home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Instituições de Ensino e Pesquisa - Antropologia   Brasileiras



Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais. Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
http://www.uemg.br/
O curso objetiva a compreensão, análise e produção de conhecimentos referentes às estruturas sociais, a considerar as relações, instituições, representações e cultura, fenômenos de ordenação e transformação política. É oferecido nos campi de Divinópolis e Passos. A Universidade possui Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros, de Estudos do Trabalho, de Cooperação Internacional e de Memória Cultural do Sul de Minas. A página traz informações sobre áreas de pesquisa e bibliotecas setoriais.
Contato: uemg@uemg.br
Área: Antropologia

Bacharelado e Licenciatura Plena em Ciências Sociais. Universidade Federal do Amapá
http://www.unifap.br/
Criado em 2000, o curso, de caráter interdisciplinar, tem como áreas de concentração a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. A grade curricular contém cadeiras nas áreas de História, Geografia Humana e Econômica, Sociologia, Antropologia, Política, Economia, Estatística e Métodos e Técnicas de Pesquisa. A página da Universidade traz informações sobre biblioteca, corpo docente, pós-graduação, vestibular e informática.
Contato: http://www.unifap.br/fale.htm
Área: Antropologia

Bacharelado em Ciências Sociais. Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
http://www.ufms.br/
Criada em 1962, em 2000 a Universidade passa a oferecer o curso no campus de Campo Grande. A página traz informações sobre o jornal da UFMS, educação à distância, associações e os diversos campi da Universidade.
Contato: dvet@nin.ufms.br
Área: Antropologia

Bacharelado em Ciências Sociais. Universidade Federal do Amazonas - FUA
http://www.fua.br/index.php
A página da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PROEG - traz informações sobre formas de ingresso, os cursos oferecidos, dentre os quais os cursos regulares, notícias, calendário e portal do aluno.
Área: Antropologia

Centro de Estudos Afro-Asiáticos - CEAA
http://www.candidomendes.br/ceaa/inicial.htm
Criado em 1973 e vinculado à Universidade Cândido Mendes, o CEAA dedica-se aos estudos africanos, asiáticos e afro-brasileiros, bem como a questões relacionadas com a participação do negro na estrutura social brasileira e as desigualdades raciais contemporâneas. A página traz informações sobre o curso de pós-graduação em História da África, o programa de pesquisas do Centro, suas publicações e sobre o setor de Biblioteca e Documentação, entre outras.
Contato: ceaa@candidomendes.br
Área: Antropologia

Centro de Estudos Afro-Asiáticos - CEAA. Universidade Cândido Mendes - UCAM
http://www.candidomendes.br/ceaa/
Centro criado em 1973, voltado para o estudo sobre África, Ásia, desigualdades e relações raciais e cultura afro-brasileira. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e cooperação com aqueles continentes. Vinculado à Universidade Cândido Mendes - UCAM. No campo do ensino, oferece desde 1996 cursos de pós-graduação lato sensu em História da África, História do Século XX, História do Brasil e Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais. O site apresenta pesquisas, pesquisadores, publicações, dentre as quais a Revista Estudos Afro-Asiáticos, o Programa de Administração de bolsistas - PAB -, biblioteca e o Instituto de Humanidades.
Contato: http://www.candidomendes.br/ceaa/Html/fconosco.asp
Área: Antropologia

Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas - CEPPAC/UnB
http://www.unb.br/ics/ceppac/
O Ceppac é uma unidade acadêmica vinculada ao Instituto de Ciências Socias - ICS da UnB, que mantém um programa de doutorado em Estudos Comparativos da América Latina e do Caribe, instituído em 1985 em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - FLACSO. A página traz informações sobre as linhas de pesquisa, corpo docente, teses aprovadas e disciplinas oferecidas.
Contato: ceppac@unb.br
Área: Antropologia

Centro Virtual de Estudos Clássicos. Universidade Federal do Paraná - UFPR
http://www.centrovirtual.org/
Vinculado à UFPR, este centro é pioneiro na realização de cursos não presenciais sobre as civilizações antigas greco-latinas. A página traz informações sobre os cursos realizados e dá acesso a links para outros sites relacionados á área.
Contato: cvec@centrovirtual.org
Área: Antropologia

Colegiado de Ciências Sociais. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal do Pará - UFPA
http://www.ufpa.br/ufpa/
Colegiado abrigado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH - que possui um setor de editoração voltado para a publicação do "Caderno Humanitas", dois Núcleos de Assessoria Psicológica – que oferece gratuitamente atendimento psicoterápico individual e grupal para crianças, adolescentes e adultos - e outro de Documentação e Pesquisa da História Regional, além de uma Biblioteca setorial, uma Clínica de Psicologia, que presta atendimento psicológico à comunidade e o Laboratório de Antropologia Artur Napoleão Figueiredo. O curso forma profissionais ligados ao estudo da sociedade em seus aspectos políticos, sociais e culturais. Oferece ao final dois títulos acadêmicos: bacharel e licenciado pleno em Ciências Sociais. Possui três áreas de concentração: sociologia, antropologia e ciência política.
Contato: seccfch@ufpa.br
Área: Antropologia

Curso de Graduação em Ciências Sociais. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
http://www.ufsm.br/csociais/
Curso da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Rio Grande do Sul. Possui as seguintes áreas de concentração: Sociologia, Ciência Política e Antropologia. A página traz informações sobre eventos, corpo docente e mercado de trabalho.
Contato: csociaisufsm@yahoo.com.br
Área: Antropologia

Departamento de Antropologia - DAN. Universidade de Brasília - UnB
http://www.unb.br/
Criado em 1962, o projeto da UnB voltou-se para o humanismo, a livre criação cultural, integrando a ciência e a tecnologia modernas. O Departamento de Antropologia oferece os cursos de antropologia cultural, da arte, da música, da religião, da saúde, do gênero, antropologia econômica, política, urbana, estudos afro-brasileiros, dentre outros. A página do Departamento traz informações sobre programas, créditos e bibliografia das disciplinas.
Contato: unb@unb.br
Área: Antropologia

Departamento de Antropologia - DEANT. Fundação Joaquim Nabuco
http://apipucos.fundaj.gov.br/docs/inpso/deant/deant3.html
Vinculado à Fundação Joaquim Nabuco, este departamento desenvolve pesquisas voltadas para captar o esboço cultural da realidade da região Norte e Nordeste, nas áreas de família, gênero, antropologia ecológica, arte, literatura e imaginário, estudos afro-brasileiros e pobreza. A página dá acesso ao Fórum Permanente de Debate Família & Gênero, que aborda o tema em uma visão interdisciplinar.
Contato: ramalhoc@fundaj.gov.br
Área: Antropologia

Departamento de Antropologia. Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - ICHF. Universidade Federal Fluminense - UFF
http://www.uff.br/ichf/antropologia.htm
Departamento do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - ICHF, da Universidade Federal Fluminense - UFF. Criado em 1984 por divisão do Departamento de Ciências Sociais. A antropologia começou a ser ensinada em 1947, ainda na Faculdade Fluminense de Filosofia, da qual se origina o ICHF, por um ex-aluno de Arthur Ramos. Com a Reforma Universitária de 1968 a antropologia passa a ser ensinada para diversos cursos da UFF, estando presente de forma significativa, em especial, nos cursos de ciências sociais e história. Atualmente, o Departamento de Antropologia conta com 76 disciplinas no ementário da universidade, oferecidas a diversos cursos de graduação por um corpo docente de 22 professores. O site traz um histórico do departamento, corpo docente e disciplinas e ementas.
Contato: bigw@vm.uff.br
Área: Antropologia

Departamento de Antropologia. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - SCHLA. Universidade Federal do Paraná - UFPR
http://www.humanas.ufpr.br/dean/Default.htm
Vinculado ao SCHLA da UFPR, direciona seus estudos para a arqueologia e mantém um programa de pós-graduação em Antropologia Social, com áreas de concentração em organização social, família e parentesco, sistemas de crenças, rituais e simbolismo, etnicidade e fronteiras culturais, entre outras. A página traz informações sobre o corpo docente, publicações e atividades do departamento.
Contato: cadur@coruja.humanas.ufpr.br
Área: Antropologia

Departamento de Ciências Sociais - DCS. Universidade Federal de Sergipe - UFS
http://sergipe.ufs.br/departamentos/dcs/sc-br/index.html
Vinculado à UFS, e criado em 1990, o DCS oferece cursos e bacharelado e licenciatura. A página traz informações sobre corpo docente e linhas de pesquisa em torno de temas como religião, educação, trabalho, questões urbana, cultura popular, movimentos sociais, políticas públicas, história social, representações sociais, identidade, teoria social, estudos étnicos, desenvolvimento, meio ambiente, pensamento social brasileiro e problemas agrários.
Contato: tarcisiosoares@hotmail.com
Área: Antropologia

Departamento de Ciências Sociais. Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia - FCHF. Universidade Federal de Goiás - UFG
http://www.fchf.ufg.br/principal/departamento_cs.html
Vinculado à UFG, oferece cursos de graduação e de especialização em Políticas Públicas, além de manter um programa de pós-graduação em Sociologia.
Contato: secrdcs@fchf.ufg.br
Área: Antropologia

Departamento de Sociologia e Antropologia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH. Universidade Federal do Minas Gerais - UFMG
http://kant.fafich.ufmg.br/soa/
Vinculado à FAFICH da UFMG, o curso de Ciências Sociais foi criado em 1941. A página traz informações sobre o Departamento de Sociologia e Antropologia, seus cursos de graduação e mestrado em Sociologia, as linhas de pesquisa desenvolvidas. Também dá acesso a links para publicações, listas de discussão, associações e instituições acadêmicas, entre outros.
Contato: soa@fafich.ufmg.br
Área: Antropologia

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FFCH. Universidade Federal da Bahia - UFBA
http://www.ufba.br/instituicoes/ufba/faculdades/ffch/
A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FFCH, da Universidade Federal da Bahia - UFBA, foi fundada em 1941, funcionando hoje no bairro de São Lázaro, em Salvador. A Faculdade é composta por cinco Colegiados de Graduação, sete Departamentos, e um Programa de Pós- Graduação, com dois Mestrados, um em História e outro em Sociologia, e o Doutorado em Ciências Sociais, além de oito Núcleos de Pesquisa e quatro Órgãos Suplementares.
Contato: sylvia@ufba.br
Área: Antropologia

Fundação Darcy Ribeiro - Fundar
http://www.fundar.org.br/
Localizada no bairro carioca de Santa Teresa, a Fundar é uma instituição cultural movida pelo entusiasmo de seu fundador, o etnólogo, educador, escritor e senador Darcy Ribeiro, um homem de muitas causas que lutou pelo desenvolvimento cultural e artístico do Brasil. O site se detina a divulgar e promover as atividades da Fundação e prestar a devida homenagem a Darcy Ribeiro por tudo que realizou. A página traz informações sobre os projetos em desenvolvimento e links dando acesso ao acervo acumulado por Darcy, uma biografia, bibliografia, entre outros itens.
Contato: fundar@alternex.com
Área: Antropologia

Fundação Gilberto Freyre
http://www.fgf.org.br/
A Fundação Gilberto Freyre foi criada pelo mestre de Apicucos ainda em vida, não apenas para preservar seu patrimônio pessoal e intelectual, mas também como um estímulo à continuidade de seus estudos da cultura brasileira e do homem tropical. O complexo educacional da instituição é composto pela casa-museu, pelo sítio ecológico, pelo museu vivo e pelo espaço cultural. Os projetos culturais em andamento estão disponíveis à consulta. Sobre o trabalho do escritor e antropólogo destaca-se a Biblioteca Virtual Giberto Freyre, uma parceria da Fundação com o programa Prossiga/IBICT/MCT.
Contato: fgf@fgf.org.br
Área: Antropologia

Fundação Joaquim Nabuco
http://www.fundaj.gov.br
A Fundação Joaquim Nabuco, situada no estado de Pernambuco, oferece através da sua home page acesso a seus acervos (biblioteca, museus, acervos documentais, iconografia, fonoteca, cinemateca), estudos, projetos e outros serviços, todos relacionados à área de cultura, sociologia, antropologia e história brasileira. O site disponibiliza também textos on line para a pesquisa em várias áreas específicas.
Contato: maban@fundaj.gov.br
Área: Antropologia

Grupo de Estudos em Relações Interétnicas - GERI. Universidade de Brasília - UnB
http://www.unb.br/ics/dan/geri/
O GERI é um grupo de estudo e pesquisa do Departamento de Antropologia da UnB. É aberto à comunidade acadêmica e a quem se interessar pela temática referente à etnicidade e às relações interétnicas. As atividades do grupo tiveram início em janeiro de 1997 com a realização do Programa de Seminários, no qual são apresentados os projetos de pesquisa e os relatórios de trabalho. Os seminários acontecem semestralmente; os títulos, nome do apresentador e a data em que ocorreram podem ser conferidos no site. A página oferece um link para os integrantes do GERI, com informações sobre a área de interesse dos pesquisadores e o e-mail. Um boletim eletrônico, de periodicidade anual, com alguns trabalhos do grupo, podem ser obtidos via download. Oferece versão em inglês.
Contato: silvact@unb.br
Área: Antropologia

Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
http://www.ifcs.ufrj.br/
O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais - IFCS, da Universidade Federal do Rio do Janeiro - UFRJ abriga os curso de graduação em História, Filosofia e Ciências Sociais e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - PPGSA. A Biblioteca Marina São Paulo Vasconcelos, com mais de 60 mil volumes, permite consulta on line e tem em seu acervo coleções como a de Arthur Ramos, fundador da cátedra de Antropologia da antiga Faculdade Nacional de Filosofia. O site mantém um link com a divulgação dos principais eventos que ocorrem no Instituto.
Contato: webmaster@ifcs.ufrj.br
Área: Antropologia

Instituto Social de Estudos de Religião - ISER
http://www.iser.org.br/
Organização não governamental a serviço da sociedade civil e do fotalecimento da cidadania no Brasil. Desenvolve pesquisas, formação e a assessoria em quatro áreas temáticas: Violência, Segurança Pública e Direitos Humanos; Meio Ambiente e Desenvolvimento; Organizações da Sociedade Civil; e Religião e Sociedade. O ISER foi fundado em 1970 por teólogos e pesquisadores em ciências sociais com interesses nas relações entre religiosidade e transformação social. Publica a revista semestral Religião e Sociedade, aberta a diversas tendências e propostas de interpretação sobre o fenômeno religioso em suas relações com a sociedade. O site oferece versão em inglês.
Contato: iser@iser.org.br
Área: Antropologia

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. Universidade Cândido Mendes - UCAM
http://www.iuperj.br/
O Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ, é um centro de pesquisa e ensino pós-graduado em Ciências Sociais da Universidade Cândido Mendes. Um dos projetos mais relevantes do Instituto é o URBANDATA, uma Base bibliográfica sobre o Brasil urbano. O site dá acesso à lista do corpo técnico administrativo e aos programas de pesquisa da instituição, assim como ao programa de pós-graduação e ao programa de publicação, no qual se destaca a Dados - Revista de Ciências Sociais, uma publicação acadêmica periódica, aberta à comuniade de cientistas sociais no Brasil e no exterior.
Contato: rboschi@iuperj.br
Área: Ciência Política

Katakumba. Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social. Universidade de Brasília - UnB
http://www.unb.br/ics/dan/pg/
Katakumba é o laboratório onde os alunos de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília - UnB, realizam seus estudos e pesquisas. A página relaciona as áreas de interesse dos alunos do mestrado e do doutorado com seus respectivos endereços eletrônicos.
Contato: pgdan@guarany.cpd.unb.br
Área: Antropologia

Labi-Nime USP
http://www.imaginario.com.br/
Centro de pesquisa criado em 1988 no âmbito da Universidade de São Paulo - USP, cuja proposta é desenvolver por meio de um enfoque interdisciplinar pesquisas teóricas e empíricas sobre o imaginário e a memória. Sua produção intelectual pode ser conferida na Revista do Imaginário. Coloca à disposição do público um banco de dados com informações sobre os temas da memória e do imaginário.
Contato: labi@edu.usp.br
Área: Antropologia

Laboratório de História Antiga - LHIA. Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
http://www.lhiaufrj.com.br/
Funcionando desde 1993, o Laboratório de História Antiga da UFRJ é formado por professores, pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação em História, cujas linhas de pesquisa incidem sobre o enfoque da História da Antiguidade (grega, romana, próximo oriental e oriental), com uma perspectiva interdisciplinar, incluindo as áreas de história, antropologia, arqueologia, filosofia, literatura, etc. Além da pesquisa, o LHIA promove vários eventos anuais, como cursos de extensão, cursos instrumentais, ciclos de debates e encontros, além de publicar a revista Phoînix. O site é dedicado à divulgação dos estudos, projetos, pesquisas e publicações desenvolvidos pelo Laboratório.
Contato: lhia@ifcs.ufrj.br
Área: Antropologia

Laboratório de Pesquisa Social - LPS
http://www.ifcs.ufrj.br/lps/site.phtml
Espaço de pesquisa voltado para a formação de alunos da graduação do Curso de Ciências Sociais da UFRJ. O LPS está organizado em doze núcleos temáticos de pesquisa, com dois ou mais professores-orientadores de todas as áreas das CS. De 1988-98, contou com o apoio institucional da Fundação Ford, que possibilitou a viabilização de uma idéia coletiva de iniciação científica. A página descreve as realizações do LPS nos últimos dez anos.
Contato: webmaster@ifcs.ufrj.br
Área: Antropologia

Núcleo de Estudos da Religião. Universidade Federal de Ouro Preto. Instituto de Ciências Humanas e Sociais
http://www.nerufop.cjb.net/
O NER foi fundado em 1995 no âmbito do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - ICHS, da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Dedica-se aos estudos sobe religiões monoteístas que procura entender de acordo com suas próprias referências. Promove Ciclos de Estudos da Religião e outras atividades acadêmicas. Informações sobre os próximos eventos.
Contato: nerufop@hotmail.com
Área: Antropologia

Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas - NEPPI. Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
http://www.neppi.ucdb.br/
Criado em 1995, o Núcleo da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB -, em Mato Grosso do Sul, tem por finalidade coordenar programas, como os Programas Kaiowá/Guarani e Terena, e projetos de pesquisa e extensão voltados para as sociedades indígenas. Busca contribuir para a implementação de políticas públicas e o fortalecimento da cidadania destas populações. A página traz informações sobre a equipe técnica, vídeos e notícias.
Contato: neppi@ucdb.br
Área: Antropologia

Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra - NESEN. Universidade Federal Fluminense - UFF
http://www.uff.br/nepae/NESEN.htm
Núcleo criado em 1994 pela Professora Dra. Isabel Cruz da Universidade Federal Fluminense - UFF -, voltado para a discussão sobre saúde com recorte de etnia e gênero. Desenvolve pesquisas interdisciplinares e interinstitucionais; oferece cursos e presta assessoria a instituições sobre fatores étnicos e culturais, envolvendo discussões sobre o combate à discriminação. Oferece como linhas de pesquisa: processo bem-estar/saúde-doença/mal-estar em afro-brasileiros, ao longo do ciclo vital, com recorte de gênero e classe social. A página traz informações sobre o programa de atividades, publicações, textos e datas importantes.
Contato: isabelcruz@uol.com.br
Área: Antropologia

Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas - NUFEP/UFF
http://www.uff.br/nufep/paginas/bemvindo.htm
Fundado em 1994 por professores do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Ciência Política PPGACP do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense - ICHF, o NUFEP coordena projetos integrados de pesquisas financiados pelo CNPq. Os programas de pesquisa estão agrupados nos seguintes temas: transmissão de patrimônios culturais; impactos ambientais da expansão metropolitana e análise comparada de processos e instituições políticas. O núcleo está vinculado ao Laboratório de Etnografia Visual do ICHF, um centro de produção audiovisual articulado aos projetos de pesquisa. Uma das realizações dessa parceria é o vídeo "Limites - Itaipu e Arraial do Cabo: reconstruindo um espaço", utilizando o acervo etnográfico de pesquisadores. Dentre as atividades de extensão do NUFEP está o curso de especialização Justiça Criminal e Segurança Pública, para oficiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro e alunos de graduação e pós-graduação da UFF.
Contato: kant@web4u.com.br
Área: Antropologia

Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes - SCHLA. Universidade Federal do Paraná - UFPR
http://www.humanas.ufpr.br
O SCHLA, da Universidade Federal do Paraná, oferece vários cursos de graduação, entre eles: comunicação, história, filosofia, letras e ciências sociais. Um curso de especialização em filosofia política e um curso de pós-graduação em antropologia social. Publica a Revista de Ciências Humanas.
Contato: webmaster@humanas.ufpr.br
Área: Antropologia


Topo