home sugira um site livro de visitas cadastro
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia - UFRJ prossiga

Instituições de Ensino e Pesquisa - Ciência Política   Estrangeiras



The Adam Smith Institute - ASI
http://www.adamsmith.org.uk/
Página do ASI, instituto inglês dedicado a pesquisar e difundir as idéias do filósofo e economista inglês, considerado o fundador do liberalismo econômico. Dedica-se à análise e discussão sobre políticas públicas, livre mercado e livre comércio. Dá acesso a texto completo de obras de Adam Smith como A Teoria dos Sentimentos Morais e A Riqueza das Nações, além de artigos, publicações e ao boletim produzidos pelo ASI. O Instituto concede prêmios, e promove anualmente o Tax Freedom Day.
Contato: info@adamsmith.org.uk
Área: Ciência Política

African Studies Center. University of Pennsylvania
http://www.sas.upenn.edu/African_Studies/
Programa interdisciplinar mantido pela University of Pennsylvania, (EUA), que oferece a estudantes universitários a oportunidade de explorar a diversidade cultural e histórica dos povos africanos. A página informa sobre os cursos oferecidos a cada semestre e os programas de graduação e pós-graduação. Também dá acesso ao boletim Penn African Studies Newsletters e a links relacionados aos estudos africanos e a outros recursos de informação sobre o tema.
Contato: africa@sas.upenn.edu
Área: Ciência Política

The Asian/Pacific Studies Institute of Duke University - APSI
http://www.duke.edu/APSI/home.html
O Instituto da Duke University desenvolve pesquisas sobre a cultura e a sociedade asiática envolvendo diversas disciplinas como artes, língua e literatura asiática, antropologia cultural, literatura e ciência política, entre outras. Disponibiliza um calendário de eventos e a referência dos papers produzidos. A página dá informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação bolsas e prêmios que oferece. Também dá acesso à East Asian Library e a links para outros programas e institutos dedicados aos estudos asiáticos.
Contato: mmayer@duke.edu
Área: Ciência Política

Association to Advance Collegiate Schools of Business - AACSB
http://www.aacsb.edu/
Organizada em 1916, é composta de instituições educacionais, empresas e outras organizações dedicadas à promoção e à melhoria da educação superior em Administração e Gerenciamento de Empresas. Primeira agência de credenciamento em programas de doutorado, de mestrado e de graduação em Administração de Empresas e Contabilidade. Está engajada em projetos de pesquisa e enquetes sobre temas específicos no campo da educação para o gerenciamento. A página disponibiliza informações sobre serviços de associação à entidade, credenciamento, conferências e seminários, publicações, serviços relacionados ao conhecimento, comunidades e empregos.
Contato: http://www.aacsb.edu/contactus.asp
Área: Ciência Política

The Cato Institute
http://www.cato.org/
Entidade de perfil liberal, fundada em 1977 por Edward H. Crane. Sediada em Washington, D.C., está voltada para a promoção de políticas públicas baseadas em liberdade individual, governo limitado, mercado livre e paz. Responsável pela publicação de livros, monografias, pesquisas, conferências e fóruns. O site traz informações sobre a Cato University. Oferece versão em espanhol.
Contato: service@cato.org
Área: Ciência Política

Center for Economic Policy Analysis. New School University
http://www.newschool.edu/cepa/
Centro de Pesquisas da New School University, com sede na cidade de Nova Iorque. Criado em 1995, o centro, vinculado ao Departamento de Economia, tem como objetivo desenvolver análises da economia política em trêa grandes áreas, a saber: política macroeconômica, desigualdade e pobreza e globalização. O site oferece o acesso aos programas de pesquisas, às publicações e aos eventos que realiza.
Contato: cepa@newschool.edu
Área: Ciência Política

Center for Immigration Studies - CIS
http://www.cis.org/
Criado em 1985, o CIS é uma organização idependente que realiza pesquisas sobre os impactos causados pela imigração nos Estados Unidos. A página dá acesso a artigos, publicações e a tópicos sobre o tema como história, estatísticas, terrorismo, pobreza, refugiados, assimilação e cidadania, entre outros. O Centro concede o The Eugene Katz Award For Excellence in the Coverage of Immigration para jornalistas que cobrem o tema.
Contato: center@cis.org
Área: Ciência Política

Center for Institutional Reform and the Informal Sector - IRIS
http://www.iris.umd.edu/
Sediado na University of Maryland (EUA), o IRIS é um centro de pesquisa e consultoria para questões ligadas ao crescimento econômico e governança em países em processo de transição ou desenvolvimento, com abrangência mundial. A página dá acesso às notícias mais recentes e oportunidades de trabalho na área.
Contato: inform-editor@umail.umd.edu
Área: Ciência Política

Center for Latin American Studies - CLAS. Georgetown University
http://www.georgetown.edu/sfs/programs/clas/
Este centro vinculado à Georgetown University tem como enfoque as relações inter-americanas e a democracia governamental, e desenvolve diversos programas interdisciplinares, entre eles o Brazilian Studies Program . Dá acesso ao Banco de Dados Políticos das Américas, entre outros recursos de informação.
Contato: laramelt@gusun.georgetown.edu
Área: Ciência Política

Center for Latin American Studies - CLAS. University Center for International Studies - UCIS. University of Pittsburgh
http://www.ucis.pitt.edu/clas/
Fundado em 1964, o CLAS está vinculado à University of Pittsburgh (EUA), desenvolvendo e articulando um programa acadêmico interdisciplinar nos níveis de graduação e pós-graduação em várias áreas abrangendo a América Latina e o Caribe, e oferecidos em diferentes departamentos e faculdades da universidade. Parte significativa dos recursos do centro são destinados ao Brazilian Studies Program. A página dá informações sobre os cursos oferecidos, e acesso a notícias e à biblioteca Eduardo Lozano Latin American Collection. Pode ser consultada nas versões em inglês, português e espanhol.
Contato: clas+@pitt.edu
Área: Ciência Política

Center for Strategic and International Studies - CSIS
http://www.csis.org/
Há quatro décadas se dedica a proporcionar insights estratégicos e soluções políticas para temas globais emergentes para líderes mundiais. Os seus temas de pesquisa são: novos desafios na área de segurança; informação sobre as principais áreas geográficas; e novos métodos de governo na era global. Possui programas nas áreas de política pública, finanças e comércio exterior e energia. A página traz informações sobre acadêmicos, programas, temas, publicações e emprego.
Contato: webmaster@csis.org
Área: Ciência Política

The Center for Working-Class Studies - CWCS
http://www.as.ysu.edu/~cwcs/
Localizado na Youngstown State University em Youngstown, Ohio(EUA), o CWCS se dedica ao estudo da classe operária, sua vida e sua cultura. Mais do que um projeto acadêmico, se engaja no processo social prestando assistência e organizando eventos em educação e cultura. O site apresenta informações sobre os cursos, bibliografia, pesquisas, conferências, além de links relacionados ao tema.
Contato: klford@cc.ysu.edu
Área: Ciência Política

Centre for African Studies - CAS
http://www.uct.ac.za/depts/cas/
Criado em 1976 no âmbito da University of Cape Town, na África do Sul, o CAS deu prosseguimento ao trabalho da School of African Studies, a mais antiga escola dedicada aos estudos africanos em todo o mundo. Sua missão é promover estudos acadêmicos em vários campos de interesse para os povos da África A página dá acesso ao Programa Acadêmico e às publicações do CAS, que oferece ainda links para às atividades culturais realizadas pelo centro e ao seu acervo de pesquisas.
Contato: shepherd@humanities.uct.ac.za
Área: Ciência Política

Centre for Latin American Research - CLAR. University of Glasgow
http://www.gla.ac.uk/centres/clar/
Vinculado à University of Glasgow, na Escócia, o CLAR tem por objetivo mapear o perfil das pesquisas sobre a América Latina na universidade e alimentar uma base de dados sobre os estudos latino-americanos, com um foco de interesse em sistemas de gerenciamento e tratamento aquático e ambiental na América do Sul, em parceria com instituições brasileiras e argentinas. A página traz informações sobre os pesquisadores e suas linhas de pesquisa, divulga os eventos do centro e dá acesso a links do Latin American Network Information Center - LANIC da University of Texas.
Contato: khegyi@geog.gla.ac.uk
Área: Ciência Política

Centre for the Study of Democracy - CSD. Queen´s University, Canadá.
http://qsilver.queensu.ca/csd/
Possui dentre os seus projetos o Canada-Ukraine Democratic Education Project, iniciado em 1997 com o intuito de assistir a Ucrânia no desenvolvimento de um programa de educação sobre a democracia em suas universidades e escolas. Outro projeto é o Archive of Ukrainian Public Opinion, feito em colaboração com a Democratic Initiatives Foundation da Ucrânia. A página traz informações sobre o Canada-Ukraine Democratic Education Project, o Archive of Ukrainian Public Opinion, Peru Elecciones 2000, o Canadian Public Opinion Archive, cursos online e conferências.
Contato: csd@qsilver.queensu.ca
Área: Ciência Política

Centre for the Study of Public Policy - CSPP
http://www.cspp.strath.ac.uk//
Vinculado à University of Strathclyde in Glasgow, na Escócia, o CSPP dedica-se a estudos e pesquisas sobre comportamento populacional em democracias recentes, mapeando e mensurando as transformações sociais nos países ex-comunistas e nas antigas ditaduras latino-americanas, asiáticas e africanas. A página traz resumos de publicações, textos e trabalhos sobre capital social, que podem ser encomendados na íntegra. Também dá acesso à base de dados Search Europe Electronically on Concepts - SEEC, gerada pelo New Democracies Barometers - NDB, um survey multi-nacional sobre países pós-comunistas.
Contato: o.j.robertson@strath.ac.uk.
Área: Ciência Política

Centre Pierre Naville. Université d´Évry-Val d´Essonne
http://www.univ-evry.fr/labos/cpn/
Laboratório de pesquisa em ciências sociais e administração da Université d´Évry-Val d´Essonne, de Paris, França, que realiza estudos e pesquisas nas áreas de desenvolvimento, trabalho e tecnologia, em parceria com instituições e empresas públicas e privadas. Sua produção intelectual pode ser conferida nos seminários que promove e nas publicações Le cahiers d´Evry e La lettre du CPN. A página traz informações sobre seus membros e as linhas de pesquisa que desenvolve.
Contato: webmaster@univ-evry.fr
Área: Ciencia Política

Centro de Estudios Avanzados - CEA. Universidad de Buenos Aires
http://www.cea.uba.ar/
Vinculado à Universidad de Buenos Aires, o CEA desenvolve pesquisas nas áreas de agricultura e transgênicos, ecologia da paisagem, transformações nas fronteiras urbanas e rurais, dinâmica social, história da ciência e desemprego. Também oferece cursos de pós-graduação nas áreas de gestão da ciência e tecnologia, ciências sociais do trabalho, processos de integração regional, problemas sociais infanto-juvenis, políticas de migrações internacionais e uso indevido de drogas. A página dá acesso ao Sistema de Información del Mercado Laboral de Buenos Aires - SIMEL, que sistematiza e atualiza informações sobre a dinâmica e mudanças no mercado de trabalho na capital argentina.
Contato: ceadir@cea.uba.ar
Área: Ciência Política

Centro de Estudios de Población - CENEP
http://www.un.org/popin/regional/latam/argentina/cenep/
Associação civil argentina fundada em 1974 que reúne pesquisadores em ciências sociais e áreas afins. Desenvolve atividades de pesquisa, assistência técnica, formação de recursos humanos e divulgação de conhecimentos científicos no campo dos estudos populacionais, voltadas para programas sociais e políticas públicas que visem o desenvolvimento da população na América Latina e África. A página traz informações sobre as linhas de pesquisa do centro e suas publicações.
Contato: cenep@cenep.satlink.net
Área: Ciência Política

Centro de Estudios de Población y Desarrollo Social - CEPAR
http://www.cepar.org.ec/
Organização não-governamental com experiência em pesquisas demográficas e de saúde pública no Equador. Tem por objetivo a formação de líderes nas áreas de estudos de população e saúde reprodutiva, capacitando-os na avaliação e promoção de políticas de saúde. O CEPAR publica desde 1993 a revista Correo Poblacional y de la Salud, que analisa e divulga os diversos aspectos da pesquisa demográfica e de saúde.
Contato: cepar@cepar.org.ec
Área: Ciência Política

Centro de Estudios Orientales. Pontificia Universidad Católica del Perú - PUCP
http://www.pucp.edu.pe/~ceeoo/
Criado em 1987 pelo Departamento de Humanidades da Pontificia Universidad Católica do Peru. Visa difundir a cultura oriental, especialmente na área de estudos japoneses. Conta com a colaboração da Fundación Japón, que facilitou a vinda de professores japoneses à PUC do Peru. Estes professores ministraram cursos de sua especialidade - história, literatura, lingüística, filosofia e arte. Foi incorporada a discussão da filosofia da Índia e o estudo das religiões do Japão. A página traz informações sobre docentes, biblioteca, atividades, seminários e publicações.
Área: Ciência Política

Centro de Estudios Publicos - CEP
http://www.cepchile.cl/index.html
Fundado em 1980, o CEP é uma instituição privada de caráter acadêmico sem fins lucrativos, sediada em Santiago do Chile e voltada para orientar a opinião pública na tomada de decisões baseada na adesão às questões das liberdades pessoais, direito e proteção às liberdades individuais, e da democracia como forma pacífica e estável de governo. A página dá acesso à Revista Estudios Públicos, que disponibiliza textos na íntegra, e às pesquisas desenvolvidas pelo centro, além de artigos de seus colaboradores.
Contato: biblioteca@cepchile.cl
Área: Ciência Política

Centro de Estudos Africanos - CEA. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE
http://www.cea.iscte.pt/
Centro vinculado ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE, localizado em Portugal. Associação civil sem fins lucrativos, criada em 1981, que tem como objetivo promover, de forma interdisciplinar, os estudos africanos em ciências sociais. As suas principais áreas temáticas são: política e relações internacionais, economia e empresários, população e desenvolvimento, gestão do desenvolvimento e cooperação. O site apresenta: pesquisa, apoio ao ensino, publicações, conferências e organograma.
Contato: cea@iscte.pt
Área: Ciência Política

Centro de Estudos Sociais - CES. Faculdade de Economia. Universidade de Coimbra
http://www.ces.fe.uc.pt/ces/ces.php
Fundado em 1978 por um grupo de professores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e dirigido pelo Prof. Boaventura de Souza Santos, este centro desenvolve pesquisas interdisciplinares em articulação com outras faculdades e universidades. As pesquisas realizadas enfatizam a abordagem comparativa, especialmente entre Portugal, Brasil e países africanos de língua portuguesa. O centro concede premiação para jovens cientistas sociais de língua portuguesa e mantém os obervatórios permanente de Justiça e de endividamento dos consumidores. A página dá acesso à biblioteca e à Revista Crítica de Ciências Sociais, uma das principais publicações do CES.
Contato: ces@fe.uc.pt
Área: Ciência Política

Centro de Investigación y Desarrollo de la Educación- CIDE
http://www.cide.cl/
Criado em 1964, o CIDE é uma entidade acadêmica de direito privado ligada à Companhia de Jesus e sediada em Santiago do Chile, que busca contribuir para melhorar a qualidade e a igualdade da educação, principalmente entre os pobres. Estendendo sua atuação a toda a América Latina por meio da rede Reduc, desenvolve programas de gestão escolar, formação de jovens e formação de professores. Em parceria com a Universidad Humberto Hurtado, de índole jesuítica, mantém curso de graduação em Gestão da Educação e de pós-graduação em Política Educativa.
Contato: academic@cide.cl
Área: Ciência Política

Centro de Investigaciones Sociológicas, Económicas, Políticas y Antropológicas - CISEPA. Pontificia Universidad Católica del Perú
http://www.pucp.edu.pe/invest/cisepa/
Fundado em 1965 como parte de um programa integral de apoio ao desenvolvimento das Ciências Sociais, firmado entre a Cooperación Holandesa e a Pontificia Universidad Católica del Perú - PUCP e a presença de professores das Universidades de Nimega e Frigurgo. Tem com alguns de seus objetivos gerar produção teórica e científica nos campos da Sociologia, Antropologia e Economia, gerar conhecimentos que contribuam para criar propostas alternativas para o desenvolvimento do Peru e produzir informação básica que sirva de insumo para o desenho de políticas públicas. A página traz informações sobre autoridades e publicações.
Contato: cisepa@macareo.pucp.edu.pe
Área: Ciência Política

The David Rockfeller Center for Latin American Studies - DRCLAS. Harvard University
http://www.fas.harvard.edu/~drclas/
Criado em 1994, este centro está voltado para estreitar a colaboração em torno dos estudos latino-americanos em todas as suas dimensões, no âmbito da Harvard University, (EUA). A página traz informações sobre os programas desenvolvidos em cada região da América Latina. Também dá acesso a publicações on line e a outros recursos de informação sobre sua área de abrangência.
Contato: drclas@fas.harvard.edu
Área: Ciência Política

Département de science politique. Faculté des Sciences Économiques et Sociales - SES. Université de Genève - UNIGE
http://www.unige.ch/ses/spo/index.htm
O Departamento da Faculté des Sciences Économiques et Sociales - SES da Université de Genève - UNIGE foi criado em 1969 e atua em parceria com diversas associações como a Association internationale de science politique - IPSA, a Consortium européen de science politique - ECPR e a Association suisse de science politique. O site do departamento oferece links com informações sobre seus cursos (graduação e doutorado) e seus projetos de pesquisa, com a lista dos doutorandos e suas teses, e ao arquivo. É possível encontrar informações sobre o corpo docente e seus respectivos endereços de e-mail, e sobre seus eventos.
Contato: secretariat@politic.unige.ch
Área: Ciência Política

Département des Sciences Politques et Sociales. Université Catholique de Louvain - UCL
http://www.pols.ucl.ac.be/
O site do Departamento da Faculté des sciènces économiques, sociales et politiques da Université Catholique de Louvain (UCL) disponibiliza vários links com informações sobre a organização do departamento, os programas de estudo, as consultas dos cursos e sobre vagas para trabalhar no Departamento. A página traz a revista Revue Internationale de Politique Comparée (RIPC) e a associação L´Association Belge de Science Politique - Communauté française de Belgique (ABSP), que teve início em 1951.
Contato: president@pols.ucl.ac.be
Área: Ciência Política

Departement Politieke Wetenschappen. Faculteit Sociale Wetenschappen - FSW
http://www.kuleuven.ac.be/facdep/social/pol/poln.htm
A Katholieke Universiteit Leuven - KUL foi inaugurada no ano de 1425, sendo a universidade católica mais antiga do mundo em funcionamento e a mais antiga dos países baixos. No passado, a universidade funcionou como um dos grandes centros do humanismo europeu. O site do departamento da Faculteit Sociale Wetenschappen - FSW oferece links com informações sobre suas publicações e sobre sua agenda de eventos. Acesso à lista das teses de doutorado e às divisões do departamento.
Contato: Bart.Kerremans@soc.kuleuven.ac.be
Área: Ciência Política

Départment des Sciences Politiques de la Sorbonne - Université
http://panoramix.univ-paris1.fr/DEPSCPO/
O Departamento foi criado em 1969 no âmbito da Universidade Paris I por iniciativa de alguns acadêmicos notáveis, entre eles, Maurice Duverger e Jean-Jacques Chevallier. É o único em toda França a se dedicar exclusivamente ao ensino e à pesquisa dessa disciplina. Contribui preferencialmente para a formação em Direito mas a disciplina também é oferecida a estudantes de outras carreiras, como história, economia, administração e etc. A página traz informações sobre o corpo docente, publicações recentes (inclusive teses defendidas) e um link para os centros de pesquisa vinculados ao departamento.
Contato: valluy@univ-paris1.fr
Área: Ciência Política

Départment des Sciences Politiques de la Sorbonne - Université Paris 1
http://panoramix.univ-paris1.fr/DEPSCPO/
O Departamento foi criado em 1969 no âmbito da Universidade Paris I por iniciativa de alguns acadêmicos notáveis, entre eles, Maurice Duverger e Jean-Jacques Chevallier. É o único em toda França a se dedicar exclusivamente ao ensino e à pesquisa dessa disciplina. Contribui preferencialmente para a formação em Direito mas a disciplina também é oferecida a estudantes de outras carreiras, como história, economia, administração e etc. A página traz informações sobre o corpo docente, publicações recentes (inclusive teses defendidas) e um link para os centros de pesquisa vinculados ao departamento.
Contato: valluy@univ-paris1.fr
Área: Ciência Política

Department of Peace Studies. University of Bradford
http://www.brad.ac.uk/acad/peace/
Um dos mais conhecidos centros de estudos sobre a paz em todo o mundo, este departamento da University of Bradford, na Inglaterra, reúne estudiosos e pesquisadores em ciência política, sociologia, história, filosofia e relações internacionais. A abordagem interdisciplinar procura analisar como surgem os conflitos, assim como preveni-los ou atenuá-los. A página dá acesso aos programas de pesquisa, publicações, pós-graduação, entre outros links.
Contato: E.L.Barraclough@bradford.ac.uk
Área: Ciência Política

Department of Political and Social Sciences. European University Institute - EUI
http://www.iue.it/SPS/Dept/Welcome.html
O European University Institute - EUI foi inaugurado no ano de 1972 para oferecer um treinamento acadêmico e cultural de base Européia. O EUI realiza pesquisas na área de ciências humanas e políticas sob uma perspectiva Européia. O Department of Political and Social Sciences oferece formação no nível de pós-graduação. O site informa sobre o corpo docente, os seminários, o doutorado, suas publicações e suas áreas de pesquisa e de ensino. A página disponibiliza também informações sobre o European Consortium for Sociological Research - ECSR.
Contato: lechleit@datacomm.iue.it
Área: Ciência Política

Department of Political Science. Stanford University
http://www.stanford.edu/group/polisci/index.html
Criada em 1891, a Universidade realiza, em seu departamento de ciência política, atividades de pesquisa, ensino e oferece programas de graduação e pós-graduação. A página traz informações sobre graduação, pós-graduação, equipe, pesquisa, calendário e ensino.
Contato: awren@stanford.edu?Comment about Political Science Web site
Área: Ciência Política

Department of Political Science. University of California, Berkeley
http://www.polisci.berkeley.edu/
Oferece cursos de graduação e pós-graduação. A página traz informações sobre cursos, notícias, pessoal e faculdade.
Contato: psfront@uclink.berkeley.edu
Área: Ciência Política

Department of Political Science. University of Michigan
http://polisci.lsa.umich.edu/
A página do Departamento de Ciência Política da University of Michigan arrola informações sobre suas áreas de pesquisa e os programas dos cursos (graduate e undergraduate). O laboratório de informática do departamento fornece o suporte básico para as pesquisas em andamento.
Contato: polisci@umich.edu
Área: Ciência Política

Department of Politics and Governance. Faculty of Art. Rand Afrikaans University - RAU
http://general.rau.ac.za/politics
A Rand Afrikaans University - RAU foi criada no Johannesburg em 1967. A página do Departamento de Ciência Política da Faculty of Art oferece informações sobre o corpo docente, os cursos (também nos níveis de mestrado e doutorado), publicações e linhas de pesquisa.
Contato: djg@lw.rau.ac.za
Área: Ciência Política

Facultad de Ciencias Sociales. Universidad de Buenos Aires - UBA
http://www.fsoc.uba.ar/
Faculdade vinculada à Universidad de Buenos Aires, Argentina. Oferece cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), dentre os quais o Mestrado em Pesquisa em Ciências Sociais e em Políticas Sociais e também a Catedra Libre Antonio Gramsci. O site disponibiliza os diversos números do boletim da Faculdade e o boletim dos graduados, dentre outras publicações. Disponibiliza também informações sobre a carreira de sociologia, informações sobre as pesquisas em curso na Faculdade e sobre o laboratório online.
Contato: prensa@mail.fsoc.uba.ar
Área: Ciência Política

Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - FLACSO
http://www.flacso.cl/
A FLACSO é um organismo internacional de caráter regional e autônomo. Tem como objetivo promover o ensino e a pesquisa através de cooperação técnica entre os países da América Latina e Caribe na área das ciências sociais. Nascida de uma recomendação da UNESCO em 1956, os países-membros elegeram em 57 a cidade de Santiago do Chile como sede da entidade. As áreas acadêmicas e os programas de pesquisa estão disponíveis à consulta na página, que são: estudos de gênero, relações internacionais e militares, economia, história, memória e democracia e, área de base de dados. O site disponibiliza ainda informações sobre docência e extensão, publicações, biblioteca e base de dados e de seu calendário de atividades.
Contato: flacso@flacso.cl
Área: Ciência Política

Faculteit der Maatschappij- en Gedragswetenschappen - FMG. University of Amsterdam - UvA
http://www.fmg.uva.nl/
A University of Amsterdam - UvA teve início em 1632. Desde 1998 as faculdades de Pedagogia, Ciências Humanas e Urbanismo foram agrupadas e formaram a Faculteit der Maatschappij- en Gedragswetenschappen - FMG. O site da Faculdade oferece links com informações sobre a formação em comunicação, antropologia cultural, geografia, pedagogia, sociologia, psicologia, ciência política , geografia social e informática nas ciências sociais. A página da faculdade oferece também links com informação sobre sua organização, seus projetos e suas pesquisas.
Contato: fmg@fmg.uva.nl
Área: Ciência Política

Grupo de Análisis para el Desarrollo - GRADE
http://grade.org.pe/
Centro de pesquisa privado fundado em 1980 em Lima, no Peru. Dedica-se ao estudo de temas econômicos, ambientais e sociais com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento nacional e latino-americano. Seus pesquisadores têm seus interesses voltados para áreas mais críticas da problemática nacional, em busca de resultados que possam de algum modo influenciar as políticas de desenvolvimento. O GRADE edita uma série de publicações, organiza conferências, seminários e outras atividades de difusão, das quais tomam parte autoridades públicas, empresários e acadêmicos. No site, é possível navegar pelas principais áreas temáticas do Grupo peruano.
Contato: mmoreno@grade.org.pe
Área: Ciência Política

Institut Universitaire d´Études du Devellopment/ Graduate Institute for Development Studies
http://www.unige.ch/iued/
Fundado em 1961 sob o nome Institut Africaine de Genève, o IUED tem como objetivo promover o ensino e a pesquisa interdisciplinar sobre os problemas relativos ao desenvolvimento. As questões do desenvolvimento são ali tratadas tanto em seus aspectos globalizantes como em suas particularidades sociais, econômicas e ambientais. Por motivos óbvios, o Instituto tem acolhido preferencialmente estudantes vindos do hemisfério sul. A página traz informações sobre o programa acadêmico para o período 2000/2001 e uma série de links remetendo às publicações da entidade, os eventos, a biblioteca e etc. A missão do IUED é contribuir para emancipação dos países do chamado terceiro mundo, encurtando a distância entre teoria e prática, reflexão e ação.
Contato: iued@unige.ch
Área: Ciência Política

Institute for Policy Studies. Johns Hopkins University
http://www.jhu.edu./~ips/
O Johns Hopkins Institute for Policy Studies é um grupo de economistas, sociológos, cientistas políticos e pesquisadores de segurança pública da The Johns Hopkins University. A meta do Instituto é estimular a resposta do governo e dos institutos privados para minimizar a pobreza em geral. No site encontram-se informações sobre o mestrado, a pesquisa e as publicações.
Contato: jhuips@jhunix.hcf.jhu.edu
Área: Ciência Política

Institute for Research on Poverty -IRP
http://www.ssc.wisc.edu/irp/
O Centro foi criado em 1966 no âmbito da University of Wiscosin-Madison com a missão de estudar as causas e as conseqÚências da pobreza e da desigualdade social nos Estados Unidos. Reconhecido como centro de excelência pelo Departamento de Saúde americano, o IRP desenvolve além de atividades acadêmicas, políticas sociais alternativas de combate à probreza. A página traz informações sobre as pesquisas realizadas e em andamento e disponibliza em full text suas diversas publicações.
Contato: evanson@ssc.wisc.edu
Área: Ciência Política

Institute for Social Research - ISR. University of Michigan
http://www.isr.umich.edu/
Com sede na University of Michigan, o Instituto é um laboratório de pesquisas interdisciplinares de ciências sociais, com mais de 50 anos de serviços prestados em prol do conhecimento sociológico e da investigação empírica. A ele estão associados quatro centros de pesquisa, a saber: o Survey Research Center; Research Center for Group Dynamics; Center for Political Studies; e o Population Studies Center. O site traz ainda um índice dos projetos do ISR e a relação dos cursos oferecidos anualmente.
Contato: isr-info@isr.umich.edu
Área: Ciência Política

Institute of Governance Studies - IGS
http://www.sfu.ca/igs/index.htm
Hospedado no Departamento de Ciência Política da Simon Fraser University, o Instituto foi criado em 1995 por um conselho de notáveis daquela universidade. A criação do IGS levou adiante os trabalhos que o Governance Research Group vinha desenvolvendo desde 1990 no âmbito da British Columbia Political Studies Association. Adota uma perspectiva multisciplinar em suas pesquisas sobre a governamentalidade contemporânea, atuando também na elaboração de programas de pós-graduação em políticas públicas.
Contato: igs@sfu.ca
Área: Ciência Política

Institute of Latin American Studies - ILAS. University of Texas at Austin.
http://www.lanic.utexas.edu/ilas/
Organização multidisciplinar que integra trinta departamentos da University of Texas, Austin. Tem por objetivo promover o conhecimento sobre a América Latina no Texas e através dos Estados Unidos. Dentre suas disciplinas de interesse incluem-se ciências sociais. Oferece programas de cursos de pós-graduação e possui links para variadas informações latino-americanas.
Contato: ilas@lanic.utexas.edu
Área: Ciência Política

Institute of Social Science. University of Tokyo
http://www.iss.u-tokyo.ac.jp/
O Instituto faz parte da Universidade de Tokyo, tendo sido fundado em 1946 com o propósito de desenvolver pesquisas empíricas e comparativas sobre o Japão, países ocidentais e países socialistas, sob a ótica do direito, da ciência política e da economia. A partir de 1992, o instituto passou a implementar um programa de intercâmbio internacional, criando uma cátedra de estudos japoneses comparados, para a qual vem convidando professores estrangeiros para lecionar por curtos períodos. O site relaciona uma série de publicações que o instituto edita e disponibiliza para fins acadêmicos suas bases de dados.
Contato: webmaster@iss.u-tokyo.ac.jp
Área: Ciência Política

Institute of Social Studies - ISS
http://www.iss.nl/index.htm
O Institute of Social Studies - ISS em The Hague, The Netherlands é um agência internacional que oferece formação (só na língua inglêsa) nos níveis de pós-graduação (mestrado e doutorado). A maioria dos estudantes são profissionais de países desenvolvidos e em via de desenvolvimento. O objetivo do curso é reforçar a capacidade de seus alunos com relação às questões do desenvolvimento. O site do ISS oferece links com informações sobre a matrícula, as condições de admissão, sobre moradia para estudantes e sobre a biblioteca. A página oferece também links com informações sobre suas pesquisas, projetos e eventos. Há também um link com os links favoritos do ISS.
Contato: webmaster@iss.nl
Área: Ciência Política

Instituto de Ciencia Politica - ICP
http://fcs1.fcs.edu.uy/icp/
O Instituto começou a funcionar a partir de 1988. Em 1989 tem início o curso de licenciatura em Ciência Política e as primeiras pesquisas. Vincula-se institucionalmente a Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de la Republica (Montevidéu, Uruguai). Suas ações fomentam o desenvolvimento da Ciência Política no Uruguai, integrando-se aos grandes centros mundiais. A página permite a navegação por diferentes links que informam sobre as linhas de pesquisa, o mestrado (iniciado em 1997) e suas publicações
Contato: claudia@fcs1.fcs.edu.uy
Área: Ciência Política

Instituto de Ciencia Politica. Universidad de Chile
http://www.cien-politica.uchile.cl/
Desde sua fundação em 1981, o Instituto vem se dedicando a promover o ensino e a pesquisa acadêmica no campo da ciência política, bem como reforçar os laços com a sociedade civil através de atividades de extensão, fortalecendo desse modo o exercício da cidadania e da democracia no Chile. As linhas de pesquisa vem enfocando a análise das instituições e dos processos políticos na América Latina, que incluem ainda estudos sobre violência, sistema eleitoral e marketing político.
Contato: sretamal@uchile.cl
Área: Ciência Política

Instituto de Ciências Sociais - ICS. Universidade de Lisboa
http://www.ics.ul.pt/
Criado em 1982 na Universidade de Lisboa, o Instituto de Ciências Sociais - ICS, sucedeu ao antigo Gabinete de Investigações Sociais ( GIS), fundado em 1962. A criação do novo Instituto consagrou o trabalho do GIS realizado durante vinte anos , incorporando pesquisadores e dando continuidade a seus projetos e publicações, com destaque para a revista Análise Social, que já completou 30 anos de existência. Também merece destaque, a biblioteca do ICS, considerada uma das mais completas de Portugal no campo das ciências humanas. O ICS possui um Programa de Pós-Graduação com formação a nível de mestrado e doutorado, cuja orientação está voltada para o estudo interdisciplinar das ciências sociais. A página do Instituto dá acesso às bases de dados geradas a partir dos projetos de pesquisa. Há ainda uma modalidade de biblioteca virtual, intitulada Guia Virtual de Ciências Socias.
Contato: luis.almeida@ics.ul.pt
Área: Ciência Política

Instituto de Derechos Humanos Bartolomé de las Casas.Universidad Carlos III de Madrid.
http://www.uc3m.es/uc3m/inst/BC/06htm.htm
Criado em 1990, visa: difundir os valores inerentes aos direitos humanos; criar um marco de reflexão e diálogo em torno dos direitos humanos; desenvolver a pesquisa dos direitos humanos; promover a difusão de obras científicas sobre os direitos humanos; e fomentar o ensino dos direitos humanos. Oferece mestrado e doutorado em direitos fundamentais. A página traz informações sobre staff, pesquisa, seminários e conferências, publicações e ensino.
Contato: idhbc@pa.uc3m.ex
Área: Ciência Política

Instituto de Desarrollo Económico y Social - IDES
http://www.clacso.edu.ar/~ides/
Fundado oficialmente em novembro de 1960, o IDES é um projeto que nasceu a partir do encontro de um grupo de economistas, sociólogos, historiadores e cientitas políticos argentinos que se reuniam desde 1958 em torno da revista Desarollo Económico - Revista de Ciencias Sociales. O Instituto mantém hoje um programa de pós-graduação no qual se destaca o mestrado em antropologia social. O IDES desenvolve ainda outras ativides nas áreas do ensino e da pesquisa, a exemplo de seus programas de aperfeiçoamento, concursos, cursos, conferências e seminários em ciências sociais.
Contato: ides@clacso.edu.ar
Área: Ciência Política

Instituto de Estudios Políticos para América Latina y África - Iepala
http://www.iepala.es/
O Instituto é uma organização não-governamental reunindo profissionais de diferentes práticas e saberes dedicados a estudar as realidades do chamado Terceiro Mundo e as relações entre países ricos e periféricos em seus diversos aspectos. Suas atividades não se limitam a promover estudos acadêmicos, mas a buscar através de acordos de cooperação, caminhos que levem ao desenvolvimento auto-sustentado, enfatizando a solidariedade e o respeito aos direitos humanos.
Contato: www@eurosur.org
Área: Ciência política

Instituto de Estudios Políticos y Relaciones Internacionales - IEPRI. Universidad Nacional de Colombia.
http://www.unal.edu.co/iepri/index.htm
Criado em 1986 para desenvolver atividades de pesquisa e docentes em matéria de análise política e relações internacionais. A página traz informações sobre grupos de pesquisa, mestrado, livros, análise política e centro de documentação.
Contato: iepri@bacata.usc.unal.edu.co
Área: Ciência Política

Instituto de Estudios Políticos. Universidad de Antioquia, Colômbia.
http://quimbaya.udea.edu.co/~iep/insti.html
Promove a pesquisa, a docência e a extensão em ciência política, numa perspectiva interdisciplinária. Estuda a evolução das idéias políticas e o pensamento teórico e filosófico político, para a análise das formas particulares da dinâmica política colombiana, assim como a forma de organização política da sociedade colombiana, o Estado, o governo, os partidos políticos, a sociedade civil e o poder. A página traz informações sobre pesquisa, pós-graduação, publicações, extensão, Unidade de Documentação e eventos.
Contato: iep@quimbaya.udea.edu.co
Área: Ciência Política

Instituto del Tercer Mundo - ITeM
http://www.item.org.uy/
O ITeM é organização da sociedade civil a serviço da sociedade civil, que realiza atividades de informação, comunicação e educação a nível nacional e internacional sobre temas associados ao desenvolvimento e meio-ambiente. O Instituto se propõe a contribuir para a construção da democracia, apoiando prioritariamente organizações de países do chamado terceiro mundo, assim como aos demais países pobres do mundo e minorias oprimidas. Desde a sua fundação, a entidade publica o Guia del Mundo, um livro de referência para fins educativos. O Instituto publica outros livros e revistas, que têm circulação internacional. O Instituto tem sede Montevidéu, no Uruguai. A página tem versão em inglês.
Contato: item@chasque.apc.org
Área: Ciência Política

Instituto Hemisférico de Performance e Política
http://hemiunirio.cat.cbpf.br/por/index.html
O Instituto é um grupo de artistas, acadêmicos e instituições das Américas que estuda a relação entre performance (definida como comportamento expressivo) e a vida social e política. O Instituto é administrado pelo Departamento de Estudos sobre a Performance da Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Participam como membros fundadores a Universidade do Rio de Janeiro - Unirio (Brasil), e a Pontifícia Universidad Católica del Peru (Peru) e outras instituições dos dois países como membros afiliados. Aos interessados nos estudos da performance, o Instituto oferece um Arquivo de referências multimídias sobre o assunto. O website do Instituto divulga seu calendário de cursos e disponibliza uma lista de discussão. Versão em espanhol.
Contato: hemisphere@nyu.edu
Área: Ciência Política

Instituto Internacional de Sociología Jurídica - IISJ
http://www.iisj.es/
Fundado em 1988, o Instituto tem sua sede em Oñati, pequena cidade na província de Gipuzkoa, no país Basco. É vinculado a Associación Internacional de Sociología Jurídica, ao Governo Basco e a várias universidades européias e não-européias que tenham a sociologia jurídica como disciplina em seus currículos. O IISJ oferece desde 1990 formação a nível de pós-graduação em sociologia do direito e pesquisa sociojurídica.O site traz ainda informações sobre as publicações do Instituto, que podem ser consultadas tanto em espanhol como em inglês.
Contato: onati@iisj.es
Área: Ciência Política

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas - ISCSP
http://www.iscsp.utl.pt/
Instituição portuguesa de ensino e pesquisa, com sede em Lisboa, fundada em 1906. Conta atualmente com milhares de alunos e cerca de vinte centros de investigação, sete mestrados e diversas áreas de doutoramento em ciências sociais.
Contato: iscsp@iscsp.utl.pt
Área: Ciência Política

Instituto Universitario de Sociología de las Nuevas Tecnologías. Universidad Autónoma de Madrid - UAM
http://www.uam.es/otroscentros/nuevastecnologias/default.html
Criado em abril de 1989 e aprovado pelo governo espanhol em julho de 1990, o Instituto Universitario de Sociología de las Nuevas Tecnologías da Universidad Autónoma de Madri dedica-se à pesquisa dos processos de mudanças econômicas e sociais relacionados à modernização tecnológica da sociedade. Os projetos de pesquisa estão voltados para a avaliação de políticas públicas e estratégias empresariais. Participam do Instituto professores e pesquisadores da UAM, assim como de outras universidades.
Contato: webmaster@uam.es
Área: Ciência Política

Inter-university Consortium for Political and Social Research - ICPSR
http://www.icpsr.umich.edu/index.html
Fundado em 1962, o consórcio inter-universitário de pesquisas políticas e sociais tem sede no Institute for Social Research da University of Michigan, reunindo membros nos Estados Unidos e no exterior. Provê o acesso a seus associados a diversos arquivos de dados eletrônicos para uso em pesquisas na área de ciências sociais, contemplando disciplinas como ciência política, sociologia, demografia, economia, história, pedagogia, gerontologia, saúde pública, justiça criminal, política externa e direito.
Contato: netmail@icpsr.umich.edu
Área: Ciência Política

International Studies Association - ISA
http://csf.Colorado.EDU/isa/
Fundada em 1959, a associação vem se dedicando a promover o ensino e a pesquisa em matéria de negócios internacionais. Com mais de três mil membros espalhados pelos Estados Unidos e resto do mundo, a ISA mantém intercâmbios de cooperação com associações similares de outros países e é filiada a International Social Science Council. Possui também status de organização consultora das Nações Unidas. A página divulga informações sobre as conferências que promove, suas publicações, prêmios, mercado de trabalho e membros afiliados.
Contato: isa@u.arizona.edu
Área: Ciência Política

La Facultad de Ciencias Políticas y Relaciones Internacionales - Pontifícia Universidad Javeriana
http://venus.javeriana.edu.co/cpolitic/la-facultad.html
A Faculdade, ligada à Pontificia Universidad Javeriana, se divide em três áreas: ciências políticas, gestão pública e relações internacionais. Está ligada ao Instituto de Direitos Humanos e oferece mestrado em relações internacionais.
Contato: webmaster@javercol.javeriana.edu.co
Área: Ciência Política

Latin America and Latino/a Studies
http://www.smith.edu/las/home.html
O programa inclui cursos relacionados à história da América hispânica e/ou Brasil. Dentre as disciplinas ministradas estão antropologia, arte, dança, economia, história, literatura, estudos governamentais e teatro. Aos interessados em aprofundar os estudos sobre o continente, são ofercidas opções de um mestrado na Georgetown University e uma especialização no Five College. A página traz a relação das instituições que mantém intercâmbio com o programa no exterior.
Contato: bmartin@sophia.smith.edu
Área: Ciência Política

Latin America Studies Program - LASP. Cornell University
http://www.einaudi.cornell.edu/LatinAmerica/
Página do Programa de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. O site traz informações acadêmicas sobre os cursos oferecidos pelo programa, a agenda de eventos e oportunidades de intercâmbio para estudantes. Oferece ainda recursos multimeios para professores e a lista das publicações da LASP.
Contato: mjd9@cornell.edu
Área: Ciência Política

Latin American Studies Program - LASP - University of Iowa
http://www.uiowa.edu/~intl/ACAD/lasp/lasp_home.htm
O LASP faz parte do Programa de Estudos Internacionais da University of Iowa. Seu objetivo é promover o ensino e a pesquisa sobre América Latina e Central, destacando o México, o Caribe e a experiência de latinos nos Estados Unidos. O Programa adota uma linha transdisciplinar, explorando aspectos temáticos de disciplinas como antropologia, arte, história, ciência política, espanhol, português e estudos sobre feministas.
Contato: daniel-balderston@uiowa.edu
Área: Ciência Política

Licenciatura en Ciencia Política. Departamento de Ciencia Política y Estudios Internacionales. Universidad Torcuato Di Tella
http://www.utdt.edu/departamentos/politica/grado/cspol.htm
Oferecida pela Universidad Torcuato Di Tella, Buenos Aires, inclui junto à análise dos atores e processos políticos, uma formação econômica e técnica. Nos dois primeiros anos se concentra no estudo dos fundamentos teóricos e históricos da política, da economia e dos métodos quantitativos. No ciclo comum de estudos, aborda, além de Economia e estudos internacionais, uma introdução à história da política, teoria política, instituições do governo, metodologia e organizações complexas. Nos dois últimos anos concentra-se nas áreas de Administração, governo e política pública; estudos e pesquisa em teoria política e social e política argentina; política econômica internacional e análise política internacional. A página traz informações sobre plano de estudos, quadro docente, intercâmbios, datas de ingresso e informes e inscrição.
Contato: admisiones@utdt.edu
Área: Ciência Política

London School of Economics and Political Science - LSE
http://www.lse.ac.uk/
Fundada em 1985 por Beatrice e Sidney Web, a LSE, é um dos maiores centros de ensino e pesquisa da Inglaterra em ciência política e economia. Reputada internacionalmente como um centro de excelência acadêmica, a escola pertence a University of London. A página provê informações sobre as pesquisas em andamento, publicações e eventos. Links para os programas e cursos e acesso à Britsh Library of Political and Economic Science.
Contato: graduate-school@lse.ac.uk
Área: Ciência Política

Mannheimer Zentrum für Europäische Sozialforschung/Mannheim Centre for European Social Research
http://www.mzes.uni-mannheim.de/
Desde a sua fundação em 1989, o MZES, centro de pesquisa vinculado a Universidade Mannheim, vem empreendendo pesquisas comparadas na Europa, tendo como foco o estudo de estruturas sociais e políticas européias, com especial ênfase na evolução dos estados-nação europeus. A página traz links que remetem às diferentes instâncias e atividades do Centro, tais como o arquivo de dados EURODATA, as publicações, acesso à biblioteca, eventos e etc. Embora a página seja bilíngüe, em alemão e em inglês,alguns documentos só podem ser lidos no original, isto é, em alemão.
Contato: Direktorat@mzes.uni-mannheim.de
Área: Ciência Política

Norwegian Centre for Child Research - NOSEB
http://www.svt.ntnu.no/noseb/english/
Instituto de pesquisa interdisciplinar situado na Faculty for Social Science and Technology Management (SVT-fakultetet) da Norwegian University for Science and Technology - NTNU - e na fundação de pesquisa Allforsk. É apoiado pelo Conselho de Pesquisa da Noruega através de uma programa universitário estratégico. Visa estimular a compreensão das condições sob as quais a criança cresce e as premissas básicas da infância na sociedade moderna. A página disponibiliza informações sobre equipe, publicações, conferências e seminários, o Jornal nórdico Barn, o Jornal Childhood e notícias.
Contato: karin.ekberg@svt.ntnu.no
Área: Ciência Política

Political Science Department. Columbia University
http://www.columbia.edu/cu/polisci/
O Departamento de Ciência Política é uma divisão da School of Arts and Science da Columbia University. O departamento também participa com professores e alunos da Scholl of International and Public Affairs, com a qual mantém afinidades temáticas. As áreas de concentração oferecidas são quatro: política americana, política comparada, relações internacionais e teoria política. Os programas dos cursos ( graduate e undergraduate) estão disponíveis online.
Contato: kea6@columbia.edu
Área: Ciência Política

Political Science. Department of Political Science of The College of New Jersey
http//ball.tcnj.edu/polsci
O programa do departamento de política do New Jersey College conjuga conhecimento teórico e aplicado, de modo a habilitar seus alunos para a interpretação crítica de informações em política. Os cursos enfatizam estudos em política comparada, teoria política e política internacional, tanto numa perspectiva nacional como global. Além dos cursos regulares, o departamento também oferece um curso online sobre o pensamento político no Ocidente.
Contato: polisci@tcnj.edu
Área: Ciência Política

Politics Departament. University of California, Santa Cruz
http://politics.ucsc.edu/
Um dos departamentos da Social Science Division da University of California Santa Cruz, sua homepage dá acesso aos programas dos cursos, as linhas de pesquisa por docentes, notícias e eventos e links remetendo a sites de interesse para a ciência política.
Contato: politix@zzyx.ucsc.edu
Área: Ciência Política

Resource Center for Cyberculture Studies
http://www.com.washington.edu/rccs/
RCCS é uma organização online fundada por David Silver, professor do Departamento de Estudos Americanos da University of Maryland. Seu objetivo é promover investigações sobre a emergência de um novo campo disciplinar, a cibercultura. O site apresenta uma série de recursos de informação, que inclui cursos sobre o tema, eventos e conferências, entrevistas, bibligrafias comentadas e revisões críticas de livros sobre o assunto.
Contato: majordomo@majordomo.umd.edu
Área: Ciência Política

The School of Oriental and African Studies - SOAS. University of London
http://www.soas.ac.uk
Tem como foco principal o estudo da língua e da literatura dos países da Ásia e África, mas também orienta suas pesquisas e estudos para a ciência política, religião, música, história e economia na University of London. Possui uma biblioteca com aproximadamente 800.000 volumes em mais de 1.000 línguas diferentes, além de manuscritos, mapas, vídeos, filmes, fotografias. É possível o acesso ao catálogo da biblioteca e as informações para os cursos de graduação e pós-graduação podem ser requisitadas.
Contato: babs@unilon.demon.co.uk.
Área: Ciência Política

School of Sociology, Politics and Anthropology. La Trobe University
http://www.latrobe.edu.au/www/socpol/index.htm
A School of Sociology, Politics and Anthropology da La Trobe University é especializada em estudos internacionais e em estudos sobre a Ásia. O site informa sobre o corpo docente e suas pesquisas, como por exemplo o nacionalismo na Índia, desigualdades no casamento e a demografia das famílias australianas. A página oferece informações sobre o programa de pós-graduação, o Department of Sociology and Anthropology e sobre o Department of Politics, especializado na política do sul da Ásia. O Departamento ensina e faz pesquisas na área de política australiana e cultura política, relações internacionais, teoria política, estudos sobre biografia e liderança, política comparativa, incluindo Europa, América do Norte, o Oriente Médio e a região Ásia-Pacífico.
Contato: J.Carroll@latrobe.edu.au
Área: Ciência Política

Sociology Department.Michigan State University
http://www.soc.msu.edu/
O Sociology Department of Michigan State University faz parte do College of Social Sciences e mantém vínculos formais com as faculdades de Agricultura e Recursos Naturais, Medicina, Educação e Negócios Urbanos, da mesma instituição. As três principais áreas de interesse oferecidas pelo departamento são: estudos sobre o meio ambiente rural; desigualdade estrutural e bem-estar e saúde pública. Além disso, o departamento oferece a seus estudantes um Programa de Doutorado em Sociologia/Estudos Urbanos.Através de um dos links, têm-se acesso aos perfis biográficos e intelectuais dos professores que integram o departamento.
Contato: tom.conner@ssc.msu.edu
Área: Ciência Política

Stockholm International Peace Research Institute - SIPRI
http://www.sipri.org/
Nascido de uma proposta do governo sueco em 1964 pelos 150 anos de paz no país, o SIPRI foi referendado como uma fundação independente em 1966, sob a condição de ser um instituto de pesquisa que pudesse contribuir para o entendimento das pré-condições de uma paz estável e das soluções pacíficas dos conflitos internacionais, concentrando seus esforços em pesquisas que apontassem na direção de soluções para a redução e o controle de armanentos. Os projetos de pesquisa, as publicações e as bases de dados podem ser conferidos no site. Em inglês.
Contato: sipri@sipri.org
Área: Ciência Política

Université d´Ottawa
http://www.uottawa.ca/
O programa de estudos da graduação em Ciência Política assenta-se sobre um dos seguintes campos de especialização: pensamento político e análise das ideologias, política canadense e do Quebec e política internacional e comparada. A página traz informações sobre corpo docente, admissão, escolaridade, campos de especialização, programa e curso. A página do Departamento de Ciência Política traz informações gerais sobre o mesmo, informações sobre staff, candidatos e admissão, programas de estudo, possibilidades de emprego e pesquisa e publicações. A página da Universidade traz, em versões inglesa e francesa, informações sobre a instituição, preços, programas de estudo, cooperação e intercâmbio internacionais, ajuda financeira, alojamento e serviços, línguas de estudo, estatísticas, estudantes, serviços, informações escolares, pesquisa e notícias.
Contato: politi@uottawa.ca
Área: Ciência Política

Université du Québec à Montréal
http://www.uqam.ca/
Oferece graduação em Ciência Política, com monografia nas seguintes áreas de concentração: administração e políticas públicas, análise e teoria políticas, relações internacionais, política externa, cooperação e desenvolvimento. A página traz informações sobre grade curricular, escolaridade, objetivos, condições de admissão, curso, campos de pesquisa, custos, formalidades de admissão e ajuda financeira. A página da Universidade traz informações sobre programas e serviços, faculdades, escolas e departamentos, pesquisa e criação, administração e serviços, diplomados e parceiros e mídia e Internet.
Contato: http://www.regis.uqam.ca/coordonnees/index.html
Área: Ciência Política

University of California Institute on Global Conflict and Cooperation - IGCC
http://www-igcc.ucsd.edu/
Criado em 1983, teve sua ênfase original no estudo da não-proliferação nuclear e da segurança alargada para o estudo das causas do conflito étnico e religioso, proporcionando iniciativas de resolução de conflitos nas regiões mais conflituosas do mundo. Os seus projetos cobrem política ambiental internacional, globalização e os profundos efeitos da revolução da área de comunicação nas sociedades e culturas. A página traz informações sobre programas, pesquisa, regiões e como encontrar um parceiro de pesquisa.
Contato: igcc-pubs@ucsd.edu
Área: Ciência Política

Woodrow Wilson International Center for Scholars - WWICS
http://wwics.si.edu/START.HTM#
O Centro foi criado por lei em 1968 para manter viva a memória e os ideiais de Woodrow Wilson, presidente americano de 1913 a 1921. O Centro, localizado no Memorial Woodrow Wilson, em Washington, abriga estudiosos - professores, administradores, jornalistas e outros, dedicados a pesquisar e a escrever sobre temas sociais e políticos norte-americanos e internacionais. A página dá acesso aos programas e projetos, publicações, notícias e eventos.
Contato: wwics@wwic.si.edu
Área: Ciência Política


Topo