home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Museus - Antropologia   Estrangeiros



Abbe Museum
http://www.abbemuseum.org/
Fundado pelo Dr. Robert Abbe em 1927, o museu, localizado no Parque Nacional de Acadia, tem como objetivo preservar a cultura nativa de Maine. Possui uma coleção que conta com mais de 50.000 objetos que abarcam cerca de 10.000 anos da história em Maine, incluindo o tempo atual. No site, é possível saber mais sobre a história das populações que habitaram, por milhares de anos, o território de Maine; informações sobre os projetos de pesquisa arqueológica em que o museu está envolvido e súmula das exposições mais antigas e das mais recentes.
Contato: abbe@midmaine.com
Área: Antropologia

Aboriginal Art and Culture Centre
http://aboriginalart.com.au/
Centro de Arte e Cultura Aborígene em Alice Springs, na Austrália Central. Este "site sagrado" traz informações aobre a cultura arrente, sua arte, sua história e seu idioma, o didgeridoo. Uma Galeria Virtual exibe os trabalhos de artistas contemporâneos expostos na Aboriginal Art and Culture Centre Gallery, em Todd Street, em Alice Springs. Os arrente também promovem o turismo e o ensino da língua didgeridoo através de parceria com a Didgeriddo University. O site oferece ainda um mecanismo de busca que permite a recuperação de informações sobre a arte e a cultura aborígene.
Contato: info@aboriginalart.com.au
Área: Antropologia

The Acropolis Museum
http://www.culture.gr/2/21/211/21101m/e211am01.html
Este museu abriga temporariamente as obras primas da civilização grega antiga que serão transferidas para o New Acropolis Museum, sendo que vários trabalhos de arte originais que ornamentavam o Acrópole foram saqueados no começo do século XIX. O museu contém somente as esculturas de pedra dos monumentos do Acrópole e das escavações no local. Os vasos e os bronzes são mantidos pelo National Archaeological Museum of Athens e as inscrições estão abrigadas no Epigraphical Museum em Atenas.
Contato: http://www.culture.gr/6/61/comments.html
Área: Antropologia

The Alexandria Archaeology Museum
http://ci.alexandria.va.us/oha/archaeology/
Fundado em 1784, o museu encontra-se localizado na cidade de Alexandria, Virgínia. Um dos seus objetivos é o de desenvolver programas de preservação para avaliar o impacto dos projetos de desenvolvimento nesta região sobre as suas pesquisas arqueológicas, evitando a perda de objetos de antigüidades, assim como, a destruição de sítios arqueológicos. Preocupando-se com a continuidade histórica da cidade de Alexandria, o museu tem exibições periódicas de objetos que abarcam desde o período da fundação desta cidade, no séc. XVIII, até o atual; além de desenvolver diversas pesquisas com o intuito de investigação arqueológica da sociedade de Alexandria. Reunidos desde 1965, a coleção do museu conta com mais de 2.000.000 de artefatos; no site, é possível saber mais informações sobre a história destes.
Contato: historic.alexandria@ci.alexandria.va.us
Área: Antropologia

Anthropological Museum at Northern Illinois University
http://www.niu.edu/anthro_museum/
Este museu foi organizado, em 1965 e está sob a gerência do departamento de antropologia da Universidade de Illinois, EUA. O seu acervo contém mais de dezenas de milhares de objetos etnográficos relativos às culturas do sudoeste da Àsia, de Nova Guinéia e de americanos nativos. O site oferece informações sobre exposições e link para o Departamento de Antropologia.
Contato: http://www.niu.edu/anthro_museum/
Área: Antropologia

The Anthropological Museum of Japan
http://www.doigahama.houhoku.yamaguchi.jp/doigahama_e/index.html
Este museu está localizado na cidade de Yamaguchi, 891-8 Kandakami, Houhokn-cho, Toyouna-gun, "Yamaguchi Prefecture", Japão. O seu acervo revela a antropologia japonesa, sendo constituido por objetos antigos, esqueletos e peças artesanais que foram encontrados nas ruínas de cemitérios locais, relativos ao período do povo Yayoi (c-300BC-300 AD). Suas informações referenciais configuram a origem do povo japonês desde da idade paleolítica aos dias atuais. O Site. O site dispõe de mecanismos para a exibição de filmes digitais sobre as escavações realizadas, versado na língua inglesa e japonesa.
Área: Antropologia

Anthropology Biography Web
http://kroeber.anthro.mankato.msus.edu/information/biography/
Este é um projeto desenvolvido por estudantes da Minnesota State University, Mankato e integra o acervo do museu virtual da universidade, o EMuseum. Seu objetivo é oferecer pequenas biografias de antropólogos e de outros cientistas sociais que tiveram influência na consolidação dessa disciplina. Mesmo não se propondo a ser uma lista exaustiva, novos nomes são acrescentados a cada semestre. Os verbetes biográficos podem ser consultados na mais diferentes línguas, como espanhol, italiano, alemão, francês, russo, japonês e até em português.
Contato: emuseum@boas.anthro.mnsu.edu
Área: Antropologia

Anthropology Exhibits on the WWW
http://lucy.ukc.ac.uk/exhibits.html
Guia online de exposições, pesquisas e projetos de campo nas áreas da antropologia, arqueologia e etnologia. Os trabalhos apresentados abarcam uma variedade de gêneros, e incluem desde uma exposição sobre o descobrimento e a colonização nas Américas - "1492: An Ongoing Voyage" - até uma coleção de fotografias etnográficas das regiões Malawi e Índia: Ethnographic Photography Exhibits por Nora O´Connell. A página está alocada no site do Centre for Social Anthropology and Computing - CSAC, University of Kent at Canterbury.
Contato: M.D.Fischer@ukc.ac.uk
Área: Antropologia

Anthropology Museum University of Wennipeg
http://www.uwinnipeg.ca/academic/as/anthro/museum/index.htm
Este museu é administrado pelo Departamento de Antropologia, da University of Winnipeg, USA. Dispõe suas coleções para o ensino e à pesquisa das disciplinas de antropológia: etnografia, antropologia física e arqueologia. Suas coleções abrangem às mais primitivas evidências, de remanescentes humanos às culturas contemporâneas de vários lugares do mundo. O site dispõe de suas publicações, fotos e vídeos, na versão inglêsa.
Contato: deck-d@c-h.uwinnipeg.ca
Área: Antropologia

The Archaeological Museum at Olympia
http://www.culture.gr/2/21/211/21107m/e211gm04.html
Planejado e construido pelo arquiteto Patrocolos Karadinos, em 1975, o museu contém coleções de artefatos do Santuário do "Olympian Zeus", em Olímpia, onde os jogos olímpicos antigos nasceram. O site mostra fotos de esculturas monumentais e coleções dos jogos olímpicos.
Contato: protocol@eam.culture.gr
Área: Antropologia

The Archaeological Museum of Bologna
http://www.comune.bologna.it/bologna/Musei/Archeologico/index.html
O museu arqueológico está situado na Bolonha, Itália e localizado no antigo Ospedale della Morte, inaugurado em 1881. Contêm as coleções da universidade, as coleções do palácio de Pelagio e as descobertas arqueológicas provenientes da Bolonha e de seus arredores. Disponibiliza as seguintes coleções: egípcias, romanas, etruscas, numismática e outras. O site oferece links para o departamento educacional, para as mostras e exposições.
Contato: mca@comune.bologna.it
Área: Antropologia

The Arctic Circle Museum of Art, Photography and Anthropology
http://arcticcircle.uconn.edu/Museum/
Oferece ampla fonte de pesquisa sobre a região do Arctic ao norte da América do Norte. Entre uma variedade de assuntos, traz informações sobre a história e a cultura desta região, referindo-se à vulnerabilidade à qual ficaram relegados os povos indígenas do norte devido à destruição do meio ambiente. Algumas de suas pesquisas são sobre a arqueologia da região , a ciência, a pré-história do Alasca, as tradições mutantes da etnografia do norte, dentre outros temas.
Área: Antropologia

The Arizona State Museum
http://www.statemuseum.arizona.edu/about/index.html
Estabelecido em 1893 como Museu Territorial do Arizona, EUA. Localizado no University of Arizona Campus. O seu acervo compõe-se de tesouros antropológicos do Estado do Arizona e variadas coleções reconhecidas mundialmente como fonte para a pesquisa e o ensino. O site apresenta informações sobre exposições. O seu acervo reflete o estudo das culturas indígenas, do sudoeste e do norte do México, entre outras.
Contato: chilton@email.arizona.edu
Área: Antropologia

Asian Civilizations Museums
http://www.nhb.gov.sg/ACM/acm.shtml
O museu tem como missão primordial apresentar as culturas das civilizações ancestrais de Cingapura. Dado a natureza multi-cultural da população de Cingapura e da sua posição geográfica, as principais áreas de interesse do museu abrangem o sudeste, o leste, o sul e o oeste do país. As políticas das exposições e das coleções do museu são baseadas nestas regiões.
Contato: Kenson_Kwok@nhb.gov.sg
Área: Antropologia

The Berndt Museum of Anthropology
http://www.berndt.uwa.edu.au/Berndt/about.lasso
Estabelecido em 1976. Localizado em Perth, na University of Western Australia. Suas coleções refletem o rico material cultural indígeno australiano. O seu acervo é composto de impressos, fotografias, vídeos históricos e contemporâneos, publicações e uma variedade de objetos. O site oferece um formulário eletrônico para pesquisas específicas.
Contato: jstanton@cyllene.uwa.edu.au
Área: Antropologia

The Burke Museum of Natural History and Culture
http://www.washington.edu/burkemuseum/
Localizado no campus da University of Washington, em Seatle, The Burke é um museu estadual de história natural e cultural da costa do Pacífico. Seu acervo está dividido em três coleções: Antropologia, Geologia e Zoologia, com mais três milhões de peças. O site traz informações sobre as exposições, tanto as em exibição como as já exibidas.
Contato: recept@u.washington.edu
Área: Antropologia

Burke Museum of Natural History and Culture
http://www.washington.edu/burkemuseum/
Museu nacional americano especializado em informação sobre a história natural e cultural da região do noroeste do Pacífico dos Estados Unidos. Possui coleções nas áreas de antropologia, arqueologia, geologia, zoologia, dentre outras. Localiza-se no campus da Universidade de Washington em Seattle Washington. Promove diversas exposições, eventos e um setor educacional específico. O site disponibiliza busca.
Contato: http://www.washington.edu/burkemuseum/feedback.html
Área: Antropologia

The C.E. Smith Museum of Anthropology
http://www.isis.csuhayward.edu/cesmith/acesmith.html
Fundado em 1975 na California, o museu recebeu seu nome em homenagem a Clarence E. Smith, professor titular do Departamento de Antropologia da California State University. O Museu abriga hoje coleções etnográficas da África, Ásia e América do Norte e um pequeno acervo vindo da América Latina e América Central. A página permite a visita virtual às coleções digitalizadas.
Contato: gmiller@csuhayward.edu
Área: Antropologia

The Cambridge Anthropological and Archaeological Museum
http://www.cam.ac.uk/cambuniv/libmuseums/maa.html
Localizado na University of Cambridge. Contém coleções de material arqueológico e antropológico de toda parte do mundo. As coleções arqueológicas de todos os períodos incluem coleções da Europa, da Ásia e da África paleolíticas; América do Sul e Central pré-colombianas; civilizações antigas do Mediterrâneo e arqueologia britânica. As coleções antropológicas incluem coleções dos mares do sul, do oeste da África e da costa noroeste da América do Norte; coleções históricas do séc. XVIII e coleções fotográficas dos sécs. XIX e XX. A página traz informações sobre biblioteca universitária, outras bibliotecas, Museu Fitzwilliam, Museu de Arqueologia Clássica, Whipple Museum of the History of Science, Sedgwick Museum of Earth Sciences e Museu Universitário de Zoologia.
Contato: webmaster@ucs.cam.ac.uk
Área: Antropologia

Canadian Museum of Civilization
http://www.civilization.ca/cmc/cmceng/welcmeng.html
O Museu Canadense de Civilização foi inaugurado em 1989 em Ottawa, com o objetivo de promover em todos os canadenses um sentido de sua identidade comum e seu passado, esperando também facilitar a compreensão entre os vários grupos culturais que formam a sociedade canadense. O museu está situado num edifício especialmente desenhado para este fim, com aproximadamente 100.000 metros quadrados, dividido em duas alas principais: a Glacier Wing, para exposições gerais e a Canadian Shield Wing, que abriga as coleções (com mais de 3 milhões e meio de artefatos) assim como os laboratórios de conservação e escritórios. O site oferece também informações gerais e históricas sobre o museu.
Contato: http://www.civilization.ca/cmc/cmceng/form01en.html
Área: Antropologia

Chucalissa Archaeological Museum
http://www.people.memphis.edu/~chucalissa/
Localizado ao sul de Memphis, Tennessee, o museu é operado pelo Departamento de Antropologia da University of Memphis e especializado no estudo de povos que habitaram a região do vale do Mississippi antes da chegada dos europeus. Periodicamente, o museu desenvolve eventos voltados para a comunidade, entre eles: jogos, rodas de leitura, festivais de música, entre outros. No site, é possível visualizar uma lista completa dos livros que são vendidos no Gift Shop do museu, assim como uma relação de links sobre arqueologia e sobre os povos nativos americanos.
Contato: mlmoore@cc.memphis.edu
Área: Antropologia

Department of Anthropology. National Museum of Natural History - NMNH. Smithsonian Institution
http://nmnhwww.si.edu/departments/anthro.html
Departamento de Antropologia do National Museum of Natural History - Smithsonian Institution. Trabalha nos campos da história da humanidade através da arqueologia, biologia e dos estudos culturais. Desenvolve diversos projetos, dentre eles o Human Studies Film Archives centro que coleciona, preserva, documenta e dissemina filmes e vídeos etnográficos e antropológicos; um arquivo nacional antropológico com notas, diários, periódicos e manuscritos; uma biblioteca além de projetos dirigidos a diversos povos.
Contato: webmaster@www.nmnh.si.edu
Área: Antropologia

Diputació de València - Centre Cultural la Beneficència
http://www.dva.gva.es/
O site do Centro Cultural hospeda dois museus: Museu d´Etnología e Museo de Prehistoria. O Museu d´Etnologia e o Museo de Prehistoria convidam a visitar as exposições permanentes e temporárias. O Centro de Documentação Audiovisual do Museu d´Etnologia disponibiliza para o público a lista de fontes bibliográficas, fotografias e produções de vídeo. A biblioteca do SIP do Museu de Prehistória coloca a disposição do visitante uma lista de mais de 7.500 monografias e mais de 1.000 publicações periódicas.
Contato: afernandez@etnomuseo.drago.net
Área: Antropologia

El Museo del Barrio
http://www.elmuseo.org/
Em 1969, artistas, educadores, ativistas culturais e políticos fundaram este Museu, em Nova York, para preservar e divulgar o patrimônio cultural de Porto Rico e da América Latina nos Estados Unidos. Desde sua fundação, El Museo mantém um caráter educacional, organizando eventos e programas destinados aos estudantes e ao público em geral. No site do Museu, apresentação das exposições (atuais e passadas) e das coleções, que retratam desde as culturas pré-colombianas até a arte contemporânea latino-americana, incluindo artefatos arqueológicos, pinturas, fotografias e esculturas.
Contato: info@elmuseo.org
Área: Antropologia

Hampton University Museum
http://www.hamptonu.edu/museum/
O mais antigo museu afro-americano dos Estados Unidos, reúne uma coleção de milhares de objetos incluindo arte africana tradicional, arte nativa americana, havaiana e da Ilha do Pacífico e objetos relacionados à história da Hampton University. A página traz informações sobre as coleções, exposições permanentes, os arquivos da Universidade, iniciativas educacionais, calendário de exposições, a loja do Museu, como associar-se, a publicação International Review of African American Art - IRAAA - e encontro com os autores.
Contato: webmaster@hamptonu.edu
Área: Antropologia

Hudson Museum of Anthropology . University of Maine
http://www.umaine.edu/hudsonmuseum/
Vinculado à University of Maine, o museu é especializado na área da antropologia e tem como um dos objetivos possibilitar, ao público em geral, o conhecimento das experiências culturais humanas, através dos diferentes serviços que oferece: exposições; programas educativos e visitas guiadas. As coleções permanentes do museu contam com artefatos de caráter etnográfico e arqueológico, provenientes das culturas da América, África e Oceania. No site, é possível fazer uma consulta direta às exposições virtuais do Hudson Museum.
Contato: brenda_theriault@umit.maine.edu
Área: Antropologia

Kelsey Museum of Archaeology
http://www.umich.edu/~kelseydb/index.html
O Museu é vinculado à University of Michigan e foi inaugurado em 1953. As exposições contam com mostras de objetos da região do Egito, assim como artigos coletados nas expedições de Francis W. Kelsey. Dispondo de duas galerias, o museu apresenta materiais provenientes da Grécia, Roma e Oriente. Uma parte significativa da coleção do museu foi adquirida na região de Karanis, através de expedições realizadas entre 1926 e 1935. Em parceria com estudantes e professores da University of Michigan, o museu tem desenvolvido diversos projetos como uma forma de estudo e preservação das áreas já exploradas no Mediterrâneo e no Ocidente.
Contato: http://www.umich.edu/~kelseydb/Finding.html
Área: Antropologia

Logan Museum of Anthropology
http://www.beloit.edu/~museum/logan/index.html
Este Museu foi fundado, em 1893 e está localizado no Beloit College, em Wisconsin (EUA). Seu acervo contém cerca de 3000 artefatos indígenas doados pelo banqueiro de Chicago, Frank G. Logan. Abriga jóias antigas, cerâmicas pré-colombianas, uma grande variedade de artefatos de nativos americanos e coleções da arte paleolítica européia. O Logan dedica-se ao ensino e à pesquisa. O site informa sobre exposições em curso, e oferece links para as exposições anteriores e programadas.
Contato: meistern@beloit.edu
Área: Antropologia

London Museum of Archaeology
http://www.uwo.ca/museum/index.html
O Museu foi fundado por Wilfrid Jury e é vinculado à University of Western Ontario. Especializado no estudo e na preservação da história das primeiras pessoas que habitaram o sudoeste de Ontario, o museu desenvolve programas educativos voltados para as pessoas da comunidade. Nas galerias, são expostos objetos adquiridos em escavações organizadas pelos arqueologistas do museu, que pesquisaram áreas da região. Com tradição na área de pesquisa arqueológica, o museu tem desenvolvido algumas publicações que são destinadas aos pesquisadores e ao público em geral. O site disponibiliza, aos visitantes, respostas sobre algumas questões básicas da arqueologia, assim como uma relação de diversos links sobre instituições, museus, centros e diretórios de arqueologia e antropologia.
Contato: wfinlays@julian.uwo.ca
Área: Antropologia

Lowell D. Holmes Museum of Anthropology
http://webs.wichita.edu/anthropology/Museum/content_museum_home.htm
Localizado no Campus McKinley Hall, da Wichita University, Estados Unidos. As coleções focalizam as culturas do Pacífico, incluindo o Japão, a Coréia, a China e o sudeste asiático; a Mesoamérica e a América do Sul andina. Outras culturas, antropologia física e pré-histórica e exposições tópicas ocupam os corredores. O site traz informações sobre exposições sobre diferentes etnias, recursos e cursos oferecidos pelo museu.
Contato: jerry.martin@wichita.edu
Área: Antropologia

Maxwell Museum of Anthropology
http://www.unm.edu/~maxwell/
Vinculado à University of New Mexico, o Museu é especializado no estudo das culturas em torno do mundo. As coleções foram originadas de todas as partes do mundo, incluindo objetos arqueológicos e etnológicos, assim como fotos e arquivos. Entre as atividades, o museu oferece exposições permanentes e temporárias aos visitantes; visitas escolares; e desenvolve pesquisas em conjunto com a University of New Mexico.
Contato: maxwell@unm.edu
Área: Antropologia

Musée d´ethnographie de Neuchâtel - MEN
http://www.ne.ch/neuchatel/men/menu.htm
O MEN foi oficialmente inaugurado em 14 de julho de 1904, mas a história de suas coleções remonta ao século 18, com as primeiras peças vindas do Gabinete de História Natural do general Charles Daniel de Meuron. O Musée d´ethnographie de la Ville de Neuchâtel e o Institut de ethnologie de l´Université trabalham em colaboração - há uma só biblioteca comum às duas instituições - compartilhando interesses comuns. O Museu abriga hoje uma coleção de cerca de 30 mil peças, sendo a metade representada pelas coleções africanas originárias da África oriental e do Sul, Angola dos anos 30 e de povos do Sahara. Conserva também fundos asiáticos, esquimós, da Oceania, instrumentos de música não europeus e peças do Egito antigo. Versões em alemão, italiano e em inglês.
Área: Antropologia

Musée de l´Homme
http://www.mnhn.fr/mnhn/mdh/
Fundado em 1937 em Paris por Paul Rivet, seu primeiro diretor, o Musée de l´Homme é herdeiro do Musée d´Ethnographie du Trocadéro, existente desde 1878. Situado junto ao Muséum National d´Histoire Naturelle, compreende o estudo do ser humano do ponto de vista da antropologia biológica, da paleoantropologia, da pré-história e da etnologia. A página oferece links para as suas galerias e exposições.
Contato: musexpo@musexpo.com
Área: Antropologia

Museo Antropológico P. Sebastián Englert - MAPSE
http://www.dibam.cl/museos/museopascua.html
Museu recebeu seu nome em homenagem ao padre capuchinho Sebastián Englert, que em 1935 fixou-se na Ilha de Páscoa para estudar a língua e os costumes da sociedade Rapa Nui. As coleções expostas no MAPSE são fomadas por artefatos e materiais recuperados nos vários projetos arqueológicos realizados na Ilha de Páscoa a partir da década de 1960. As coleções correspondem a objetos e artefatos antigos que retratam a vida cotidiana do povo Rapa Nui.
Contato: mapse@entelchile.net
Área: Antropologia

Museo Antropológico, Guayaquil
http://www.webnexus.com/users/vlp/hmpmus.htm
O Museo Antropológico pertence ao Banco Central del Ecuador e foi fundado pelo Dr. Olaf Holm cuja bibliografia sobre a história e antropologia equatoriana estão disponíveis no site. Veja informações sobre a arqueologia da costa equatoriana com links para textos on line. Acesse a página do Programa de Idiomas Vernáculos - PIB que tem por objetivo difundir a literatura oral dos dialetos e idiomas vernaculares equatorianos. Navegue pela arte equatoriana, pela livraria do Museu, dê sua opinião e veja como ser membro do PIB.
Contato: rmix@telconet.net
Área: Antropologia

Museo Arqueológico de la Serena
http://www.dibam.cl/museos/museoserena_index.htm
Fundado em 1943 por Dom Francisco Cornely Bachman, sob os auspícios da municipalidade de La Serena. As investigações arqueológicas no vale de Elqui formaram suas primeiras coleções. Conta com dezenas de milhares de peças provenientes de investigações realizadas pela instituição e doações particulares. A página traz informações sobre coleção, serviços, extensão, publicações e eventos.
Contato: muarse@entelchile.net
Área: Antropologia

Museo Arqueológico de Los Andes
http://www3.gratisweb.com/aconcagua2000/museo.htm
Visa preservar, investigar e difundir o patrimônio cultural da cidade de Los Andes. Organiza exposições com objetos do período pré-colombiano. Sua coleção inclui peças em cerâmica e artigos decorativos das culturas El Molle, Inca e Mapuche, que desenvolveram-se no Vale do Aconcágua e áreas próximas.
Contato: bdominic@cec.uchile.cl
Área: Antropologia

Museo Arqueológico Municipal de Cartagena
http://www.ctv.es/cartagena/museo-arqueologico/home.htm
Fundado em 1943, o Museu, localizado em Cartagena, tem desempenhado um papel de destaque nas atividades arqueológicas regionais. As coleções expostas estão organizadas cronologicamente, enfocando principalmente a pré-história e a cultura ibérica; com objetos que desempenham um papel importante para a preservação da continuidade histórica da cultura da região de Cartagena.
Contato: http://www.ctv.es/cartagena/museo-arqueologico/infoma.htm
Área: Antropologia

Museo Arqueológico Nacional
http://www.man.es/
Localizado em Madrid, o Museu foi criado em 1867 por Isabel II e, desde a sua fundação, teve como objetivo ser um espaço destinado a abrigar coleções numismáticas, arqueológicas, etnográficas e objetos de arte decorativa. O site proporciona vizualizar os objetos que se encontram expostos em algumas salas do Museu; acesso à base de dados; informações sobre outros serviços que se encontram disponíveis; e também, a possibilidade de consulta direta ao acervo da biblioteca.
Contato: doc@man.es
Área: Antropologia

Museo Arqueológico Rafael Larco Herrera
http://museolarco.perucultural.org.pe/espanol/index1.htm
Fundado em 1926, o Museu foi formado a partir da coleção pessoal de antigüidades peruanas de Rafael Larco Herrera. Atualmente, tem como objetivo preservar as relíquias arqueológicas encontradas em solo peruano, tentando impedir as escavações clandestinas e o comércio ilícito de tais peças. O site contém informações das diferentes épocas peruanas; mundo mochica e visita ao museu. O Museu desenvolve algumas atividades como a galeria, que é uma oficina de produção de peças em cerâmica, e exposições temporárias nacionais e internacionais.
Contato: museolarco@tsi.com.pe
Área: Antropologia

Museo Arqueológico San Miguel de Azapa
http://www.uta.cl/masma/
Vinculado ao Departamento de Arqueologia e Museologia da Universidad de Tarapacá, possui um dos mais importantes conjuntos patrimoniais relativos à arqueologia e à antropologia do Chile, evidenciando um desenvolvimento cultural de mais de 10.000 anos de história. Localizado no extremo norte do Chile. Um de seus destaques é a seção sobre a arte de tecer nos Andes, uma exposição virtual sobre 90 séculos de tecelagem na cidade de Arica e nos Andes. A página traz informações sobre exposições, publicações, eventos, patrimônio e educação, conservação, como chegar, galeria de imagens, serviços e pós-graduação em antropologia.
Contato: masma@uta.cl
Área: Antropologia

Museo Arqueológico. "Casa del Marqués de San Jorge"
http://www.cybercol.com/colombia/museos/museomarques.html
Localizado na cidade de Santa Fé de Bogotá, o Museu está instalado na Casa del San Jorge, construída no final do século XVII e que pertenceu a uma família aristocrática espanhola. São exibidos, nas salas do museu, objetos de diversas culturas indígenas pré-colombianas, organizados de maneira explicativa e didática. O Museo de Arqueología oferece, ainda, outros serviços: conferências periódicas; exposições temporárias e permanentes; livraria e setor de audiovisuais.
Área: Antropologia

Museo Arqueolóxico e Histórico
http://www.ctv.es/USERS/sananton/
O Museo Arqueológico e Histórico, em Castillo de San Antón - La Coruña , está instalado em uma antiga fortaleza construída entre os séculos XVI e XVIII sobre uma ilha no meio da baía. Encontram-se expostas, no museu, peças antigas que abrangem diversos períodos: paleolítico; neolítico e megalítico; idade do bronze; mundo castreño e épocas romana e visigoda. O site tem disponível uma relação das publicações do Museu, além de textos sobre arqueologia.
Contato: sananton@ctv.es
Área: Antropologia

Museo de América
http://www.mcu.es/nmuseos/america/
Este museu foi criado em 19 de abril de 1941, e as suas obras, se constituem por antigas coleções de arqueologia e de etnografia americana do Museu Arqueológico Nacional. Sua temática abarca um dilatado período que vai da pré-história americana até à atualidade, com especial ênfase na arqueologia pré-colombiana, na etnolologia e na arte colonial. Possui exposições permanentes divididas em cinco grandes áreas, que com o enfoque antropológico, pretendem mostrar a completa realidade americana. Essas cinco áreas são: o conhecimento da América, partindo-se dos mitos; a explicação de como se chegou a esse conhecimento real através dos cronistas; as expedições dos descobrimentos; na área científica e na cartografia.
Contato: mamerica@mail.ddnet.es
Área: Antropologia

Museo de Arqueología de Alava
http://158.227.232.134/mitoi/
A construção do Museu é de meados do séc.XVI; mas foi somente em 1975 que foi inaugurado como tal. O objetivo principal do Museu é o de preservar, estudar e divulgar a história das sociedades milenares da região de Alava. Entre os serviços oferecidos, tem-se a biblioteca que é aberta ao público em geral e conta com um acervo de mais de 7.000 unidades da área de arqueologia. No site, encontra-se disponível mais informações sobre o museu: da sua origem; das suas atividades principais e sobre a organização do seu espaço físico. É possível, também, visualizar uma relação de todos os objetos do Museu, através de uma busca direta por objetos; por época ou por sítios arqueológicos da região de Alava.
Contato: mitoi@vppx134.vp.ehu.es
Área: Antropologia

Museo de Arte Popular
http://www.pucp.edu.pe/ira/popular.htm
Criado em 1979, reúne uma importante coleção de manifestações artísticas populares dos Andes peruanos, em especial peças representativas da tecelagem. O Museu responde à inquietude de dar entidade acadêmica às artes populares e acolher a obra das reuniões de artesãos como objetos de arte, merecedores do apreço e da conservação nacional. Conta hoje com as coleções de Da. Elvira Luza, reunida durante a primeira metade do século XX e a de Da. Gertrude de Solari, antropóloga alemã especialista no estudo dos tecidos do sul andino peruano. Situa-se na sede do Instituto Riva-Agüero, da Pontificia Universidad Católica do Peru. A página traz informações sobre o museu e seu trabalho, as coleções e projeção sobre a comunidade.
Área: Antropologia

Museo de Arte Popular Americano - MAPA
http://www.uchile.cl/cultura/mapa/index.htm
No centenário da Universidad de Chile (1842-1942), vários governos americanos enviaram mostras de artesanato popular características de seus países. O material folclórico foi doado à Casa de Estudios desta Universidade, que em 1943 criou o Museu. Todo o material chegado ao Chile formou o fundo documental do Museu, com o qual foi aberto ao público em 1944. A página traz informações sobre história, atividades, coleções e objetivos.
Contato: museopop@abello.dic.uchile.cl
Área: Antropologia

Museo de la Culturas del Norte de Chihuahua
http://www.arts-history.mx/2001/semanario-info/06arte/104-20020920.html
Página disponibilizada pela publicação cultural Artes e História México. Fundado em 1996, reúne os vestígios encontrados na Zona Arqueológica de Paquimé, no norte do México. Possui uma seleção de mais de mil peças cuja temática enfoca a chegada do homem na América até o desenvolvimento agrícola conhecido como a Gran Chichimeca. Exibe permanentemente fósseis de megafauna e materiais líticos associados a esses, bem como uma coleção proveniente da Cueva de la Candelaria, em Coahuila, que mostra a vida cotidiana dos grupos nômades do deserto. A página traz informações sobre uma livraria virtual de livros e arte, notícias, espaço para registro e a Red Total, uma empresa mexicana de serviços de telecomunicação. Traz também um link para o site do Consejo Nacional para la Cultura y las Artes mexicano - CONACULTA.
Contato: http://www.arts-history.mx/2001/conocenos/
Área: Antropologia

Museo de la Patagonia. "Francisco P. Moreno"
http://www.bariloche.com.ar/museo/
Este Museu foi inaugurado pela Administração de Parque Nacionais, da Argentina, em 17 de março de 1940. Reúne uma extensa coleção etnográfica e histórica. Oferece salas de exposições permanentes e temporárias, de ciências naturais, de pré-história, de história aborígene e de história regional. Disponibiliza links para o Parque Nacional Nahuel Huapi, como também sobre a Conquista do Deserto da Patagônia e a História de Bariloche. O site oferece versão em inglês.
Contato: museo@bariloche.com.ar
Área: Antropologia

Museo de la Plata
http://www.fcnym.unlp.edu.ar/abamuse.html
O museu de ciências naturais faz parte da Universidad Nacional de La Plata, na Argentina. Seu acervo é composto de obras relacionadas à antropologia, ciências naturais, arqueologia, etnografia entre outras. Disponibiliza salas para a visitação online. Oferece exposições, biblioteca para pesquisa e coleções científicas.
Contato: museo@museo.fcnym.unlp.edu.ar
Área: Antropologia

Museo de Motivos Argentinos "José Hernández"
http://www.naya.org.ar/mujose/
O patrimônio arquitetônico do museu foi deixado como doação à municipalidade de Buenos Aires por Félix Bueno após seu falecimento em 1938. Incorporando o acervo do antigo Museu Gauchesco de Carlos Guilhermo Daws, passa, a partir de 1948, a ter o nome atual, em homenagem ao autor de Martín Fierro, um ícone da identidade argetina. A página traz informações sobre as atividades culturais e educativas do Museu, suas exposições, na sede e as virtuais e o acesso à biblioteca
Contato: museohernandez@ciudad.com.ar
Área: antropologia

Museo de Navarra
http://www.cfnavarra.es/cultura/museo/index.html
Fundado em 1956, pertence ao governo de Navarra, Espanha. Localizado no antigo Hospital de Nuestra Señora de la Misericordia. Contém peças artísticas e arqueológicas do patrimônio navarro desde a pré-história ao momento presente. A página traz informações sobre conteúdos do Museu, atividades, oferta didática, associação de amigos e informações úteis.
Contato: amuseona@cfnavarra.es
Área: Antropologia

Museo de Pachacámac
http://wpro.com/pachacamac/
Este Museo de Pachacámac está localizado em Lima , Peru e foi criado em 1965. Tem como objetivo guardar e exibir os objetos encontrados nas zonas arqueológicas do país. Possui coleções de cerâmicas , artefatos funerários e de cerimoniais das culturas de Lima e de Wari e também , trabalhos de investigações arqueológicas.
Contato: mac@wpro.com
Área: Antropologia

Museo de Prehistoria de Puente Viesgo
http://centros3.pntic.mec.es/cp.cisneros/n5_3.htm
Localizado em uma antiga estação de ferro, em Puente Viesgo, o prédio que abriga o Museu teve que ser totalmente remodelado para atender a sua nova função. Focalizado na preservação e divulgação de vestígios arqueológicos encontrados na região de Monte del Castillo, o Museu oferece aos visitantes exposições destes
Área: Antropologia

Museo de Sitio Chan Chan
http://www.unitru.edu.pe/arq/mchan1.html
Este museu é administrado pelo Instituto Regional de Cultura La Liberdade, inaugurado em março de 1990. Foi uma doação da Fundação Emílio Oderbrecht do Brasil, consórcio que vinha executando as obras do projeto de irrigação de Chavimochic. As salas de exposição apresentam objetos de uma das maiores e mais importantes coleções da cultura peruana: El Señorio Chimor. Apresenta alguns links sobre a arqueologia peruana, mitos e lendas dos andes e um índice do Projeto Ai Apaec (Difusión Arqueologica de Perú) que vale a pena ser visitado.
Contato: dcastill@chanchan.unitru.edu.pe
Área: Antropologia

Museo de Sitio Fuerte Niebla
http://www.dibam.cl/museos/museoniebla_index.html
O castelo ou forte de Niebla fazem parte do complexo de fortificações construídas pela Corôa Espanhola durante o séc. XVII na baía de Corral para a defesa da cidade de Valdivia. Em 1950 foi declarado monumento nacional junto aos fortes de Mancera e Corral. No V centenário do descobrimento da América (1992) e com o apoio do governo espanhol se realizou sua restauração. Consolidou-se o espaço fortificado e construiu-se o museu sobre os muros da casa dos oficiais, guardando as características essenciais das construções do séc. XVIII, época em que o forte foi ampliado e refracionado. A página traz informações sobre coleção.
Contato: niebla@telsur.cl
Área: Antropologia

Museo del Limarí
http://www.dibam.cl/museos/museolimari_index.html
Criado pela Sociedad Arqueológica de Ovalle em 1963. Abriu suas portas para exibir a coleção de objetos diaguitas doados pelo Doutor Guillermo Durruty Alvarez, assim como os objetos pré-colombianos encontrados em excavações arqueológicas locais. Conserva cerca de dois milhares de peças relacionadas principalmente com a cultura Diaguita local, especialmente em seu momento de aculturação Inca (1470 d.C.). Também possui peças de cerâmica da cultura Molle (100-700 d.C.), Ánimas e Inca Cuzqueña e o Complexo Cultural Huentelauquén. A página traz informações sobre coleção e serviços.
Contato: mdlim@ctcinternet.cl
Área: Antropologia

Museo del Oro
http://www.banrep.gov.co/museo/home.htm
O Museu del Oro, do Banco de la Republica de Colombia, preserva, investiga e oferece ao seu público uma magnífica coleção de mais de 33.000 peças de ourivesaria pré-hispânica, legado dos povos e da cultura que habitaram o território colombiano há mil anos. Disponibiliza links para: Ourivesaria Pré-Colombiana, Serviços Educativos, Boletins e Publicações (livros e artigos sobre arqueologia e antropologia da Colômbia).
Contato: wmuseo@banrep.gov.co
Área: Antropologia

Museo Digital Arqueológico de El Salvador. Universidad Francisco Gravidia
http://mail.ufg.edu/museo/
Este museu faz parte da Universidad Francisco Gravidia, em El Salvador. Difunde o conhecimento e a história do país através deste museu digitalizado. Oferece pesquisa on line de todos os vestígios antropológicos, peças e documentos arqueológicos encontrados no país. Disponibiliza galeria de fotos, documentos, mapas, sítios arqueológicos, mesoamérica, cronologia e muito mais.
Contato: museo@ufg.edu.sv
Área: Antropologia

Museo Etnográfico de Cantabria
http://www.cultura-cantabria.org/asp/cultura/CentrosCulturales/formCCultural.asp?id=23&tipo=8&volver=2
Inaugurado em 1966, o Museu encontra-se localizado na região do Valle de Camargo, próxima da cidade de Santander; a sua construção é do final do século XVII, sendo considerada um bem de interesse cultural regional. O objetivo principal do Museu é de preservar e exibir o patrimônio etnográfico das comarcas de Cantabria, cujas peças principais são as coleções de madeira de valor etnográfico. Pode-se consultar, através do site, as atividades mais recentes e ficar sabendo sobre o conteúdo exposto de cada uma das salas do museu.
Contato: www.metcan@inicia.es
Área: Antropologia

Museo Etnográfico Miguel Angel Builes
http://www.educame.gov.co/museos/etnogra/default.htm
Com sede em Mendellin, o museu é fruto do trabalho dos Misioneros de Yarumal que desde 1961 vêm colecionando objetos manufaturados por nativos de várias regiões da Colômbia, Bolívia, Equador, Venezuela e de países africanos. Aberto ao público em setembro de 1972, homenageia com seu nome o fundador dos Misioneros, Miguel Angel Builes, falecido um ano antes da inauguração oficial. O site traz ainda infomações sobre as culturas indígenas representadas no museu.
Área: Antropologia

Museo Josefina Ramos de Cox
http://www.pucp.edu.pe/ira/josefina.htm
Visa compartilhar com a comunidade a história pré-hispânica de Lima no marco principal da Costa Central e suas analogias com a história regional e nacional da cultura andina. A sua sede principal situa-se na histórica casa da família Ramírez de Arellano, exemplo da arquitetura civil de Lima do século XVIII. Possui em seu acervo cerâmicas, vasilhas, tecidos e objetos de metalurgia. A página traz informações sobre a projeção sobre a comunidade, o museu e seu trabalho e a Casa O´Higgins.
Área: Antropologia

Museo Martín Gusinde Puerto Williams
http://www.dibam.cl/museos/martingusinde_index.html
Fundado em 1975, deve seu nome ao antropólogo e sacerdote de fama mundial, Martín Gusinde S.V.D. (1886-1969), que trabalhou entre os Yámanas e Selk’nam entre 1918 e 1924. Está orientado em direção a três grandes temas relacionados com a Terra do Fogo: seus recursos naturais, o processo histórico da zona desde o séc. XVII até nossos dias e a antropologia dos grupos que habitaram a região, principalmente os Yámanas. A página traz informações sobre coleção e eventos.
Área: Antropologia

Museo Municipal Precolombino y Colonial
http://artemercosur.com.uy/museos/Uruguay/pre.html
Localizado em Montevidéo, este museu possui coleções de arqueologia do Uruguai, da arte pré-colombiana e da arte colonial. Estas coleções se constituem de peças provenientes de escavações dos antigos sítios pré-históricos, localizados no país. Possui algumas peças de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Contato: artesur@artemercosur.com.uy
Área: Antropologia

Museo Nacional de Antropología
http://sunsite.dcaa.unam.mx/antropol/
O Museu de Antropologia da cidade do México coleciona peças do México antigo expostas em diversas salas de exibição divididas por região, época ou cultura, onde podemos obter maiores informações sobre os povos indígenas locais. Conheça um pouco mais sobre a história do Museu.
Contato: museo@internet.com.mx
Área: Antropologia

Museo Nacional de Arqueología, Antropología e Historia del Perú
http://mnaah.perucultural.org.pe/index2.htm
Este museu foi fundado em 1992 e é especializado em arqueologia, antropologia e história peruana. Tem como missão principal a preservação do patrimônio cultural e histórico do Peru. Oferece uma visita virtual ao museu, as atividades culturais, boletim e trabalhos recentes. Disponibiliza coleções em: metais, antropologia física, têxtil, cerâmica, pedra, material orgânico (madeira), história colonial e republicana e o arquivo histórico.
Contato: gastete@pucp.edu.pe
Área: Antropologia

Museo Nacional de Colombia
http://www.museonacional.gov.co/
O museu foi fundado em 1823, na Colômbia e é considerado o mais antigo do país e da América. Disponibiliza as coleções de arqueologia, de história, de arte e de etnografia. Oferece online as exposições permanentes e as temporárias, as publicações e os programas educacionais.
Contato: info@museonacional.gov.co
Área: Antropologia

Museo Nacional de la Revolucion
http://www.arts-history.mx/mrevolucion.html
O Museu se encontra localizado no sótão do Monumento da Revolução Mexicana, numa área de 1721 metros quadrados. Foi inaugurado em novembro de 1986 durante a gestão do presidente Miguel de la Madrid. Sua principal função é divulgar a história da revolução mexicana de maneira didática, permitindo que o público - principamente os estudantes - compreenda o desenvolvimento do processo histórico de seu país. O site oferece informações sobre as exposições permanentes e temporárias e uma cronologia ano a ano da Revolução Mexicana.
Contato: mzavala@spin.com.mx
Área: Antropologia

Museo Regional de Ancud
http://www.dibam.cl/museos/museoancud_index.html
Fundado pelo Reverendo Padre Aurelio Bórquez Canobra, quando este doa ao Estado a coleção base desta Instituição. Possui mais de um milhar de peças organizadas em coleções arqueológica, etnográfica e de imagens religiosas. A coleção arqueológica conta com uma série de instrumentos líticos (pontas de projétil e de lança, peças de caráter ritual) pertencentes a grupos de caçadores e colhedores da ilha. Também contém cerâmica pré-hispânica. A página traz informações sobre coleção, publicações e serviços.
Área: Antropologia

Museo Regional de Antofagasta
http://www.dibam.cl/museos/museoantofa_index.html
Criado em 1984, funciona atualmente em monumentos nacionais localizados no bairro histórico onde nasceu Antofagasta. No edifício Ex Aduana se encontra a exposição permanente das coleções patrimoniais, que abarcam temáticas arqueológicas, geológicas, ecológicas e históricas da segunda região. A página traz informações sobre coleção, serviços e eventos.
Contato: museoantof@terra.cl
Área: Antropologia

Museo Regional de Araucanía
http://www.dibam.cl/museos/museoarauco_index.html
Criado em 1940 pelo cientista Oliver Schneider, tem como centro de atenção o habitante da IX região de La Araucanía, Chile e como função investigar, conservar e difundir à comunidade aspectos relevantes da antropologia, arqueologia e história regionais, com ênfase nos povoamentos pré-histórico, histórico e contemporâneo multi-étnico da região. A página traz informações sobre coleção, serviços, publicações e eventos.
Contato: museoaraucania@terra.cl
Área: Antropologia

Museo Regional de Atacama
http://www.dibam.cl/museos/museoatac_index.html
Fundado em 1973 por iniciativa da comunidade. Desde 1982 funciona na "Casa Matta", casarão de estilo neoclássico, monumento nacional a partir de 1979, construída na primeira metade do século passado. Pertenceu à família Matta Goyenechea. Conserva coleções de tipo arqueológico, histórico, bibliográfico e fotográfico. A página traz informações sobre exposição, coleção, fotografias, serviços, educação e eventos.
Contato: murea@entelchile.net
Área: Antropologia

Museo Regional de Prehistoria y Arqueología de Cantabria
http://www.cultura-cantabria.org/asp/cultura/CentrosCulturales/formCCultural.asp?id=13&tipo=8&volver=4
Fundado pelo investigador Dr. Carballo, o Museu, a princípio, ficou abrigado no Palacio de Sobrellano. Atualmente, encontra-se situado em pleno centro de Santander. Suas coleções retratam os costumes de nossos antepassados, no período que vai desde a pré-história até a época medieval.
Contato: MRPAC@cantabria.org
Área: Antropologia

Museo Regional de Rancagua
http://www.museorancagua.cl/index.asp
Aberto ao público em 1995, passa em 2003 a ter uma sala onde são expostos os ofícios que ainda sobrevivem na região e que estão relacionados à mineração e à metalurgia. Localizado na casa do séc. XVIII que a municipalidade de Rancagua havia adquirido e restaurado em 1967-68. Conta com objetos, móveis, armas e retratos pertencentes aos próceres do período da independência do Chile. A página traz informações sobre coleção permanente, exposições, atividades, arquivo de música e patrocinadores.
Contato: http://www.museorancagua.cl/index.asp#
Área: Antropologia

Museo Universitário. Universidad de Antioquia, Colômbia
http://museo.udea.edu.co/
Quando o mundo se debatia na segunda guerra mundial, longe dos cenários bélicos, na Medellín de Antioquia, é criado o museu da Univerdad de Antioquia. Em 1943, Graciliano Arcila Vélez completa a fundação e cria a coleção de antropologia que hoje leva o seu nome como reconhecimento à sua vasta trajetória neste campo do conhecimento. A página traz informações sobre coleção de antropologia, coleção da história da universidade, coleção do ser humano, centro de documentação, exposições, sala interativa Galileo e boletim Codice.
Contato: comunicaciones@udea.edu.co
Área: Antropologia

Museu da Sociedade Martins Sarmento
http://www.geira.pt/museus/atrio/index.asp?id=3
O Museu da Sociedade Martins Sarmento está localizado em Portugal, sendo vinculado à Câmara Municipal de Guimarães. O seu acervo inclui peças encontradas em sítios arqueológicos ao norte do Tejo, seção de epigrafia latina e de escultura antiga, patrimônio bibliográfico com mais de 70.000 volumes disponíveis para consulta do público. As coleções abrangem as áreas de arqueologia, epigrafia, pintura e etnografia. O Museu consta, também, de um serviço educativo com várias atividades: visitas guiadas, exposições e vídeos.
Contato: msmartinssarmento@um.geira.pt
Área: Antropologia

Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE. Universidade Federal da Bahia/UFBA
http://www.ufba.br/instituicoes/ufba/mae/
O MAE, da Universidade Federal da Bahia - UFBA, está instalado em um prédio do século XVII, no Centro Histórico de Salvador. Por ser um museu universitário, prioriza a pesquisa, o ensino e a extensão. Enquanto o acervo arqueológico é composto por coleções que destacam a Pré-História do Nordeste brasileiro, o acervo etnográfico está assentado na coleção altoxinguana, coletada na década de 60. O site traz informações de pesquisa arqueológica sobre a Sé Primacial do Brasil.
Contato:
webmaster@ufba.br
Área: Antropologia

Museu Histórico Português
http://www.serve.com/phsc/_index.shtml
Site disponibilizado pela Portuguese Heritage Society of California, que oferece informações sobre o Museu Histórico Português, sua história e exposições. O museu, localizado na cidade californiana de San Jose, foi inaugurado em 1997 e é uma réplica do primeiro império (centro de atividade religiosa e social típica dos Açores) construído no vale de Santa Clara, CA, no início do século.
Contato: joemacport@aol.com
Área: Antropologia

Museu Nacional de Etnologia
http://www.mnetnologia-ipmuseus.pt/
Abriga uma coleção de objetos do povo Makonde de Moçambique, recolhida na década de cinquenta por Jorge Dias e Margot Dias e apresentada ao público em 1959. O site oferece informações sobre coleções, exposições, arquivos, conservação e restauro e biblioteca.
Área: Antropologia

Museum of Anthropology - University of Missouri
http://coas.missouri.edu/anthromuseum/default.htm
Instituido em 1939 no campus da University of Missouri, é um dos poucos museus antropológicos do meio-oeste americano e o único do Estado do Missouri. Exibe exposições permanentes sobre culturas nativas norte-americanas e a história da região desde da época pré-histórica aos dias de hoje, extraidas de suas várias coleções. O site oferece a possibilidade de visitação online.
Contato: anthromuseum@missouri.edu
Área: Antropologia

Museum of Anthropology - Northern Kentucky University
http://www.nku.edu/~anthro/museum.html
Integrado à Universidade de Northern Kentucky, o museu funciona como um laboratório de ensino e pesquisa da NKU em antropologia, arqueologia e etnologia. As coleções compreendem tanto a arqueologia do norte de Kentucky e do Vale de Ohio, como a arte contemporânea de povos nativos americanos e de outros povos e culturas. Suas exposições apresentam tópicos diversos, tais como jogos, tecnologia de caça, música, bonecas, magia e outros objetos utilizados por diferentes culturas e sociedades. A página traz ainda uma lista dos outros museus que existem na Universidade.
Contato: hopgood@nku.edu
Área: Antropologia

Museum of Anthropology - University of Denver
http://www.du.edu/duma/duma.html
Vinculado ao Departamento de Antropologia da Universidade de Denver, no Colorado, EUA, este museu divulga em sua página na Web, as diversas coleções de objetos e documentos arqueológicos e etnográficos coletados a partir da década de 1920. O programa de estudos do museu oferece cursos de graduação e pós-graduação em antropologia, além de um programa especial sobre história da arte. É possível obter informações sobre as galerias, exposições permanentes e eventos.
Contato: anth02@denver.du.edu
Área: Antropologia

Museum of Anthropology and Archaeology
http://www.unisa.ac.za/dept/vir/mmuseum.html
O Museu foi construido em 1957 e é parte integrante do Departamento de Antropologia e Arqueologia da University of South Africa - UNISA. Suas coleções reúnem artefatos de povos nativos da África do Sul (coleção antropológica), fósseis de hominídeos (paleo-antropologia) e artefatos datados da Idade da Pedra, da Idade do Ferro e do período histórico da África do Sul (coleção arqueológica).
Contato: coetzfp@unisa.ac.za
Área: Antropologia

Museum of Anthropology at British Columbia
http://www.moa.ubc.ca/
O museu tem como missão pesquisar, preservar e apresentar objetos e expressões da criatividade, de modo a promover o entendimento e o respeito pela diversidade cultural da humanidade. O MOA começou a funcionar em 1949 e é fruto de coleções etnográficas reunidas pela Britsh Columbia University desde 1927. O site dá acesso às coleções e exposições do museu.
Contato: jenwebb@interchange.ubc.ca
Área: Antropologia

Museum of Anthropology. University of Kansas
http://www.ukans.edu/~kuma/
Este Museu, da Universidade de Kansas foi aberto ao público em 1984. Suas coleções arqueológicas e etnográficas é o resultado, de coletas acumuladas desde o início do século 20, das expedições de pesquisadores e alunos. O Museu edita o boletim trimestral, " Cultures" informando sobre eventos, atividades de pesquisa, novas coleções, programas educativos e exposições, na versão inglêsa.
Contato: mmartin@fraser.clas.ukans.edu
Área: Antropologia

Museum of Natural History
http://natural-history.uoregon.edu/index.html
Criado em 1936 por Luther Cres, é vinculado à Universty of Oregon e especializado na preservação e reposição de artefatos arqueológicos e espécimes encontrados no Estado do Oregon. Como sua principal especialidade é a antropologia, incopora o Oregon State Museum of Anthropology, que é responsável pela divisão de coleções e pela divisão de pesquisas arqueológicas. No site, encontram-se disponível maiores informações das exposições correntes no museu e dos eventos, pesquisa, educação e geologia virtual.
Contato: mnh@oregon.uoregon.edu
Área: Antropologia

Museum of Tolerance
http://www.wiesenthal.com/mot/
Localizado em Los Angeles, Califórnia, o Museu é vinculado ao The Simon Wiesenthal Center que foi criado em 1977. Focalizado na análise do racismo nos Estados Unidos e na história do Holocausto, o Museu oferece aos visitantes diferentes atividades e serviços relacionados com tais temáticas: seção do Holocausto que reconstrói eventos da II Guerra Mundial, centro de aprendizado multimídia e exposições especiais. No site, encontra-se disponível a biografia de diversas crianças que viveram a história do Holocausto.
Contato: bbrenner@wiesenthal.net
Área: Antropologia

National Archaeological Anthropological Museum of the Netherlands Antilles
http://www.curacao.com/naam/
Localizado na Ilha de Curacao, em Netherlands Antilles, Holanda, foi estabelecido em 1938. Armazena a história viva das ilhas: St.Maarten, St. Eustatius, Saba, Bonaire e Curacao, do século XVIII aos dias atuais. O site apresenta suas coleções, exposições e apresenta parcerias.
Contato: naam@curacao.com
Área: Antropologia

National Archeaological Museum of Athens
http://www.culture.gr/2/21/214/21405m/e21405m1.html
Este é um dos mais importantes museus da Grécia e um dos mais ricos do mundo. Sua construção teve início em 1866 e foi concluída em 1889 com a ajuda da Sociedade Arqueológica e o Estado grego. O Museu possui as seguintes coleções: itens pré-históricos, escultura, cerâmica, bronze e arte egípcia.
Contato: protocol@eam.culture.gr
Área: Antropologia

National Museum of American History - NMAH
http://www.si.edu/nmah/
Este Museu foi inaugurado em 1964 e pertence ao Smithsonian Institution. Tem como objetivo coletar, preservar e interpretar os artefatos históricos ,como uma das principais expressões da criatividade humana. O foco principal deste Museu está na história dos Estados Unidos da América, incluindo suas raízes e conexões com outras culturas. Como fonte para pesquisa, o Museu oferece os objetos históricos coletados por suas divisões curatoriais, como também coleções significativas da literatura americana e do comércio oral dos historiadores, das cópias, das fotografias, dos negócios, e dos desenhos de engenharia. Disponibiliza links para: Exposições Virtuais, Coleções e Pesquisas, Salas de Música , Calendário de Eventos e Novidades.
Contato: webmaster@nmah.si.edu
Área: Antropologia

National Museum of Cultures
http://www.inah.gob.mx/inah_ing/muna/htme/muna03.html
Museu histórico localizado na Cidade do México. Atualmente é vinculado ao Instituto Nacional de Antropologia e História - INAH. Contém coleções sobre a história do país e é também especializado em antropologia internacional. Há um setor específico de arqueologia. Os corredores são divididos em arqueológicos, históricos e etnográficos.
Contato: difusion.cdifus@inah.gob.mx
Área: Antropologia

National Museum of Ethnology
http://www.minpaku.ac.jp/htdocs2/english/
O museu de etnologia é conhecido também pelo nome de Minpaku, foi fundado em 1974 e está localizado no Japão. As funções gerais de Minpaku são: pesquisas antropológicas e etnológicas, coleção e conservação de materiais etnográficos e exposições ao público. Com estas atividades, o museu espera promover uma compreensão geral e a consciência dos povos, das sociedades e das culturas através do mundo. Disponibiliza versão em japonês.
Contato: www-staff@minpaku.ac.jp
Área: Antropologia

National Museum of the American Indian - NMAI
http://www.nmai.si.edu/
National Museum of the American Indian - NMAI, do Smithsonian Institution, dedica-se a preservação, estudo e exposições da vida, língua, literatura, história e artes dos índios americanos. Possui links para coleções e pesquisas de objetos da cultura indígena dos Estados Unidos , Canadá , México, América Central e América do Sul. Oferece links para algumas tribos indígenas, filmes e vídeos, calendário de eventos, exposições, programa de educação e pesquisa e publicações.
Contato: NIN@ic.si.edu.
Área: Antropologia

The Neanderthal Museum
http://www.neanderthal.de/e_thal/fs_2.htm
Este Museu está localizado na Alemanha e é administrado pela Neanderthal Museum Foundation. Exibe arquivos de imagens e textos refletindo uma longa jornada relativa a espécie humana, da sua origem, na África, aos dias atuais. O site informa sobre a pesquisa, o desenvolvimento e a evolução do homem de Neanderthal. Dispõe de programas educacionais e links, na versão inglêsa, alemã, francêsa, italiana e espanhola.
Contato: museum@neanderthal.de
Área: Antropologia

The Newark Museum Online
http://www.newarkmuseum.org/
Localizado na região metropolitana de Nova Iorque, este é um museu de arte, ciência natural e educação para a ciência. Sua versão online traz exposições virtuais e dá acesso ao planetário do museu e ao mini Zoo. As diversas coleções estão espalhadas por mais de 80 galerias.
Contato: webmaster@newarkmuseum.org
Área: Antropologia

The Oriental Institute Museum
http://www-oi.uchicago.edu/OI/MUS/OI_Museum.html
Localizado em Chicago, o museu é parte integrante doOriental Institute da Universidade de Chicago. Seu acervo compreende objetos de arte, artefatos arqueológicos e um arquivo com fotografias provenientes de diversas expedições pelo Oriente Médio: Egito, Mesopotâmia, Irã, Síria, Palestina e Anatólia. É possível conferir as coleções do Museu através da visita virtual.
Contato: oi-museum@uchicago.edu
Área: Antropologia

Peabody Museum of Archaeology and Ethnology. Harvard University
http://www.peabody.harvard.edu/exhibitions.html
Um dos mais antigos museus dedicados à antropologia, localizado na Harvard University, está na rede com sua home page oferecendo links para algumas exposições on line disponibilizando imagens e informações, muitas delas ligadas à etnografia. O site dá acesso a auxílios on line e indica contatos pessoais para se obter informações adicionais sobres suas coleções. Veja também a página sobre os projetos realizados no museu.
Contato: lara@wjh.harvard.edu
Área: Antropologia

Peter The Great´s Museum of Anthropology and Ethnografy (KUNSTKAMMAER)
http://www.kunstkamera.ru/english/info/index.htm
Este Museu é o mais antigo da Rússia, fundado em 1704. Em 1992, o KUNSTKAMMER (seu antigo nome),tornou-se independente e um Instituto de Pesquisa, com o Department of History of the Russian Academy of Sciences. O site apresenta coleções sobre a cultura e a vida dos povos, do mundo, exibições de foto temporárias, das raridades anatômicas, de St. Petersburg Kunstkammer, coleções imperiais, tradições, "o amor dos povos do leste da Ásia", "os segredos da vida, do povo da Sibéria", e uma variedade de pesquisas, na versão inglesa.
Contato: info@kunstkamera.lanck.ru
Área: Antropologia

Pueblo Cultural Center
http://www.indianpueblo.org/
É o site do Centro Cultural dos índios Pueblo que habitaram o que é hoje o New Mexico nos Estados Unidos, muitos séculos antes da chegada dos europeus ao oeste. Desenvolveram uma civilização em harmonia com o meio ambiente, diferente e complexa. Tinham uma arte e agricultura bem desenvolvida com um sofisticado sistema de irrigação. Os Pueblo estão representados, atualmente, por dezenove comunidades , entre as quais Acoma Pueblo e o Picuri Pueblo.
Contato: kstrom@hanksville.phast.umass.edu
Área: Antropologia

San Diego Museum of Man
http://www.museumofman.org/
Fundado em 1915, com o objetivo de colecionar para a prosperidade a história do gênero humano. Este Museu possui uma das grandes coleções do país em artefatos, arte popular e os achados arqueológicos. Esses tesouros ajudaram a esclarecer a história do passado da humanidade. Disponibiliza links para exposições permanentes, aos mistérios das múmias e a outros links de museus
Contato: contact@museumofman.org
Área: Antropologia

The Smithsonian Institution
http://www.si.edu/
Localizada em Washington esta instituição possui diversos museus antropológicos ou de áreas afins. A página também está dividida por área temática, com alguns sites selecionados e retirados dos museus e organizações pertencentes ao Smithsonian. Para os antropólogos: Anthropology and Archaeology, o Center for Folklife and Cultural Heritage e Native American History and Culture.
Contato: webmaster@si.edu
Área: Antropologia

South African Museum
http://www.museums.org.za/sam/index.htm
O Museu foi fundado em 1825 na cidade do Cabo, capital da África do Sul, com a missão de promover e difundir o conhecimento sobre a história natural e a diversidade cultural do país.
Contato: mcluver@samuseum.ac.za
Área: Antropologia

The State Hermitage Museum
http://www.hermitage.ru/html_En/index.html
Ocupa seis prédios dos séculos XVIII e XIX, situados no coração de St. Petersburg. O prédio principal é o Winter Palace, residência dos czares russos, construído segundo o desenho de Francesco Bartolomeo Rastrelli, em 1754/1762. Suas coleções, abarcando milhões de artigos, apresentam o desenvolvimento da cultura e da arte mundiais desde a Idade da Pedra até o século XX. A página traz informações sobre as coleções, as exposições, a história do Museu, crianças e educação, coleção digital, informação geral, visita virtual, paisagens virtuais, encontros do Hermitage Academic Council e loja.
Área: Antropologia

Sydney Jewish Museum
http://www.join.org.au/sydjmus/
O museu judaico de Sydney é dedicado a documentar e a ensinar a história do Holocausto, de modo que estes eventos nunca mais se repitam. Foi oficialmente aberto em 1992 e rapidamente tornou-se parte integrante da vida cultural do país. Possui duas exposições permanentes: Cultura e Continuidade, e o Holocauto. Demonstra as percepções dos visitantes frente ao desafio da democracia, da moralidade, da justiça social e dos direitos humanos que são testemunho da força moral e da resistência do espírito humano. Expõe aos visitantes mensagens e imagens inesquecíveis. Oferece alguns links relativos ao assunto e um índice geral do site.
Contato: sydjmus@tmx.mhs.oz.au
Área: Antropologia

Treganza Anthropology Museum
http://www.sfsu.edu/~treganza/
Fundado em 1868 em homenagem ao fundador do Departamento de Antropologia da University of San Francisco, William D. Hohenthal. Suas coleções arqueológicas refletem a América do Sul e Central e as de fotos a África e a Europa. O site oferece links para pesquisa e publicações.
Contato: jquesada@sfsu.edu.
Área: Antropologia

Wake Forest University - Museum of Anthropology
http://www.wfu.edu/MOA/
O Museu foi criado em 1963 pelo Departamento de Antropologia da Wake Forest University, em Wiston-Salem, na Carolina do Norte. Localizado no campus da universidade desde 1986, as coleções que abriga propiciam um estímulo à aprendizagem e ao desenvolvimento profissional dos estudantes. A página traz informações sobre as exposições permanentes que consistem de objetos trazidos das Américas, África, Ásia e Oceania.
Contato: moa@wfu.edu
Área: Antropologia

WebMuseum of Latinamerica
http://museos.web.com.mx/awl1.html
Neste site são encontrados alguns museus e centros culturais do México e também da América Latina. Encontram-se explicões sobre os motivos da criação do museu, seus objetivos e um histórico da conquista e colonização da América Latina. O Webmuseum constrói home pages para museus onde disponibiliza informações sobre suas coleções dando acesso a diversas obras expostas em sua salas. Dentre os museus estão o Museo Franz Mayer, Museo del T.F. Amazonas e Museo de Barquisimeto .
Contato: ice_dragon@acm.org
Área: Antropologia

Woodland Cultural Centre
http://www.woodland-centre.on.ca/
Site do Woodland Cultural Centre, situado na reserva indígena Six Nations Indian Reserve no estado de Ontario, Canadá, para proteger e promover a herança cultural dos primitivos povos indígenas da região de Woodland. Alguns dos programas e serviços que o centro oferece são a Pesquisa de Línguas Aborígenas, uma Biblioteca e um Museu.
Contato: woodlandcentre@execulink.com
Área: Antropologia


Topo