home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Museus - Antropologia   Brasileiros



Alagoas Indígena
http://geocities.yahoo.com.br/esp_cultural_indigena/home_1.htm
Espaço de divulgação sobre as populações indígenas localizadas no Estado de Alagoas, no Nordeste brasileiro. Alagoas possui oito etnias indígenas, distribuídas em onze comunidades, totalizando oito mil índios. Essas etnias são as seguintes: Xucuru-Kariri, Karapotó, Wassu, Tingui-Botó, Geripankó e os Kariri-Xocó, além dos índios Kalancó e os Kuruazu, que ainda não foram reconhecidos oficialmente. O site apresenta textos, fotos e sons relacionados à temática indígena e disponibiliza para download algumas obras consideradas clássicas das ciências sociais e da literatura.
Contato: alagoasindigena@na-web.net
Área: Antropologia

Centro de Estudos Afro-Orientais. Museu Afro-Brasileiro
http://www.ufba.br/instituicoes/ufba/ceao/
Inaugurado em 1982, a construção do Museu foi possível graças so Programa de Cooperação Cultural entre o Brasil e países africanos. Está localizado no prédio da antiga Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, em Salvador. O acervo, com mais de 700 peças, - a maioria de caráter religioso - foi formado a partir aquisições, empréstimos e doações de diversas entidades brasileiras e estrangeiras, artistas e membros de diferentes nações de candomblé. Com o apoio da Universidade Federal da Bahia - UFBA e de outras instituições governamentais, o museu divulga em sua webpage seus cursos, pesquisas, publicações e eventos.
Contato: ceao@ufba.br
Área: Antropologia

Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás
http://www.museu.ufg.br/
Criado em 1969, o museu está localizado na Praça Universitária, no campus da Univesidade Federal de Goiás - UFG, em Goiânia. Seu objetivo é promover a pesquisa interdisciplinar e o conhecimento das culturas da região. Possui um acervo etnográfico e arqueológico considerável, posto a serviço do público, principalmente a alunos e ex-alunos da universidade e de estudantes do ensino fundamental. Mantém exposições temporárias e itinerantes que valorizam a diversidade cultural.
Área: Antropologia

Museu Antropológico Diretor Pestana
http://www.unijui.tche.br/museu/
O Museu foi criado em 1961 por iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas Sociais da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ,em homenagem ao engenheiro Augusto Pestana, chefe da Colônia de Terras de Ijuí. O acervo inicial partiu da coleção particular do Doutor Martin Fischer, um dos seus fundadores. Desenvolve atividades nas áreas de arqueologia, antropologia e história regional através de curos, palestras e outros eventos culturais. Seu acervo possui documentos textuais e iconográficos ordenados em arquivos, peças arqueológicas sobre o índio missioneiro e imagens que retratam a vida urbana e rural do município desde o início do século.
Contato: museu@unijui.tche.br
Área: Antropologia

Museu da Imigração
http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/Inicial.html
Inaugurado em 1993 nas dependências da antiga Hospedaria dos Imigrantes, construído entre 1886 e 1888, em São Paulo. O Museu tem como objetivo resgatar, registrar e preservar a memória dos imigrantes e do processo imigratório, contando com um acervode milhares de itens, entre fotografias, objetos, documentos e depoimentos gravados em vídeo. O site thttp://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/English.html">raz versão em imigrant@plugnet.com.br
Área: Antropologia

Museu da Pessoa
http://www2.uol.com.br/mpessoa/
Fundado em 1992, este é um museu virtual que visa democratizar o registro da memória, permitindo que todo e qualquer indivíduo tenha a história de sua vida registrada e preservada. Seu acervo oferece links para as histórias recebidas, depoimentos e fotografias.O site traz uma ficha para o interessado contar sua vida ou de outra pessoa
Contato: museu@museumpessoa.com
Área: Antropologia

Museu de Arqueologia e Etnologia - MAE
http://www.mae.usp.br/
Localizado na Cidade Universitária da USP, em São Paulo, o MAE/USP foi criado em 1989 por iniciativa do Reitor José Goldenberg. Seu acervo, com cerca de 120 mil peças, é composto por coleções de Arqueologia do Mediterrâneo e Médio-Oriente; Arqueologia Americana; Etnologia Brasileira e Etnologia Africana. O Museu está estruturado em dois setores: a Divisão Científica e a Divisão de Difusão Cultural, com atribuições específicas. O site oferece links para os cursos ( graduação, pós e especialização), assim como para a revista do museu, suas exposições e outros serviços. O destaque do site fica por conta da Galeria Virtual, uma exposição on line de artefatos indígenas.
Contato: mae@edu.usp.br
Área: Antropologia

Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia
http://www.ufba.br/instituicoes/ufba/mae/welcome.html
O museu está localizado nas ruínas do antigo Colégio dos Jesuitas, edificado no século XVI, em Salvador, Bahia. Prioriza o ensino, a pesquisa e a extensão, como uma referência para o museu conteporâneo. O Site apresenta um acervo arqueológico - "pré-história do nordeste brasileiro", e é composto de seis coleções. O inventário etnográfico abrange 306 peças. Há fotos e informações sobre as principais atividades do museu, e sobre a arqueologia na Bahia.
Contato: webmast@ufba.br
Área: Antropologia

Museu do Homem do Nordeste
http://www.fundaj.gov.br/docs/indoc/muhne-p.html
O Museu do Homem do Nordeste, aberto ao público em 1979, representa a reunião dos acervos do antigo Museu do Açúcar, do Museu de Antropologia e do Museu de Arte Popular. O Museu faz parte do Instituto de Documentação da Fundação Joaquim Nabuco e sua coleção está organizada em três áreas: Açúcar, onde são abordados aspectos culturais, históricos e tecnológicos da cultura canavieira; Oh de Casa! com uma amostragem de elementos do processo construtivo regional; e Antropologia, no qual o homem regional é representado por conjuntos de objetos referentes à sua etnia e formação cultural. Alguns dos objetos do museu estão disponibilizados em fotos on line
Contato: maban@fundaj.gov.br
Área: Antropologia

Museu do Índio
http://www.museudoindio.org.br/
Pertencente à Fundação Nacional do Índio - FUNAI, este Museu foi criado em 1953 por Darcy Ribeiro. Dedicado exclusivamente às culturas índígenas, seu objetivo é apresentar uma imagem correta, atualizada e sem preconceitos dessas sociedades junto ao público. Realiza estudos e pesquisas sobre os povos indígenas brasileiros. Grande parte de seu acervo está reunido na Biblioteca Marechal Rondon, uma das mais completas da América do Sul sobre o tema. O site permite consultas ao acervo e o agendamento de visitas on line.
Contato: nharandu@museudoindio.org
Área: Antropologia

Museu do Índio - Uberlândia
http://www.guiauberlandia.com.br/indio/
O Museu do Índio, na cidade de Uberlândia/MG , foi fundado em 1987, inicialmente, através de doações de coleções etnográficas por pessoas da comunidade. Atualmente, o acervo do Museu já consta com coleções de objetos etnográficos, publicações, fotografias e outras categorias. O Museu é vinculado à Universidade Federal de Uberlândia - UFU e tem como objetivo principal a difusão cultural.
Contato: musindio@ufu.br
Área: Antropologia

Museu Frei Galvão e Arquivo Memória de Guaratinguetá
http://www.virtualvale.com.br/museufg/
O Museu preserva os valores culturais da cidade de Guaratinguetá e da regiãodo Vale do Paraíba, promovendo exposições audições, lançamento de livros, palestras, concursos e cursos. O Arquivo Museu possui documentos diversos sobre o município. O museu publica mensalmente monografias sobre a história e o folclore da região. A página não oferece links para exposições, mas informa sobre seus eventos.
Contato: virtualvale@netdata.com.br
Área: Antropologia

Museu Judaico do Rio de Janeiro
http://www.museujudaico.org.br/
O Museu Judaico do Rio de Janeiro foi fundado em 1977. Tem como objetivo principal cultivar e dinamizar a cultura, memória e valores da comunidade judaica desta cidade. Além de preservar e expor seu acervo, realiza exposições, cursos, conferências e eventos, mantendo intercâmbio com entidades congêneres. Coordena um Centro de Estudos sobre o Holocausto que reúne livros, vídeos, documentos e fitas com depoimentos de judeus sobreviventes dessa tragédia, que para aqui migraram. O museu possui uma biblioteca com um acervo de mais de 300 livros de autores judeus e uma videoteca com temas ligados à história judaica.
Contato: museujudaico@uol.com.br
Área: Antropologia

Museu Nacional
http://www.ufrj.br/museu/
Criado em 1818 por D.João VI como Museu Real do Rio de Janeiro, o Museu, localizado na Quinta da Boa Vista, integra o Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mantém exposições permanentes sobre Ciências Naturais e Antropologia, áreas científicas nas quais ocupa um importante lugar como centro de ensino e pesquisa. Destaque para o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS, que oferece mestrado e doutorado. O site traz link com a Biblioteca da instituição e informações sobre os projetos institucionais, entre outras.
Contato: buckup@omega.lncc.br
Área: Antropologia

Museu Paranaense
http://www.celepar.br/museupr/index.html
Nascido no século XIX, no ano de 1876, através da Sociedade de Aclimação, reúne inicialmente um acervo com artefatos indígenas, moedas, pedras, conchas, insetos, pássaros e outras raridades, tornando-se o primeiro museu do Paraná e o terceiro do Brasil. A partir da década de 30, deixa de ser um simples depositário de objetos do estado e transforma-se em museu de história natural e centro de instrução popular. Atualmente, o Museu Paranaense desenvolve estudos nas áreas de arqueologia, história, etnologia e numismática. O site traz a história das sedes do museu e um link para as exposições permanentes e de curta duração. Inclui ainda em sua página link para o Parque Histórico do Mate, subordinado à Secretaria de Estado e da Cultura do Paraná.
Contato: museupr@pr.gov.br
Área: Antropologia

Museu Republicano " Convenção de Itu". Universidade de São Paulo
http://www.mp.usp.br/mr/
Museu histórico sobre o período conhecido como "República Velha"(1889-1930). Foi inaugurado pelo presidente Washington Luís em 1923 como extensão do Museu Paulista (também conhecido como Museu do Ipiranga), sendo incorporado à Universidade de São Paulo a partir de 1963. Situado na cidade de Itu, no interior de São Paulo, o museu está instalado num sobrado cónstruído em meados do século XIX, onde se reuniam paulistas contrários à monarquia. Num desses encontros, denominado "Convenção de Itu", foram lançadas as bases do Partido Replicano Paulista, o PRP. O acervo do museu é formado por objetos, documentos iconográficos e textuais que pertenceram aos "republicanos históricos" e aos "convencionais de Itu". O site traz links que remetem às imagens do museu e uma história de Itu.
Contato: mr@edu.usp.br
Área: Antropologia

Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
http://www.guiafloripa.com.br/mu/mu1.htm#museu
O Museu tem sua origem no Instituto de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Sua sede foi inuagurada em maio de 1965 e, só em 1993, passou a ser denominado Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral, em homenagem ao seu idealizador, fundador e primeiro diretor. Seu patrimônio cultural reúne os acervos de arqueologia, etnográfico indígena, coleção Professora Elisabeth Pavan Cascaes e a coleção de artes populares.
Contato: montardo@cfh.ufsc.br
Área: Antropologia


Topo