home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Programas de Pós-Graduação - Antropologia   Brasileiros



Antropologia Social. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
http://www.cfh.ufsc.br/~antropos/
Mestrado e Doutorado em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. O curso de mestrado teve início em 1985 e o de doutorado em 1999. A página não traz maiores informações.
Contato: antropos@cfh.ufsc.br
Área: Antropologia

Curso de Pós-Graduação em Antropologia Social. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal do Paraná - UFPR
http://www.humanas.ufpr.br/pos/antropol/default.htm
O curso de pós-graduação em Antropologia Social, do Departamento de Antropologia da UFPR, oferece o nível de mestrado. São seis áreas de concentração temática: teoria antropológica; organização social, família e parentesco; sistemas de crenças, rituais e simbolismo; etnicidade, fronteiras culturais e inter-cultural; cultura e meio-ambiente e antropologia e história. A página fornece maiores informações sobre o processo de seleção( nas versões Word 8.0 e 6.0 e 7.0)
Contato: ppgas@coruja.humanas.ufpr.br
Área: Antropologia

Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação- DPP. Universidade de Brasília
http://www.unb.br/dpp/
Órgão responsável pela supervisão e coordenação geral do ensino de pós-graduação e pesquisa da Universidade de Brasília. Abrangendo diferentes áreas do conhecimento, os cursos estão divididos em stricto sensu (Mestrado e Doutorado) e lato sensu (Aperfeiçoamento e Especialização). No campo das ciências humanas e sociais são oferecidos cursos de mestrado e doutorado em sociologia, antropologia e ciência política, entre outros. A página do DPP traz informaçõs sobre o calendário dos cursos, as teses e os grupos de pesquisa.
Contato: dppunb@unb.br
Área: Antropologia

Doutorado em Ciências Sociais. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade de Campinas - Unicamp
http://www.unicamp.br/ifch/pos_graduacao/d_csociais/index.html
O Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Unicamp, integrado por docentes dos departamentos de Antropologia Social, Sociologia e Ciência Política, de fundamento interdisciplinar, está organizado segundo recortes temáticos que visam a abordagem multidisciplinar das questões sociais. Os grupos de pesquisa e ensino reúnem-se em torno de uma série de atividades didáticas denominadas Seminário de Teoria e Metodologia em Ciências Sociais e no Seminário de Tese. As áreas de pesquisa do doutorado podem ser consultadas na página, que oferece links para os textos (resenhas, levantamentos bibliográficos e papers), a íntegra do programa do curso e de seus participantes, assim como uma lista com links de interesse para as Ciências Sociais.
Contato: http://www.unicamp.br/ifch/hs611/E-mails.htm
Área: Antropologia

Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
http://cogeae.pucsp.br/~pos/mdoutor/cso.html
O Mestrado em Ciências Sociais foi criado em 1973 e o Doutorado em 1983. Reúne as três áreas básicas das ciências sociais - antropologia, sociologia e ciência política - no mesmo programa por entender que as distinções entre elas se deva menos a problemas epistemológicos do que às exigências do trabalho intelectual universitário. As atividades dos dois cursos concentram-se em torno do Núcleo de Estudos e Pesquisas, onde são desenvolvidas oito linhas de pesquisas. Esta página da pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-SP traz ainda links com informações sobre o processo de seleção, os requisitos para a inscrição e a relação do corpo docente.
Contato: csopos@exatas.pucsp.br
Área: Antropologia

Mestrado em Antropologia Cultural. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
http://www.biblio.ufpe.br/libvirt/teses/antropo/index.htm
O Mestrado em Antropologia Cultural do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, teve início em 1977. Encontra-se sob a coordenação do Prof. Roberto Mauro Cortez Motta. As inscrições ficam abertas de outubro a novembro e a seleção acontece no mês de dezembro. O programa tem como área de concentração a Antropologia das Sociedades Complexas, que está dividida em quatro linhas de pesquisa: religiões populares, simbolismo e imaginário, família e gênero e pobreza e dominação. A página oferece links para os resumos das teses aprovadas pelo programa desde 1981. Esse banco de teses faz parte do projeto Libvirtus, um laboratório de tecnologia Web, que desenvolve bibliotecas virtuais e serviços e sistemas digitais para bibliotecas analógicas.
Área: Antropologia

Mestrado em Antropologia Social. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade de Campinas - UNICAMP
http://www.unicamp.br/ifch/pos_graduacao/m_a.html
O curso de mestrado em Antropologia Social promovido pelo Departamento de Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH da UNICAMP, foi criado em 1971 e tem como meta desenvolver e aprofundar a formação acadêmica nesta especialidade. A duração mínima para realizá-lo é de dois anos e, a máxima, quatro, compreendendo os cursos e a pesquisa para a dissertação. A página fornece informações sobre a seleção, a bibliografia e a relação do corpo docente do programa, inclusive dos professores colaboradores.
Contato: irene@obelix.unicamp.br
Área: Antropologia

Mestrado em Antropologia. Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH. Universidade Federal do Pará - UFPA
http://www.ufpa.br/cfch/mestantr.htm
Curso vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH - da Universidade Federal do Pará - UFPA. Visa compreender a problemática sóciocultural do Brasil contemporâneo permitindo que esta análise a partir do âmbito regional seja articulada com o contexto nacional e internacional. O site disponibiliza informações sobre o corpo docente e instruções para inscrição.
Contato: seccfch@ufpa.br
Área: Antropologia

Pós-Graduação em Ciências Sociais. Universidade Estadual Paulista - Unesp
http://www.marilia.unesp.br/ensino/pos-grad/index_cs.htm
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unesp, no campus de Marília, em São Paulo, oferece os cursos de Mestrado e Doutorado voltados para a formação de docentes e pesquisadores nas áreas de antropologia, sociologia e ciência política. Os cursos estão estruturados em três linhas de pesquisa: pensamento político e social brasileiro; cultura, identidade e sociabiliade e mundo do trabalho e movimentos sociais. A página dá acesso às referências bibliográficas e à lista do corpo docente do programa. Os requisitos para a inscrição, assim como o processo de seleção, que inclui um pré-projeto, podem ser consultados on line.
Contato: webmaster@marilia.unesp.br
Área: Antropologia

Pós-graduação em Sociologia Política e Cultura. Departamento de Sociologia e Política. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ
http://www.puc-rio.br/
O Departamento de Sociologia e Política foi criado em 1954. Teve o seu primeiro currículo inspirado no da Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo. Criou, em 2001, um programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Sociologia Política e Cultura, dando início ao processo de implantação de um mestrado em ciências sociais, ainda para 2003. Oferece a cadeira Antropologia da Arte (a página traz informações sobre proposta da cadeira e bibliografia). A página do Programa traz informações sobre pós-graduação, publicações, pesquisas, corpo docente, eventos, dentre outras.
Contato: webmaste@rdc.puc-rio.br
Área: Antropologia

Programa de Pós-graduação em Antropologia Cultural. Departamento de Ciências Sociais. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
http://www.propesq.ufpe.br/cursos/antropologia/princ.htm
Programa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE de mestrado e doutorado na área de Antropologia Cultural. Oferece como linhas de pesquisa os seguintes temas: religião, família, gênero e sexualidade, simbolismo e imaginário, etnicidade, antropologia da saúde e cultura e contemporaneidade. A página traz informações sobre o corpo docente, catálogo de teses e dissertações, recursos humanos e inserção regional e núcleos de pesquisa.
Contato: antrop@npd.ufpe.br
Área: Antropologia

Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Ciência Política. Universidade Federal Fluminense - UFF
http://freepages.web4u.com.br/ppgacp/
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Ciência Política - PPGACP, do Instituto de Ciências e Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense foi criado em 1994 com o objetivo de formar mestres e doutores que venham a atuar tanto no meio acadêmico quanto em organizações não-governamentais e administração pública em geral. O programa oferece os cursos de mestrado em Antropologia e Ciência Política, cujas as disciplinas estão articuladas através de linhas de pesquisa que refletem questões comuns aos dois campos das ciências sociais. A página do programa disponibiliza informações sobre as dissertações já defendidas, relacionando título e data de defesa, o nome do aluno e do orientador; os docentes que compõem os dois cursos e suas linhas de pesquisa; as publicações; o edital de seleção e um link para o Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas - NUFEP/UFF, formado por professores doutores que coordenam projetos integrados de pesquisa financiados pelo CNPq e outros órgão de fomento.
Contato: ppgacp@web4u.com.br
Área: Antropologia

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH. Departamento de Antropologia. Universidade de São Paulo - USP
http://www.fflch.usp.br/da/posgrad.html
Criado em 1972, o Programa é vinculado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH da Universidade de São Paulo - USP. Suas linhas de pesquisa são: etnologia indígena, antropologia urbana, antropologia rural, antropologia das populações afro-brasileiras e africanas, antropologia das formas expressivas, antropologia médica e antropologia biológica. O site disponibiliza: corpo docente, instruções para inscrição, disciplinas, bolsas de estudo e informações sobre defesa de teses. O Programa edita a Revista de Antropologia e apóia a publicação das revistas Cadernos de Campo e Sexta-Feira, veículos organizados pelos alunos do Programa.
Contato: clabyl@usp.br
Área: Antropologia

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS. Museu Nacional/Departamento de Antropologia Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
http://www.alternex.com.br/~ppgas/ppgas.html
Criado em 1968, o Programa do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece mestrado e doutorado em Antropologia Social. Dispõe de uma biblioteca especializada da área - Biblioteca Francisca Keller. Edita a revista Mana, Estudos de Antropologia Social, seu veículo de divulgação de pesquisas originais e de debate científico. O site traz a relação das teses de doutorado defendidas no PPGAS desde 1983. .
Contato: ppgas@alternex.com.br
Área: Antropologia

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
www.ufrgs.br/ifch/ppgas
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS da Universidade Federal do Rio Grande do Rio Sul - UFRGS, foi criado em 1974, inicialmente como curso de especialização. A partir de 1974 teve início o Mestrado e em 1991, o Doutorado. O objetivo deste Programa é tornar-se um centro de excelência tanto no que diz respeito à formação profissional quanto à produção acadêmica de seus pesquisadores. As linhas de pesquisa vem sendo desenvolvidas através do Laboratório de Antropologia Social, onde se articulam os projetos de diferentes núcleos. O Programa mantém intercâmbio com outros programas de pós-graduação no país e no exterior. O veículo de divulgação dos trabalhos é o periódico Horizontes Antropológicos, editado por Ségio Alves Teixeira, que já publicou dez números. O site oferece links com informações sobre a inscrição no programa, assim como sobre seu corpo docente.
Contato: ppgas@ifch.ufrgs.br
Área: Antropologia

Programa de Pós-graduação em Antropologia Social. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal do Paraná - UFPR
http://www.humanas.ufpr.br/pos/antropol/default.htm
Programa da Universidade Federal do Paraná - UFPR, que oferece as seguintes áreas temáticas: teoria antropológica, organização social, família e parentesco, sistemas de crenças, rituais e simbolismo, etnicidade, fronteiras culturais e problemas de análise inter-cultural, cultura e meio ambiente e antropologia e história. A página traz informações sobre o corpo docente, pré-requisitos e inscrições. Disponibiliza o edital e o formulário de inscrição para download. Traz informações também sobre a Reunião de Antropologia do Mercosul.
Contato: ppgas@coruja.humanas.ufpr.br
Área: Antropologia

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPCIS. Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
http://www2.uerj.br/~ppcis/
Programa oferecido pelo Departamento de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. De caráter interdisciplinar, integra as três áreas das ciências sociais - sociologia, antropologia e ciência política, unidas em torno de linhas temáticas de pesquisa. Os conteúdos das linhas de pesquisa podem ser conferidos em detalhe na homepage do programa, inclusive no que diz respeito aos professores participantes de cada módulo.
Contato: ppcis@uerj.br
Área: Antropologia

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Mestrado e Doutorado. Universidade Federal da Bahia - UFBA
http://www.ufba.br/instituicoes/ufba/posgraduacao/sociologia.html
Coordenado pela Profa. Dra. Maria da Graça Druck, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia - ufba, apresenta em sua página as principais linhas de pesquisas que estão concentradas nas áreas de sociologia e antropologia. São cinco as linhas de pesquisa, a saber: relaçõs de gênero, família e reprodução social: saúde, cultura e sociedade: etnologia, etnicidade e relações raciais: trabalho, subjetividade e condições de vida: democracia, cultura e movimentos sociais. O site provê ainda informações sobre o corpo docente, disciplinas, bibliografia e um link para inscrição online.
Contato: druck@ufba.br
Área: Antropologia

Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA. Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
http://www.ifcs.ufrj.br/csociais/ppgsa/index.html
O Programa de Pós-Graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, oferece formação nos níveis de mestrado e doutorado em antropologia e sociologia no âmbito do ensino e da pesquisa. De caráter interdisciplinar, o Programa estrutura-se em quatro linhas temáticas de pesquisa: Relações de Trabalho e Relações de Poder; Produção e Efeito de Desigualdades Sociais; Sociologia da Cultura, Simbolismo e Linguagem e Cultura e Política em perspectiva comparada. Através dos links oferecidos pelo site, é possível obter informações sobre o corpo docente, as teses defendidas, a publicação Estudos Ciências Sociais, o novo edital e a agenda de eventos.
Contato: ppgsa@ifcs.ufrj.br
Área: Antropologia

Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política - PPGSP. Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
http://www.cfh.ufsc.br/~ppgsp/
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC nasceu em 1978 com a criação do Curso de Mestrado em Ciências Sociais, cujas áreas de concentração foram inicialmente a Sociologia e a Antropologia. A partir de 1985, essa estrutura foi desmembrada em dois mestrados distintos: Sociologia Política e Antropologia Social. O PPGSP teve continuidade com o doutorado em Sociologia Política. Os interessados poderão encontrar na página do programa informações sobre o corpo docente, a estrutura curricular, as linhas de pesquisa, as dissertações defendidas, os editais de seleção (mestrado e doutorado) e outros links que ajudam a orientar o candidato.
Contato: ppgsp@cfh.ufsc.br
Área: Antropologia


Topo