home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Bibliotecas, Arquivos e Centros de Documentação - Antropologia   Estrangeiros



FONTES DE REFERÊNCIA
Aboriginal Studies Electronic Data Archive - ASEDA. Australian Institute of
http://coombs.anu.edu.au/SpecialProj/ASEDA/ASEDA.html
Organizado pelo Australian Institute of Aboriginal and Torres Strait Islander Studies - ASEDA, em Camberra na Austrália, o arquivo relaciona linguagens e vocabulários diversos utilizados por nativos australianos. Os registros podem ser localizados por região geográfica ou pelo nome da língua. O resultado traz o código do registro, o nome, autoria e se é aberto à consulta ou não.
Contato: aseda@aiatsis.gov.au
Área: Antropologia

American Folklife Center. The Library of Congress
http://lcweb.loc.gov/folklife/
Incorporado ao Archive of Folk Culture da Library of Congress (EUA), o centro foi criado em 1976 com o objetivo de preservar a cultura popular americana. Mantém um serviço de referência aberto ao público, promove eventos como palestras, conferências, exposições e concertos, edita catálogos sobre suas coleções e incentiva pesquisas etnográficas sobre a cultura americana. A página também dá acesso a textos integrais de publicações selecionadas e coleções digitalizadas, entre outros links.
Contato: folklife@loc.gov
Área: Antropologia

American Jewish Archives
http://www.huc.edu/aja/
Este arquivo preserva a herança documental da vida religiosa, organizacional, econômica, cultural, pessoal e social das famílias judias que vivem nos Estados Unidos. O arquivo está dividido em judaísmo ocidental, movimento judaico da reforma, história dos judeus em Cincinnati e institucional. A página dá acesso às coleções de manuscritos, nearprint (clippings de jornais e revistas), fotografias, vídeos, áudios, microfilmes e materiais genealógicos.
Contato: AJA@huc.edu
Área: Antropologia

American Memory Historical Collections. Library of Congress
http://lcweb2.loc.gov/ammem/
Uma das mais importantes coleções da Library of Congress, de Washington D. C. (USA). Contêm documentos, filmes, vídeos, fotos, e áudios sobre temas relacionados à história dos Estados Unidos e seu povo, como a guerra civil, o movimento trabalhista, o processo de industrialização, o movimento negro e a depressão de 1929, entre muitos outros. Oferece links para a America´s Library, entre outros, e divulga o Ameritech, competição que estimula a criação de coleções digitais de fontes primárias norte-americanas.
Contato: ndlpedu@loc.gov
Área: Antropologia

American Religion Data Archive - ARDA
http://www.arda.tm/
O ARDA está localizado no Department of Sociology da Pennsylvania State University, Pennsylvania (EUA), coletando e organizando dados de pesquisas quantitativas ( surveys) para uso em estudos sobre religião nos Estados Unidos. Os dados remetem às categorias estudos de população, grupos religiosos selecionados e profissionais, e outras organizações religiosas, classificados por cidades e estados norte-americanos.
Contato: arda@pop.psu.edu
Área: Antropologia

Archive of the Folklore Program of the University of California, Berkeley
http://ls.berkeley.edu/dept/folklore/index.html
Arquivo do Folklore Program da University of California, Berkeley. Contém mais de 500.000 itens de folclore de todo o mundo, organizados em ordem alfabética por país ou área geográfica e catalogados de acordo com o gênero. Os gêneros incluem piadas, crenças folclóricas, dança, teatro, jogos, lendas e canções. Hospeda itens de cerca de 200 países, apesar da maioria ser anglo-americana. A página traz informações sobre horários de abertura e política do arquivo.
Contato: folklore@socrates.berkeley.edu
Área: Antropologia

Art Slide Library. Collection. Brown University
http://www.brown.edu/Facilities/University_Library/libs/art/index.html
Coleção de aproximadamente 240.000 slides relacionados à arte, arquitetura e arqueologia da para o uso dos professores e alunos da Brown University, de Providence (EUA), em seus cursos. Os empréstimos são vedados aos interessados estranhos aos quadros da universidade, os quais, no entanto, podem consultar as coleções mediante consulta prévia. A disposição física dos slides é feita através de um sistema de classificação desenvolvido pela própria universidade. A biblioteca também possui coleção de fotografias e de microfichas.
Contato: Slides@brown.edu
Área: Antropologia

Asian Collections. National Library of Australia
http://www.nla.gov.au/asian/
A National Library of Australia abriga extenso acervo referente à Ásia. Disponibiliza catálogo dividido em categorias como periódicos, manuscritos, mapas, fotografias, história oral e folclore, música, filmes e vídeos. Também dá acesso ao catálogo principal da Biblioteca com sistema de busca por autor, título, assunto ou via telnet. Possui links para biblioteca virtual de estudos asiáticos, e para sites selecionados sobre a Indonésia, China e Japão. Oferece serviços de informação na rede relacionados ao tema e promove iniciativas como conferências, prêmios e atividades internacionais.
Contato: msexton@nla.gov.au
Área: Antropologia

Biblioteca de la Universidad Complutense
http://www.ucm.es/BUCM/
A página dá acesso à base de dados da Biblioteca, que inclui coleções de várias faculdades e centros ligados à UCM, com links para todas as suas bibliotecas, incluindo a biblioteca virtual Dioscórides, com o fundo bibliográfico biomédico da universidade. O sistema de busca permite pesquisa por autor, título, palavra-chave na matéria e/ou no título, nomes de pessoas, entidades e congressos. Disponibiliza catálogo de revistas, inclusive eletrônicas, índice de outras bibliotecas e sites relacionados e informa sobre as novidades da biblioteca. Veja também a Biblioteca de la Facultad de Ciencias Politicas y Sociología.
Contato: bucweb@buc.ucm.es
Área: Antropologia

Biblioteca del Centro de Estudios Avanzados en Ciencias Sociales - CEACS
http://www.march.es/NUEVO/IJM/CEACS/BIBLIOTECA/BIBLIOTECA_E.HTML
O Centro é vinculado ao Instituto Juan March de Estudios e Investigaciones, da Fundación Juan March, de Madri, Espanha. Tem em seu acervo, revistas especializadas e periódicos, e dá acesso a bases de dados como a do International Consortium of Political Science Research - ICPSR. Possui sistema de busca por palavra-chave.
Contato: cuellar@ceacs.march.es
Área: Antropologia

Biblioteca del Congresso Nacional de Chile
http://www.congreso.cl/biblioteca/
Esta biblioteca é depositária de diversos fundos bibliográficos sobre a história social e política do Chile e guarda, desde 1945, documentação de organismos internacionais como a Organização dos Estados Americanos - OEA, Nações Unidas - ONU e Comunidade Econômica Européia - CEE, entre outros. Sua biblioteca digital dá acesso a uma série de publicações e documentos legais digitalizados. O catálogo geral do acervo tem mecanismo de busca que recupera a informação por assunto, autor, título e palavra-chave. Dá acesso a bases de dados chilenas e estrangeiras, legislação chilena e informações sobre partidos políticos, parlamentos, governos e etnias chilenas, entre outras.
Contato: aperez@congreso.cl
Área: Antropologia

Biblioteca do Instituto Indigenista Interamericano
http://www.ini.gob.mx/iii/biblioteca.html
Criada junto com o Instituto Indigenista Interamericano em 1940, contém dezenas de milhares de documentos incluindo livros e publicações periódicas. Trata-se do acervo mais importante do continente sobre assuntos indígenas. A página traz informações sobre o catálogo de revistas disponíveis na biblioteca por países.
Contato: ininin@data.net.mx
Área: Antropologia

Biblioteca Joaquín V. González. Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales - FCJyS. Universidad Nacional de la Plata - UNLP
http://der.jursoc.unlp.edu.ar/%7Ebiblio/
Biblioteca especializada em ciências sociais e jurídicas localizada na FCJyS - UNLP, em Buenos Aires, Argentina. Possui um acervo de livros e artigos produzidos pela universidade e oferece assinatura de diversas revistas. A página dá acesso ao seu catálogo e informações gerais sobre a biblioteca e sua utilização. Possui convênio com o Centro Europeo de Referencia e oferece links para outros sites de interesse em sua área.
Contato: biblio@der.jursoc.unlp.edu.ar
Área: Antropologia

Biblioteca José Coronel Urtecho. Universidad Centroamericana - UCA
http://bjcu.uca.edu.ni/biblioteca/
A Biblioteca faz parte da UCA, localizada na Nicarágua, e é especializada nas áreas de ciências humanas e sociais, e tecnológica. Disponibiliza catálogo com sistema de busca por autor, título e assunto. Oferece links para recursos de informação, novas aquisições e outras bibliotecas universitárias latinoamericanas.
Contato: mgarcia@ns.uca.edu.ni
Área: Antropologia

Biblioteca Nacional - Venezuela
http://www.bnv.bib.ve/
Biblioteca criada em 1883, depositária do acervo documental, bibliográfico, hemerográfico e audiovisual venezuelano. A página dá acesso aos seus serviços e aos oferecidos por outras bibliotecas públicas. Informa sobre os eventos que promove. Tem links para sites relacionados às áreas de biblioteconomia e ciência da informação, ciências sociais, filosofia e religião, além de biografias, bibliografias e obras de consagrados escritores de língua espanhola, entre outros.
Contato: dinforma@bnv.bib.ve
Área: Antropologia

Biblioteca Nacional de Antropologia e Historia
http://www.arts-history.mx/bnah.html
Inaugurada em dezembro de 1888, sua missão é apoiar a investigação, conservação, restauração e difusão da cultura mexicana. Possui um rico acervo que cobre as áreas de arqueologia, antropologia, história, linguística, etnologia e etnohistória. Dá acesso ao Arquivo Histórico, à Hemeroteca Histórica e aos Documentos Pictográficos.
Contato: ciejuare@juarez.ciesas.edu.mx
Área: Antropologia

Biblioteca Nacional de Chile
http://www.dibam.cl/biblioteca_nacional/index_bn.html
Fundada em 18 de agosto de 1813, é o principal centro de informação do Chile e responsável pela guarda de toda produção intelectual chilena. Suas coleções estão organizadas e divididas em seções como hemeroteca, periódicos, arquivos de escritores, obras chilenas, obras gerais, música, arquivo de literatura oral e tradições populares e Sala Medina. A página traz informações sobre serviços, catálogo geral, Centro de Prensa Estación Mapocho e biblioteca virtual.
Contato: infdibam@oris.renib.cl
Área: Antropologia

Biblioteca Nacional de Cuba José Martí
http://binanet.lib.cult.cu/
A Biblioteca é responsável pela guarda, conservação e difusão de toda memória documental editada no país. A página informa sobre suas coleções, que incluem as seções cubana, de fundos raros, manuscritos, mapoteca, fototeca, gravuras em diversas técnicas, seriadas, com hemeroteca, revistas e periódicos, e das Nações Unidas, de cuja documentação a biblioteca é depositária desde 1948. Dá acesso a serviços diferenciados, inclusive para crianças, jovens e deficientes visuais, à agenda cultural da biblioteca, notícias, publicações on line e lista de livros para troca. Tem links para a Red de Bibliotecas Públicas Cubanas, a Biblioteca Virtual de Clásicos Cubanos e para outros sites relacionados como bibliotecas nacionais, digitais e associações.
Contato: eliadesa@jm.lib.cult.cu
Área: Antropologia

Biblioteca Nacional de España
http://www.bne.es/esp/
Fundada por Felipe V em 1712 como Biblioteca Pública do Palácio, hoje é o centro depositário do Patrimônio Bibliográfico e Documental da Espanha pelo estatuto do Depósito Legal. Assegura a recopilação e difusão da edição nacional por meio da Bibliografia Espanhola, bem como a consulta e conservação do acervo. Possui coleções de livros, manuscritos e documentos, periódicos, fotografias, partituras, mapas, gravações sonoras, entre outras, que podem ser consultados em salas específicas como Leitura, Manuscritos, Incunábulos e Livros Raros, Belas Artes e Cartografia, Periódicos e Impressos, Música, Bibliografia e Catálogos.
Contato: webmaster@bne.es
Área: Antropologia

Biblioteca Nacional de Guatemala Luis Cardoza y Aragón
http://www.biblionet.edu.gt/
Criada em 1876 e subordinada à Dirección General de Patrimonio Cultural y Natural del Ministerio de Cultura y Deportes de Guatemala, tem como missão proteger, preservar, fortalecer e difundir o patrimônio bibliográfico guatemalteco. Entre suas coleções mais importantes estão as de obras raras, a Valenzuela, a Juan Jose Arévalo e a Bibliografia Guatemalteca, as quais, no entanto, não estão disponíveis ao usuário on line.
Contato: apalma@biblionet.edu.gt
Área: Antropologia

Biblioteca Nacional de la Republica Argentina
http://www.bibnal.edu.ar/
Responsável pela guarda de todo material publicado no país, possui coleções de obras raras, hemeroteca, mapoteca, materiais sonoros e de vídeos. Dá acesso a sistema de consulta bibliográfica on line, a sala virtual de leitura, livros digitalizados, à Bibliotecología en línea com artigos sobre biblioteconomia e ciência da informação, incunábulos, seção multimídia com música argentina e a calendário de eventos, entre outros serviços e informações. Tem versão em inglês.
Contato: webmaster@bibnal.edu.ar
Área: Antropologia

Biblioteca Nacional del Perú
http://www.binape.gob.pe/
Fundada em 1821 tem suas coleções divididas em obras raras e particulares. Dispõe de salas de leitura e referência, materiais especiais, organizações internacionais e publicações oficiais, música e arquivo da palavra, hemeroteca e mapoteca. Desenvolve, com apoio da Unesco, o projeto Red de Bibliotecas Rurales de Huancavelica, que dá acesso a catálogo automatizado com sistema de busca por tipo de material, autor, título, subtítulo, local e data de publicação e tema. A página também tem links para outros sites como o da Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes.
Contato: jefatura@binape.gob.pe
Área: Antropologia

Biblioteca Nacional Eugenio Espejo - Equador
http://www.cultura.com.ec/HTM/BIBLIOTECANAC.HTM
A biblioteca, criada em 1792, tem o nome em homenagem a Eugênio Espejo, o primeiro bibliotecário do país. Atualmente faz parte da Casa de Cultura Equatoriana "Benjamín Carrión". Seu acervo é composto por livros raros, revistas e periódicos em várias áreas do conhecimento. A biblioteca não disponibiliza suas coleções on line.
Contato: cultura@uio.satnet.net
Área: Antropologia

Biblioteca Nacional. Portugal
http://www.bn.pt/
Criada em 1796 com o nome de Real Biblioteca da Corte, tem como atribuições reunir, conservar e difundir o patrimônio documental português. A página dá acesso às suas coleções e à Biblioteca Nacional Digitalizada que abrange as áreas de literatura, língua portuguesa e educação, entre outras, dando acesso a obras de Luís de Camões, Camilo Castelo Branco, Antonio Feliciano de Castilho, Almeida Garret, Alexandre Herculano e Eça de Queirós, entre outros autores. Informa sobre a agenda de eventos que promove e sobre os serviços que oferece. Tem versão em inglês.
Contato: bn@bn.pt
Área: Antropologia

Biblioteca Nazionale Marciana
http://marciana.venezia.sbn.it/
Localizada em Veneza e subordinada à Direzione Generale per i Beni Librari e le Istituzioni Culturali do Ministero per i Beni e le Attività Culturali da Itália, conta com cerca de um milhão de volumes entre manuscritos, incunábulos, miniaturas, e outras obras raras. Possui coleções sobre culturas italiana, grega e oriental, entre outras. A página traz informações sobre suas publicações, catálogo, atividades e eventos. Tem links para outros recursos de pesquisa na rede e informativo.
Contato: biblioteca@marciana.venezia.sbn.it
Área: Antropologia

Bibliothek der Friedrich-Ebert-Stiftung/ Library of Friedrich-Ebert Foundation
http://library.fes.de/
Fundada em 1969 em Bonn, Alemanha, mantém um dos maiores e melhores acervos do país sobre história social, movimentos sindicais, confederações trabalhistas e partidos políticos, destacando-se a coleção da Confederação da União Trabalhista da Alemanha - DGB, além da documentação da executiva nacional do Partido Social Democrata - SPD. Todos os catálogos estão disponíveis na página, que inclui uma biblioteca digital. Tem versão em inglês.
Contato: ruediger.zimmermann@fes.de
Área: Antropologia

Bibliothèque des Sciences Humaines. Université libre de Bruxelles - ULB
http://www.bib.ulb.ac.be/BSH/bib_bsh.htm
Biblioteca da Université libre de Bruxelles - ULB -. Reagrupa monografias e periódicos relativos à Antropologia, Arqueologia, Ciência da informação, cinema e artes do espetáculo, Economia e Gestão, Educação, História, História da Arte, Literatura e Linguística, orientalismo, Filosofia, Psicologia, Religião e laicidade, Ciência Política, Ciências Sociais. Conta com centenas de milhares de volumes de acesso livre e cerca de um milhão em reserva. A página traz informações sobre as coleções, os serviços oferecidos, localização, horas de abertura e dias de fechamento.
Contato: jclement@ulb.ac.be
Área: Antropologia

Black Archives of Mid-America
http://www.blackarchives.org/
Criado em 1974 por Horace M.Peterson III, é um projeto em colaboração com a Kansas City Public Library, fundada pela Missouri State Library. O acervo reúne extensa documentação sobre a experiência afro-americana nos estados de Missouri, Kansas, Iowa e Oklahoma, com coleções representativas das diferentes manifestações culturais afro-americanas em áreas como música, arte, teatro, educação, assuntos técnicos e militares, medicina, esporte, religião e negócios comunitários. As galerias temáticas, as exposições itinerantes e o acesso à base de dados com todo material catalogado estão abertos à consulta online.
Área: Antropologia

Bobst Library. New York University - NYU
http://www.nyu.edu/library/bobst/
Esta biblioteca da NYU dá acesso a catálogos, bases de dados em diversas áreas, inclusive em ciências sociais e humanidades, guias temáticos, periódicos e textos eletrônicos, e livrarias, entre outras fontes de referência na área das ciências humanas e sociais.
Contato: libweb@nyu.edu
Área: Antropologia

Center for Research Libraries - CRL. Latin American Microfilm Project - LAMP. Brazilian Government Document Digitization Project
http://wwwcrl.uchicago.edu/info/brazil/
Em 1994 a Andrew Mellon Foundation criou o Center for Research Libraries - CRL e o Latin-American Microfilm Project - LAMP, com o objetivo de digitalizar, indexar e dar acesso a documentos microfilmados do governo central e das províncias e estados brasileiros abrangendo um período entre 1821 até 1993. A página dá acesso a mensagens dos presidentes das Províncias e do Poder Executivo, a relatórios ministeriais e a edições do Almanak Laemmert. Tem versão em português.
Contato: vanjacob.1@ndu.edu
Área: Antropologia

Centre for Evidence in Ethnicity, Health and Diversity - CEEHD
http://users.wbs.ac.uk/group/ceehd
Criado em 2003, é mantido pelas Universidades de Warwick e De Montfort. Traz evidências quantitativas e qualitativas sobre etnicidade, saúde e diversidade. A página traz informações sobre conceitos de diversidade, evidência qualitativa, recursos disponíveis, novos arquivos, dados e a enquete Delphi.
Área: Antropologia

Centre Michel Foucault
http://www.fnet.fr/CMF/textepardefaut.html
Trata-se de um arquivo que traça a atividade da Association pour le Centre Michel Foucault de 1990 a 1998. Os fundos documentais do filósofo foram transferidos da Biblioteca de Saulchoir para o Institut Mémoires de l´Edition Contemporaine - IMEC e estão inventariados em catálogos. A página dá acesso a bibliografia cronológica em inglês dos trabalhos de Foucault. O Centro tem duas publicações, uma delas em parceria com o Centro Georges Pompidou e organiza encontros internacionais.
Contato: Centre-Michel-Foucault@fnet.fr
Área: Antropologia

The Etext Archives
http://www.etext.org/index.shtml
Página criada em 1992 e hospedada pelo User Services Department of the University of Michigan´s Information Technology Division, dando acesso a textos eletrônicos de diversas áreas, sem julgamento dos conteúdos. Possui sistema de busca por palavras-chave. Dá acesso a periódicos eletrônicos diversos, sobre política, religião e ao Quartz Archives da Rutgers - The State University of New Jersey.
Contato: www@etext.org
Área: Antropologia

Ethnologie
http://www.culture.gouv.fr/documentation/ethnos/pres.htm
Página de acesso à base de dados de coleções etnológicas públicas francesas. O site disponbiliza, mediante autorização prévia, o acesso aos catálogos de objetos arqueológicos, de belas-artes e arte decorativa, receitas médicas tradicionais, museus, provérbios e etnologia franceses.
Área: Antropologia

HADDON. The online catalogue of archival ethnographic film footage. University of Oxford. Economic & Social Research Council
http://www.rsl.ox.ac.uk/isca/haddon/
Catálogo on line criado em 1994, relacionando filmes etnográficos produzidos a partir da pioneira expedição da Cambridge University às Torres Strait Islands, chefiada por Alfred Cort Haddon, o primeiro antropólogo britânico a usar o material como fonte de pesquisa. O projeto é fruto de parceria entre o Institut of Social and Cultural Anthropology da University of Oxford e o Economic & Social Research Council - ESRC. Possui sistema de busca por região geográfica, países e sub regiões, entre outras estratégias. Oferece link para sites relacionados ao tema.
Contato: marcus.banks@anthro.ox.ac.uk
Área: Antropologia

Hampton University Archives
http://www.hamptonu.edu/museum/archives.htm
Preserva parte da herança e tradição da Hampton University. A coleção possui material da história e cultura dos afro-americanos e nativos da América. Possui milhões de itens documentais e dezenas de milhares de fotografias que refletem o papel da Universidade na educação americana, na filosofia educacional, nas atividades políticas, no trabalho e nos negócios e nas relações internacionais. Na coleção há milhões de itens e dezenas de milhares de fotografias relacionadas ao American Indian Education Program. A página traz informações sobre o Museu da Universidade, formulário para requisição de material por pesquisadores e formulário para requisição de reprodução fotográfica.
Contato: donzella.maupin@hamptonu.edu
Área: Antropologia

The Isser and Rae Price Library of Judaica. George A. Smathers Libraries. Education Library. University of Florida
http://web.uflib.ufl.edu/cm/plj/PLJ.html
Criada em 1981 e localizada na Education Library, pertencente à George A. Smathers Libraries da University of Florida, (EUA), esta biblioteca foi constituída com o objetivo de difundir a contribuição dos judeus para a cultura e a civilização mundial. Possui edições hebráicas dos séculos XVI ao XIX, mas seu foco principal são os estudos judaicos desde 1880, abordando temas como história social e política, lingüistica e literatura hebráica e ídiche, sionismo, judaísmo, entre outros. A busca se dá por meio do WebLUIS, o catálogo on line da universidade. Dá acesso a link para fontes de referência na Internet sobre estudos judaicos, judaísmo e Israel.
Contato: judaica@nervm.nerdc.ufl.edu
Área: Antropologia

Latin American Collection. George A. Smathers Libraries. University of Florida
http://web.uflib.ufl.edu/lac/
Integra a George A. Smathers Libraries da University of Florida, em Gainesville (EUA). Sua coleção, especializada em ciências sociais e humanidades, é reconhecida como uma das melhores dos EUA, abrangendo todas as disciplinas e áreas geográficas da América Latina, com ênfase no Caribe e Brasil. A página dá acesso ao catálogo com busca por palavra-chave, autor, título e tema, além de títulos de periódicos, bem como a índice por ordem alfabética.
Contato: ricphil@mail.uflib.ufl.edu
Área: Antropologia

Latin American Library. Howard-Tilton Memorial Library. Tulane University
http://www.tulane.edu/~latinlib/lalhome.html
Localizada no Howard-Tilton Memorial Library da Tulane University, em New Orleans (EUA), suas coleções abrangem as áreas de arqueologia, antropologia, história, lingüística, arte, arquitetura, cinema, estudos sobre mulheres, economia, entre outras, voltada para a América Latina e Caribe. A página dá acesso ao índice de todas as coleções, bases de dados e recursos de informação por ordem alfabética, incluindo-se entre estes relação de teses de doutorado sobre a região defendidas na universidade.
Contato: gns@mailhost.tcs.tulane.edu
Área: Antropologia

Leeds University Library (Reino Unido)
http://www.leeds.ac.uk/library/spcoll/lra/
Criada em 1982 e vinculada à University of Leeds, contém centenas de coleções de manuscritos, fotografias, outros materiais de arquivo e livros impressos, que documentam a história, a literatura e a cultura russas e os contatos anglo-russos nos séculos XIX e XX. A página traz informações sobre as coleções especiais, apoio ao ensino e à pesquisa, notícias, a Galeria de Arte da Universidade, catálogo, recursos eletrônicos, instruções, a biblioteca por tema e treinamento.
Contato: library@library.leeds.ac.uk
Área: Antropologia

The Library of Congress
http://lcweb.loc.gov/
Localizada em Washington D. C. (EUA), é uma das maiores bibliotecas do mundo. Sua página dá acesso ao catálogo e a informações sobre as coleções e serviços prestados. Também oferece links para a American Memory Home Page, contendo textos, fotos e manuscritos sobre a história americana, para o Handbook of Latin American Studies, uma bibliografia de estudos latinoamericanos com versão em espanhol e português, entre outros recursos.
Contato: lcweb@loc.gov
Área: Antropologia

The Library of the Institute of Central and East Europe Studies
http://www.gla.ac.uk/Acad/icees/library.html
Biblioteca do Institute of Central and East Europe Studies - ICEES -. Uma das mais extensas coleções na Europa sobre a história, a economia e a política da Rússia e do leste europeu. De uma modesta coleção departamental em 1948, cresceu ao ponto de abrigar hoje dezenas de milhares de artigos. Particularmente rica na área da economia soviética e russa, especialmente no período do pós-guerra. O acervo inclui coleções publicadas de documentos históricos, estatísticos, legais, diplomáticos e do Partido, materiais dissidentes, arquivos como os documentos de Schlesinger, coleções especiais como uma sobre Trotsky. Centenas de jornais russos e da Europa do Leste e Central são recebidos frequentementes. Os jornais incluem as principais publicações dos novos Estados independentes.
Contato: K.McWalter@socsci.gla.ac.uk
Área: Antropologia

Library West. George A. Smathers Libraries. University of Florida
http://www.uflib.ufl.edu/west.html
Biblioteca dedicada a coleções das áreas de Humanidades, Ciências Sociais e Documentos Governamentais, abrigando também em seu prédio, localizado na Plaza of the America, a administração da George A. Smathers Libraries da University of Florida. Dá acesso a referências por assunto e a base de dados.
Contato: libref@nervm.nerdc.ufl.edu
Área: Antropologia

Margaret Mead Film and Video Festival
http://www.usc.edu/dept/elab/mead/aboutmm.html
Coleção inspirada no primeiro festival organizado em 1977 em Nova York pelo American Museum of Natural History, onde a antropóloga trabalhou de 1926 até seu falecimento, em 1978, homenageando seu pioneirismo no uso de filmes em trabalhos de campo. A partir de 1994 o festival passou a ser patrocinado pela USC. A página dá acesso a filmes e vídeos produzidos por cineastas independentes ou por antropólogos.
Contato: homerw@usc.edu
Área: Antropologia

Mesoamerican Photo Archives
http://www.mesoamerican-archives.com/
Página criado e mantida por David R.Hixson, do Department of Anthropology da Tulane University, em New Orleans (EUA), contendo fotografias e notas explicativas sobre arqueologia meso-americana, museus mexicanos e imagens de sítios arqueológicos do México e de outros países da América Central. O mantenedor da página detém os direitos do material, permitindo sua a utilização para fins não lucrativos. Tem links para outros sites de fotografias da região.
Contato: dhixson@mailhost.tcs.tulane.edu
Área: Antropologia

National Anthropological Archives & Human Studies Film Archives. National Museum of Natural History - MNH. Smithsonian Institution
http://www.nmnh.si.edu/naa/index.htm
O arquivo do MNH, localizado em Washington D. C.,(EUA), tem coleções nas áreas de etnologia, linguística, arqueologia e antropologia física, compostas de manuscritos, cadernos de campo, correspondências, fotografias, mapas, material sonoro e de vídeo de pesquisadores da Smithsonian Institution e de outras instituições. Um guia virtual dá acesso às coleções. Cópias de fotografias, manuscritos e registros podem ser solicitadas por encomenda.
Contato: naa@nmnh.si.edu
Área: Antropologia

Nettie Lee Benson Latin American Collection. UT Library On Line. University of Texas at Austin
http://www.lib.utexas.edu/Libs/Benson/
A coleção é uma unidade da General Libraries da The University of Texas at Austin (EUA), e também inclui material sobre as comunidade hispânicas nos EUA. É formada por periódicos, panfletos, mapas e microfilmes, entre outros ítens. A seção de manuscritos contém documentos relacionados ao México, Rio da Prata, Brasil, Chile, Peru e América Central. A página tem link para a arquivos selecionados da coleção e sistema com várias opções de busca.
Contato: blac@lib.utexas.edu
Área: Antropologia

The New York Public Library - NYPL
http://www.nypl.org/
A NYPL é uma referência para pesquisa, contando com um acervo que inclui livros, periódicos, mapas, vídeos, CD-Roms e outros materiais em formato eletrônico. A página permite consulta a catálogos, coleções digitalizadas, serviço de busca na Internet, entre outros recursos. Também dá acesso à Humanities and Social Sciences Library.
Contato: webmaster@nypl.org
Área: Antropologia

Research Guide: Anthropology. Mugar Memorial Library. Boston University Libraries. Boston University - BU
http://www.bu.edu/library/research-guides/anthro.html
Guia de pesquisa em antropologia da Mugar Memorial Library, uma das bibliotecas da BU, de Boston, (EUA). Contém referências em antropologia física, cultural e social, além de linguística. A página dá acesso a guias, dicionários e enciclopédias, manuais, resumos indexados, revisões de literatura e fontes biográficas, entre outros recursos documentais.
Contato: jchris@bu.edu
Área: Antropologia

Roy Webb Memorial Anthropological Library. Department of Anthropology. University of Washington
http://www.anthro.washington.edu/resources/resources_roywebb.htm
Biblioteca universitária especializada na área de antropologia. Localizada no Departamento de Antropologia da Universidade de Washington, em Seattle, Estados Unidos. É uma fonte de livros e publicações antropológicas não disponíveis ou que não podem ser emprestadas nas bibliotecas da Universidade. Oferece também uma coleção completa das teses de mestrado e dissertações dos alunos da Universidade. Todo esse material está disponível no catálogo online da Biblioteca. Disponibiliza mecanismo de busca.
Contato: farchy@u.washington.edu
Área: Antropologia

Ruth Fulton Benedict Papers. Vassar College Libraries (Estados Unidos)
http://library.vassar.edu/information/special-collections/benedict/benedict_register.html
Coleção especial abrigada na Biblioteca Escolar do Vassar College, contendo os trabalhos de Ruth Fulton Benedict, antropóloga cultural norte-americana. Inclui correspondência pessoal, com alunos, professores, jornais e poesia. Através da coleção é possível acessar links que estão relacionados à obra da autora, como os arquivos com bibliografia, correspondência com Boas, Mead, Sapir, fotografias e mapas e etc.
Contato: librarysitemgr@vassar.edu
Área: Antropologia

Web Archive in Visual Anthropology - WAVA
http://nimbus.ocis.temple.edu/~jruby/wava/
Página criada e mantida por professores e alunos do Graduate Program in the Anthropology of Visual Communication da Temple University, na Filadélfia, (EUA), contendo documentação inédita sobre a área, disponível para download. Entre os professores engajados no Programa encontra-se o antropólogo Jay Ruby.
Contato: ruby@acsworld.net
Área: Antropologia


FONTES DE REFERÊNCIA
Archive material from the FSU and Central and Eastern Europe in United Kingdom libraries (Reino Unido)
http://www.lib.gla.ac.uk/COSEELIS/archive.html#archives
Vinculada ao Council for Slavonic and East European Library and Information Services - COSEELIS -, lista arquivos sobre a Europa central e do leste localizadas no Reino Unido.
Contato: Janet.Zmroczek@bl.uk
Área: Antropologia

Public Libraires of Europe
http://dspace.dial.pipex.com/town/square/ac940/eurolib.html
Relação de bibliotecas públicas européias com páginas disponíveis na rede, compilada por Sheilla e Robert Harden.
Contato: harden@dial.pipex.com
Área: Antropologia


Topo