam de algum modo envolvidas com o trabalho sociológico ou antropológico sobre esse movimento cristão com origens no século 16. A proposta da página é oferecer informações sobre a Associação e manter seus membros e simpatizantes em contato através dos serviços oferecidos no site. No mais, links para os eventos, lista de discussão e para o boletim da ASAA.
Contato: peter.blum@hillsdale.edu
Área: Sociologia

Asociación de Estudiantes de Sociología y Ciencias Políticas - EDROS
http://ikasleak.lg.ehu.es/edros/index.html
A Associação foi fundada em 1922 por estudantes de ciência política e sociologia da Facultad de Ciencias Sociales y de la Comunicación, de Bilbao, província do País Basco, na Espanha. Promove atividades científicas e culturais, além de fomentar a aproximação dos estudantes com o mercado de trabalho europeu.
Contato: puaedros@xa.lg.ehu.es
Área: Sociologia

Asociación Española de Ciencia Política y de la Administración - AECPA
http://www.aecpa.es/aecpa/cabecera2.htm
Associação científica fundada em 1993, voltada para promover o desenvolvimento da ciência política e da administração na Espanha, comprometida com a democracia e os direitos humanos. A página oferece links para informações sobre ciência política por áreas geográficas e por temas, para meios de comunicação e outros temas de interesse.
Contato: aecpa@fresno.csic.es
Área: Sociologia

Asociación Mexicana de Estudios Internacionales - AMEI
http://members.es.tripod.de/AMEI_AC/
A AMEI foi criada em 1967 como uma associação civil dedicada a promover e difundir trabalhos acadêmicos sobre a realidade internacional. Esses trabalhos serviriam para motivar o diálogo e o intercâmbio entre seus membros, criando um campo crítico de conhecimentos sobre a problemática global. O site oferece informações sobre o congresso anual da associação e um link para artigos dos membros associados.
Contato: amei_ac@yahoo.com
Área: Sociologia

Asociación Vasca de Sociologia/ Euskal Soziologia Elkartea
http://www.ehu.es/avs-ese/
Sediada em Bilbao, no país Basco, a Associação foi fundada em 1978 e tem como proposta promover e divulgar pesquisas acadêmicas entre sociólogos e outros cientistas sociais bascos. Publica a revista Inguruak, que traz artigos e críticas de livros em sociologia e ciência política.
Contato: avs@euskalnet.net
Área: Sociologia

Associação Latino-Americana de Sociologia do Trabalho - ALAST
http://www.ifcs.ufrj.br/alast/
Associação presidida atualmente pela professora Alice Rangel de Paiva Abreu, do Insituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. A Associação edita a Revista Latinoamericana de Estudios del Trabajo - RELET. São oferecidos links para o formulário de filiação, o Estatuto e o Conselho.
Contato: alast@ifcs.ufrj.br
Área: Sociologia

Associação Portuguesa de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho - APSIOT
http://www.apsiot.pt
Criada em 20 de junho de 1985, é uma Associação de caráter cultural e sem fins lucrativos. Tem sede em Lisboa e tem por objetivo promover o conhecimento científico e técnico para o desenvolvimento da sociologia industrial, das organizações e do trabalho. O site oferece links para seus estatutos, guia de ajuda para inserção profissional, para a revista Organizações e Trabalho, entre outros.
Contato: cmsilva@mail.refer.pt
Área: Sociologia

Associação Portuguesa de Sociologia - APS
http://www.aps.pt/
Fundada em 1985, a APS é filiada a Associação Internacional de Sociologia. Tem por objetivo o desenvolvimento da sociologia, promovendo e incentivando a análise sociológica da realidade de Portugal. Seus associados são regidos por um Código Deontológico que torna explícito os principais tipos de responsabilidade dos sociólogos tanto com seus pares como com a sua clientela. O site oferece links para se conhecer a estrutura administrativa da organização, seus estatutos e realizações.
Contato: luis.almeida@ics.ul.pt
Área: Sociologia

Associación Latinoamericana de Sociologia - ALAS
http://www.udec.cl/~alas/
Esta página tem como proposta ser um instrumento social que propicie a reflexão sobre a realidade latino-americana. A página oferece links úteis para os pesquisadores das ciências sociais, além de informações sobre as atividades da área no continente. Dá acesso a um boletim informativo e à revista eletrônica ALAS, que publica trabalhos apresentados nos congressos da associação e contribuições oriundas de sua rede de colaboradores.
Contato: alas@udec.cl
Área: Sociologia

Association canadienne des études latino-américaines et des Caraïbes - ACELAC
http://www.calacs.umontreal.ca/
Fundada em 1969 na Université York, no Canadá, tem como objetivos: facilitar os contatos pessoais e a troca de informações entre as pessoas engajadas no ensino e na pesquisa sobre a América Latina e o Caribe; favorecer a expansão da informação e suscitar o interesse público pela América Latina e o Caribe, particularmente no meio acadêmico; e representar os interesses profissionais e acadêmicos dos latino-americanistas. A página disponibiliza informações sobre revista, boletim e inscrição.
Contato: calacs@cetase.umontreal.ca
Área: Sociologia

Association for Humanist Sociology - AHS
http://www.humanistsoc.org/
Fundada em 1976 e sediada nos Estados Unidos da América, a AHS é uma associação profissional pouco convencional, comprometida com valores humanistas como igualdade, paz e justiça social. Publica o periódico Humanity and Society e o boletim The Humanist Sociology.
Contato: heidi17@mail.utexas.edu
Área: Sociologia

The Association for the Study of Ethnicity and Nationalism - ASEN
http://www.lse.ac.uk/collections/ASEN/Default.htm
Fundada em 1990 por estudantes e acadêmicos da London School of Economics, Reino Unido, onde está sediada. Tem como objetivos: construir uma rede multidisciplinar de acadêmicos interessados em etnicidade e nacionalismo, estimular o debate sobre estes temas e recolher e divulgar informação sobre os mesmos nos seus jornais Studies in Ethnicity and Nationalism - SEN - e Nations and Nationalism. A página traz informações sobre a sua conferência anual, a mini-conferência sobre Etnicidade Dominante, seminários, como associar-se e comitê executivo e conselho consultivo.
Contato: ASEN@lse.ac.uk
Área: Sociologia

Association of International Researchers
http://aoir.org/
Associação dedicada à formação de um novo campo internacional de pesquisa na Internet como um meio capaz de proporcionar de forma igualitária a interação entre pesquisadores de diversos níveis e países conectados à rede. Promove a interdisciplinariedade em pesquisas e estudos críticos explorando os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da Internet. Página desenvolvida e organizada por Steve Jones, do Departamento de Comunicação da Universidade de Illinois, Chicago.
Contato: sjones@uic.edu
Área: Sociologia

Australasian International Studies Association - AISA
http://coombs.anu.edu.au/SpecialProj/AISA/aisa-home.html
Criada em 1995, tem como objetivo promover a colaboração e a interação de pesquisadores, professores e estudantes interessados em relações internacionais. A página é editada na Australian National University - ANU - e traz informações sobre estatutos, o boletim nro. 1 de Dezembro de 1995, programas de graduação e de pós-graduação, prêmio e bolsas e o diretório executivo da Associação.
Contato: polapj@lure.latrobe.edu.au
Área: Sociologia

Australian & New Zealand Studies Association of North America - ANZSANA
http://www.utexas.edu/depts/cas/anzsana/
Associação interdisciplinar que visa promover o ensino sobre a Austrália e a Nova Zelândia e a investigação acadêmica sobre tópicos e temas relativos a estes dois países nas instituições de educação superior da América do Norte. Outro de seus objetivos é reforçar e aprofundar as relações bilaterais entre estes dois países e a América do Norte. A página traz informações sobre estatutos, como associar-se, a Australian Studies Network, os diretores atuais, a conferência de 2003 e as conferências anteriores.
Contato: yacker@www.utexas.edu
Área: Sociologia

The Australian Sociological Association Incorporated - TASA
http://www.newcastle.edu.au/department/so/tasa/
Esta associação profissional tem como missão promover a sociologia na Austrália e na Nova Zelândia, dando acesso ao seu ensino e à divulgação das pesquisas na área, além de incentivar o desenvolvimento profissional de seus afiliados. A página oferece links dando um panorama da sociologia na região, entre os quais destacam-se os departamentos de sociologia, editoras especializadas e ensino de sociologia. O site também dá destaque para o seu periódico Journal of Sociology, além de outras publicações da TASA. Os links para as páginas de sociologia da saúde e sociologia da alimentação oferecem muitas informações para os interessados nesses ramos da sociologia.
Contato: mailserv@cc.newcastle.edu.au
Área: Sociologia

Bibliographical Society of the University of Virginia
http://etext.virginia.edu/bsuva/
Fundada em 1947 na University of Virginia em Charlottesville, visa promover o interesse em livros, manuscritos, mapas, impressos, artes gráficas, bibliografia e criticismo textual. Este interesse resultou em exposições, concursos para estudantes colecionadores de livros e editoras da Virginia, o estabelecimento de uma pequena imprensa (Cockescraw Press) e um programa de publicações. A página traz informações sobre a organização, notícias, publicações, estudos sobre bibliografia e arquivos.
Contato: bibsoc@virginia.edu
Área: Sociologia

British Association for Slavonic and East European Studies - BASEES
http://www.basees.org.uk/
Fundada em 1989 com a associação da British University Association of Slavists e a National Association for Soviet and East European Studies, tem como objetivo desenvolver a educação no Reino Unido em Humanidades e nas Ciências Sociais no que diz respeito à antiga União Soviética e aos países do leste europeu. Sua atividade principal é a realização da Conferência Anual em Cambridge. A página traz informações sobre como associar-se, o Comitê Executivo, o Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento, diversos grupos de estudos (sobre estudos medievais, revolução russa, relações de gênero e religião nessa região), estatutos, o Prêmio Alexander Nove e outras conferências e eventos sobre o mesmo tema.
Contato: k.m.hodgson@ex.ac.uk
Área: Sociologia

British International Studies Association - BISA
http://www.bisa.ac.uk/
Fundada em 1975, trata-se de uma organização acadêmica independente do Reino Unido que visa promover o estudo das relações internacionais e temas correlatos através do ensino, da pesquisa e do contato entre acadêmicos. A página traz informações sobre conferências, grupos de trabalho, publicações, inscrição de examinadores externos, cursos de relações internacionais no Reino Unido, o Jornal Conflict, Security and Development, relação de membros da Associação, financiamento e prêmios, organização e como associar-se.
Contato: pkellyBISA@compuserve.com
Área: Sociologia

British Sociological Association - BSA
http://www.britsoc.org.uk/
Afiliada tanto à International Sociological Association quanto à European Sociological Association, a BSA é uma organização não-governamental vinculada ao National Council for Voluntary Organisations e à Foundation for Science & Technology. As principais atividades que desenvolve são as conferências anuais, o fórum de pós-graduação, eventos e publicações, entre outras. Há links para o departamento de sociologia e outros departamentos correlatos na Inglaterra.
Contato: henk@britsoc.org.uk
Área: Sociologia

California Sociological Association - CSA
http://www.csubak.edu/csa/
Fundada em 1990 em Carson, na Califórnia (USA), a CSA edita publicações e promove estudos e pesquisas voltadas para problemas do estado. Sua página é mantida pela California State University, Bakersfield´s - CSUB através do Applied Research Center. Informações sobre associados, prêmios e encontros anuais da CSA podem ser encontradas neste site.
Contato: gclanton@mail.sdsu.edu
Área: Sociologia

Canadian Sociology and Anthropology Association/La Société canadienne de sociologie et d´anthropologie- CSAA
http://alcor.concordia.ca/~csaa1/
A página tem versão em inglês e francês, e está organizada de modo a que o usuário possa conhecer a estrutura da CSAA, seus conselhos, comitês, publicações, prêmiações como a John Porter Award, conferências, etc. Oferece links para os departamentos de sociologia e de antropologia no Canadá. Entre os serviços oferecidos destacam-se os fóruns eletrônicos de discussão, listas temáticas como as de anti-racismo e urbanismo e comunidade.
Contato: csaa@vax2.concordia.ca
Área: Sociologia

The Central and East European International Studies Association - CEEISA
http://ian.vse.cz/ceeisa/
Fundada em 1996 pelos membros da International Affairs Network e o Departmento de Relações Internacionais da St. Petersburg State University. Criada para reconstruir a disciplina de Relações Internacionais na Europa Central e do Leste em altos padrões e promover o desenvolvimento da pesquisa aplicada e básica. A página traz informações sobre o Journal of International Relations and Development, administração da CEEISA, formulário para associação, base de dados para a busca de associados, lista de publicações dos membros da CEEISA, representação da Instituição, homepage de recursos da CEEISA, eventos passados, chamada de trabalhos da convenção da CEEISA, sua convenção de 2003, suas eleições presidenciais para 2002/2004, mala direta de economia política internacional e nova seção da International Political Sociology - IPS -.
Contato: lehmann@vse.cz
Área: Sociologia

Centre For Asia Pacific Transformation Studies - CAPSTRANS
http://www.capstrans.edu.au/
CAPISTRANS é uma iniciativa conjunta das universidades de New Castle e Wollongong fundado em 1999 em parceria com o Australian Research Council. Seu propósito é refletir sobre o complexo processo de transformações sociais e culturais na região, examinando como a globalização e a integração regional afetaram comunidades locais e sociedades nacionais. O site traz informações sobre as linhas de pesquisa, seminários, publicações e cursos, entre outras.
Contato: capstrans@uow.edu.au
Área: Sociologia

Commision on Applied and Clinical Sociology - CACS
http://www.sociologycommission.org/
Esta organização foi criada em 1995 por iniciativa de duas sociedades congêneres: a Society for Applied Sociology e a Sociological Pratice Association. Sua missão institucional é promover e apoiar ações voltadas para o ensino e a prática da sociologia em áreas clínicas.
Contato: perlstad@pilot.msu.edu
Área: Sociologia

Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - CLACSO
http://www.clacso.edu.ar/
É uma instituição internacional, não governamental e sem fins lucrativos, dedicada a promover a pesquisa, discussão e difusão acadêmica das ciências sociais, reunindo pesquisadores do mundo inteiro. A página oferece informações sobre os debates e temas de interesse da CLACSO, os centros e pesquisadores associados. Oferece links para a biblioteca e a sala de leitura, onde é livre o acesso a textos de cientistas sociais latino-americanos e caribenhos.
Contato: clacso@clacso.edu.ar
Área: Sociologia

Consortium for Qualitative Research Methods - CQRM
http://www.asu.edu/clas/polisci/cqrm/
Situado no Arizona State University Department of Political Science, visa promover o ensino e a utilização de métodos de pesquisa qualitativa nas Ciências Sociais. Sua concepção é de que para produzir conhecimento político relevante, as Ciências Sociais devem empregar a ampla gama de métodos qualitativos, estatísticos e formais, complementares. Suas atividades incluem um instituto de treinamento anual em métodos qualitativos avançados para estudantes de graduação e acadêmicos em geral. A página traz informações sobre como associar-se, trabalhos,séries para discussão, textos, grupo de discussão, patrocinadores e diretores.
Contato: consortium@asu.edu
Área: Sociologia

Council for Slavic and East European Information Services - COSEELIS
http://www.lib.gla.ac.uk/COSEELIS/
Fundada em 1964, visa representar os interesses das bibliotecas do Reino Unido e outras organizações de informação que oferecem serviços no campo dos estudos sobre a Europa do leste e a Eslováquia. Os interesses do grupo são levados à frente através de publicações, atividades cooperativas, representação coletiva e o intercâmbio de visões e idéias em conferências. A página traz informações sobre arquivos, comitê, conferência, estatutos, como associar-se, boletim e publicações.
Contato: Janet.Zmroczek@bl.uk
Área: Sociologia

European Business Ethics Network - EBEN
http://www.%20eben.org/
Fundada em 1987, é apoiada por algumas das empresas líderes da Europa. Sua rede de membros inclui homens de negócios, gerentes do setor público e acadêmicos. Seu papel é promover um gerenciamento consciente no que diz respeito à ética e aos valores e estimular e facilitar encontros, discussões e debates sobre dilemas e problemas éticos. A página disponibiliza informações sobre eventos, boletim e chamada de trabalhos para os Encontros de 2003 em Oslo e em Budapeste.
Contato: lhoeivik@online.no
Área: Sociologia

Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - Chile - FLACSO
http://www.flacso.cl/
Sediada em Santiago do Chile, a FLACSO caracteriza-se pela regionalidade latino-americana e autonomia dos países membros. De acordo com seu histórico, promove o ensino e a pesquisa em áreas das ciências sociais como estudos de gênero, relações internacionais e militares, programa "História, Memória e Democracia", etc. A página dá acesso à biblioteca e a publicações.
Contato: flacso@flacso.cl
Área: Sociologia

Federación Española de Sociologia - FES
http://fes.pagina-web.net/index.htm
Criada em 1964, é uma entidade de representação global e órgão coordenador da atuação da sociologia na Espanha. Voltada para os interesses comuns dos seus associados, a FES proporciona apoio técnico e assistência aos seus membros federados com o objetivo de promover uma maior participação na pesquisa em sociologia na Espanha e na difusão de seus resultados. A Federação organiza congressos e outros eventos científicos. A página dá acesso a resumos de trabalhos publicados dos associados e à relação dos cursos oferecidos pela FES.
Contato: fes@fresno.csic.es
Área: Sociologia

Institute of Central and East European Studies - ICEES
http://www.gla.ac.uk/Acad/icees/
Fundado em 1999 pela University Court para dar continuidade ao Faculty of Social Sciences Institute of Russian and East European Studies - IREES -, que se tornou recentemente Department of Central and East European Studies. Mantém uma associação com departamentos de Política, História, Direito, música, contabilidade e finanças, estudos de Administração, filmes, teatro e televisão. Publica os Europe-Asia Studies e The Glasgow Papers e possui uma biblioteca com uma das melhores coleções da área. Organiza um seminário de pesquisa em pós-graduação e uma conferência. A página traz informações sobre membros, publicações, programa do seminário, notícias, competições internacionais, colaboração interdisciplinar, eventos 2001/2002, eventos futuros, equipe, teses recentes, detalhes de contato com a equipe, biblioteca, estudos de graduação, pesquisa de graduação, taxas, formulário de inscrição e a Universidade de Glasgow.
Contato: K.McWalter@socsci.gla.ac.uk
Área: Sociologia

Instituto de Sociología Jurídica - IISJ
http://www.iisj.es/webiisj.html
O Instituto foi fundado em 1988 pelo Comité de Investigación de Sociología Jurídica da Associación Internacional de Sociología Jurídica e o governo basco. Está associado a uma rede internacional de sociólogos jurídicos que organizam encontros periódicos. O IISJ oferece o curso Master Internacional de Sociología Jurídica e, em parceria com a Universidade do País Basco - UPV, um programa de Doutorado Internacional de Sociologia Jurídica. O Instituto está localizado em Oñati, cidade de origem medieval que pertence à província de Gipuzkoa, que forma a Comunidade Autônoma do País Basco, dentro do estado espanhol. Versão em inglês.
Contato: onati@iisj.es
Área: Sociologia

International Association for Business and Society - IABS
http://www.iabs.net/
Criada em 1990, dedica-se à pesquisa e ao ensino sobre as relações entre negócios, governo e sociedade. Tem como membros centenas de universidades em dezenas de países, diversas empresas e organizações sem fins lucrativos. Inclui a pesquisa sobre a responsabilidade e o desempenho social das empresas, temas emergentes sobre negócios, ética nos negócios, temas relacionados ao meio-ambiente, dentre outros. A página traz informações sobre a IABS em francês e espanhol, a publicação Business and Society, chamada de trabalhos para o Encontro da IABS de 2003, como assinar a listserver da Associação, formulário para associação à entidade, os seus boletins desde 1995, os seus executivos, a sua constituição, suas leis, seus cursos e os programas de suas conferências desde 1990.
Contato: plc@psu.edu
Área: Sociologia

International Institute of Sociology - IIS
http://www.tau.ac.il/~iisoc/
Criado em Paris em 1893 por René Worms, tem como membros proeminentes acadêmicos como: Franz Boas, Roger Bastide, Gustave Le Bon, Karl Mannheim, Georg Simmel e Max Weber. Visa servir como um elo entre os diferentes centros de pesquisa independentes. Estes centros de pesquisa colaboram, por sua vez, com as cadeiras de Sociologia e os institutos que os circundam. Apresesenta como atividades principais a organização de um congresso bianual e a publicação dos anais destes congressos. A página traz informações sobre a Constituição do IIS, sua história, o Congresso de 2003, o Congresso de 2001, o Congresso de 1999, inscrição e eventos futuros.
Contato: iisoc@post.tau.ac.il
Área: Sociologia

International Political Sociology Section of the International Studies Association - IPS
http://conflits.org/ips.htm
Visa estimular a pesquisa e a comunicação acadêmicas no campo dos estudos internacionais e transnacionais e desenvolver os níveis de análise doméstico e internacional nas perspectivas cultural e social. Visa também desenvolver perspectivas teóricas, metodológicas e epistemológicas inovadoras. A página traz informações sobre programa, estatutos, como associar-se, diretores, nomeação e eleições, textos, critério de seleção, como submeter propostas e propostas de trabalhos e painéis.
Contato: didier.bigo@conflits.org
Área: Sociologia

International Social Science Council - ISSC
http://www.unesco.org/ngo/issc/
Organização internacional não governamental sem fins lucrativos ligada à Unesco, sediada em Paris. Seu órgão máximo é a Assembléia Geral, que se reúne a cada dois anos. Promove seminários e simpósios e apoia o desenvolvimento de pesquisas. Patrocina o prêmio Stein Rokkan para pesquisas em ciências sociais comparativas. A página oferece links para associações e organizações internacionais, bibliotecas e editoras, periódicos eletrônicos, bases de dados, sites temáticos e textos clássicos sobre ciências sociais. Disponibiliza o sistema de busca Ixquick Metasearch, além de dicionários e enciclopédias.
Contato: issclak@unesco
Área: Ciências Sociais

International Sociological Association - ISA
http://www.ucm.es/OTROS/isa/
Fundada em 1949 sob os auspícios da UNESCO, a ISA representa interesses de sociólogos no mundo todo, independente de escolas ou de ideologias, promovendo o avanço científico da sociologia internacionalmente. A ISA é membro da International Social Science Council, gozando de status de organização não-governamental junto a organismos internacionais. A entidade organiza conferências, institui prêmios, divulga informações sobre mercado de trabalho e edita uma série de periódicos em sociologia, entre outras atividades. Uma pesquisa identifica os dez livros mais influentes do século para os sociólogos. O site é disponibilizado em inglês, espanhol e francês.
Contato: isa@sis.ucm.es
Área: Sociologia

International Studies Association - ISA
http://csf.colorado.edu/isa/
Fundada em 1959, a ISA promove o ensino e a pesquisa no campo das relações e negócios internacionais nos Estados Unidos e no exterior, mantendo intercâmbios de cooperação com diversas outras organizações de estudos internacionais. É membro do International Social Science Council e, como organização não-governamental, presta consultoria às Nações Unidas. As publicações da ISA podem ser conferidas no site.
Contato: isa@u.arizona.edu
Área: Sociologia

International Visual Sociology Association - IVSA
http://sjmc.cla.umn.edu/faculty/schwartz/ivsa/
Associação profissional de caráter acadêmico dedicada ao estudo visual da sociedade, cultura e relações sociais. Sua missão é promover o estudo, a produção e o uso de imagens e informações visuais no ensino e na pesquisa e em atividades práticas, contribuindo para o desenvolvimento e o emprego de tecnologias da imagem na sociologia e em outras disciplinas afins. A associação publica a revista Visual Studies.
Contato: ivsa2002@heliotopos.net
Área: Sociologia

Japanese Association for Mathematical Sociology - JAMS
http://wwwsoc.nii.ac.jp/jams/index-e.html
Trabalha em prol do desenvolvimento da Sociologia teórica, matemática e quantitativa. Modelos matemáticos, simulações computacionais e redes sociais são exemplos de áreas de interesse da JAMS. A página traz informações sobre a fundação da JAMS, normas gerais, encontros e conferências, jornal, prêmio, boletim e formulário para associação (somente em japonês).
Contato: jams@scs.kyushu-u.ac.jp
Área: Sociologia

Latin America Studies Association - LASA
http://lasa.international.pitt.edu/
Associação que congrega instituições e pesquisadores de todas as áreas, dedicados ao estudo da América Latina. A LASA concede vários prêmios e sua página oferece informações sobre filiação, suas seções e grupos de trabalho, link para oportunidades de trabalho. Disponibiliza textos de conferências apenas para seus membros. Também oferece links para publicações e dá acesso a artigos e anúncios de seu fórum on line.
Contato: lasa+@pitt.edu
Área: Sociologia

Peace Science Society (International) - PSS (I)
http://pss.la.psu.edu/
Fundada em 1963, visa desenvolver a análise sobre a paz e o gerenciamento de conflitos. Um de seus principais objetivos é o de aperfeiçoar a teoria das relações internacionais. A página traz informações sobre como associar-se, conferências, publicações, fontes de informação e o Departamento de Ciência Política da Universidade da Pennsylvania.
Contato: marata@psu.edu
Área: Sociologia

Population Association of America - PAA
http://www.popassoc.org/
Fundado em 1931 a PAA é uma organização destinada a promover pesquisas voltadas para a melhoria dos problemas relacionados às populações humanas. Entre seus membros incluem-se demógrafos, profissionais de saúde pública, sociólogos, economistas e demais interessados na área. O site oferece links para o encontro anual e para o Instituto de Pesquisa de População da Universidade da Pennsylvania. Disponiliza ainda um formulário para o usuário interessado em se associar, além de publicações, ambos em formato doc.
Contato: info@popassoc.org
Área: Sociologia

Programa de Promoción de la Reforma Educativa en América Latina y El Caribe - PREAL
http://www.preal.cl/
Rede hemisférica de organizações devotadas a promover a revitalização da educação na América Latina e no Caribe. Dela participam entidades governamentais e organizações da sociedade civil, representantes do setor empresarial e de universidades, além de atores do mundo político e cultural. Sua missão é ampliar o diálogo regional sobre política educacional e reforma educativa, por meio de grupos de trabalho, fomentando estudos e pesquisas que divulga em suas publicações periódicas e coordenando o funcionamento de comissões internacionais responsáveis por formular políticas educacionais para a região. Tem versão em inglês.
Contato: iad@thedialogue.org
Área: Sociologia

Red Europea de Información y Documentación sobre America Latina - REDIAL
http://www.red-redial.org/
É uma associação de caráter internacional, formada por instituições européias, públicas e privadas. Desenvolve atividades de documentação e pesquisa, com o objetivo de ampliar a produção e divulgação de trabalhos científicos sobre a América Latina na Europa. Participam da REDIAL, grupos de trabalho que dedicam-se à produção de banco de dados contendo teses e outras publicações. O site traz informações sobre todas as atividades da Red, sumários de revistas européias sobre a América Latina e outros recursos. Tem versões em inglês e francês.
Contato: webmaster_redial@yahoo.com
Área: Sociologia

Rural Sociological Society
http://www.ruralsociology.org/
Desde 1937 quando foi fundada, esta associação profissional vem promovendo o ensino e a pesquisa em sociologia rural. Seus membros fundadores faziam parte da American Sociological Association que, na década de 1920, criaram a seção nessa especialidade. Os grupos de pesquisa estão organizados por área de interesse e a produção intelectual deles resultantes pode ser conferida nas publicações Rural Sociology, Rural Studies Series e The Rural Sociologist.
Contato: ruralsoc@cc.wwu.edu
Área: Sociologia

Sociedad Chilena de Sociología - SCHS
http://www.udec.cl/~socioweb/schs/inicio.html
Sociedade científica criada em 1994 por sociólogos chilenos. Integra a International Sociological Association - ISA, participando regularmente do World Congress of Sociology. Seu objetivo é melhorar o status institucional da sociologia chilena e promover um amplo intercâmbio entre sociólogos e cientistas sociais. No site, informações sobre as atividades da SCHS e os eventos acadêmicos nacionais e internacionais, principalmente aqueles organizados pela ISA e pela Asociación Latinoamericana de Sociología - ALAS.
Contato: socioweb@udec.cl
Área: Sociologia

Society for Applied Sociology - SAS
http://www.appliedsoc.org/
Esta organização internacional com sede em Washington (EUA), reúne profissionais interessados na aplicação de conhecimentos sociológicos em diferentes esferas da realidade social. A homepage traz informações sobre o encontro anual da sociedade, normas para filiação, publicações e outros recursos de informação relacionados ao tema.
Contato: SASEO@selu.edu
Área: Sociologia

The Society for the Study of Social Problems - SSSP
http://itc.utk.edu/sssp/default.html
Esta associação científica fundada em 1951 se define como uma comunidade interdisciplinar interessada em estudar os problemas vitais da sociedade. Com esse objetivo, lança mão de diferentes perspectivas, tanto científicas quanto humanitárias, na busca de um mundo socialmente mais justo. A SSSP promove pesquisas apresentadas em seus encontros anuais, e através de sua publicação - Social Problems Journal.
Contato: MKOONTZ3@UTK.EDU
Área: Sociologia

Sociologist for Womens in Society - SWS
http://newmedia.Colorado.EDU/~socwomen/
A SWS é uma organização internacional de cientistas sociais voltada para promover a posição das mulheres na sociologia e na sociedade em geral. Como uma organização de alto nível, seus membros compartilham não só o conhecimento sociológico mas também valorizam a troca de experiências profissionais e pessoais. O periódico Gender&Society, editado pela sociedade, é uma referência primária em estudos de gênero. O site traz ainda informações sobre o encontro anual da entidade, prêmios e lista de discussão.
Contato: SWS@stthomas.edu
Área: Sociologia

South African Sociological Association - SASA
http://general.rau.ac.za/sasa/
Criada em 1993, está situada no Departamento de Sociologia da Rand Afrikaans University - RAU -, na África do Sul. Compromete-se a promover a democracia na África do Sul, de forma a que todos possam usufruir de justiça social, econômica e política e de liberdade contra todas as formas de discriminação religiosa, de nacionalidade, de raça e gênero. A página traz informações sobre o estatuto da Associação, o Jornal Society in Transition e os congressos anteriores.
Contato: sasa@lw.rau.ac.za
Área: Sociologia

The Southern Sociological Society
http://www.MsState.Edu/Org/SSS/sss.html
O objetivo da SSS é promover o progresso da sociologia como disciplina científica e como profissão através de exigentes padrões acadêmicos e éticos. A sociedade disponibiliza no site o resumo dos artigos de sua publicação oficial, o periódico Social Forces, que circula nos Estados Unidos e em 95 países estrangeiros.
Contato: levin@soc.msstate.edu
Área: Sociologia

Union of International Associations - UIA
http://www.uia.org/
Fundada em 1907, em Bruxelas, a UIA reúne organizações voluntárias e não-governamentais em uma rede global que oferece suporte informacional à pesquisa e à políticas públicas em vários campos de atividades. O site traz uma série de bases de dados online disponíveis à consulta. Outros serviços de informação também podem ser confeeridos no site.
Contato: uiaweb@uia.be
Área: Sociologia

Western Society of Criminology - WSC
http://www.sonoma.edu/cja/wsc/wscmain.html
Dedicada ao estudo científico do crime, a WSC reúne pesquisadores acadêmicos, estudantes e profissionais a serviço dos setores públicos e privados ao redor do mundo. Em dia com as últimas pesquisas em sua área, a sociedade organizou em fevereiro de 2001 seu 28ºEncontro Anual, em Portland, Oregon. Publica o periódico Western Criminology Review, um fórum aberto às discussões teóricas e práticas que se situam interdisciplinarmente entre a criminologia e a justiça criminal.
Contato: jackson@sonoma.edu
Área: Sociologia


FONTES DE REFERÊNCIA
International Council for Central and East European Studies - ICCEES
http://www.rusin.fi/iccees/
Fundado em 1974 e localizado no Finnish Institute for Russian and East European Studies em Helsinki, consiste numa rede global de associações, institutos e acadêmicos atuantes no campo de estudos sobre a Rússia e a Europa do leste e central. A página traz informações sobre o comitê executivo, o conselho internacional, boletim, o VII Congresso Mundial e anais do Congresso.
Contato: waldemar.melanko@rusin.fi
Área: Sociologia


Topo