HOME
Acervos, Bibliotecas e Museus   Estrangeiros



Argentina | Espanha | Estados Unidos | Itália | Portugal

Argentina

Biblioteca Central Prof. Augusto Raúl Cortazar. Universidad de Buenos Aires
http://www.filo.uba.ar/

Contato: doeinfo@rec.uba.ar


Espanha

Centro de Documentación de las Artes Escénicas de Andalucía
http://www.cica.es/CDAEA/entrada.htm
Importante instituição pública que tem como objetivo desenvolver as artes cênicas na Andaluzia. Possui uma biblioteca e um centro de documentação que podem ser acessados através da rede.
Contato: cdaea@cica.es

Centro de Documentación Teatral. Instituto Nacional de las Artes Escénicas y de la Música
http://documentacionteatral.mcu.es/
Fundado em 1971, o centro surgiu com o objetivo de colecionar, preservar e disponibilizar a pesquisadores e estudantes diversos tipos de materiais relacionados às artes cênicas, bem como difundir o teatro espanhol pela Europa e pelo resto do mundo. Seu acrevo se divide em Biblioteca e Hemeroteca, Documentação e Materiais artísticos e audiovisuais. As seções Base de Dados, com mecanismo de busca para peças espanholas, e Difusão, que traz um guia teatral, podem ser consultadas online.
Contato: cdt@inaem.mcu.es

Museo del Teatro
http://museoteatro.mcu.es/
O Museu faz parte do Instituto Nacional de Artes Cênicas e de Música, do Ministério da Educação, Cultura e Desporto da Espanha. Possui obras catalogadas e selecionadas como: arquivo musical, cenografia, maquetes teatrais, figurinos, desenhos, entre outros. Oferece uma relação de museus sobre teatro no âmbito nacional e internacional. Disponibiliza versão em inglês.
Contato: museoteatro@inaem.mcu.es


Estados Unidos

Exibição de Slides: Grotowski
http://www.arts.uwaterloo.ca/DRAMA/Grotowski.ppt
Apresentação em slides de fotos e tópicos acompanhando a trajetória de Grotowski. Realizado pela universidade de uwaterloo. Em inglês.

Lilly Library. Duke University.
http://www.lib.duke.edu/lilly
A biblioteca da Duke University possui vasto acervo relacionado às artes cênicas, além de web sites que disponibilizam textos dramatúrgicos, mailing, informações sobre prêmios, grupos e companhias do mundo inteiro, jornais on line e etc.
Contato: lilly-requests@duke.edu

Museum of the City of New York
http://www.mcny.org/
Fundado em 1923, o museu tem como objetivo colecionar e preservar todos os objetos originais da história e da cultura de Nova York. A seção de artes cênicas possui uma vasta coleção de cartazes, roupas e roteiros de montagens.
Contato: info@mcny.org

Native American Women Playwrights Archive
http://staff.lib.muohio.edu/nawpa/
Trata-se de uma coleção de materiais relacionados à presença da mulher norte-americana nas artes cênicas. O arquivo tem como objetivo preservar e difundir peças nas quais a mulher é a palavra-chave e incentivar a criação de novas performances afins. A página traz uma lista dos escritores colaboradores, a programação e links.
Contato: nawpa@lib.muohio.edu

The Stephen Chan Library of Fine Arts. New York University.
http://www.nyu.edu/gsas/dept/fineart/ifa/research/libraries.htm
A Stephen Chan Library of Fine Arts dá suporte às necessidades da pesquisa e do ensino em História da Arte e Arqueologia. A maior parte do acervo da biblioteca está registrada no catálogo on line Bobcat.
Contato: ifa.program@nyu.edu


Itália

Biblioteca e Acervo Teatral de Burcardo
http://www.theatrelibrary.org/
Aberta ao público em 1932, a instituição possui cerca de 40 mil volumes, desde publicações do século XVI até edições contemporâneas. As suas atividades estão direcionadas para a preservação, a catalogação e a disponibilização de todas as coleções para o público. A página oferece links para as coleções, catálogos online e traz um pouco do histórico da instituição. Versões em italiano e em inglês.
Contato: biblioteca.burcardo@siae.it


Portugal

Museu Nacional do Teatro
http://www.museudoteatro-ipmuseus.pt/home.asp
Inaugurado em 4 de fevereiro de 1985, o Museu apresenta exposições de acervos nacionais e internacionais, possui biblioteca e desenvolve serviço educativo. O site dá informações sobre estas e outras atividades, além de mostrar algumas peças de suas coleções, como figurino, maquetes de cenário e exposições.
Contato: mnteatro@ipmuseus.pt

PACC | UFRJ © 2005. Todos os direitos reservados.