home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Associações e Sociedades Científicas - Antropologia   Estrangeiras



FONTES DE REFERÊNCIA
African Studies Association - ASA
http://www.africanstudies.org/
Fundada em 1957, localiza-se na State University of New Jersey, nos Estados Unidos. Sua missão é reunir pessoas com interesse acadêmico e profissional na África. Proporciona serviços úteis à comunidade africanista. A página traz informações sobre como associar-se, encontros anuais, publicações, prêmios, organizações filiadas e princípios éticos.
Contato: callASA@rci.rutgers.edu
Área: Antropologia

Alaska Anthropological Association
http://www.alaska.net/~oha/aaa/
Esta Associação dedica-se a difundir a Antropologia no Alaska através de diversas atividades, promovendo a participação de nativos no entendimento de sua cultura no passado e no presente. A Associação realiza seu encontro anual no mês de março e geralmente publica quatro boletins de notícias a cada ano. A produção intelectual de seus membros está reunida na publicação Aurora, de cunho monográfico.
Contato: Mcclenap@aol.com
Área: Antropologia

American Anthropological Association - AAA
http://www.aaanet.org
Organização fundada em 1902 em Arlington, nos EUA, criada para promover a antropologia, estimular e coordenar trabalhos e pesquisas sobre arqueologia, biologia, etnologia, antropologia social, cultural e linguística. A Associação é dividida em grupos de interesse, oferece dicas para a carreira de antropólogo e mantém o programa AAA Minority Issues. Veja no site links para a diretoria, os eventos promovidos e as publicações da Associação.
Contato: webservant@ameranthassn.org
Área: Antropologia

American Association for the Advancement of Slavic Studies - AAASS
http://www.fas.harvard.edu/~aaass/
Sociedade acadêmica sem fins políticos dedicada ao avanço do conhecimento sobre a Rússia, a Eurásia central e a Europa do leste e central. Aglutina os interessados na cultura, história e língua dos povos dessas regiões, bem como nos seus sistemas econômico e político e dá coerência para um campo que cobre diversas disciplinas acadêmicas e interesses. A página traz informações sobre o corpo de diretores, associados, como associar-se, associação institucional, convenção, publicações, prêmios, programas de verão e recursos na Web.
Contato: aaass@fas.harvard.edu
Área: Antropologia

American Association of Physical Anthropologists - AAPA
http://physanth.org/
Fundada em 1930, tem como área de atuação a Antropologia física, uma ciência biológica que lida com adaptações, variabilidade e evolução dos seres humanos e sua vida. Estuda a biologia humana no contexto da cultura e do comportamento humano. A página traz informações sobre mercado de trabalho, notícias, diretoria, como associar-se, carreiras relacionadas à Antropologia física, programas de graduação, encontro anual da Associação, outros eventos, publicações e instituições associadas.
Contato: http://www.physanth.org/discus/messages/2/2.html
Área: Antropologia

American Ethnological Society - AES
http://www.aaanet.org/aes/
Fundada em 1842, a AES é a mais antiga organização profissional de antropólogos dos Estados Unidos. Vinculada à American Anthropological Association - AAA, a sociedade promove estudos etnológicos, realiza eventos como o encontro anual, institui prêmios e publica o periódico American Ethnologist.
Contato: oday@calterra.com
Área: Antropologia

American Folklore Society - AFS
http://www.afsnet.org/
Criada em 1888, a Sociedade tem como objetivo estimular pesquisas no campo do folclore e da cultura popular americanas. Reune estudiosos do mundo inteiro em torno de temas que abordam desde as tradições familiares locais aos conflitos étnicos transnacionais. Sua página apresenta as seções temáticas, suas publicações e eventos, além de outras informações de interesse da área.
Contato: flattext@flattext.com
Área: Antropologia

Anababtist Sociology and Anthropology Association - ASAA
http://www.hillsdale.edu/Dept/Soc/asaa/
O principal objetivo da ASAA é facilitar a comunicação e a associação entre pessoas com convergência de interesses na tradição anabatista, ou que estejam de algum modo envolvidas com o trabalho sociológico ou antropológico sobre esse movimento cristão com origens no século 16. A proposta da página é oferecer informações sobre a Associação e manter seus membros e simpatizantes em contato por meio dos serviços oferecidos no site. Tem links para os eventos, lista de discussão e para o boletim da ASAA.
Contato: peter.blum@hillsdale.edu
Área: antropologia

Anthropology in Action
http://www.angelfire.com/rpg/anthropologyinaction/
Reúne antropólogos interessados nos seguintes temas: saúde coletiva, trabalho comunitário, educação, mudança organizacional e desenvolvimento, ressaltando os aspectos políticos e práticos no interior desses campos. A página traz uma apresentação dos programas e atividades da associação, referência à publicação (restrita aos membros)Anthropology in Action, calendário de eventos e informações sobre grupos de trabalho.
Contato: 106347.167@compuserve.com
Área: Antropologia

The Anthropology Society of the University of Malta
http://soc.um.edu.mt/anthropology/
Fundada em 1994 pelo Conselho da Universidade de Malta, que inclui estudantes e professores de Antropologia, esta sociedade científica edita um boletim eletrônico chamado Kulturkarte e promove um encontro anual, o Ethnic Meal, que ocorre no mês de novembro. Outras atividades, como seminários temáticos, exibição de filmes etnográficos, a festa de Halloween e discussões informais, fazem parte da programação da entidade, cujo calendário encontra-se disponível no site.
Contato: anthropology@soc.um.edu.mt
Área: Antropologia

Archaelogical Institute of America - AIA
http://www.archaeological.org/
Fundado em 1879, visa promover pesquisa arqueológica e preservar os recursos arqueológicos e a herança cultural do mundo. Promoveu estudo arqueológicos através de centros e escolas de pesquisa em diversos países e mantém relações com estas instituições, dentre as quais a American School of Classical Studies de Atenas e a School of Classical Studies na American Academy em Roma. A página disponibiliza informações para os que desejam associar-se, publicações, prêmios, oportunidades de trabalho de campo e de colocação no mercado de trabalho.
Contato: http://www.archaeological.org/webinfo.php?page=10019
Área: Antropologia

Asociación Canaria de Antropología - ACA
http://www.ull.es/departamentos/area_antropologia/ANTROP-5.htm
Fundada em 1981, a ACA vem se dedicando a promover seminários e conferências em temas relacionados à antropologia social e cultural. Em 1993, organizou o VI Congresso de Antropologia, em Tenerife, publicando as atas do encontro em oito volumes. A Associação é responsável pela publicação da Revista Guize, de cunho acadêmico, voltada para a comunidade antropológica das Ilhas Canárias.
Contato: asantana@ull.es
Área: Antropologia

Asociación Etnomurcia
http://usuarios.tripod.es/etnomurcia/index.htm
Fundada em 1996, tem como objetivo o fomento da cultura tradicional da região de Murcia, Espanha, buscando a integração de determinadas formas culturais, adaptando-as à sociedade presente, com o fim de demonstrar a possibilidade de sua coexistência e a validade atual de algumas propostas tradicionais em sua vertente cultural e lúdica, assim como o estudo e divulgação de modos de vida particulares, arraigados durante séculos, que formam parte inseparável das raízes culturais da região. A página traz informações sobre a Cuadrilla Mediterránea, catálogo de publicações murcianas, imagens, agenda cultural, pesquisas, documentos gráficos e históricos e como associar-se.
Contato: etnomurcia@eresmas.com
Área: Antropologia

Associação Independente Arqueologia - AIA
http://www.uc.pt/aia/
Fundada em 1995, dedica-se à investigação científica e à valorização do patrimônio arqueológico, ambiental, cultural e histórico de Portugal. Suas ações priorizam o desenvolvimento de novas metodologias na área arqueológica. A página traz informações dos serviços prestados pela AIA e divulga a revista eletrônica Cyberarqueólogo Português, dedicada à arqueologia em Portugal.
Contato: aia@gemini.ci.uc.pt
Área: Antropologia

Association for Political & Legal Anthropology - APLA
http://www.aaanet.org/apla/index.htm
Afiliada à American Anthropological Association - AAA, a APLA reúne estudiosos com interesse em questões contemporâneas no campo da antropologia política e legal, tais como nacionalismo, cidadania, Estado, sociedade civil, colonialismo e pós-colonialismo, esfera pública, multiculturalismo, globalização, imigração, refugiados e mídia especializada, abordadas também na sua publicação Polar: The Political and Legal Anthropology Review.
Contato: h.g.west@lse.ac.uk
Área: Antropologia

The Association for the Study of Ethnicity and Nationalism - ASEN
http://www.lse.ac.uk/collections/ASEN/Default.htm
Fundada em 1990 por estudantes e acadêmicos da London School of Economics, Reino Unido, onde está sediada. Tem como objetivos: construir uma rede multidisciplinar de acadêmicos interessados em etnicidade e nacionalismo, estimular o debate sobre estes temas e recolher e divulgar informação sobre os mesmos nos seus jornais Studies in Ethnicity and Nationalism - SEN - e Nations and Nationalism. A página traz informações sobre a sua conferência anual, a mini-conferência sobre Etnicidade Dominante, seminários, como associar-se e comitê executivo e conselho consultivo.
Contato: ASEN@lse.ac.uk
Área: Antropologia

Association Française de Anthropologues - AFA
http://www.afa.msh-paris.fr/
Criada em 1979, a AFA tem por objetivo promover o desenvolvimento da antropologia e das relações entre os profissionais, prestar informações à opinião pública sobre a antropologia e representar a etnologia francesa em fóruns internacionais. Edita o periódico Journal des anthropologues, veículo de difusão de novas pesquisas e de discussão sobre questões contemporâneas das ciências sociais. O site oferece um link para as novidades da profissão e apresenta versões em espanhol e inglês.
Contato: afa@msh-paris.fr
Área: Antropologia

Association of International Researchers
http://aoir.org/
Associação dedicada a contribuir para a formação de um novo campo internacional de pesquisa na Internet, capaz de proporcionar, de forma igualitária, a interação entre pesquisadores de diversos níveis e países conectados à rede. Promove a interdisciplinariedade em pesquisas e estudos críticos, explorando os aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da Internet.
Contato: sjones@uic.edu
Área: Antropologia

Association of Latina and Latino Anthropologists - ALLA
http://www.monterey.edu/academic/centers/sbsc/ALLA/index.html
Membro da American Anthropological Association - AAA, a ALLA serve à comunidade acadêmica latino-americana. É presidida por Ruben G. Mendoza. Promove prêmios acadêmicos, encontros anuais e um boletim eletrônico publicado mensalmente. Vale conferir a seleção de links sobre latino e latinas sob a ótica das ciências sociais.
Contato: ruben_mendoza@monterey.edu
Área: Antropologia

The Association of Social Anthropologists - ASA
http://www.asa.anthropology.ac.uk
Fundada em 1946, promove o ensino e a pesquisa em Antropologia Social na Inglaterra, mantém encontros anuais e edita publicações com os resultados de pesquisas de seus profissionais. Através do Radicliffe-Brown Memorial Fund presta auxílio financeiro a estudantes que estejam completando trabalho de tese de doutorado.
Contato: pcaplan@sas.ac.uk
Área: Antropologia

Atelier des Rencontres et des Recherches Comparatives en Ethnologie - ARCE
http://www.ethnobistro.com
Fundado em 1993 por um grupo de etnólogos radicados em Montpellier, L´ARCE tem como objetivo a promoção, difusão, formação e valorização da pesquisa em etnologia. Organiza o ciclo anual de palestras e conferências Bistrot des Ethnologues, disponibilizando alguns textos em Archives, publica o boletim trimestral Ethnosud e oferece links relacionados à área por meio da Ethnonet.
Contato: arce@ethnobistro.com
Área: Antropologia

Australian & New Zealand Studies Association of North America - ANZSANA
http://www.utexas.edu/depts/cas/anzsana/
Associação interdisciplinar que visa promover o ensino sobre a Austrália e a Nova Zelândia e a investigação acadêmica sobre tópicos e temas relativos a estes dois países nas instituições de educação superior da América do Norte. Outro de seus objetivos é reforçar e aprofundar as relações bilaterais entre estes dois países e a América do Norte. A página traz informações sobre estatutos, como associar-se, a Australian Studies Network, os diretores atuais, a conferência de 2003 e as conferências anteriores.
Contato: yacker@www.utexas.edu
Área: Antropologia

Australian Anthropological Society Inc - AAS
http://www.aas.asn.au/
A AAS é uma sociedade pelo progresso da antropologia na Austrália. A maioria dos membros é de profissionais com pesquisas na Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné e Fiji. Links sobre lista de discussão e a conferência anual da sociedade.
Contato: aas.taja@anthropology.su.edu.au
Área: Antropologia

British Association for Slavonic and East European Studies - BASEES
http://www.basees.org.uk/
Fundada em 1989 com a associação da British University Association of Slavists e a National Association for Soviet and East European Studies, tem como objetivo desenvolver a educação no Reino Unido em Humanidades e nas Ciências Sociais no que diz respeito à antiga União Soviética e aos países do leste europeu. Sua atividade principal é a realização da Conferência Anual em Cambridge. A página traz informações sobre como associar-se, o Comitê Executivo, o Comitê de Pesquisa e Desenvolvimento, diversos grupos de estudos (sobre estudos medievais, revolução russa, relações de gênero e religião nessa região), estatutos, o Prêmio Alexander Nove e outras conferências e eventos sobre o mesmo tema.
Contato: k.m.hodgson@ex.ac.uk
Área: Antropologia

The Canadian Anthropology Society/La Societé Canadienne D´Anthropologie - CASCA
http://socserv2.socsci.mcmaster.ca/~casca/
Organização bilíngue que atua a nível nacional, promovendo a pesquisa antropológica no Canadá e sua difusão no meio acadêmico e na sociedade. A CASCA coordena grupos virtuais como a Rede de Mulheres, publica o mais antigo periódico de antropologia do Canadá, a revista Anthropologica, editada semestralmente, com circulação restrita a seus membros. A página divulga infomações sobre os congressos realizados ou a realizar, notícias departamentais e disponibiliza o formulário para inscrição ao prêmio Richard F.Salisbury.
Contato: cooper@mcmaster.ca
Área: Antropologia

Canadian Sociology and Anthropology Association/ La Société Canadienne de Sociologie et d´Anthropologie- CSAA
http://alcor.concordia.ca/~csaa1/
A página tem versão em inglês e francês, e está organizada de modo a que o usuário possa conhecer a estrutura da CSAA, seus conselhos, comitês, publicações, prêmiações como a John Porter Award, conferências, etc. Oferece links para os departamentos de sociologia e de antropologia no Canadá. Entre os serviços oferecidos destacam-se os fóruns eletrônicos de discussão, listas temáticas como as de anti-racismo e urbanismo e comunidade.
Contato: csaa@vax2.concordia.ca
Área: Antropologia

Centre for Aboriginal Studies
http://gunada.curtin.edu.au/
Criado em 1983, está situado na Curtin University of Technology, em Bentley, no oeste da Austrália. Tem como objetivo promover uma crescente participação dos povos aborígenas em estudos de terceiro grau e criar novas formas de aprendizagem e trabalho para o benefício de todos os povos. Promove cursos prioritariamente para os povos aborígenas. A página traz informações sobre pesquisa, equipe, oportunidades de estudos, serviços de apoio ao estudante, biblioteca, uma galeria de arte e o Festival Mundjah.
Contato: contact@gunada.curtin.edu.au
Área: Antropologia

Centro de Musicología Andina
http://www.pucp.edu.pe/~cea/index.html
Anteriormente denominado The Archive of Traditional Andean Music, foi fundado em 1985 no Instituto Riva-Agüero da Pontificia Universidad Católica do Peru com a apoio da Fundação Ford. Seu principal objetivo é documentar, preservar e disseminar as tradições musicais andinas. Realiza pesquisas em regiões específicas dos Andes, documentando diversas tradições musicais e seu papel na cultura. A página traz informações sobre audio, vídeo e livros.
Área: Antropologia

Colégio de Graduados en Antropología de la República Argentina
http://www.cgaweb.8m.com/home.htm
Fundado em 1972, inclui entre seus membros antropólogos sociais, arqueólogos, folcloristas e bioantropólogos graduados em universidades argentinas ou estrangeiras que tenham revalidado seu título na Argentina. Sua meta é a promoção e defesa dos interesses profissionais dos antropólogos argentinos. Para realizar estes fins gestiona iniciativas e apoios no nível gremial, acadêmico e institucional. A página traz informações sobre como associar-se, publicações, notícias e instituições acadêmicas na área da Antropologia.
Contato: cgaweb@yahoo.com
Área: Antropologia

Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales - CLACSO
http://www.clacso.edu.ar/
É uma rede internacional, não governamental e sem fins lucrativos, dedicada a promover pesquisa, discussão e difusão acadêmica em diversas áreas das ciências sociais, reunindo pesquisadores do mundo inteiro na área das ciências sociais. A sua home page oferece diversas informações como os debates e temas de interesse da CLACSO, os centros e pesquisadores associados, informações sobre a biblioteca, além de uma sala de leitura onde é livre o acesso a textos de cientistas sociais latino-americanos e caribenhos.
Contato: clacso@clacso.edu.ar
Área: Antropologia

Consortium for Qualitative Research Methods - CQRM
http://www.asu.edu/clas/polisci/cqrm/
Situado no Arizona State University Department of Political Science, visa promover o ensino e a utilização de métodos de pesquisa qualitativa nas Ciências Sociais. Sua concepção é de que para produzir conhecimento político relevante, as Ciências Sociais devem empregar a ampla gama de métodos qualitativos, estatísticos e formais, complementares. Suas atividades incluem um instituto de treinamento anual em métodos qualitativos avançados para estudantes de graduação e acadêmicos em geral. A página traz informações sobre como associar-se, trabalhos,séries para discussão, textos, grupo de discussão, patrocinadores e diretores.
Contato: consortium@asu.edu
Área: Antropologia

The Costume Society of America - CSA
http://www.costumesocietyamerica.com/
A CSA fornece informações e promove estudos e pesquisas sobre moda e costumes. Também edita a revista Dress. A página informa sobre o encontro anual da Sociedade, os prêmios e bolsas oferecidos, as viagens de estudo que organiza, além de possibilitar a venda de publicações especializadas ou não em associação com a Amazon.com, tendo parte da renda revertida para a CSA.
Contato: national.office@costumesocietyamerica.com
Área: Antropologia

Council for Slavic and East European Information Services - COSEELIS
http://www.lib.gla.ac.uk/COSEELIS/
Fundada em 1964, visa representar os interesses das bibliotecas do Reino Unido e outras organizações de informação que oferecem serviços no campo dos estudos sobre a Europa do leste e a Eslováquia. Os interesses do grupo são levados à frente através de publicações, atividades cooperativas, representação coletiva e o intercâmbio de visões e idéias em conferências. A página traz informações sobre arquivos, comitê, conferência, estatutos, como associar-se, boletim e publicações.
Contato: Janet.Zmroczek@bl.uk
Área: Antropologia

Equipo Argentina de Antropología Forense - E.A.A.F.
http://www.eaaf.org.ar/index_esp.html
A EAAF é uma organização científica e não governamental sem fins lucrativos, que vem trabalhando desde 1984 na área de antropologia forense, particularmente no estudo de violação dos direitos humanos. A página fornece informações sobre casos de desaparecidos e de violação dos direitos humanos na Argentina em introdução, bem como em outros países, com destaque para o caso Che Guevara, na Bolívia. Disponibiliza versão em inglês.
Contato: eaaf@velocom.com.ar
Área: Antropologia

Ethno-net Africa
http://www.ethnonet-africa.org/
Rede da Unesco-Most que reúne cientistas sociais africanos engajados em pesquisa comparativa, monitoramento e avaliação de conflitos étnicos e mudança social na África. Os seus objetivos são os de preencher a lacuna existente no conhecimento de temas de etnicidade e cultura visando contribuir para a prevenção e resolução de conflitos e proporcionar soluções apropriadas para políticos que necessitam de aconselhamento em problemas étnicos. Proporciona também treinamento de novos acadêmicos no domínio da etnicidade em diversas universidades africanas. A página traz informações sobre uma base de dados de conflitos étnicos na África e publicações.
Contato: presencemanager@ethnonet-africa.org
Área: Antropologia

Ethnociel - Anthropologie et Développement
http://www.ethnociel.qc.ca/
Site canadense dirigido a estudantes de antropologia a nível colegial e a todos que se interessem por problemas humanos e sociais do ponto de vista antropológico. A página oferece uma lista de antropologia francófona, sistema de busca no site e na rede, link para cursos de educação à distância e informações sobre cursos complementares, resenhas bibliográficas, galeria de fotografias, além de divulgar mensalmente um site específico.
Contato: gyanez@ethnociel.qc.ca
Área: Antropologia

European Association of Social Anthropologists - EASA
http://easa.uni-miskolc.hu/main.htm
Criada em janeiro de 1989 na Espanha, esta Associação congrega profissionais interessados em antropologia social, antropologia cultural e etnologia. A página divulga a estrutura da Associação: os comitês executivos, o secretariado, uma agenda das conferências bienais, o periódico bilíngüe Social Anthropology/Anthropologie Sociale, um boletim de comunicação, além de links para outros sites.
Contato: lkurti@helka.iif.hu
Área: Antropologia

European Business Ethics Network - EBEN
http://www.%20eben.org/
Fundada em 1987, é apoiada por algumas das empresas líderes da Europa. Sua rede de membros inclui homens de negócios, gerentes do setor público e acadêmicos. Seu papel é promover um gerenciamento consciente no que diz respeito à ética e aos valores e estimular e facilitar encontros, discussões e debates sobre dilemas e problemas éticos. A página disponibiliza informações sobre eventos, boletim e chamada de trabalhos para os Encontros de 2003 em Oslo e em Budapeste.
Contato: lhoeivik@online.no
Área: Antropologia

European Society for Oceanists - ESFO
http://cc.joensuu.fi/esfo/
A ESFO foi criada em 1992 durante o First European Colloquium on Pacific Studies em Nijmegen, na Holanda. É formada por pesquisadores de diferentes áreas que se interessam pela Oceania, com o objetivo de promover o intercâmbio intelectual por meio de uma rede que permita a troca permanente de informações. A página traz informações sobre os encontros anuais da Sociedade, links para sites de interesse para a pesquisa sobre a Ocenania, bibliografia sobre o continente e lista de discussão.
Contato: isiresfo@rullet.leidenuniv.nl
Área: Antropologia

Eurpean Association of Archaeologists - EAA
http://www.e-a-a.org/
Fundada em 1994, tem como objetivos: promover o desenvolvimento da pesquisa arqueológica e a troca de informação arqueológica, promover o gerenciamento e a interpretação da herança arqueológica européia, promover padrões éticos e científicos adequados para o trabalho arqueológico e promover o interesse de arqueólogos na Europa. A página traz informações sobre estrutura, como associar-se, conferências, jornal, estatutos, códigos, plano de atividades de longo prazo e prêmio.
Contato: petra.nordin@raa.se
Área: Antropologia

Institute for Anthropological Field Research at the New Bulgarian University - IAFR/NBU
http://www.nbu.bg/iafr/
Sucessor da antiga Bulgarian Society for Regional Cultural Studies - BSRCS, o Instituto congrega lingüístas, cientistas sociais, psicólogos e psiquiatras interessados em contribuir e dar definição aos problemas inter e intraculturais e étnicos na região dos balcãs. O site disponibiliza links para o histórico do Instituto, relação do seu staff, bibliografia e para o Women´s Studies Program.
Contato: bsrcs@mbox.cit.bg
Área: Antropologia

Institute of Central and East European Studies - ICEES
http://www.gla.ac.uk/Acad/icees/
Fundado em 1999 pela University Court para dar continuidade ao Faculty of Social Sciences Institute of Russian and East European Studies - IREES -, que se tornou recentemente Department of Central and East European Studies. Mantém uma associação com departamentos de Política, História, Direito, música, contabilidade e finanças, estudos de Administração, filmes, teatro e televisão. Publica os Europe-Asia Studies e The Glasgow Papers e possui uma biblioteca com uma das melhores coleções da área. Organiza um seminário de pesquisa em pós-graduação e uma conferência. A página traz informações sobre membros, publicações, programa do seminário, notícias, competições internacionais, colaboração interdisciplinar, eventos 2001/2002, eventos futuros, equipe, teses recentes, detalhes de contato com a equipe, biblioteca, estudos de graduação, pesquisa de graduação, taxas, formulário de inscrição e a Universidade de Glasgow.
Contato: K.McWalter@socsci.gla.ac.uk
Área: Antropologia

Instituto Indigenista Interamericano
http://www.indigenista.org
Criado em 1940 no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano realizado em Pátzcuaro, Michoacán. Visa elucidar os problemas que afetam os núcleos indígenas em suas respectiva jurisdições e preservar os direitos relativos à sua completa independência para a resolução do problema indígena na América. A página traz informações sobre diretoria, publicações, projetos, biblioteca, congressos indigenistas, institutos indigenistas, legislação e organizações indígenas.
Contato: ininin@data.net.mx
Área: Antropologia

International Council for Central and East European Studies - ICCEES
http://www.rusin.fi/iccees/
Fundado em 1974 e localizado no Finnish Institute for Russian and East European Studies em Helsinki, consiste numa rede global de associações, institutos e acadêmicos atuantes no campo de estudos sobre a Rússia e a Europa do leste e central. A página traz informações sobre o comitê executivo, o conselho internacional, boletim, o VII Congresso Mundial e anais do Congresso.
Contato: waldemar.melanko@rusin.fi
Área: Antropologia

International Social Science Council - ISSC
http://www.unesco.org/ngo/issc/
Organização internacional não governamental sem fins lucrativos ligada à Unesco, sediada em Paris. Seu órgão máximo é a Assembléia Geral, que se reúne a cada dois anos. Promove seminários e simpósios e apoia o desenvolvimento de pesquisas. Patrocina o prêmio Stein Rokkan para pesquisas em ciências sociais comparativas. A página oferece links para associações e organizações internacionais, bibliotecas e editoras, periódicos eletrônicos, bases de dados, sites temáticos e textos clássicos sobre ciências sociais. Disponibiliza o sistema de busca Ixquick Metasearch, além de dicionários e enciclopédias.
Contato: issclak@unesco
Área: Ciências Sociais

Japanese Society of Ethnology - JSE
http://wwwsoc.nacsis.ac.jp/jse/index-e.html
Sociedade científica fundada em 1934 que promove a pesquisa sobre a cultura humana nos campos da etnologia, antropologia cultural e antropologia social. A página disponibiliza o periódico trimestral Minzokugaku Kenkyu (The Japanese Journal of Ethnology), além de informações sobre os encontros anuais e seminários temáticos promovidos pela Sociedade. Também disponibiliza uma relação de instituições de ensino e pesquisa japonesas em sua área de abrangência. Além da versão em inglês, a página tem original em japonês.
Contato: hoya@t3.rim.or.jp
Área: Antropologia

Latin America Studies Association - LASA
http://lasa.international.pitt.edu/
Associação que congrega instituições e pesquisadores de todas as áreas, dedicados ao estudo da América Latina. A LASA concede vários prêmios e sua página oferece informações sobre filiação, suas seções e grupos de trabalho, link para oportunidades de trabalho. Disponibiliza, apenas para seus membros, textos de conferências. Também oferece links para publicações e dá acesso a artigos e anúncios de seu fórum on line.
Contato: lasa+@pitt.edu
Área: Antropologia

London and Middlesex Archaelogical Society - LAMAS
http://www.lamas.org.uk/
Fundada em 1855, tem como propósito a pesquisa de antiguidades e da história antiga das cidades de Londres e Westminster e do Distrito metropolitano de Middlesex. Organiza conferências, publica pesquisa sobre a história e a arqueologia de Londres e Middlesex, ajuda a monitorar o estado de prédios históricos e monumentos da Grande Londres e atua como um fórum de discussão. A página traz informações sobre conferências, aulas, publicações, arquivos e os benefícios de associar-se.
Contato: postmaster@london-arch-soc.demon.co.uk
Área: Antropologia

Peace Science Society (International) - PSS (I)
http://pss.la.psu.edu/
Fundada em 1963, visa desenvolver a análise sobre a paz e o gerenciamento de conflitos. Um de seus principais objetivos é o de aperfeiçoar a teoria das relações internacionais. A página traz informações sobre como associar-se, conferências, publicações, fontes de informação e o Departamento de Ciência Política da Universidade da Pennsylvania.
Contato: marata@psu.edu
Área: Antropologia

The Royal Anthropological Institute
http://rai.anthropology.org.uk/
Os membros do Royal Anthropological Institute - RAI, são os sucessores naturais da Ethnological Society of London, fundada em 1843 durante a campanha contra a escravidão africana. O Instituto mantém um programa de intercâmbio com o British Museum, concede prêmios a pesquisadores estrangeiros, organiza colóquios e outros eventos, além de administrar um fundo destinado à pesquisa. Publica dois periódicos de alcance internacional, o The Journal do Royal Anthropological Institute, trimestral, e Anthropology Today, de periodiciade mensal.
Contato: rai@cix.compulink.co.uk
Área: Antropologia

Sociedad Colombiana de Arqueología - SCA
http://www.geocities.com/CollegePark/Classroom/8752/
Fundada em 1997, tem como objetivo estabelecer um fórum para a comunicação entre arqueólogos e antropólogos colombianos e divulgar atividades científicas relacionadas com a pesquisa, a docência e a extensão da Arqueologia e da história pré-hispânica. A página disponibiliza o corpo diretor, os estatutos, eventos, inscrições e a Revista Arqueología del Area Intermedia, uma publicação periódica da SCA.
Contato: sociedad@lettera.net
Área: Antropologia

Sociedad Ibérica de Etnomusicología - SIbE
http://www.sibetrans.com/
Criada em 1991, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e divulgação científica da Etnomusicologia, uma disciplina científica que se interessa pelas culturas musicais do mundo, incluindo as músicas chamadas "populares, folclóricas e tradicionais". A SIbE assume como igualmente valiosas todas as culturas musicais, por isso acolhe uma multiplicidade de pontos de vista sobre a música e sua compreensão, incluindo a abertura a todas as tendências musicais e científicas. A página disponibiliza programas de congressos, atividades, anúncios, a Revista Trans (Revista Transcultural de Música) e a junta diretora.
Contato: secretaria@sibetrans.com
Área: Antropologia

Societé d´Ethnologie Française - SEF
http://www.culture.fr/culture/sef/
O objetivo da SEF é o estudo e o conhecimento dos métodos etnológicos utilizados na França. Com sede em Paris, no Museu Nacional de Artes e Tradições Populares, esta sociedade organiza anualmente jornadas, colóquios e outros eventos de difusão destinados tanto a especialistas como ao público em geral. Sua publicação oficial, o periódico Ethnologie française, fundado em 1971, publica pesquisas originais de expressão francesa.
Contato: sef.atp@culture.fr
Área: Antropologia

Societé Québecoise d´Ethnologie - SQE
http://www.mcc.gouv.qc.ca/pamu/organis/sqe/sqe.htm
Fundada em 1975, a SQE é uma instituição nacional que visa reunir pessoas e entidades envolvidas com a etnologia e a valorização do patrimônio etnológico do Canadá. A página oferece links para as principais realizações da Sociedade, como os colóquios nacionais e internacionais, publicações, exposições, oficinas de trabalho, apoio à formação de novos profissionais, entre outras iniciativas, além de informações sobre associações, organismos e instituições nacionais dedicadas à preservação do patrimônio cultural canadense e subvencionadas pelo Ministério da Cultura e das Comunicações do país. Também informa como se associar.
Contato: sqe@videotron.ca
Área: Antropologia

Societé Suisse d´Ethnologie - SSE
http://www-sagw.unine.ch/members/seg/f-index.htm
A SSE promove, por meio de suas manifestações científicas e culturais, a pesquisa fundamental e o relacionamento com os principais centros de pesquisa em antropologia. Como membro da Académie Suisse des Sciences Humaines et Sociaux é responsável pelo recolhimento de materiais etnográficos para museus, realização de colóquios universitários, difusão de publicações e lançamento de produtos culturais. A Sociedade edita o periódico anual Tsantsa, publicação científica que trata do debate contemporâneo em etnologia e das novas pesquisas em curso.
Contato: annemarie.berlinger@sagw.unibe.ch
Área: Antropologia

Société Suisse d´Etudes Africaines - SSEA
http://www-sagw.unine.ch/members2/sag-ssea/Home.htm
Criada em 1974, a SSEA promove estudos e pesquisas sobre o continente africano na Suiça sob a ótica das ciências humanas e sociais. Em colaboração com o Institut Universitaire d´Etudes du Developpment - IUED publicou a revista Genève-Afrique, que circulou de 1962 a 1992. Além de um boletim trimestral publica, em parceria com outras entidades, uma bibliografia africana-suiça. Inclui links com informações sobre afiliação, comitês e conferências. Versões do site em francês, inglês e alemão.
Contato: Beat.Sottas@bbw.admin.ch
Área: Antropologia

Society for American Archaeology - SAA
http://www.saa.org/
Organização internacional fundada em 1934, dedicada à pesquisa, interpretação e proteção da herança arqueológica nas Américas. Busca estimular o interesse e a pesquisa sobre a Arqueologia americana, o apoio na conservação de recursos arqueológicos, o acesso público à Arqueologia e serve como um elo entre todos aqueles interessados em Arqueologia nas Américas. Tem como missão expandir o conhecimento e a apreciação do passado humano através de pesquisa arqueológica sistemática. Promove educação pública e profissional e divulgação do conhecimento na área da Arqueologia. A página traz informações sobre notícias, carreiras e oportunidades de trabalho em Arqueologia, educação, negócios governamentais, encontros, como associar-se e publicações.
Contato: headquarters@saa.org
Área: Antropologia

Society for Applied Anthropology - SfAA
http://www.sfaa.net/
Localizada na cidade de Oklahoma, Estados Unidos, a Associação tem como objetivos promover a integração de perspectivas antropológicas e métodos de resolução dos problemas humanos, bem como o reconhecimento público da Antropologia como profissão. Advoga também, baseada em sólida pesquisa, políticas públicas mais justas e humanas. A SfAA realiza um encontro anual, edita os periódicos quadrimestrais Human Organization e Praticing Anthropology, além de uma série monográfica e coleções especiais como a Classics on practicing antrophology: 1978-1998. A página fornece informações sobre prêmios instituídos pela AfAA, mercado de trabalho, links para outros sites relacionados à sua área de abrangência e mecanismo de busca, dentre outras informações de interesse.
Contato: info@sfaa.net
Área: Antropologia

Society for Economic Anthropology - SEA
http://nautarch.tamu.edu/anth/sea/
Esta associação reúne antropólogos, economistas e outros acadêmicos interessados nas relações entre economia e sociedade. O site oferece informações sobre os encontros anuais da SEA, o índice de suas publicações e uma relação dos papers premiados pela entidade.
Contato: werner@tamu.edu
Área: Antropologia

Society for Historical Archaeology - SHA
http://www.sha.org/
Fundada em 1967, tem como foco principal a era que se desdobra a partir da exploração européia. Promove pesquisa escolar e a divulgação do conhecimento concernente à Arqueologia histórica. Visa a identificação, escavação, interpretação e conservação de sítios e materiais terrestres e sub-aquáticos. Geograficamente enfatiza o Novo Mundo, mas também inclui a exploração e implantação européias na África, Ásia e Oceania. A página traz informações sobre como associar-se, encontros anuais, prêmios, publicações como a Historical Archaeology e a Employment Opportunities, serviços oferecidos pela organização, carreiras, formação e bibliografia na área.
Contato: the_sha@mindspring.com
Área: Antropologia

The Society for Latin American Anthropology - SLAA
http://www.aaanet.org/slaa/Slaa1.htm
A SLAA foi fundada em 1969, afiliando-se a American Anthropological Association - AAA, propondo-se a promover os estudos antropológicos na América Latina, fóruns de debates, pesquisas acadêmicas, a defesa dos direitos humanos e o intercâmbio entre os países do continente. A página dá acesso a publicações da SLAA, boletim eletrônico e um link especial para pesquisadores sobre Chiapas, no México.
Contato: manolo@pcisys.net
Área: Antropologia

The Society for the Anthropology of Europe - SAE
http://www2.h-net.msu.edu/~sae/
A SAE é uma seção da American Anthropological Association - AAA. Fundada em 1986, propõe-se a promover estudos e debates sobre as culturas e sociedades européias, divulgando os resultados dessas iniciativas, bem como analisar e discutir o futuro da antropologia como disciplina acadêmica. Edita a publicação SAE Bulletin, na qual procura estreitar a comunicação entre profissionais europeus e norte-americanos. O site traz uma série de referências em antropologia na Europa. Em inglês.
Contato: sparman@fullerton.edu
Área: Antropologia

Society for Visual Anthropology - SVA
http://www.der.org/sva/
Filiada à American Anthropological Association, a SVA promove o estudo da representação visual, estimulandoo uso das mídias visuais no ensino e na pesquisa em antropologia. Organiza periódicamente worshops e festivais de cinema e vídeos etnográficos. É responsável pela publicação da revista Visual Anthropology Review.
Contato: donna@aaa.mhs.compuserve.com
Área: Antropologia

Union of International Associations - UIA
http://www.uia.org/
Fundada em 1907, em Bruxelas, a UIA reúne organizações voluntárias e não-governamentais em uma rede global que oferece suporte informacional à pesquisa e políticas públicas em vários campos de atividades. O site traz uma série de bases de dados online disponíveis à consulta, além de outros serviços de informação.
Contato: uiaweb@uia.be
Área: Antropologia

Visual Anthropology Network - European Association of Social Anthropologists
http://www.iwf.de/easa/easa.html
Associação criada em 1996 na Conferência da EASA - European Association of Social Anthropologists, em Barcelona, Espanha, com o objetivo de promover a antropologia visual por meio da fotografia, vídeos, filmes etnográficos e outros recursos de multimeios. Suas atividades incluem a realização de conferências, seminários, publicações, serviço de base de dados, entre outras. Sua estrutura é composta por sub-redes, espalhadas em diversos países do continente europeu. No site, confira o roteiro dos ultimos festivais de antropologia visual.
Contato: beate.engelbrecht@iwf.de
Área: Antropologia

Washington Association for Professional Anthropologists - WAPA
http://www.smcm.edu/wapa/
Localizada em Washington D. C. nos EUA e fundada em 1976, a WAPA é uma associação regional que promove encontros entre antropólogos. O site traz sua atual diretoria, um calendário de eventos e dicas de como se associar com formulário on line.
Contato: julieroberts@worldnet.att.net
Área: Antropologia


FONTES DE REFERÊNCIA
Anthropological Associations and Organizations. Anthropology Department. Indiana University
http://www.mirror.ac.uk/sites/www.indiana.edu/~wanthro/theory.htm#sub
Lista de organizações e associações dedicadas à pesquisa, relacionadas à Antropologia, compiladas por estudantes do Seminário Sociocultural Anthropology do Departamento de Antropologia da Universidade de Indiana, Estados Unidos.
Contato: wilkr@indiana.edu
Área: Antropologia


Topo